quarta-feira, 10 de abril de 2013

O CORPO FALA - Problemas de Garganta e Voz

O Corpo Fala: Problemas de Garganta e Voz



A pessoa só fica doente quando seus pensamentos e ações são contrários ao fluxo de sua natureza íntima e sua relativa sabedoria. Geralmente isso acontece quando se tenta mudar o jeito de ser para agradar os outros. É o caso de uma pessoa comunicativa passar a censurar sua expressão, tornando-se calada. Isso pode causar doenças na garganta. O mesmo acontece com as crianças que são constantemente repreendidas na expressão verbal; geralmente elas apresentam inflamações     .

No âmbito metafísico, a função da epiglote está relacionada à habilidade emdiscernir entre o que você sente e o que os outros falam ou ainda, entre os fatos e as idéias insólitas. Isso significa achar que as coisas são de uma determinada forma e      deparar      com      uma          realidade          totalmente          diferente. Quando os palpites dos outros interferirem em seus sentimentos, é que você não está suficientemente seguro em relação a eles.

Engasgo:
 
O sintoma mais freqüente da perturbação no funcionamento da laringe ocorre quando você se engasga. 
 
Isso é provocado ao engolir os alimentos e até mesmo a saliva, que ao passar pela epiglote, que exerce a função de válvula, ela não se fecha totalmente,  provocando       o      engasgo,     que   obstrui    temporariamente     a      região     da     garganta. 
 
Pode observar: no momento do engasgo, você viu ou ouviu algo que chocou enão houve nem tempo de selecionar direito as informações recebidas. 
 
São opiniões que surgem atravessadas e o deixam abalado. 
 
A perplexidade diante da situação provoca o desvio natural dos alimentos ingeridos. 
 
Em vez de seguirem para o esôfago,  eles penetram                                i ndevidamente        no        interior      da       laringe,    fazendo você        engasgar. 
 
Como é possível engasgar com a própria saliva? 
 
Quando isso ocorre, é que você foi surpreendido por pensamentos ou suposições totalmente contrárias ao que gostaria. 
 
Por exemplo, imaginar algo agradável e de repente vir à sua cabeça algum pensamento contrário, como "Não é nada disso", levando por terra tudo aquilo que você       e estava imaginando. 
 
Só engasgamos quando não estamos seguros em relação ao que sentimos,porque, se estivéssemos, não nos incomodaríamos com o que os outros falam ou com algo que se mostra contrário à nossa vontade.

Voz:

A laringe correlaciona-se metafisicamente com a auto-expressão.
 
Por setambém responsável pela verbalização, associa-se à nossa expressão na vida. 
 
Falar acerca      do     que      sentimos     ou        pensamos     favorece       o        bom        funcionamento        da         laringe.
 
 A voz é o veículo de manifestação do ser, a porta de expressão dos sentimentos                               e      a assinatura dos pensamentos.  
 
Durante uma conversa, a pessoa se revela para os outros e tem a chance de descobrir mais sobre si mesma. 
 
Se prestássemos mais atenção no que falamos,descobriríamos sentimentos que permanecem obscuros à consciência. 
 
São coisas que não admitimos pensar a respeito, como nossa vaidade, orgulho, etc.; poderíamos até obter respostas que estamos procurando nas outras pessoas. 
 
Pode-se  dizer  que  aquilo  que tanto falamos aos outros é o que precisamos ouvir. 
 
Ao dar uma orientação aalguém, geralmente estamos apontando soluções para nossos próprios problemas.  
 
Assim, portanto, a voz       é      um      agente       que       possibilita       o      autoconhecimento.
 
Aquele que se cala sufoca sua voz interior. Resiste em admitir seus próprios sentimentos. 
 
A tonalidade da voz reflete nossa condição emocional. 
 
O tom varia de acordo      com       o       estado        de       humor: 
 
Quando                       estamos     motivados, a       voz segue um compasso rítmico e harmonioso.Quando estamos desanimados, a voz é "melosa". 
 
Quando estamos bem-humorados e serenos, falamos pausadamente, numa altura        suficiente        para       que       os      outros ouçam. 
 
Quando estamos agitados e ansiosos, falamos rápido demais, atropelamos os  outros na conversa e até mesmo as palavras que pronunciamos. Esse estado provoca também o aumento do volume da voz..
 
Falar alto demais demonstra agitação interior e anseio por ser ouvido pelosoutros. 
 
Pessoas    que      têm      esse      comportamento         não      se     ouvem     nem      prestam     atenção emsi mesmas, muito menos naqueles que estão ao seu redor. Se fossem mais atentas,perceberiam que a altura de sua voz estava quebrando a harmonia do ambiente. 
 
Quem fala muito alto não se sente integrado ao meio. 
 
O aumento do volume da voz se tornaum      mecanismo usado para      se       destacar e      impor sua presença.Já aqueles    que      falam      muito baixo, como     se       falassem      para       dentro, são     oprimidos.Sufocam       seus sentimentos e não se expressam livremente. Outro aspecto interessante da voz é o timbre. 
 
Existe timbre de voz agudo egrave.
 
 Em ambos pode-se observar importantes características da personalidade,apontados abaixo:Voz aguda é um reflexo de imaturidade, comum na pré-adolescência, podendoestender-se para a fase adulta caso a pessoa não desenvolva a maturidade. Persisteem continuar se expressando como criaa, demonstrando assim tros de  personalida  de   infantil. 
 
Voz grave reflete o amadurecimento da personalidade. E uma voz bemcolocada, com força de expressão, normalmente pronunciada numa altura suficientepara ser ouvida. E caractestica das pessoas mais centradas em si, que o demonstram         dificuldades       em se      colocar       perante       os      outros. 
 
A  voz       exageradamente         grave       demonstra       um mecanismo       de compensação. 
 
Falar       grosso       é       querer       exercer    um      poder "glutal", melhor dizendo, se       impor verbalmente. É um        mecanismo de compensação dos fatores de desigualdade, como a baixa estatura,sentimento       de        inferioridade, etc. Mulheres com voz grossa sempre usaram esse recurso para impor sua autoridade, a exemplo de uma menina criada com vários irmãos que desde pequena        precisou         falar      grosso       para        ser      respeitada.  
 
As dificuldades de se expor geram acúmulo energético na região da garganta,produzindo uma sensação desagradável, popularmente conhecida como "nó na garganta". Caso esses bloqueios não sejam solucionados, provocam complicações nalaringe. Uma pessoa vaidosa reprime seus sentimentos, e a primeira parte do corpo aser afetada pelas emoções contidas são as cordas vocais.
 
Os problemas nas cordas vocais afetam as pessoas reprimidas, que castramseu direito de expressão. Não se sentem em condições de defender-se e de expor seu ponto      de       vista. Mostram-se      tímidas, mas      na      verdade       são     oprimidas.

Um comentário:

  1. Primeiramente: gratidão enorme por compartilhar tantas informações boas! me ajuda muito! sempre leio e acompanho seu blog. é maravilhoso, parabéns pelo trabalho!

    Faz muito tempo que busco saber sobre isso..tenho dificuldades com a fala, quando criança e adolescente tive muita dor de garganta e hoje tenho sérios problemas em expor minha opinião, e quando falo minha voz é muito baixa e melosa (sinto até tremor e as vezes a voz falha, é horriiiivel). Isso me incomoda MUITO, to atrás de descobrir mais sobre isso e ainda bem que a informação chegou! me identifiquei e gostaria de saber mais sobre esse assunto, para me cuidar e curar!

    Você saberia me dizer como faço para cuidar disso? que atividades ou tratamento podem me ajudar?

    gratidão!!!

    ResponderExcluir