sexta-feira, 15 de março de 2013

O PODER TRANSMUTADOR DA CHAMA VIOLETA

CHAMA VIOLETA - APELO PRINCIPAL


PRINCIPAL APELO DA CHAMA VIOLETA

Chama Violeta do Grande Sol Central… (3 vezes)
Desce em meu coração,
Desce em minha alma,
Em minha aura desce;
Desce, desce, desce.
(ou sobre… desce;
Desce, desce, desce.)
EU SOU – EU SOU – EU SOU
EU SOU – EU SOU – EU SOU
Deus Todo-Poderoso, EU SOU EU SOU.
Controla, controla, controla.
Sustém-me, sustém-me, sustém-me.
Prende-me, prende-me, prende-me.
Envolve-me, envolve-me, envolve-me.
Dá-me a vitória, dá-me a vitória, dá-me a vitória.
Espalha-te, espalha-te, espalha-te.
Liberta-me, liberta-me, liberta-me.
Eu estou em Ti, eu estou em Ti, eu estou em Ti.
EU SOU – EU SOU –  EU SOU
EU SOU – EU SOU –  EU SOU
Deus Todo-Poderoso, EU SOU EU SOU.
Eu Sou a Presença de Deus em ação.
Eu peço que este apelo se manifeste fisicamente.
Eu ordeno que ele seja manifestado fisicamente.
Eu Sou o poder que o faz permanecer sobre o plano físico.



MANIFESTO DA CHAMA VIOLETA

 

MANIFESTO DA CHAMA VIOLETA

Eu Sou a Chama Violeta.
Meus queridos filhos do Meio do Mundo, eu sou um SER CÓSMICO, eu sou um PODER, eu sou uma POTÊNCIA.
EU SOU A MISERICÓRDIA DIVINA, porque consumo vosso karma. Eu consumo as formas-pensamentos nefastos e maléficas que haveis criado, ou que outros projetam contra vós, breve eu consumo tudo o que não é Luz. Somente não posso fazê-lo sem vós; chamai-me, meus queridos filhos, sabeis como é preciso fazê-lo, e eu virei imediatamente a vós. Eu vos envolverei, passarei em vossos ossos, em vossos músculos, em vossas veias, em vossos nervos, em todas as vossas células e consumarei tudo o que não é belo em vossas auras. Consumarei o ódio, a discórdia, a inveja, a crítica. Purificarei vosso corpo, vossos corpos, vossos pensamentos, vossos sentimentos, e desligarei todos os elos que haveis criado com outra alma pela calúnia, crítica e discórdia!
Enviai-me os vossos amigos, assim como vossos supostos inimigos e eu me precipitarei em tromba para vos prestar serviço. Eu os envolverei, eu os purificarei e eu os libertarei!
Enviai-me aos confins da Terra e eu irei, enviai-me aos mares e oceanos e eu irei, enviai-me à floresta, aos bosques e clareiras, aos jardins e às casas dos homens, e eu irei.
Enviai-me às igrejas, aos conventos, aos hospitais, às prisões e aos cemitérios. Eu irei, eu irei por toda a parte onde desejardes, minhas crianças da Terra.
Mas cabe a vós pedir-me. Tocai meu canto. Chame-me, nos purificaremos conjuntamente a Terra e libertaremos tudo: os homens, os animais, os vegetais, os minerais, libertaremos as almas errantes, libertaremos tudo o que está impuro e encadeado.
Minhas crianças da Terra, eu sou a MISERICÓRDIA, eu sou a REDENÇÃO.
Chame-me.
EU SOU, EU SOU, EU SOU.
A Chama Violeta.
Genebra, 30 de Março de 1955
COMO ATUA A CHAMA VIOLETA
A Chama Violeta é a Graça Divina.
Ela consome o ódio, a feiúra moral, ela consome a guerra, a inveja, a vingança, a loucura, a doença, e ela consomE o karma.
Chama tua Presença, ela te inundará de Chama Violeta. Ela te atravessará, te transpassará, e te purificará. Tu estás na Chama Violeta, ei-la a subir em torno de ti, ela ronca, ela assobia, ela te circunda, ela te rodeia.
Suas espirais cortam a discórdia, volatilizam os maus pensamentos que gerastes ou que são projetados contra ti.
Ela transforma toda energia maléfica, convertendo-a numa onda de Luz que permanece em tua aura, a teu serviço.
É doce da liberdade da Chama Violeta a todos os que se amam, e é doce purificá-los envolvendo-os numa nuvem violeta. É doce derramar ondas e ondas de Chama Violeta pelos vales, na água dos rios e dos lagos inundar a planície e as montanhas do oceano de Chama Violeta, nela afogar o mal dos homens, o ódio e a cupidez.
Como é doce fazê-la passar nos bosques e nos prados, nos jardins, nas árvores, nas flores, nas casas dos homens.  Como é doce envolver os cães, os cavalos nessas espirais, os pequenos macacos, as serpentes, os leões, os tigres.
Como é doce acender o fogo gigantesco de Chama Violeta na floresta virgem onde ressoa o tantã, onde o feiticeiro maleficia, onde os negros se agitam freneticamente.
Ronca, sibila, explode, corre, circunda as cidades infestadas de ladrões, as cidades perdidas dos vícios, as fealdades, os pecados, as mentiras.
Purifica as auras dos homens, liberta os pecadores, os pequenos gnomos, as fadas,  as ondinas, as árvores e as florestas. Rola no fundo dos mares, dos rios e dos oceanos, purifica a Terra, purifica a água, purifica o ar.
Abraça o planeta e que ele se torne um grande sol violeta rolando de estrela em estrela, envolvido em espirais de chama azul.
Meus queridos filhos da luz, utilizai a graça da Chama Violeta que gosta de servir, que gosta de purificar, que gosta de libertar. É uma de suas atividades mais importantes, das mais ativas, das mais amantes.
Consumi vosso passado, consumi vosso presente, afim de libertar-vos no futuro.
Saint- Germain.

COMO UTILIZAR A CHAMA VIOLETA

Mantende vossa atenção, calma e concentrada. Senti passar a Chama Violeta por vosso corpo até que a alegria e a felicidade de seu poder comece a vos tornar mais leves e à vontade.
Acalmai-vos internamente e senti que ela é a Misericórdia Divina. Sua grande pureza de amor vem a vós e consome toda partícula de substância que nunca produz a perfeição. Considerei que o amor da Chama Violeta gosta de retirar de vós toda substância que não é de uma pureza eterna.
Então, amareis cada vez mais esta Chama Violeta. Enquanto mais amardes, mais ela vos amará, e por seu amor retirará de vós toda substância que parece ser uma limitação para vós.
Assim, quanto mais utilizardes, mais ela vos abençoará! Quanto mais vos parecer real e quanto mais a empregardes para outros além de vós, mais ela vos elevará!


LIBERTAÇÃO EMOCIONAL E DE FOBIAS

Elimine fobias rapidamente com a EFT






Felizmente, devo dizer que a *EFT (Técnica de Libertação Emocional - veja como baixar manual gratuito para aprender a técnica no final do artigo) costuma ser extremamente rápida e eficaz quando se trata de casos de fobias.

Por mais severo que seja o caso e mesmo que com métodos tradicionais não se tenha tido resultados, a EFT costuma resolver esses casos em minutos ou em poucas sessões.

Fobias são aqueles medos intensos e irracionais que prejudicam a vida pessoal e profissional dos que sofrem desse mal, pois a pessoa se sente completamente dominada pelo sentimento e não consegue sequer pensar em passar por uma situação onde ela possa se deparar com aquilo que desencadeia a fobia.

Existem muitos tipos de fobias como medo de falar em público, claustrofobia, medo de multidão, medo de rato, medo de altura, medo de barata e mais uma lista sem fim.

Não estamos aqui falando do medo normal, natural, que todos sentimos, por exemplo, se estivermos em um local alto como um prédio que nos faz manter uma distância segura de uma varanda que esteja sem uma grade de proteção.

Estamos, sim, falando daquele medo que paralisa, faz suar excessivamente, que dá um aperto no estômago e uma angústia no peito e faz com que fiquemos longe de situações que seriam normais para a grande maioria das pessoas, prejudicando nossa vida social.

Na linguagem da EFT, o que acontece quando alguém sente um medo muito intenso é que está havendo uma interrupção no fluxo energético que passa pelos meridianos (canais por onde passa a energia sutil) por conta de algum bloqueio.

Estes são os mesmos meridianos que são estudados pelas milenares terapias chinesas.

Quanto maior a interrupção do fluxo de energia, mais intenso será o medo.

Para se aplicar a EFT com eficiência é necessário que a pessoa se conecte com o sentimento de medo.

Não precisa no entanto se deparar com as coisas que disparam a fobia; isso seria muito doloroso.

Basta pensar no assunto que, normalmente, já é o suficiente para haver essa conexão e se obter um bom resultado.

Para quem sofre com a fobia, o fato de pensar sobre o assunto gera esse bloqueio no fluxo energético, que traz como conseqüência o sentimento negativo.

Este é o momento em que a EFT é aplicada.

Através de leves batidas com as pontas dos dedos, que na linguagem da EFT é chamado de “tapping”, nos terminais dos meridianos energéticos, o fluxo de energia é restabelecido rapidamente.

Isso traz resultados normalmente imediatos e o medo intenso cede logo nas primeiras rodadas de aplicação. O melhor de tudo isto é que os resultados, via de regra, são permanentes.

Bom, para quem está acostumado com métodos convencionais, esses resultados podem parecer absurdos e irreais.

Porém, não se pode simplesmente ignorar o depoimento de milhões de pessoas (terapeutas, praticantes e clientes de EFT) que já se beneficiaram da técnica.

O melhor de tudo isto é que o método da EFT é fácil, acessível e qualquer pessoa pode gratuitamente baixar o seu manual pela internet e começar a desfrutar da técnica.

Para aqueles que tiverem dificuldades ou que não querem aprender sozinhos, existem já alguns profissionais trabalhando no Brasil.

O número ainda é pequeno mas a tendência é que aumente rapidamente.

Uma grande vantagem dessa técnica é que pode ser aplicada, com muito sucesso, por telefone (ou skype), onde o terapeuta orienta passo a passo o que se deve fazer.

Posso dizer por experiência própria que os resultados geralmente são tão bons quanto nas aplicações presenciais.

Desta forma consegue-se eliminar o impedimento que o fator distância impõe com relação a outras técnicas terapêuticas.

Andre Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques -
É a auto-acupuntura emocional sem agulhas.
Ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura rápida para questões físicas e emocionais.
Você mesmo pode se auto-aplicar o método.
Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse: http://www.eftbr.com.br/ e solicite o seu manual.
Veja também sobre cursos, atendimentos terapêuticos online e muito mais.
por Andre Lima - andre@eftbr.com.br

Libertação


Invocação para a Libertação Emocional
ARCANJO METATRON 

  
Hoje eu decido ser feliz.
Repita EU DECIDO AGORA

Hoje decido me aceitar como sou lembrando que sou um ser divino.
Repita EU DECIDO AGORA


Hoje me liberto de todas as mágoas, tristezas e recordações do passado.
Repita EU ME LIBERTO AGORA


Hoje me liberto de todas as crenças, permitindo que apenas meu ser decida o que é melhor para mim.
Repita EU ME LIBERTO AGORA
Hoje me liberto de todos os hábitos que não me trazem felicidade, pois respeitarei o meu corpo e o meu ser, colocando dentro de mim, somente o que me faz feliz.
Repita EU ME LIBERTO AGORA
Hoje me liberto de todos os medos, porque sei que não estou sozinho, Deus esta comigo.
Repita EU ME LIBERTO AGORA


Hoje removo o medo e a preocupação de minha vida, porque eu sei que criei todas as soluções para minha vida e através da serenidade de minha mente, encontrarei todas as respostas.
Repita EU REMOVO AGORA


Hoje aceito a todos como são, lembrando que não vim para julgar nem criticar.
Repita EU ACEITO AGORA


Hoje me liberto de toda a dor, porque entendo que isso não mais me pertence, pois eu decidi me amar e me aceitar, assim como amar e a aceitar todas as pessoas.
Repita EU ME LIBERTO AGORA


Hoje eu peço perdão a todos aqueles que fiz algum mal nessa vida e em outras vidas.
Repita EU PEÇO AGORA


Hoje eu perdoô a todos aqueles que me fizeram algum mal nessa vida e em outras vidas.
Repita EU PERDOÔ AGORA


Hoje eu me perdoô por tudo que fiz nessa vida e outras vidas.
Repita EU ME PERDOÔ AGORA


Hoje eu vejo o melhor de mim e de todos, porque é esse o meu papel, ver sempre o melhor.
Repita EU VEJO AGORA


Hoje decido que as opiniões dos outros são apenas opiniões, pois somente eu decido o que é melhor para mim.
Repita EU DECIDO AGORA


Hoje eu agradeço a Deus milhões de vezes por ter me criado com tanto amor.
Repita EU AGRADEÇO AGORA


Hoje EU SOU um Ser de Luz e decido ser um Farol de Luz, por gratidão aquele me criou.
Repita EU SOU AGORA


Hoje eu honrarei a minha existência dizendo:
EU SOU AMOR.
Repita EU SOU AMOR.


EU SOU PAZ
Repita EU SOU PAZ


EU SOU FELICIDADE
Repita EU SOU FELICIDADE


EU SOU ABUNDÂNCIA
Repita EU SOU ABUNDÂNCIA


EU SOU FÉ
Repita EU SOU FÉ


EU SOU LUZ
Repita EU SOU LUZ


ARCANJO MIGUEL

APRENDA A UTILIZAR A ESPADA DO ARCANJO MIGUEL

















 
 São Miguel Arcanjo

Escutai! Escutai! Chegou a hora e este é o momento em que todos os Guardiões da Chama precisam empunhar a minha Espada de Chama Azul! Portanto, encarrego os que têm talento e arte para desenhar uma espada pesada, tal como esta, que possais empunhar sem maiores dificuldades. Abençoados, esta espada precisa se tornar física para vós, de forma que eu possa me tornar físico através de vós, e empunhar a minha Espada de Chama Azul sobreposta a ela.

APRENDA A UTILIZAR A ESPADA DO ARCANJO MIGUEL
 O nosso Amado Arcanjo Miguel, Pediu-nos que tivéssemos uma Espada para que ele sobrepusesse sua espada de Fogo Azul Flamejante, assim ele pode nos ajudar na libertação diária de várias condições negativas. A Espada de aço deve ser utilizada diariamente para o exorcismo e aprisionamento de todos os tipos de demônios. A explicação é simples. A Espada de aço corta através do plano astral. Os demônios, entidades e desencarnados, sentem a dor do corte quando a lamina afiada passa através deles. Todo corte que lhes é deferido, fecha-se de imediato, mas a dor causada pelo corte faz com que se afastem de pessoas que se utilizam deste meio. O plano Astral é o plano do emocional, por esta razão, mesmo desencarnados sentem dor, medo, desejos e ansiedade.

O uso da Espada do Arcanjo Miguel, é muito importante nos serviços prestados pelos Guardiões da Chama e filhos da Luz. A Espada de aço inoxidável, nos liberta de demônios e entidades malignas que nos afligem o espírito, criando confusão e caos, desorganizações e calamidades no trabalho, em casa e na rua. As entidades montam em nossos corpos inferiores, através do magnetismo animal e de densidades de nossa própria consciência, causando-nos problemas de todos os tipos.

Estas entidades demoníacas roubam nossa energia espiritual e nos sobrecarregam com o mau humor e a sensação de que não estamos controlando nossa própria vida. "A Espada do Arcanjo Miguel é o caminho para a Libertação".

INSTRUÇÕES E PRECAUÇÕES AO UTILIZAR A ESPADA
 A Espada é Sagrada e Espiritual, deve ser usada com motivos Sagrados e Espirituais.

 Utilize a Espada somente em trabalhos espirituais de frente para um altar montado para a PRESENÇA DO EU SOU, os Mestres Ascensos e o Amado Arcanjo Miguel.

Este Altar pode ser pessoal, em sua casa, ou em um Templo.

Compre uma Espada e mantenha-a em seu Altar. Não tendo uma espada, pode-se utilizar uma faca de cozinha em aço inoxidável, desde que seja consagrada e utilizada somente para trabalho espiritual.

Consagre sua Espada ou faca, como um foco da Espada Azul Flamejante do Arcanjo Miguel. Invoque-o e comande-o para que coloque a espada dele sobre a sua espada. Diga em voz alta, "EU SOU O ARCANJO MIGUEL ATUANDO EM PROL DA LIBERDADE AQUI E AGORA", e visualize São Miguel sobrepondo-se a você. Ele é um anjo azul de 3 metros de altura. Chame-o e peça a ele que empunhe a espada com você.

Nesta hora visualize uma língua ou labareda de fogo azul e branco, envolvendo sua espada, e dando a ela o poder de proteção e purificação do Fogo Sagrado do 1º Raio da Vontade e Proteção Divina e do 4º Raio da Pureza, Perfeição e Harmonia Divina.

Quando não tiver uma espada ou faca em inox, empunhe os próprios dedos, indicador e o do meio, esticados e os outros dedos recolhidos, visualizando labaredas de fogo azul saindo de seus dedos.

 Use a Espada diariamente ao acordar pela manhã e antes de se deitar à noite. Caso acorde no meio da noite, utilize-a também.

 Enquanto usa a espada, faça invocações e nomeie todas as condições, circunstancias e pessoas que tem de ser libertadas. Ofereça estas invocações não só para si e seus amados amigos e parentes, mas também para todos os mantedores da chama, em todo o planeta.

 Mantenha sua Espada limpa e em sua bainha, quando não estiver sendo utilizada. El Morya nos instruiu, que o melhor é não afiar a espada a ser utilizada em grupo. O aço pode separar e dividir uma entidade do astral mesmo sem ser afiada, principalmente quando qualificada com o poder de fogo do Arcanjo Miguel.

 Uma Espada afiada não deve ser utilizada em sessões de decreto em grupo. Aqueles que estiverem usando a espada em grupo, devem sentar-se na primeira fileira do templo, à frente do Altar, e utilizar a espada rítmica e suavemente em um movimento para cima e para baixo em um ângulo de 90 graus, enquanto sentados.

 Exercite-se com extremo cuidado antes de utilizar a Espada. Fique ciente da posição da espada em todos os momentos. Em hipótese alguma, jamais alguém pode se machucar com a Espada, pois ela foi feita para libertar. Empunhe-a com muita firmeza.

O correto uso da espada, leva muito tempo, prática e o senso de parâmetros de sua aura. Comece medindo o comprimento da espada e dos seus braços, assim saberá qual é o campo de ação da Espada.

Jamais use a espada com velocidade. Em vez disso, movimente rítmica e calmamente, com cuidado, metodicamente cortando ao redor com muita firmeza.

Pegue sempre a Espada com as duas mãos segurando as duas pontas, para melhor controle, ao transportá-la.

Não use a espada onde outros podem vê-lo, especialmente aqueles que não compreendem o seu uso.

 Ela pode ser utilizada com cuidado, para cortar ao redor de outras pessoas, com o consentimento delas e se elas entenderem o que você esta fazendo.

Para aqueles que não entendem, incluindo familiares seus e principalmente crianças, é melhor utilizar uma fotografia. Use a espada para cuidadosamente cortar ao redor de fotografias de seus amados.

Muita atenção com crianças. Elas não param de se mexer e são muito inquietas, movimentar a espada perto delas pode ser perigoso. Mesmo que não sejam as crianças o objeto do exorcismo com a Espada, crianças não são bem vindas nesta hora e local, pois quando menos se espera, elas estão passando por trás de nós, e podem se machucar.

A auto-purificação deve ser feita sozinho. Trabalhos em grupo são para a libertação de outras pessoas.

 De acordo com os Mestres Ascensos, passar a espada todos os dias é tão importante como tomar banho ou fazer invocações da Chama Violeta

COMO E ONDE CORTAR COM A ESPADA

A Espada deve ser passada em todos os 144 pontos principais de Luz de seu corpo. Eles estão localizados em seus chakras principais conhecidos e os secretos. Estes pontos de luz são os focos de seu Cordão de Cristal, vindo diretamente da sua Presença EU SOU, e são a fonte de sua vida. As entidades e demônios, não tem acesso a esta Luz, precisando assim, roubá-la dos filhos da Luz.

Ao passar a lamina de aço, a distancia deve ser de dois a cinco centímetros. Não havendo necessidade de encostar a lamina na pele. Isto pode ser perigoso.

Passe a lamina calmamente e sem velocidade. As entidades não são duras e não há necessidade de força ou velocidade. Acelerar o processo pode ser perigoso e não é produtivo. Sendo perigoso perder o controle e machucar a si ou a outros.

 Passe a espada pelos 144 pontos principais de Luz que estão localizados assim: Abaixo dos pés, nos calcanhares, entre as pernas e nos joelhos, na base da espinha e seguindo por toda a coluna até a nuca, sobre a cabeça, a testa e a 3ª visão, a boca e garganta, pelo peito, umbigo e órgãos sexuais, terminando pelos braços, pulsos e palmas das mãos. Após todo este processo, levante o braço esticado empunhado a espada para o alto e girando-a, em círculos várias vezes, invoque o Arcanjo Miguel e amada Astrea para levar as entidades. Diga: "São Miguel, São Miguel, São Miguel, leve esta entidade para o Fogo Sagrado de Deus, Astrea, Astrea, Astrea, Liberta, Purifica e Harmoniza, Liberta, Purifica e Harmoniza, Liberta, Purifica e Harmoniza. Aqui e Agora, Aqui e Agora, Aqui e Agora"

Baixas vibrações vindas da terra, podem fixar-se dentro dos pés, através da sola, e ligar-se a todo o corpo.

 Alguns chakras servem de fonte de energia para as entidades, outros de controle do cavalo humano. Entidades costumam agarrar o pescoço de suas vitimas através da nuca e fazê-las ir onde quiserem. Pulsos e calcanhares também são extremamente importantes e manipulados.

Chakras como o do coração e da base da espinha, são muito vampirizados por entidades que sugam a energia.

Ao utilizar fotografias para um trabalho de limpeza, busque se possível, fotos mais atualizadas.

 A foto pode estar em suas mão, em uma parede ou em cima de uma mesa.

 Para trabalhar com fotografias, a visualização e invocação do fogo sagrado branco e azul, atuando sobre a Espada torna-se mais importante, pois a língua de fogo que sai da espada penetrará no tempo e no espaço da fotografia fazendo a atuação da magia de libertação sobre o individuo.

Não tendo uma fotografia, use a imagem mental fechando os olhos e passando a espada ao redor da pessoa. Sempre vendo o fogo Azul e Branco afiado atuando para a libertação.

Algumas vezes, precisamos atuar com a espada para nos defender em publico ou onde não temos uma espada de aço. Nesta hora busque na câmara secreta de seu coração a espada sagrada do Arcanjo Miguel, colocando a mão direita, empunhando a espada com os dedos, indicador e o do meio esticados, encostando-os no meio do peito, sobre a câmara secreta, e tirando a língua de Fogo que qualifica seus dedos com a espada do Amado Miguel, utilize-a secretamente ou não para a defesa de si ou de seus irmãos.

Quando atacado, puxe a espada de luz com velocidade e aponte para o agressor dizendo, " São Miguel, São Miguel, São Miguel, Tome o comando desta situação, leve esta entidade para o Fogo Sagrado de Deus"

O agressor não tem de lhe ouvir dizer estas palavras, você esta falando para o Arcanjo Miguel e seus anjos. Eles podem ouvi-lo, mas não há necessidade.

Não se fala com as entidades. Comanda-se o Arcanjo para que lide com elas.

 Ao viajar e se estabelecer em hotéis, leve sempre sua espada ou invoque a espada de luz. Faça uma limpeza no quarto onde vai dormir, invoque o Arcanjo Miguel e Astrea e comande a Luz para que purifique cada canto do quarto. Passe a espada comandando São Miguel a prender todas as entidades e levá-las para o Fogo Sagrado.

 Faça o mesmo com casas de campo ou de praia que ficam sempre fechadas e vazias ou com casas recém adquiridas.


 

Fonte -  http://www.eusouluz.com.br/espada.htm

OS PRINCIPIOS HERMITICOS AS LEIS DA SABEDORIA

OS PRINCÍPIOS HERMÉTICO

OS 7 PRINCIPIOS DA SABEDORIA

 

                                              AS LEIS DA SABEDORIA


Hermes Trimegisto, o Três Vezes Grande, era considerado pelos Egípcios o Mensageiro dos Deuses, por ter transmitido os ensinamentos a este grande povo da antiguidade e ter implantado a tradição sagrada, os rituais sagrados, e os ensinamentos das artes e ciências em suas Escolas da Sabedoria.
A medicina, a astronomia, a astrologia, a botânica, a agricultura, a geologia, as matemáticas, a música, a arquitetura, a ciência política, tudo isso era ensinado em suas Escolas e em seus livros, que segundo os gregos somavam 42. Entre eles se encontra "O Livro dos Mortos" ou também chamado "O Livro da Saída da Luz".
A Ciência Hermética é baseada em seus ensinamentos e comprova com seus preceitos, que o Grande Hermes veio transmitir para a humanidade uma Sabedoria Divina, até hoje mal compreendida apesar de amplamente comprovada.
A Filosofia Hermética se baseia nos Princípios Herméticos incluídos no livro "O Caibalion" e parece destinada a plantar uma semente de Verdade no coração dos sábios, que perpetuam e transmitem os seus ensinamentos. Em todas as civilizações sempre existiram ouvidos atentos a estes ensinamentos. 

 Como diz o próprio Caibalion:

Em qualquer lugar que se achem os vestígios do Mestre,
Os ouvidos daqueles que estiverem preparados para receber
O seu Ensinamento, se abrirão completamente.
Quando os ouvidos do discípulo estão preparados para ouvir,
Então vêm os lábios para enchê-los de sabedoria".
Porém o Caibalion nos ensina também que:
"Os lábios da Sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do Entendimento".

O Caibalion nos foi transmitido pela Tradição Hermética e reúne os ensinamentos básicos da Lei que rege todas as coisas manifestadas.
A palavra Caibalion, na língua hebraica significa tradição ou preceito manifestado por um ente de cima. Esta palavra tem a mesma raiz da palavra Qabala, ou Qibul, ou Qibal, que significa tradição.
No antigo Egito foi estabelecida a maior das Lojas dos Místicos e pelas portas de seus Templos entraram os Neófitos que, mais tarde, como Hierofantes, Adeptos e Mestres, se espalharam por todas as partes da terra, levando consigo o precioso conhecimento que possuíam para ensiná-los àqueles que estivessem preparados para compreendê-lo.
Em nossos dias o termo ‘hermético’ significa secreto, fechado de tal maneira que nada escapa, significando que os discípulos de Hermes sempre observavam o princípio do segredo nos seus preceitos. Os antigos instrutores pediam este segredo mas nunca desejaram que os preceitos não fossem transmitidos.
Não instituíram uma religião, de forma que estes princípios pudessem ser aproveitados por todas mas não pertencessem a nenhum credo. De fato, os ‘Princípios Herméticos’ são baseados nas Leis da Natureza, e como tais pertencem somente à Ordem Divina.
‘As doutrinas sempre foram transmitidas de ‘Mestre à Discípulo’, de Iniciado à Hierofante, dos lábios aos ouvidos. Ainda que esteja escrita em toda parte, foi propositalmente velada com termos de alquimia e astrologia, de modo que só os que possuem a chave podem-na ler bem.’ (O Caibálion).

Os Sete Princípios em que se baseia a Filosofia Hermética são os seguintes:
I – O princípio de Mentalismo
II – O princípio de Correspondência
III – O princípio de Vibração
IV – O princípio de Polaridade
V – O princípio de Ritmo
VI – O princípio de Causa e Efeito
VII – O princípio de Gênero

O primeiro Princípio é o Principio do Mentalismo

"O TODO é MENTE; o Universo é Mental"
Tudo e todos que existem de visível ou oculto funcionam porque fazem parte de um todo. Tudo faz parte da criação de uma mente onipresente, tudo faz parte de um poder total.
Este é sem dúvida o mais importante de todos os princípios já que nele estão contidos todos os outros. O TODO (ou seja a realidade que se oculta em todas as manifestações de nosso universo material) é Espírito, é Incognoscível e Indefinível em si mesmo, mas pode ser considerado como uma Mente Vivente Infinita Universal.
"Compreendendo a verdade da Natureza Mental do nosso Universo o discípulo estará bem avançado no Caminho do Domínio", escreveu um velho mestre do Hermetismo. Estas palavras continuam atuais e verdadeiras e são a chave para a nossa compreensão das regras e Leis que regem nosso Universo material.
Observaremos que, se o Universo é Mental e nós existimos na Mente do Todo, como tais, nós somos seres mentais e criamos com a nossa mente, à imagem e semelhança do Todo, conforme explica o Segundo Princípio.

O segundo Princípio Hermético  Princípio da Correspondência
"O que está em cima é como o que está embaixo, e o que está embaixo é como o que está em cima".
Assim como é em cima, é embaixo. Como é embaixo, assim é em cima. A característica de um corresponde, de certa forma, com a característica de outro, ou vice-versa.
A compreensão deste princípio nos ajuda a explicar todos os fenômenos da natureza e compreender a própria existência da vida. Os segredos da Natureza se tornam claros aos olhos do estudante que compreender este princípio chave, aplicado à manifestação universal e que explica os diversos planos do universo material, mental e espiritual.
Este é um dos mais importantes princípios e é aplicado na Astrologia e na Alquimia, verdadeiras Ciências de Iniciados, a primeira praticamente desprezada e a segunda quase esquecida. O Princípio da Correspondência habilita o homem inteligente a raciocinar do Conhecido ao Desconhecido ou vice-versa. "Estudando a Mônada, ele chega a conhecer o Arcanjo", diz o Caibalion.

O terceiro Princípio é o Princípio da Vibração
"Nada está parado, tudo se move, tudo vibra"
Nada nesse mundo esta em repouso, tudo esta em constante movimento. Tudo tem a sua infinita vibração, embora algumas coisas pareçam estar em repouso, na verdade estão dentro de um Universo que não para de vibrar.
Este princípio nos explica que tudo, em nosso Universo, está em constante movimento, isto é, em constante evolução. Este princípio é facilmente compreensível pois a ciência moderna já o confirmou através de suas observações e descobertas.
Ele explica que as diferenças entre as diversas manifestações de Matéria, Energia, Mente e Espírito, resultam das ordens variáveis de Vibração. "Desde O TODO, que é puro Espírito, até a forma mais grosseira de Matéria, tudo está em vibração. Quanto mais elevada for a vibração, tanto mais elevada será a posição na escala". (O Caibalion).
Nas extremidades inferiores da escala estão as vibrações mais grosseiras da matéria, que parecem estar paradas. Ao elevarmos nosso espírito, nos campos de vibração mais sutis, entramos em sintonia com O TODO e com a Mente Superior, recebendo assim os benefícios dela emanados. Só os Mestres conseguem aplicar corretamente este Princípio de Vibração, conquistando assim os fenômenos da natureza. "Aquele que compreende o princípio de Vibração alcançou o Cetro do Poder", disse um antigo Mestre.

O quarto Princípio é o Princípio de Polaridade
"Tudo é Duplo; tudo tem pólos; tudo tem o seu oposto; o igual e o desigual são a mesma coisa; os opostos são idênticos em natureza mas diferentes em grau; os extremos se tocam; todas as verdades são meias-verdades; todos os paradoxos podem ser reconciliados"
Tudo tem o seu pólo oposto para o perfeito equilíbrio e funcionamento contínuo do ciclo do universo. Somente os lados opostos uns aos outros conseguem se unir, transformando-se em uma parte do conjunto do universo.
Este Princípio é bastante simples e ao mesmo tempo complexo, e contém o axioma hermético dos opostos, ou seja dos pólos que regem toda a vida manifestada tal como nós a conhecemos. O princípio de Polaridade explica, por exemplo, que Luz e Obscuridade são a mesma coisa, manifestada em variações e graus diferentes.
Explica também que o Amor e o Ódio são dois estados mentais em aparência totalmente diferentes mas em realidade iguais pois exprimem somente o mesmo sentimento em graus diferentes. E o melhor de tudo isto é que, no caso da mente, podemos modificar as coisas se dominarmos a nossa própria mente, mudando a sua vibração, através da Arte da Transmutação Mental.
Com o profundo conhecimento deste princípio o estudante poderá modificar a sua própria Polaridade, assim como a dos outros, transformando Ódio em Amor, Raiva em Perdão, Tristeza em Alegria.

O quinto Princípio Hermético é o Princípio de Ritmo
"Tudo tem fluxo e refluxo; tudo tem suas marés; tudo sobe e desce; tudo se manifesta por oscilações compensadas; a medida do movimento à direita é a medida do movimento à esquerda; o ritmo é a compensação"
As coisas estão sempre em constante movimento e esta lei explica o ritmo desses movimentos. É através da seqüência circula repetida de um mesmo movimento o caminho que se compõem o resultado da transformação.
Ao analisarmos este princípio temos que compreender que o Universo da forma como nós o conhecemos é influenciado por este constante fluxo e refluxo, por este movimento de atração e repulsão, que o torna tão complexo e ao mesmo tempo tão perfeito. Esta lei se manifesta em todas as coisas materiais e também nos estados mentais do Homem.
Os Hermetistas compreendem este Princípio, reconhecendo a sua aplicação universal e com os profundos estudos e com o domínio da mente, conseguem dominar os seus efeitos aplicando a Lei mental de Neutralização. Porém, o simples observar desta Lei em aplicação na Natureza nos ajuda a melhor enfrentar as vicissitudes da vida, acompanhando o seu fluxo e refluxo e tentando neutralizar a Oscilação Rítmica pendular que tenta nos arrastar para um ou para outro pólo.

O sexto Princípio Hermético é o Princípio de Causa e Efeito
"Toda a Causa tem seu Efeito, todo o Efeito tem sua Causa; tudo acontece de acordo com a Lei; o Acaso é simplesmente um nome dado a uma Lei não reconhecida; há muitos planos de causalidade, porém nada escapa à Lei"
Nada no mundo acontece por acaso, tudo tem sua causa, e essa causa é o efeito de outra causa, e assim por diante, é uma cadeia circular infinita de causas e conseqüências.
Neste princípio existe a verdade de que há uma Causa para todo o Efeito e um Efeito para toda a Causa. E O Caibalion nos ensina também que nada acontece sem uma razão, mesmo se nós a desconhecemos, pois tudo é dominado pela Lei. Para nos elevarmos acima da Lei de Causa e Efeito é necessário muito estudo, muita meditação e a compreensão profunda de todos os Princípios Herméticos que fazem do Iniciado um Verdadeiro Mago.
As massas do povo são levadas para frente, seguindo os desejos e vontades dos outros, do coletivo onde as causas exteriores se tornam mais importantes do que a vontade própria. O verdadeiro Iniciado deve elevar-se acima da massa, exercitando a sua Vontade para poder exercer o seu Livre Arbítrio. Para escaparmos desta Lei, que nos ata às sucessivas re-encarnações, devemos antes de mais nada controlar nossa mente e nossos atos para superarmos a casualidade.

O sétimo Princípio é o Princípio do Gênero
"O Gênero está em tudo; tudo tem o seu princípio masculino e o seu princípio feminino; o gênero se manifesta em todos os planos"
Tudo e todos têm seu lado feminino e masculino. É assim que o Universo é formado. Masculino possui Feminino e vice-versa. O termo chinês yin-yang considera essa idéia a base para o equilíbrio, tanto em sua característica criativa como objetiva. O nosso anima (poder feminino) e o animus (poder masculino) devem estar sempre em harmonia.
Estudando este princípio, que nos lembra o princípio de Polaridade, percebemos que o gênero é manifestado em tudo e que o princípio feminino e masculino estão sempre presentes, seja no plano físico que no plano mental e espiritual. No plano físico este Princípio se manifesta como sexo, e nos planos superiores ele tem outras formas de manifestação, mas se mantém igual.
Assim, podemos dizer que todas as coisas manifestadas no gênero masculino possuem também um gênero feminino, e todas as coisas do gênero feminino contém também um gênero masculino. Compreendemos assim que não necessitamos da busca do outro princípio pois tudo está imanente em nós, manifestado na forma do gênero. A compreensão deste princípio nos leva à plenitude e à realização interior.

CONCLUSÃO

Estes Princípios Herméticos, são aplicados pelo Astrólogo, pelo Tarólogo, pelo Homeopata, pelo Terapeuta Floral, pelo Grafólogo, enfim, por todos aqueles que sabem que o Homem faz parte doTODO e como tal não pode estar se não intimamente ligado a este, através de suas Leis Universais.
Ao olharmos o Homem como um Todo harmônico, podemos compreender as razões que o levam à desarmonia, que se manifesta através das doenças físicas ou mentais, dos acidentes e infortúnios, e tentar ‘curá-lo’ proporcionando-lhe assim a chance de um crescimento no âmbito espiritual.
Sem estes Princípios, as ciências chamadas "alternativas" seriam meros exercícios de ‘curandeirismo’. No entanto, sob os Princípios das Leis Herméticas, tudo se torna claro e transparente às mentes mais esclarecidas.

O EQUILÍBRIO ENERGÉTICO SIGNIFICA SAÚDE EM TODOS OS SENTIDOS DA VIDA

ALINHAMENTO ENERGÉTICO










  Alinhamento Energético

O Alinhamento Energético que fazemos, com vistas à construção do Veículo Interdimensional é uma etapa indispensável do processo e deve ser feito antes do veículo, propriamente dito.

Ele serve para que nossos corpos sutis – e também o físico – estejam alinhados, limpos e em ordem, antes de formarmos a estrutura energética do oitavo chakra, que como já explicamos, é o próprio veículo.

Para todos aqueles que irão construir o veículo em si próprios, o alinhamento deve ser feito três vezes, em dias consecutivos (ou seja: seguidos, não pule um dia, ou se acontecer, recomece). No último dia, imediatamente após o alinhamento, você deverá fazer o veículo. Acompanhe:

  • primeiro dia: alinhamento energético
  • segundo dia: alinhamento energético
  • terceiro dia: alinhamento energético e em seguida, o veículo.

Segundo a explicação dos comunicadores, cada chakra em nosso corpo tem um corpo sutil, correspondente.

Usamos para o processo, os sete chakras principais, a saber: coronário, pineal, laríngeo, cardíaco, plexo solar, umbilical e kundalini. Em seu conhecimento e estudo pessoal relacionarão os nomes que destacamos acima.

As novas informações, dão conta não dos chakras, nem dos próprios corpos sutis, mas da função de cada um deles e isto sim, é de extrema importância para o alinhamento.

  • Chakra coronário – 7.o corpo – Luz Primordial; nossa Identidade
  • Chakra pineal – 6.o corpo – Memórias Cósmicas
  • Chakra laríngeo – 5.o corpo – Missão
  • Chakra cardíaco – 4.o corpo – Memórias desta existência
  • Chakra plexo solar – 3.o corpo – Matriz biológica perfeita
  • Chakra umbilical – 2.o corpo – Corpo magnético
  • Chakra kundalini – 1.o corpo – Corpo físico; nossa Imagem

O nosso processo de criação começa a partir da Fonte Primordial. É dela que surge nossa primeira noção de individualidade, muito ligada à Fonte. Essa é nossa Identidade. A partir disso, o 6.o corpo é criado e armazena as memórias cósmicas, contidas na Fonte. Num processo de densificação, cada vez maior, o 5.o corpo é formado e guarda a nossa missão cósmica, aquela com a qual trabalharemos em todas as existências, em qualquer “formato-imagem” que tenhamos. O 4.o corpo já faz parte do processo de chagada às dimensões que têm tempo e espaço e armazenam as memórias desta existência. E para que cheguemos a um corpo físico, é necessário um projeto… Por isso, o 3.o corpo é nossa matriz biológica perfeita, com todos os órgãos, tecidos, células e átomos funcionando perfeitamente. Porém, para que nos liguemos a um determinado plano dimensional, precisamos de algo que nos una com os aspectos externos daquela dimensão e isso é feito pelo 2.o corpo, o magnético, que sofre influência das marés, das estrelas, dos pensamentos alheios, das correntes magnéticas, etc. Apenas depois de todo esse “design”, chegamos ao corpo físico, o primeiro corpo, totalmente denso, no nosso caso, aqui na Terra.

Com base no exposto, o processo de alinhamento é bastante simples e composto de duas partes:

  • Alinhamento físico
    • Colocação da matriz biológica perfeita, ou seja, do 3.o corpo, em contato com o primeiro, para que este, “se lembre” do projeto inicial;
  • Alinhamento emocional
    • Colocação do corpo das memórias desta existência, o 4.o corpo, em contato com o primeiro, para que nosso estado emocional se ajuste, de forma a termos impressos em nosso corpo físico, as situações tais quais aconteceram e não apenas o nosso próprio ponto de vista sobre uma questão.
    • Orientações gerais:
      Seus corpos sutis estão acima de seu corpo físico, como várias camadas, lembrando que o primeiro é o físico, o segundo o magnético, o terceiro é a matriz biológica perfeita, o quarto é o corpo de memórias desta existência e assim por diante, sendo que o sétimo, então, está “acima” de todos, se estiver deitado ou “à frente de todos”, se estiver em pé, o que quer dizer, exatamente que o segundo corpo está “colado” no primeiro, o terceiro no segundo, o quarto no terceiro e assim, sucessivamente…
      Para este exercício usaremos apenas o primeiro, o terceiro e o quarto corpo. Não se preocupe com os outros.
      Procedimento:
      • Deite-se num local onde tem certeza de que não será atrapalhado, por cerca de 10 minutos;
      • Mantenha os olhos abertos;
      • Relaxe seus membros, seus músculos e sua mente;
      • Respire tranquila e profundamente e mantenha o ritmo normal de respiração, sem forçar nada;
      • Perceba o seu corpo físico, de olhos abertos;
      • Feche os olhos e perceba seu corpo físico, novamente;
      • Detecte em seu corpo físico qualquer mal, doença, dor ou incômodo;
      • Imagine seis camada acima de seu corpo físico;
      • Colocando seus braços para cima, sobre o corpo físico, “pegue” o terceiro corpo e suavemente, traga-o para baixo, para fundi-lo com o corpo físico;
      • Se você tem uma dor específica, refaça o passo anterior, trazendo o terceiro corpo para o nível físico, na área da dor
      • Agora, pense numa palavra que descreva seu estado de espírito do momento: dor, ansiedade, tristeza, euforia, tranquilidade, medo, etc…
      • Colocando seus braços para cima, sobre o corpo físico, “pegue” o quarto corpo e suavemente, traga-o para baixo, para fundi-lo com o corpo físico;
      • Repita o passo anterior para cada palavra que destacou, em suas emoções;
      • Aguarde quanto tempo for necessário e abra os olhos, quando sentir que é o momento
      •  
    • Perguntas e respostas.

    • Vocês dizem que os corpos sutis estão “em cima” ou “à frente do corpo físico”, podem explicar melhor?
      Os corpos sutis envolvem o corpo físico, como as camadas de uma cebola, em relação ao miolo (o corpo físico). Apenas para fins didáticos e para a proposta de execução do alinhamento, determinamos que, se você estiver deitado, seus corpos sutis estarão “acima” do físico.
      Posso fazer esse alinhamento antes de dormir?
      Pode, porém, note que: você não pode ter bebido nada alcoólico 12 horas antes de fazer o alinhamento e nem poderá fazê-lo 4 horas depois. Com base nisso, escolha o melhor horário.
      Posso tomar remédio e fazer o alinhamento?
      Se for remédio de uso continuado, ou se estiver num período de tratamento (antibióticos, etc.) NÃO PARE. Se estiver simplesmente indisposto, ou com qualquer dor de pouca intensidade, faça o alinhamento primeiro e depois pondere se o medicamento ainda é necessário…
      Posso fazer esse alinhamento desvinculado do processo do veículo? Por exemplo, bati o cotovelo, posso fazer o alinhamento?
      Sim, tanto para a parte física, quanto para a parte emocional. Porém, lembre-se de que o propósito do alinhamento e criar as condições ideais para que o veículo seja construído. No mais, existem téçnicas avançadas de trabalho com os corpos, que passamos nos encontros pessoais, apenas.
      Posso fazer esse alinhamento em outras pessoas?
      Prefira ensiná-las a realizar o procedimento. É tão simples, que mesmo crianças têm excelentes resultados, talvez, por isso mesmo…
      Comecei a fazer o alinhamento e no terceiro dia, esqueci. Posso pular esse dia e fazer o alinhamento e o veículo?
      NÃO. O alinhamento para a construção do veículo deve ser feito em três dias consecutivos, sendo o último, já com a construção:
      • primeiro dia: alinhamento energético
      • segundo dia: alinhamento energético
      • terceiro dia: alinhamento energético e em seguida, o veículo.
      Nos encontros presenciais são feitos três alinhamentos?
      Não. Usamos técnicas complementares para acelerar o processo e poder fazer, no mesmo dia, o alinhamento e o veículo.
      Isso é a mesma coisa que alinhamento de chakras? Posso substituir esse alinhamento por um processo que eu já domine?
      Não é a mesma coisa e não pode ser substituído. Contudo, caso queira usar, num momento diferente do mesmo dia, outra técnica de alinhamento energético, esteja livre para fazê-lo.
      Posso ouvir música enquanto faço o alinhamento, para relaxar?
      Prefira não utilizar apelos externos. Isso vale também para o exercício do Espaço do Coração. Se acostumarmos a nossa mente a ouvir música antes de processos como estes, seremos escravos do fator externo, como uma criança que só dorme com seu travesseirinho, alguém que não consegue ir ao banheiro fora de casa, ou o pianista que só toca a música se estralar os dedos! esses rituais são desnecessários, se bem que confortam a mente dando segurança. Você deve ser capaz de tranquilizar-se em meio ao caos, de fazer o alinhamento físico, quando estiver com dor e isso pode significar, “achar” o terceiro corpo no meio da quadra de basquete.
       
       

REFLEXOLOGIA TRAZ EQUILÍBRIO PARA O CORPO E A MENTE

O QUE É REFLEXOLOGIA E COMO FUNCIONA?























A REFLEXOLOGIA é uma arte suave, uma ciência fascinante e uma forma extremamente eficaz de massagem terapêutica no campo da medicina complementar. É uma ciência porque se baseia no estudo fisiológico e neurológico. É também uma arte porque muita coisa depende da habilidade com que o terapeuta aplica o seu conhecimento.
 
É uma técnica específica de pressão que atua em pontos reflexos precisos dos pés com base na premissa de que as áreas reflexas dos pés correspondem a todas as partes do corpo. Como os pés representam um microcosmo do corpo, todos os órgãos, glândulas e outras partes estão dispostas num arranjo similar ao dos pés. Fenômeno da representação microcósmico de partes do corpo em diferentes áreas do organismo também se manifesta na íris do olho, na face, na orelha, na coluna e nas mãos. Todavia, as áreas correspondentes dos pés são mais específicas, tornando mais fácil trabalhar com elas.
 
A pressão é aplicada nas áreas reflexas com os dedos das mãos e usando técnicas específicas. Isso provoca mudanças fisiológicas no corpo na medida em que o próprio potencial de equilíbrio do organismo é estimulado. Dessa maneira, os pés podem desempenhar um papel importante para se conquistar e manter uma saúde melhor. A meta  é o retorno da harmonia. O passo mais importante para isso é reduzir a tensão e induzir o relaxamento.
O relaxamento é o primeiro passo da normalização. Quando o corpo está relaxado, o tratamento é possível. A massagem profissional dos pés vai mostrar quais partes do corpo estão fora de equilíbrio e, portanto não estão funcionando eficientemente. Pode-se então ministrar o tratamento apropriado para corrigir esses desequilíbrios e fazer o corpo retornar a um estado ótimo de saúde.
A massagem reflexa dos pés é útil no tratamento de doenças e eficaz para manter a saúde e prevenir o aparecimento de doenças. Problemas de saúde podem ser detectados precocemente e o tratamento ministrado para prevenir o desenvolvimento de sintomas mais sérios.
 
Pode ser considerada o equivalente a uma regulagem, um ajuste do corpo. O reflexologista não cura - somente o corpo é capaz de fazê-lo. Mas ajuda a equilibrar todos os sistemas corporais, estimulando uma área pouco ativa e acalmando uma superativa, (simpático e parassimpático). Ela é inofensiva para as áreas que estão funcionando adequadamente. Como todos os sistemas do corpo intimamente relacionados, qualquer coisa que afete uma parte vai acabar afetando o todo. Numerosos terapeutas, após diversos anos de estudo e prática, concluíram a atuação em diversos níveis: fisiológico, psicológico e espiritual.
Objetivos
 
A REFLEXOLOGIA tem como objetivo corrigir os três fatores negativos implicados no processo das doenças: congestão, inflamação e tensão (Norman, 1991). Quando se fala em tensão, devemos lembrar que não se apresenta independente das emoções e sentimentos, ou seja, uma tensão também diz de uma parte psicológica a ser cuidada. É de grande auxílio nas psicoterapias trazendo material importante ao psicoterapeuta principalmente os de abordagem corporal e transpessoal.
Temos que lembrar que nossos pés suportam nosso peso durante todo o dia, portanto estão submetidos a uma pressão muito grande e sobretudo com sapatos não adequados, fazendo com que haja um desequilíbrio no nosso eixo de sustentação. Mexendo com todos os nossos músculos e articulações, mudando a nossa postura. Assim, podemos compreender o quanto a Reflexologia pode ser útil aos tratamentos.
Normalmente as pessoas sentem muitas dores nos pés e sofrem numa constante tentativa de adaptação refletindo esta tensão aos músculos, principalmente nos joelhos e ombros aumentando assim a fadiga e irritabilidade. Abusamos de nossos pés, visto quanto bem nos faz, ficar com os pés livres, após um dia de trabalho. Reflexos sensíveis à dor indicam quais partes do corpo estão congestionadas. Essa avaliação diz respeito apenas a partes do corpo "fora de equilíbrio", e não a distúrbios específicos. É importante ter consciência disso.
Os reflexologistas não praticam medicina. Esse é o domínio dos médicos licenciados. Os reflexologistas nunca diagnosticam uma doença, nunca tratam uma doença específica nem prescrevem ou ajustam a dosagem de medicamentos.
 
Ajuda a eliminar problemas causados por doenças específicas. Ao trazer o corpo de volta a um estado de harmonia, o tratamento reflexológico pode combater diversas doenças, relaxa tensões, melhora a circulação sangüínea, oxigenação e o sistema nervoso, ajudando a equilibrar o organismo naturalmente.
 
PRINCÍPIOS EM QUE SE BASEIA A REFLEXOLOGIA

 
 Em cada célula existem agentes de manutenção da vida. Um destes agentes responsáveis pela absorção da energia nutridora (ATP) é a mitocôndria a parte responsável da célula pela absorção desta energia. Podemos comparar a mitocôndria como a "industria" da célula. Se a célula precisar de mais energia para efetuar melhor suas tarefas, a mitocôndria se divide e praticamente dobra a quantidade de absorção de energia. Se por algum impedimento a absorção de energia ou nutrientes fica debilitada esta célula começa a ficar doente. Para que este mecanismo funcione adequadamente, dependemos do pleno funcionamento de outros sistemas;
 
1. Primeiro fator a ser considerado é se está havendo uma boa alimentação e conseqüentemente uma boa digestão.
 
2. Segundo fator, se está havendo uma boa respiração não só em caráter de funcionamento pulmonar bem como os agentes inspirados e expirados diariamente. São estes dois fatores responsáveis pela matéria prima do ATP.
 
3. Terceiro fator é se está havendo uma boa distribuição desta energia e da troca de gases. Isto é feito através de um bom funcionamento do sistema circulatório.
 
4. O quarto fator é uma boa comunicação do estado geral da célula com o centro de controle do corpo. Isto é feito através de transmissão neuronal ou nervosa que iniciou junto à célula através das terminações nervosas.
 
5. Um quinto fator a ser considerado é, se está havendo um bom sistema de manutenção da célula, que envolve a retirada dos resíduos depositados nos interstícios celulares, papel este desempenhado pelo sistema linfático.
 
Considerando que um conjunto de células forma um tecido; células doentes formarão um tecido doente. [Tecidos] doentes formarão um órgão doente. Um conjunto de órgãos doentes formará um aparelho ou sistema doente e assim teremos um indivíduo doente. Resumindo; o que nos informou a situação original da doença ou patologia foi a princípio a célula. Nos interstícios celulares (espaços entre uma célula e outra), são encontrados vários reagentes responsáveis pela manutenção da vida; nutrientes para serem absorvidos ou impurezas que deverão ser eliminadas. Ao redor de cada célula encontramos uma área denominada mazênquima. Nesta área ocorrem então as trocas de substâncias para a célula bem como oxigênio e nutrição através de veias e artérias. O responsável pela limpeza da área é o sistema linfático que, com seus capilares, inicia seu trabalho nesta região, absorvendo impurezas e proteínas que, por terem uma dimensão maior, só poderia entrar no sistema linfático. Porém o que nos informa sobre todo este funcionamento, se precisa ser reparado algo, ou se há nutrição suficiente é a terminação nervosa? Esta terminação se comunica através de feixes nervosos levando a informação até o cérebro, onde começa uma série de reações, que posteriormente serão enviadas tanto às áreas afetadas, bem como a outras partes do corpo as quais manifestarão os sintomas conhecidos por nós. Esta comunicação via neurônios (células do sistema nervoso responsáveis pela função de resposta ao estímulo recebido) permite, por exemplo, que ao encostamos o braço em algo muito quente, imediatamente o tiramos do local, bem como, outros impulsos sensitivos como dores, mal estar, etc., que tem por finalidade informar-nos como está o nosso corpo.

A técnica que busca nos pés, áreas doloridas que, /

]}refletem o corpo humano por inteiro. Através de estímulos nestas áreas, obtêm-se resultados que vão desde o alívio de pequenos desconfortos e dores até a eliminação de certos distúrbios em varias partes do corpo.
Teorias que procuram explicar :
 
PRODUÇÃO DE CRISTAIS
Devido à grande quantidade de sangue que passa pelos pés, podem ocorrer obstruções entre os 26 ossos dos pés, que coincidiriam com as Zonas reflexas do Corpo. O próprio peso, o sedentarismo e o não andar descalço podem contribuir para isso por permitir o aparecimento de cristais, os quais impediriam o livre fluxo da circulação provocando as doenças. Com a eliminação destes cristais o indivíduo ficará saudável.
 
MEDICINA TRADICIONAL CHINESA 
A MTC afirma: “Quando ocorrer uma estagnação no KI (Energia Vital) o organismo manifestará este distúrbio como doença ou dor. Através de movimentos de sedação ou tonificação em pontos e zonas dos pés, poderá ser liberada e equilibrada a circulação desta energia”.
 
TEORIA DAS TERMINAÇÕES NERVOSAS
Os pés são riquíssimos em terminações nervosas, alocadas de tal forma que correspondem em sua topografia local a uma representação fiel de cada parte que compõem o corpo por inteiro. Da área motora do SNC, impulsos são codificados e enviados em forma de descarga elétrica para que o organismo desempenhe suas funções normais.
Quando da debilidade ou dificuldade funcional de um tecido ou órgão, a resposta ao estímulo dado provoca pequenos “curto-circuitos” que são captados e registrados em várias terminações nervosas concentradas em áreas ou zonas reflexas, deixando-as mais ou menos sensíveis (dependendo da gravidade e tempo decorrente da debilidade ou dificuldade funcional existente). Ao localizar essa área e tocar nestas terminações teremos vários tipos de sensações doloridas. Estas sensações variam desde uma alfinetada até uma sensação de osso esmagado.
 
A técnica, possibilita não só a avaliação da intensidade e natureza do problema manifesto, bem como, através de ação apropriada, provocar um estímulo na região da debilidade ou dificuldade funcional existente. Assim, cada célula na região debilitada, mesmo distante, poderá reagir a estes estímulos e passará a trabalhar melhor para a própria manutenção.
Como resposta, haverá um aumento no poder de absorção de nutrientes, um favorecimento a limpeza intersticial e desobstrução dos impedimentos responsáveis pela enfermidade. Os estímulos dados nas terminações nervosas dos pés chegam ao cérebro por meio de canais aferentes, e são codificados e enviados aos órgãos, tecidos e células pelos canais eferentes, até as terminações nervosas celulares.