sexta-feira, 29 de março de 2013

PENSAMENTOS



... preste atenção nos sinais
não deixe que as loucuras do dia-a-dia
o deixem cego para a melhor coisa da vida:
O amor.
Carlos Drummond de Andrade



PENSAMENTOS

Tudo o que for flexível e fluente tende a crescer;
tudo o que for rígido e bloqueado definha e morre.
Tao Te Ching  

PENSAMENTOS

O que não enfrentamos em nós mesmos
encontraremos como destino.
Jung 






PENSAMENTOS

Viver é a coisa mais rara do mundo.
A maioria das pessoas não faz mais do que existir.
Oscar Wilde
 

Provérbio Indiano





As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.

Provérbio indiano

Provérbio Indiano


 
Onde reina o amor, o impossível pode ser alcançado.
Provérbio Indiano

Provérbio Indiano



A vitória do espírito origina-se da compreensão de que a vida não é o corpo, da mesma forma que a água não é o copo que a contém.

Provérbio indiano

Provérbio Indiano





 O que for a profundeza do teu ser,
Assim será o teu desejo.

O que for o teu desejo,
Assim será a tua vontade.

O que for a tua vontade,
Assim serão os teus atos.

O que forem os teus atos,
Assim será o teu destino.



Provérbio indiano



Quando falares, cuida para que tuas palavras sejam melhores que o silêncio.

Provérbio indiano 

O PODER DA ALMA



"A alma é uma coisa que a espada não pode ferir, o fogo não pode destruir, que as águas não podem maltratar, que o vento de meio-dia não pode secar."

O PERDÃO É UM CAMINHO DE AUTO-CURA E DE ELIMINAÇÃO DO CARMA


O PERDÃO E O AUTO PERDÃO NOS LIBERTA DO CARMA


EXERCÍCIO DE PERDÃO 

Perdoar e pedir perdão é o caminho para a cura e libertação do carma.

Faça o exercício sentado numa cadeira de espaldar ou sentado no chão apoiado na parede. Não faça o exercício deitado.

Inicie visualizando-se de pé no meio de uma sala toda iluminada com luzes de cor violeta. Mentalmente coloque as mãos com as palmas para cima e sinta que raios de cor violeta entram em você pelas mãos. Veja a sua frente a pessoa a quem você tem que pedir perdão e sinta que está atravessando essa pessoa com os raios que saem das suas mãos. Faça isto por alguns segundos. Tente sentir os raios tocando a pessoa. Agora, veja a sua frente alguém a quem você tem que perdoar. Repita o processo. Percorra e atravesse esta pessoa com raios violeta das suas mãos. Mentalize-se pedindo perdão por tudo, mesmo que você não lembre o porque ou quando a mágoa ou ressentimento se instalaram. Mantenha por alguns momentos esta mentalização.
Respire profundamente e volte ao seu estado normal.
Faça este exercício diariamente.
O perdão age como uma mágica para a libertação do carma.




AUTO PERDÃO 

Sente-se num lugar tranqüilo numa cadeira com espaldar para que a sua coluna fique em posição reta e imagine a sua frente uma chama de cor violeta. Veja a chama crescer. Seu tamanho aumenta até ser maior do que você.
Então, visualize-se pulando dentro desta chama.
O fogo violeta toca todo seu corpo sem queimar nem machucar. As chamas violeta transpassam e atravessam cada pedacinho do seu corpo por dentro e por fora.
Cada uma das suas células é tocada pelo fogo violeta que transmuta, transmuta, transmuta tudo que está velho, que já não serve mais. 




 












Assim, a chama violeta elimina suas crenças antigas e seus preconceitos; purifica seu coração do ódio, das mágoas, do sentimento de vingança.
E enquanto você se vê ardendo nesta chama, raios violeta descem em direção a sua cabeça e entrando em seu cérebro preparam o novo modelo de vida sem medos, inseguranças ou qualquer tipo de energia negativa.
Agora você está sendo percorrido pelo raio violeta que desperta um novo modelo de vida, de acordo com o momento do planeta e o seu próprio, que o prepara para viver melhor cada momento.
Sinta por alguns segundos o poder dos raios violeta, e terminando este exercício, respire fundo e volte ao seu estado consciente, abrindo e fechando os olhos calmamente.


EQUILIBRANDO A ENERGIA FÍSICA - MENTAL - EMOCIONAL

EXERCÍCIO PARA COMBATER O DESGASTE FÍSICO E ENERGETICO



EXERCÍCIO DA ESCADA PARA EQUILIBRAR OS CHACRAS
Faça quando se sentir cansado, desgastado, stressado.

Sente-se confortavelmente e concentre-se em sua respiração. Sinta cada ato de inspirar e expirar. Sinta-se tranqüilo e relaxado. Imagine que está saindo da sua casa indo em direção a um lugar que você goste muito no meio da natureza. Este é um lugar quase mágico para você. Mas para chegar a este lugar deverá passar por sete portais e abrir cada um deles. Respire fundo mais uma vez e veja-se frente ao primeiro portal, de cor vermelho intenso. No momento que você coloca sua mão para abri-lo o vermelho o inunda por completo. Você se sente vibrando todo em vermelho. Ao olhar para baixo pode ver que a luz vermelha vem do solo e entra pela planta dos pés.
Prossegue o caminho e chega ao segundo portal. Ao tocar para abri-lo, sua cor laranja o preenche todo. Sentindo-se e vendo-se uma intensa luz laranja você caminha em direção ao terceiro portal e ao tocá-lo, raios de luz amarelo-dourados o transformam num grande sol. Brilhando intensamente dirige-se ao quarto portal e ao se aproximar dele sua cor dourada se transforma num verde esmeralda que transforma cada pedacinho do seu corpo, por fora e por dentro, num foco de luz esverdeada. Encaminha-se ao quinto portal e ao encostar-se a ele, sua cor azul passa para você. Você se vê todo azul e sente sua respiração tranqüila. Segue o seu caminho e chega ao sexto portal, de cor índigo. Ao tocá-lo, a cor passa para você e transforma seu corpo com a luz dessa cor. Por fim chega ao último portal, de cor branco brilhante. Ao abri-lo, você percebe que todas as cores se transformaram numa só, branco transparente e intensamente brilhante. Ao atingir este último portal, abre-se a sua frente uma sala toda branca e no meio dela brilhando estão todas as outras cores.

A sensação de alegria é muito grande. A cada cor que o toca, você se sente renovado e energizado. Após alguns momentos você sente que deve voltar, mas agora os portais já estão todos abertos e sua alegria, segurança e calma o deixam preparado para viver bem cada momento da sua vida. Você vai embora, mas sabe que pode voltar e encontrar esta explosão positiva de cores todas as vezes que quiser. Respire fundo e encerre o exercício.

Propriedades terapêuticas e místicas da ágata...

O PODER DAS PEDRAS - ÁGATA

  Propriedades terapêuticas e místicas da ágata...


A ágata é conhecida por tonificar e fortalecer o corpo e mente e reforçar os efeitos das outras pedras da família do quartzo - principalmente o cristal claro -. É muito utilizada por:




  • Tonificar o músculo cardíaco



  • Estimular o sistema digestivo



  • Auxiliar o tratamento da próstata



  • Auxiliar durante a gestação



  • Agir como antídoto contra venenos



  • Possuir propriedade antipirética



  • Refrescar como a água



  • Difundir o senso de força e coragem



  • Conceder eloqüência



  • Aguçar a visão



  • Promover impulsos criativos



  • Fazer aflorar a personalidade



  • Iluminar a mente



  • Conceder autoconfiança



  • Favorecer o equilíbrio físico e mental



  • Atrair heranças e riquezas



  • Servir de escudo contra a inveja



Cada variedade de ágata possui propriedades particulares que lhe são inerentes o que faz, portanto, que sejam indicadas para aplicações bem particulares:


Ágata Azul – Laço Azul




É curativa, anestésica, protetora e vitalizadora. Possui o poder de absorver e dissipar a energia negativa. Nutre os intestinos materno e ajuda na lactação. A água desta pedra proporciona o sono profundo, protege contra pesadelos e espanta visões noturnas.

Ágata Branco- Leitosa





É energética e possui o poder de renovar as forças vitais. Transmite paz e fé aos que a usam e os auxiliam a superar momentos de transição de uma idade para a outra.

Ágata Botswana



É protetora natural do sistema respiratório e traz equilíbrio emocional. Auxilia no processo antitabagista. Simboliza sorte, fortuna e protege a propriedade contra ladrões.

Ágata Cornalina




É um tônico sexual e orgânico e possui propriedades curativas. Protege a mãe e o recém nascido. Por tê-la como a pedra da sorte os árabes a utilizam para nela escreverem o nome de Alá. Possui a capacidade de transmitir segurança. Traz compreensão da vida e suas diferenças auxiliando no auto controle diante de desafios e situações difíceis, além de auxiliar no convívio com pessoas muito diferentes.


Ágata Lilás e/ou Roxa





Traz proteção e carisma pessoal e prosperidade e aumenta a sensibilidade e a espiritualidade.


Ágata Marrom- Alaranjada





É a pedra da flexibilidade. Ideal para os que desejam implementar mudanças radicais.
Ágata Musgosa


Possui alto valor curativo. É muito difundida por tonificar e revigorar o corpo, beneficiar o sistema circulatório, combater a hiperglicemia e restaurar o equilíbrio mental harmonizando as atividades entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. Aumentar a vitalidade e combater a depressão. É o talismã natural do botânico, do jardineiro, do agricultor e do apicultor.


Ágata Vermelha

É curativa, protetora de mães e nascituros e ativadora sexual e orgânica. Auxilia na saída dos processos letárgicos e no tratamento de doenças lombares e do aparelho reprodutor – como infertilidade e impotência -. Estimula a concentração, a curiosidade e a iniciativa.

RECONHECENDO OS PRÓPRIOS SENTIMENTOS

Inteligência Emocional, o que é?

Inteligência Emocional é uma das áreas do desenvolvimento pessoal que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles para estabelecer relacionamentos pessoais, sociais e profissionais de excelência.

Para uma grande maioria das pessoas, a inteligência emocional (QE) é mais importante para alcançar felicidade pessoal e sucesso profissional do que a inteligência mental(QI). O nosso sucesso pessoal e o sucesso da profissional hoje em dia dependem muito de nossa capacidade de ter percepção de sinais subtis manifestados pelas outras pessoas e saber reagir com sabedoria e adequadamente a eles. Assim, é muito importante que cada um de nós possa desenvolver as competências de inteligência emocional e maturidade comportamental e comunicacional necessárias para melhor compreender o mundo exterior, e conseguir captar a empatia necessária para saber chegar às outras pessoas com a subtileza necessária e assim obter bons resultados comunicaçionais e emocionais.
“A inteligência emocional é o nível de sua capacidade de entender outras pessoas, o que os motiva e como trabalhar cooperativamente com elas”, afirma Howard Gardner, um teórico da Harvard.

Inteligência Emocional (QE) é dividida em 5 tópicos:

1. – Conhecimento de si mesmo. A capacidade de reconhecer as emoções, quando se manifestão, esta é a chave para uma boa inteligencia emocional. Desenvolver o auto-conhecimento exige a consciência e a sintonia da pessoa com os seus próprios sentimentos mais verdadeiros. Ao avaliar as emoções, torna-se possivel gerenciá-las. Os principais elementos de auto-conhecimento são:
consciência emocional. Sua capacidade de reconhecer as próprias emoções e seus efeitos.
A auto-confiança. Firmeza sobre a sua auto-estima e capacidades.
2. Auto-controle emocional. Muitas temos pouco controle sobre o tipo de emoções que vivênciamos. No entanto, é possível determinar quanto tempo dura uma emoção através de uma série de técnicas para libertação emocional e assim aliviar as emoções negativas, como raiva, ansiedade ou depressão. Algumas dessas técnicas incluem a reformulação de uma situação de uma luz mais positiva, tendo uma longa caminhada e meditação ou oração. -Auto-regulação envolve:
  • Auto-controle
  • Confiabilidade
  • Consciência, assumir a responsabilidade por seu próprio desempenho.
  • Adaptabilidade, manipulação de mudança com flexibilidade.
  • Inovação, estar aberto a novas idéias.
3. Auto-Motivação, é importante uma pessoa saber motivar-se para qualquer realização que requer objectivos claros e uma atitude positiva. Embora possamos ter uma predisposição para o impulsionamento de atitudes negativas, podemos, com dedicação e prática de aprender a pensar mais positivamente. Ao estar atentos podemos usar os pensamentos negativos que ocorrem, e reconstruí-los em termos mais positivos, esta será uma atitutde que irá ajudar-nos a alcançar os nossos objectivos.
4. Empatia, representa a capacidade de reconhecer como as pessoas se sentem e criar uma ligação de simpatia perante os outros, este ponto é essencial para o sucesso em sua vida e carreira. Este é um ponto chave que representa um ponto forte numa pessoa com consciência da sua inteligência emocional.
5. Habilidades sociais, o desenvolvimento das habilidades interpessoais são de igual modo fundamental para o sucesso em sua vida e carreira. Também, “as habilidades das pessoas” são ainda mais importantes agora, porque é importante ter uma alta Inteligencia Emocional para melhor compreender, ter empatia e negociar com os outros.
Estes são as chaves básicas que definem a Inteligência Emocional, uma formula fundamental para que seja possível estabelecer uma vida equilibrada e manter relacionamentos inter e intra pessoais equilibrados e saudáveis que resultarão em realização pessoal e consequentemente profissional.















A MOTIVAÇÃO PESSOAL NOS LEVA A SUPERAÇÃO DOS MEDOS

AUTO-MOTIVAÇÃO




















Auto-Motivação

Permanecer em constante auto-motivação é um enorme desafio para uma grande parte das pessoas – sem auto-motivação, a nossa mente é constantemente assaltada por pensamentos negativos e somos também invadidos com pensamentos e ideias de grande incerteza e ansiedade sobre o nosso futuro. É comum enfrentarmos dúvidas existenciais que podem ser uma das causas da depressão. O que contrói a pessoa bem bem-sucedida é o facto de ela acreditar na sua auto-motivação e capacidade de seguir em frente, e de utilizar todos os desafios como um trampolim para a sabedoria. A pessoa com auto-motivação é aquela que mantém sempre presente na sua mente as situações onde foi bem sucedida e mantém-se alheia à invasão dos pensamentos de perdedora. Para uma pessoa se auto-motivar precisa ter um profundo Auto-conhecimento e saber se Auto-Valorizar, procurando dentro de si o que a move e a faz sorrir com o olhar.
Não há soluções simples para a falta de motivação no entanto um trabalho constante de desenvolvimento pessoal é uma grande ajuda. Mesmo depois de resolvermos um desafio, outro problema reaparece ao primeiro sinal de fracasso. A chave é compreender seus pensamentos e como eles conduzem suas emoções. Aprendendo a cultivar pensamentos motivadores, neutralizar os negativos, e manter-se focado na tarefa que tem em mãos.

Razões para perdermos  a Motivação

Existem três razões principais perdemos a motivação:

Falta de Confiança (baixa auto-estima) – Se a pessoa não acredita que pode ter sucesso, precisa saber qual o ponto a tentar?

Falta de Foco – Se a pessoa não sabe o que quer, você quer realmente alguma coisa?

Falta de Direcção – Se não sabe o que fazer, como pode estar motivado a fazê-lo?

A Auto-Motivação é que trás o sentido à nossa existência, a permanente descoberta interior de quais são os acontecimentos, situações e pessoas que despertam em nós o motor da vida e nos mantêm sempre com um fogo interno. Também saber libertar tudo o que nos aprisiona e deixar ir é uma fonte de liberdade que nos torna mais disponíveis para o que realmente tem valor e é essencial na nossa vida. A Auto-motivação é uma descoberta diária de quem somos, do que queremos e onde queremos estar.




Motivação Pessoal

Motivação pessoal é uma forma de gerar impulsos de iniciativa na acção que criam motivação e entusiasmo na vida de uma pessoa. A motivação pessoal é fundamental para quem deseja manter uma vida equilibrada e de sucesso seja nos relacionamentos, seja na profissão e na vida em geral. Dada a importância óbvia da motivação pessoal seria de esperar que cada pessoa tivesse desenvolvida a habilidade de auto-motivação? Infelizmente não é assim tão comum haver uma auto-responsabilização das pessoas no que diz respeito à auto-motivação.

A motivação pessoal é comum em pessoas que encaram o sucesso de sua vida está em suas mãos

Algumas pessoas podem ser naturalmente mais auto-motivadas do que outras pelos mais diversos factores. As pessoas mais auto-motivadas podem ter sido influenciadas por ambientes onde a auto-motivação foi incentivada e promovida ou então podem ter sido tão desafiados e “questionados” negativamente pela vida ao ponto de começarem a acreditar  que a sua motivação apenas pode depender de si e nunca de factores externos e assim desenvolver essas habilidades de motivação pessoal ao extremo e mover-se na vida apenas contando com as suas habilidades.


Motivação pessoal – em  10 estratégias

  1. Não sobrevalorizar os próprios erros, esta é uma formula muito importante para aprender novas formas de ser, agir, estar e pensar,  adquire-se  a sabedoria da experiencia através da tentativa e erro. Quem não se permite errar, não se permite “crescer” e evoluir. Uma pessoa sem medo de errar, tenta fazer o seu melhor, no entanto permite-se errar  e com essa experiência de vida e sabedoria terá mais facilidade em conquistar a motivação pessoal por estar consciente do caminho que quer seguir.
  2. Aprender a sentir-nos felizes com a nossa vida, aceitando os desafios como fontes de crescimento, no entanto tentar sempre seguir caminhos, vivências, relacionamentos que a realizem. E se caso não nos sentirmos felizes, devemos iniciar ”AGORA” um processo de auto-responsabilização pelas decisões que tomamos “AGORA”, para que a vida amanhã corresponda cada vez mais ao que aspiramos e desejamos. A Felicidade, o entusiasmo e motivação geram mais energia positiva dentro de nós e ajudam a continuar a seguir os caminhos do preenchimento interno e da realização. Esta energia é importante para nos manter mais optimistas, entusiasmados com a nossa vida e que se traduz numa fonte de motivação pessoal.
  3. Sair da sua zona de conforto, não nos devemos limitar nos nossos objectivos e sonhos. É preciso aprender a entrar em um ambiente desconhecido para explorar melhor as oportunidades que estes ambientes tem para nos oferecer. Não basta ficar com as mesmas pessoas, mesmos lugares, habilidades ou trabalho. É essencial que se explorem coisas novas que vão reforçar a sua capacidade de alcançar seus objetivos e mantê-lo a permanecer motivado.
  4. Pensar o impensável, manter sempre os nossos sonhos como um objectivo alcançável. Nada nos pode parar de pensar em metas desejamos alcançar. É importante sonhar alto, a fim de definir metas elevadas. Tudo na vida começa com um sonho e todos os empreendedores de sucesso começaram as suas realizações com um simples sonho.
  5. Ler e ouvir sobre matérias de inspiração que possam criar entusiasmo e ajudar a fazer o caminho em direcção aos objectivos. É muito importante investir tempo a ler livros motivacionais  ver vídeos inspiradores de lideres motivacionais. Todas estas fontes, podem servir de inspiração e de motivação pessoal para traçar o nosso próprio caminho e assim trazer entusiasmo e energia para trabalhar arduamente para alcançar os nossos objectivos.
  6. Enfrentar e resolver os desafios (problemas) em vez de fugir. Nossa viagem para um destino de sonho e de sucesso apresenta inevitavelmente alguns obstáculos e dificuldades no entanto não nos devemos deixar ficar na sombra dos obstáculos mas sim com o olho no objectivo . Este foco no objectivo aumenta a motivação pessoal e ajuda que a pessoa não se perca quando enfrentar situações difíceis em sua busca para alcançar seus sonhos. As Frustrações e contrariedades fazem parte naturalmente do caminho para um empreendimento de sucesso.
  7. Apreciar cada momento da vida como uma aprendizagem essencial na estruturação interior do ser. Pensar no que sua vida é realmente a partir de “AGORA”. Apreciar o que cada momento representa e como podemos liderar o nosso tempo de forma a construir diariamente algo que vá em direcção aos nossos sonhos. Estar sempre a pensar sobre o passado, sonhando com o futuro não nós leva a lugar nenhum. Apreciar as nossas condições actuais faz  ajuda a perceber as necessidades para avançar em para atingir seus objectivos.
  8. Terminar sempre o que se começou, não é boa estratégia deixar o que se começa a meio, independentemente do resultado final. Acabar sempre o que inicia ajuda-nos a criar um sentido de responsabilização que gera motivação pessoal.
  9. É essencial enfrentar os desafios um a um sem entrar em stress. É comum Encontrarmos desafios a cada instante, no entanto é importante sabermos manter a cabeça fria. Os desafios surgem a cada instante, no entanto devemos ocupar-nos mentalmente de desafio de cada vez sem entrar em dramas e stress. À medida que os desafios surgem e acumulam sem ser resolvidos, começa a surgir um sentimento de falta de motivação para depois enfrentá-los todos ao mesmo tempo e finalmente não se consegue concluir nada e ainda se pode entrar em angustia com toda a confusão mental e preocupações acumuladas.
  10. Preocupar-nos menos com o que as pessoas dizem e com o impacto que causamos nos outros. O importante não é o que os outros pensam ou dizem, mas sim o que decidimos acreditar sobre nós mesmos. O que importa é a intenção que colocamos nas coisas que fazemos e o modo como as fazemos. A interpretação dos outros sobre nós revela apenas quem essas pessoas são, e que nos avaliam consoante as suas vivências.  Manter uma grande distancia da negatividade dos que nos rodeiam é um excelente segredo para manter a motivação pessoal e nos mantermos focados nos nossos objectivos de vida.
Naturalmente, esta lista de dicas para a motivação pessoal pode ser imensamente alargada, no entanto ficam aqui apenas algumas dicas de como nos podemos focar nos nossos objectivos e nos nossos sonhos e tentar caminhar dia a dia em direcção a eles. Para se incutir e desenvolver a motivação pessoal é preciso realmente compreender e tomar as decisões e ter as respectivas acções adequadas para nos ajudar a caminhar  em direcção ao sucesso e à conquista das realizações pessoais.

SUPERANDO O MEDO DE AMAR

MEDO DE AMAR




















Como libertar o medo de Amar??
O medo de amar é um dos medos mais comuns no ser humano no entanto não é um medo consciente na maioria das pessoas e resulta de muitos bloqueios emocionais e ausência de auto-estima. O amor nas relações afectivas e amorosas é visto, por muitos, como um sentimento que origina vivências muito desafiadoras, no entanto também promove um enorme crescimento emocional quando vivido de uma forma consciente. Desejar vivenciar o amor na sua plenitude é algo desejado por todos e evitado por mesmo muitos. A palavra “Amor”, pela sua banalização, é uma palavra que pode não expressar verdadeiramente o sentido e significado da essência pura do amor, por isso é natural que o medo do amor possa manifestar-se e desenvolver-se em qualquer pessoa que tenha associações sequênciais desafiadoras relativamente aos seus relacionamentos amorosos. É, assim, muito importante ter consciência dos medos e dúvidas, e saber como libertar para perder o medo de amar.

Amor verdadeiro

O amor verdadeiro revela-se apenas nos relacionamentos que estejam estruturados sobre uma base de confiança mutua e entrega total na sua essência, na falta desta estrutura surge o medo de amar. A confiança e a entrega total, está associada por muitos de nós, a sofrimento e abusos de confiança. Abrirmos o nosso coração ao outro e expormos todas as nossas fragilidades para as trabalharmos em conjunto é um desafio muito forte que só pode ser realizado com alguém que faz a mesma entrega e ao mesmo nível. É importante que, quem nos acompanhe na vida, use as nossas fragilidades, apenas, como uma forma de chegar ao nosso coração, não as julgar e não as usar como armas de ataque ou até mesmo de defesa. Ao usarmos as fragilidades do outro como uma forma de gerar confiança, e como uma forma de ajuda mutua cria-se um elo de ligação extremamente forte entre duas pessoas, que começam aos poucos a acreditar que o outro está ali apenas para ajudar. O medo de amar surge pela forma oposta de agir, as fragilidades são, por muitos de nós, utilizadas  como uma arma nos momentos em que nos sentimos ameaçados e agredidos, então vamos criando associações negativas relativamente aos relacionamentos amorosos, que passam a ser ameaças em vez de ser uma plataforma de amor, equilíbrio e estabilidade.

Sombras do passado

É mais comum do que o que se possa pensar, a existência de pessoas que tem medo de amar e de se entregar, e que desenvolvem aos poucos um medo excessivo de se apaixonar e de se entregar a um amor genuíno. Muitas vezes este medo de amar nasce logo nos primeiros anos de vida, onde a criança vivencia situações ameaçadores, no ambiente familiar, onde supostamente devia ser amada e nutrida. Começando logo desde muito pequena a desconfiar dos que estão mais próximos e a criar mecanismos de defesa, visto que as pessoas que mais amor deviam dar são as que mais perigo representam. Seja qual for o caso, e independentemente das suas experiências passadas que podem ter causado esse medo, podemos decidir “AGORA” aos poucos transformar positivamente todas estas vivências e experiências e libertar as emocoes negativas que nos fazem ter medo de nos entregarmos ao outro e que nos fazem ter medo de amar.

Como Libertar o medo de amar

1 – Tentar descobrir porque realmente está com medo de amar . A falta de auto-estima e acreditar que não se merece ser feliz, é muitas vezes uma crença neurológica que impede a pessoa aceitar que alguém que está interessada em si e se aproxime. O facto de ter tido pessoas que, supostamente a amavam, a magoaram muito cria associações negativas ao amor. Ao permitir que novas situações amorosas se desenrolem, estando atenta aos medos, pode ser uma forma de a pessoa trabalhar o medo de se entregar. Talvez a pessoa ache que a sua entrega ao outro a faz perder o controlo da sua vida, assim o medo de amar pode ser um impedimento “neurológico” à vivencia de uma vida amorosa feliz e equilibrada.

2 – Identificar uma causa para o seu medo, fazer uma viagem mental pela sua vida até à infância e recordar todas as experiências e vivências com pessoas que lhe eram próximas e que de alguma forma representaram uma ameaça. Situações que a tornaram uma pessoa fria, distante e com muitas defesas e desconfianças perante os que se aproximam de si emocionalmente. Esta viagem pode ser dolorosa por voltar a recordar vivências que magoam muito, no entanto é necessário libertar este peso do passado, pensar nas pessoas que a magoaram como pessoas limitadas que não são conscientes. É importante aceitarmos que os outros são limitados (tal como nós também temos as nossas limitações) mas não precisamos carregar este peso nas nossas costas. Aceitar as limitações dos outros não significa que estamos a aprovar a sua forma de ser, viver e pensar mas sim que aceitamos distanciar-nos do que nos faz mal e do que nos magoa muito para assim podermos atrair pessoas, vivências e experiências que nos preenchem e nos fazem felizes. Estabelecer ligação permanente com a dor do passado significa que estamos focados nessa dor e não na necessidade de amar e ser feliz. estar focados no que não queremos atrai o que não queremos, devemos assim forcar-nos no que queremos e precisamos para sermos pessoas felizes
completas.

3 – Descobrir o que aprendemos com as experiência dolorosas, ao invés de nos culparmos e nos prejudicarmos por algo que já não passa de uma memória. Ao permitirmos que alguém se aproxime de nós, é importante que haja abertura da nossa parte também, caso haja também empatia e interesse pela pessoa que se está a aproximar. Ao dar-mos alguma abertura à pessoa, estamos a alimentar uma necessidade de amar muito importante e estamos também a permitir que os nossos medos, emoções sobre o medo de amar se vão manifestando para assim os podermos ir resolvendo aos poucos. É normal que hajam avanços e recuos, dúvidas e medos, no entanto é importante questionarmos o nosso coração se ele acredita que aquela pessoa vale a pena, mas o mais importante é aceitarmos que toda a experiência, por mais dolorosa inicialmente é antes de tudo uma oportunidade preciosa para desenterrar todos os medos e pânicos que vivem a assombrar todos os nossos relacionamentos. Então vale sempre a pena abrir-nos pelo menos um pouco de cada vez, porque senão adiamos a nossa felicidade e necessidade de amar para quando???? Contaminada por um passado que já não faz qualquer sentido existir dentro de nós porque não serve para nada para além de nos contaminar todo o tipo de relacionamentos, para sermos desconfiados, fechados, amargos e assim por diante. É preciso confiar, e estar atento, muito atento porque possivelmente esta abertura vai mexer com o lixo emocional, no entanto é necessário observar se, quem se esta a aproximar de nós se interessa verdadeiramente por quem somos, e se quer, realmente, o nosso bem e se assim for devemos tentar não passar o peso do nosso passado sobre as costas da outra pessoa, sob pena de a estarmos a criar um distanciamento e provavelmente a criar sentimentos de rejeição também na outra pessoa.

Libertação de padrões

Estes são muitas vezes processos muito delicados, que podem requerer uma ajuda externa, visto que muitas vezes confundimos as vivencias do agora com dores que vivem enraizadas no nosso subconsciente profundo. Não entendemos que os pânicos que surgem agora, são apenas causados por um “tocar no interruptor” de algo que já la está. Então o problema não é o que a pessoa faz agora, mas sim no que ela inconscientemente toca e não se apercebe de qual a dimensão da ferida que está já por trás de atitudes aparentemente inofensivas. O medo de amar é algo que pode ser libertado, se a pessoa estiver aberta a iniciar um processo de auto-ajuda, e auto-responsabilização, ou terapia cognitivo-comportamental, para assim curar emoções e conquistar uma vida livre e repleta de amor e felicidade.