sexta-feira, 12 de abril de 2013

COMBATENDO A DEPRESSÃO - A DEPRESSÃO a falta de energia - vitaminas

A DEPRESSÃO a falta de energia - vitaminas




A DEPRESSÃO E  FALTA DE ENERGIA - VITAMINAS

Nem tudo é coisa da sua cabeça! Mas a maior parte (do cansaço) pode resultar de sentimentos de melancolia, desânimo, tristeza e depressão.
Pode esgotar suas reservas energéticas. A depressão pode perturbar sua rotina, causando problemas de sono, fadiga do corpo e da mente, diminuição da capacidade de concentração, alterações de apetite e muitos outros sintomas.
A Depressão É a Causa do Seu Cansaço?
Todos ficam desanimados às vezes. Na verdade, sentimentos transitórios de tristeza e desânimo são perfeitamente normais, especialmente durante épocas particularmente difíceis. Mas se você não conseguir “sair dessa” ou superar esses sentimentos em duas semanas, talvez o seu caso seja um caso triste de depressão. Além dos sintomas de fadiga, você pode ter sentimentos de tristeza, desalento, desesperança e irritabilidade.
VOCÊ ESTÁ DEPRIMIDO?
A lista a seguir, elaborada pela Associação Norte-Americana de Psiquiatria, pode ajudá-lo a avaliar se o seu caso é de depressão grave:
• Mudança notável de apetite, com perda ou ganho significativo de peso, sem dieta.
• Mudança notável dos padrões de sono, por exemplo, sono intermitente, incapacidade de dormir ou excesso de sono.
• Perda de interesse e prazer nas atividades antes apreciadas.
• Perda de energia, fadiga persistente.
• Sensação de inutilidade.
• Sentimentos persistentes de desesperança.
• Sentimento impróprio de culpa.
• Incapacidade de concentração ou raciocínio, indecisão.
• Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, desejo de morrer ou tentativa de suicídio.
• Perturbações de raciocínio, um sintoma desenvolvido por algumas pessoas severamente deprimidas.

Você Não É o Único.
Anualmente, pelo menos dez milhões de pessoas sofrem de depressão clínica frequentemente durante seus anos mais produtivos. Com os novos conhecimentos de cura nutricional, você não precisa se sentir deprimido ou fatigado. Há esperança e solução para este problema.
SUAS EMOÇÕES E NUTRIÇÃO: CAUSA E CURA PARA A DEPRESSÃO
O descontrole das emoções perturba a química cerebral, afetando os sinais químicos entre as terminações nervosas do cérebro. Esses neurotransmissores são influenciados por suas ondas cerebrais. O processo de transmissão é assistido por eletrólitos, neuro-hormônios, aminas biogênicas, norepinefrina, serotonina, dopamina e acetilcolina, juntamente com muitos outros transmissores.
Algumas pessoas deprimidas mostram um excesso de um ou mais desses neurotransmissores, enquanto outras mostram uma deficiência. Uma quantidade excessiva ou insuficiente pode causar variações de humor do tipo fadiga-depressão. Por exemplo, os eletrólitos — minerais orgânicos como sódio, magnésio, cálcio e potássio — participam diretamente da neurotransmissão; portanto, desequilíbrios ou problemas nutricionais nos eletrólitos foram correlacionados a determinados tipos de depressão.
Quando você está sujeito a situações de estresse ou pensamentos negativos, perturbado pelo “desânimo” ou se sentindo aborrecido, sozinho ou cansado, suas ondas cerebrais causam distúrbios na neurotransmissão e você fica vulnerável a variações de humor.
MELHORE O MAU HUMOR COM NUTRIÇÃO
Em algumas situações, as deficiências nutricionais podem resultar em distúrbios da química cerebral e subsequente depressão provocada pela fadiga. E possível se sentir “deprimido hoje” e “animado amanhã” com o uso da nutrição? Bastante possível, pois você estará alimentando seu cérebro com os nutrientes necessários para ajudá-lo a corrigir os desequilíbrios responsáveis pelo pensamento negativo.
O Dr. Brian L. G. Morgan do Instituto de Nutrição Humana da Columbia University, na cidade de Nova York, afirma: “Há duas explicações bastante populares para o sentimento de tristeza, desejo de isolamento ou letargia, característico da depressão. Ambas têm a ver com os níveis de neurotransmissores ou mensageiros químicos no cérebro.”
“Uma teoria atribui a depressão a níveis reduzidos de um desses mensageiros, chamado serotonina, e a outra a níveis reduzidos de outro mensageiro, chamado norepinefrina.”
“Deficiências das vitaminas B1, B6, C e A, bem como de ácido fólico, niacina, cobre, magnésio e ferro, podem causar depressão, afetando o metabolismo de serotonina e norepinefrina.”
“E possível aumentar os níveis cerebrais de norepinefrina através da ingestão de suplementos de tirosina e fenilalanina, que são convertidas em norepinefrina no cérebro. O mesmo ocorre com o triptofano, que gera serotonina, e é possível elevar os níveis cerebrais de serotonina ingerindo quantidades suficientes de triptofano.”
“Tanto a tirosina quanto o triptofano mostraram resultados impressionantes no tratamento da depressão unipolar, que causa variações de humor—do humor normal e bem ajustado a um período de desânimo, tristeza e letargia. Entretanto, essas substâncias não têm valor no tratamento da depressão bipolar, na qual as variações de humor vão da euforia irracional à depressão total.”
SEIS ETAPAS NUTRICIONAIS PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO CAUSADORA DE FADIGA
O Dr. Morgan oferece as seguintes sugestões:
1. Sua alimentação deve fornecer quantidades adequadas de cálcio e proteínas.
2. Fique atento a deficiências de vitaminas Bi, B6, C e A; ácido fólico; niacina; cobre; magnésio e ferro.
3. Se você tem uma queda especial por carboidratos, adote uma dieta. rica em carboidratos suplementada com 500 a 1.000 miligramas de L-triptofano tomados três vezes ao dia com suco.
4. Se você se sente letárgico e deprimido e não liga muito para carboidratos, tome 1 grama (1.000 miligramas) de tirosina três vezes ao dia às refeições.
5. Se você está tomando inibidores da monoamina-oxidase (inibidores da MAO), certifique-se de fazer uma alimentação restrita em tiamina. Evite, por exemplo, queijo curado, nozes, banana, cerveja, chocolate e laticínios em cultura.
6. Se está tomando antidepressivos, controle muito bem seu peso.
O Dr. Morgan oferece um programa nutricional resumido: ‘Por uma questão de segurança, qualquer pessoa que sofra de depressão deve tomar uma vez ao dia um suplemento vitamínico contendo as doses recomendadas de vitaminas e minerais. Frequentemente, a causa do problema são as vitaminas do complexo B e a ingestão de um suplemento uma vez ao dia corrigirá qualquer deficiência de vitaminas do complexo B.”
A VITAMINA QUE REDUZ A DEPRESSÃO E PROMOVE ENERGIA
Em muitas situações, uma vitamina ajuda a melhorar a depressão e atua como um energético emocional rápido. Em especial, a vitamina B6, ou piridoxina, é reconhecida como detentora desses poderes, segundo Alan Gaby, M.D., que pratica medicina familiar com ênfase nutricional em Baltimore, Maryland, e é autor de B6, The Natural Healer.
Ele afirma:
“O metabolismo cerebral é extremamente complexo. Muitas moléculas diferentes encontradas no cérebro afetam sabidamente o humor e o comportamento, e suas interações são complicadas e mal compreendidas.
 O metabolismo cerebral pode apresentar um número incontável de problemas, qualquer um deles pode provocar depressão. Algumas dessas anormalidades e a depressão produzida por elas podem ser corrigidas pela vitamina B6.”
O Dr. Gaby observa que uma deficiência de moléculas de neurotransmissores pode causar depressão. Esses neurotransmissores (serotonina e norepinefrina, por exemplo) afetam o humor, o comportamento e o raciocínio.
 “Uma deficiência pode ocorrer de várias formas diferentes: o cérebro pode não estar fabricando quantidades adequadas dessas moléculas; as enzimas que desmembram os neurotransmissores podem estar hiperativas ou o neurônio na extremidade receptora pode ter perdido a capacidade de responder à mensagem química. Isso pode trazer problemas de fadiga causada pela depressão.
A Vitamina Ajuda a Melhorar o Humor
O Dr. Gaby acredita que a vitamina B6 ajuda a melhorar o equilíbrio dos neurotransmissores e, portanto, “melhorar o humor”, ajudando a aumentar a energia.
O Dr. Gaby explica que é mais racional tratar os pacientes deprimidos através dos próprios neurotransmissores. Em alguns casos, “o triptofano e a tirosina realmente têm atividade antidepressora.
Em alguns casos, o triptofano funcionou tão bem quanto o antidepressivo tricíclico imipramina. Em alguns poucos casos, descobriu-se que a tirosina pode ser eficaz mesmo depois que as drogas padrão falharam”.
As boas novas são: “A vitamina B6 é o co-fator para as enzimas que convertem o triptofano em serotonina e a tirosina em norepinefrina. Presumivelmente, uma deficiência de B6 poderia levar à depressão, prejudicando a produção de aminas cerebrais a partir de seus precursores. Como prova do que digo, os suplementos de vitamina B6 poderiam afetar favoravelmente alguns casos de depressão, elevando os níveis desses neurotransmissores.”
“Existe uma boa documentação de que altas doses de B6 não só elevam os níveissanguíneosde serotonina em crianças hiperativas, como também, em alguns casos, eliminam seus sintomas.”
VOCÊ PRECISA DE MAIS FERRO?
Casos graves de anemia ferropriva podem provocar cansaço crônico, depressão e sentimentos de indiferença e letargia. Até mesmo uma anemia branda poderia provocar cansaço. Este é um problema das mulheres em idade reprodutiva, mas a condição também é observada em mulheres mais velhas. Peça ao seu médico um teste de hemoglobina e verifique a necessidade do aumento da ingestão de ferro.
ENERGIZE-SE, ACABE COM A DEPRESSÃO COM CARBOIDRATOS
Judith Wurtman, Ph.D., pesquisadora de nutrição no Massachusetts Institute of Technology, acredita que uma alimentação rica em carboidratos complexos aumenta os níveis de serotonina, ajudando a aumentar a energia e acabar com a depressão.
Atenção para a Combinação Correta
Se você sempre consome carboidratos complexos — arroz, pão e cereais — junto com proteínas, talvez não consiga aumentar sua energia. A Dra. Wurtman especula: “Isso ocorre porque os aminoácidos das proteínas impedem a chegada do triptofano ao cérebro. E o triptofano é essencial para produção de serotonina, a substância química cerebral que mantém a estabilidade do nosso humor.”
A Dra. Wurtman acredita que, quando consumidos isoladamente, os carboidratos complexos aumentam a produção de serotonina no cérebro, ajudando-o a desfrutar de uma energização e acabando com a depressão e a fadiga.
O Plano Energético da Doutora Wurtman
A Dra. Wurtman recomenda o consumo diário de pelo menos uma refeição rica em carboidratos complexos, com pouca ou nenhuma proteína. Arroz integral, batata e massa pura são boas opções.
COMO OS ALIMENTOS DO  DIA-A-DIA PODEM ACABAR COM
 A DEPRESSÃO... E AUMENTAR A ENERGIA
James F. Balch, M.D., de Greenfield, Indiana, e autor de Prescription for Nutritional Healing, concorda que a depressão começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa o humor...
Descobriu-se que os alimentos influenciam muito o comportamento cerebral. Ele oferece os seguintes remédios que utilizam alimentos consumidos no dia-adia (e também evitam alguns deles) para ajudar a acabar com a depressão e aumentar a energia:
Evite alimentos ricos em gorduras saturadas; o consumo de carne de porco ou frituras, como hambúrgueres ou batatas fritas, provoca preguiça, lentidão de raciocínio e fadiga.
 Perigo: “As gorduras inibem a síntese de neurotransmissores pelo cérebro, aumentando a aderência das células do sangue e fazendo com que se aglomerem, resultando em má circulação, especialmente no cérebro.”
Uma dieta de vegetais crus, com soja e seus subprodutos, é importante. As dietas muito pobres em carboidratos complexos podem causar depleção de serotonina e depressão.
A tirosina também é necessária para o funcionamento do cérebro. Este aminoácido pode ser benéfico para pessoas sujeitas a estresse intenso e prolongado. Portanto, o estresse incontrolável pode ser evitado ou revertido pela obtenção desse aminoácido essencial através da dieta.
4. O cromo (mineral-traço) ajuda a mobilizar as gorduras para obtenção de energia. Recomenda-se aproximadamente 300 microgramas diários.
5. A vitamina B6 (piridoxina) é necessária para o funcionamento normal do cérebro. São recomendados cerca de 50 miligramas, três
vezes ao dia.
6. A vitamina C, combinada à rutina,  estimula a função imunológica, ajuda a aumentar a energia e abrandar e eliminar a depressão.
7. a Vitamina B5 (ácido pantotênico) é uma vitamina “antisestresse” que pode ajudar na depressão. Carlson Wade  

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

O CORPO FALA - MANTENDO O EQUILIBRIO DO FÍGADO E VESÍCULA BILIAR

Ervas , frutas para o FÍGADO,e para a VESÍCULA BILIAR


 
"Ervas , frutas para o Fígado, e para  VESÍCULA BILIAR"
Na astrologia  o fígado está relacionado com o signo de Sagitário. Júpiter governa a glândula pituitária e o fígado.
 
 
 
O fígado (sede da Raiva) na medicina chinesa está associado à irritabilidade e a raiva  e o desequilíbrio resulta em dor menstrual, dor de cabeça, enxaqueca,  vermelhidão no rosto e nos  olhos, tontura e boca seca. De acordo com a teoria dos Cinco Elementos, a raiva e outras emoções relacionados, tais como ressentimento, mágoa,  desejos não realizados, frustração, etc, são atribuídos ao fígado. Na medicina chinesa a saúde física e emocional estão intimamente ligados.Tensão tristeza, nervoso e raiva, preocupação, medo, e excesso de trabalho são cada associado a um determinado órgão do corpo. 
Fígado regula a secreção biliar, e está ligado com os tendões, unhas, e os olhos (conjuntivite, olhos secos, cegueira noturna). A distensão da mama, dor menstrual, irritabilidade durante a menstruação devem ser tratados com certas ervas. Se fígado está funcionando bem, e seu Qi está fluindo sem problemas, o estado emocional vai ser equilibrado, e "relaxado" ou "livre e fácil".  Se  a raiva, o ressentimento, mágoa estão reprimidos, estes podem congestionar o funcionamento do fígado e da vesícula  e os sintomas aparecem no corpo físico.

CÁLCULOS BILIARES
Compostos de bile (secretada pelo fígado para quebrar as moléculas de gordura e possibilitar a digestão) e de depósitos de colesterol ou de cálcio existentes no fígado ou na vesícula, os cálculos biliares podem ser minúsculos como um grão de areia ou grandes como um ovo. Na maioria das vezes as pedras são eliminadas sem que a pessoa perceba. Causam dor quando ficam alojadas nas vias que ligam a vesícula ao fígado, ao pâncreas e ao intestino.
 A obstrução causará uma crise repentina, resultando em inflamação, náusea, vômitos e forte dor na parte superior do abdômen, que pode se irradiar muitas vezes até o ombro direito ou as costas. As pessoas mais suscetíveis aos cálculos biliares são aquelas que têm excesso de peso ou diabete ou as mulheres que já tiveram filhos — embora eu conheça pessoas que não se classificam em nenhuma dessas categorias e, mesmo assim, os tiveram.
A crise pode ocorrer de quinze minutos a uma hora depois da refeição, especialmente se a pessoa comer fritura ou alimentos gordurosos.
 As pessoas que sofrem desse mal devem evitar refeições gordurosas, que agravam o problema. A alimentação deve ser rica em proteína, carboidratos e líquidos. Convém tomar de seis a oito copos de água por dia.

Recomenda-se as vitaminas A, D, E e K solúveis em água, visto que ajudam a absorver gorduras. A cenoura, o espinafre e o brócolis contêm vitamina A; a vitamina D pode ser encontrada  no leite e no óleo de fígado de bacalhau. As sementes, as nozes, a soja e os óleos vegetais contêm vitamina E; e a vitamina K é encontrada na maioria dos vegetais de folhas verdes, no leite, no iogurte e na gema do ovo. Desnecessário dizer que você também pode tomar suplementos vitamínicos.
LECITINA
Fosfolipídio composto de ácidos graxos saturados, insaturados e poliinsaturados, a lecitina produz o ácido linoléico, ácido graxo essencial para o corpo metabolizar o colesterol, os triglicérides e outros lipídios, prevenindo assim a formação de cálculos biliares, a formação de placa arterial e a arteriosclerose.
 Muitas vezes chamada de “alimento para o cérebro”, a lecitina é um nutriente rico em fósforo. Quando combinada com ferro, iodo e cálcio, ela fortalece o cérebro, ajuda na digestão, aumenta a imunidade contra infecções viróticas e transporta os nutrientes da corrente sangüínea para as células. A lecitina é encontrada em geral na camada de mielina, a proteção gordurosa dos nervos; sabe-se que ela representa um papel importante na manutenção do sistema nervoso.
Com capacidade para limpar o fígado e purificar os rins, a lecitina está presente na gema de ovo, na soja, no milho, no repolho, no fígado de vitela, na couve-flor, no caviar, no grão-de-bico, na vagem, na lentilha, no arroz e na ervilha. Pode ser tomada como suplemento em cápsulas, solução ou na forma granulada.
Como os cálculos biliares são agravados por níveis elevados de gordura, convém obter a lecitina de vegetais, grãos e feijões, em vez de obtê-la de produtos animais.
AGRIÃO — Para hepatites e males em geral do fígado, recomenda-se pilar folhas de agrião ou batê-las em liquidificador, com um pouquinho  de água, passando-as a seguir em peneira. Tomar esse suco à vontade.
Lave bem as folhas de agrião.
ALCACHOFRA - Este vegetal tem ação excelente para os males do fígado e da vesícula biliar: ferver 20 g das folhas em meio litro de água durante 15 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia.
ALCAÇUZ — Relatórios médicos evidenciaram a ação da glicirrizina, substância encontrada no alcaçuz, no tratamento da hepatite viral crônica.
AÇAFRÃO É uma especiaria muito picante usada nos molhos indianos, contém o ingrediente ativo curcuma, e as pesquisas comprovaram que essa substância protege o fígado, aumentando a secreção de bile.
Indicações: estigmas secos: gases intestinais, gastralgias, atonia digestiva, afecções das vias urinárias, cálculos  dos rins, da bexiga e da vesícula, afecções respiratórias (asma, bronquite, coqueluche)
 Chá por infusão,  2 a 10 gramas por xícara de água ao dia. Obs: Não exagere o uso, pois uma dose superior a 10 g pode produzir alterações no sistema nervoso.
ALFAFA - Para males do fígado em geral, bem como icterícias, recomenda-se tomar diariamente de 20 a 50 ml do suco de folhas frescas dessa planta.
ALMEIRÃO - As folhas dessa verdura são estimulantes do fígado e da vesícula biliar.
AZEDA-MIÚDA - Essa planta hortense constitui bom auxiliar no tratamento da icterícia e dos males do fígado: tomar uma colher (de sopa) de seu suco, de hora em hora.
BARDANA — Para tratamento das cólicas hepáticas recomenda-se o chá de bardana, feito com 150 g das folhas em meio litro de água.
 O chá da raiz , (afecções da pele em geral, vias urinárias, , hepáticas, biliares,)  1 colher de sopa fatiada em uma panela com 1 xícara de água e deixe ferver por 5 minutos. Desligue a chama e mantenha em infusão por mais 10 minutos. Coe. Tome 1 xícara desse chá duas vezes ao dia. Tomado em excesso provoca dilatação da pupila e secura da boca. Crianças nunca devem tomá-lo. Passar na pele nem pensar. É irritante.
Beldoegra – afecções do fígado, dos rins e da bexiga, cálculos biliares, escoburto. Uso interno: chá por decocção, 50g a 100g  para 1 litro de água, 3 xícaras por dia.
BERINJELA - É planta atuante nos males do fígado.
BERTALHA - As folhas dessa verdura são empregadas com sucesso nas moléstias hepáticas.
BETERRABA - É estimulante das funções hepáticas.
211 —
BOLDO - É planta de grande utilidade nos males do fígado e da vesícula biliar, dispepsias, flatulência, afecções gástricas, cálculos biliares, debilidade orgânica.  Pode produzir irritações da mucosa do
CAAPEBA-DO-NORTE - As raízes dessa árvore, cozidas, são empregadas nas afecções hepáticas.
CAMAPU — O cozimento feito com o caule, folhas, raízes e frutos do camapu é indicado nas moléstias do fígado.
CAQUI— É fruta indicada no tratamento das moléstias do fígado.
CARDO-SANTO — Fazer infusão com as folhas e flores: ferver 10 g em meio litro de água repousando durante 8 minutos. Tomar 3 xicrinhas ao dia. Indicado em icterícias.
Cardo-leitoso Usados pela medicina popular européia para doenças do fígado, o cardo-leitoso e seus extratos ainda são usados para tratar hepatite e cirrose.
CARURU - É planta muito louvada como eficaz no tratamento das doenças do fígado.
CEBOLA — O uso constante de cebola, preferentemente crua, combate problemas hepáticos.
CENOURA — É planta útil no tratamento dos males do fígado.
CENTEIO — É cereal indicado no combate aos males hepáticos.
CEVADA — O cozimento deste cereal produz uma mucilagem que auxilia o tratamento das doenças do fígado: fazer papinhas ou sopas bem cozidas.
CHICÓRIA - É planta útil no combate a afecções do fígado e da vesícula biliar: ferver 30 g das raízes em meio litro de água durante 6 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia. A chicória, que não contém cafeína, substitui o café e é uma bebida popular em Nova Orleans. Embora mais usada como diurético e laxativo, ela também fortalece o fígado e alivia as dores causadas pela gota e pelo reumatismo.
Além disso, sabe-se que a chicória dissolve cálculos biliares e elimina o excesso de catarro.
Contra icterícia proveniente do fígado, ferver 30 g das raízes de chicória junto com 60 g de raízes de salsa e mais algumas folhas de salsa. Ferver durante 2 minutos em 1 litro de água, deixar amornar antes de filtrar e tomar 3 xícaras ao dia.
CHUCRUTE - O suco do chucrute, ingerido às colheradas, várias vezes ao dia, é benéfico em moléstias do fígado, inclusive hepatite.
COGUMELO - O cogumelo japonês rei-shi (também conhecido como leici ou ganoderma) tem sido usado com sucesso nas hepatites por vírus.
COUVE – Vitaminizante, mineralizante, anti-anêmica, Nutriente, antiinflamatória, cicatrizante. Folhas afecções hepáticas, cálculos biliares, hemorróidas, colite ulcerosa,. Uso interno: refogados como alimento. A couve orgânica é mais indicada para o uso medicinal, ou excesso de uso de agrotóxico pode fazer mal a saúde.
DAMASCO — Esta fruta é considerada útil no tratamento da cirrose hepática.
DENTE-DE-LEÃO – depurativa, alcalinizante, diurética, hepática, colagoga, anti-hemorrágica. É considerada planta protetora hepática: consomem-se as folhas cruas, em saladas, e as raízes em decocção: ferver 20 g delas em meio litro de água durante 8 minutos e tomar 3 xicrinhas ao dia.
Os herboristas de todo o mundo usam as folhas do dente-de-leão como purificador do sangue, laxativo suave e auxiliar da digestão e para tratar das disfunções do fígado, da vesícula e do baço. O suco extraído da raiz do Dente-de- Leão é usado para fazer suco e vinho.
As raízes podem ser limpas, secas, torradas, moídas e substituem o café ou são usadas como um ingrediente do chocolate quente. As folhas de dente-de-leão podem ser preparadas como chá, adicionadas às saladas, cozidas ou fervidas no vapor. Elas são ricas em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitaminas A, B e C. O dente-de-leão pode tratar obesidade, gota, hipertensão, arteriosclerose e pedras nos rins. As folhas também são usadas para lavar o rosto e em banhos de ervas.
ERVA-DE-SÃO-PEDRO - É estimulante das funções hepáticas.
FRAMBOESA — É fruta útil nas afecções do fígado e da vesícula biliar.
GROSELHA - É descongestionante do fígado.
JILÓ — É alimento estimulante do metabolismo hepático.
Na hepatite aguda ou crônica, bem como na cirrose hepática, é empregada a monodieta de jiló.
JENIPAPO — É fruta útil contra os males do fígado.
JURUBEBA - O chá preparado com as raízes, as folhas e os frutos dessa planta é louvadíssimo no tratamento das moléstias do estômago e do fígado.
Contra-indicações: Diarréias, duodenite erosiva, elevação das enzimas hepáticas, gastrite, náuseas, sintomas neurológicos, vômitos.
LECHIA — É fruta útil nos males do fígado.
LIMÃO_ litíase biliar e renal, nefrite, gastroenterite, afecções hepáticas, cistite.
LOSNA – afecções gástricas e hepáticas, meteorismo, inapetência, cólicas abdominais, diarreia.  Folhas uso interno: chá por infusão, 20g de losna para 1 litro de água, tomando-se uma colher das de sopa de hora em hora inicialmente, e espancando mais aos primeiros sinais de melhora.
LOURO - Também é conhecido o fato de que as folhas de louro, tão  usadas na culinária, estimulam o baço e o fígado, enquanto o seu óleo pode ser usado para curar feridas.
MAÇÃ — Nas hepatites recomenda-se lavar bem uma maçã, cortá-la (com a casca) e ferver por 10 minutos em meio litro de água. Adicionar uma colher de mel e tomar pela manhã em jejum.
MAMÃO — Em casos de hepatite aguda é muito recomendável uma alimentação rica nessa fruta.
MEL - É alimento muito recomendado nos males do fígado, principalmente hepatites. De preferência mel produzido a partir de flores de alecrim ou de cipó-uva.
MELANCIA— É considerada fruta benéfica para o fígado.
MELÃO - É dotado de propriedades estimulantes hepáticas.
MELÃO-DE-SÃO-CAETANO - É alimento reputado como útil nas afecções hepáticas.
MORANGO — As frutas cozidas do morangueiro estimulam o funcionamento do fígado.
Nas hepatites recomenda-se tomar infusão preparada com 25 g das folhas em meio litro de água, repousando 12 minutos. Pode-se tomar também decocção feita com as raízes do morangueiro: 25 g em meio litro de água, fervendo 5 minutos. Em ambos os casos tomar 3 xicrinhas ao dia.
Propriedades terapêuticas diurética, adstringente, antilítica, Neurotônica,
Folhas – Indicações: uso interno – chá por decocção, 20g de folhas frescas para ½ litro de água, que deve ser reduzida à metade pela fervura. Tomar 1 colher das de sopa desse líquido duas vezes ao dia.
Frutos - litíases vesicais e biliares, afecções renais, bronquite, hepatite, gota, artritismo, dispepsia, anemia.
PICÃO – Desobstruente do fígado, antidiabética, antidisentérica, Sialagoga. Chá por infusão, dosagem normal. Suco de folhas secas.
PACIÊNCIA — A raiz desta planta é empregada no tratamento das moléstias do fígado.
PARIPAROBA - O chá desta planta, preparado por decocção, é utilizado nos males do fígado.
PEPINO — É alimento tônico hepático.
RUIBARBO - Esta planta age descongestionando o fígado.
SABUGUEIRO — Nas icterícias de causa hepática é recomendada a infusão de cascas de sabugueiro: 30 g em meio litro de água, repousando 10 minutos. Tomar 3 xicrinhas ao dia.
SALSA - A salsa, muito usada na culinária, é um diurético excelente e valiosa no tratamento dos problemas da vesícula. Encontrado em folhas, raízes e sementes, esse condimento em geral é adicionado às saladas, aos molhos e aos cozidos.
SEGURELHA — Em casos de icterícia fazer infusão da planta inteira, sem a raiz: 30 g em meio litro de água, repousando 18 minutos. Tomar duas xicrinhas ao dia.
TAIOBA — É considerada muito eficaz contra males do fígado.
TAMARINDO - As flores do tamarindo, em infusão, são indicadas nas moléstias hepáticas.
Trapoeraba – o chá preparado com as folhas dessa planta é considerado eficaz no combate às moléstias do fígado.
Uva – As uvas, bem como as folhas da parreira, são estimulantes das funções hepáticas constituindo mesmo a base de preparados farmacêuticos para o fígado.
COMO TER UM FÍGADO SAUDÁVEL
Como  Touro, Câncer, Libra e Peixes, os outros signos indulgentes, as pessoas que nasceram em Sagitário muitas vezes lutam a vida inteira para controlar o exagero, inclusive o hábito de comer e beber demais.
Esse pode ser o primeiro motivo de tensão na vida.
Embora você talvez não sofra de alcoolismo, doença física ou psicológica. talvez ande bebendo demais. Se você acha que não consegue passar o dia sem tomar um aperitivo, ou se está convencido de que pode parar de beber a qualquer momento mas prefere não fazer isso, procure imediatamente o conselho ou o apoio de um grupo como o dos Alcoólicos Anônimos, antes que a situação piore e sua vida pessoal corra riscos.
Doenças graves como a hepatite e a cirrose hepática (uma doença que resulta do abuso do álcool) podem afetar o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Se o alcoolismo persistir durante muitos anos, as células do fígado morrem e são substituídas por cicatrizes, o que resulta em dano irreparável ao fígado e, em casos extremos, em cirrose.
Se você tem a função hepática prejudicada, ou deficiências de vitaminas causadas pelo excesso de bebidas, consuma proteína e vitamina B, que regeneram o tecido e fortalecem o sistema nervoso frágil e enfraquecido. A vitamina C, o potássio e os suplementos de ferro ajudarão no caso de anemia, muitas vezes um efeito colateral do alcoolismo.


A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. 

O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. As plantas  ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais se usadas indevidamente podem intoxicar, cegar, e até matar...
As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto.
Consulte um médico, um especialista.Se não melhorar os sintomas procure um médico.

Postado por Dharma dhannya

Este texto é resultado de uma pesquisa:
 Paulo Eiro gonzalves.

Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
Sylvio Panizza . Plantas que curam cheiro do Mato.
Paulo Eiro  Gonçalves Livro dos alimentos. Martins Fontes.
Jaap Hibers . Plantas Medicinais  . 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Salsa_(planta)
2. Ligia Junqueira

Compreendendo o Tantra - A LIGAGEM QUE TODOS DEVEMOS APRENDER

O TRANTRA VERDADEIRO NÃO É SEXO

Compreendendo o Tantra

Primeira Parte: Perguntas e Dúvidas Fundamentais Sobre o Tantra

5 Imageria Tântrica

Examinando os Mal-Entendidos

Um dos aspectos mais perplexos e mais facilmente mal entendido do tantra é a sua imageria sugestiva de sexo, adoração ao diabo e violência. As figuras búdicas aparecem frequentemente como casais em união, muitas tendo caras demoníacas, aparecendo de pé rodeadas de flamas, e a espezinhar seres indefesos debaixo dos seus pés. Os primeiros eruditos ocidentais, vindos frequentemente de uma herança social victoriana ou missionária, ficaram horrorizados ao ver essas imagens.
Mesmo hoje em dia, algumas pessoas acreditam que os casais significam a exploração sexual das mulheres. Outros imaginam que os pares em união representam a transcendência de toda a dualidade até ao ponto em que não há nenhuma diferença entre o “bem” e o “mal”. Por conseguinte, pensam que o tantra é imoral e que não só aprova mas até incentiva o uso do álcool e das drogas e o comportamento hedonista, criminal e despótico. Alguns vão até ao ponto de acusar mestres tântricos bem-respeitados de conspirar para a conquista do mundo.
Os ocidentais não foram os primeiros a declarar o tantra como uma forma degenerada de budismo. Quando o tantra chegou originalmente ao Tibete, em meados do século VIII, muitos interpretaram a imageria literalmente, como concedendo licença livre ao sacrifício ritual de sexo e sangue. Subsequentemente, nos finais do século IX, um conselho religioso baniu traduções oficiais adicionais de textos tântricos e proibiu a inclusão de terminologia tântrica no seu Grande D icionário (S â nscrito-Tibetano). Um dos incentivos principais que levou os tibetanos a convidar mestres indianos para a segunda propagação do budismo no Tibete foi o de elucidar os mal entendidos sobre o sexo e a violência no tantra.
Nem todos os ocidentais que tiveram contato inicial com o tantra acharam a sua imageria perversa. Parte deles entendeu-a mal de outros modos. Alguns, por exemplo, acharam que a imageria sexual simbolizava o processo psicológico de integração dos princípios masculinos e femininos dentro de cada pessoa. Outros, como muitos tibetanos inicialmente, acharam as imagens eróticas. Até nos dias de hoje, algumas pessoas viram-se para o tantra esperando encontrar novas e exóticas técnicas sexuais ou uma justificação espiritual para a sua obsessão pelo sexo. Outros acharam as aterrorizadoras figuras fascinantes pela sua promessa de conceder poderes extraordinários. Tais pessoas seguiram os passos de Kublai Khan, o conquistador mongol do século XIII, que adotou o tantra tibetano desejando sobretudo que o fosse ajudar obter vitória sobre os seus adversários.
Assim, os mal-entendidos sobre o tantra são um problema recorrente. A razão pela insistência do tantra na manutenção dos seus ensinamentos e imagens secretos é a de evitar tais concepções erradas e não a de esconder algo perverso. Apenas aqueles com suficiente preparação no estudo e meditação estão em posição de compreender o tantra dentro do seu correto contexto.

Casais em União

 

 Trazer à consciência e integrar os princípios masculinos e femininos são partes importantes e úteis do caminho para a maturidade psicológica, como ensinado por várias escolas terapêuticas baseadas nos trabalhos de Jung. 
Contudo, julgar o tantra budista como a antiga fonte desta abordagem é uma interpolação. O mal entendido advém da visão de figuras búdicas como casais em união e da tradução incorreta das palavras em tibetano para casal, yab-yum, como masculino e feminino. 
Na verdade, as palavras significam pai e mãe. Assim como um pai e uma mãe em união são necessários para se produzir uma criança, do mesmo modo o método e a sabedoria em união são necessários para dar à luz a iluminação.
 
 O método, o pai, representa a bodhichitta e várias outras causas ensinadas no tantra para se obter os corpos físicos iluminadores de um Buda ou a consciência onisciente da verdade convencional de um Buda. A sabedoria, a mãe, representa a apreensão da vacuidade com vários níveis da mente, como causa para a mente iluminadora de um Buda ou para a consciência onisciente de um Buda da verdade mais profunda. Obter a união da mente e dos corpos físicos de um Buda ou a consciência onisciente de um Buda das verdades convencionais e mais profundas de todas as coisas, requer a prática da união do método e da sabedoria. Porque as culturas indianas e tibetanas tradicionais não compartilham o sentido bíblico de pudor sobre o sexo, não têm tabus sobre o uso da imageria sexual para simbolizar esta união.
Um nível de significado do pai como método é a consciência de pleno êxtase. A união do pai e da mãe significa a consciência de pleno êxtase juntamente com o entendimento da vacuidade - ou seja, o entendimento ou ou compreensão da vacuidade com uma consciência de pleno êxtase. Aqui, a consciência de pleno êxtase não se refere ao êxtase da liberação orgásmica como no sexo comum, mas a um estado mental de felicidade plena, conseguido através dos métodos avançados de yoga, que traz os ventos-energia (lung, rlung; sânsc. prana) para o canal-energia central. Uma sucessão prolongada de momentos de um tal estado mental é conducente ao alcance do nível mais sutil da continuidade mental, a nossa continuidade de luz clara - o nível mais eficiente de experienciação para o entendimento da vacuidade. O abraçar do pai e da mãe, então, simboliza também o aspecto de pleno êxtase da união do método e da sabedoria, mas não significa de modo algum o uso do sexo comum como um método tântrico.
Nos estágios finais do caminho da classe mais elevada do tantra, os métodos avançados de yoga, para atrair os ventos-energia para o canal central, envolvem um homem e uma mulher sentados numa postura de união. Contudo, longe de ser explorativo, é requerido que ambos os parceiros tenham atingido o mesmo nível avançado de desenvolvimento espiritual. Isto inclui que ambos tenham alcançado o nível de controlo das suas energias sutis e das suas mentes de modo a que, embora as pontas inferiores dos seus canais centrais estejam em contato, ambos evitem a liberação orgásmica.
Sentar-se em tal postura yóguica desempenhando complexas visualizações e meditando sobre a vacuidade é feito apenas para se elevar a prática aos níveis mais avançados. Não é feito como prática principal nem é feito regularmente, e não é certamente uma prática para os estágios iniciais do caminho.
Além disso, para se evitar toda a possibilidade de misoginia, machismo ou chauvinismo masculino, um dos votos tântricos é a constante contenção de falar mal das mulheres e de as maltratar.

Não-Dualidade

Qualquer iniciação tântrica requer a tomada de votos de contenção do comportamento destrutivo. Em todas as classes de tantra, os praticantes recebem os votos bodhisattva de se conterem em comportamentos que possam prejudicar os outros ou que possam danificar as suas capacidades de ajudar os outros. A base requerida é a prévia tomada de refúgio (a tomada de uma direção segura nas suas vidas) e a manutenção de algum nível de votos leigos ou monásticos, tais como a contenção em matar, roubar, mentir, ter comportamentos sexuais impróprios e tomar intoxicantes. A iniciação às duas classes mais elevadas de tantra requer também a tomada de votos tântricos, a contenção de comportamentos que possam danificar o seu progresso espiritual, tal como negligenciar a manutenção diária da presença mental na vacuidade.

Vacuidade não significa que, na verdade, tudo, incluindo a ética, não existe. Ela nunca nega as distinções convencionais entre o comportamento destrutivo e construtivo nem o funcionamento da causa e do efeito comportamental. A não-dualidade, representada pelos casais em união, significa que categorias tais como “destrutivo” e “construtivo” não existem independentemente umas das outras. São designadas em relação umas às outras e em relação às suas causas e efeitos. Assim, ir-se para além do dualismo não significa obter autoridade para dar rédea solta ao comportamento egoísta ou abusivo nem para revogar a responsabilidade pelas nossas ações. Significa adquirir consciência da realidade total, com a visão do interrelacionamento e da interdependência de tudo.
Além disso, quando os praticantes tântricos aceitam provar um pouco de álcool e de carne especialmente consagrada durante certos rituais, isso simboliza a purificação e o uso das energias sutis nos seus corpos para alcançar a iluminação. Tal como quando se recebe o pão e o vinho especialmente consagrados numa comunhão cristã, o ato simbólico dificilmente sanciona o abuso de álcool ou de droga.

Figuras Pacíficas e Figuras Enérgicas

As figuras búdicas podem ser pacíficas ou enérgicas, como é mostrado, ao nível mais simples, pelos seus sorrisos ou pelos seus longos dentes caninos a descoberto nas suas bocas. Mais detalhadamente, as figuras enérgicas têm caras aterrorizadoras, seguram um arsenal de armas e estão cercadas por chamas. As descrições delas especificam, em pavorosos pormenores, as várias formas como elas esmagam os seus inimigos. Parte da confusão que surge sobre o papel e a intenção destas figuras enérgicas vem das usuais traduções da palavra [usada] para elas, trowo (khro-bo, sânsc. kroddha), como deidades furiosas ou iradas.
Para muitos ocidentais com uma educação bíblica, a expressão deidade irada carrega a conotação de um ser todo poderoso com uma raiva vingativa e moralista. Tal ser distribui punição divina como correção aos malfeitores que desobedeceram as suas leis ou que o ofenderam de algum modo. Para algumas pessoas, uma deidade irada pode significar até o diabo ou o demónio trabalhando no lado das trevas. O conceito budista não tem nada a ver com tais noções. Embora o termo tibetano derive de uma das palavras usuais para raiva, aqui raiva tem mais a conotação de repulsa - um estado mental agitado dirigido a um objeto com o desejo de se livrar dele. Assim, uma tradução mais adequada para “trowo” pode ser a de uma figura enérgica.
As figuras enérgicas simbolizam os meios energéticos e fortes frequentemente necessários à remoção dos bloqueios mentais e emocionais que nos impedem de sermos perspicazes ou compassivos. Os inimigos que as figuras esmagam incluem o entorpecimento, a preguiça e o egocentrismo. As armas que eles usam incluem qualidades positivas desenvolvidas ao longo do caminho espiritual, tal como a concentração, o entusiasmo e o amor. As chamas que as cercam são os tipos diferentes de consciência profunda (yeshey, ye-shes; sânsc. jnana, sabedoria) que reduzem os obscurecimentos a cinzas. Imaginarmo-nos como uma figura enérgica ajuda-nos a utilizar a energia mental e à decisão de superarmos os “inimigos internos”.
Na perspectiva budista, a energia mais sutil da continuidade de luz clara pode ser pacífica ou enérgica. Quando associada com a confusão, as energias pacíficas e enérgicas e os estados emocionais subjacentes tornam-se destrutivas. Por exemplo, a energia pacífica torna-se letárgica e a enérgica torna-se irada e violenta. Quando livres da confusão, as energias podem imediatamente combinar-se com a concentração e a consciência discernente (sherab, shes-rab; sânsc. prajna, sabedoria), de modo a estarem disponíveis para o uso positivo e construtivo. Com uma energia pacífica, podemo-nos acalmar a nós e aos outros para tratarmos das dificuldades de um modo inteligente. Com a enérgica, podemo-nos reavivar, a nós e aos outros, para termos mais força, coragem e intensidade mental para superar situações perigosas.

Observações Conclusivas

A publicidade e os entretenimentos ocidentais contemporâneos adquirem, em parte, o seu sucesso do fascínio que a maioria das pessoas tem pelo sexo e a violência. Para algumas pessoas, este fascínio também as atrai ao tantra. Contudo, a sua atração pode conduzí-las a alvos mais elevados.
Em geral, ver, ouvir ou engajar em sexo e violência excita as energias das pessoas. Os hormônios fluem e a mente torna-se intensa. A violência não precisa de ser aterrorizadora, ela pode incluir esportes extremos ou de contato. Algumas pessoas, naturalmente, experienciam aversão ou estão tão cansadas de tais coisas que nada sentem. Considerem, porém, aqueles que se tornam fascinados ou obcecados. Se a confusão acompanhar as energias despertadas pelas suas paixões, tais pessoas podem causar problemas para si ou para os outros, como por exemplo sendo rudes. Se, por outro lado, as pessoas acompanharem as energias com presença mental, concentração, e discernimento, elas podem transformar e usar as energias para alvos positivos. O tantra oferece-nos métodos hábeis para produzir esta transformação, especificamente com o interesse de ajudar os outros. Contudo, para se colher todos os benefícios da prática tântrica precisamos de uma compreensão mais profunda dos processos envolvidos.
 
 Alexander Berzin

EQUILIBRIO DA MEDITAÇÃO - Shantideva

Shantideva


Meditação

1
Tendo desenvolvido entusiasmo desse modo,
Eu devo colocar minha mente em concentração;
O homem cuja a mente está distraída
Mora nos dentes das concepções perturbadoras.

2
Mas pela concentração de corpo e mente
Nenhuma distração acontecerá;
Então eu devo abandonar a vida mundana
E completamente descartar as concepções distorcidas. 

 3
Por causa do apego (às pessoas) a vida mundana não é abandonada
E devido ao desejo de ganho material e outros;
Então eu deveria abandonar essas coisas completamente,
Este é o modo no qual o sábio se compraz.

4
Tendo entendido que concepções perturbadoras são completamente superadas
Pela perspicácia superior do ficar em paz,
Em primeiro lugar eu devo procurar a paz.
Isto é alcançado pela alegria genuína do desapego da vida mundana.
5
Por causa da obsessão que um ser passageiro
Tem para outro ser passageiro,
Ele não verá seu amado novamente
Por muitas milhares de vidas.

6
Não os vendo, fico infeliz;
E minha mente não pode ser posta em equilíbrio;
Até mesmo se os vejo não há nenhuma satisfação
E, como antes, fico atormentado, desejando.

7
Por estar preso aos seres vivos
Estou completamente obscurecido da realidade perfeita,
Minha ilusão (com a existência cíclica) perece;
E no fim sou torturado pela tristeza.

8
Só pensando neles,
Esta vida passará sem significado.
(Além disso) os amigos impermanentes e parentes
Destruirão até mesmo o Dharma (que conduz) à permanente (liberação).

9
Se eu me comporto da mesma maneira que uma criança,
Eu certamente cairei nos reinos inferiores;
E se sou conduzido até lá por esse mau uso (para os Nobres),
Para que serve me confiar na infantilidade?
l0
Um momento eles são amigos
E no próximo momento se tornam inimigos.
Desde que se chateiam até mesmo em situações joviais,
É difícil de agradar as pessoas ordinárias.

11
Eles estão irados quando algo de benefício é dito;
E também me tiram do que me é benéfico.
Se eu não escuto o que eles dizem,
Se aborrecem e conseqüentemente se lançam aos reinos inferiores.

12
Eles são invejosos dos superiores, e competitivos com os iguais,
Arrogantes para os inferiores, orgulhosos quando elogiados;
E se qualquer coisa desagradável é dita eles se aborrecem:
Não há qualquer benefício derivado do infantil.

13
Associar-se com o que é infantil,
Resulta em indignidades certamente;
Como elogiar e depreciar os outros
E discutir as alegrias da existência cíclica.

14
Se dedicando deste modo aos outros
Provoca-se nada mais que infortúnio,
Porque eles não me beneficiarão
E eu não os beneficiarei.

15
Eu deveria fugir das pessoas infantis.
Quando elas são encontrados; entretanto, eu devo agradá-los para que estejam contentes.
Eu devo me comportar bem somente por cortesia,
Mas não ficar muito familiar.
16
Da mesma maneira que uma abelha leva mel de uma flor,
EU somente devo levar (o que é necessário) para a prática de Dharma,
Mas permanecer pouco conhecido
Como se eu nunca me tivessem visto antes.

17
“Eu tenho muita riqueza material como também honra,
E muitas pessoas me amam” -
Ego-importância criada deste modo
faz o EU apavorado depois da morte.

18
Assim, com a mente completamente confundida,
Correndo para qualquer objeto,
Você está preso,
Miséria que resultará em milhares.

19
Conseqüentemente o sábio não deveria ser preso,
(Porque) o medo nasce do apego.
Com uma mente firme entenda bem
Que é a natureza destas coisas ser descartadas! 



Um guia para o caminho do Bodissátva
Tradução de Rogel Samuel 

CURA ATRAVÉS DO MANTRA - OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNIYE SOHA

Mantra Curativo


OM MUNI MUNI MAHA MUNI SHAKYAMUNIYE SOHA

Este é o mantra de Budha Shakyamuni.
Cantar esse mantra atrai poderosas energias de curas, proteção, além de trazer à tona nossa sabedoria interior em momentos inseguros, indecisos...afinal é o mantra do “Grande Vencedor”, aquele que transcendeu todos os sofrimentos, vencendo todas negatividades, ilusões e nos revelou o Caminho do Meio...

O equilíbrio perfeito...

O significado do mantra segundo Lama Gangchen Rimpoche

OM invoca a energia de puro cristal do corpo, da palavra e da mente de Buddha, e paz e alegria nos mundos interno e externo.

MUNI significa a renúncia ao sofrimento.

MUNI significa a Bodhichitta: o Grande Coração.

MAHA MUNI significa Shunyata: a percepção da natureza da realidade.

SHAKYAMUNI significa o rápido Caminho Tântrico para a iluminação.

SOHA dedica nossa energia para o benefício de todos os seres.


Shakyamuni é o fundador histórico do Budismo. Personificação de Grande Compaixão.
Seus ensinamentos levam ao caminho do equilíbrio e do incondicional amor compassivo:

“Fazei de vós mesmos uma luz. Confiai em vós mesmos, não dependa de mais ninguém. Fazei de meus ensinamentos a vossa luz, confiai neles, não dependais de nenhum outro ensinamento".



Saiba mais sobre atendimento indivual com cantos de mantra e Vivências em grupo com mantras.

Este é o mantra de Budha Shakyamuni.
Cantar esse mantra atrai poderosas energias de curas, proteção, além de trazer à tona nossa sabedoria interior em momentos inseguros, indecisos...afinal é o mantra do “Grande Vencedor”, aquele que transcendeu todos os sofrimentos, vencendo todas negatividades, ilusões e nos revelou o Caminho do Meio...

O equilíbrio perfeito...

O significado do mantra segundo Lama Gangchen Rimpoche

OM invoca a energia de puro cristal do corpo, da palavra e da mente de Buddha, e paz e alegria nos mundos interno e externo.

MUNI significa a renúncia ao sofrimento.

MUNI significa a Bodhichitta: o Grande Coração.

MAHA MUNI significa Shunyata: a percepção da natureza da realidade.

SHAKYAMUNI significa o rápido Caminho Tântrico para a iluminação.

SOHA dedica nossa energia para o benefício de todos os seres.


Shakyamuni é o fundador histórico do Budismo. Personificação de Grande Compaixão.
Seus ensinamentos levam ao caminho do equilíbrio e do incondicional amor compassivo:

“Fazei de vós mesmos uma luz. Confiai em vós mesmos, não dependa de mais ninguém. Fazei de meus ensinamentos a vossa luz, confiai neles, não dependais de nenhum outro ensinamento".



Saiba mais sobre atendimento indivual com cantos de mantra e Vivências em grupo com mantras.


dorjeyeshe@gmail.com

CUIDANDO DA PELE - Água termal: um santo remédio para a pele

Água termal: um santo remédio para a pele

Quando a umidade relativa do ar chega em torno de 30%, coloca a cidade e a pele de muita gente em alerta. Para a saúde em geral a indicação é ingerir muita água e, para a pele, a regra não muda. Mas o líquido em questão é de um tipo ainda mais especial: a água termal.

       O ideal é não esperar que o clima fique seco ou muito quente para usufruir dos benefícios da água termal, que é 100% pura e nutritiva. Segundo especialistas, basta algumas borrifadas para hidratar, acalmar e até equilibrar o pH da pele. ´´Por ter propriedades terapêuticas e conter nutrientes e oligoelementos, seu efeito geralmente é imediato, mesmo após um peeling, queimadura ou outra ação irritante´´, diz a dermatologista Flávia Addor, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

      A dermatologista Carolina Ferolla, especialista em clínica médica pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica, explica que a água termal é indicada até para as peles mais sensíveis, podendo ser aplicada inclusive nas assaduras de bebês. ´´O produto também é indicado para o ano todo. Além de evitar aquele ressecamento característico do inverno, ameniza os males do verão, como queimaduras de sol, sem contar que as borrifadas em dias de calor refrescam muito´´, indica Carolina. A especialista ainda acredita que o maior benefício do produto é o equilíbrio da hidratação da pele. ´´A água termal hidrata as mais ressecadas e diminui a oleosidade das mais oleosas. O produto, inclusive, auxilia nos tratamentos médicos desses dois problemas´´, esclarece.

A dermatologista Carla Vidal explica que a água termal é um importante coadjuvante em tratamentos estéticos, sobretudo por que, além de suas propriedades calmantes e minerais, não tem efeitos colaterais. ´´Nesses casos, borrife antes de aplicar o cosmético em questão. E, se possível, converse com o médico sobre a melhor forma de uso´´, sugere.

       A água termal, além de ser encontrada em spray, também pode estar nas composições de alguns cremes hidratantes faciais e corporais. ´´Neste caso, vai estar descrito no rótulo. As empresas têm apostado muito neste componente. A água termal ainda pode reforçar o efeito dos ativos presentes nos cosméticos´´, avalia Carla.

      Os benefícios estéticos da água termal já foram comprovados cientificamente, mas para chegar ao consumidor com essas vantagens, o líquido precisa ser extraído por meio de uma tecnologia especial. ´´A água precisa ser extraída de forma intacta para chegar ao consumidor pura e com seus minerais preservados´´, diz o diretor de pesquisa e desenvolvimento do Instituto Mezzo de Cosmetologia e Estética, Paschoal Rossetti Filho.

DICAS DE USO

      A água termal pode ser usada a qualquer hora do dia e em qualquer lugar. Ela pode, inclusive, ser levada na bolsa. ´´Apesar de não ter nenhum cuidado específico em relação ao seu armazenamento, deve ser abrigada do calor e da pressão, por estar contida em lata´´, alerta Flávia Addor, da SBD.

- Borrife pela manhã, ao acordar. Pode ser antes da maquiagem e de outros cosméticos.
- À noite, borrife novamente, após limpar a pele e antes de aplicar outro hidratante.
- No verão, deixe o frasco na geladeira para conferir ainda mais refrescância ao aplicar.
- Na praia, borrife após ou durante a exposição solar.


Fonte: FOLHA DE LONDRINA - PR