sexta-feira, 24 de maio de 2013

5° Chakra Laríngeo – Vishuddha - conhecendo um pouco mais.....

5° Chakra Laríngeo – Vishuddha 

 

 

5° Chakra Laríngeo – Vishuddha
 
Corpo Causal ou Intelectual
Aura e Verdade
Elemento Éter
Nota Musical Sol
16 Pétalas
Cor Predominante: azul celeste 
 
O quinto chakra, também conhecido por Vishuddha significa, em sânscrito, o grande purificador. Esse chakra, que possui a cor azul, situa-se sobre a garganta. Corresponde ao plexo laríngeo e está ligado às glândulas: tireóide que está relacionada ao crescimento e aos processos oxidativos e com as paratireóides que controlam o metabolismo do cálcio. Na verdade a tireóide e paratireóide, regulam todo o metabolismo do corpo. Este lótus aparece circundado por dezesseis pétalas nas cores azul-claro, turquesa, lilás e prateado brilhante. Sua função é a inspiração, a criatividade e a comunicação. Conhecido ainda pelo nome de akasha, ele governa o pescoço, os ombros, os brônquios, além da voz. Se constantemente alinhado, auxilia no tratamento às disfunções digestivas. É de freqüência vibratória superior. Sua função fisiológica espiritual é a de transmitir a idéia por meio da fala, pois está ligado à inspiração, a comunicação e a expressão com o mundo. Tem, por isso, grande importância na psicofonia. Quando há dificuldade de comunicação do espírito incorporado, pode-se ativá-lo até provocar a sintonia com a freqüência do espírito. Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é HAM. 
 
É o responsável pela irrigação da boca, garganta e dos órgãos respiratórios. Bem desenvolvido, facilita além da psicofonia, também a clariaudiência. É considerado um excelente filtro energético que bloqueia as energias emocionais, para que elas não cheguem até os chakras da cabeça.
Ele rege o plexo nervoso: Gânglios, cervicais e medula; os sistemas: fisiológico, Respiratório e endócrino: Tireóide e Paratireóide. Comanda os pulmões, aparelho brônquico, vocal e canal alimentar. É o centro da expressão, comunicação e julgamentos. Está ligado ao trabalho criativo e profissional: músicos, compositores, artistas e oradores. Está associado ao som, ritmo e aos sentidos de audição, paladar e olfato. Sua disfunção ocorre quando não se expressa corretamente dentro da verdade e há censuras, negativismo e hostilidade. Aparece o medo, o retraimento e o fracasso. Gera doenças dos pulmões, garganta, ouvido, bronquite, gagueira, bócio e dificuldades em se expressar.
Relaciona-se com o corpo Intelectual. Compreensão da Luz, do Ser, memória de vidas passadas e a energia que permeia todo universo. Age como uma ponte de comunicação entre todos os corpos e sua inteligência está além do dualismo. Quando alerta, acessa a sabedoria e o conhecimento infinito ou superconsciente. Reconhece a Verdade, quando a encontra. 
 
INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL:
 
Quando equilibrado:
 
Sensibilidade e criatividade artística, dom da palavra, do conhecimento, de expressar a alma e a individualidade única, interpretação da sabedoria do coração, clariaudiência, intelecto claro e preciso, independência, justiça imparcial, idealização, entendimento, construção sábia a partir da fala.
 
Quando em desequilíbrio:
 
Tagarelice, má intenção, manipulação intelectual, verborragia, mentalidade e expressão tacanha e rude, pobreza de espírito, temperamento taciturno e rançoso, criticismo, preconceitos, irreverência, deboche, depreciação do sentimento, atitudes extremamente racionais, orgulho do poder de expressão.

INFLUÊNCIA NO FÍSICO:
 
Quando em desequilíbrio:
 
Doenças da garganta, laringite, faringite, problemas de tireóide e paratireóide, doenças mentais, depressão, problemas de coluna cervical, de dentes, distúrbios da fala, calo das cordas vocais, falta de criatividade, covardia, timidez, doenças nervosas e fobias. 
 
Quando equilibrado:
 
Expressa a energia criadora única, unindo o corpo mental e o corpo astral, entendimento, devoção, compaixão e amor, abertura para o espiritual e para o novo, transformações e calma.
O chakra cardíaco é um lugar de encontro e de fusão das energias que fluem descendo do chakra coronário e das energias que sobem do chakra básico, ao passo que o chakra laríngeo funciona como uma passagem. O sistema dos sete chakras é subdividido em dois grupos que apresentam ação recíproca, e o chakra laríngeo faz parte dos dois. Na qualidade de um dos cinco chakras inferiores, ele se relaciona com um elemento, com uma idade de desenvolvimento e com um sentido. Como o primeiro dos três chakras superiores, ele se relaciona com a expressão transpessoal e com o Eu superior. 
 
Quando os três chakras superiores se mostram desenvolvidos e equilibrados, costuma-se ter uma percepção mais apurada da necessidade de servir a humanidade, sem viver em isolamento. Serviços prestados à coletividade tornam-se uma parte necessária e intrínseca do desenvolvimento e da percepção da pessoa.
Este chakra, simbolicamente, nos governa dos 28 aos 35 anos de idade. A pessoa motivada por este chakra dorme em torno de seis horas, mudando de lado.
A ligação com os corpos sutis é mais intensa com o corpo mental inferior que apresenta uma textura nas mesmas cores do chakra laríngeo. Quando das comunicações de mentores, os corpos mentais do médium e do espírito comunicante se encontram, tornando possível o repasse da mensagem por meio de palavras. Se houver uma interação ainda maior, envolvendo os chakras cardíaco e frontal, as comunicações serão muito mais claras e precisas. 
 
A paratireóide está contida na própria tireóide e secreta um hormônio que conserva os níveis adequados de cálcio no sangue. A atividade muscular de todos os tipos, incluindo o funcionamento do coração, depende dos níveis corretos de cálcio no plasma sangüíneo. Crianças que não apresentam um bom funcionamento da tireóide sofrem de idiotia, pois que esses hormônios são essenciais para o desenvolvimento do intelecto.

6° Chakra Frontal – Ajna - conhecendo um pouco mais.....

6° Chakra Frontal – Ajna 

 


6° Chakra Frontal – Ajna
 
Corpo Búdico ou Monádico
Devoção
Todos os elementos
Nota Musical Lá
96 Pétalas
Cor Predominante: azul índigo 
 
O sexto chakra, também conhecido por ajna que em sânscrito, significa o chakra do comando. Esse chakra, que possui a cor anil (azul escuro), situa-se no intercílio, que é a região localizada entre as sobrancelhas (este é o famoso "terceiro olho", que os hindus destacam através do uso de jóias ou tatuagens no meio da testa). Ele governa a glândula pineal que está localizada entre os hemisférios direito e esquerdo do cérebro. A pineal funciona como mediadora das funções do corpo. Recebe dos olhos informações ativadas pela luz exterior através do hipotálamo e envia mensagens hormonais, que afetam a mente e permitem que o corpo se adeque ao meio ambiente. Funciona como glândula e como órgão e secreta a melatonina. Este chakra também governa a glândula pituitária responsável pela produção da endorfina (hormônio tranqüilizante que causa uma agradável sensação de bem-estar). Rege o ouvido, nariz, maxilar superior, seios da face e parte do cérebro. Desempenha papel importante na expressão da personalidade, e quando ativo gera um indivíduo atraente e magnético, rico de recursos e com capacidade de liderança. 
 
Este lótus aparece circundado por duas pétalas uma branca e uma negra representando as duas asas do caduceu, o bastão de Hermes, que é o atributo do Terapeuta. As cores observadas são rosa e amarelo de um lado e azul e roxo do outro. Sua função é o conhecimento, a percepção, a intuição e a clarividência. É o chakra da espiritualidade superior. Nos fenômenos mediúnicos é possível provocar a incorporação de qualquer espírito desencarnado (ou encarnado que esteja desdobrado do corpo físico) tocando com um dedo na área deste chakra, no médium, e ao mesmo tempo projetando energia para sintonizá-lo como o espírito comunicante. O chakra frontal desempenha papel importantíssimo na vigília espiritual e em toda a química do corpo. Quando bem desenvolvido possibilita a clarividência e os poderes da psicometria. A ligação do chakra frontal é mais intensa com o corpo mental superior. Corpo da inspiração que dá origem às idéias antes de tomarem forma. É o plano dos seres arcangélicos: Miguel, Uriel, Rafael e Gabriel. Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é OM. 
 
É o responsável pela irrigação energética dos olhos. Bem desenvolvido, facilita a clarividência e a intuição. Por vezes, a sua atividade cria uma palpitação na testa ou sensação de calor. Parece um coração batendo na testa.
Rege o plexo nervoso: Hipotálamo pituitária autônomo; o sistema fisiológico: Sistema Nervoso e o sistema endócrino: Pituitária ou Hipófise. Comanda o cérebro inferior, olho esquerdo (da personalidade), ouvidos, nariz e sistema nervoso. É o chakra do idealismo e da imaginação, reflete a visão interior e como ela é exteriorizada. Têm a capacidade de visualizar e compreender conceitos mentais (inteligência) e pôr em prática as idéias. Devido a importância e abrangências desse chakra, serão muitas as doenças possíveis, como todos os tipos de cânceres, devido ao desequilíbrio hormonal provocado por atitudes mentais desarmônicas. A consciência atua como fator modificador, processando a cura.
Relaciona-se com o corpo Sabedoria ou Monádico. Conexão e compreensão com o mestre interior, com a fonte de sabedoria e busca da unidade, o Pai. Representa a expressão individualizada no nível da essência ou o Eu perfeito. Nessa camada, se junta o amor (cardíaco) com o êxtase espiritual (frontal) e é criado o amor incondicional. Sente-se o amor por tudo e identifica-se com o Divino. 
 
 
INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL:
 
Quando equilibrado:
Ativa a percepção do indivíduo em relação ao universo que o cerca, entendimento do próprio caminho e senso do destino, compreensão da motivação do outro, percepção, intelecto aguçado, intuição, visão desenvolvida, fé, amplitude de pensamento, concentração, sabedoria que une a mente e a vida, clarividência, profecia, erradicação dos erros, devoção, força, perseverança, autoconfiança, carisma e magnetismo. 
 
Quando em desequilíbrio:
Dogmatismo, teimosia, obsessão, egoísmo, magia negra, maldade, manipulação consciente, poder de dominação, mente insidiosa e doentia, formalidade, intolerância, arrogância, auto-indulgência, perda da fé, medo, sedução.
 
INFLUÊNCIA NO FÍSICO:
 
Quando em desequilíbrio:
Renites, sinusites, alergias, enxaqueca, problemas de ouvido, surdez, problemas dos olhos, cegueira, catarata, insanidade, depressão, rigidez, insônia, pesadelos. 
 
Quando equilibrado:
Realização do self, mentalidade aberta, expansiva, crescimento espiritual, entendimento dos erros, tolerância, humildade, suavidade e amor, liderança com grande poder magnético.












 

7° Chakra Coronário – Sahasrara - conhecendo um pouco mais ....

7° Chakra Coronário – Sahasrara


7° Chakra Coronário – Sahasrara
Corpo Átmico
Transmutação
Elemento Éter
Nota Musical Si
972 Pétalas
Cor Predominante: violeta
O sétimo chakra, também conhecido por Sahasrara significa, em sânscrito, Lótus das Mil Pétalas. Esse chakra, que possui a cor violeta, situa-se no alto da cabeça. Corresponde ao plexo cerebral e está ligado à glândula pineal (epífise), que é responsável pela produção de melatonina (substância que regula o sono e outros ritmos biológicos). Este lótus aparece circundado por mil pétalas, o que significa que para ele convergem mil nadis (dutos de energia). Sua função é a espiritualidade e a iluminação. Não possui elemento relacionado e rege o cérebro. Este chakra só é ativado quando a energia ígnea conhecida como kundalini chega até ele, após ter atravessado e ativado os outros seis chakras, fazendo com que a pessoa atinja o nirvana (iluminação e libertação). De cores variadas e altíssima velocidade em sua rotação, é sede da consciência, centro da união divina. Os chakras são degraus energéticos. À medida que vamos subindo, chegando ao chakra coronário, o nível de vibração aumenta. Por meio desse chakra, chegamos aos mais elevados níveis de meditação. Outra função atribuída ao sétimo chakra e à glândula pineal é receber as energias dos chakras e distribuí-las na função celular de todo o sistema endócrino. Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é AUM.
Esse é dos sete chakras principais o mais importante, pois é o responsável pela irrigação energética do cérebro. Bem desenvolvido, facilita a lembrança e a conscientização das projeções da consciência. É muito importante na telepatia e na mediunidade. É o chakra por onde penetra a energia cósmica e por isso, relaciona-se com o corpo Búdico, Divino ou Causal. Comanda através da hipófise, o sistema imunológico, o baço e também governa a parte superior do cérebro, olhos, ouvido e sistema endócrino. É o portal da espiritualidade, do reconhecimento de Deus em nós e no outro. Quanto mais energética for a pessoa, mais a sua aura se expande. É a principal corrente de força que nutre o corpo físico, carregando os chakras e emitindo energia aos demais corpos, integrando-os como um todo. Sua borda deve ser forte e elástica para proteger o campo de energia humana de energias desqualificadas ou intrusas.
É também chamado de “flor de Lótus”. Possui 960 pétalas no exterior e 12 no centro. Sua cor é violeta branco. Rege o plexo nervoso: Córtex Cerebral, Glândula Pineal; o sistema fisiológico: Sistema Nervoso Central (controle central) e o sistema endócrino: Pineal ou Epífise. Comanda o cérebro superior e olho direito. Está associado a integração da personalidade com a vida, os aspectos espirituais da humanidade e o propósito de vida. Integra todo o ser físico, mental e espiritual. Responsável por todas as doenças mentais: dislexia, autismo, síndrome de Down, neu rose s, estados maníaco-depressivos, esquizofrenia. Esses distúrbios comportamentais e emocionais ocorrem na desconexão com o espiritual.
Sobre os aspectos positivos e negativos do desenvolvimento do chakra coronário, Patrick Drouot explica: “O sétimo chakra, chakra dos místicos, pode ser também o chakra dos esquizofrênicos. É um chakra ligado à iluminação. Segundo Ronald Laing, o pai da antipsiquiatria, os místicos e os esquizofrênicos se encontram no mesmo oceano. Mas lá onde o místico nada, o esquizofrênico naufraga. O místico é, pois capaz de apreender e gerar visões do após-vida, de entrar em estados de felicidade de Samadhi e de união, enquanto o esquizofrênico ignora o que lhe acontece. Ele está aqui e ao mesmo tempo do outro lado. Qualifica-se de delírio místico a desregulagem do sétimo chakra, que tem necessidade de ser regulado da mesma forma que sua glândula endócrina correspondente, a glândula pineal”.
INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL:
Quando equilibrado:
Realização do caminho da alma, capacidade de transformações, espiritualização, entendimento do mais elevado, acesso ao Akasha, ao Eu Superior, fé profunda e confiança na verdade, libertação da forma, destruição do imperfeito, força, coragem, firmeza, poder de comandar, de liderar com absoluta segurança e conduzir de mentes, capacidade de abstrair e entender grandes causas e questões. Servir com amor universal e dedicação.
Quando em desequilíbrio:
Perda do sonho da alma, desencanto, insanidade, loucura, cristalização, negativismo, autopiedade, separação, dor da alma, sofrimento, agonia pela falta de entendimento da verdadeira dimensão do ser.
INFLUÊNCIA NO FÍSICO:
Quando em desequilíbrio:
Depressão , insônia, problemas endócrinos, tumores, inflamações dos nervos, problemas nos ouvidos e nos olhos, problemas imunológicos e envelhecimento precoce.
Quando em equilíbrio:
Libertação do ego, desapego, entendimento dos poderes espirituais, liberdade da materialidade, sabedoria iluminada, perda do medo da morte, coragem transcendente, comunhão com o Todo e entendimento da eternidade da alma.
 
 
 
 

YIN YANG - O EQUILÍBRIO ( NEGATIVO E POSITIVO)

YIN YANG - O EQUILÍBRIO ( NEGATIVO E POSITIVO) 


 

 

[ist2_4549739_yin_yang_figure.jpg]
Yin Yang - O Equilíbrio

De acordo com a filosofia tradicional Chinesa, Yin e Yang são os dois principios cósmicos primários do universo. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino.
Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino.
De acordo com a lenda, o imperador Chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilibrio entre yin e yang.
A mais antiga referência a que se tem acesso da teoria da polaridade universal Yin/Yang, teve sua origem na velha China por volta de 700 anos a.c. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo livro originário do Extremo Oriente - Book of Changes (Livro das Mutações - Yi Jing) (I Ching).
Embora o Yang sirva para designar céu, masculino, dia, calor ou luz e o Yin para designar terra, feminino, noite, frio ou escuro, nada existe em absoluto.
Nada pode ser completamente Yin ou completamente Yang, pois cada um possui "sementes" do oposto.
O dia não existe sem a noite, o escuro sem o claro ou o calor sem o frio e todos os exemplos até ao infinito (que só existe por interatividade com o finito…).
As energias YIN e YANG são formas diferentes de energia, sem a conotação de BOA ou RUIM.
São simplesmente formas diferentes de energia. Na vida temos o lado direito e o lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo.
A existência de uma montanha forma os cumes e também os vales.
Não existiria o ALTO se não existisse o BAIXO e vice-versa.
E quanto mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, ou seja, essas energias são interdependentes.
Nosso planeta possui diversos movimentos, de translação, rotação, etc. e possui também um campo magnético.
Esses fatores fazem com que as energias tomem determinadas direções como preferenciais.
Deve-se tomar bastante cuidado em não confundir essas energias como extremos que se anulam.
É muito comum no ocidente se ter o entendimento de um BEM anular um MAL ou de um POSITIVO anular um NEGATIVO.
Devemos também tomar o cuidado de não confundir o YIN como sendo o MAL que queremos evitar ou eliminar, e o YANG como o BEM desejado.
Muito cuidado também com a associação com HOMEM e MULHER, como foi citado acima, a interdependência dessas energias, devem viver harmoniosamente.
Energia Yin - As forças YIN são poderosas nos meses de inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.

Energia Yang - As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura.

DESENVOLVA SUA INTUIÇÃO

INTUIÇÃO CRIATIVA































Intuição Criativa



Como desenvolver a Intuição Criativa?
Uma mente tensa e agitada é muita "barulhenta" para "ouvir" a intuição.

O primeiro passo para conseguir escutar a própria intuição é aprender a verdadeira tranqüilidade mental e emocional.
Aqui vamos aprender técnicas de como nos conectarmos com a intuição.
Existem várias técnicas que podem ser resumidas em técnicas básicas, de forma a serem praticadas sem interferir muito em nossos compromissos do dia a dia.
Estas são:
Respiração Básica Relaxamento Básico
Concentração Básica
Meditação Básica
Iluminação Intuitiva Básica
Todos os exercícios devem ser feitos lentamente e com grande tranqüilidade. Podem ser feitos com os olhos abertos ou fechados.
Se de olhos abertos, mantenha-os em um ponto fixo, não rígida, mas relaxadamente.
O importante é "olhar para dentro" mentalmente, não fisicamente.
A imobilidade física ajuda, mas não é rigidez muscular.
Esteja imóvel, não se force a ficar imóvel.
E a "Imobilidade mental" também auxilia. Mas imobilidade mental não é expulsar pensamentos.
Acompanhe o pensamento desejado, e apenas deixe fluir os outros pensamentos, não conscientemente escolhidos.
Mas seja amável com estes outros convivas em sua casa mental.
Talvez eles tenham alguma mensagem útil para você.
Se começar a agitar-se demais, por falta de hábito ou apenas por estar com muita tensão acumulada, não se force demais a continuar.
Faça uma pausa, levante-se e retorne depois para o exercício.
Não entre em violência consigo mesmo.
Respeite e perceba o fluxo de sua energia interna.
Sentir sono é normal, no inicio da prática de relaxamento.
E é até esporadicamente comum, inclusive para os praticantes mais avançados. Não se incomode com isso.
Se preferir, antecipe o exercício para uma hora mais "ativa".
Pratique mais os exercícios que preferir e até que possa combiná-los.
Mas às vezes experimente um de cada, por vários dias, para usufruir os benefícios específicos que cada um possa ter.
Após um período especial de estresse, depressão ou desgaste físico, um exercício de relaxamento pode ser muito mais eficaz do que apenas descansar ou apenas o sono. E pode prepará-lo para poder efetivamente dormir melhor.
Meditando:

Procure um lugar tranqüilo.

Se você gostar, coloque seu incenso preferido e uma música suave baixinha.


Comece respirando normalmente por mais ou menos 5 minutos e

depois faça respiração em 7 vezes.

Recordando: inspire contando até 7,

segure a respiração contando até 7 e expire contando até 7.

A cada respiração, solte o corpo, cada vez mais e mais.
Sinta-o pesado e relaxado. Agora, comece a mentalizar seus pés e, devagar, suba a sua atenção pelo corpo todo até chegar a cabeça, observando pontos de tensão e colocando uma luz verde que você mentaliza, vindo do espaço,
nos pontos tensos e doloridos.
Sinta-os se desfazerem.
Relaxe, respire e mentalize uma luz violeta que entra pelos seus pés, sobe pelo corpo, chega até a cabeça e volta ao seu coração.
Quando a luz violeta passar pela sua cabeça, deixe-a levar consigo todas as suas preocupações e ao chegar ao coração ela leva também suas mágoas, dores e aborrecimentos...
Sinta como tudo se dissolve em uma fumaça que sai pelas extremidades se suas mãos e pés e vai para o espaço onde é purificada e volta em luz para você. Você respira o raio violeta e se sente pleno com ele.
Do seu coração, você manda o raio violeta para o planeta Terra (mentalize primeiro), que a envolve como um grande aspirador, tirando todas as energias estagnadas, limpando-a e jogando para o espaço novamente as energias que escurecem a Terra.
As nuvens negras começam a se dissipar e você observa já uma diferença na Terra. Toda esta energia que saiu da terra, vai para o espaço onde é purificada e volta a Terra em doses de amor, compaixão e paz.
Envolva a Terra com uma luz brilhante a que você quiser escolher ou: azul, dourada, rosa, branca, verde, vermelho rubi e violeta.
Veja a Terra: observe-a, olhe suas matas, rios, lagos, mares, montanhas, cachoeiras, o que você quiser...
Perceba como ela está mais clara, mais bonita.
Veja a grandiosidade deste planeta. reverencie-o.
É assim que desejamos o nosso planeta.
A Terra agradecida manda de volta um raio de amor para você, que o recebe no coração e se sente mais tranqüila e confortada.
Você deixa as imagens irem se desfazendo e volta ao seu espaço, soltando as mão, os pés, se espreguiçando e sabendo que cumpriu com amor a sua missão.
Nós todos da Terra agradecemos.
Seja sempre feliz.
Faça sempre que puder esta meditação e observe os efeitos que ela fará em você.







 

15 PASSOS PARA EQUILIBRAR SUA VIDA

VIDA PLENA E EQUILIBRADA.





Viva uma vida mais consciente, plena e equilibrada

1. Todos nós ao nascer, ganhamos um espelho. Este espelho é, então, colado no nosso peito. E assim vivemos toda a nossa vida, refletindo o outro e vendo no (espelho do) outro o nosso reflexo. Hermann Hesse disse : “ Se você odeia uma pessoa, odeia algo nela que faz parte de você. O que não faz parte de nós não nos incomoda.”Viver considerando isto, vai desenvolvendo nossa compaixão, nossa tolerância, nossa empatia e nossa solidariedade para com as nossas fraquezas e dificuldades e as dos outros.


2. Cem por cento do que somos e vivemos (inclusive o que supomos ser acidentes) é fruto de nossas escolhas e opções. Conscientes ou inconscientes. Desta ou de outras vidas. Viver consciente disto desenvolve nosso discernimento e nossa responsabilidade para com a vida, com as pessoas e com nossas atitudes.


3. Livre-se da culpa. A única função da culpa é manter sua auto-estima baixa (por isso algumas religiões fomentam a idéia da culpa para assim manter poder). Transmute a culpa por responsabilidade. Ninguém é culpado de absolutamente nada, mas todos são completamente responsáveis por tudo. Viver assim te torna mais atento e cuidadoso para com toda a existência.


4. Desenvolva a aceitação. Sempre que entramos em contato com alguma dificuldade ou fraqueza nossa, através de alguém ou de alguma circunstância, normalmente o primeiro impulso da mente/ego é: ou nos defendemos, negando e resistindo a entrar em contato (muitas vezes entrando na irritação e na revolta, geralmente imputando a culpa a alguém ou a alguma coisa), ou entramos na condição de vítimas, mergulhando na baixa auto-estima. Aceite sua natureza humana como ela é e aceite também a sua sombra. Entenda que você está aqui na Terra para aprender e expandir sua existência. Um Mestre hindu falou: “Errar, ter defeitos, falhas, fraquezas, é seu direito. Trabalhar para transmutar isso tudo é seu dever”.

5. Tudo no Universo tem duas polaridades : yin/yang, masculino/feminino, positivo/negativo, etc. As emoções e os sentimentos também tem duas polaridades: o outro lado da tristeza é a alegria, do medo é a coragem, da raiva é a energia de realização, do ódio é o amor e o perdão, da ansiedade e da angústia é a calma e o centramento, da baixa auto-estima é a confiança em si mesmo, enfim, nosso grande trabalho de transmutação é estar constantemente reequilibrando estas polaridades. Os hindus diriam que devemos estar sempre transmutando Tamas e Rajas em Sattwa, isto é, trazendo sempre os pensamentos, sentimentos e atos densos , limitadores e negativos, para as freqüências mais sutis.Viver assim economiza um bocado de energia. Considerando que tudo na vida é passageiro, é mais inteligente procurar mudar a polaridade das coisas e dar a volta por cima do que ficar naufragando constantemente nos mesmos padrões psico-emocionais.


6. Desenvolva a neutralidade e a observação. Os índios chamam isto de “visão da águia”: sair voando de dentro do burburinho dos eventos e, de cima, com uma perspectiva ampla, observar os acontecimentos sem identificação ou julgamentos. Ou, em outro exemplo: sair de dentro do rio caudaloso de nossa vida - onde estamos imersos até o pescoço - sentar na margem e observar. Quando dentro do rio, imersos até o pescoço, qualquer ondinha nos parece um vagalhão, mas quando nos sentamos à beira do rio, a ondinha novamente vira ondinha, e aí podemos ter uma perspectiva mais correta e um envolvimento menos sofrido com as coisas. Isto desenvolve uma profunda consciência da relatividade dos pontos de vista e, por conseguinte, o redimensionamento da nossa identificação e envolvimento com a transitoriedade da vida.


7. Evite as comparações. Lembra do “jardim do vizinho é sempre mais bonito” ? Ledo engano! Grande armadilha! Mal sabemos que o vizinho ao olhar nosso lado também pensa a mesma coisa sobre algum aspecto de nós...Considerar este fato, te livra do peso dos julgamentos alheios e te torna mais centrado em teu próprio eixo.


8. Os hindus dizem que todas as doenças que existem - sejam físicas, emocionais, psíquicas ou energéticas - derivam, de uma forma ou de outra, de uma única doença: a ignorância de nossa natureza real, a Unidade (eles chamam esta ignorância de avidya e a Unidade de Brahman).Toda a criação é uma grande web onde tudo é interagente, interdependente e holográfico. Realmente não estamos irremediavelmente presos a tempo e espaço e às três dimensões (não só as antigas tradições, mas a física quântica atual afirmam amplamente esta questão). Considerando nossa natureza una, saiba que não há nada fora de você que você precise obter que já não tenha. Está tudo dentro de você, todo o Universo. Você apenas precisa relembrar sua natureza original, que está pulsando em cada partícula do Universo, em cada pessoa, em cada ser de cada reino. Todo amor, paz e felicidade já estão dentro de você, sempre.Você decididamente não é um pecador. Você não é uma pedra bruta que precisa ser lapidada. Você já é uma jóia pronta, maravilhosa, só que recoberta pela poeira desta ignorância primordial. Passar a considerar estas verdades milenares em nossa vida cotidiana desenvolve nossa co-participação consciente no Universo nos seus mais diversos níveis de existência.


9. Todo o Universo é consciente ! Cada pessoa, cada animal, cada planta, cada pedra, cada célula, cada átomo, cada galáxia... A consciência não é um privilégio do cérebro humano, que é apenas um dos veículos onde esta Consciência se expressa. Esta é a chamada onipresença e onisciência de Deus. Os índios têm formas sofisticadas de entrar em contato e interagir com a consciência subjacente à Natureza.Viver considerando este fato torna tua vida muito mais respeitosa, consciente e responsável.


10. Quando a vida nos apresenta algum evento desconfortável, algum obstáculo ou algum confronto, normalmente o que é acionado em nosso corpo/mente é o “automático” lutar ou fugir. A adrenalina está sempre pronta para desencadear ação. Mas a verdade é que na maior parte das vezes não seria necessário lutar nem fugir, bastaria relaxar e observar, e a partir daí agir com consciência, ou então deixar os acontecimentos se desenrolarem naturalmente. Vamos investir mais nas endorfinas! Faça Yoga ou TaiChiChuan!Desta forma, em todos os níveis e setores da nossa vida, podemos integrar firmeza e simultaneamente relaxamento – só firmeza gera rigidez e só relaxamento gera moleza !


11. Adote a pergunta : “O que é que eu tenho que aprender com isso?”. Todas (todas mesmo) as coisas que nos acontecem, vem para nos ensinar. A vida está sempre fazendo suas arrumações para que possamos aprender e evoluir. Por isso alguém já disse: “cuidado com o que você deseja pois pode acontecer!”. Nós costumamos achar que quando pedimos à Deus alguma virtude, Ele vai milagrosamente introduzir esta virtude em nossa mente e de repente ficamos pacientes, ou disciplinados, ou tolerantes. Provavelmente o que a vida fará é te proporcionar situações que vão te fazer desenvolver aquela virtude. Se você pediu paciência, provavelmente vai atrair pessoas que vão te fazer perdê-la, e aí é que estará o seu aprendizado. Então, sempre que as pessoas ou as circunstâncias te trouxerem desconfortos ou incômodos, ao invés de se revoltar, se ofender ou se entristecer, ou ainda, achar que a culpa é do outro, pergunte à Vida o que esta situação está te obrigando a trabalhar, que virtudes e qualidades você está tendo que desenvolver para lidar com isso de forma harmônica e equilibrada.Este procedimento com certeza vai aumentar enormemente a qualidade de nossa consciência e a conseqüente percepção dos movimentos da vida e do seu sentido.


12. Gastamos grande tempo mental ficando angustiados por um passado que não podemos mais mudar e/ou ficando ansiosos por um futuro que ainda não chegou. Outra grande parte, ainda, gastamos sonhando acordados, delirando os nossos sonhos e desejos. E aí duas coisas ocorrem: uma: sobra pouco tempo para a consciência do aqui-e-agora, o presente, que é onde efetivamente a vida acontece; duas: quando precisamos da mente para as coisas que ela foi feita para funcionar – a nossa vida humana diária – esta mente tem dificuldade em se concentrar, em estar presente, inteira, poderosa, centrada.Concentrando-nos no presente desfrutamos mais da vida. A meditação é um ótimo treinamento para aprender a viver no presente, nos livrando das pré-ocupações e desenvolvendo uma mente verdadeiramente eficiente.


13. Infelizmente, ainda vivemos sob a ideologia do “ganha-perde”, ou seja, temos muito incutida em nossa cultura a idéia de que para se ganhar alguém precisa perder. É assim que se construiu, por exemplo, o sistema capitalista. Também é seguindo esta filosofia que está-se destruindo nosso planeta. E é desse ganha-perde que estão impregnadas as nossas relações (lembra da lei de Gérson?). Não só no sentido profissional e financeiro, mas também no emocional e no afetivo.É urgente reimplantar-se o “ganha-ganha” nas relações interpessoais e nas relações do homem com a Natureza. Não existe nenhuma possibilidade de ganho real para nada nem ninguém, em nenhum setor da vida, se este ganho for obtido em detrimento da perda de alguém ou de alguma coisa. Na visão oriental, o Karma Yoga é a técnica que visa reeducar o homem e a sociedade para a verdadeira forma de ganhar.Este procedimento simples pode transformar toda a perspectiva que temos em relação à vida, entendendo e vivendo na prática a grande lei universal de causa e efeito.


14. Atente para a sincronicidade. Uma escritura hindu diz : “Nenhuma folha de grama se mexe sem uma razão”. Nada é casual, mas tudo é intrinsecamente causal. Um outro Mestre disse : “nós falamos com Deus através da oração, e Ele nos fala através da sincronicidade”. O Dr. Jung percebeu que era esta qualidade da Criação que fazia com que as artes divinatórias (I Ching, Tarot, Runas, Búzios) funcionassem. Todo o Universo é Um, portanto tudo é interrelacionado. E a Lei do Karma é quem disciplina este interrelacionamento. Atente para os sinais! O tempo todo o Universo está interagindo com você!Estar atento à sincronicidade desenvolve a intuição e a expansão da percepção do movimento consciente e multidimensional do Universo.


15. E finalmente – e sobretudo - “não faças aos outros o que não queres que te façam” ainda é a regra de ouro.Viver integralmente assim te torna efetivamente consciente, pleno e equilibrado.

Ernani Fornari

Carma e Oração - O OBJETIVO DA ORAÇÃO

O OBJETIVO DA ORAÇÃO



































O Objetivo da Oração
por Swami Dayananda

Orar é um processo de pensamento, um tipo particular de pensamento. Na prece existe alguém que reza e um altar no qual a pessoa oferece sua oração. Existe também um modo de rezar que está envolvido, que difere de pessoa para pessoa.

Uma prece pode ser dita em palavras simples ou pode ser um ritual elaborado, altamente tradicional e sancionado por escrituras. Pode ser totalmente oral ou totalmente mental. Ramana Maharshi, em Upadesa Saram, descreve a oração como três formas diferentes de ação (karma): física (kayiaka), oral (vacika) e mental (manasa). O ritual é uma forma física de oração. O canto em honra do Senhor é uma forma oral de oração.

Cantar um mantra silenciosamente é uma forma mental de oração.

Orações sempre têm um objetivo, como qualquer ação. Você pode desejar algo específico ou pode querer clareza mental (antahkarana suddhi), ou você pode rezar “Que o Senhor se compraza com minha oração”, porque você quer estar no livro “certo” de Deus. Você quer que Ele lhe dê uma olhada de vez em quando. Ele parece olhar pelos outros o tempo todo, mas quando chega a sua vez, algo acontece – Ele pisca ou fecha os olhos ao mesmo tempo.

Pode parecer que não podemos rezar no lugar de outra pessoa do mesmo modo como não podemos comer por outra pessoa. Apesar de orar ser uma ação, não é como comer, é mais como tomar banho, não só você pode lavar seu próprio corpo como pode lavar o de seu filho. Posso rezar tanto pelo sucesso de algo que se refira a mim mesmo como por algo que se refira a outra pessoa. Mesmo quando rezo por algo referente a outra pessoa, a oração ainda é minha.

Quando vejo alguém que é infeliz, que está sofrendo, também sofro – porque sou humano. Sou afetado pelas condições de outra pessoa e não suporto este sofrimento. Quero que esta pessoa também seja feliz. Portanto a oração pelos outros é também referente a minha própria felicidade.

Toda oração, assim, é apenas no meu próprio interesse. Quando rezo por minha esposa ou filho, quando digo “Que a minha família seja protegida”, isto é extensível a mim, um eu que está inteiramente afetado. Do mesmo modo, não precisamos ser americanos para nos sentirmos afetados quando um americano é feito refém. Qualquer ser humano será afetado uma vez que tome conhecimento das possíveis conseqüências desta ação.

Os Dois Resultados da Oração

A oração é sempre efetiva, tanto em interesse próprio como no dos outros. Para vermos como a oração é efetiva e como produz resultados é preciso analisar a natureza da oração.

Um dos resultados de sua oração é imediato (drstaphala). Ao rezar por algo, como clareza mental, você está reconhecendo uma força superior a sua própria. Está também aceitando a limitação de seu próprio poder e conhecimento. Isto é simples pragmatismo. Para ser objetivo, uma pessoa deve conhecer suas limitações. Mesmo quando conhecemos nossas limitações, ainda assim, freqüentemente, não queremos aceitá-las.

Que possamos rezar é uma grande coisa, porque implica uma aceitação de nossa parte, não só de nossas limitações, mas também a aceitação de uma fonte que não tem limites. Esta aceitação é algo muito bonito e é o resultado imediato da oração. Pode-se dizer que isto é psicológico ou algo assim, mas o resultado é visível. Não é fácil sentar e rezar. Mas quando você o faz, uma espécie de dissolução acontece. De outro modo o ego não deixaria você sentar e rezar.

Existe também um resultado da oração que é invisível (adrstaphala), que é onde a fé começa. O agente da ação de rezar diz “Isto é o que eu quero”. A ação e o desejo expresso provocam um resultado que é de natureza sutil, invisível.

Esse resultado invisível se manifestará no futuro e é o que chamamos de graça. É produzido pela ação e dirigido ao “fazedor da ação”, aquele que reza.


A Lei do Karma

Se você aceita a lei do karma, você pode chegar a considerar que a maior parte dos problemas surge como resultado das ações feitas nesta vida e em vidas passadas. Um problema no estômago ou cancer, por exemplo, pode ser entendido como resultado de karma passado. Ou você pode dizer que o problema é hereditário ou genético, o que é apenas fazer uso de um modelo diferente de explicação. De qualquer modo, é a mesma coisa. Indo um pouco mais adiante, você pode perguntar por que você nasceu com estes genes em particular? Por que você tem de estar nesta situação? Por que você não tem outros pais? Se você colocar estas questões a um geneticista ele ou ela não terá resposta e lhe dirá “Vá perguntar isto a um Swami. Este não é o meu campo!”

Dizemos que há uma seleção natural de pais que se dá de acordo com certas leis. Se existe sobrevivência da alma, devem existir leis que governam a imensa rede de combinações possíveis que determinam o próximo nascimento da alma. Muitos aspectos devem ser organizados – época e lugar do nascimento, pais, posição social e cultural, situação econômica, e assim por diante – tudo o que afetará em alguma medida a criança que vai nascer. Deste modo, cada pessoa tem um tipo particular de karma.

Karma é uma cadeia enorme de leis que operam de modo puramente mecânico. Do ponto de vista do karma, sua dor de estômago pode ser o resultado de karma feito no passado, tanto há muito tempo como mais recentemente. Pode ser devido a várias razões – excesso de alimentação, álcool, ou a condição de sua mente – tudo isto pode ser visto em termos tanto de passado imediato como remoto.

Se você se preocupa com isto você só aumenta sua infelicidade. Portanto, preocupar-se é inútil. O passado já aconteceu e não pode ser mudado. Eu aceito o passado e então rezo. Algum dano pode ter sido feito a meu estômago devido a eventos passados. Se for assim há algo que posso fazer agora? Sim. Posso rezar, “Que esta prece produza resultados que neutralizem o karma passado”.

A lei do karma é sutil. Não conhecemos nosso karma passado. Só sabemos que quando algo ocorre isto pode ser devido ao karma passado. Quando eventos extraordinários ocorrem e não podemos relacioná-los a causas imediatas, nos voltamos para o karma passado a fim de achar explicações. Talvez você ganhe na loteria e chame isto de boa sorte, ou perca algo e chame de má sorte – tudos isto pode ser o karma passado em ação. A despeito de todos os seus planos e esforços, situações que chamamos de má sorte continuam acontecendo. O karma pode estar se desdobrando a cada dia. O que você está acertando hoje pode ser devido ao karma passado. Apenas não podemos ver isso.

Mesmo um ateu convicto explica eventos em termos de sorte. Se ele pega um ônibus, por exemplo, e é a última pessoa a entrar antes de o ônibus partir ele diz, “Que maravilha! Que sorte!” Do mesmo modo, quando ele perde o ônibus, chama de má sorte.

As pessoas predem ônibus na vida – e existem muitos ônibus. Não importa quão cuidadosamente planejemos, no último minuto algo pode acontecer e vamos atribuir à má sorte. Quando tais eventos ocorrem, eles indicam a presença de algo sutil no qual não podemos por nosso dedo em cima. Não sabemos onde ele existe, o que é, ou como se desdobra. Só sabemos que continua acontecendo e que existe um padrão que é respeitado. Este “algo” é explicado pela lei do karma.

Karma e Oração

Como posso neutralizar os efeitos do passado, tanto imediato como remoto? Existem certas coisas que posso fazer. O que devo fazer eu faço, usando meu esforço. Junto com o esforço necessito de entusiasmo, coragem, conhecimento, recursos, e a prontidão e a capacidade de encarar obstáculos. E, com tudo isto, eu ainda posso perder o ônibus, e é por isto que necessito da oração. Se estas seis qualidades estão presentes, o Senhor pode ajudar – se eu rezar. Todas as seis devem estar lá. Não posso simplesmente sentar e rezar.

Tem uma estória sobre dois rapazes que estavam viajando para a cidade vizinha. No caminho lhes aconteceu de ver um templo de Ganesha. Um dos costumes hindus é de que que não se deve passar por um templo sem oferecer nossas preces. Um dos jovenss entrou no templo, mas o outro seguiu caminhando dizendo “Não vou entrar no templo porque não acredito nisso.”

Quando estava saindo do templo, após receber a darshan do Senhor, o primeiro rapaz pisou num escorpião nos degraus do templo e foi picado. Ele segurou seu dedão berrando e gritou por seu amigo.

Enquanto o segundo rapaz caminhava viu uma coisa no chão. Juntou-a e viu que era uma moeda de ouro. Ouvindo os gritos de seu amigo correu de volta para ver o que havia acontecido. O jovem falou “Esta é a prasada, presente de seu Senhor. Você entrou no templo e levou uma picada de escorpião. Sabe o que eu ganhei por não entrar no templo?”
E então mostrou a moeda.

Por ir ao templo você ganhou uma picada de escorpião. Eu não fui e olhe o que ganhei. Por que você vai a templos? É inútil.

O rapaz já estava picado pelo escorpião, mas as palavras de seu amigo o feriram ainda mais. Sentiu que o que lhe havia acontecido não era justo, e ficou muito triste.

Neste momento apareceu em seu caminho um sadhu. O rapaz o chamou e pediu sua ajuda, dizendo que havia sido picado por um escorpião e que a picada estava queimando. O sadhu lhe deu um remédio para aliviar a dor. O rapaz então lhe perguntou, “Maharajji, entrei no templo conforme nosso costume. Tenho uma devoção verdadeira. Quando estava saindo fui picado por um escorpião. Meu amigo apenas caminhou próximo ao templo e encontrou uma moeda de ouro na estrada. Qual é a justiça disto?”

O sadhu era astrólogo. Ele perguntou as datas e horas de nascimento dos jovens. Calculou tudo e falou aos meninos tudo o que havia acontecido em suas vidas. Descreveu eventos passados, seus pais e a idade em que haviam morrido, e quantos irmãos e irmãs cada um tinha. Como o que tinha dito era verdade, tiveram de acreditar nele.
Então o sadhu falou para o rapaz que havia sido picado pelo escorpião.

“Você deveria ter sofrido uma mordida venenosa de uma serpente ou algum acidente do gênero, mas se livrou apenas com a picada de escorpião”.

Para o outro ele falou: “Você deveria ter ganhado um enorme tesouro, mas em vez disso vai ter que ficar apenas com uma moeda.”

O objetivo da oração é eliminar ou neutralizar nossos erros diários e o Senhor nos confere Sua ajuda quando rezamos. É por isso que a oração é recomendada ao longo de todo o dia – ao amanhecer e à tarde, e de novo ao anoitecer. Ainda que não se tenha cometido nenhum erro no dia sempre existe algum karma passado se desdobrando a cada dia. O karma de cada pessoa é uma mistura dos resultados das boas ações (punya) e das más ações (papa). Punya significa que situações auspiciosas ou agradáveis irão acontecer e papa significa que situações penosas e desagradáveis sucederão.

Para lidar com o papa que se desdobra a cada dia, minuto a minuto, você deve juntar punya que irá neutralizá-lo. A oração faz isto. A oração não é só para obter clareza mental. Ao produzir resultados invisíveis pode também dissolver nossos erros anteriores.

A vida não é nada mais do que uma mistura de punya e papa. Assim encontramos tanto coisas agradáveis como desagradáveis acontecendo o tempo todo. Sabemos perfeitamente que não ditamos os termos da vida e podemos mesmo desenvolver nossas filosofias pessoais de como lidar com isso.

Algumas vezes podemos ter tanto punya como papa vindo em ondas por períodos de tempo – alguns anos, alguns meses, ou algumas semanas, sucessivamente. Pode acontecer apenas papa por um período de tempo e então, depois, de um modo geral, tudo vai bem. Mas a cada dia temos sempre uma combinação dos dois. A manhã pode ter sido maravilhosa, e porque o sol estava brilhando você foi jogar tenis, mas torceu seu tornozelo na quadra e por cinco dias não pode fazer nada.

Algumas vezes tudo pode estar indo bem, mas seu carro não dá partida. Ou dá partida, mas pára no meio da auto-estrada altas horas da noite, a seis milhas do posto de gasolina; teria sido melhor se não tivesse dado partida. Tais situações podem ser devidas a omissões e atos no passado próximo ou ser devidas a velhos papas que você quer neutralizar ou eliminar. Um resultado invisível pode ser neutralizado por outro resultado invisível. Este é o objetivo do resultado invisível da oração.

Suponha que você adormeça com seus bolsos cheios de dinheiro e cartões de crédito e sonhe que está morrendo de fome, e que você não comeu nada em três dias, e não tem dinheiro nenhum. Qual a utilidade do dinheiro em seu bolso? Ele não pode comprar nem uma coca-cola, você precisa para isto de dinheiro de sonho. Assim também para neutralizar os resultados invisíveis ocasionados pelas ações erradas do passado você precisa dos resultados invisíveis da oração.


A eficácia da oração

A oração é eficaz. Você pode dizer:
“Eu rezei, mas nada aconteceu.”
Mas eu diria:
“Se você não rezar, muitas outras coisas podem acontecer.”

Tinha uma vez uma velha senhora que recitava suas contas (mantra japa) o dia inteiro. Apesar de fazê-lo com fé ela ainda criava problemas para sua nora. Ela parava apenas o suficiente para mandar a jovem fazer isto ou aquilo. A pobre jovem, que era recém-chegada na casa, levava uma vida muito difícil.

Após alguns anos vivendo na mesma casa, a nora disse que, apesar de sua sogra ter feito tanto japa, ela não notou nenhuma modificação nela.

“Nos últimos dez anos só vi as contas de seu mala se modificar! Elas se tornaram mais suaves, enquanto que sua mente e comportamento continuavam tão ásperos quanto antes. Só as contas haviam perdido sua aspereza.”
Mas suponhamos que ela não tivesse feito japa. Imagine como ela teria se comportado. Poderia ter sido muito pior, ou até mesmo impossível de viver na mesma casa com ela. As orações da velha senhora, na forma de japa, realmente produziram resultados, ainda que pequenos.

A oração definitivamente produz algum resultado em concordância com a lei do karma. Tudo o que temos de fazer é rezar. Logo a oração faz parte dos esforços de uma pessoa inteligente, uma pessoa inteligente sendo aquela que leva todos os fatores em consideração antes de fazer algo.

Quando levamos nossas limitações em consideração e
oferecemos nossa oração, a lei se encarrega dos resultados.
 
 

O PODER E A MAGIA DAS CORES

A MAGIA DAS CORES


 O nosso mundo material é constituido de formas e cores, a cor é uma força cósmica, vital e a forma externa é somente a reprodução material de um corpo espiritual.
Uma cor é essencialmente uma manifestação material da realidade espiritual, que se dá na presença da "Luz".
A luz é algo que nossos olhos não podem ver, mas que torna visísel toda a matéria.
A luz do Sol ( ou artificial ), ilumina as formas e nossos olhos captam os reflexos dessa luz transmitindo através dos nossos olhos as formas e cores que são interpretadas por nosso cérebro.As cores primárias são três : 
 
Amarelo, Azul e Vermelho
 
todas as demais resultam de misturas das cores primárias como por exemplo :
 
Azul +Vermelho = Violeta,
Vermelho + Amarelo = Laranja,
Azul + Amarelo = Verde.

As misturas de todas essas cores, resultam nos mais diversos tons e matizes que colorem o nosso mundo visível, existem ainda outras cores como o infravermelho e o ultravioleta que só podem ser distinguidos por meios adequados e em laboratórios, pois de todas as cores presentes na natureza o olho humano só pode perceber um pequeno espectro.
Já, outros animais, têm seus olhos adaptados para perceber diversos outros espectros, como por exemplo as abelhas que se orientam pela cor ultravioleta para localizar determinada flôr, o verde das folhas, é no entando, percebido por ela como incolor .
Na era moderma um dos pioneiros nos estudos da cromatologia foi o Dr. Edwin Babbit, autor do livro " Principles of Light and Colour", no qual escreveu "
Em um quarto escuro, e de olhos fechados, comecei a ver a formação do meu (ser) íntimo e depois de alguns meses estava em condições de perceber maravilhosas luzes e cores, que nehuma linguagem poderá descrever"A "Cor" da qual estaremos falando, trata-se da manifestação da "Luz" como energia e que portanto pode ser percebida até no escuro, desde que a pessoa esteja devidamente preparada para sentir as vibraçõs no seu íntimo, em infinitas radiações e fluxos de correntes luminosas.
São essas vibrações, radiações e fluxos de energias, que irão atuar na aura daqueles que se submetem à uma terapia pelas cores, através dos chakras e meridianos, equilibrando os seus corpos, etérico e físico.
Edgar Cayce, um místico americano de Virginia Beach, quando criança, podia ver a aura completa em torno das pessoas, como um arco-iris de cores e luzes que as envolvia, e admirou-se ao saber que os outros não a viam igualmente.
A aplicação terapêutica das cores é denominada cromoterapia e era utilizada há muito tempo pelos antigos egípcios que já possuiam uma perfeita psicologia das cores.
Conheciam a natureza e formação das cores e em seus templos preparavam locais onde doentes da mente e do corpo eram submetidos à cromoterapia.
Arqueólogos encontraram evidências convincentes de que certos aposentos nas pirâmides, tinham sido construídos de forma tal que permitiam a entrada dos raios solares e de que estes eram decompostoas nas sete cores do espectro.
Os "médicos" diagnosticavam que cor ou cores faltavam na aura do indivíduo, enviavam-no então ao aposento apropriado onde absorveria o raio ou raios coloridos necessários à recuperação de sua saúde.
Esses conceitos eram conhecidos desde os tempos mais remotos.
Em todas as culturas, observa-se o estudo das cores e podemos encontrá-lo associado à diversas práticas esotéricas, como o Feng Shui, Cristrais, Astrologia, etc.
As cores podem ser utilisadas em diversas áreas, com resultados espantosos.
Apenas recentemente seu poder começa a ser reconhecido por médicos, psiquiátras, o mundo da moda, marketing, etc.
Isto porquê as cores têm uma linguagem própria, que fala diretamente ao nosso íntimo e às nossas emoções podendo influenciar todos os ramos de nossa vida, tais como : sucesso nos negócios, na vida familiar, na vida sentimental, na saúde, no emprego, etc.

De acordo com as propriedades terapêuticas as cores são divididas em três grupos : 
 
Estimulantes : Vermelho, amarelo e laranja.
Calmantes : Indigo, Azul ( tons claros ) e violeta.
Equilibrante : Verde.

PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS DAS CORES

VERMELHO :
Símbolo de energia e vitalidade. Estimula o sangue e libera a adrenalina. Combate resfriados sem frebre. Alivia o cansaço e ameniza dores reumáticas. Aumenta a sexualidade, esta cor é extremamente estimulante e seu uso é recomendado para pequenos períodos de tempo.

AMARELO :
Transmite alegria e atrai a atenção, estimula o sistema nervoso central, contribui para a regeneração dos ossos , bom para prisão de ventre, potencializa o fósforo e o sódio. Estimula o intelecto. Não é recomendada para quem deseja estar só.

LARANJA :
Estimula o sistema respiratório, fixa o cálcio. Tonifica e combate a fadiga. Aumenta o otimismo. Proporciona descontração, causa serenidade, libera as expressões e é antidepressiva.

INDIGO :
Atua diretamente na corrente sanguínea, tem ação coagulante quando usada em casos de ferimentos e sangramentos em geral. Estimula os sentidos e aumenta a intuição. Transmite tranquilidade e serenidade. É relaxante e permite as aproximações.

AZUL:
Indicada nas infecções com febre, tem efeito calmante e analgésico. Atua no sistema nervoso, vásos sanguíneos , artérias e sistema muscular. Reduz o egoismo e atrai a harmonia. Proporciona uma aparência jovial e tem efeito calmante nas tensões nervosas.

VIOLETA :
Atua no sistema respiratório, nos casos de pneumonia, tosse, e asma. Nas Irritações da pele e dores ciáticas. Tem ação calmante e depurativa do sangue, elima toxinas e estimula a produção de leucócitos. Reduz o medo, a ansiedade e as angústias, diminui a irritação e estabelece um envolvimento de paz e amor. Estimula a espiritualidade e reduz as preocupações. Boa para a concentração , meditação e orações.

VERDE:
Atua no sistema endócrino, favorecendo o equilíbrio hormonal. Estimula o aparelho digestivo. Tem ação refrescante e anti-infecciosa. Combate a insônia. É considerada a cor da aura, permite o equilíbrio mental e espiritual, proporcionando uma condição para um julgamento claro, criando uma atmosfera propícia para uma ampla análise de situações.

CROMOTERAPIA PRÁTICA

A cromoterapia pode ser aplicada no dia a dia, afim de obter equilíbrio ou estímulos, mental, espiritual e emocional , apenas com o uso de roupas nas cores adequadas, para atrair determinado tipo de vibração.
Uma das formas de se aplicar a cromoterapia, para solucionar problemas de saúde, é com a utilização da água energizada.
Identifique a sua carência de cor na tabela das "Propriedades Terapêuticas" e siga as recomendações abaixo:
Use copos de cristal, ou vidro ( os de cristal são mais eficazes ).
Encha um copo com água potável, envolva-o em papel celofane da cor que se necessita, tampe para evitar insetos e impurezas.
Deixe o copo exposto ao sol durante todo o dia, (mesmo que o dia esteja nublado) no final da tarde, recolha o copo e esta água estará energizada com a cor escolhida, deixe esfriar (Não coloque na geladeira) e ela estará pronta para ser bebida.
Você notará uma diferença revigorante no sabor da água energizada, muitos afirmam que tem sabor de água fresca tirada de uma fonte.
Repita o tratamento até notar que o problema foi resolvido, normalmente, nos casos mais simples, isso acontece num prazo de 7 (sete ) dias
Obs : Esta terapia não tem contra-indicações e pode ser utilizada tanto por adultos como por crianças.
Não recomendamos suspender as medicações que eventualmente se estejam tomando, sejam alopatas sejam homeopatas, pois a cromoterapia atua em outro nível.
Aconselhamos que o paciente continue com o acompanhamento médico tradicional, inclusive para constatar a regressão da doença.
Se achar conveniente, comente com seu médico que está pretendendo usar a cromoterapia e ouça a sua opinião, se não sentir-se seguro dos resultados que irá alcançar, não inicie o tratamento com a cromoterapia, pois sua mente já estará bloqueando o efeito desejado.
 
 
Carlos Roberto ( Amon Sol )

SIGNIFICADO DE HOLISTICO. CONHECENDO UM POUCO MAIS....

SIGNIFICADO DE HOLISTICO.

significado de

Holismo (grego holos, todo) é a ideia de que as propriedades de um sistema, quer se trate de seres humanos ou outros organismos, não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes.
A palavra foi criada por
Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no seu livro de 1926, Holism and Evolution, que assim a definiu: "A tendência da Natureza a formar, através de evolução criativa, "todos" que são maiores do que a soma de suas partes".
É também chamado não-reducionismo, por ser o oposto do
reducionismo. Pode ser visto também como o oposto de atomismo ou mesmo como do materialismo. Vê o mundo como um todo integrado, como um organismo. O princípio geral do holismo pode ser resumido por Aristóteles na sua Metafísica: "O inteiro é mais do que a simples soma de suas partes."
De uma forma ou de outra, o princípio do holismo foi discutido por diversos pensadores ao longo da História. Entretanto, o primeiro filósofo que o instituiu para a
ciência foi o francês Augusto Comte (1798-1857), ao instituir a importância do espírito de conjunto (ou de síntese) sobre o espírito de detalhes (ou de análise) para uma compreensão adequada da ciência em si e de seu valor para o conjunto da existência humana.
O método holístico de valoração do fundo de comercio, tem origem na “teoria pura da contabilidade”, e tem como elemento de entrada o lucro ou prejuízo líquido, média aritmética do resultado líquido contábil dos três últimos anos, corrigido monetariamente, o qual deve ser sempre ajustado pela exclusão ou inclusão de varias rubricas, de modo a refletir o resultado do negocio. Resultado este que se denomina de lucro normalizado. Sendo que este lucro normalizado, ajustado, é a base de cálculo para o retorno do capital investido, superlucro, que é obtido por um retorno superior a 6 % do ativo operacional. A parcela desse retorno de capital superior a 6%, aqui denominado de Fundo de Comércio, deve ser multiplicado pelo número de anos que se espera como retorno confiável. Esse prazo tem ainda como âncora o prazo médio do indicativo de atratividade. Este valor do fundo de comércio atribuído a vários anos, deve ser a valor presente a uma taxa de juros de 12% a.a Podendo surgir a figura do going value, que tem o sentido de indicar o valor da continuidade dos negócios pela sua perpetuidade. Ou seja: com o amparo no princípio contábil da continuidade.