sábado, 25 de maio de 2013

TRATAMENTOS COM REIKI - o signifcado e como funciona

TRATAMENTOS COM REIKI.



REI- Significa Universal. 
 
Está disponível para nos ajudar nas horas
de necessidade e para agir como direcionamento de nossas vidas.
É a sabedoria total.
KI- É energia vital que anima todas as coisas vivas ,
está fluindo em todos os seres vivos, incluindo plantas, animais e humanos.
É fundamental a harmonia desta Energia Vital, Ki,
em nós para nossa saúde e funcionamento adequado do nosso ser nesta vida.
 
 
Reiki acalma, alivia o stress
Reiki equilibra as energias
Reiki alivia a insônia
Reiki não conflita com sua crença ou religião
Reiki Ativa o sistema imunológico
Reiki acelera o metabolismo
Reiki atua como desintoxicador natural
Reiki equilibra os hormônios
Reiki equilibra a ansiedade
Reiki harmoniza teu e lar e comercio
Reiki equilibra os seus relacionamentos
Reiki te conscientiza, quanto quem é você
Reiki equilibra a saúde
Reiki aumenta sua criatividade
Reiki expande seu campo aurico
Reiki dilui os bloqueios traumáticos de forma sutil
Reiki abre os caminhos da prosperidade
Reiki te aproxima do mestre interior
Reiki equilibra os ancestrais
Reiki atua em doenças hereditárias
Reiki acelera o tratamento médico
Reiki te ajudar a perdoar e ser perdoado
Reiki acalma seu coração
Reiki não dispensa o tratamento médico
Reiki atrai para sua vida pessoas e momentos felizes
Reiki protege contra energias negativas e intrusas
Reiki acalma crianças e estimula sua criatividade
Reiki equilibra seus campos de força,
Reiki por si só é simplesmente reiki, energia universal.


REIKI é muito simples, acessível a qualquer pessoa, sem rituais, dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendode qualquer tipo de crença ou concepção religiosa para promover a cura.REIKI é considerado como terapia alternativa, que podese juntar a medicina alopática, homeopatia, antroposofia, medicina chinesa, ayurvédica, etc. ou terapias como : florais, gemoterapia, musicoterapia, acupuntura, do-in, yoga, massagem,cromoterapia, etc. ampliando os efeitos positivos destas técnicas sem efeitos colaterais ou indesejados.
A Técnica REIKI é aplicada sem ou com toques suaves pelo corpo em pontos energéticos, desfazendo nós, promovendo relaxamento e ativando o sistema imunológico.


Reiki não dispensa o tratamento médico
 
 
O que é um tratamento REIKI e o que ele promove?

REIKI equilibra e trabalha nos quatros níveis existentes:A) Físico; no corpo e dores manifestadas;
B) Emocional; o que você está sentindo;
C) Mental; o que você está se permitindo pensar;
D) Espiritual; sua capacidade de se amar e amar os outros.

REIKI trabalha na causa ao invés dos efeitos da doença.
Como é sentido o REIKI

A) Você se sentirá relaxado durante o período que a energia estiver fluindo em seu corpo e algumas pessoas adormecem;
B) Você poderá sentir a energia do REIKI vendo cores ou sentindo um amor puro;
C) Você poderá se sentir em paz ou emotivo sendo que velhos padrões podem ressurgir.
O que preciso fazer como um Reikiano e paciente, durante um tratamento de reiki?
A) Tire seus sapatos, relógio e objetos de metal para ficar confortável
B) Você deve relaxar e curtir o tratamento. O falar varia de pessoa para pessoa. O paciente deve indicar ao reikiano a sua preferência;
C) Permita sua mente se silenciar e se desligar de todos os pensamentos e medos. Assim você poderá focalizar sua atenção na experiência presente;
D) Um reikiano trabalha com os Chacras e áreas doloridas. Portanto, não é necessário se preocupar com toques em partes onde você não se sinta confortável. Indique ao reikiano a sua preferência, tratamento com toque ou sem .
E) Ouça a música (Se houver) ou fique em silencia total, segunda sua preferência;
F) Poderá acontecer uma expansão de consciência, e isto é muito importante na cura.

Depois do Tratamento:
A) Sua aura estará em movimento na frente e atrás com a energia Reiki;
B) Alguns se sentem energizados; outros uma paz incrível;
C) Você deve tomar pelo menos 8 copos de água durante os próximos 3 dias; que o ajudará a descarregar toxinas para fora do corpo;
D) Para se manter o bem estar continue seu tratamento, indicado 4 sessões

F) Modificações positivas tanto o reikiano como o paciente.

TERAPIA FLORAL - COMO FUNCIONA A TERAPIA? COMO SÃO PRODUZIDOS OS FLORAIS? Conhecendo um pouco mais....

TERAPIA FLORAL 



Os benefícios da Terapia Floral






• Estimular o auto conhecimento, a centragem e o aprofundamento de si
• "Criar saúde", através da reaproximação à “matriz original” de cada Ser
• Harmonizar sentimentos e emoções em desequilíbrio que possam vir a desencadear distúrbios ou doenças: estabilizar a personalidade
• Ampliar a resistência a estados emocionais perturbados e psicossomatização, reequilibrar e harmonizar o campo energético – Dissipar medos, inseguranças, instabilidades emocionais e eliminar crenças negativas, Purificar a alma
• Prevenir a doença física e reforçar tratamentos médicos homeopáticos ou alopáticos
• Promover a auto cura psicológica e a cura orgânica, através do resgate das virtudes e do potencial adormecido, do acordar dos talentos individuais, desenvolvendo no ser humano a qualidade da atenção e da responsabilidade pelo seu bem estar físico, anímico, mental e espiritual.


Reações funcionais após algum tempo de tratamento:


• Suavização da personalidade, atitude mais positiva ao nível mental - Ampliação do interesse pela vida, mais alegria e espontaneidade.
• Expansão dos campos de consciência pessoal, social e afectiva
• Reactivação das percepções sensoriais (audição, tacto, olfacto, sabor, visão) antes enfraquecidas e reactivação de funções físicas: redução do excesso de peso, melhoria das funções digestiva e circulatória e melhoria geral do estado do organismo.


AO TOMAR FLORAIS...


• Nunca deixe o seu frasco ao sol ou em lugares muito abafados, sujeitos a calor intenso, próximo a aparelhos eléctricos ou electrónicos pois qualquer destas situações pode interferir com a energia da essência floral.
• Tome sempre o floral da forma indicada, em caso de dúvida ou reacção indesejada, procure o seu terapeuta, mas não suspenda a administração.
• Não tome mais gotas do que está estipulado, o floral é energia quântica e por isso, doses exageradas são puro desperdício.
• Tome as gotas do seu floral directamente debaixo da língua (região de maior absorção) e “aguarde” 30 segundos antes de engolir.

A Terapia Floral não substitui o tratamento médico.
Os florais não têm contra indicação e não causam efeitos colaterais. É importante dizer que apesar dos Remédios Florais não terem nenhuma contra indicação, podem provocar reacções típicas de catarse e assim sendo sugere-se o acompanhamento de um Terapeuta Floral.






 
A sua atenção é o que há de mais precioso para a continuidade do seu tratamento. Informe o seu terapeuta do que sente e de como se sente, desde que iniciou o tratamento: sonhos, sono, funcionamento dos intestinos, apetite, estado de espírito, ânimo, enfim, olhe para si, observe-se. É a melhor forma de se ajudar a si mesmo!


Essências Florais
A Terapia Floral – assim como a Homeopatia, a Acupuntura, a Cromoterapia, o Shiatsu, a Aromaterapia, a Crístaloterapia e outras – faz parte do que se conhece como Terapias Vibracionais, que buscam atuar em todas as dimensões do Ser.
A Terapia Floral é um desdobramento da medicina vibracional que considera não apenas o Corpo Físico, mas também campos energéticos subtis simultâneos a este corpo, conhecidos como Corpo Emocional, Corpo Astral, Corpo Etérico, Corpo Mental, Corpo Espiritual e para Além destes. Aqui o ser humano é visto de forma integral nos seus aspectos físico, mental, emocional e espiritual, interligados e interdependentes, funcionando como um sistema onde o desequilíbrio de um dos aspetos afetará todos os outros.

Devido à interação dos diferentes corpos que compõem o organismo, tudo leva a crer que é ao nível da nossa anatomia energética subtil que muitas doenças se originam; antes de se manifestar no corpo físico, a doença passa pelas diferentes dimensões dos corpos subtis, podendo então ser considerada uma somatização de desequilíbrios ocorridos nalgum nível energético. A cura, então, deriva da harmonização das vibrações dos nossos corpos subtis.

Define-se Essência Vibracional como um preparado natural, artesanal, que contem imbuído no seu conteúdo o padrão vibracional de uma ou mais manifestações da Consciência original da Natureza, com a capacidade intrínseca de entrar em ressonância com o campo de Consciência de pessoas, grupos, colectividades, animais, ambientes e ecossistemas; ao actuar como um princípio catalisador, activa processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes; como resultado, restaura-se a paz, a harmonia e o equilíbrio.

Pela sua própria natureza vibracional, as Essências Vibracionais não têm impacto directo sobre a bioquímica do corpo, como os alimentos, medicamentos farmacêuticos ou drogas psicoativas. Não são medicamentos, não os pretendem substituir e não interferem na sua acção, pois não possuem princípios activos de natureza material. Actuam por ressonância vibratória entre campos mórficos. Apesar de serem utilizadas prioritariamente na forma de gotas a serem ingeridas, a sua indicação a terceiros não se configura como prescrição de medicamentos.

As flores, consideradas a parte mais evoluída das plantas, têm na sua essência vibrações correspondentes aos sentimentos humanos.

As essências de flores são preparados vibracionais criados a partir de extractos diluídos, concentrados de consciência líquida que contém as vibrações típicas de vida, da energia ou “poder” da planta, animal ou mineral de onde provém, os padrões evolutivos da própria força vital. Tocam o organismo humano de forma subtil, no nível vibratório. Ao ser ingerida, a frequência energética elevada da essência, entra em ressonância com a frequência energética do paciente, induzindo o processo de cura. São similares aos remédios homeopáticos, diluídos e potencializados para se tornarem mais efectivos.

Não são drogas terapêuticas, são absolutamente naturais e trabalham com a mente, o corpo e o espírito para harmonizar sentimentos, emoções e padrões de crença negativos, contidos no subconsciente. São absolutamente seguras e ajustadas ás necessidades de quem as toma; não existe a possibilidade de “overdose”. Tem um efeito de reequilíbrio energético de tudo aquilo que está desestabilizado, desarmonioso e vibrando a baixa frequência.

Criada na década de 30 (século XX), por Edward Bach, seguidor de Samuel Hannemann (século XVIII), o pai da homeopatia, a Terapia Floral segue a homeopatia no objectivo de tratar as doenças pelas suas causas e não pelos sintomas. Vendo a doença como consequência de um desequilíbrio tanto emocional como mental, Bach considerou que não deve ser tratada apenas com a medicina tradicional.

Expressões divinas de criatividade, manifestadas através de aromas maravilhosos e de uma ampla variedade de cores, flores são a coroa de glória do reino vegetal. A divina criatividade expressa-se também no nível vibracional subtil, onde cada flor incorpora padrões de consciência energética que afirmam a vida, padrões esses que se originam nas dimensões mais elevadas e se manifestam fisicamente através da particularidade de cada planta.


Essências florais/


vibracionais, são a transferência destes padrões positivos de energia para uma meio líquido. Como é que isso se processa?

O processo harmonioso de alquimia natural envolve os 4 elementos:
a terra e o ar trouxeram a planta ao ponto de maturação, o sol ou os outros elementos do fogo liberam a alma da planta do seu corpo e a água é o veículo para um propósito mais elevado
Por isso é um medicamento que é elaborado com base na moderna física quântica.

A capacidade de acção do floral é devida à informação electromagnética e fotónica que é recolhida da flor e depositada na essência através de um processo de elaboração especial. Isso vem a dar-lhe a qualidade da actuar no campo electromagnético do ser humano e não no corpo físico.






São conhecidos 5 formas básicas de elaborar fórmulas:


O Alquímico tradicional de dissolver para reconstruir na sua expressão mais sublime," o solve e coagula " que vem dar origem à quinta-essência.
A Espargiria, ou alquimia vegetal em que Paracelso utilizou a água do orvalho sobre as plantas, mas sem a força do elemento fogo (o Sol)
O Método de Bach, em que as flores são maceradas e solarizadas em água de nascente dando origem à tintura mãe.
O 2º método de Bach, supostamente utilizado em países de pouco sol, como a Inglaterra, por cocção durante cerca de 30 minutos de flores, folhas e talos.
O Método de Andreas Korte, do geodo / quartzo de Cristal, para a elaboração de essências de Orquídeas Amazónicas, que vem revolucionar as anteriores formas de elaboração, em que as plantas se libertam do trauma do corte: a sua energia, intacta, sem memória de sofrimento, é transmitida para a essência. A Terapia
Floral tem a capacidade de reorganizar as emoções que, ignoradas e não expressas, podem desencadear doenças. Sendo uma preciosa ajuda no campo da psicologia e da psicoterapia transpessoal, esta forma de terapia, cada vez mais utilizada no mundo todo, é simples de entender e sem contra indicações, permitindo ao usuário a auto medicação sob a orientação de um Terapeuta, levando a um entendimento mais profundo dos sintomas. Permite o entendimento dos estados de ânimo ao auxiliar a compreensão das emoções e dos padrões de comportamento, apontando uma via para o equilíbrio e a cura. Os florais actuam aos níveis mental e emocional, agindo como catalizadores da cura que se reflecte na harmonia do corpo físico, dado ser na mente que se acumulam os pensamentos negativos que por sua vez provocam uma variedade de emoções desequilibradas, tais como ansiedade, tristeza, mágoa, dor, baixa auto-estima, medo, sentimento de culpa, depressões, fobias, raiva, e tantas outras...
A emoção negativa ancorada na alma por um longo período influencia e altera e a maneira de viver do indivíduo, podendo vir a manifestar-se no corpo físico. O sentimento não expresso através do choro ou da palavra, conserva-se nas células do corpo e este passa a ser o veículo de sustentação dessas dores e conflitos. A dor sentida na alma expressa-se através do organismo físico. Valores e Princípios básicos, tão essenciais como o Ser, tão intemporais como a Alma são recordados e reintegrados, para o fluir harmonioso da natureza humana... Transformar os conflitos e dificuldades através da ampliação da consciência que leva à auto-realização e ao crescimento, é objectivo da terapia floral.


As essências florais são únicas na medida em que são uma fonte de energia curadora inteligente, passíveis de serem incluídas em qualquer programa de saúde e, não interferem nem são afectadas desfavoravelmente por outras formas de tratamento, tais como remédios homeopáticos ou remédios que exijam prescrição médica. Elas podem ser usadas com segurança por pessoas de qualquer idade, e podem também ser uma dádiva de cura para os membros do reino animal e vegetal.

ASSIM ESTÁ ESCRITO NO UNIVERSO - REGRAS PARA SER HUMANO

REGRAS PARA SER HUMANO

Regras para os Seres Humanos

1 - Receberão um corpo. Podem amá-lo ou odiá-lo, mas será vosso pelos tempos mais próximos.

2 - Aprenderão lições. Entraram numa escola a tempo inteiro, chamada vida. A cada dia nessa escola terão a oportunidade de aprender lições. Poderão gostar delas ou considera-las irrelevantes ou estúpidas.

3 - Não há erros, somente lições. O crescimento é um processo de tentativa e erro e experimentação. A experiência “falhada” faz tanto parte do processo como a experiência que “funciona”.

4 - Uma lição é repetida até ser aprendida. Uma lição ser-te-á apresentada de várias formas, até que a aprendas. Quando a aprendes, podes seguir então para a próxima lição.

5 - O aprender de lições não tem fim. Quando há vida, não há partes dela que não contenham lições. Se estiverem vivos há sempre lições para aprender.

6 - Não há melhor lugar do que o “aqui”. Quando o teu “ali” se transforma em “aqui”, simplesmente arranjas um novo “ali”, que por sua vez parecerá melhor do que “aqui”.

7 - Os outros são meros espelhos de ti mesmo. Não podes amar ou odiar algo sobre outra pessoa, a menos que isso reflicta em ti algo que amas ou odeias em ti mesma.

8 - O que fazes da vida é contigo. Tens todas as ferramentas e recursos que necessitas. O que fazes com eles, é contigo. A escolha é tua.

9 - A tua resposta está dentro de ti. A resposta ás questões da vida está dentro de ti. Tudo o que necessitas fazer é Olhar (ver), Ouvir e Confiar.

10 - Esquecerás tudo isto.

UNIXITRON

ASANAS: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas.


 


ASANAS (SAUDAÇÃO AO SOL) 

 

 

 

 


ASANAS


Ásanas: os exercícios físicos que fortalecem o corpo, aumentam sua agilidade e previnem contra várias doenças, principalmente as psicossomáticas. Diferente de outros métodos, os exercícios são feitos respeitando o alinhamento das cadeias musculares e com total consciência do corpo. Assim, não há risco de distensões ou lesões. Além disso, os ásanas desbloqueiam áreas tensas que impedem o fluxo da energia vital. Em última análise, as doenças surgem quando esse fluxo não é adequado.

São reconhecidos 84.000 asanas, sendo 84 mais importantes, 32 fundamentais e 7 elementais. A maioria dos asanas estão associados a animais, aspectos da natureza e símbolos. O Gheranda Samhita emprega 32 asanas e 25 mudras incluindo fechamentos ou compressões chamadas bandhas.
O conceito de asana do Hatha Yoga é diferente do conceito fornecido pelos Yoga Sutras - Texto sobre Raja-Yoga ou Yoga meditativo.
No Hatha Yoga o Asana deve ser aplicado com determinado objetivo de forma a não causar lesão, respeitando os limites do praticante.
De uma forma geral o Hatha Yoga se mostrou para nós ocidentais como um Yoga terapêutico que visa manter a saúde do praticante ou recuperá-la. Desta forma, todas as posturas são expostas com seu efeito no físico, que é devido em primeiro lugar aos massageamentos dos orgãos internos e efeito circulatório.
Através desses massageamentos e ativação circulatória todo o corpo é afetado positivamente, equilibrando e melhorando a função de todos os sistemas (respiratório, circulatório, nervoso, muscular, articular, endócrino, exócrino, de reprodução, digestivo, de excreção e urinário).
Efeito muscular, ósseo e articular:
Os asanas do Hatha Yoga são utilizados como terapêutica para várias doenças e para a correção postural.
Asma
Depressão
Angústia
Ansiedade
Prisão de ventre
Problemas digestivos
Correção Postural:
A correção postural é essencial para a saúde em geral, assim como para a correta energização dos chakras e para a subida da Kundaliní.
Desvios:
Lordose
Cifose
Escoliose
O tamanho das pernas e a posição da bacia influenciam toda a postura. Portanto, a correção postural começa com a correção da bacia. Após é necessário um correto balanceamento muscular (músculos antagonistas com a mesma força e tônus).
Os asanas atuam na musculatura com um efeito de tudo ou nada, isto é, com a permanência na posição - o estímulo nervoso é suficiente para contrair ou alongar todas as fibras musculares.
As contrações são Isométricas, isto é, todas as fibras musculares mantêm a mesma medida. Esse tipo de contração estimula todas as fibras nervosas e consequentemente todas as fibras musculares se contraem, dessa forma todos os capilares se abrem para receber uma grande quantidade de sangue, o que estimula a circulação sangüínea na totalidade. Na contração os orgãos tendinosos de Golgi são estimulados produzindo relaxamento posterior. A contração isométrica desenvolve resistência muscular (superior à força desenvolvida pelos exercícios, com tensão e relaxamento) e tônus (semelhante aos alterofilistas).
O alongamento é bastante enfatizado, aliás o alongamento nasceu do Hatha Yoga. No alongamento o músculo é estirado até o comprimento máximo e mantido por um determinado tempo, é este tempo juntamente com a concentração e o relaxamento induzido pela mente que propicia o alongamento máximo e o relaxamento muscular posterior, pois o músculo alongado permanece relaxado por mais tempo. No alongamento o sangue é jogado para fora do músculo (neste o músculo não necessita de nutrientes).
A alternância de tensão e alongamento propicia um relaxamento completo, circulação renovada e elasticidade muscular, ou seja, o estado saudável da musculatura.
As articulações são trabalhadas na sua totalidade com movimentos amplos em todos os sentidos que as articulações permitem. Estes movimentos aumentam a flexibilidade.
Os ossos também são beneficiados pelos movimentos. Sabemos que para evitar a osteoporose o exercício é fundamental (juntamente com a alimentação rica em cálcio). A movimentação óssea também é importante para a circulação, porque é na medula óssea de alguns ossos que é produzido o sangue.

Efeito Circulatório
Músculos são massageados pela alternância de contração e alongamento citados anteriormente. Na contração o músculo se enche de sangue e no alongamento o músculo é esvaziado de sangue, esta alternância faz renovar completamente a circulação no músculo.
Nos orgãos as pressões e as descompressões estimulam a circulação e o funcionamento dos orgãos e glândulas.

Efeito Respiratório
Os asanas estimulam a respiração diferenciada. Alguns asanas favorecem a respiração abdominal, outros a respiração torácica e outros a clavicular, e ainda respiração em um ou outro pulmão nas diferentes fases respiratórias. Todas estas variações vão favorecer a respiração completa. As pessoas em geral respiram mal e usam somente 1/3 da capacidade pulmonar.

Efeito nos orgãos Digestivos, de Excreção, Reprodução e Glândulas
Da mesma forma como nos músculos, com pressões e descompressões, a circulação é ativada regulando a função destes. A circulação nestes órgãos também é ativada pelo efeito da gravidade.

Efeito no Sistema Nervoso
Ocorre que quando o músculo relaxa o sistema nervoso também relaxa. A respiração e a circulação também tem um grande efeito no sistema Nervoso. Quando o sangue está alcalino (com mais oxigênio) o sistema nervoso parassimpático é ativado, relaxando. Quando o sangue está saturado com gás carbônico, e conseqüêntemente com produtos catabólicos retidos, o sistema nervoso simpático é ativado. Nossa geração estressada é Simpático tônica






1° Chakra Básico - Muladhara - conhecendo um pouco mais....

1° Chakra Básico - Muladhara 

 

 

1° Chakra Básico - Muladhara

Corpo Vital ou Físico

Vontade e Poder

Elemento Terra

Nota Musical DÓ

4 Pétalas

Cor predominante: vermelha

O primeiro chakra, que, diga-se de passagem, vitaliza os demais chakras, é também conhecido por Muladhara, que significa em sânscrito, o suporte da raiz, é localizado no final da coluna vertebral, abaixo do osso sacro, entre os genitais e o ânus. Corresponde ao plexo sacro. Está envolvido com o processo físico de eliminação. É o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.
Segundo os escritos sagrados orientais, a origem deste chakra é a "Mãe do Mundo".
 
É um chakra associado com a energia de sobrevivência e com o estabelecimento no plano físico. Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é LAM. 
 
É ele quem anima nosso corpo físico, nos fornecendo energia física e vontade de viver, alimentando nossa vontade, nosso poder e nosso instinto de sobrevivência; é nossa a ligação com a terra, pois comanda o aspecto físico do mundo concreto ancorando-nos na Terra.
 
É importante no tratamento da coluna e está associado a sentimentos de insegurança, agressão, sobrevivência e materialismo.
 
Relaciona-se com o corpo vital ou etérico e suas funções são as atividades físicas e as necessidades básicas de sobrevivência que são paladar, olfato, audição, visão, tato, sexo, sono e fome.
 
O chakra básico é ligado à nossa existência neste mundo, à consciência que nos permite sobreviver no mundo, a tudo o que é material, sólido e corpóreo, bem como à nossa energia física e ao nosso desejo de viver no mundo físico.
 
Quanto mais aberto, mais será a nossa energia física, e estaremos bem enraizados e viveremos a nossa vida com decisão e determinação.
Relaciona-se com os medos ligados à sobrevivência: alimento, ar, água, recursos econômicos, trabalho.
 
No plano da consciência: Vontade de existir, de ser, de ser encarnado, de se manifestar, de exprimir.
Neste centro se unem espírito e matéria e a vida se relaciona com a forma.
É a ligação do homem à Terra e à consecução do seu plano de vida material.
 
O principal aspecto desse chakra é a inocência, qualidade através da qual nós experimentamos nosso lado infantil, livres dos preconceitos e dos condicionamentos. É dessa inocência que nascem nossa dignidade, nosso equilíbrio e nosso senso de direção, quanto ao nosso propósito de vida.
 
Representa a nossa simplicidade, nossa pureza e nossa sabedoria interior que estão sempre presentes nas crianças pequenas, e que ficam, no mais das vezes, ocultas por nossos modernos estilos de vida.
 
É, porém, uma qualidade que existe eternamente dentro de nós e não pode ser destruída. Ele concentra as energias da Kundalini, que uma vez despertadas e controladas progridem coluna acima, seguindo um padrão geométrico similar ao padrão apresentado na dupla hélice das moléculas de DNA que contém o código da vida. 
 
É relacionado às supra-renais, que são constituídas por uma medula interna coberta por um extrato chamado córtex, e é responsável pela produção de adrenalina, à coluna vertebral, aos rins, à bexiga e à parte final do intestino.
 
É também o responsável pela absorção da kundalini (energia telúrica) e pelo estímulo direto da energia no corpo e na circulação do sangue.
Como ele representa a manifestação da vida física, em havendo disfunção no crescimento de uma criança, um trabalho específico nesse chakra muito auxiliará no processo de cura.
 
Sendo assim, uma criança entre o 1º e o 7º ano de vida, deve aprender a enraizar-se se estabelecendo nas leis de seu mundo e, aprendendo a regular suas vontades de comer e de beber, a fim de criar um comportamento adaptado a sua identidade terrestre.
Esse chakra se relaciona com a juventude, a ilusão, a cólera, a avareza e a sensualidade. Pessoas vivendo motivadas pelo chakra básico, têm um comportamento violento, ligado à insegurança e chegam a dormir 10 a 12 horas sobre o estômago. São normalmente materialistas e pragmáticas.
 
É nele que está armazenada a energia conhecida como kundalini, cujo despertar e posterior caminho ascensional, através dos chakras, levam o ser humano ao estado de iluminação suprema, também conhecido como nirvana. (não é à toa que essa região é chamada sacra que significa sagrada em latim). 
 
Esse chakra corresponde às questões de segurança e de enraizamento no mundo físico, que se referem à maneira como nos sentimos no mundo externo. Para algumas pessoas o mundo não é um lugar seguro.
 
Elas se sentem subjugadas face à perspectiva de suprir as necessidades básicas da vida, tais como Ter uma casa e recursos financeiros.
ua energia afeta basicamente a saúde das pernas e a força total para sustentar o corpo físico, assim como os quadris e a base da coluna. 
 
 
Heróis místicos, tais como Hércules, ilustram o que significa ter completo domínio sobre o mundo físico. Hércules é invencível em termos de forças presentes no mundo externo. Nós o associamos à idéia de notável resistência física e destreza mental, por ser capaz de controlar os elementos físicos da vida e, do modo que eles sirvam às suas necessidades, em vez de ser dominados por eles.
 
Na verdade este domínio sobre os elementos físicos da vida é que faz de Hércules um herói e sua atitude representa a energia do primeiro chakra. 
 
Outra característica deste chakra está relacionada com a nossa capacidade de materializarmos nossos sonhos.
Esse é o sentido de enraizamento, a capacidade de trazer uma idéia ou desejo do estágio mental para o mundo físico.
 
Esse processo de trazer nossas idéias para a forma física está diretamente ligado ao sentido de se sentir seguro e protegido no mundo físico.
 
É através desse processo que assentamos nossas raízes e ganhamos a sensação de pertencer a algum lugar, pois o que nós geramos, automaticamente temos que alimentar. Isso requer comprometimento e estabilidade, características essas que são essenciais à saúde emocional e física. 
 
O primeiro investimento de gotas de sabedoria começa na infância, quando ainda bebes, temos atendidas nossas necessidades físicas e básicas por segurança.
Sem essa base fortemente estabelecida, o processo de amadurecimento não pode prosseguir de modo equilibrado e saudável.
 
Insegurança que resulta do fato de se sentir desprotegido em seu próprio ambiente físico se tornam a influência controladora nos próximos estágios de desenvolvimento pessoal, como uma questão não terminada que fica pendente até ser resolvida.
À medida que crescemos, passando pelos estágios normais de desenvolvimento, renovamos continuamente nossa relação com esta questão básica de segurança.
 
As necessidades de segurança mudam a cada estágio, à medida que amadurecemos, desde a infância, adolescência, vida adulta e velhice.
Cada estágio traz desafios do mundo externo que somos destinados a superar.
Tornar-se um adulto competente é um processo construído através de desafios.
 
A sabedoria adquirida na adolescência se torna o ponto de referência para os desafios dos adultos. Se não há sabedoria para ser sacada, em outras palavras, uma conta bancária sem fundos, então o indivíduo provavelmente irá preencher as lacunas em seu desenvolvimento com medo e com inseguranças.

Os padrões específicos de medo e de insegurança que correspondem ao chakra básico se relacionam à questão de segurança física. O mais comuns são os seguintes:

a) Medo de não ser capaz de suprir as necessidades da vida para si mesmo e para sua família.
b) Sentimento de que o mundo externo é um local ameaçador e que você é incapaz de se sustentar por si mesmo ou de se proteger.
Não se trata apenas de proteção física. Isto inclui o medo e a vulnerabilidade que acompanham violações dos direitos humanos ou a realidade de se encontrar uma situação sem direitos legais, quaisquer que sejam eles.
c) A insegurança gerada pela sensação de que nenhum lugar é sua casa ou de que você não pertence a lugar nenhum.
d) O Medo se origina do fato de não ser capaz de acreditar que você possa atingir suas metas.
e) A sensação de que você só tem a si mesmo, sem o apoio de ninguém e completamente sozinho neste mundo.

Lembre-se, o fato essencial no desenvolvimento de qualquer doença é a intensidade do medo. Embora muitas pessoas tenham em comum algumas variações desses medos, um indivíduo se torna fisicamente vulnerável, quando qualquer um dos medos exerce controle sobre sua saúde emocional e psicológica.
Algumas das disfunções mais comuns, que podem ser criadas como resultado desses padrões de medo são dores crônicas nas costas (lombar), ciática, veias varicosas. Problemas no reto, tumores e cânceres localizados nestas áreas do corpo. 
 
 
INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL:

Quando equilibrado:
Impulso para agir, consciência instintiva básica, proteção contra doenças virais e contagiosas, força, dinamismo, agressividade controlada, coragem para conquistar e produzir, criatividade, proporção da forma, forte afeição, generosidade, devoção, rapidez de percepção.

Quando em desequilíbrio:
Egocentrismo, preocupação, inexatidão, falta de coragem moral, paixões fortes, indolência, extravagância, violência e agressividade, dispersão das energias, confusão de interesses, idéias grandiosas, falta de praticidade, insatisfação, falta de objetividade, conflitos internos, aspereza.

INFLUÊNCIA NO FÍSICO:

Quando em desequilíbrio:
Anemias, resfriados, paralisias, sexualidade reprimida ou excessiva, problemas de coluna, hemorróidas, depressão, agressividade, pressão alta ou baixa, astenia, melancolia, insuficiência renal, fadiga, dores lombares.

Quando em equilíbrio:
Serenidade, ação adequada, força, confiança, pureza, exatidão, equilíbrio, altruísmo.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

2° Chakra Sacro - Swadhisthana - conhecendo um pouco mais....

2° Chakra Sacro - Swadhisthana 

 

 

 

Chakra Umbilical - Swadhisthana
 
Corpo Emocional
Amor e Sabedoria
Elemento Água
Nota Musical RÉ
6 Pétalas 
Cor predominante: laranja 
 
O segundo chakra, também conhecido por Swadhisthana, que significa em sânscrito, o fundamento de si próprio, é localizado no baixo ventre. Fisicamente está correlacionado ao nervo ciático e às gônadas, que são os testículos no homem e os ovários na mulher. Fazendo aqui uma referência às gônadas, elas fazem parte do sistema endócrino, células secretoras com capilares nas regiões adjacentes ligadas pelo tecido conjuntivo. A glândula pituitária às vezes é chamada de "glândula mestra". Ela poderia ser considerada como a regente de uma orquestra glandular. Ao seu "comando", os hormônios são secretados dos testículos e dos ovários. Aqui, há uma relação óbvia com a fertilidade e com o desempenho, com os impulsos e com os instintos sexuais. 
 
A secreção das gônadas assegura que os processos naturais - tais como a puberdade - aconteçam normalmente, no momento apropriado. É o responsável pela irrigação dos órgãos sexuais. Quando está bloqueado, causa impotência sexual ou desânimo. Quando super excitado causa intenso desejo sexual. Bem desenvolvido, estimula o melhor funcionamento dos outros chakras. Deve ser protegido, pois por ele entram toda sorte de sentimentos desqualificados como, inveja, raiva, ódio, etc., quando se está vulnerável, com medo. 
 
Para equilibrar este chakra o mantra que ressoa essa área de nossos corpos é VAM.
Localiza-se na região correspondente ao baço físico, na raiz dos órgãos genitais, quatro dedos abaixo do umbigo e está intimamente relacionado a circulação sanguínea. Corresponde ao plexo prostático. 
 
Este lótus aparece circundado por seis pétalas revelando as cores: roxo, azul, verde, amarelo, alaranjado, vermelho forte e rosa. Sua função é a sexualidade e a criatividade. No nível físico, ele cuida ainda de nosso fígado, sistema circulatório, dos rins e da parte inferior do abdome.
 
 Quando nós pensamos demais, este centro tem sua energia esgotada e doenças como diabete ou leucemia podem ocorrer quando ele perde completamente seu equilíbrio. Disfunções nesse chakra podem gerar anemias e até mesmo a leucemia. É também responsável pela vitalização do duplo etérico enquanto o chakra básico está mais relacionado ao corpo físico. 
 
É esse chakra quem nos dá profundo domínio da nossa identidade e possibilita a ligação entre o nosso corpo físico e o nosso Eu Superior. É ligado à reprodução, à fonte da energia e do prazer sexuais. Estimula a procura criativa do prazer material, regendo o gosto das coisas belas, da arte, das emoções e as relações com o outro sexo. Chakra do movimento, da expansão e da intuição emotiva. Sede dos medos, fantasmas e fantasias negativas ligadas à sexualidade. Permite-nos amar a vida. 
 
Este chakra é muito poderoso, pois controla a vida sexual, e deve continuar assim até que um terço da humanidade receba a iniciação, porque os processos procriadores devem continuar e estar ativos a fim de proporcionarem corpos para as almas que vão encarnar.
Está estreitamente relacionado com a matéria e existe uma afluência de energia entre os três pontos existentes na parte inferior do corpo humano, ou seja:
  • O baço, órgão do prana ou da vitalidade física que provém do Sol.
  • O centro sacro, agente que predispõe à procriação física.
  • O centro na base da coluna vertebral nutre o princípio doador da vida, a vontade de viver em todas as partes da estrutura humana.
Estes três criam um grande triângulo de forças relacionado com a matéria, a substância, a construção de formas, a criação, a vitalidade e a persistência da forma. Este triângulo é um reflexo de outro superior, composto por:
  • Centro laríngeo, que corresponde ao Centro Sacro.
  • Corpo pituitário, que corresponde ao Centro Esplênico (baço).
  • A glândula pineal, que corresponde ao Centro Básico.
Corresponde ao Sol físico e suas energias devem ser elevadas ao Centro Laríngeo. Este chakra foi levado à plena atividade na época Lemuriana. Registra a energia do terceiro aspecto da divindade. Sua energia é a do Espírito Santo.
É o responsável pela criatividade, atenção pura e conhecimento puro. É aquele que nos conecta à fonte interior de inspiração e nos capacita a experimentar a beleza que existe em torno de nós. O conhecimento puro dado por esse chakra não é mental, mas é uma percepção direta da realidade, que pode ser sentida nas palmas de nossas mãos e indica nossos bloqueios sutis. Também esse é o centro da atenção pura e firme e do poder de concentração.
Uma criança com a idade de oito a 14 anos está motivada pelo segundo chakra e dormirá entre oito e dez horas em posição fetal. Já adaptada ao mundo físico (função do primeiro chakra) a criança começa a sair do círculo familiar e a fazer amizades. Desejos e fantasias surgem da necessidade do espírito de sair do corpo, podendo gerar uma fuga da realidade. 
 
Os anos de desenvolvimento desse chakra são aqueles em que há uma descoberta e uma exploração da individualidade. Essa fase pode ser tanto fascinante quanto cansativa para pais e mestres. A criança necessita de limites, mas também de flexibilidade. Os padrões de comportamento, os gestos repetidos e a rotina ajudam a conservar certa base de segurança. Esta fomenta a capacidade de ver a vida como uma aventura emocionante de descobertas. 
 
A repressão, os traumas e os conflitos durante este estágio de desenvolvimento apresentam efeitos de longo alcance e deixam marcas que custam a desaparecer. O chakra umbilical conserva energias particularmente vitais para a vida. Ele se liga diretamente ao chakra da garganta, que é o centro da expressão. Quando o fluxo entre esses dois centros é insuficiente, é difícil desempenhar um papel gratificante na vida; entretanto em virtude da sua vitalidade, o umbilical apresenta um grande potencial de cura, tanto para si mesmo como para o ser como um todo. A pessoa que consegue o desenvolvimento positivo desse chakra torna-se um excelente Terapeuta produzindo curas extraordinárias.
O umbilical está intimamente relacionado aos fenômenos mediúnicos. É também um grande captador do prana rosa - prana da vitalidade. Pessoas desvitalizadas têm comprometido esse chakra, sendo necessária sua harmonização. Em casos de obsessão do tipo vampirismo, esse é o chakra mais afetado.
Rege o plexo nervoso e comanda as atividades criativas nos relacionamentos. É o chakra responsável pela qualidade de amor ao sexo oposto, concessão e reconhecimento do prazer físico, mental e espiritual. Está associado a todas as doenças do aparelho genésico, como impotência, frigidez, tumores da mama e “rubores” na menopausa. 
 
Relaciona-se com o corpo Emocional. Se os sentimentos e emoções, positivos ou negativos fluírem, a aura se mantém equilibrada, porque os negativos serão liberados ou transformados. Caso forem bloqueados, a energia fica interrompida e estagnada, causando doença. No estado de saúde a pessoa se ama, é feliz. Na doença ela se odeia, entra em depressão reprimindo os sentimentos negativos.
Este centro energético, sua conta bancária do segundo chakra ou umbilical, se relaciona com as questões de poder do mundo externo. Especificamente poder econômico e sexual, assim como poder na dinâmica dos relacionamentos e poder pessoal em termos de negócios e de interações sociais.
 
 
 Continuando o nosso processo de acompanhar o processo de crescimento, o segundo estágio do desenvolvimento da criança, é o estágio do que é meu. Essa é a energia do segundo chakra atuando na consciência de uma criança. À Medida que uma criança atravessa seus estágios de desenvolvimento em direção à vida adulta, os desafios de se trabalhar esse, o que é meu, se torna o desafio de aprender a se relacionar com o mundo material de um modo saudável e equilibrado. 
 
As gotas de sabedoria que as crianças precisam adquirir para este chakra são o de aprender a compartilhar, aprender a se relacionar com respeito com outras pessoas e aprender a se valorizar, sem que esta autovalorização esteja totalmente relacionada com bens materiais. Quando o seu valor próprio está relacionado a objetos externos, tais como dinheiro ou poder, o valor pessoal do indivíduo passa então a ser determinado exclusivamente pela quantidade de ganho material. A falta de dinheiro, portanto, corresponde à falta de valor próprio.
Na vida adulta a falta de valorização encontra-se na raiz de desequilíbrios em todas as formas de relacionamentos existentes no mundo material. Isso inclui nossa relação com o dinheiro, com o poder social, político, econômico e sexual e com questões de domínio e de controle em relacionamentos pessoais e profissionais. A obsessão nessas áreas é um desequilíbrio que indica que uma pessoa esteja compensando a ausência de valor próprio.
Os padrões de medo e de insegurança que estão relacionados ao desenvolvimento deste chakra são os seguintes:
  • A sensação de termos poder sobre o que acontece conosco sexualmente. Isso inclui experiências de abuso sexual, assim como relacionamentos especialmente manipulativos e controladores.
  • Sentir-se inadequado sexualmente ou ter aversão pela atividade sexual. Isto inclui a tensão que acompanha sentimentos de ressentimentos, com relação ao poder de seu parceiro ou do sexo oposto em geral, assim como os sentimentos de aversão ou culpa relativos à sua própria sexualidade ou às preferências sexuais.
  • Medo do parto e ou sentimentos de culpa com relação à maneira de criar seu filho, ou seus filhos.
  • Desvalorização de si mesmo como resultado de pouco ou mínimo poder econômico. Isto inclui ressentimento com relação ao fato de ser controlado financeiramente por outros.
  • Ressentimento resultante do fato de ser manipulado por outras pessoas. Isso inclui a sensação de ser vitimizado por circunstâncias particulares tais como raça, cor ou sexo.
  • Sentir-se tão desprotegido que precisa manipular outras pessoas para manter controle sobre a própria vida.
  • Praticar qualquer nível de desonestidade em seus negócios ou em seus relacionamentos sexuais ou interpessoais.
  • No ponto de vista psico-emocional, a pessoa começa a sentir medo, sabendo "de que", mas não pensando "o porquê". Logo, não está raciocinando sobre o fato de ter medo seja do que for. Isto é, não se dá conta da razão disso. Quando começa a "pensar" sobre o motivo, já está envolvendo o 3º chakra. É, por exemplo, o caso da "síndrome do pânico". Analisando somente o fator medo, seria um distúrbio ligado ao 2º chakra, pois seria uma disfunção emocional. Porém, o indivíduo com este síndrome não somente tem "medo", mas tem "medo de sentir medo". Aí, ele já começou a elaborar um pensamento paralelo à simples sensação irracional de medo. Passou a envolver também o 3º chakra.
  • Medo de nunca ter o suficiente, que inclui o medo da pobreza. Algumas das disfunções mais comuns resultantes dessas tensões em particular são, para as mulheres, todas as disfunções femininas, tais como problemas menstruais, infertilidade, infecções vaginais, cistos nos ovários, endometriose (inflamação na mucosa uterina), tumores ou câncer nos órgãos femininos. Para os homens, impotência e problemas na próstata, incluindo câncer, essas disfunções estão associadas à perda de poder econômico ou político, disfunções comuns que incluem dor pélvica e nas costas, lombar, herpes e todas as outras doenças sexuais, problemas de deslocamento de disco, todos os problemas sexuais e problemas urinários e bexiga.
INFLUÊNCIA NO EMOCIONAL:
 
Quando equilibrado:
Capacidade de união sexual, procriação, coragem de viver, alegria instintiva, prazer físico, capacidade de planejamento e construção, poder de evoluir. 
 
Quando em desequilíbrio:
Medo, falta de paixão, impotência física e emocional, tristeza, raiva, ódio, inveja, manipulação de energia astral para própria satisfação material ou sexual, dominação pela sedução, hiperatividade sexual, baixa vitalidade, egoísmo, materialismo, orgulho, negação, frieza, isolamento, distração, obstinação, crítica.

INFLUÊNCIA NO FÍSICO:
 
Quando em desequilíbrio:
Doenças dos rins, distúrbios gástricos e intestinais, medo, alergias, má adaptabilidade, incapacidade de construção, perdas materiais, problemas hormonais, infertilidade, doenças do fígado, pâncreas, vesícula, rins, bexiga, perda da vitalidade, insegurança, problemas de menstruação, doenças sexuais.
 
 
Quando em equilíbrio:
Tolerância, compaixão, alegria de viver, senso comum, precisão, compartilhamento, idealismo.