sábado, 1 de junho de 2013

10 vantagens surpreendentes da maçã - PODEROSA MAÇÃ

10 vantagens surpreendentes da maçã

Vantagens da maçã

An apple a day keeps doctor away

Conhece o provérbio: uma maçã por dia mantem o médico afastado? Não podia ser mais verdadeiro. As maçãs proporcionam uma série de benefícios para o corpo, ajudando-o a sentir-se mais saudável e a evitar doenças. Veja esta lista de 10 benefícios fantásticos que pode obter comendo uma das frutas mais acessíveis e deliciosas.

1.    Colesterol mais baixo
Ter os indicadores de colesterol altos pode causar problemas de saúde a prazo. Comendo maças, ingere nutrientes que podem reduzir os níveis de LDL, colesterol e colesterol total. Um estudo revela que duas maças por dia potenciam a redução dos níveis de colesterol em 16%. Com tal redução, comer maçãs pode ser a maneira fácil de baixar o colesterol.
2. Melhor digestão
Para as pessoas com problemas de digestão, as maçãs são uma maneira fácil de ficarem bem. As maçãs contem fibra, o que ajuda a regular o sistema digestivo. Isto significa evacuações mais regulares, suaves, menos dor e desconforto da prisão de ventre. Com as melhorias na digestão, a prazo, a maçã também previne certos distúrbios do estômago.
3. Aumento de energia
Os açúcares naturais das maçãs não só sabem bem como fornecem um suplemento de energia natural. É por isso que as maçãs são uma óptima opção para uma refeição matinal ou para o pós-treino. Para além de saboroso, o gosto da maçã dá-lhe a energia que precisa sem ter de recorrer a cafeína ou bebidas energéticas.
4. Tratamento de anemia
As maçãs contêm ferro, o que pode ser uma forma de tratar a anemia. O ferro aumenta os níveis de hemoglobina no organismo, que neutraliza os efeitos da anemia. É por isso que, se se sentir fraco ou prestes a desmaiar, comer uma maçã ajuda. Os açúcares naturais combinados com o teor de ferro dão-lhe o impulso que precisa para se sentir alerta novamente.
5. Redução do risco cancro
As maçãs proporcionam benefícios que ajudam a reduzir determinados tipos de cancro. As fibras regulam o sistema digestivo, reduzindo o risco de cancro no colon. Para além disso, estudos revelam a relação entre o consumo regular de maçãs e o reduzido risco de cancro da mama e no pulmão. De uma forma geral, as maçãs são eficazes na prevenção do cancro.
6. Menor risco de doenças cardiovasculares
As maçãs, ricas em antioxidantes, são um dos frutos mais benéficos para a saúde cardiovascular. Ao consumirem maçãs, as pessoas evitam a oxidação de gorduras o que diminui o risco de uma longa lista de problemas cardíacos crônicos, incluindo doenças cardiovasculares. Uma vez que o risco de problemas de coração aumenta com a idade, nunca é tarde demais para começar a comer maçãs.
7. Alivio para a asma
Se sofre de asma, beber sumo de maçã ajuda-o a aliviar os sintomas. Estudos relacionam a toma diária de sumo de maçã com a redução eficaz de muitos problemas respiratórios associados a asma. A justificação científica deste benefício está nos nutrientes antioxidantes e anti inflamatórios contidos nas maçãs. Para melhores resultados, certifique-se de que bebe sumo de maçã natural. Mulheres grávidas podem também evitar a asma nos seus filhos comendo bastantes maçãs durante a gravidez.
8. Melhor controlo de diabetes
Pessoas com diabetes podem sofrer sérios efeitos a prazo relacionados com a doença, incluindo a neuropatia, problemas de visão e doença renal. Ao comer maçãs regularmente, pode ajudar a evitar alguns destes riscos. As maçãs contêm pectina, que alivia a necessidade de insulina do organismo. Além disso, os polifenóis das maçãs ajudam a regular o açúcar no sangue.
9. Melhor visão
Os problemas oculares são muitas vezes difíceis de prevenir, contudo, as maçãs podem ajudar a aliviar alguns dos efeitos da má visão. As maçãs contêm uma quantidade considerável de vitamina A e vitamina C, que ajudam a atenuar a falta de visão nocturna. Reforçam também os olhos, ajudando a prevenir o agravamento de problemas de visão.
10. Prevenção de Alzheimer
Um dos benefícios mais incríveis das maçãs é a sua capacidade de prevenir a doença de Alzheimer. Embora ainda estejam em curso estudos neste domínio, vários já confirmaram a existência de um componente especial nas maçãs chamada quercetina que protege as células do cérebro dos danos dos radicais livres, a principal causa da doença de Alzheimer. Esta descoberta veio dar aos devoradores de fruta mais um argumento para venerarem a maçã.
Então da próxima vez que for ao supermercado, lembre-se de escolher algumas das suas maçãs preferidas. Quer esteja a fazer dieta, a tentar comer de forma mais saudável, ou se está apenas a tentar viver a vida, as maçãs são um grande investimento com excelentes resultados.


Adaptado de 10 Amazing Health Benefits Of Apples In Your Diet by Ashley Henshaw

PODEROSO BRÓCULOS - Sabia que os bróculos combatem o cancro da mama?

Sabia que os bróculos combatem o cancro da mama?


Mais uma excelente razão para comer bróculos e couve-flor: estudo recente revela que mulheres com cancro de mama que comem estes vegetais podem ter uma vida mais longa e vencer o combate contra a doença.

“Quanto mais vegetais crucíferos (couves, bróculos, couve flor e repolho) comer, melhor” afirma Sarah Nechuta, da Universidade de Vanderbilt, Nashville, EUA.
Não custa muito, diz Nechuta, basta incluir na alimentação diária 150 gramas de vegetais crucíferos, o que equivale a uma chávena cheia.

Um dos maiores estudos relacionando cancro da mama com crucíferos foi realizado na China e envolveu 5 mil pessoas com a doença diagnosticada entre 2002 e 2006 e idade entre 20 e 75 anos
Todas as participantes preencheram, durante 3 anos, questionários detalhados da sua alimentação, sendo divididos em grupos, consoante a quantidade de vegetais crucíferos que consumiam.

De acordo com os resultados, mulheres que comeram cerca de 150 gramas diárias dos vegetais em questão tiveram 42% mais probabilidades de sobreviver, 42% menos de chance de morrer de outra causa e a probabilidade do cancro de mama voltar diminuiu em 19%.
Segundo Sarah Nechuta, os vegetais crucíferos contêm grandes quantidades de uma substância chamada glucosinolato, a qual quando ingerida, é convertida em substâncias com alto poder anticancerígeno, como o isotiocianato e o indol.
Neste estudo foram também tidos em consideração factores que afectam a probabilidade de cancro da mama tais como idade, estágio da doença, tratamentos, exercícios físico e alimentação.
É importante ressalvar que este estudo não demonstra que os crucíferos são os principais responsáveis pela sobrevivência à doença.
As mulheres alvo da pesquisa, relativamente aos restantes elementos da amostra, podem ter diferentes características e hábitos que afectam a resistência à doença, como por exemplo vida mais saudável ou maior consumo de vegetais.



Adaptado de Comer brócolis combate câncer de mama? em  hypescience.com

COMBATENDO A DEPRESSÃO ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO

5 Alimentos para Quando Está Deprimida(o)


Sente-se deprimida? Muitas pessoas procuram o conforto dos seus alimentos preferidos, como o chocolate, os doces ou os fritos, quando se sentem em baixo. Mas se realmente quer aumentar o seu bom humor, terá que fazer escolhas diferentes. Embora a depressão seja uma doença grave que exige tratamento que vai para além do acompanhamento nutricional, ao alterar o que come pode levantar o seu ânimo e combater a falta de energia causada pela depressão.

“Procuramos os alimentos que pensamos que nos vão fazer sentir melhor, mas que, muitas vezes, acabam por nos fazer sentir pior a longo prazo.”, diz Beth Reardon, directora de nutrição de Medicina Integrativa, na Universidade de Duke. Os alimentos errados podem causar reacções fisiológicas que intensificam sintomas como a letargia, irritabilidade e desejos. No entanto, ao ingerir os alimentos correctos – como aqueles que abordamos de seguida – consegue estabilizar o açúcar no sangue, eliminar oscilações de humor e impulsionar os neurotransmissores no cérebro.
Experimente as nossas sugestões quando se sentir em baixo e assista a uma mudança de humor imediata e saudável:
1. Uma omelete (que inclua a gema e as claras)
Porquê: é rica em vitamina B e proteínas, especialmente a gema do ovo.
Outros exemplos: carnes brancas, peixe e gérmen de trigo.
Ajudam porque: uma dieta rica em vitaminas do complexo B pode ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas da depressão. Este grupo de vitaminas, principalmente a B-6 e a B-12, podem ajudar a melhorar a função neural – a forma como os neurotransmissores do cérebro enviam sinais, o que ajuda a regular o humor. Há também uma relação estreita entre a depressão e a deficiência de vitamina B. Um estudo de 2010 elaborado em 3.000 adultos revelou que aqueles com uma menor ingestão destas vitaminas tinham um maior risco de depressão, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition.
A proteína dos ovos (como a das carnes magras) ajuda a sentir-se satisfeita por mais tempo e a estabilizar o açúcar no sangue. Os ovos podem ser consumidos de várias formas, tanto mexidos, como cozidos ou em saladas – desde que haja algum cuidado em não acompanhar com outros produtos de origem animal ou com gorduras saturadas como a manteiga ou o bacon.
2. Nozes e sementes
Porquê: contêm magnésio.
Exemplos: Sementes de abóbora, sementes de girassol, castanhas de caju, amêndoas, amendoins. (Vegetais de folhas verdes e cereais integrais são também ricos em magnésio.
Ajudam porque: o magnésio é um mineral encontrado naturalmente em nozes e sementes e influencia a produção de serotonina, uma substância química do cérebro que ajuda a estimular a sensação de satisfação e bem-estar. O magnésio afecta ainda a produção de energia de forma positiva.
Bónus: As nozes são também uma boa fonte de proteínas e gorduras saudáveis. São uma óptima alternativa aos lanches processados, desde que escolha variedades sem sal e sem açúcar. Revestimentos com açúcar e sal não adicionam quaisquer benefícios para a saúde, criando um sentimento de ansiedade no cérebro que nos fazem ter tendência a comer descontroladamente.
3. Peixes de água fria
Porquê: contêm Ómega-3.
Exemplos: salmão selvagem, arenque, sardinha, anchova, atum (não mais de uma vez por semana), truta, cavala. Suplementos de óleo de peixe são uma alternativa prática para aqueles que não comem peixes de água fria, pelo menos três vezes por semana.
Ajudam porque: estes peixes são conhecidos como o alimento do cérebro. Os peixes gordos como o salmão contêm ácido gordo Ómega-3 DHA, que aumenta a função da massa cinzenta no cérebro. Geralmente, as pessoas com depressão grave têm menos matéria cinzenta nessas áreas.
O peixe é também uma grande fonte de proteína magra, que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue. Comer pequenas quantidades de proteína às refeições pode ajudar a manter o seu estado de espírito equilibrado.
4. Grão
Porquê: contém hidratos de carbono complexos.
Exemplos: Quinoa, espelta, amaranto, cevada.
Ajudam porque: os hidratos de carbono complexos levam mais tempo a digerir, o que significa que não causam picos de açúcar no sangue associados a flutuações de humor. Os hidratos de carbono complexos também aumentam os níveis de serotonina no cérebro.
Enquanto qualquer grão integral é óptimo para a sua saúde, os chamados grãos antigos são ainda melhores, uma vez que estes são menos propensos a ser transformados e modificados pelo homem. Por outro lado, os alimentos embalados, processados e refinados, criados como a farinha de trigo e o açúcar, tendem a ser digeridos rapidamente, gerando picos de açúcar no sangue. Quando isto acontece, o corpo responde com uma reacção de insulina, o que causa sensação de fadiga, mau humor, desejos intensos e excessos.
Estes tipos de grãos encontram-se cada vez mais nos supermercados e nas ervanárias. Procure na zona do arroz e da massa ou na zona dos produtos dietéticos. Muitos destes podem ser cozidos como o arroz ou as massas e utilizados como seus substitutos, como acompanhamentos para peixe ou frango.
Bónus: Alguns grãos são uma boa alternativa aos produtos integrais para aqueles que são alérgicos ao trigo ou têm intolerância ao glúten.
5. Chá verde
Porquê: contém o aminoácido L-teanina.
Exemplos: Chá verde quente, gelado de chá verde – incluindo variedades de sabor como jasmim e limão.
Ajuda porque: L-teanina é um aminoácido encontrado principalmente nas folhas de chá; Está comprovado que contem propriedades que activam os nervos alfa do cérebro, responsáveis pelo relaxamento do corpo e pelo aumento da capacidade de concentração.
“Apesar da cafeína contida no chá verde, a L-teanina no chá verde tem um efeito profundamente relaxante, com efeitos até oito horas” diz Reardon. Este aminoácido é facilmente absorvido, aumentando a sua eficácia.



Adaptado de: 5 Foods to Eat When You’re Depressed, de Paula Spencer Scott.

VENCENDO A ARTRITE PELA ALIMENTAÇÃO

Alimentos para Combater a Artrite

 

 

Dieta saudável e equilibrada 
 
Existem muitos mitos alimentares sobre a artrite, mas alguns estudos sugerem que certos alimentos podem ajudar a reduzir as dores e inflamações e abrandar o avanço da artrite.

Algumas pessoas dizem que os lacticínios causam artrite e que o vinagre de cidra e o mel a curam. Outros acreditam que as frutas cítricas, tais como limões, laranjas e toranjas, e vegetais como as batatas, beringelas e pimentos, podem piorar os sintomas. Muitas pessoas que vivem com artrite, como a artrite reumatóide, também dizem que existe uma ligação entre certos alimentos e recaídas que experienciam.
Apesar de haver poucos indícios que suportem estas afirmações, alguns estudos sugerem que certos alimentos podem ajudar a reduzir as dores e as inflamações e abrandar a progressão da doença.
Todos estes alimentos contribuem para uma dieta saudável e equilibrada, a qual pode ajudar com a artrite e reduzir o risco de desenvolver complicações de saúde, tais como doenças cardíacas, osteoporose (ossos fracos e frágeis) e a obesidade.
Alimentos ricos em cálcio incluem lacticínios (leite, queijo e iogurte), nozes, sementes e peixe, tal como sardinhas ou espadilha (especialmente se comer as espinhas).
A luz solar é a nossa principal fonte de vitamina D, mas esta também pode ser encontrado no peixe gordo e alimentos enriquecidos, tais como os cereais e margarinas.
Existem cada vez mais indícios que a dieta mediterrânica faz bem à artrite, além de muitas outras doenças. Esta dieta inclui muita fruta e vegetais, peixe, grãos de leguminosas e uma quantidade moderada de carnes vermelhas.
Crê-se que os alimentos ricos em ómega-3 possuem um efeito anti-inflamatório, que pode reduzir associado às articulações inflamadas. O ómega-3 é encontrado no peixe gordo, tal como a sardinha, cavala e salmão.
Deve comer pelo menos duas doses de peixe gordo por semana. O ómega-3 existe também em nozes e sementes (especificamente de linhaça), e é normalmente usado para enriquecer margarinas, cereais e iogurtes líquidos biológicos.
Alguns alimentos, como os patés, carnes não cozidas e lacticínios não pasteurizados podem aumentar o risco de desenvolver uma intoxicação alimentar. Se estiver a tomar medicação imunossupressora deve evitar estes alimentos.

Adaptado de NHS Choices

COMBATENDO O ENVELHECIMENTO - Bagas Goji: As Fantásticas Bagas Anti-Envelhecimento

Bagas Goji: As Fantásticas Bagas Anti-Envelhecimento

Bagas gogi
Deliciosas e milagrosas!

As bagas goji ou goji berries são umas bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete. São vendidas no seu estado seco, ainda cruas, porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40ºC.
São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas a cereais de pequeno-almoço, saladas de frutas ou batidos, como qualquer outro fruto seco.
Embora sejam uma novidade na cozinha Ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga há milhares de anos. Das cerca de 8000 ervas e alimentos que fazem parte da Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries são consideradas a erva-alimento nº1. Estão no topo da tabela.
As bagas goji contribuem para uma vida alegre, energética e saudável.
Saborosas, fáceis de incorporar no dia-a-dia e tão concentradas em nutrientes, não admira que estas pequenas bagas sejam um fenómeno extraordinário de sucesso por todo o mundo.
Informação nutricional
As Goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta. São uma fonte de proteína completa.
Contêm 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano. Contêm até 21 minerais, entre os quais: zinco, ferro, cobre, cálcio, selénio e fósforo.
As Goji berries contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.
Contêm também polissacarídeos, que fortificam o sistema imunitário, um dos elementos responsáveis pelo seu extraordinário efeito anti-envelhecimento.
Usos tradicionais
Na Medicina Tradicional Chinesa, as Goji berries têm sido consideradas como um alimento da mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular a potência sexual.
Consta que o famoso Li Qing Yuen, que popularizou o Ginseng na cultura chinesa e que aparentemente viveu até à madura idade de 252 anos (1678-1930), consumia Goji berries diariamente.
Benefícios e possíveis efeitos medicinais
Muitos estudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportam possíveis efeitos medicinais das bagas goji, especialmente devido às suas propriedades antioxidantes, incluindo potenciais benefícios contra doenças cardio-vasculares e inflamatórias, problemas de visão e do sistema neurológico e imunitário.
Também se lhe atribuem propriedades anti-cancerígenas. É uma fruta anti-envelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia, ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada, basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.
Os aminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento de células brancas até 300%, tornando muito difícil que quem as consome fique constipado ou com gripe.
Uma das mais recentes descobertas acerca dos benefícios das Goji berries é a sua capacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos.
As Goji berries têm ainda a propriedade de o fazer rir e sorrir durante o dia todo. Por isso há quem lhes chame happy berry ou smiling berry.
Como usar
Directamente do pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos, mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais, mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm).
Também podem ser demolhadas e rehidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar o corpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária. Dosagem: quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.
Nota: as Goji berries podem adaptar-se a climas europeus e é uma planta naturalizada na Grã-Bretanha há mais de 200 anos. Porque não lançar uma bagas no solo do seu quintal (ou num vaso, se vive num apartamento) e ter o privilégio de consumi-las frescas sempre que lhe apetecer? É uma planta que se propaga muito facilmente. Só não gosta de demasiada chuva.
Adaptado de Goji Berries – as bagas anti-envelhecimento de Centro Vegetariano.

7 Posições de Ioga para Combater a Insónia

7 Posições de Ioga para Combater a Insónia

Ioga Melhora Insónia
Pratique Ioga e Melhore a Insónia
Uma noite sem conseguir dormir, para além de irritante, pode não influenciar a sua saúde a longo prazo. No entanto, a insónia crónica pode representar uma série de ameaças à sua saúde e bem-estar.
O Ioga pode ajudá-lo a dormir mais?
Uma das formas de conseguir adormecer tranquilamente é adoptar uma rotina de posições de ioga todas as noites.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que uma prática de ioga regular ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente, durante mais tempo e a melhorar a qualidade do descanso em geral.
Estudos anteriores também relacionam esta milenar forma de exercício na melhoria do sono em mulheres depois da menopausa, sobreviventes de cancro ou que sofrem de osteoartrite.
De acordo com especialistas, usar o ioga e padrões de respiração adequados para perder peso pode ser uma aprendizagem particularmente útil para aqueles que sofrem de apeneia do sono, permitindo-lhes sobreviver sem a necessidade de máquinas.
Estes factos não são nenhuma surpresa para os praticantes do ioga.
O Ioga facilita o sono, relaxando a mente e o corpo e ajuda a melhorar o alinhamento corporal e a flexibilidade, duas coisas que contribuem para as dores físicas e que podem roubar-lhe tempo precioso de descanso.
Respire
O Ioga vai muito além de uma simples flexão ou torção do corpo. Técnicas de respiração desempenham um papel essencial no relaxamento do corpo e da mente.
A respiração pelo abdómen é um método de respiração que as pessoas costumam usar para relaxar e rejuvenescer enquanto praticam ioga, e pratica-se da seguinte forma:
Levantado ou deitado, certifique-se que mantém a coluna alinhada e alongada.
Coloque uma mão na barriga e inspire, expandindo a sua barriga como um balão.
Quando expira, tente sugar o umbigo em direcção a coluna.
Repita isto pelo menos dez vezes, com respirações profundas (pode fazer mais vezes se quiser). Cada vez que você inspira, tente relaxar e encher de ar o seu abdómen tanto quanto possível.
Posições para ajudá-lo a dormir
Não tem de ser um praticante de ioga profissional para colher benefícios valiosos para o sono. Só precisa integrar algumas posições na sua rotina nocturna.
Aqui estão sete simples posições de ioga para a estimulação do sono. Experimente!
Invertida
Invertida Ioga
Posição Invertida.
Deite-se em frente a uma parede de maneira a que fique perpendicular a mesma. Coloque os pés na parede e eleve os seus quadris no sentido da mesma, encoste as suas pernas tanto quanto possível, sem forçar. Coloque os braços para o lado com as palmas das mãos viradas para cima. Feche os olhos e respire profundamente.
Posição do Pombo (direita e esquerda)
Pombo Ioga
Posição de Pombo
Coloque-se de quatro e posicione o joelho direito para trás perto do pulso direito, direcionando o pé direito para a esquerda. Deslize a perna esquerda para trás. Coloque uma almofada longitudinalmente, à esquerda da perna direita. Coloque a barriga e peito no travesseiro e deixe os braços relaxar para os lados. Relaxe a cabeça para qualquer lado, como se sentir mais confortável, e respire profundamente. Se for muito intenso, coloque outra almofada debaixo do peito, ou use uma almofada para apoiar o quadril do lado direito. Repita esta posição do lado oposto.
Borboleta inclinada
Deite-se de costas. Coloque uma almofada, longitudinalmente, por baixo da coluna. Junte as solas dos seus pés até que se toquem e, em seguida, deixe os joelhos cair suavemente para os lados. Certifique-se que mantém os quadris fora do travesseiro. Estique os braços para o lado, longe do corpo, com as palmas viradas para cima.
Torção da coluna vertebral (direita e esquerda):
Deite-se de costas. Dobre o seu joelho direito em direção ao peito e cruze-o sobre o lado esquerdo do seu corpo. Você deve sentir o estiramento da torção na espinha. Para suavizar o impacto, coloque uma almofada debaixo do seu joelho direito como suporte. Estique-o para fora de  forma a criar um “T” com o seu corpo. Pode manter a cabeça virada para cima ou olhar para a direita, caso queira um efeito mais profundo sobre o pescoço. Repita esta posição do lado oposto.
Posição do arado
Posição Arado Ioga
Posição do Arado
Deite-se de costas. Contraia os músculos abdominais para levantar as pernas e coloque-as sobre a cabeça até que seus dedos do pé toquem no chão atrás da cabeça.
Se os seus dedos não chegarem ao chão faça esta posição contra a parede (mantenha-se perpendicular com a cabeça a tocar a parede) para que seus pés sejam amparados pela parede.
Se puder, entrelace os dedos atrás das costas e lentamente endireite os braços, caso contrário, basta manter os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo. Quando quiser desfazer a postura, faça-o lentamente, rolando devagar, vertebra a vertebra. Esta posição ajuda a esticar as costas e os músculos, reduzindo a tensão física. Relaxa o corpo, especialmente o pescoço.
Posição de cobra
Posição de Cobra Ioga
Posição da Cobra.
Deite-se de barriga virada para baixo com as palmas das mãos no chão ao lado do peito. Mantendo os cotovelos perto do corpo, inspire e alongue o seu corpo enquanto levanta a cabeça expandindo o peito para a frente. Venha a cima confortavelmente e mantendo os quadris no chão. Esta posição é particularmente útil para as pessoas que passam muito tempo curvadas levantando coisas, porque envolve os músculos das costas e os seus antagonistas, ou seja os músculos opostos (abdominais).Também ajuda a esticar os ombros, peito e músculos abdominais.

Sentado abridor de coração

Sente-se em posição de joelhos, caso sofra de problemas nos joelhos pode sentar-se com as pernas estendidas para fora e para a frente. Colocar as mãos no chão atrás do corpo, palmas das mãos bem estendidas no chão e os dedos para fora. Inspire e alongue a sua coluna. Expire e incline-se para trás, arqueando as costas e colocando a cabeça para trás. Se estiver de joelhos empurre os quadris. Esta posição é benéfica porque fornece um movimento que é o oposto ao que a maioria das pessoas está durante o dia.

ORAÇÃO COM LAMENTAÇÃO NÃO FUNCIONA!! - O PODER DA ORAÇÃO

ORAÇÃO COM LAMENTAÇÃO NÃO FUNCIONA!!
Sabemos que a oração quando sincera possui uma força imensurável e seus efeitos não são apenas uma ilusão criada pela nossa mente consciente. Os resultados da oração são palpáveis, gerando um aumento do padrão vibratório, destruindo formas-pensamento negativas, proporcionando bem estar e equilíbrio, entre diversos outros benefícios.
Desde o início da humanidade as pessoas sentiram a necessidade de conexão com o Criador, a fim de encontrar paz interior, compreendendo a razão da existência, isso em todas as religiões. Mestre Osho disse “Eu também sugiro a prece, mas que ela seja apenas um fenômeno de energia”.
A frase acima demonstra que a oração também é energia, como tudo que existe no Universo e, a chave do sucesso está em saber orar, não havendo necessidade de se ter uma crença religiosa em específico.
Podemos nos conectar com o Criador, com nosso Eu Superior, através de uma religião ou não; por meio de uma prece, meditação, reiki, silêncio, em contato com a natureza, com um animal de estimação, entre tantos outros métodos, todos eficazes. A oração tem o poder de nos deixar conectados com nossa essência, afastando assim interferências externas, de encarnados e desencarnados.
Contudo, quando oramos, seja para agradecer ou para pedir algo, devemos evitar a lamentação, afastar da mente os pensamentos negativos, de vitimização. Não nos enganemos tentando comover Deus ou nosso mentor espiritual, pois nos é respondido energeticamente, ou seja de acordo com o que sentimentos e pensamos no momento de orar. Para nos conectarmos com a Fonte precisamos estar em equilíbrio com nós mesmos e com os outros. É preciso sentir amor, sentir paz e gratidão.
Para orar é preciso humildade. Não se sentir como um mendigo, implorando. Somos merecedores sim! É preciso ainda, gratidão. Se acreditamos que somos vítimas indefesas, sujeitas à vontade alheia e do Criador, não obteremos nada positivo e, nossa oração, que é uma forma de energia, será em vão. É necessário focar no desejo, conscientes que nossos anseios e dos próximos se concretizarão.
Muitas pessoas fazem suas orações e não compreendem porque seus pedidos não são alcançados, porém, na hora de pedir, lamentam, criticam, reclamam. Acreditam que haverá uma injustiça se não alcançarem o que pedem.
É imprescindível compreender que a fé cega não melhora a vida de ninguém. Fazer orações decoradas, com o pensamento desconectado, irritada com a vida ou terceiros, traz prejuízos e não benefícios, pois torna nossa vibração densa, nos tornando alvo de irmãos inferiores.
Ademais, é preciso prestar atenção se o pedido nos auxilia na evolução ou se não tem apenas interesses egoísticos. Muitas vezes a meta não é alcançada, pois nos afastaria de nossa missão pessoal e o mundo espiritual é muito sábio.
Traçar metas, fazer pedidos não é errado, temos que pedir amor, conexão paz e também prosperidade. Não há nada de errado em pedir, pois Deus quer nos ver prósperos e felizes. Porém, se emito energia de lamentação, de vitimização, isso que receberei. É simples.
Desta forma, reserve um tempo do seu dia para se conectar com sua essência, para acalmar a mente, agradecer e focar nos seus desejos e metas. Tudo é possível desde que estejamos com amor no coração e com uma postura de gratitude permanente. Inundados de sentimentos elevados saberemos escolher e pedir o que nos aproxima dos seres iluminados e do nosso propósito de evolução da alma.


SOMOS "UM" COM A NATUREZA - Espíritos da Natureza

Espíritos da Natureza



Os povos celtas prestavam culto de devoção às árvores sagradas, às fontes, às pedras e acreditavam em fadas, duendes e seres sobrenaturais, conhecidos atualmente por nós como seres elementais ou espíritos da natureza. Vários textos nos chegam até hoje graças à tradição oral, dos quais se conservaram em forma de poesias ou cantigas, as lendas e os mitos deste povo.
 
Os elementais são seres sagrados, que respondem à alegria, o amor e a sinceridade dos nossos sentimentos mais puros. Uma vez que tenhamos feito uma conexão com estes seres, seja através de uma simples meditação ou por meio de alterações de consciência, estaremos interagindo em um mundo de manifestação superior da criação, intimamente ligado à criatividade, à cura e à construção de atmosferas mais sutis e harmoniosas.
Elementais são criaturas simples e, como os seres humanos, estão evoluindo rumo a níveis mais elevados da consciência cósmica, dentro de sua hierarquia no reino elemental. Os elementais estão intimamente ligados, cada qual com o seu elemento de origem e são encarregados pelo equilíbrio de vários segmentos da natureza, assim como de todas as atividades que ocorrem ao redor do planeta.
Os antigos sabiam disso, desde os mitos relacionados aos atlantes, que já mencionavam a utilização dessa conexão da natureza, para fazerem com que as formas elementais se manifestassem ao seu favor. Os elementais apenas imitam tudo aquilo que o homem emana através de suas vibrações. Estes seres são simples, de certa forma muito ingênuos e por vezes acabam sendo influenciados pelo próprio desequilíbrio do homem, atingindo negativamente a sua natureza amorosa.
Dentro da hierarquia cósmica existem os reinos: elemental, angélico e humano, formando uma trilogia divina que corresponde à alquimia do Universo, sendo que o mundo do pensamento pertence aos elementais, que auxiliam na concretização dos padrões mentais estabelecidos pelo homem.
O mundo do sentimento pertence à essência dos anjos ou guardiões, que irradiam sua pureza de sentimentos mais elevados da criação. E o mundo da ação ou da palavra falada, pertencente ao homem, que atua através da sua posição vibratoriamente, criando formas ou padrões mentais.
Mas como acreditar em algo que nem sempre pode ser comprovado cientificamente? Alguns elementos podemos ver, sentir, tocar, mas e os outros? Como explicar o ar que respiramos ou a inspiração que nos chega para a escrita ou para a arte em geral?
Comprovadamente existem três dimensões conhecidas como: comprimento, largura e espessura, assim como sabemos que toda matéria animada ou inanimada, possuem sua própria energia ou quatro formas de ação sendo elas: coesão ou força que une as partículas, adesão ou força que se opõe à separação de dois corpos diferentes, atração ou força que aproxima os corpos materiais e repulsa ou força que repele dois corpos materiais.
Já no campo místico existe uma quarta dimensão de natureza vibratória, que nos separa da realidade material a da realidade espiritual, sendo esta de uma percepção mais sutil, que vai além do tempo e do espaço. Podemos dizer que a nossa consciência pode se deslocar no tempo e ter acesso ao passado e ao futuro, independente da linha do tempo em que se vive no momento presente.
Além disso, o homem possui uma consciência objetiva ligada aos cinco sentidos: visão, audição, tato, paladar e olfato, assim como funções subjetivas ligadas: a memória, imaginação e ao raciocínio de um modo geral, além de uma percepção extra-sensorial chamada intuição.
Essa tal de intuição é que nos conecta a consciência cósmica, da qual muitos recebem informações das leis naturais, da inteligência divina e elemental. Como disse Leonardo da Vinci: “São fúteis e cheias de erros as ciências que não nasceram da experimentação, mãe de todo conhecimento”.

 A magia elemental contida neste corpo causal Sou forma feminina condensada em partículas de pura emoção Sou a essência mais antiga que o próprio pensamento Sou inspiração, que chega de leve como a brisa do verão Sou o ar que alimenta o fogo animal da mais louca paixão Sou rainha de mim mesma, muito além das brumas do tempo Sou o brilho dos olhos refletido no êxtase deste olhar Sou chuva que refresca a terra árida e sem esperança Sou o pensamento dos sentimentos sem razão
Sou energia que ascende além da forma
Sou o vapor da água cristalina, carregada pelas nuvens do céu
Sou tudo e não sou nada, pois me achei neste exato momento!





Elementais Sagrados

Terra - Ar - Fogo - Água

Os elementais são seres puros e co-criadores da natureza, cada qual responsável por uma atribuição, conforme o elemento a que pertencem. Os elementos básicos da criação são: terra, ar, fogo e água. Os reinos elementais são regidos pelas leis naturais da Deusa e do Deus que, junto com o Poder maior da Criação, formam uma tríade sagrada, onde os espíritos da natureza, manifestam-se sob formas e funções específicas para a harmonia e a manutenção de todo o Planeta.
O Reino elemental canaliza a energia através do pensamento, mantendo um determinado padrão vibracional. Os elementais captam todas as vibrações dos seres humanos, mas somente aqueles que possuem o coração puro, como de uma criança, conseguem entrar em contato com esses seres maravilhosos.
Os elementais sagrados não são apenas aquelas "belas criaturas" idealizadas por muitos e que, normalmente, vemos estampadas em livros e lojas esotéricas, mas sim, representantes dos elementos básicos da criação e, como tal, fundamentais para o equilíbrio e a continuidade de toda a existência.
Acessar um ser elemental, não é apenas um ato magístico, mas um ato necessário para o nosso equilíbrio interior e também exterior. Podemos observar que interiormente possuímos todos os elementos condensados dentro de nós. O ideal é vivenciarmos todos os elementos, seja através do contato com a terra, o ar, o fogo ou água e assim percebermos quando algum excesso ou falta estiver presente. Esse é o verdadeiro contato com o nosso elemental sagrado.
Pensando por este aspecto, somos a terra, representada pelo estômago que tem a função de digerir alimentos sólidos provenientes do solo. Somos o ar, quando respiramos e assim o inalamos através dos pulmões, o combustível necessário para que a máquina, chamada corpo físico, se movimente.
Somos o fogo, quando dançamos, corremos e nos apaixonamos, pois o coração é o símbolo dessa energia, que movimenta o sangue pelas artérias e veias do nosso corpo. Somos quase 90% de água circulante em todo o organismo, além de nascermos através desse elemento. E somos também o éter espiritual da quintessência elemental. Que assim seja!
Elemento Terra
O saber, o escudo, o norte, o urso, a cor verde, Formalhaut, Vento Norte ou Boreas, as mãos espalmadas e voltadas para o chão. Seu símbolo é representado por um triângulo cortado apontando para baixo.
Elementais da terra: duendes, gnomos e gnomidas. Regente elemental: Gob, sendo os gnomos responsáveis pela construção de minérios e os duendes responsáveis pelo desenvolvimento das ervas e plantas no geral.
Buscar não apenas o equilíbrio através dos elementais, mas a sabedoria daqueles que buscam a força da terra para evoluir, assim como os druidas, temos outras civilizações que podemos usar como exemplo. No Antigo Egito, a figura de Kan assumiu o nome de Toth, que mais tarde os gregos associaram a um Deus do Olímpio chamado Hermes. Parte dos ensinamentos de Toth está com o nome de Hermes, conhecido também pelo nome de Hermes Trismegisto ou Mercúrio, o Mensageiro dos Deuses.
Os ensinamentos de Toth, impropriamente chamado de Hermes, estão expostos em muitos papiros, sendo os mais conhecidos deles são: "Tábua de Esmeralda" e "Pistis Sóphia".
Resumindo, é através do equilíbrio de todas as forças, tanto acima como abaixo, que materializamos nossos sonhos. De nada adianta possuir o intelecto mental, a energia e a coragem da realização, o equilíbrio das emoções, se não estivermos centrados no momento presente, ou seja, o aqui e agora.
Elemento Ar
O querer, a espada, o leste, as pássaros, a cor amarela, Aldebaran, Vento Leste ou Eurus, palma das mãos voltadas para cima na altura dos ombros. Seu símbolo é representado por um triângulo cortado apontando para cima.
Elementais do ar: silfos, sílfides, fadas e fadins. Regente elemental: Paralda, sendo os silfos responsáveis pela purificação das atmosferas mais baixas e as fadas pelo equilíbrio mental pessoal.
A sintonia com os elementais do ar confere acesso à inspiração e às faculdades mentais. Ajuda a coordenar e verbalizar as nossas percepções mais sutis. Estimula a liberdade e o equilíbrio mental.
Temos também os elfos, que são elementais muito semelhantes aos silfos, sem forma corpórea definida, pois aparecem da combinação do Ar e do Fogo. Nestes predomina a ordem mental e o envolvimento social. Para recarregar o seu elemento primordial, que é o ar e o fogo, e assim fortalecer o silfo pessoal, é preciso o contato com o ar puro e eletricamente carregado, presente nas tempestades.
Elemento Fogo
O ousar, a lança, o sul, leão ou dragão, a cor vermelha, Regulus, Vento Sul ou Notus, as mãos fechadas em punho. Seu símbolo é representado pelo triângulo para cima.

Elementais do fogo: salamandras e salandrios. Regente elemental: Djim e são responsáveis pelas temperaturas mais elevadas do ambiente.
Sendo considerado o elemento fogo o mais intenso dos elementais, responsável pelas das transmutações, transformações, transições, mudanças, progresso, determinação, assim como, a guerra, vingança, luxúria, paixão e por aí vai. Sua força luminosa indica o caminho a ser seguido por aqueles que conhecem e praticam os ensinamentos do universo. O fogo é a chama que acende dentro de nós o amor, faz brilhar nossa aura e nossos olhos, revelando a força de nosso espírito, e nos conduzindo à sabedoria interior.
As salamandras reinam em um corpo totalmente de fogo, assim como toda a sua essência, tem o poder de transformar e desencadear tanto emoções positivas quanto negativas. Paracelso afirma que muitas salamandras são vistas na forma de bolas ou línguas de fogo correndo através dos campos e irrompendo nas casas através das lareiras. Elas possuem especial influência sobre as criaturas de temperamento ígneo e tempestuoso.
Elemento Água
O calar, a taça, o oeste, golfinhos, a cor azul, Antares, Vento Oeste ou Zéfiros, as mãos em forma de concha na altura do abdome. Seu símbolo é representado pelo triângulo voltado para baixo.
Elementais da água: ondinas e odins. Regente elemental: Necksa, sendo as ondinas responsáveis pela depuração ou purificação das águas.
As ondinas despertam e estimulam a natureza emotiva, realçando nossa intuição e a nossa sensibilidade, além das energias da criação e do nascimento, bem como a premonição e imaginação criativa.
As ondinas freqüentemente fazem sentir sua presença, no plano onírico. Sonhos em ambientes aquáticos ou que transbordem sensualidade, aumentando a criatividade em nossas vidas.
A sintonia com a sua ondina pessoal melhora o desempenho das funções da circulação dos fluidos corporais, tais como, o sangue e a linfa. A retenção de água no organismo é indício de desequilíbrio desse elemento, quando isso ocorre, passamos a maior parte do tempo concentrados em nossos pensamentos nos esquecendo do sentimentos.
O excesso do elemento água, nos torna muito passionais, além de gerar exagerada sensualidade, medo e isolamento. Certas lendas afirmam que elas podem viver algum tempo entre os homens, embora acabem sempre cedendo ao chamado das águas e retornando para os rios ou para o mar.
Aliás, muitas ondinas tem estatura semelhante à nossa, como as sereias citadas em várias lendas. Mas há ondinas menores, como as que habitam riachos e fontes, e outras muito diminutas, que vivem nas folhas flutuantes e nas minúsculos musgos criados pelas quedas d'água. A água realmente é um mistério divino da criação da Grande Mãe.
E finalmente, o éter que é unificado nessa existência física, dinamizado e representado pela união de todos os elementos. No livro Alquimista, Paracelso cita: "Toda natureza invisível se movimenta através da imaginação. Se a imaginação fosse forte o suficiente, nada seria impossível, porque ela é a origem de toda magia, de toda ação através da qual o invisível, de um ou outro modo, deixa seu rastro no visível. A energia da verdadeira imaginação pode transformar nossos corpos, e até influenciar no paraíso"...
Bênçãos plenas!







Adicionar legenda


















Rowena Arnehoy Seneween ®