terça-feira, 25 de junho de 2013

Acupuntura: O Tratamento Eficaz para Ciática

Acupuntura: O Tratamento Eficaz para Ciática



A acupuntura é praticada pela maioria dos chineses para aliviar a dor e para fins terapêuticos. Ela utiliza agulhas filiformes que são inseridas em vários pontos do corpo. Provou-se que esta forma de tratamento pode aliviar a sensação de dor.
Uma pessoa que sofre de dor ciática geralmente sente dor para baixo de suas pernas. Isso geralmente é causado pela irritação do nervo principal nas nossas pernas chamado nervo ciático.

Dor Ciatica

Em casos normais, haverá dormência e sensação de beliscar que pode ser sentida nas nádegas e coxas. Em alguns casos mais graves, há pacientes que sentem dor de suas nádegas até a parte de trás de suas pernas.
Isto pode ser causado por uma hérnia de disco vertebral, o que dá a pressão no nervo ciático.

Frequência

A dor ciática normalmente ocorre em pessoas que têm má postura. Existem outros fatores que podem causar dor ciática como usar sapatos de salto alto por um longo período de tempo, transporte de cargas pesadas, ficar em pé ou sentado por um longo tempo, e essa doença pode até acometer as mulheres grávidas, também por causa do peso excessivo aplicado.

Tratamento

O tratamento usual para a dor ciática consiste na ministração de analgésicos mais potentes para combater dores mais severas e alguns médicos receitam drogas anestésicas para o seu paciente.
Medicamentos
Esse processo exige a aplicação de uma injeção peridural na região lombar. Outros podem sentir alívio da dor através de cirurgia, mas isto só é aconselhável se a dor é causada por uma hérnia de disco vertebral.

A Acupuntura

Um grande número de pacientes que sofre de ciática tem a opção de se submeter acupuntura. Isso pode ser um alívio para a dor através de um processo mais natural.
O processo de acupuntura ajuda a aliviar a dor por meio de agulhas filiformes para estimular o organismo a liberar analgésicos naturais. Isto é devido a reação natural do corpo quando há estimulação criada diretamente no nervo ciático.
Os opióides e a serotonina são os analgésicos naturais do nosso organismo que vão ajudar a proteger os pacientes, que estão sofrendo dor ciática.
Aplicação
Uma pessoa que sofre de ciática não precisa se preocupar com os tratamentos de acupuntura. Durante o tratamento todo, o paciente vai sentir apenas uma sensação de formigamento nas pernas.
O tratamento em si vai durar de 20 a 30 minutos por sessão, onde a agulha vai ficar inserida no nervo. Em alguns casos, sessões adicionais serão realizadas, caso o paciente sinta dor novamente.
Assim, é seguro dizer que a acupuntura é um dos mais seguros métodos de tratamento de dor ciática. Não existem efeitos colaterais que devem ser temidos. Um paciente geralmente sente algumas formigações após o tratamento.
É um procedimento bastante indolor que mesmo as mulheres grávidas podem sofrer.


DICAS TERAPÊUTICAS - Alívios caseiros - Elimine as dores no nervo ciático

Elimine as dores no nervo ciático

Alívios caseiros


 

Quando a dor é muito intensa, não há outra alternativa a não ser procurar um médico imediatamente. Mas, quando o nervo causa apenas aquele desconforto irritante, fazer alongamentos básicos pode ser eficiente – e isso sem sair de casa. O fisioterapeuta Aya Nawa recomenda alongar suavemente as costas, movimentando de forma cuidadosa a área do foco da dor.

Outra ideia é utilizar os fundamentos da reflexologia, que associa pontos específicos nos pés a todas as partes do corpo, para aliviar a dor. “No entanto, é essencial ter um conhecimento prévio desta prática. Antes de tudo, deve-se consultar um especialista”, recomenda Fernanda Ferrareze. Ela lembra, no entanto, que não é recomendado massagear a saída do nervo, localizada na base da coluna.

A especialista em shiatsu e acupuntura Mariko Sato, diretora da clínica Shiozawa Shiatsu, ensina que a utilização de compressas e bolsas de água quente na região dolorida podem ajudar, também, a acalmá-la. Ainda, automassagear a região do tornozelo pode surtir resultados. “Encontramos ali um ponto mais sensível, que dói ao toque. É esse ponto que corresponde à dor no nervo ciático. Pressionando-o o máximo que conseguir, você alivia consideravelmente a dor lombar”, recomenda ela.






PENAMENTOS E PENSADORES - SER SENSÍVEL... Ana Jácomo

Ser Sensível ...

 

"Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita. Todo dia.

Esse jeito de ver além dos olhos, de ouvir além dos ouvidos, de sentir a textura do sentimento alheio, tão clara, no próprio coração.
Essa sensação, às vezes, de ser estrangeiro e não saber falar o idioma local, de ser meio ET, uma espécie de sobrevivente de uma civilização extinta.
Essa intensidade toda em tempo de ternura minguada.
Esse amor tão vívido em terra em que a maioria parece se assustar mais com o afeto do que com a indelicadeza.
Esse cuidado espontâneo com os outros. Essa vontade tão pura de que ninguém sofra por nada.
Esse melindre de ferir por saber, com nitidez, como dói ser ferido.
Ser sensível nesse mundo requer muita coragem. Muita. Todo dia."

Ana Jácomo