quarta-feira, 17 de julho de 2013

Resistência, o medo disfarçado.... O ego acredita que a nossa força reside em nossa resistência, quando, na verdade, a resistência nos separa do Ser, o único lugar de força verdadeira.

Resistência, o medo disfarçado....

 "O ego acredita que a nossa força reside em nossa resistência, quando, na verdade, a resistência nos separa do Ser, o único lugar de força verdadeira."

A resistência é a fraqueza e o medo disfarçados de força.
O que o ego vê como fraqueza é o Ser em sua pureza, inocência e poder. O que ele vê como força é fraqueza.
Assim, o ego existe num modo contínuo de resistência e desempenha papéis falsos para encobrir a “fraqueza”, que, na verdade, é o nosso poder.

Até que haja a entrega, a representação inconsciente de determinados papéis se constitui em grande parte da interação humana. Na entrega, não mais precisamos das defesas do ego e das falsas máscaras. Passamos a ser muito simples, muito reais. “Isso é perigoso”, diz o ego, “Você vai se machucar. Vai ficar vulnerável.”

O ego não sabe, é claro, que somente quando deixamos de resistir, quando nos tornamos “vulneráveis”, é que podemos descobrir a nossa verdadeira e fundamental invulnerabilidade.

Sempre que acontecer uma desgraça ou alguma coisa de ruim na sua situação de vida – uma doença, a perda da casa, do patrimônio ou de uma posição social, o rompimento de um relacionamento amoroso, a morte ou o sofrimento por alguém, ou a proximidade da sua própria morte -, saiba que existe um outro lado e que você está a apenas um passo de distância de algo inacreditável: uma completa transformação alquímica da base de metal da dor e do sofrimento em ouro. Esse passo simples é chamado de entrega.

Quando a sua dor é profunda, tudo o que se disser a respeito vai, provavelmente, lhe parecer superficial e sem sentido.
Quando o seu sofrimento é profundo, você provavelmente tem um grande anseio de escapar e de não se entregar a ele. Você não quer sentir o que está sentindo. O que pode ser mais normal? Mas não tem escapatória, nenhuma saída.

Existem algumas pseudo-saídas como o trabalho, a bebida, as drogas, o sexo, a raiva, as projeções, as abstenções, etc., mas elas não libertam você do sofrimento. O sofrimento não diminui de intensidade quando você o torna inconsciente. Quando você nega o sofrimento emocional, tudo o que você faz ou pensa fica contaminado por ele.
 Você o irradia, por assim dizer, como a energia que se desprende de você, e outros vão captá-lo subliminarmente.
Se essas pessoas estiverem inconscientes, podem até se ver compelidas a agredir ou machucar você de alguma forma, ou você pode machucá-las em uma projeção inconsciente do seu sofrimento. Você atrai e transmite aquilo que corresponde ao seu estado interior.

De quanto tempo você precisa para ser capaz de dizer:
“Não vou mais criar dores, nem sofrimentos”?
Quanto você ainda tem de sofrer antes de fazer essa escolha?

Se você pensa que precisa de mais tempo, você terá mais tempo – e mais sofrimento. O tempo e o sofrimento são inseparáveis.

Como a resistência é inseparável da mente, o abandono da resistência – a entrega – é o fim da atuação dominadora da mente, do impostor fingindo ser “você”, o falso deus. Todo o julgamento e toda a negatividade se dissolvem.

A região do Ser, que tinha sido encoberta pela mente, se abre.
De repente, surge uma grande serenidade dentro de você, uma imensa sensação de paz.
E, dentro dessa paz, existe uma grande alegria.
E, dentro dessa alegria, existe amor."














 

 
Do livro O Poder do Agora de  Eckhart Tolle

AS CORES REVELAM O QUE VOCÊ ESTA SENTINDO....

SUAS EMOÇÕES REVELADAS PELAS CORES
 
Somos seres maravilhosos : coloridos, energéticos e matemáticos. Fazemos parte de um todo e possuímos as mesmas partículas e, ao mesmo tempo, amorosos. Vivemos espelhando nossa alma uns nos outros pelo comportamento, pelas cores que usamos em nossas roupas e em nossas casas, pelas características complementares dos signos. Embora muitos não possuam essas informações, ainda assim, somos induzidos, inconscientemente, ao auto conhecimento pela simples análise dos números de nossos documentos, das placas de nosso carro, do número de nossa residência, do número da nossa conta bancária, etc.
Quanto à simbologia das cores, sabemos que ela está associada aos estímulos cerebrais que agem sobre o emocional do indivíduo.
As cores são apenas um veículo de comunicação do inconsciente com o mundo exterior. Sabe-se que a percepção visual humana está diretamente relacionada à luz, sem a qual nossos olhos não teriam como captar os reflexos que dão origem às cores na percepção cerebral. O processo é semelhante ao fenômeno do arco-íris, que é projetado pela dispersão da luz solar sobre as gotículas de água que ficam suspensas na atmosfera após uma chuva.
Por meio das cores que nos atraem podemos detectar um pouco dos nossos verdadeiros desejos, emoções, segredos e caráter. A identificação que temos com certas cores provém da própria simbologia da natureza, que nosso subconsciente associa aos sentimentos.
Apesar de serem apenas reflexos de luz, as cores têm a faculdade de influenciar a mente e o comportamento dos indivíduos, e, por sermos todos membros da Natureza, conhecemos inconscientemente o seu poder latente e as funções dos elementos do planeta : a terra, com  sua tonalidade marrom; o verde das matas; o azul do céu; o vermelho (ou laranja) do fogo; o amarelo do Sol; o escuro (ou negritude) da noite; o prateado (ou branco) da Luz; o pôr-do-sol com variações entre as cores vermelha, amarela, violeta, laranja, verde e azul; a tonalidade cinza de um tempo nublado e outras variações conforme as descargas elétricas e a dispersão da luz solar na atmosfera.
Observe as cores da roupa que você está usando agora e conheça um pouco mais sobre as suas emoções. É importante sabermos quais são os verdadeiros sentimentos que se escondem atrás de nossa personalidade, pois nem sempre nos damos conta do que carregamos em nosso corações.
BEGE: 
Simboliza uma variação do marrom e, portanto, é fixo como a terra, mas suave como a areia. Pessoa que se veste ou que se atrai por essa cor mostra egocentrismo e necessidade de pensar em si mesma. Tem suas opiniões formadas, mas não faz questão de mostrá-las. O senso de justiça do marrom é menor no bege, por ele prestar mais atenção em si do que para as injustiças que ocorrem ao seu redor. Possui tranquilidade e amor à natureza, respeita o ser humano, é coerente, mas prefere manter-se em silêncio e livre com seus valores. Não possui dinamismo, mas também não está passivo nem reflexivo. Na verdade, o bege está sonhando alto e profundo.

BRANCO :
Esta cor simboliza o dia, a Lua, o claro, e é a soma de todas as cores. A pessoa que veste ou se atrai por essa cor mostra mente clara e compreensiva. Tem necessidade de liderar de alguma forma. O branco significa mente pura, calma e esclarecida, que procura levar a paz aos ambientes em que frequenta. Denota um coração altivo, mas limpo. Essa cor possui o caráter de abrandar, porém sem comandar e é dona de sabedoria elevada para os padrões da sociedade; ultrapassa as barreiras dos preconceitos e das crenças. Está ligada à cura em geral, desde a medicina holística até a convencional e, também, a tudo que exige limpeza física e da alma. É a cor da energia mais elevada do universo e das entidades de luz. Usar o branco espontâneamente indica desprendimento e poder de liderança, sem intervir no livre arbítrio de outrem.
VIOLETA :
Simboliza o final do pôr-do-sol, que é o término de um ciclo de energia; é o descanso e a cura do dia; é a morte e o renascimento. Pessoas que vestem ou se atraem por essa cor estão em nível muito elevado, mental e espiritualmente, onde sua alma necessita curar outras almas, do cansaço e da dor. A cor violeta está associada, pelos hindus, ao 7º chacra, que é o mais elevado deles : o coronário ou sahashara, em sânscrito. O coronário situa-se acima do crânio sem tocar a cabeça, como se fosse uma coroa. Ele tem a qualidade da fusão com a Unidade ou mundo divino.  Mas se na aura da pessoa aparecer violeta com muita intensidade, pode estar ocorrendo um desgaste mental, quase um colapso nervoso, por exceder o seu limite espiritual e o de cura.
O lilás e o roxo diferem, na intensidade, em relação ao violeta que é sublime. Aquelas cores revelam desejos próprios e fantasias secretas, ao passo que o violeta é a cor máxima da cura física e espiritual e faz com que o ser humano ascenda para o mundo divino, pleno de amor e desapego.
O vidente, médico, físico, poeta, escritor e rosa cruz Conde de Saint Germain foi um dos grandes difusores do poder de cura e profundidade espiritual da cor violeta em todo o mundo.
É também usada na cromoterapia como recurso para a recuperação da saúde e eliminação de determinados espirituais.


CINZA : 
Simboliza a ausência de cores. Quem veste cinza, ou sente atração por essa cor, mostra que está necessitando se resguardar para refletir, porque não está "vendo" cores em sua vida. Quem rejeita o cinza mostra um espírito que foge da depressão. O cinza está em pessoas que se fecham com facilidade, mas não se revoltam, como os que usam preto. O uso exagerado do cinza mostra que a pessoa não percebe que está agindo sempre da mesma maneira para resolver os mesmos problemas, sem conseguir total êxito.
É necessário mais cor em nossas roupas e em nossa casa para que nossa mente exercite-se no sentido de dar e receber, como também no sentido do desenvolvimento da vontade, da ambição, do amor e da compaixão. Ser discreto nas atitudes é louvável, mas não perceber a falta de dinamismo na vida é acomodação acompanhada de insegurança e medo. Ou seja, o cinza é reflexivo e passivo e ajuda a mente a se distanciar um pouco das agitações. Quem o usa com frequência deve procurar acrescentar uma outra cor mais dinâmica, pois o espírito depende de movimento para ganhar energia e evoluir.

AZUL :
O azul simboliza o céu, que está acima de nós e envolve todo campo visual do homem. Quando se trata de assuntos espiritualistas, o céu é citado como um mistério a ser desvendado.
A pessoa que veste azul ou sente atração por essa cor tem necessidade de estar entre amigos e ser o centro das atenções. Tem sempre algo diferente ou interessante para comunicar e consegue fazer boas limpezas no campo emocional de outras pessoas. É deslumbrante, envolvente e fica sempre acima de qualquer mesquinharia ou mexericos. Ao vestir-se de azul, você está inconscientemente, transmitindo conhecimento, união de credos e purificação de ambientes, tanto pelas palavras, quanto pelo comportamento. É uma forma de a alma elevada se expressar.




VERMELHO :
Simboliza o fogo; a pessoa que se veste ou tem preferência pela cor revela determinação na busca de seus ideais. Está disposta a lutar para resgatar algo ou alguém, pouco se importando se tiver de invadir territórios ou enfrentar oposições. O perigo do vermelho está na alteração do sistema nervoso : mostra que pessoa carrega raiva ou ira em sua alma e que, a qualquer momento, poderá ter uma crise nervosa contra alguém ou algo. Também está relacionado à sexualidade e a toda a agressividade do ser humano.
Quando se usa o vermelho se está indicando, inconscientemente, a necessidade de extravasar esse fogo através do trabalho, do lazer ou pelo ato sexual. Não é saudável vestir crianças com roupas vermelhas, porque isso as torna agitadas, nervosas e briguentas.
O vermelho represente o chacra basal ou Kundalini.
MARROM :
Simboliza a terra, que é fixa e possui todos os nutrientes necessários para alimentar o planeta e gerar novas vidas. Também preenche os espaços vazios com acomodação e movimentos, gerando pequenos tremores ou grandes terremotos.
Quem está usando o marrom em suas roupas ou sente atração por essa cor: demonstra sede de justiça; silencia para observar uma situação e procura ser discreto para solucionar o problema. Tem senso profundo de colaboração, mas fica sempre na posição de aguardar e perceber para se adaptar. É a grande mãe ou o grande pai, que ampara com segurança; pode se tornar obstinadamente teimoso, o que conflita com seu poder de fazer justiça. Quando se sente anulado, provoca um terremoto para reequilibrar sua personalidade e seu ambiente.




VERDE :
Simboliza a mata, equilibra a terra, não permitindo que as chuvas provoquem erosões. Traz o oxigênio e a sombra para os seres vivos e consegue ser seu próprio adubo, com suas folhas velhas e secas. Através da vegetação escura, onde a região é mais úmida, que é onde estão os mananciais de água pura. A pessoa que veste verde ou se sente atraída por essa cor ; está ampla em sua alma, é receptiva, firme, simpática e procura ser equilibrada em seus pontos de vista.
Está harmoniosa em gestos e palavras e emana calma aos que se aproximam dela. Com o verde, a pessoa se torna boa ouvinte, sensível em seus sentimentos, mais forte para ajudar. Também sente sua alma mais tranquila e sabe ser flexível quando vem o vendaval. É muito bom usar o verde!!!   
PRETO :
Simboliza a noite, o escuro, a ausência das cores e de luz. A pessoa que se veste de preto ou se sente atraída por essa cor  mostra que está se defendendo de aborrecimentos e carrega uma rebeldia secreta. Quer se sentir forte e poderosa e chamar atenção discretamente.
Essa ausência de cores significa que a pessoa também está no seu limite para suportar os desafios e as inseguranças. No preto está escondida a revoltas contra alguém ou uma situação. Sente-se acuada, mas precisa reagir sem demonstrá-la. Os segredos se escondem no escuro, como no escuro estão os enganos e desencontros.
É preciso perspicácia e habilidade para trabalhar com a cor preta, pois pessoas desavisadas não percebem que estão cegas e radicais em seus juízos.
O preto nos ajuda a afastar os invasores e os inimigos, mas também nos priva de ver a luz nas aparências negativas.
É preciso usar mais a sabedoria e menos o preto, para que o coração se encha de amor e perdão, pois as pessoas que preferem esta cor, tem dificuldade de amar e de perdoar. Com isso, a alma se sentirá atraída por cores mais claras, pois passará a refletir a  LUZ QUE A CONSCIÊNCIA PERMITIR EMERGIR. O preto também está associado ao 1º chacra, o basal ou Kundalini.
Se você preferir o preto, por ser elegante ou discreto, para ir a uma festa, então observe se há outras pessoas de preto. Isso mostrará que são seus concorrentes ou rivais, competindo pela fama, a riqueza ou o poder. Nosso inconsciente coletivo tem faro e se expressa antes de o fato ocorrer.
Se soubermos deixar o coração falar, com certeza as cores nos guiarão para a realização dos nossos objetivos, porque elas, também, são expressões divinas.
LARANJA :
A cor laranja, ou alaranjada, simboliza igualmente uma variação do amarelo e do vermelho, por isso pessoas que se vestem com roupas ou são atraídas por essa cor mostram confiança em seus próprios recursos e conseguem tudo o que querem. Procuram ser mais íntegras e menos agressivas como os que usam o vermelho, mas lutam, igualmente, pelos seus ideais. Precisam carregar menos as responsabilidades dos outros e delegar poderes para poder relaxar um pouco.
O alaranjado está associado ao 2º chacka, o centro sacral, ou svadhisthana, em sânscrito. A etimologia dessa palavra significa "sua própria morada, sede de si". O sacral coloca a questão entre dar e pegar e a administração dos desejos. O laranja, por ter a tendência para o amor e a misericórdia, às vezes perde um pouco de rigor.Essa cor também mostra o apego aos seus velhos padrões mentais que dificulta, em parte, a conquista do novo em sua vida.Você deve aprender a soltar laços e situações do passado. Em festas místicas, os bruxos abusam dessa cor, que possui o poder de transmutar energias.
AMARELO : 
Simboliza o SOL e o ouro: nobres, brilhantes, auto suficientes, necessários, líderes, fortes, livres e estimuladores. A pessoa que se veste ou tem atração por essa cor, possui confiança em seus próprios recursos e mostra que é sua inteligência que está predominando e não o emocional. O amarelo, simboliza que psicologicamente, a pessoa está sentindo-se acima dos conceitos comuns da sociedade e tem necessidade de conquistar seus ideais à sua maneira e com liberdade de ação. O amarelo é utilizado em propaganda subliminar para estimular a fome. Os desenhos e pinturas feitos por crianças, quando analisados psicologicamente, revelam seus verdadeiros sentimentos. Desenhos que possuem cores pretas e amarelas, significam que a criança está sentindo o pai ausente fisicamente ou em seu afeto.  Como o preto representa a ausência de cores e o amarelo o grande protetor, isso simboliza a ausência do pai. Quando afirmamos que é bom usar o amarelo para atrair dinheiro é porque ela estimula a inteligência e atrai pessoas e acontecimentos q se identificam com a simbologia do Sol e do ouro. Esta cor está associada ao Chacra Umbilical ou manipura, centro do equilíbrio entre a vontade de vencer e os medos e a agressividade.
htpp://integracaoholistica.blogspot.com - fonte livro : Linguagem do Corpo 2 - Cristina Cairo

DECORAÇÃO, CROMOTERAPIA E FENG SHUI - Você já parou para observar como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar?

DECORAÇÃO, CROMOTERAPIA E FENG SHUI


Você já parou para observar como determinadas cores nos ambientes podem nos agradar ou nos incomodar?
 
E como aquele cômodo escuro, frio, sem vida em nossa casa, depois que o pintamos, ficou com outra cara e energia renovada.
Pintar uma casa ou um cômodo com a cor escolhida, além de trazer uma sensação de limpo e novo, pode trazer uma vibração especial para o ambiente e para nós que ali habitamos.
Mas todo o cuidado é pouco na hora da escolha da cor das paredes, pois da mesma forma que uma cor pode nos influenciar positivamente, as cores podem nos desagradar ou passar péssimas sensações.
E um fato muito interessante é que podemos estudar e explicar o efeito das cores por várias ciências, mesmo que alternativas.
Para mostrar a riqueza de detalhes e a influêcia das cores nos ambientes, iremos explicar seus efeitos através da ótica do Feng Shui, cromoterapia e decoração.


 
BRANCO
Decoração: Um ambiente todo branco, para algumas pessoas, pode trazer prazer e calma, e para outras, frieza, tristeza e impessoalidade. O branco nos passa também uma sensação de limpeza, até exagerada. O branco só é branco, quando recebe uma luz intensa direta.
Cromoterapia : Ela potencializa as demais cores. Representa a luz divina.
Feng Shui: É uma cor neutra, que pode ser usada em qualquer ambiente. Muito cuidado quando o branco aparece em demasia em um ambiente, pois nos passa uma sensação de infinito, frieza, vazio e hostilidade. Deve-se quebrar o branco com quadros e móveis bem coloridos.
PRETO E CINZA
Decoração: É usado em pequenos detalhes, principalmente quando queremos fazer um "efeito especial", tanto dentro, como fora da casa. Ainda na área interna, é usado para fazer contrastes, principalmente com o branco. Muito usado no teto com pé direito muito alto, para dar a sensação de rebaixo.
Cromoterapia: É o oposto da luz, a escuridão total.
Feng Shui: É opressivo e depressivo. Representa o elemento água e deve se usar com muito cuidado. Em geral, é usado em pequenos detalhes na casa.
VERDE
Decoração: É uma cor muito usada. No chão, nos lembra a natureza. Não incide muita luz, mantendo a cor original. Em locais abertos, complementa madeira e jardins.
Cromoterapia: É a cor da natureza, traz força equilibrada e progresso mental e corporal. Acalma o sistema nervoso e os sentidos. Também significa esperança e satisfação.
Feng Shui: É uma cor neutra que representa o elemento madeira. Muito cuidado em usar a cor verde em locais que predomina o vermelho, pois teremos um local muito quente. Deve-se usar nos banheiros para elevar a energia deste local. Para casas que abrigam pessoas com problemas de saúde, o verde é uma ótima opção.
LILÁS/VIOLETA
Decoração: Tons mais claros podem ser usados em todos os ambientes. Se for uma cor monocromática, pode cansar.
Cromoterapia: Tem efeito purificador, tranforma as energias negativas em positivas. Ótimo para a saúde. Acalma o coração, a mente e os nervos.
Feng Shui: Traz tranquilidade, sossego e calma. Estimula a espiritualidade. Nas casas, deve ser aplicado em locais de meditação e oração. Em excesso, pode trazer depressão e ansiedade.
LARANJA
Decoração: Inconscientemente, lembra sabores agradáveis, sendo muito usado em cozinhas. Abre e estimula o apetite. Pode ser usado na sala de jantar, em uma só parede, em tons bem suaves. Em tons mais escuros, sugere estabilidade.
Cromoterapia: Auxilia a mente a assimila novas idéias, mas deve ser usado com certo cuidado.
Feng Shui: Em pequenas doses, estimula os sentidos, a criatividade e a comunicação. Boa para áreas da casa que quer se estimular o diálogo, como sala de visitas, de jantar e cozinhas. Em excesso, pode provocar conversas demais e até rebeldia.
VERMELHO
Decoração: Muita atenção em seu uso, pois, por ser uma cor muito energética e vibrante, pode provocar excitação e nervosismo, quando aparece em excesso nos ambientes. Em pequenas doses, traz aos ambientes um ar de glamour e até exótico. Em demasia, cai para a vulgaridade.
Cromoterapia: Muito indicado para pessoas tímidas e retraídas porque estimula a atividade mental e quebra barreiras. Revigora a coragem e a força de vontade.
Feng Shui: Cor que ativa e estimula as áreas de relacionamento afetivo, sucesso, auto-estima, fama e prosperidade. Deve ser usado com muito cuidado e em pequenas doses, pois é uma cor excitante e estimulante. No quarto de casal, ativa a sexualidade. Na sala ou cozinha, estimula o apetite e a fala. Em excesso, provoca brigas, confusões e explosões de humor.
AZUL
Decoração: Pode ser usado em grandes áreas sem tornar-se cansativo, mas deve ser combinado com outras cores para evitar a monotonia. Mais escuro, transmite autoridade. Deve ser usado em ambientes formais.
Cromoterapia: Nos passa calma e serenidade. Também é asséptico e desestressante.
Feng Shui: É uma cor calmante e traz tranquilidade aos ambientes. Deve-se tomar muito cuidado em locais cujas paredes são pintadas de azul claro, pois pode provocar sono em excesso. Já, para quem é muito agitado, é uma boa opção.
AMARELO
Decoração: É muito usado para esquentar áreas escuras e para dar mais iluminação. Em pisos, provoca sensação de avanço. Em grandes áreas e superfícies, pode incomodar por causa da incidência de luz.
Cromoterapia: É uma cor que atua diretamente sobre o mental. É animador, inspirador e estimula o raciocínio. Ajuda no auto-controle. Fortalece os ouvidos e os olhos.
Feng Shui: É a cor da luz. Estimula a comunicação, atividades mentais e abre o apetite. Deve ser usado no quarto de estudo ou na criança. Na cozinha, em doses equilibradas. Em excesso, provoca muita conversa e pensamentos acelerados e confusos, provocando preocupação.


Escrito por Vera Caballero & Franco Cuizzetti
Consultores e Profº de Feng Shui, Bioenergias, 
Yoga e Oráculos.
www.mistico.com

O EQUILÍBRIO ATRAVÉS DO AROMA - A MASSAGEM AROMÁTICA

A MASSAGEM AROMÁTICA 


A massagem aromaterápica pode não ser o passo mais importante no tratamento de beleza, mas sem dúvida nenhuma é o que traz maior prazer e muitos benefícios, especialmente quando usamos óleos essenciais. Neste caso, estamos disponibilizando o poder de plantas aromáticas e seus mais variados efeitos no corpo, mente e alma.
  
   Enquanto os efeitos dos óleos essenciais podem ser em alguns, sedativos, outros são estimulantes; alguns analgésicos, outros cicatrizantes e citofiláticos, ou tudo isso junto em um só óleo. Já a massagem é responsável por proporcionar uma intimidade maior entre o cliente e o profissional, pois quase todos os sistemas do corpo são por ela afetados, produzindo um relaxamento e uma sensação de bem-estar através do toque. A massagem pode também auxiliar o corpo a se nutrir, aumentando a circulação sangüínea e diminuindo o esforço do coração para sua completa circulação. Isso traz como conseqüência uma quantidade maior de nutrientes e oxigenação para as células, os tecidos e órgãos. Por isso, uma massagem aromaterápica tem como resultado dupla vantagem e aplicabilidade.
  
   Por outro lado, a massagem traz um maior benefício pelo poder dos óleos essenciais em potencializar alguns dos efeitos esperados, tais como reduzir a dor, aliviar a fadiga e tonificar os músculos. A massagem também suaviza a pele, uma vez que ajuda a remover células mortas e minimiza rugas somente com suas manobras específicas. Mas isso não é tudo, porque durante uma massagem aromaterápica, há uma ligação estreita entre o aspecto físico e o psicológico, pois as tensões retidas nos tecidos são aliviadas através dela, tanto a nível fisiológico como também pelo fato desses mesmos óleos estarem atingindo o sistema límbico - diretamente através do olfato, que produz efeitos emocionais imediatos -, junto como os efeitos imediatos proporcionados pela absorção percutânea dos óleos essenciais.
  
   Falar de efeitos emocionais que os óleos essenciais podem proporcionar sem mencionar seus efeitos físicos é como olhar uma moeda por um lado só. Uma escolha aromaterápica deve caminhar necessariamente dentro de uma visão holística, ou seja, o homem em seus aspectos biofísico e social global. Não perder o foco do individuo como um todo, uno e indivisível é premissa básica da massagem aromaterápica e conceitualmente da Aromaterapia como uma terapia holística.
  
   Não podemos fazer escolhas baseadas somente no fato de um cliente estar estressado, sem considerar suas mais variadas formas de manifestações desse estresse, sejam elas as rugas mais acentuadas de uma noite mal dormida ou pela pele desvitalizada - conseqüência freqüente da má alimentação e falta de ingestão de água - , males comuns de uma vida agitada dos grandes centros urbanos frenéticos e agitados.
  
   Os óleos essenciais atuam na pele, mas também ajudam a criar um momento mágico de profundo relaxamento, de conforto e bem-estar. A escolha dos óleos essenciais deve seguir o critério de agrado olfativo, ao propósito dos cuidados com a pele e o enfoque emocional do trabalho.
  
   A escolha olfativa de acordo com o momento.
   Os diferentes aspectos relativos às escolhas aromaterápicas podem resultar em sinergias diferentes. Fala-se muito em sinergia relaxante, mas quantas possibilidades se abrem diante de uma escolha de óleos relaxantes? Talvez seja esse exatamente o maior desafio em se trabalhar com óleos essenciais: fazer a escolha diante de um universo infindável de possibilidades. Este não deve ser um fator limitador e inibidor de seu uso e sim, uma forma de caminhar para uma especificidade delimitada por escolha olfativa agradável ao indivíduo a quem se destina essa massagem.
  
   O que é o efeito relaxante?
   Quando ocorre a diminuição da tensão mental ou muscular e conseqüentemente a produção de uma sensação de repouso e bem-estar.
  
   Óleos relaxantes e analgésicos:
   Para aqueles momentos em que a tensão traz dor muscular, fadiga e cansaço. Se a massagem ocorre em diferentes tipos de pele, a escolha pode ser direcionada:
  
   * Em peles sensíveis e/ou desvitalizadas: lavanda, camomila e rosa.
   * Em peles oleosas: pinho, rosa e manjerona.
  
   Óleos relaxantes e adstrigentes:
  
   Biótipos cutâneos pedem óleos com ação específica quanto ao seu aspecto:
  
   * Em peles sensíveis e/ou desvitalizadas: benjoin e rosa.
   * Em peles oleosas: bergamota, cedro,petitgrain, e ylang-ylang.
   * Em peles desvitalizadas: olíbano, gerânio, sálvia esclaréia, palmarosa, pau-rosa e rosa.
  
   Óleos relaxantes e antiinflamatórios:
  
   A acne também pode ter suas manifestações exacerbadas por estresse:
  
   * Em peles sensíveis : lavanda e camomila.
   * Em peles oleosas: bergamota, gerânio, palmarosa e sândalo.
  
   Algumas sinergias para massagens relaxantes:
  
   1. Cedro com sálvia:
   O óleo essencial de sálvia esclaréia ajuda a promover uma sensação de bem-estar e relaxamento, que combinada com o cedro Virgínia, potencializa suas propriedades amaciantes sobre a pele. É um dos óleos de utilização mais antiga, também muito útil em momentos de busca interior ou meditação.
  
   2. Camomila com petitgrain :
   Sinergia que traz uma sensação de harmonia e tranqüilidade.
  
   O que é o efeito estimulante?
   Quando ocorre o aumento da atividade do organismo em geral, podendo ser físico e emocional, produzindo o aumento da circulação periférica com uma sensação de euforia e entusiasmo.
  
   Óleos estimulantes e analgésicos:
   Em peles oleosas: alecrim, hortelã-pimenta, pimenta negra e ho leaf.
  
   Óleos estimulantes e adstrigentes:
   Em peles sensíveis e/ou desvitalizadas: rosa.
   Em peles oleosas: alecrim, coriandro, petitgrain, e ylang-ylang.
   Em peles desvitalizadas: gengibre, coriandro e semente de cenoura.
  
   Óleos estimulantes e antiinflamatório:
   Em peles sensíveis : rosa.
   Em peles oleosas: rosa e eucalipto..
   Em peles desvitalizadas: rosa.
  
   Para reanimar-se:
   Pau-rosa com capim-limão:
   O pau-rosa é conhecido pelo seu efeito reanimador e revigorante, útil em momentos de baixo-astral. Quando misturado ao capim-limão, resulta em uma sinergia altamente restauradora e energizante.
  
   Laranja com gengibre:
   Uma mistura energizante e rivigorante que equilibra a energia do gengibre com o frescor e suavidade da laranja doce.
  
   Como aplicar essas sinergias?
   Antes de tudo é preciso atenção no uso de óleos essenciais, pois são substâncias puras, que estão em grande concentração. Para se ter uma idéia aproximada, uma gota de óleo essencial puro e natural equivale a quinze xícaras de chá da mesma planta. Os fito-cosméticos normalmente utilizam extratos vegetais em sua composição em concentrações inferiores a esta.
  
   Ao preparar uma massagem aromaterápica devemos lembrar que apenas três gotas em 10 a 20 ml de carreador são suficientes para obter os efeitos desejados de um cosmético de excelente concentração.
Autor: Julia Nunes
Publicado em: 08/06/2007
Fonte: Julia Nunes  - Bellarome Artigos

ESCOLHENDO A PEDRA PESSOAL - ESCOLHA A PEDRA CERTA PARA VOCÊ

ESCOLHA A PEDRA CERTA PARA VOCÊ

 ESCOLHENDO A PEDRA PESSOAL

Costuma-se dizer que é a pedra que escolhe a pessoa e não o contrário. Mas para que isso aconteça, precisamos primeiro ter nossos objetivos claros na hora de adquirir uma. Ou seja, se a proposta é ter uma pedra para ajudar na sua evolução e aprendizado de vida, o objetivo é achar o que chamamos de "cristal pessoal". Ou, ainda, se uma ou mais pedras chamou sua atenção e "mexeu" internamente com você, a ideia é buscar o significado de cada uma e usá-las de forma terapêutica, para tratar determinadas questões.

Assim, definido o objetivo, é possível encontrar determinada pedra "por acaso", ganhá-la, ou mesmo ir a uma loja e perceber qual se voluntariou para ir com você. Confira abaixo algumas sugestões para que você perceba esse "chamado":
  • Coloque a pedra na mão e concentre-se para descobrir a sensação que lhe causa.
  • Passe a mão levemente pelas pedras, muito lentamente, e sinta qual delas "puxa", formiga ou esquenta a sua mão.
  • Olhe e perceba qual pedra tem um brilho especial, de acordo com a sua concepção. Vale lembrar que todas as pedras possuem algo de especial. Basta escolher a mais significativa para você.
  • Conte com a sincronicidade, ou seja, repare se algo chama sua atenção ou acontece ao redor no momento em que toca a pedra.

Tirando proveito de seu cristal pessoal

O cristal pessoal é um companheiro de viagem e um mestre. Não necessariamente é um cristal de quartzo, pode ser qualquer pedra, pois a maioria delas tem cristais em seu interior e todas são igualmente importantes. Lembre que a função do cristal pessoal é ajudar você em seu caminho, auxiliando a tomar as melhores decisões na vida.
Depois que você foi devidamente escolhido pelo seu cristal pessoal, limpe-o física e energeticamente e conecte-se a ele. Em um lugar calmo, mantenha a mente tranquila e aberta às sensações. Comece olhando todos os detalhes do seu cristal pessoal, como forma, cor, textura e reentrâncias. Sinta a pedra na sua mão. Depois que você tiver uma imagem mental perfeita, feche os olhos e "veja" o cristal com sua mente. Converse com ele, agradeça sua presença e conte suas expectativas dessa união.

Como limpar e energizar sua pedra

Faça uma limpeza física com bastante água (de preferência de fonte, mina, poço, lago, rio, chuva ou mar), escova de cerdas macias (de preferência naturais) para retirar os materiais presos e um pano de algodão.
A limpeza energética pode ser feita de várias maneiras: colocando as pedras em cima de uma druza, deixando-as na chuva, lavando-as em água corrente ou mesmo água com sal grosso. A limpeza escolhida deve ser a que mais se afina com sua pedra e você.
A energização das pedras e cristais pode ser feita pela luz do sol ou da lua, pelo fogo, pela terra, pela chuva ou tempestade, pela cachoeira ou pelo mar. Escolha a forma que tem mais a ver com sua pedra e você.
Depois de falar bastante, perceba, durante alguns momentos, alguns "insights" ou sensações que o momento pode oferecer. Normalmente, depois desse exercício, a pessoa sente uma sensação de paz e bem-estar. Sendo assim, faça isso sempre que precisar.
Carregue o cristal pessoal sempre com você. Use-o na Meditação ou quando está em dúvida e precisa de um "toque". Não esqueça de cuidar dele, limpando-o física e energeticamente de tempos em tempos. Se optar por carregar seu cristal na bolsa ou no bolso, envolva-o em algum tecido natural, como o algodão, e não o deixe misturado com moedas ou chaves, pois a pedra está servindo de tratamento.
O cristal pessoal você não empresta, não dá, não vende e não troca, ele é pessoal. Mas se acontecer da pedra sumir ou se perder, você pode buscar outra. Não para substituir a primeira, mas para buscar outro companheiro e mestre no caminho.
Vale lembrar que é possível encontrar as pedras e cristais em lojas de produtos naturais ou em pedrarias.

Autora : Simone Kobayashi

portalluzdaserra