segunda-feira, 29 de julho de 2013

Exercícios para reduzir dor na coluna - ACOMPANHE PASSO A PASSO.....

Exercícios para reduzir dor na coluna

Exercícios-para-reduzir-dor-na-coluna2 Os exercícios para reduzir dor na coluna fortalecem a região lombar, e ajudam no alívio da dor. São práticas simples, que poderá fazer em casa mesmo, durante alguns minutos.
É necessário dispensar um pouco do seu tempo para coluna, pois essa é uma parte extremente importante. É a coluna que permite que o nosso corpo fique ereto. Pela grande quantidade de funções que desenpenha, é alvo de dor com frequência, principalmente entre aqueles que mantém uma má postura quando estão sentados, ou que ficam com as costas comprimidas, ou dobradas, por longos períodos.
Essa compressão das vértebras na base da coluna vertebral, aliada ao sedentarismo, pode causar fortes dores, além de problemas de saúde, que pioram com o avanço da idade.
Porém, é importante frisar que aqueles que têm problemas graves da ciática não devem praticar exercícios que envolvam a parte inferior das costas. Se sofre com uma dor lombar crônica, a resposta para o alívio deve ser obtida numa consulta médica.
Não sendo crônico, o incômodo pode ser resolvido com exercícios leves, incluindo práticas para a parte inferior das costas, ou para a ciática.
Reserve um local onde possa praticar os exercícios, e uma espécie de colchonete para deitar-se de maneira mais confortável. Deite de costas e respire profundamente. Em seguida, erga os joelhos, levando-os juntos em direção ao peito. Abrace as pernas, e continue a respirar. Mantenha-se nessa posição por 20 segundos. Estique as pernas novamente, e volte a repetir.
Exercícios com a elevação da pelve também promovem grande alívio para dores de coluna. Abaixo segue um vídeo onde poderá visualizar os exercícios mais recomendados.
Poderá praticá-los sempre que sentir dor, ou pelo menos duas, ou três vezes na semana, de maneira a ter uma atitude preventiva.




DICAS TERAPÊUTICAS - Pequenos sintomas podem sinalizar uma DST(Doenças Sexualmente Transmissíveis)

Pequenos sintomas podem sinalizar uma DST


Corrimento frequente e verrugas na região genital pedem visita ao ginecologista

Os números são alarmantes. Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde sugere que mais de 10,3 milhões de brasileiros já tiveram algum sinal ou sintoma de uma doença sexualmente transmissível (DST). Desse total, cerca de 18% dos homens e 11,4% das mulheres não buscaram atendimento médico. "É importante ressaltar que os problemas causados pelas DSTs podem aumentar em até 18 vezes as chances de contrair o vírus da Aids (HIV)", diz a ginecologista Rosa Maria Leme. "Existem diversas doenças, como a herpes, por exemplo, que apresentam sintomas que logo desaparecem, mas o vírus continua presente. Por isso é importante ficar sempre atento."

As doenças sexualmente transmissíveis são causadas por vários tipos de agentes. São transmitidas, principalmente, por contato sexual, por meio do sexo sem proteção - sem o uso de camisinha - com uma pessoa que esteja infectada. Geralmente, se manifestam por meio de feridas, corrimentos, bolhas ou verrugas. As mulheres, em especial, devem ser bastante cuidadosas, uma vez que, em diversos casos de DST, não é fácil distinguir os sintomas das doenças das reações orgânicas comuns de seu organismo. Isso exige da mulher consultas periódicas ao médico. Algumas DST, quando não diagnosticadas e tratadas a tempo, podem evoluir para complicações graves, como a incapacidade de engravidar e até mesmo a morte. Entre as doenças classificas como DSTs estão a Aids, gonorreia, clamídia, HPV, sífilis, entre outras.

Mas será que todos os sinais do corpo podem sinalizar uma DST? Para você entender mais sobre o assunto, o MinhaVida destacou abaixo as principais características que acendem o sinal vermelho e pedem uma consulta de emergência com o seu ginecologista .

Secreção vaginal ou corrimento

Corrimento
A especialista explica que pequenas secreções claras e sem cheiro, até uma semana antes da menstruação, são normais. O problema é quando o sintoma persiste. "Qualquer secreção vaginal mais amarelada, verde, pink ou até mesmo a branca, quando em grande quantidade, pode sinalizar algum problema de infecção ou até alguma DST, como a gonorreia. A mulher precisa ficar atenta, principalmente quando ela nunca apresentou nenhum sinal de corrimento", explica a especialista.  

Verrugas genitais

Elas funcionam como um alerta do corpo e precisam de exames específicos para serem analisadas. "O aparecimento de pequenas verrugas (externas ou internas) serve como um sinal vermelho para algumas doenças, como o HPV, que na mulher aumenta muito as chances de câncer de colo de útero", explica a ginecologista. 

Cheiro forte

Ao perceber um cheiro forte não característico, na região da vagina, busque um especialista. "O odor ruim pode estar totalmente ligado a uma bactéria e a uma infecção. O quadro pode gerar pus, que altera o odor normal da região e, em alguns casos, pode causar ardência e irritação", diz Rosa Maria Leme. 

Coceira

Normalmente a coceira não está relacionada a nenhuma DST, mas precisa de atenção especial. "Em geral, esse problema está ligado à infecção por um fungo chamado cândida, que além da coceira, vem acompanhado de corrimento. Mas vale lembrar que a coceira também pode estar relacionada a outras infecções genitais menos frequentes ou até mesmo ao chato (uma espécie de piolho, que se instala na região pubiana)". 

Dor durante a relação sexual

Dores durante o sexo também podem sinalizar que algo não anda bem. "Principalmente nas mulheres que apresentam feridas internas na maioria dos casos de DST, a dor durante a penetração pode ser preocupante. Sinais como forte ardência e incômodo indicam que algo não vai bem e uma visita ao médico precisa ser agendada ", explica a especialista. 

Grupo de risco

Preservativo -DST
As mulheres que estão no grupo de risco das DSTs precisam de cuidados ainda maiores. "Mulheres com muitos parceiros sexuais ou que não usam métodos contraceptivos de barreira, como a camisinha, precisam de uma consulta urgente com um especialista, pois além de estarem colocando a saúde em risco, estão ameaçando a de seus parceiros", alerta Rosa Maria Leme. 

Visite o ginecologista

Para afastar o risco de doenças, a consulta com o especialista e a realização de exames preventivos é essencial. "Toda mulher que já tiver tido relação sexual, deve obrigatoriamente passar por uma consulta ginecológica anual para realização de exames de rotina ginecológica e para prevenção de câncer de colo uterino, como exames hormonais e ultrassom para checar útero e ovários".  

Adolescentes no grupo de risco

Um outro estudo realizado pelo National Health and Nutrition Examination Survey sugere que uma em cada quatro adolescentes americanas sofrem de alguma doença sexualmente transmissível. O problema mais comum entre as jovens era o vírus do HPV ( 18,3% das adolescentes) e a clamídia (3,9% das meninas). O estudo contou com a participação de 838 adolescentes americanas, com idade entre 14 e 19 anos. As meninas eram entrevistadas e examinadas para detectar doenças como: gonorreia, clamídia, tricomoníase, herpes e HPV.

Outro dado que também chamou a atenção dos pesquisadores foi o tempo em que as participantes levaram para serem infectadas. Um ano depois de iniciar a vida sexual, 19,2% já possuíam alguma DST. Os cientistas alertam que as doenças podem levar à complicações a longo prazo, tais como a doença inflamatória pélvica, a infertilidade e o câncer cervical ou até mesmo aumentar o risco de infecção pelo HIV. Depois de analisar os resultados da pesquisa, os cientistas reforçam a importância da orientação sexual dentro das salas de aula. Tudo para informar as jovens e aumentar o nível de proteção contra as doenças sexualmente transmissíveis. 



 

DICAS TERAPÊUTICA - TIRANDO DÚVIDAS - Masturbação: como praticar de maneira saudável?

Masturbação: como praticar de maneira saudável?

Entenda se existe idade certa e quais os problemas do excesso

"Do ponto de vista da fisiologia e da saúde, a masturbação é algo natural, parte do desenvolvimento da sexualidade das mulheres e homens", declara o urologista Valter Javaroni, do Departamento de Andrologia da Sociedade Brasileira de Urologia. Um estudo realizado pela Gossard Lingerie, empresa britânica de roupas íntimas, descobriu que 92% das mulheres praticam masturbação. A pesquisa foi feita com mais de 1.000 mulheres com idade entre 18 e 30 anos no Reino Unido, e revelou que nove em cada 10 mulheres admitiram terem se masturbado pelo menos uma vez naquele ano, enquanto dois terços delas davam prazer a si mesmas pelo menos três vezes por semana. Diante desses números é possível afirmar que a prática não é uma exclusividade masculina, tampouco restrita a um pequeno grupo - e como tal deve ser feita com os cuidados adequados, evitando doenças e infecções. Tire suas dúvidas sobre a masturbação com os especialistas: 

A masturbação é prejudicial à saúde?

Masturbação é uma questão de escolha, nunca deve ser imposta ou reprimida
Não. Segundo o urologista Valter Javaroni, a masturbação é uma forma de se conhecer melhor, que permite ao homem e à mulher aprenderem a perceber as áreas de maior excitabilidade e as formas de gerar prazer desde o início da vida sexual. "Trata-se de uma prática tão natural que ninguém precisa ser ensinado, aprende-se experimentando, tocando e se conhecendo", diz. A masturbação é uma forma de se preparar para a relação a dois, ou então passar por períodos de ausência de parceiro e ainda sim ter orgasmos. Sendo assim, ela não tem idade para começar e nem para terminar.
Por outro lado, a masturbação não é necessária ou fase obrigatória na vida de todos. "Para alguns, não existe sentido em atingir o orgasmo de maneira solitária, sendo mais agradável com a presença de um parceiro ou parceira", explica o urologista. Fato é que não existem regras quando o assunto é sexo e sexualidade, e que a masturbação pura e simplesmente não traz qualquer malefício à saúde.

A masturbação em excesso faz mal?

Qualquer extremo é prejudicial. Se masturbar em excesso ou nunca se masturbar são problemas. "Se você não se masturba nunca porque foi ensinado que não deveria ou sem justificativa racional, isso interfere negativamente na descoberta e formação da sexualidade", explica o urologista Valter. É claro que, como dito anteriormente, a masturbação não é algo obrigatório, mas sua prática ou falta dela deve partir de uma escolha do indivíduo baseada em seus gostos pessoais, não na percepção de que a prática é errada ou lhe fará mal. "Por outro lado, quando a masturbação se torna tão importante que inibe ou diminui a vida social, bem como a descoberta e conquista de parceiros que dividam momento íntimo, ela pode afetar negativamente a saúde sexual", alerta o especialista. Infelizmente, não existe um limite padronizado para o exagero - vai de cada um avaliar se a prática está ou não interferindo em outros aspectos de sua vida. "Um ponto de partida seria perceber se a masturbação solitária está sendo preferida ao relacionamento com parceiro."

Usar objetos para masturbação pode causar ferimentos e inflamações?

"Muitas pessoas são felizes utilizando acessórios na masturbação solitária ou junto com o parceiro, não tendo nada de errado com a prática em si", diz a ginecologista Caroline Alexandra Pereira de Souza, especialista em reprodução humana e endoscopia ginecológica. No entanto, é importante que os acessórios sejam feitos para essa finalidade. Devemos ter em mente que a anatomia dos órgãos genitais e regiões erógenas foi feita para aumentar a chance de reprodução e perpetuação da espécie. Por isso o pênis tem uma proteção na ponta, que é macia e suaviza o trauma e impacto do coito, enquanto a vagina é distensível e lubrifica-se para receber o pênis. "Dessa forma, quando vamos usar objetos ou acessórios para aumentar o prazer, é necessário ter cuidados e se certificar de que ele é apropriado para a prática e atende essa anatomia", diz o urologista Valter.  
Várias doenças sexualmente transmissíveis não exigem a penetração para ocorrer a transmissão, basta o contato íntimo ou uma ferida nas mãos e dedos da pessoa
 Existem vários acessórios que podem acrescentar algo diferente à prática para escapar da rotina e que são 100% seguros. "Evite improvisar ou adaptar nessa área, pois as complicações são sérias e podem obrigar longos períodos de abstinência para a recuperação", lembra o urologista Valter. Além disso, problemas gerados pelo mau uso de acessórios durante a masturbação levam o paciente ao pronto socorro, situação que pode causar constrangimento. Busque acessórios de qualidade vendidos em lojas especializadas, desenhados e fabricados com essa finalidade e evite usar objetos do cotidiano ou mobília para a prática - você corre o risco de causar feridas em seu órgão sexual e até mesmo infecções.

Preciso usar camisinha na masturbação solitária?

Não necessariamente. Havendo higienização dos objetos e lubrificação adequada, a camisinha é dispensável para a masturbação. Mas vale a ressalva: caso a mulher se estimule tanto pela vagina quanto pelo ânus, o ideal seria colocar nas mãos ou no objeto uma camisinha diferente para cada uma das práticas. Dessa forma, mantém-se a higiene e evita que a pessoa interrompa a masturbação para fazer essa lavagem.  

É necessário usar lubrificante na masturbação?

Sempre compre acessórios em lojas de confiança e evite improvisar nessa área
Depende de cada um. "A própria excitação sexual determina a produção de líquidos fisiológicos que são lubrificantes naturais, tanto no pênis quanto na vagina", explica o urologista Valter. Mas a situação muda quando a masturbação é anal. "Nesse caso é importante utilizar, pois o ânus não possui lubrificação nem quando a pessoa está excitada", diz a ginecologista Caroline. Procure um lubrificante à base de água e nunca use outros produtos, especialmente com álcool na composição. E mesmo na masturbação com a vagina ou pênis, nada impede que seja usado um lubrificante - tudo depende da preferência e conforto de cada um. 

Posso perder a virgindade me masturbando?

O conceito de virgindade é entendido como ausência de relação sexual com um parceiro. Dessa forma, é impossível uma pessoa perder a virgindade se masturbando. Por outro lado, qualquer estímulo pode ser suficiente para a ruptura do hímen, que é um critério utilizado em perícia para determinar se uma mulher é ou não virgem - mas esse conceito é equivocado. "Uma mulher pode nascer sem hímen, ou ele pode se romper em contato com o dedo, com o vibrador ou até espontaneamente em situações menos comuns", explica o urologista Valter. Dito isso, a ausência de hímen não deve ser considerada um critério para a virgindade feminina, e tampouco a masturbação solitária tirará a virgindade de alguém. 

Existe risco de contrair alguma DST ao fazer uma masturbação?

Masturbação em dupla também pede cuidados
Depende. É possível acontecer uma contaminação quando há masturbação mútua e os fluidos sexuais estejam contaminados. "Várias doenças sexualmente transmissíveis não exigem a penetração para ocorrer a transmissão, basta o contato íntimo ou uma ferida nas mãos e dedos da pessoa", explica o urologista Valter, que aponta como exemplo clássico o HPV, vírus que é transmitido apenas pelo contato pele com pele. Caso você não saiba se o seu parceiro ou sua parceira possui alguma DST, prefira fazer o estímulo com camisinha ou então não masturbar a pessoa, praticando apenas o sexo seguro. 

A masturbação interfere no formato ou no tamanho do órgão genital?

 Não. "Essas características são determinadas por fatores genéticos e pelo ambiente intrauterino e pós-nascimento, relacionado com estímulos hormonais e nutrientes necessários para que as diferentes fases de evolução da genitália ocorram de forma normal", explica Valter Javaroni. O desenvolvimento do órgão genital se dá desde o feto até a adolescência, e as variações de tamanho ou formato dependem da saúde do indivíduo. 

A masturbação pode causar mudanças em nosso corpo?

Prazer não causa alterações no corpo, como crescimento de pelos
Não. Frases como "masturbação fará os pelos crescerem" ou "fará os seios se desenvolverem" e outros ditos do tipo não passam de crença, de acordo com os especialistas. "Durante muito tempo, esses mitos foram usados para condenar a prática da masturbação, seja por questões religiosas ou pessoais", diz o urologista Valter. No entanto, a masturbação é uma prática extremamente normal, que se feita com os devidos cuidados não causa qualquer tipo de problema. 

Quais são os sinais de que há algo errado após ou durante a masturbação?

A dor durante ou depois da prática é o principal indício. "Feridas que não desaparecem espontaneamente 24 horas depois do estímulo também merecem atenção, e o mais recomendado é mostrar para o urologista ou ginecologista o quanto antes", ressalta o urologista Valter. Caso você sinta algo diferente, procure descobrir o que motivou o problema e busque um especialista. 

A higiene é importante? Como deve ser feita da forma correta?

Uma higiene adequada é de extrema importância, pois só assim é possível estar seguro contra infecções, inflamações e até mesmo doenças. Para homens e mulheres, a higiene antes e depois da prática deve ser feita com água e sabonete neutro, tanto das mãos quanto do órgão genital. "Evite produtos bactericidas ou germicidas que vão acabar destruindo a flora natural da região genital", lembra o urologista Valter. O especialista afirma que um erro comum é o de homens usarem sabonetes íntimos femininos para fazer a higiene. "São situações totalmente diferentes, órgão com formatos diferentes e pH é diferente", completa. O ideal mesmo, para ambos os sexos, é a água com sabonete neutro, inclusive para higienizar os acessórios sexuais.
A atenção fica redobrada quando a masturbação é anal. Nesse caso, precisamos lembrar que as bactérias e germes do reto não devem ser introduzidas na vagina. "O correto é não misturar as coisas, ou então usar preservativo para a introdução anal e retirá-lo ou colocar um novo para praticar o estímulo vaginal."



Por Carolina Gonçalves - publicado em 11/07/2013

DICAS TERAPÊUTICAS - Benefícios da quinoa

Benefícios da quinoa

salada-de-quinoa1.jpg Shutterstock
Há cerca de oito mil anos os incas já consumiam um grão fonte de proteínas e rico em vitaminas que só recentemente conquistou espaço no cardápio dos brasileiros. A quinoa é considerada uma refeição completa porque possui todos os aminoácidos essenciais, além de ser rica em fibras, carboidratos e vitaminas do complexo B.

Acha que as propriedades da quinoa param por aí? Ela  ainda é fonte de ferro, cálcio e dos ácidos graxos 3 e 6 e pode ser consumida por pessoas com restrições alimentares porque tem baixo índice glicêmico e não contém glúten.
 
Os ácidos graxos presentes no grão ajudam a prevenir doenças cardiovasculares, a taxa de cálcio é aliada contra a osteoporose e pressão alta. Os carboidratos da quinoa são metabolizados lentamente e por isso proporcionam sensação de saciedade e energia prolongadas, o que facilita também o processo de emagrecimento. Outro ponto a favor do grão é que as proteínas ajudam no fortalecimento muscular. Presentes no cereal, as vitaminas do complexo B fazem a manutenção do sistema nervoso e dos músculos.

Como consumir a quinoa

A quinoa pode ser consumida em grão ou como farinha. Apesar da lista extensa de benefícios da quinoa, não é indicado consumi-la em excesso. Misturar a quinoa em iogurtes, vitaminas, sucos ou na própria comida duas vezes por dia já é o suficiente. Uma colher de sopa tem cerca de 70 calorias e o sabor lembra o da soja.

Receita com quinoa

Quinoa à grega

quinoa-a-grega_0.jpg Divulgação

Ingredientes

1 copo de quinoa em grãos
2 copos de água
2 cenouras médias raladas
1 pimentão vermelho, amarelo ou verde (ou misto) cortado em cubos
1 abobrinha grande cortada em cubos
½ xícara de uvas-passas
Sal e pimenta do reino à gosto
Amêndoas laminadas ou castanhas (opcional)

Modo de preparo

Aqueça a água em uma panela e despeje a quinoa. Cozinhe por aproximadamente 15 minutos, mexendo de vez em quando. Antes de a água secar completamente, adicione os demais ingredientes e misture. Se precisar, junte um pouquinho mais de água para completar o cozimento do restante dos alimentos. Tempere à gosto com sal e pimenta. Sirva em um prato e decore com as amêndoas. Logo antes de comer, regue com um fio de azeite de oliva.

DICAS TERPÊUTICAS - Afrodisíacos femininos - PARTE 2

Afrodisíacos femininos

Afrodisíacos-femininos1 Hoje conheceremos alguns afrodisíacos femininos, que serão uteis na hora da intimidade a dois, e ajudarão a aumentar as ondas de desejo nas mulheres.
Está comprovado que o vinho tinto aumenta o desejo sexual nas mulheres, por isso nunca duvide em ter um jantar romântico com vinho tinto, este ato será a metade do caminho.
Além disso, fizeram muitos estudos que provaram que existem vários afrodisíacos femininos naturais muito eficazes para tratar a disfunção sexual feminina, sendo bons exitantes para as mulheres.
Algumas das plantas afrodisíacas mais populares são o ginko biloba e o ginseng. Além delas está a diamantina, que desde culturas antigas e usada com a finalidade de aumentar o libido das mulheres, e seus efeitos afrodisíacos são popularmente conhecidos.
Mas, existem também aqueles afrodisíacos femininos que alimentam as fantasias de toda mulher, por isso nem duvide em fazer mão do vinho tinto (já mencionado), o chocolate (com moderação), os morangos (banhados em chocolate são ainda melhores) e é claro que as velas aromáticas decorando o ambiente.
Aproveite e faça uso destes afrodisíacos naturais para melhorar a sua saúde sexual.

DICAS TERAPÊUTICAS - Vinho e seu poder de rejuvenecimento

Vinho e seu poder de rejuvenecimento

vinho-para-rejuvenecimento.jpg iStockphoto/Thinkstock
Um componente de peso presente em todos os tipos de uvas, em especial nas de cascas vermelhas, é o resveratol. Este item tem propriedades medicinais incríveis, atestando o poder do vinho para rejuvenecer.
Conheça um pouco como esse polifenol auxilia na manutenção de sua saúde e beleza, fazendo com que o vinho fosse eleito uma das bebidas que podem prolongam a vida.

Os benefícios do vinho

Conforme falamos, as uvas contém polifenol resveratol, responsável por inúmeras tarefas no organismo, uma vez que estimula a produção de uma substância chamada de SIRT1, que auxilia e acelera a produção e a renovação celular.
Assim, dentre as suas tarefas está a de combater os radicais livres, além de auxiliar na calcificação dos ossos e das paredes de vasos sanguíneos.
Podemos adicionar ainda que o vinho, ou mesmo o suco de uva, têm a capacidade de proteger os ossos, a pele, os cabelos e as unhas, trazendo benefícios para todo o organismo.
vinho-para-rejuvenecimento-1.jpg iStockphoto/Thinkstock

Porque prolonga a vida?

Ele combate a degeneração das células, assim, o vinho diminui o efeito da idade sobre a visão e funcionando como um antioxidante, reduzindo as chances do desenvolvimento da doença Alzheimer.
Outro ponto que vale ressaltar sobre o consumo de vinho é que a bebida combate a anemia, pois é uma ótima fonte de ferro, com grande absorção devido ao álcool que contém. Ele também é responsável por evitar com que se formem placas de gorduras nas paredes das artérias, entupindo-as e por diminuir os níveis de colesterol ruins e aumentar os bons.
Para que você sinta os efeitos do resveratol em seu organismo, só é necessário consumir cerca de 150 ml, ou seja, meio copo americano, diariamente, seja de vinho ou mesmo de suco de uva concentrado, caso o álcool não agrade ao seu paladar.Enfim, não faltam motivos para adicionar o vinho tinto ou branco em sua dieta diária, não é?

DICAS TERPÊUTICA - Mirtilo: a frutinha poderosa - CONHECENDO UM POUCO MAIS.......


Mirtilo: a frutinha poderosa

mirtilo-a-frutinha-poderosa_0.jpg iStockphoto/Thinkstock
Ainda pouco divulgada no Brasil, o Mirtilo é uma frutinha poderosa e às vezes é mais conhecida por seu nome em inglês, blueberry, do que pela versão em português. Originária da America do Norte - onde os índios norte-americanos a consideravam mágica - a planta passou a ser cultivada no Brasil na década de 80, no Sul do país.
As propriedades medicinais do Mirtilo são tantas que trazem-o para a lista dos superalimentos, termo que passou a ser utilizado para denominar alimentos altamente benéficos e nutritivos. Descubra os superpoderes desta frutinha e incorpore ao seu cardápio!

Benefícios do Mirtilo ou Blueberry

Adeus a gordura abdominal

mirtilo-a-frutinha-poderosa-1.jpgJá ficou mais do que provado que a gordura abdominal - o odiado pneuzinho em volta da cintura - é um dos sinais de risco para doenças cardíacas. Além disso, quem faz dieta sabe que é um dos locais mais difíceis de perder gordura, não é mesmo? Pois o mirtilo pode ajudar nesta tarefa: a frutinha age na maneira como a gordura é armazenada no corpo e auxilia na queima da gordura localizada, além de baixar o colesterol e melhorar a forma como nosso organizmo utiliza a glicose, ajudando na prevenção da diabetes.

Superantioxidante

mirtilo-a-frutinha-poderosa-3.jpgEm sua composição, o destaque vai para os antioxidantes. A cor azul das bagas vem da alta concentração de antocianina, que ataca os radicais livres - que por sua vez danificam as células sadias podendo causar desde envelhecimento precoce até baixas na imunidade e surgimento do câncer. Outro antioxidante do mirtilo, o ácido elágico, mostrou-se capaz de inibir o crescimento de tumores. Some-se ainda vitamina C, E e A, complexo B, cobre, zinco, ferro e selênio e dá para ter uma boa ideia da potência da frutinha, que deixa o sistema imunológico mais forte e eficiente.

Rejuvenescimento e olhos saudáveis

mirtilo-a-frutinha-poderosa-2.jpgAo combater os radicais livres, o mirtilo ainda tem um efeito colateral ótimo: retardar o processo de envelhecimento precoce, afetando positivamente pele, cabelos e principalmente a visão, prevenindo ou retardando problemas como cataratas, degeneração macular e problemas de retina. Para completar, comer mirtilo ainda ajuda na digestão, principalmente a regular intestino preso e tendências a constipação.

DICAS TERPEÊUTICAS - PODEROSO ÓLEO DE GERGELIM - Óleo de gergelim: quando e como usar


Óleo de gergelim: quando e como usar

oleo-de-gergilim-como-usar-5.jpg iStockphoto/Thinkstock
A culinária asiática adora e as medicinas orientais sempre ressaltam seus benefícios: conheça hoje o óleo de gergelim, uma excelente opção para adotar na sua cozinha. Antes de mais nada, vamos entender porque este óleo é bom e quando e como usar.

3 maiores benefícios do óleo de gergilim

Pode ser aquecido

A primeira grande vantagem do óleo de gergelim é que, ao contrário de azeite de oliva, ele pode ser aquecido sem sofrer oxidação e liberar toxinas, ou seja, podemos cozinhar com ele sem medo de trocar os benefícios do óleo por malefícios.
Por isso é essencial que, quando for escolher seu óleo de gergelim no mercado, verifique se ele foi prensado a frio. Se não foi, não leve! Isso, aliás, serve para qualquer óleo: se não foi prensado a frio significa que utilizou algum processo que o aqueceu e já oxidou, perdendo todas os boa parte das propriedades medicinais (além de ter gerado toxinas que você está prestes a consumir).
oleo-de-gergilim-como-usar-3.jpg Photodisc/Thinkstock

Contra o ressecamento e as dores

De acordo com a medicina ayurvédica, é excelente para pessoas que costumam ter problemas com cólon, pele, cabelos e olhos ressecados. O uso constante deste óleo na cozinha ajuda a deixar a pele mais bem hidratada e combate o ressecamento em geral.
Já para quem sofre com dores crônicas - principalmente artrite -a recomendação é usar o óleo de gergelim para massagear as juntas. Neste caso pode-se usar tanto o óleo específico para massagem (não comenstível) quanto o comestível.

Anti-inflamatório natural

Para a medicina chinesa, outras propriedades medicinais do óleo de gergilim incluem ação antibacteriana e anti-inflamatória, além de auxiliar no combate a hipertensão arterial, diminuir o açúcar no sangue ajudando a controlar o diabetes.

Dicas de como usar o óleo

Para quem gosta de cozinhar como eu, o óleo de gergelim é um aliado para dar um gostinho exótico nos pratos. Só cuidado para não exagerar na dose que ele tem o sabor forte! Nada de usar a mesma quantidade que usaria de um óleo mais neutro - para começar, coloque só um pouquinho e vá experimentando, para achar o ponto ideal para você.
Outra dica é acrescentar sementes de gergelim ao prato, fica ótimo!
oleo-de-gergilim-como-usar.jpg Hemera/Thinkstock
Pode usar para refogar a cebola ou alho no começo de uma receita, para dar uma douradinha nos legumes, para dar um gostinho especial na massa e até para sobremesas como crepes e panquecas doces.
Experimente e descubra o seu prato favorito com óleo de gergelim!

DICAS TERAPÊUTICAS - O potencial afrodisíaco da cebola

O potencial afrodisíaco da cebola

afrodisíacos
Muitos dos alimentos que consumimos semanalmente possuem propriedades que desconhecemos; dentro deles, temos a cebola. Esta planta contêm numerosos benefícios, e junto com o alho, é um dos mais potentes afrodisíacos naturais.
Não é de hoje que conhece-se o potencial afrodisíaco da cebola, se não que ao longo destes séculos a cebola tem sido usada com finalidades sexuais. Assim, na antiga Roma consumia-se para aumentar o libido, e na Idade Media foi proibida em muitas casas religiosas justamente por isso.
A cebola possui numerosas propriedades naturais, entre elas encontramos um aumento do libido e uma melhor performance sexual, tanto no sexo masculino como no sexo feminino.  Isto, somado ao seu acionar contra a tuberculose, o asma, a insônia, seu potencial diurético, estimulante e expectorante, transforma-a em uma completíssima planta.
Para aproveitar a ação afrodisíaca da cebola aconselhamos prepará-la da seguinte maneira: fique a cebola e frite-a em manteiga, que seja uma cebola de tamanho médio. Depois adicione mel fresco e misture. Coma uma colherada deste preparado todas as manhãs.

DICAS TERPÊUTICAS - Afrodisíacos caseiros para as mulheres

Afrodisíacos caseiros para as mulheres

Afrodisíacos-caseiros-para-as-mulheres Fazendo uso de alguns afrodisíacos caseiros para mulheres você poderá potenciar e melhorar a qualidade da sua vida sexual com naturalidade.
Não há necessidade de não desfrutar de uma vida sexual plena nem de ter que consumir produtos químicos para isso. Com o uso de algumas ervas você pode ser uma mulher sexualmente saudável. Veja só quais alguns dos afrodisíacos naturais para mulheres.
Outro afrodisíaco natural que pode tratar a disfunção sexual feminina é erva damiana. Esta erva pode ser usada obtendo os mesmos resultados em ambos os sexos.
Saw Palmetto tem propriedades estrogênicas e aumenta a libido e com o uso por um longo tempo gera um aumento na mama feminina.
A L-arginina, produz um grande relaxamento nos músculos liso es é bom para resolver os problemas de disfunção sexual feminina, é outro afrodisíaco natural que ajuda a aumentar a quantidade de sangue que flui para o clitóris, a vagina e para os lábios.
Outras ervas que podem ser usados como afrodisíacos femininos caseiros são Agnus-castus, que regula o nível de prolactina em mulheres. Consuma-o consultando ao seu médico.
Você tem que manter em mente que os fitoestrógenos da soja podem ajudar a combater a secura vaginal. Você pode considerar todas essas opções, mas acima de tudo você tem que manter em mente que você tem que se sentir confortável e desfrutar o momento sem pressão.

DICAS TERAPÊUTICAS - Como fazer Viagra caseiro - Ao aprender como fazer o Viagra caseiro, terá acesso a este famoso e potente afrodisíaco.


Como fazer Viagra caseiro



Como-fazer-Viagra-caseiro2
Ao aprender como fazer o Viagra caseiro, terá acesso a este famoso e potente afrodisíaco. Os ingredientes poderão facilmente ser encontrados em supermercados, ou na frutaria mais próxima.
É de conhecimento geral que o Viagra ® é uma droga alopática, no mínimo, poderosa para os homens, que melhora mesmo, tanto o desempenho, quanto a função sexual. O que pouco sabem, é que o segredo deste medicamento alopático são os ingredientes naturais, que vamos descrever mais abaixo.
E atenção mulheres: o Viagra caseiro também tem efeito no organismo feminino!
Para fazer o Viagra caseiro vamos começar pelos ingredientes, que são somente a melancia e o limão.
A melancia possui inúmeros nutrientes e propriedades afrodisíacas, como o licopeno e a citrulina. E fica a dica de que acrescentar sal, ou açúcar elimina totalmente a eficácia das propriedades afrodisíacas nestas frutas.
Providencie melancia em quantidade suciente para obter um litro de suco, retirado da polpa, sem adição de água. Pique os pedaços de melancia e retire o suco num espremedor, ou bata num liquificador, e coe depois. E os pedaços que processar devem estar com a parte branca da melancia, pois é aí que estão concentradas a maior parte das propriedades afrodisíacas.
Transfira o suco de melancia para uma panela, espere levantar fervura, e deixe ferver por cerca de 4 minutos. Na sequência, esprema um limão grande, sem as sementes, diretamente sobre o suco fervente. Com uma colher de pau, misture bem, e deixe que continue fervendo até que o líquido se reduza à metade. Desligue o fogo, e espere esfriar por cerca de uma hora.
Enquanto isso, providencie uma garrafa de vidro que possa ser bem fechada, com uma rolha de cortiça, por exemplo.
A garrafa deve estar muito limpa e totalmente seca. Passe a porção afrodisíaca para a garrafa, e guarde num lugar fresco, de preferência na geladeira.
Quando for beber o Viagra caseiro esteja com o estômago vazio, e de preferência, em jejum. Repita a dose antes do jantar. Basta duas colheres de sopa por cada vez, ou 1/3 de copo, se tiver uma compleição física muito forte. Beba sempre que considerar necessário, e verá que funciona mesmo!
A saber: Essa mistura de substância químicas presentes nas duas frutas acelera o envio de sangue para “o espaço privado” do seu corpo, aumentando o desempenho e a força sexual. E, sendo natural e livre de produtos químicos industrializados, este Viagra caseiro é eficaz e seguro para pessoas de todas as idades e sexos. Comprove!

DICAS TERPÊTICAS - Remédios naturais para a frigidez


Remédios naturais para a frigidez

remédios-naturais-para-a-frigidez2 Ainda que um conselheiro de casais, ou um psicólogo, possam ajudar na situação se prefere buscar alternativas, uma delas é recorrer aos remédios naturais contra a frigidez.
Para solucionar, o melhor é centrar-se na dieta. Quem sofre com este problema poderá resolvê-lo passando a comer todos os dias, broto de alfafa, ovo caipira, frutos secos, óleo de soja ou de gergelim, ou sementes de abóbora. E todos, em abundância.
Por outro lado, deve-se evitar açúcar, carnes de aves e carnes vermelhas. E é importante saber que a exposição prolongada à fumaça prejudica o bom funcionamento dos hormônios.
É indicado manter uma alimentação rica em Vitaminas do complexo B para aliviar a ansiedade, e em Vitamina E, que melhora o funcionamento e as glândulas do sistema reprodutor
O vigor da energia sexual poderá ser restaurado, também, com um suplemento de pólen de abelha.
Se preferir beber um chá para fazer o tratamento, recomenda-se o de Damiana. Esta erva vai fornecer alcalóides para o corpo, e melhorar a condição dos nervos, aumentando a sensação de prazer sexual.
A Damiana tem uma grande reputação como estimulante sexual, tanto para homens, quanto para mulheres. Contém elementos que gem diretamente nos órgãos genitais, nos nervos, no metabolismo e na circulação sanguínea.
O extrato é bastante eficaz, bastando colocar uma gota sob a língua cerca de 1 antes de manter relações, e manter o consumo por pelo menos 1 mês afim de verificar resultados.
Há, ainda, que comer muita cebolinha. Mais usada como tempero, a cebolinha é uma planta rica em minerais que estimulam a fabricação de hormônios.
Outro estimulante muito eficaz para solucionar a frigidez é a kava kava. Mesmo em pequenas doses, esta erva produz estado de euforia, e dinamiza o desejo sexual. Todavia, há que ter mais atenção com a kava kava, pois essa euforia pode ser seguida de sonolência. Um cuidado especial: não pode ser consumida em conjunto com anti depressivos, ou barbitúricos, pois potencializa os efeitos destes medicamentos.

DICAS TERAPÊUTICAS - Impulsionar o metabolismo


Impulsionar o metabolismo

Impulsionar-o-metabolismo2.jpg
Aqueles que querem estar em forma podem recorrer a alguns truques para impulsionar o metabolismo. O metabolismo é um dos pontos mais importantes a estar sob o foco da atenção, se quer manter o corpo na linha. Se não existe fórmula mágica, ou não se pode estalar os dedos e estar com corpo de modelo no mesmo instante, há pelo menos procedimentos práticos que poderá aplicar na sua rotina.

A chave

O metabolismo é um processo bioquímico, que determina como o seu corpo vai transformar as calorias em energia. Essa energia é usada pelo corpo para queimar gordura, quando se está fazendo exercícios físicos, a digestão, e até quando se está em repouso. O índice de gordura que o seu corpo queima quando está em repouso é denominado Taxa Metabólica Basal, ou TMB. É esta taxa que pode ser acelerada, fazendo com que queime gordura muito mais rápido.
Todavia, há que compreender que, mesmo de maneira inconsciente, você poderá estar abrandando seu metabolismo, e permitindo que seu corpo armazene mais gordura. E existem várias ações corriqueiras que retardam o metabolismo. Comer mal, ou seja ingerir refrigerantes, doces e frituras com frequência, deixa seu metabolismo muito mais lento. Não dormir o suficiente deixa o seu corpo cansado, e como um corpo esgotado poderá trabalhar com eficiência? Há que dormir 8 horas, em média. E se o estresse já é comum na sua vida, este é outro agravante. Estressando, o organismo eleva a produção de cortisol, que é um dos grandes responsáveis pela concentração da gordura na região abdominal. Portanto, relaxe!
Tenha atenção com o desespero por emagrecer. Acredite, as super dietas, aquelas rigorosas (que normalmente estão na moda), são altamente prejudiciais para o seu metabolismo. Principalmente aquelas que reduzem a ingestão de calorias. Fazer essas dietas pode levar o seu corpo a inanição, que confuso pela falta de ingredientes para produzir energia, reduz o metabolismo para o mínimo. E o pior é que quando se retorna ao “arroz com feijão” de sempre, o corpo, traumatizado pela recente privação de calorias, começa a armazenar toda a gordura possível, para o caso de sofrer “tratamento de choque” outra vez. Se quer emagrecer, opte pelos exercícios físicos e pela comida saudável.
Impulsionar-o-metabolismo3.jpg
O excesso de toxinas no seu organismo também prejudica seu metabolismo. Intoxicado, tem que trabalhar dobrado para cumprir suas funções normais. Para driblar essa situação, regularmente, há que promover uma limpeza da vesícula biliar, do cólon e do fígado, que são os órgãos mais comprometidos pela presença de toxinas em quantidade extra.
Há que considerar, ainda, se o seu corpo é vítima do mau funcionamento da tireoide, ou se existe uma tendência genética para estar acima do peso. Ante estas duas realidades é necessário trabalhar de maneira constante para deixar o metabolismo funcionando como deve ser. Caso contrário, e também se a sua dieta for horrível, estará sempre com mais peso do que o proporcional a sua altura.
E finalmente, uma das melhores maneiras para acelerar o metabolismo é praticando exercícios entre 10 e 20 minutos todos os dias. Poderá nadar, correr, ou andar de bicicleta. Quanto aos alimentos que são auxiliares: cebola, repolho, manga, alface, mamão e abacate. Mas independente do que você coma, se estiver preocupado com o seu metabolismo, cada bocado de comida que seja colocado na boca deve ser mastigado 25 vezes que seja engolido.

DICAS TERAPÊUTICAS - Saúde da língua: como descobrir doenças através dela


Saúde da língua: como descobrir doenças através dela

saude-da-lingua.jpg iStockphoto/Thinkstock
Há quanto tempo você não dá uma boa olhada na saúde da língua? Se a pergunta pareceu estranha, saiba que a língua é usada para diganosticar o estado de vida de pacientes tanto na medicina ayurvédica quanto na medicina chinesa.
Então, ao invés de só lembrar da língua quando falamos (demais), vamos prestar mais atenção a ela e aprender a interpretar um pouco o que ela nos diz todos os dias.

Mapa 3D: saúde através da língua

A medicina oriental já sabia que a língua é como um mapa tridimensional do nosso estado atual. Quer saber como está? Abra a boca, pois a saúde aparece na língua e costuma ser mais fácil de "ler" do que a análise de pulsos usada na medicina tradicional chinesa e indiana.
A leitura deste nosso "mapa" leva em conta uma série de aspectos: cor, textura, tamanho, formato e eventuais marcas. Além disso é uma forma simples de se observar diariamente e, com o tempo, aprender a detectar possíveis problemas antes que se transformem em doenças.
saude-da-lingua-1.jpg BananaStock/Thinkstock
Veja agora alguns diagnósticos simples para fazer em casa:

Língua esbranquiçada

Se perceber como que uma cobertura esbranquiçada na língua (especialmente pela manhã), este é um sinal indicativo da presença de toxinas no estômago ou intestinos, produzidas pela má digestão ou digestão incompleta da comida.
Pode também ser um sinal de acúmulo de muco. Evite leite e laticínios e coma de forma mais leve, sem beliscar entre as refeições.

Língua amarelada

Pode ser sinal de excesso de bile na vesícula biliar ou que o fígado não está bem. Evite doces, bebidas alcóolicas e comidas industrializadas!

Língua pálida

Quando a cor parece descolorida e apagada, pode ser um sinal de anemia. Escolha alimentos nutritivos e ricos em ferro, magnésio, zinco e bem proteicos e aposte nos vegetais de cor verde escura.

Lìngua azulada

Pode ser um indicativo de problemas cardíacos e merce atenção. Se persistir, consulte um médico.

Limpar a língua é essencial

saude-da-lingua-2.jpg Hemera/Thinkstock
Uma medida extremamente simples e eficaz para nos livrarmos das toxinas acumuladas no corpo - lembrando que o acúmulo de toxinas, com o tempo, se transforma em doenças - é um simples procedimento: escovar a língua. Para isso poainda de usar um limpador de língua de plástico ou metal, fácil de encontrar nas farmácias, ou usar uma colher de aço inox.
Basta escovar a língua gentilmente, do fundo para a frente, cerca de 7 a 10 vezes e depois escovar os dentes normalmente. Faça o procedimento sempre que escovar os dentes.
Além de eliminar os resíduos das toxinas, o procedimento ainda "acorda" as papilas gustativas e estimula a digestão, preparando tanto seu paladar quanto seu estômago para a próxima refeição.

DICAS TERPÊUTICAS - Alimentos que aumentam o tamanho dos seios


Alimentos que aumentam o tamanho dos seios

Alimentos-que-aumentam-o-tamanho-dos-seios2.jpg
Alimentos que aumentam o tamanho dos seios são substitutos naturais ao implante. Sem dúvida, é um processo que exige dedicação diária até que se consiga os resultados, e apenas com os alimentos dificilmente o tamanho será triplicado, mas uma “incrementada” sim, é possível. Seios pequenos é uma insatisfação para muitas mulheres, mas felizmente, há uma solução caseira.
Como é possível? Simples: aumentando o nível de estrogênio em seu corpo. É este o hormônio poderoso que entra em ação na puberdade, e salienta todas as características femininas. Porém, quando a puberdade cessa, os seios param de crescer. Mas alimentando o nível de estrogênio no seu corpo, poderá fazer com seu organismo volte a ter condições semelhantes as da puberdade. E está cientificamente provado: os seios podem crescer por 1-2 tamanhos de copa.
Em seu estado ainda selvagem, é encontrado em forma de fito estrogênio. Suas fontes mais ricas estão abaixo. Entretanto há uma ressalva. O consumo de cafeína, seja no próprio café, chás ou refrigerantes, tende a anular a ação do estrogênio no organismo, portanto, terá que evitá-la até conseguir os resultados pretendidos. Em relação à fontes de estrogênio, priorize os orgânicos.

Quais os alimentos que aumentam o tamanho dos seios

Sementes de linho (linhaça)

As sementes de linho são as fontes mais potentes de fito estrogênio. Há que comer uma porção diariamente. Consuma entre 30 e 50 gramas. Poderá bater as sementes com um copo de água, ou de leite, ou acrescentá-las na salada.

Soja

Poderá escolher qualquer produto de soja e incorporar nas refeições principais. Passe a beber 1 copo de leite de soja também. Embora não seja tão rico como a semente de linho, o grão de soja é outro excelente candidato para incrementar o estrogênio no seu corpo.

Tofu

Alimentos-que-aumentam-o-tamanho-dos-seios3.jpg

De amor ou ódio. Estas são as únicas relações possíveis com o tofu. Mas independente disso, é o terceiro alimento no planeta com maior concentração de estrogênio. Se estiver entre as que têm uma relação de amor com este queijo, poderá ser esta a opção para turbinar os seios.



DICAS TERPÊUTICAS - Benefícios do sexo


Benefícios do sexo

Benefícios-do-sexo2.jpg
Os benefícios do sexo não se limitam ao prazer, ou à diversão normalmente associados a este ato. Trata-se de um verdadeiro exercício para o coração, age como anti envelhecimento, é considerado um substituto da aspirina (derrubando a desculpa da dor de cabeça...), e leva ao relaxamento necessário para que você durma como um anjo. Há mais.
Está cientificamente provado que manter uma vida sexual ativa melhora o estado psicológico das pessoas. Há um porém. Relações descartáveis podem não englobar todo o rol de benefícios. Os estudos até então realizados mostram que ter um engajamento espiritual, corporal e mental no ato potencializa os resultados positivos.
Independente disso, meia hora de sexo pode equivaler a perda de 100 calorias. Logo, no decorrer de 1 mês, ou dois, sessões diárias podem equivaler a perda de 5 mil calorias, praticamente 1 quilo que diminui na balança. Um excelente programa regular de exercícios.

Estar ativo sexualmente aumenta a capacidade do Sistema Imunológico para defender o corpo de ataques de infecções, ou resfriados. Praticar 3 vezes por semana equivale ao aumento de cerca de 30% de imunoglobulina, numa comparação com aqueles que têm menos do sexo.

Pesquisas mostram que diminui a pressão sanguínea, reduz o estresse global, e permite um sono tranquilo. É muito mais eficaz manter relações sexuais com o seu parceiro que fazer uma consulta com um psicoterapeuta. Sexo saudável predispõe o ser humano a estar mais apto para lidar com as situações corriqueiras que geram estresse.

Outros efeitos são a melhora da circulação sanguínea e redução do nível de colesterol. Já que ativa a circulação, acaba por aumentar a oxigenação do sangue, promovendo uma verdadeira limpeza nas toxinas, que por sua vez, previne várias doenças. Como o ato sexual é um exercício em si, baixa os níveis de colesterol prejudiciais.
Benefícios-do-sexo3.jpg
Durante o sexo, o corpo libera um hormônio chamado ocitocina, responsável pela liberação de endorfinas. São analgésicos naturais que inibem qualquer tipo de dor que possa aparecer, da cabeça aos pés.
Pela conexão que promove com o outro, restaura a auto confiança e a auto estima positiva. Antes de pular na cama (ou não) lembre-se que os benefícios só são possíveis através do sexo saudável. Cuidado.

DICAS TERAPÊUTICAS - As nozes previnem o câncer de mama

As nozes previnem o câncer de mama

combate ao câncer
Como sabemos, o câncer de mama têm uma forte incidência, causando muita preocupação a todas nós, mulheres. O câncer de mama não tem uma idade determinada para a sua aparição, mas ela sim é mais comum após os 40 anos, havendo, evidentemente, casos de mulheres jovens que tem-o presentado. Para poder prevenir este câncer, todos os recursos que possamos usar são bem-vindos; hoje falaremos de como as nozes podem ser as nossas alhadas neste combate ao câncer de mama.
Na Marshall University School of Medicine presentaram-se os resultados de uma pesquisa por parte de Elaine Hardman levada a cabo em camundongos, esta pesquisa teve como base o uso das nozes para reduzir o câncer de mama, ou pelo menos para retardar a sua aparição.
Os pesquisadores modificaram geneticamente os camundongos do experimento para que o seu organismo desenvolvesse este tipo de câncer; alguns deles foram alimentados com uma dieta norma, entanto que os outros receberam a mesma dieta mas juntamente com nozes.
Os camundongos do primeiro grupo desenvolveram o câncer com a idade de 5 meses, mas os camundongos do segundo grupo, os alimentados com nozes, fizeram-o três semanas após o primeiro grupo. Estes últimos retrasaram o surgimento da doença, o que é altamente interessante.
Segundo os pesquisadores, com esta investigação comprovou-se que o câncer de mama pode retrasar-se em até um 15%; o que para nós mulheres significa uma revelação importante e um bom ganho de tempo.

DICAS TERPÊUTICAS - Benefícios da batata-doce

Benefícios da batata-doce

Benefícios-da-batata-doce2.jpg
Os benefícios da batata-doce incluem reforço do Sistema Imunológico, manutenção da juvenude das células, e garantia da Saúde Cardiovascular. Rica em fibras, este tubérculo é essencial para manter a saúde em dia. Encontrada nas cores branca, vermelho e marrom – dependendo da variedade – também fornece vitaminas e minerais, fazendo com que seja um alimento indispensável.

Uma das raízes mais com maior poder nutricional

A batata-doce é uma excelente fonte de flavonoides, de betacaroteno e de vitamina A. Consumir alimentos com esse conjunto é garantir uma visão saudável, e proteção do pulmão e da cavidade bucal.
Rica em ácido pantoténico, piridoxina, riboflavina, niacina e tiamina, é essencial na alimentação diária, pois o corpo necessita de fontes externas para reabastecer-se. Vale citar que esses nutrientes são fundamentais para as enzimas que promovem o processo metabólico.
Benefícios-da-batata-doce3.jpg
Apesar da crença de que “batata engorda”, quando se trata da doce, não é bem assim. Ainda que forneça 90 calorias por cada 100 gramas (o teor calórico é produzido pelo amido), não possui gorduras saturadas, nem colesterol. Numa comparação com os açúcares simples, o amido aumenta os níveis de açúcar no sangue de uma forma muito mais lenta, é por isso que trata-se de um alimento saudável mesmo para diabéticos.
As folhas também podem ser comidas, com o detalhe de que contêm muito mais fibras e nutrientes que outros vegetais folhosos, como o espinafre, num exemplo. Também abastecem o organismo com folatos, Vitamina C, ferro, Vitamina K e potássio.
Todavia, quem possui tendência para problemas no trato urinário deve comer batata-doce com muita moderação. A presença do ácido oxálico pode cristalizar-se nessa área do corpo, agravando o problema. Ou, se é amante deste alimento, pode-se aumentar o consumo de água afim de manter a produção normal de urina, minimizando o risco de que pedras sejam formadas.

DICAS TERPÊUTICAS - Ervas para aumentar a potência sexual

Ervas para aumentar a potência sexual

Ervas-para-aumentar-a-pot%C3%AAncia-sexual-1.jpg iStockphoto/thinkstock
As ervas para aumentar a potência sexual podem ser usadas por homens e mulheres que buscam dar uma “reforçada” neste campo. As pressões da vida moderna têm tido impacto negativo em muitos aspectos de nossa vida pessoal. Pode-se dizer que o contato com a família, com os amigos e também o ambiente romântico estão em verdadeiro declínio. Neste “pacote”, a conduta sexual também é afetada. Em muitos casos, a ansiedade e a irritabilidade provenientes das cobranças do estilo de vida atual estão substituindo o desejo por sexo. Momento de recorrer as ervas para resolver a questão!

Chazinho animador

Marapuama

Esta erva está ganhando destaque como excelente para aumentar a potência sexual. Proveniente da Amazônia, produz um efeito a longo prazo quando o objetivo é aumentar a libido. Trata, inclusive, casos de disfunção erétil. O chá deve ser aplicado diretamente nos órgãos sexuais, para atuar como afrodisíaco nos homens, e incrementar a sensibilidade para o orgasmo nas mulheres. Para situações que exigem mais atenção, deve-se ingerir o extrato fermentado da planta (que pode ser encontrado em lojas de produtos naturais).

Ginkgo biloba

Ginkgo biloba é conhecida entre os herbalistas como uma erva que impulsiona todas as respostas do organismo no âmbito sexual. Da excitação à fase final, os efeitos são visíveis. Poderá beber o chá, ou recorrer as cápsulas.

Ginseng siberiano

Ervas-para-aumentar-a-pot%C3%AAncia-sexual-2.jpg iStockphoto/thinkstock
O uso deste ginseng promove o equilíbrio do corpo, físico e bioquímico. Age no hipotálamo, regulando a liberação dos hormônios sexuais. Aumenta o apetite.

Noz-de-cola

A noz-de-cola possui xantinas, substâncias que aliviam a fadiga e permitem que o corpo reponha os hormônios sexuais, sendo que também rejuvenesce o organismo. Produz aumento da energia sexual.

Salsaparrilha

A ação desta erva no organismo é curiosa, já que seus compostos imitam a ação de algumas hormonas. É utilizada como tônico, mais indicado para revigorar o sistema reprodutor masculino. É outra que aumenta a energia, provocando mais vontade...

Eliminar estrias antigas - Receitas para eliminar estrias antigas

Eliminar estrias antigas


As receitas para eliminar estrias antigas devem ser usadas com a frequência indicada, ou não haverá resultados. Outro fator importante, é que beber refrigerantes carbonatados, como Coca-Cola, por exemplo, não só piora esse tipo de marca na pele, como torna o tratamento praticamente inviável. Se quer estar sem estrias, há que manter a pele hidratada, ou seja, beber muita água. As marcas já antigas são as mais difíceis de eliminar, portanto, é necessário ter empenho real para conseguir uma pele saudável. Há que evitar, também, o efeito sanfona. Emagrecer e engordar de forma seguida é um grande inimigo da pele, e um dos grandes responsáveis pelo surgimento de estrias.
Evite tomar banho na água quente. Aquecida, a água estica ainda mais a pele, piorando as estrias. Após o banho, todos os dias, esteja com a seguinte receita pronta para ser aplicada: 5 gotas de óleo essencial de camomila, 7 gotas de óleo essencial de lavanda e 30 miligramas de azeite de oliva, ou de óleo de coco extra virgem. Massageie cada área a ser tratada por 5 minutos. Essa mistura pode ser substituída por um mix de azeite de oliva, óleo de rícino, vitamina E e óleo de amêndoas. Acrescente partes iguais, de acordo com a extensão a ser tratada. Se for para os seios, por exemplo, use meia colher de sopa de cada um.
Antes de dormir, no mínimo 3 vezes por semana, aplique uma pasta de ervas. Separe 1 mão cheia de folhas de hortelã, 1 mão cheia de flores de lavanda, e coloque num pedaço de pano onde possa golpeá-las até que se transformem numa pasta. Acrescente o suco de meio limão espremido na hora, misture e coloque sobre as estrias. Cubra com papel filme, e por cima, coloque uma compressa quente. Estas é uma das receitas mais eficazes. Quanto maior a frequência de aplicação, mais rápido o resultado. Retire as ervas, e só enxágue na manhã seguinte. Lembre-se que terá que limitar a exposição ao sol, ou maximizar a proteção para não manchar a pele devido ao tratamento com limão.
Eliminar-estrias-antigas3.jpg
Nos dias em que não usar a receita acima, massageie a pele, todas as noites, com óleo essencial de romã, e para a hidratação diária, adquira um creme de Vitamina K.
Todos os dias, coma 1 tomate, aquecido no forno por 5 minutos, e todas as manhãs beba 1 suco de laranja com cenoura, sem açúcar. Em alternativa, bata no liquidificador 1 colher de sopa do gel de Aloe Vera, 1 cápsula de Vitamina E e 1 copo de água.
Esfolie a pele pelo menos 1 vez por semana enquanto faz o tratamento, de preferência, durante o banho.

As massagens tântricas - CONHECENDO UM POUCO MAIS.....


As massagens tântricas


As massagens são uma terapia sumamente conhecida e globalizada ao longo do mundo inteiro, e ela tem uma grande popularidade dentro da esfera das medicinas alternativas, tanto como a acupuntura, o ioga ou a homeopatia.

As massagens tântricas.JPG

O Tantra, por sua parte, trata-se de uma das tantas filosofias e sabedorias orientas, a qual vincula-se fortemente ao induísmo e ao ioga, concentrando-se no sexo como canal de expressão e ritualização. De fato, o Tantra considera que a força criadora do ser humano expresa-se por meio da sexualidade e da unidade entre ambos sexos.
Esta experiência inimitável e absolutamente prazerosa usa diversas técnicas, tais como posturas do ioga, exercícios de respiração, meditação ou massagens. E é justamente disso que falaremos hoje, de massagens tântricas.
As massagens reativam a nossa pele, os músculos, o sistema circulatório e os nervos, e adicionam à experiência tântrica uma dose extra de concentração que a aperfeiçoa e lhe da um significado muito maior que se as massagens fossem excluídas da prática do Tantra.
O objetivo da aplicação da massagem tântrica direciona-se a despertar no ser humano a Kundalini, força que expressa o desejo e o apetite, e encontra-se no seu estado original enroscada como uma serpente ao redor de nossa coluna vertebral, e com a massagem tântrica estimula-se seu desenvolvimento e expressão.
Para pôr em prática uma massagem tântrica requere-se que o casal esteja em um ambiente higiênico, bem ambientado e com total privacidade, com a garantia de que ninguém irá incomodar. A aplicação de óleos aromáticos, a fécula ou a mão limpa sobre a pele usam-se como canais de comunicação entre o massagista e quem recebe a massagem.
Deste jeito, em uma boa massagem tântrica não devem faltar os elementos expressados, e sua consumação realiza-se praticando exercícios respiratórios do ioga, e fazendo-se puntual e delicadamente sobre as partes íntimas do parceiro. Para isto podem usar-se tanto as mãos do massagista como seu corpo.

DICAS TERAPÊUTICAS - Mistura especial para eliminar a barriga


Mistura especial para eliminar a barriga

Mistura-especial-para-eliminar-a-barriga-1.jpg
A mistura especial para eliminar a barriga pode ser a solução para homens e mulheres que querem resolver esse problema sem ter que recorrer a exercícios físicos. Trata-se de uma água preparada com determinados ingredientes, que por sua vez, reúnem o necessário para acabar com os “pneuzinhos”. A promessa é de resultados visíveis depois de 8 dias.

O passo-a-passo da preparação

Ingredientes

  • 8,5 Copos de Água
  • 1 Pepino grande
  • 2 Limões
  • 150 Gramas de folhas de hortelã
  • 150 Gramas de gengibre

Modo de Preparo

Providencie um jarro de vidro onde vai colocar os ingredientes. Descasque o pepino, o limão e o gomo de gengibre. Corte em fatias bem finas. Esmague as folhas de hortelã. Passe tudo para o jarro, e adicione a água. Tampe, e reserve. Poderá levar a geladeira, ou deixar em temperatura ambiente, se preferir. A preparação deve ser feita a noite, e só consumida no dia seguinte, para dar tempo de que ocorra a fusão necessária entre os ingredientes.
Vai beber esta água preparada todas as vezes que sentir sede, ou fome. Também deverá consumi-la em horários específicos: meio copo em jejum, e 1 copo meia hora antes das refeições principais.

O segredo

Mistura-especial-para-eliminar-a-barriga-2.jpg
Essa água preparada vem fazendo muito sucesso, sendo recomendada por dietistas. O segredo de sua eficácia está mesmo nos ingredientes. O pepino, por exemplo, é excelente para a hidratação, mantém a temperatura interna do corpo sob controle, é fonte de fibras dietéticas, alivia indigestão, e é fonte de potássio e magnésio.
O limão é rico em ácido cítrico, cálcio e Vitamina C, pectina, flavonoides e limoleno. Entre tantas outras qualidades como fruta medicinal, previne a prisão de ventre e o inchaço, além de que promover a limpeza interna do corpo.
O gengibre possui propriedades anti virais e anti fúngicas, acelera o metabolismo, e melhora o sistema digestivo.
As folhas de hortelã eliminam toxinas, limpam o sangue, aceleram a digestão de gorduras, tratam infecções gástricas e estimulam a secreção biliar.
O detalhe é que não adianta nada beber esta água e continuar comendo excesso de gorduras e de frituras. Modere nestes itens se quer mesmo dar adeus a barriguinha. Beba pelo tempo que considerar necessário.

PENSAMENTOS E PENSADORES - SERVE CORAÇÃO - Cora Coralina

SERVE CORAÇÃO

 
Transborda de fé coração

Totalmente integrado

As forças eternas da vida

Eleva-te com a grandeza

Dos mártires da nossa história

Que mesmo sangrando permaneciam

Esperançosos e serenos

Aguardando um futuro bendito

Coração imortal

Reveste-te de bondade

E faz o estágio no caminho

Que nos levas a evolução crística

Serve onde estiveres

E com quem estiveres

Enche-te, coração

Da luz rosa do amor

Que a tudo vence, a tudo supera

Para a significação maior

Da vida na terra mãe

Crê e age coração

Para atingir a todos

Que de ti possa precisar

E o teu concurso amoroso

Estará sempre em ação

Com as virtudes do bem

Do serviço desinteressado

Feito somente por prazer

Doa-te sempre aos corações

Aqueles que ainda sofrem

Necessitados de fome e de sede de amor

Cora Coralina

PENSAMENTOS E PENSADORES - O SEGREDO DA EVOLUÇÃO - Mário Lago

O SEGREDO DA EVOLUÇÃO 


O segredo da evolução está
Na luz clara, brilhante e perfumada
E todos almejam nela se envolver
Aspirando a sublime condição de anjo.

Mas, quantos de nós te buscam
Ó luz interna e chama verdadeira!

É possível descobrir-se iluminado
Expulsando o ser ultrapassado
Que dentro de cada um está
Faça-se a luz!
E a luz se fez dentro do ser imortal
Para brilhar sempre nos sóis astrais e no seio
Do Divino criador que nos deu a todos
A luz intensa da vida que jamais se apagará.


Mário Lago