segunda-feira, 26 de agosto de 2013

DICAS TERAPÊUTICAS - Como Tratar Cobreiro (Herpes Zoster)

Como Tratar Cobreiro (Herpes Zoster)

 

 O herpes zoster, popularmente conhecido como cobreiro, é uma erupção cutânea angustiante causada pelo vírus varicela-zóster. Este é o mesmo vírus que causa a catapora. Depois que uma pessoa teve catapora, o vírus permanece no corpo. Normalmente, ele não causa problemas, no entanto, de vez em quando, ele reaparece causando bolhas desagradáveis chamadas de herpes zoster. O artigo a seguir, irá descrever os tratamentos para cobreiros.

Passos


Diagnostico

1
Conheça os sintomas comumente associados com cobreiros Depois que uma pessoa recebe o vírus da catapora, esse vírus pode permanecer no organismo, muitas vezes resultando em surtos de erupção cutânea e bolhas. Os sintomas mais comuns são:

    • Dor de cabeça
    • Sintomas similares aos da gripe
    • Sensibilidade à luz
    • Prurido, irritação, formigamento, e dor, onde uma erupção cutânea começa a se desenvolver, mas apenas em um dos lados do corpo
  1. 2
    Entenda que existem três fases associadas com cobreiros. Conhecer os sintomas de cada fase pode ajudar o seu médico avaliar a melhor forma de tratamento.

    • Fase 1 (antes da erupção): comichão, formigamento, dormência ou dor desenvolve-se na zona onde a erupção eventualmente aparecerá. Diarreia, dor de estômago e calafrios (geralmente sem febre) acompanham esta irritação dérmica. Seus nódulos linfáticos podem se tornar sensíveis ou inchados.
    • Fase 2 (erupção cutânea e bolhas): a erupção irá se desenvolver em um dos lados do seu corpo, criando, eventualmente, bolhas. O líquido das bolhas é de coloração clara no início, escurecendo gradativamente. Se uma erupção se desenvolver ao redor dos olhos, consulte um médico imediatamente. A erupção e bolhas são, às vezes, acompanhadas de dor intensa.
    • Fase 3 (após a erupção e bolhas): a dor pode se desenvolver na área afetada pela erupção. Esta dor é chamada de neuralgia pós-herpética (NPH), e isso pode durar algumas semanas ou até mesmo anos. NPH está associada com sensibilidade extrema, dor crônica, bem como com sensação de dor ou ardor.[1]
  2. 3
    Saiba se você tem maior risco de contrair cobreiros Se você recebe drogas imunossupressoras, como corticoides, após um transplante de órgão, então, você está no grupo de risco. O mesmo vale se você sofre de as seguintes condições:

    • Câncer
    • Linfoma
    • Vírus da imunodeficiência humana (HIV)
    • Leucemia

Tratamento

  1. 1
    Consulte o seu médico cedo. Quanto mais cedo o seu médico fizer um diagnóstico, melhor (autodiagnostico não é recomendado). Pacientes que iniciam um tratamento dentro de três dias após os primeiros sintomas têm melhores resultados do que os que esperam mais de três dias para iniciar o tratamento.

  2. 2
    Converse com seu médico sobre o tratamento da erupção, e para a dor. A maioria dos tratamentos não é muito elaborada. Eles envolvem o tratamento dos sintomas da erupção enquanto controlam a dor do paciente. O seu médico pode pedir-lhe que tente o seguinte:

    • Um medicamento antiviral, como o Zovirax ou Fanciclovir para aliviar a dor da erupção e evitar que ela se prolongue.
    • AINEs como o ibuprofeno, aspirina, ou paracetamol para controlar a dor.
    • Certos antibióticos tópicos para prevenir a infecção e proliferação de quaisquer bolhas ou erupção.
  3. 3
    Se você sentir dor crônica após o fim da erupção, peça ao seu médico para fazer outro diagnóstico. Ele pode diagnosticar a neuralgia pós-herpética (NPH). A fim de tratar essa condição crônica que atinge 15 de cada 100 pacientes, o seu médico pode dar-lhe:

    • Antidepressivos (NPH é muitas vezes associada à depressão, já que certas atividades diárias tornam-se dolorosa e/ou difíceis de serem realizadas).
    • Anestésicos tópicos, incluindo benzocaína e emplastros de lidocaína (disponível apenas mediante prescrição médica).
    • Anticonvulsivantes, pois alguns estudos mostram que essas drogas podem ajudar no combate a dor crônica do nervo.
    • Opioides, como a codeína, para ajudar a reduzir a dor crônica. [2]
  4. 4
    Prepare alguns tratamentos caseiros para tornar lidar com o cobreiro mais facilmente. Embora você nunca deva deixar de tratar essa condição com um médico, existe uma série de coisas que você pode fazer em casa para combinar com o tratamento médico. Estas incluem:

    • Não cubra ou coce demais a erupção ou bolhas. Deixe-as arejadas, mesmo que elas criem uma crosta. Se a dor o impedir de dormir, é aceitável cobrir a erupção de um curativo.
    • Aplique compressas geladas sobre o local afetado, durante 10 minutos, com intervalos de 5 minutos, durante várias horas. Depois, dissolva um pouco de acetato de alumínio em água e aplique com uma compressa úmida sobre a erupção.
    • Peça ao seu farmacêutico para preparar uma pomada. Peça para ele misturar 78% de loção de calamina com 20% de álcool, 1% de fenol, e 1% de mentol. Aplique este bálsamo sobre as bolhas, até que elas comecem a descascar.
  5. 5
    Preste atenção para um eventual agravamento de sua condição. O cobreiro, em alguns casos, causam complicações em longo prazo. Você deve ficar atento(a) aos seguintes cenários se você está lidando com cobreiro ou NHP:

    • A disseminação da erupção em partes grandes do seu corpo. Esta condição é chamada zoster disseminado, e pode afetar os órgãos internos, bem como as articulações. O tratamento de zoster disseminado geralmente envolve medicamentos antibióticos e antivirais.
    • A propagação da erupção no rosto. Esta condição é chamada herpes zoster oftálmico, e ameaça a visão, se não for tratada. Consulte o seu médico ou oftalmologista rapidamente se você notar o cobreiro espalhando-se pelo seu rosto.

Prevenção

  1. 1
    Decida se você quer tomar a vacina contra cobreiros Se você já tiver sido exposto à varicela e estiver preocupado(a)com a possibilidade de contrair cobreiro, ou quiser fazer um possível contágio menos doloroso, considere ser vacinado(a). Adultos com mais de 60 anos, que tiveram ou não catapora, devem tomar a vacina contra o herpes-zoster.

    • Pessoas mais novas que nunca tiveram catapora ou herpes zoster devem evitar esta vacina, e, em vez disso, optar pela vacina contra a catapora.
  2. 2
    Evite o contato com pessoas infectadas. Aqueles que nunca tiveram catapora ou herpes zoster devem evitar contato com as pessoas que têm um surto de qualquer um dos dois. As bolhas são contagiosas e devem ser evitadas, a exposição ao fluido das bolhas pode causar o desenvolvimento de uma, ou das duas, condições mais tarde.

    • O cobreiro é mais comum em pessoas com mais de 50 do que em pessoas mais jovens. Pessoas com mais de 50 devem ficar especialmente atentos ao cobreiro.

DICAS TERAPÊUTICAS - MELHORANDO A VIDA SEXUAL - 15 alimentos afrodisíacos


15 alimentos afrodisíacos

alimentos-afrodisiacos-1.jpg
Quem é que não gosta de manter uma relação sexual prazerosa e saudável? Para isso, é necessário sempre estar com a mente tranquila e se sentir confortável. Mas, além do psicológico e do autoconhecimento, alguns alimentos pode ajudam a revigorar a vida sexual.

Os alimentos afrodisíacos alteram o funcionamento do metabolismo: alguns aumentam o desejo sexual, outros estimulam a produção de hormônios ligados à libido, estimulam a sensação de prazer, aumentam a lubrificação e outros ainda aumentam a vasodilatação, o que favorece a irrigação de várias partes do corpo, entre elas as genitais, prolongando a ereção.
É importante lembrar que só os alimentos não fazem milagre. Estar bem e manter uma dieta saudável é imprescindível. Evitar consumo de álcool, cigarro, diminuir o consumo de gordura e evitar o stress diário também são medidas que podem melhorar o desempenho sexual.

Alimentos que melhoram o desempenho sexual

alimentos-afrodisiacos-3.jpg

Alho

As substâncias presente no alho estimulam a libido feminina e aumentam a circulação sanguínea, contribuindo para o prolongamento da ereção.

Amendoim

Rico em vitamina E, o amendoim aumenta a energia e instiga o apetite sexual.

Alecrim

Indicado também para o tratamento da impotência sexual, a erva é um ótimo estimulante, além de se aroma abrir o apetite sexual.

Amêndoas

Conhecidas como o símbolo da fertilidade, a oleaginosa é rica em zinco, selênio e vitamina E, substâncias que aumentam os níveis de hormônios masculinos, logo, o desejo sexual.

Aspargos

O vegetal não é muito consumido, mas é um dos alimentos afrodisíacos mais eficientes, já que uma de suas substâncias estimula a produção de histamina, hormônio responsável pela estimulação da libido.

Aipo

Uma de suas substâncias estimula a liberação de androsterona, hormônio inodoro que é liberado pelo homem e estimula a libido da mulher.

Aveia e cereais interais

O grão aumenta o nível de testosterona e do aminoácido L-arginina, que é um dos principais componentes dos tratamentos para a disfunção erétil.

Catuaba

Estimulante sexual que facilita a ereção.

Chocolate

Suas substâncias aumentam a produção de seretonina, hormônio responsável pelas sensações de prazer e felicidade. Quanto mais amargo for, melhor.

Folhas verdes

Ricas em magnésio e cálcio, minerais que contribuem para a circulação.

Gengibre

Além de prolongar a ereção, suas substâncias estimulam a lubrificação feminina.

Mel

Além de ter aroma estimulante, aumenta os níveis de testosterona, um dos hormonios responsáveis pelo prazer.

Ostras

Ricas em zinco, estimulam a lubrificação feminina. Suas substancias também são usadas em tratamentos para infertilidade masculina.

Pimenta

Além de aumentar a circulação sanguínea e a frequência cardíaca, as pimentas estimulam órgãos genitais gerando uma sensação de excitação.

Sorvete de baunilha

Rico em cálcio e ferro, minerais que contribuem na ação muscular que controla a ejaculação.

Receita para melhorar o desempenho sexual

alimentos-afrodisiacos-2.jpg

Ingredientes:

  • 300 gr de linhaça moída;
  • 500 gr de leite de soja em pó;
  • 100 gr de farinha de aveia;

Modo de fazer:

Bata todos os ingredientes no liquidificador e guarde em um recipiente com tampa. Misture uma colher de sopa a iogurtes ou sucos naturais todos os dias.

DICAS TERAPÊUTICAS - Benefícios das nozes previnem câncer de mama


Benefícios das nozes previnem câncer de mama

benef%C3%ADcios-das-nozes.jpg Thinkstock
Os benefícios das nozes são muitos. Proveniente da árvore de nogueira comum na Europa, entre seus nutrientes estão o Ômega-3 e 6, as vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina.

A Universidade Marshall  dos EUA estudou esse alimento e também provou que ele tem uma função efetiva na prevenção do câncer de mama. As mulheres que tinham o hábito de consumir nozes com mais frequência, mesmo quando atingidas pela doença, tinham tumores menores. A junção da vitamina E com o ômega-3 justifica esses resultados. Sua eficácia já foi comprovada no controle da pressão arterial, redução da taxa de colesterol e até na cicatrização.
Porém, cuidado com a quantidade de nozes ingeridas, elas são calóricas. Se consumidas em demasia podem gerar efeito contrário. O recomendável é consumir cinco nozes por dia, e ir intercalando entre o almoço e o lanche da tarde. Não é recomendável comer no horário noturno por serem mais trabalhosas de digerir.

Os benefícios da amêndoa e da avelã,  que também são frutas oleaginosas, se comportam da mesma forma em relação à prevenção de tumores.

DICAS TERAPÊUTICAS - Conheça oito maneiras de parar de roncar

Conheça oito maneiras de parar de roncar

 

Entenda por que emagrecer ou evitar álcool antes de dormir melhora o problema

Se você ronca, certamente não foi o primeiro a saber. Mas, ao contrário do que se imagina, o som decorrente da vibração dos tecidos da região da faringe não torna vítimas apenas aqueles obrigados a acostumar com o barulho. "O problema pode ser sintoma de diversos problemas de saúde e ainda causa constrangimento, principalmente, quando se dorme fora de casa", aponta o otorrinolaringologista Fábio Lorenzetti, diretor da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORLCCF). Conheça hábitos e condições que favorecem o ronco:
de 8
Homem se pesando na balança - Foto Getty Images

Perca peso

Embora a parte do corpo que mais evidencie o excesso de peso seja o abdômen, a deposição de gordura também ocorre na região do pescoço. "Isso prejudica a passagem de ar, devido ao estreitamento da faringe", afirma a otorrinolaringologista Fernanda Martinho, da Unifesp e da diretoria da Associação Brasileira do Sono. Por isso, qualquer tratamento do ronco é mais eficiente se for acompanhado de perda de peso. Isso não quer dizer, é claro, que pessoas no peso ideal não ronquem, mas a probabilidade é bem menor.
Homem roncando - Foto Getty Images

Descubra se tem apneia do sono

O ronco é o principal sintoma da apneia do sono. "Essa doença se caracteriza pela redução da oxigenação do sangue, isso acontece devido a interrupções da respiração causadas pelo estreitamento das vias aéreas", afirma o otorrinolaringologista Fábio. Neste caso, o ronco precisa de tratamento, uma vez que essas oscilações de oxigênio aumentam o risco de complicações cardiovasculares e podem levar a um infarto. Para identificar se você sofre do problema, recomenda-se fazer um exame de polissonografia em que o sono é monitorado e as atividades fisiológicas avaliadas por um especialista.
Mulher tomando cerveja - Foto Getty Images

Modere no consumo de álcool

"O álcool, assim como alguns tranquilizantes e medicamentos para dormir, relaxa a musculatura do corpo", afirma a especialista Fernanda. De dia, isso não costuma ser problema. De noite, entretanto, o resultado é um afrouxamento exagerado dos músculos, uma vez que eles já ficam naturalmente mais relaxados quando dormimos. Por isso, mesmo quem não ronca habitualmente, pode ter o problema nos dias em que consome bebidas alcoólicas.
Mulher assoando o nariz - Foto Getty Images

Trate as alergias respiratórias

Pessoas que sofrem de alergias respiratórias, como a rinite alérgica, estão frequentemente com o nariz entupido, o que pode contribuir com o ronco. "O barulho pode ser decorrente do esforço feito para respirar ou da alternativa encontrada para a congestão nasal: respirar pela boca", diz o especialista Fábio. Neste caso, a solução é tratar a alergia.
Homem dormindo de barriga para cima - Foto Getty Images

Evite dormir de barriga para cima

"A pior posição para quem ronca é dormir de barriga para cima", afirma a otorrinolaringologista Fernanda. Segundo ela, pela ação da gravidade e pela retração da língua para trás, há um estreitamento da passagem de ar, o que aumenta a vibração dos tecidos da faringe. Ela recomenda dormir de lado ou de bruços para evitar a obstrução.
Criança com aparelho - Foto Getty Images

Alinhe os dentes

"Problemas na arcada dentária ou no alinhamento dos dentes podem favorecer o ronco", afirma o cirurgião-dentista Rodrigo Guerreiro Bueno de Moraes, consultor científico da Associação Brasileira de Odontologia (ABO). Segundo ele, os dentes em posição incorreta também podem ser decorrentes da própria respiração bucal. A solução, neste caso depende não só do dentista, mas também do otorrinolaringologista, que irá tratar a raiz do problema.
Homem segurando o nariz - Foto Getty Images

Identifique problemas anatômicos

A obstrução da respiração pode ser decorrente de um problema anatômico, como o desvio de septo nasal. "Neste caso, apenas a intervenção cirúrgica é capaz de acabar com o ronco", afirma o otorrinolaringologista Fábio. Outros problemas estruturais comuns que causam o ronco são amígdalas e adenoide aumentadas.
Homem com dilatador nasal - Foto Getty Images

Use dilatador nasal

Os especialistas não recomendam o uso do dilatador nasal para evitar o ronco. Segundo eles, o método funciona para um público muito restrito e apenas como paliativo, e não tratamento. "Pessoas com a válvula nasal flácida, por exemplo, podem obter algum benefício, mas a maior parte dos casos de ronco não são decorrentes desse problema", afirma o otorrinolaringologista Fábio.

DICAS TERAPÊUTICAS - Conheça os prós e contras de cada posição para dormir

Conheça os prós e contras de cada posição para dormir

 

A melhor posição é a de lado, mas as outras podem ser corrigidas

Poucos hábitos são tão eficientes para melhorar a saúde do que dormir: fortalece a memória, ajuda a controlar a hipertensão e o diabetes, diminui riscos de doenças cardiovasculares e até mesmo previne a obesidade e a depressão! Mas para conseguir todos esses benefícios, só tendo uma noite muito bem dormida. E um dos fatores que podem estragar tudo isso é a posição em que nos deitamos. "Para podermos descansar e relaxar a musculatura, precisamos de suporte adequado para não torcer ou tensionar as articulações", comenta o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Mecidina da Universidade de São Paulo (FMUSP). "Ao dormir em uma posição não adequada, a pessoa pode acordar com dores nos músculos, membros, músculos ou na cabeça, além de sensação de sono não profundo", completa o especialista.

Ficou preocupado com a forma como você dorme? Para você saber se está errando ou acertando nessa hora, desvendamos as principais posições para dormir e indicamos como deixá-las melhores ou até mesmo a aprender a mudar e adotar uma forma mais saudável na hora do sono! 
de 7
Moça dormindo de lado - Foto: Getty Images

Dormir de lado

Se você costuma deitar-se completamente de lado, parabéns! Essa é considerada a melhor posição para dormir. Você sabe por quê? "A questão é que ao se deitar de lado, você consegue manter a coluna mais alinhada", ensina o ortopedista Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Além disso, é uma posição que permite que tanto a cabeça quanto os pés fiquem da altura do coração, o que facilita muito a circulação, fazendo com que o corpo funcione normalmente durante o período em que você está dormindo. 
Moça dormindo de lado corretamente - Foto: Getty Images

Como melhorar a posição de lado

Porém, não adianta apenas ficar deitado do jeito certo, alguns ajustes são necessários. Primeiro, o travesseiro: "o ideal é que ele tenha a altura do ombro, para a cabeça não ficar inclinada", estabelece o ortopedista Alexandre Podgaeti, coordenador da Comissão de Campanhas da Sociedade Brasileira de Coluna, membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia. "Colocar um travesseiro entre os joelhos também é bom, porque um joelho bate no outro e assim eles ficam alinhados ao tronco", conclui o especialista.

A coluna também é um ponto a se ter atenção: tente respeitar as curvas naturais dessa estrutura, nada de tentar ficar retinho! Manter as pernas levemente flexionadas e o quadril relaxado também são ótimas pedidas para não forçar o nervo ciático. Quanto aos braços, nada de colocá-los para cima. "Dormir com o braço esticado em cima da cabeça pode fazê-lo acordar com dor no ombro, bursite ou tendinite... Isso é um reflexo de um travesseiro muito baixo", reflete Podgaeti.
Moça dormindo de barriga para cima - Foto Getty Images

Dormir de barriga para cima

Essa não é a posição mais indicada, mas também não é de todo ruim para o corpo. O lado bom é que as articulações conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica perfeita. "Você acaba retificando seu corpo, e o melhor jeito de manter as curvas da colina perfeita é deitando de lado", pondera Podgaeti. Outra questão é a maior chance de problemas como a apneia ou ronco aparecerem em que se deita nesta posição. "A língua vai para trás, atrapalhando a respiração", comenta o especialista. Lembrando que esse não é único fator que pode causar esses processos.
Moça dormindo de barriga para cima - Foto Getty Images

Como melhorar a posição de barriga para cima

Uma das formas de garantir que você durma melhor de barriga para cima é com o travesseiro. Ao contrário da posição de lado, em que ele fica mais alto, ao deitar-se virado para cima ele deve ser bem baixinho. "Assim, evita-se uma tensão na musculatura cervical", explica Trevizani. Uma forma de garantir um relaxamento das pernas é colocar um travesseiro embaixo dos joelhos, o que permite que eles fiquem menos entendidos, relaxando os músculos da lombar e das coxas.

Já os braços, ao deitar-se de barriga para cima, devem ficar ao longo do corpo, ou com as mãos pousadas levemente sobre o abdômen. Sem por força, é claro, ou você acabará prejudicando a respiração. "Não é indicado colocar os braços para alto, pois acaba ficando desconfortável ao longo da noite", friza o especialista.
Moça dormindo de bruços - Foto: Getty Images

Dormir de bruços

Se dormir de barriga para cima é aceitável, dormir de bruços é completamente contraindicado! Além de deixar o corpo reto também, da mesma forma que a primeira posição, ainda tem o agravante do pescoço. "Ao se deitar de lado, você precisa se virar para respirar, torcendo o pescoço cerca de noventa graus. Quando você coloca um travesseiro, então, além de torcer, você o hiperestende, causando dores cervicais", descreve o ortopedista Podgaeti. Infelizmente, no caso dessa posição, não há muito o que resolver, de acordo com os especialistas. "Mesmo que muitas pessoas estejam adaptadas a essa posição e se sintam confortáveis, podem ocorrer problemas de cervicalgia, dor nos ombros, bursite, tendinite e até dor nas costas", enumera o especialista.
Moça que se mexe dormindo - Foto: Getty Images

E se mudo de posição ao longo da noite?

Infelizmente, só dá para controlar mesmo nossa posição antes de adormecer, depois disso, é normal que nosso corpo busque adaptação para ficar mais confortável, e nós acabemos nos movimentando um pouco. "Isso é normal, então o que você pode fazer é sempre começar seu sono numa melhor posição, o resto não dá pra controlar", aconselha Podgaeti.

Porém, se você se mexe até demais, pode ser indicativo de outros problemas de sono. "Quem se vira muito na cama a noite precisa verificar se não há alteração no sono que pode gerar agitamento. Para isso existem tratamento específicos e é importante procurar um especialista em sono", recomenda Trevizani.
Dormindo profundamente - Foto: Getty Images

Dá para mudar a posição em que eu durmo?

Outro problema é tentar mudar uma posição a qual seu corpo já está tão acostumado, não é mesmo? Mesmo os pequenos ajustes nas posições normais podem ser incômodos. Para o ortopedista Podgaeti, tudo é uma questão de treino e de insistência. "No começo sem dúvida você acaba voltando a posição ruim sozinho mesmo, mas com o tempo o corpo vai ficando cada vez mais na posição ideal e vai se acostumando", indica o especialista. Pode ser um processo cansativo, mas vale a pena tentar melhorar, para garantir um sono mais leve e reparador, que vai inclusive recuperar você de todo esse esforço!

DICAS TERAPÊUTICAS - 7 sinais de desequilíbrio hormonal

7 sinais de desequilíbrio hormonal

sinais-de-desequilibrio-hormonal.jpg iStockphoto/Thinkstock
Ao ouvir falar em desequilíbrio hormonal
o que vem a sua mente​? Se a resposta for as mudanças que ocorrem na menopausa e na gravidez, vale a pena rever alguns conceitos. A primeira coisa a se ter em mente, é que alterações hormonais nos acompanham durante toda a vida e não são sinônimo de problemas.
Contudo, às vezes estas alterações podem se transformar em desequilíbrios por uma série de fatores: o estresse (um dos principais causadores do desequilíbrio), excesso de toxinas no corpo por conta de uma alimentação inadequada e cheia de alimentos industrializados, adoçados e açucarados; poluição; uso de medicamentos e outros.
Para ajudar a identificar possíveis sinais de desequilíbrio hormonal, listamos 7 sintomas que podem ser usados de alerta e ajudar a decidir se é preciso buscar ajuda profissional.

Perda de massa magra

Após os 35 a 40 anos, a nossa tendência é começar a perder massa magra (ou seja músculos), o que vai ficando mais acentuado após os 50. Contudo, uma perda de massa magra antes desta idade ou mesmo depois, especialmente se você se exercita regularmente, pode ser um sinal de que seu sistema endócrino está sob forte estresse e pode estar produzindo menos de alguns tipos de hormônio e demais de outros - como por exemplo o cortisol, um sinal de fadiga adrenal.
Se a perda de massa magra estiver combinada com o ganho de gordura abdominal, especialmente na barriga, pode ser um sintoma de desequilíbrio hormonal.
sinais-de-desequilibrio-hormonal-3.jpg iStockphoto/Thinkstock

Ganho de peso constante

Você se exercita com regularidade, come de forma saudável mas o peso parece aumentar progressivamente. Pode ser sinal de que os hormônios estão desbalanceados: alimentação com muitos alimentos refinados, doces e comidas prontas podem mostrar uma resistência a insulina (que leva a diabetes) e desequilibra o sistema hormonal.

Cansaço que não passa

Se você sente uma fadiga extrema, sem motivo aparente, que transforma as tarefas do dia a dia em um suplício, vale a pena dar atenção a este sintoma. Não é normal sentir cansaço constante, as vezes junto com uma espécie de névoa mental que dificulta a tomada de decisões e atrasa as coisas a fazer. Observe seus hormônios e nível de açúcar no sangue!
sinais-de-desequilibrio-hormonal-1.jpg Wavebreak Media/Thinkstock

Libido em baixa

Sua cara metade vem reclamando do seu desinteresse na cama e você realmente vem sentindo uma perda de desejo sexual mesmo sem problemas no relacionamento​? Junto com outros sintomas, pode ser sinal sim de desequilíbrio hormonal. Não negligencie!

Ansiedade aflitiva

Nada de diferente aconteceu na sua vida mas a ansiedade anda alta, você se pega criando cenários terríveis na sua cabeça, sempre acha que algo terrível aconteceu ou vai acontecer, as vezes sente uma depressão tomando conta. A causa pode ser hormonal, não espere piorar, faça um check up.
sinais-de-desequilibrio-hormonal-2.jpg Photodisc/Thinkstock

Insônia

Você sempre dormiu bem mas de uns tempos para cá as noites tem sido um inferno, pois na hora que deita o sono não vem - ou você dorme facilmente mas acorda pouco tempo depois e não consegue mais voltar a dormir. Se não existe um fato real que pode estar causando a insônia (como um problema, estresse no trabalho, uma decisão importante), pode ser o desequilíbrio hormonal se manifestando.

Fissuras alimentares

De repente você não consegue mais viver sem chocolate, uma taça de vinho, o salgadinho predileto. Cuidado, as fissuras alimentares são sinais de que o corpo não está recebendo todos os nutrientes que precisa ou que os hormônios estão em desequilíbrio. Diminua os açúcares, bebidas estimulantes, álcool e se observe.
Todos os sinais acima podem ser sintomas de outros problemas, mas se você perceber que tem mais de um de forma recorrente, vale a pena cuidar melhor da alimentação e ir investigar possiveis desequilíbrios hormonais.