sexta-feira, 30 de agosto de 2013

ELEVAÇÃO ESPIRITUAL - 18 Princípios de uma Vida Espiritual

18 Princípios de uma Vida Espiritual




Auto-Confiança
O primeiro princípio de um caminho espiritual é ter confiança em si mesmo. Sem confiança, a realização não vem. Dúvida é o que opõe a confiança. Uma vez que você elimina o negativo, você verá que o positivo já ocorreu. Quando a dúvida é afastada, a confiança está lá. Então, para ganhar confiança, você deve entender o que é a dúvida. Se você observar a natureza da dúvida, ela é sempre sobre algo positivo. Você nunca duvida do negativo. Você sabe disso por sua própria experiência. Você duvida da honestidade de alguém, mas você nunca duvida da desonestidade. Você duvida da bondade de outras pessoas, mas você nunca duvida dos defeitos delas. Se alguém diz, “Eu te amo muito”, você diz, “Será?”. Mas se alguém diz, “Eu te odeio” você nunca diz “Odeia mesmo?”. Entenda a sua dúvida como você questiona o positivo e confia no negativo, e saiba que se você está tendo dúvidas, deve haver algo de bom presente. Enfrentada desta forma, a dúvida lhe dá meios de seguir em frente. Não estou dizendo para você deixar de ter dúvidas. Duvide o quanto puder! Dê a ela o seu 100%. Isso vai ajudar você a superá-la. Uma vez cruzada a barreira da dúvida, outros progressos virão.
Pare de culpar os outros e a si mesmo
O próximo princípio é parar de culpar os outros e a você mesmo. A jornada espiritual é uma jornada a você mesmo, e quando você está ocupado em culpar a si mesmo, você não vai querer se aproximar de si mesmo. Você não será atraído a si mesmo. Sem este movimento em direção a si mesmo, em direção ao espírito, você tem uma jornada em direção à dificuldade. A alegria que você recebe da dificuldade é cansativa. A alegria que você recebe do espírito é elevadora. Você encontrará defeitos dentro de você, mas não precisa se culpar por eles. Quando você culpa a si mesmo, você é compelido a culpar os outros, porque a culpa própria não se sustenta por muito tempo. Você encontrará um motivo para livrar-se dela ao dependurá-la em outra pessoa. Isso causa o surgimento do ódio. E toda vez que você culpa outra pessoa, você está novamente se preparando para se culpar. Existe muita culpa sendo distribuída hoje, isso está atrapalhando a consciência de todo o mundo.

Elogie os outros e a si mesmo
O terceiro princípio é elogiar você e os outros. Elogiar os outros é um passo além de não culpar os outros. Elogiar acende o espírito e a presença do espírito é exaltante para você, para o outro, e para todo o ambiente. Ao elogiar você mesmo ou outro, é criado um espaço dentro de você, que é preenchido com alegria. Se você pode elogiar a si mesmo, você não precisa do elogio dos outros. Muitas vezes pensamos que elogiar a nós mesmos é ego, mas, na verdade, o ego não pode elogiar a si mesmo. Ao contrário, ele anseia pelo elogio dos outros. E entenda que todo elogio vai para o Divino de qualquer maneira. Se você diz que tem olhos lindos, quem os fez? Todo elogio vai para o Divino, o Criador. O ato de oferecer elogios expande a consciência. Algo dentro de você se abre. Culpar encolhe a consciência. Uma vez que a dimensão espiritual é uma expansão da consciência, da mente, nós não queremos agir contra isso culpando os outros. Ofereça um elogio sincero a alguém e veja como você se sente.

Sinceridade
Sinceridade é o quarto princípio. Em todas as coisas, seja sincero. Não engane a si mesmo e não tente enganar os outros. Você não está no caminho espiritual para a o bem dos outros. A busca espiritual sem sinceridade é vazia. Não traz nenhum benefício. Com sinceridade vem a paz, felicidade e alegria que você não poderia encontrar de qualquer outra maneira neste mundo.

Responsabilidade
O quinto princípio do caminho spiritual é responsabilidade. O caminho espiritual é não fugir da responsabilidade, mas assumir responsabilidade. Quanto mais responsabilidade você assumir para a sua vida, mais você está no caminho. Se você acha que é difícil administrar o que foi dado para você fazer, mais será dado! As pessoas pensam erroneamente que ser espiritual é uma fuga do trabalho árduo. Não. O caminho espiritual é marcado por atividade dinâmica e eficaz.

Abra mão do passado
O sexto princípio de uma vida espiritual é a capacidade de abrir mão do passado. Veja todo o passado como um sonho. Então venha ao momento presente. Você verá que não é necessário fazer um esforço para estar no presente. No momento em que você abre mão do passado, sua mente vem ao presente por conta própria. No momento presente, o espírito é aceso – mesmo uma faísca é transformada em brilho. Quando você se agarra ao passado, a faísca é coberta por cinzas. Esteja no presente e assopre as cinzas do passado.

Aceitação
Você precisa saber como criar um ambiente harmonioso ao seu redor. Você pode pensar que o seu ambiente cria você, mas, na verdade, você cria o seu ambiente. Veja o que é, é. A aceitação tem dois aspectos. O primeiro é a aceitação que o momento presente é inevitável. Ele aconteceu como aconteceu. Se você quer que seja diferente, ele só pode se tornar diferente no momento seguinte. Só quando você aceita o que é e fica calmo, você pode realmente mudar alguma coisa.
O segundo aspecto é aceitar as pessoas como elas são. Qualquer comportamento que elas exibam, perceba que este é o melhor que ela pode oferecer naquele momento. Seja analítico. Procure possíveis explicações para as ações delas. E, simultaneamente, assuma responsabilidade por suas próprias ações. Dessa maneira, a aceitação torna-se dinâmica e seu ambiente torna-se harmonioso.

Confirmação de sua própria morte
O oitavo princípio de uma vida espiritual é a confirmação da morte, o entendimento que você morrerá um dia. Porque existe algo no fundo de nosso interior que não morre, nós não podemos compreender completamente o fato de nossa própria morte. A confirmação da morte pode trazê-lo ao presente momento. Pode tirá-lo de todas as pequenas tentações que o afastam do presente. Uma vez que você sabe que irá morrer, então o futuro não o assombrará.

Impermanência da Vida
O nono princípio é a impermanência de tudo o que existe agora – a impermanência das situações, circunstâncias, emoções e pessoas ao seu redor. Saber que tudo isso é impermanente eleva o nível do espírito. Você pode agir com mais energia, entusiasmo e vigor. Pensamos que se reconhecermos que tudo é impermanente, isso derruba o nosso entusiasmo e nos leva a um estado de apatia. Não. O entendimento correto de impermanência acende o espírito. Quando o espírito é aceso, você se sente elevado. Entusiasmo e dinamismo estão presentes.

Confiança
Confie na Inteligência suprema e infinita que formou toda essa criação, da disposição cósmica à interação dos genes, átomos e moléculas. Dependendo da combinação dos elétrons, alguma coisa torna-se uma flor e outra coisa torna-se uma pedra, alguma coisa é ouro e outra coisa é carvão. Veja, existe um substrato básico, uma inteligência fundamental, uma unidade, em toda essa criação. E veja que isso é vigoroso. Nós não vemos o universo como uma coisa viva. Nós só vemos matéria em toda a parte, em nossos olhos só objetos aparecem. Nós sabemos que existe um campo magnético na criação, mas nós muitas vezes o vemos como um campo morto. Pura consciência é a base da mente, que você é uma parte e que todos são uma parte, é este campo e está vivo. Ter compreensão, aceitação e confiança na Inteligência que cria e sustenta todas as coisas é o décimo princípio de uma vida espiritual.

Unidade na Criação
Quando a mente humana está estressada e tensa, ela julga, discrimina, ama isso, não ama aquilo, constrói fronteiras. E agindo assim, ela se remove da existência. Essa remoção da existência, do fluxo da existência, é chamada separação, mas é só aparente. Separação da existência não é possível. Se uma porção do círculo é removida, não existe mais um círculo. Veja que você é parte da existência, um fragmento da expressão da Inteligência suprema, a força unificadora que baseia toda a criação, tudo isso. Este é o décimo primeiro princípio.
Quando você compreende a unidade na criação, você não tem que fazer um esforço para amar os outros. Amor é a sua natureza. Amor é o que existe. Nada além do amor existe. Veja que o amor não é um ação que você faz, não é uma obrigação moral que você tem que cumprir. Veja que você existe no amor e tudo além existe no amor.
E saiba que a paz também é sua natureza. Em qualquer momento, em qualquer lugar, você pode apenas sentar-se e entregar-se, sabendo que em seu interior existe um espaço puro e limpo, vasto e profundo. Este espaço interior é o que você é. Quando você sente isso, você está em contato com a sua dimensão espiritual.
“Eu vim da paz, estou em paz, e voltarei à paz. Paz é minha origem e meu objetivo. Eu sou a paz, eu sou o espaço, eu sou o amor”. Esta afirmação ou experiência interna torna-o um buscador. Saber que a sua natureza é paz e amor é o décimo segundo princípio.

Equilíbrio
O décimo terceiro princípio de uma vida espiritual é encontrar um equilíbrio entre a atividade e o descanso – entre aproveitar o seu mundo e voltar para si mesmo, encontrar um equilíbrio entre o silêncio e a fala. Se você se mantiver silente por toda a vida, sem nunca articular uma palavra, você não está necessariamente vivendo uma vida espiritual. Você ganhou a fala. Você ganhou talentos e habilidades. Faça o uso correto dessas coisas que você ganhou e equilibre-as com meditação, o aspecto de auto-referência da sua consciência.

Auto-inquirição
Auto-inquirição é o próximo princípio de uma vida espiritual. Comece com a percepção de sentir o seu próprio corpo – sua própria pele, a sensação de sua pele sob suas roupas, e sob a pele seus músculos, nervos e ossos. Não seja insensível à vida, como um animal que só come, bebe e dorme. Observe cada sensação. Tenha a percepção mais aguçada. Ao conhecer o seu próprio corpo, você chegará a conhecer o espírito – aquilo que é diferente do corpo.

Desapaixonamento e Maturidade
A percepção aguçada vem com a maturidade, ou pode-se dizer, com o desapaixonamento. Maturidade e desapaixonamento vêm juntos. Você não pode ser maduro e não ser desapaixonado. Desapaixonamento é muitas vezes entendido erroneamente como um estado mental raso e estúpido, ou um humor negativo. Tem uma conotação de ser indiferente e desinteressado. Isso não é verdade. No desapaixonamento, você está consciente, você está íntimo com você mesmo. Na maturidade não há perturbação de espírito. Na maturidade há nobreza, há liberdade, há compreensão, há mistério. Este é o décimo quinto princípio de uma vida espiritual, ser desapaixonado e viver de forma madura.

Apreciação da Beleza
O décimo sexto princípio de uma vida espiritual é reconhecer a beleza na criação, a beleza em cada pessoa, a beleza dentro de você, e conhecer esta beleza na natureza do espírito. A mente corre atrás da beleza, aprecia a beleza, mas existe uma diferença entre apreciar a beleza e querer possuí-la. Ao querer possuir a beleza, perdemos a nossa imparcialidade.
Saiba que o espírito é o belo. Onde quer que você perceba a beleza, o espírito está lá. Se alguém é belo, é por causa do espírito delas. Um corpo morto nunca é bonito. Atribuir beleza ao espírito e diferenciá-la da matéria leva você a trilhar um grande trajeto do caminho na trajetória espiritual.

Adoração e Honra
A apreciação das coisas belas traz a adoração. Você adora a beleza, você venera a beleza. Venerar e adorar tudo na criação como um reflexo do Criador é o próximo princípio de uma vida espiritual.
E honre tudo. Honrar é mais do que uma resposta emocional. É uma atitude. Indica uma compreensão equilibrada da vida. Quando respeito e amor estão presentes, vem a honra. Quando existe a honra, a mente está 100% presente e surge um sentido de sagrado. Amor e respeito trazem honra e honra traz esse sentido de sagrado. Você não pode mais sentir alguma coisa e não sentir a sua sacralidade. A sacralidade traz precaução na consciência. A percepção surge.

A Vida é Inextinguível 
O princípio final de uma vida espiritual é saber que a vida é inextinguível. Isso é totalmente contraditório ao princípio de saber que a vida não é permanente, que tudo é extinguível. Agora dizemos que a vida é inextinguível, nada pode acontecer a ela. A verdade é sempre contraditória.
 
 
Por: Sri Sri Ravi Shankar
 

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Os Princípios da Oitava Luminosa: Um guia detalhado da linguagem da alma

Os Princípios da Oitava Luminosa: Um guia detalhado da linguagem da alma



Em nossa forma mais pura, somos consciência, somos a luz que experimenta tudo. O instrumento através do qual experimentamos a nossa luz - o corpo humano - é, essencialmente, criado pelo som, ou seja, átomos que vibram em freqüências diferentes. Estas vibrações procedem em todos os tipos, aspectos e densidades da matéria que constituem o Universo, a partir dos elementos mais sutis aos mais grosseiros.

Lúmen é definido como a quantidade total de luz visível emitida por uma fonte.

Quando a luz branca da consciência entra no corpo, ela refrata e percorre sete diferentes órgãos e glândulas, com sete freqüências diferentes. Cada frequência regula as características e cor da luz emitida. Por exemplo, quando a luz da consciência entra na glândula pineal, a energia emitida é violeta, devido à vibração específica da glândula.


Por esse padrão, a Oitava Luminosa é a luz da consciência experimentada através de uma oitava de freqüências de som: as sete freqüências mais a origem da oitava.

A explicação atrás disto pode ser encontrada na teoria da música. Em uma escala musical, existem sete notas: Raíz, segundo, terceiro, quarto, quinto, sexto e sétimo são os graus da escala relacionados à nota raiz - a origem da oitava. A escala de sete tons é a fórmula de uma lei cósmica definida pelas escolas antigas aplicadas à música. No entanto, o estudo das manifestações da lei de oitavas em vibrações de outros tipos mostra que a lei se aplica a tudo na nossa realidade, que o calor, luz, química, magnetismo, e outras vibrações estão sujeitas aos mesmos princípios que as vibrações sonoras. Por exemplo, a escala de luz é conhecida pela física; em química, o sistema periódico dos elementos está estreitamente relacionado com o princípio de oitavas.



A luz solar entrando e saindo de uma gota de água para criar um arco-íris é um fenômeno simples e natural exemplificando esta lei. Quando a luz do sol deixa o prisma, ela não é mais branca, mas se espalha em sete raios de cores diferentes: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, indigo e violeta, dependendo do ângulo através do qual entra e sai.

Como isso se aplica à experiência humana?

Sons musicais são organizados em padrões de harmonia. O ruído é aleatório, sons desorganizados. Um som harmonioso é chamado um tom, e é produzido por vibrações contidas em uma forma organizada para que o intérprete possa controlar o volume, a qualidade e a duração do tom.

Da mesma forma, a harmonia da oitava Luminosa - essencialmente a interação entre corpo e espírito - é determinada pela capacidade intencional de uma pessoa de tomar conta dos tons dentro da oitava e criar harmonia na vida em vez de ruptura e ruído.

Os oito tons da Oitava Luminosa

Cada tom da Oitava Luminosa é o som nativo de um aspecto específico da experiência humana, por exemplo finanças, sexo, relacionamentos, limites pessoais, amor, comunicação, independência, clareza mental e propósito, etc. Por essa definição, cada tom se comunica por mensagens claras sobre o que funciona dentro desse aspecto - e o que não funciona. Abaixo está uma visão geral de cada tom, sua região natal, cor e efeitos, e o mais importante, como ele se comunica.

Tom 1: Propósito de Vida
Localização Física: Topo da cabeça
Energia Nativa: Estática
Aspectos Nativos: Espírito, Eu Superior, auto-aceitação
Cor: luz dourada
Objetivo: estabelecer uma forte ligação com o eu superior
Sintomas de disfunção: Transtorno bipolar, ADD, dislexia, epilepsia, esclerose múltipla, Parkinson, perda de memória ou uma história pessoal de derrame ou tumor cerebral.

Você sabe que o seu primeiro tom é harmonioso quando você sente um amor incondicional por si mesmo e todos ao seu redor sabem disso. Você está conectado ao seu eu superior e está vivendo seu propósito, expressando o seu trabalho no planeta em uma base diária. Está plenamente consciente de que seu propósito é único, focado e específico a quem você é. Seu brilho é evidente para os outros.

Você sabe que o seu primeiro tom é desarmônico, quando você se sente preso em um trabalho maçante repetitivo - como você é chamado para fazer algo grande, mas não conseguiu identificar o que é. Você não tem a coragem de romper com o seguro cheque de pagamento mensal, abrindo o espaço para descobrir a sua contribuição especial para o mundo. Você se sente abandonado por Deus.

Tom 2: Inteligência

Localização física: Glândula Pineal
Energia Nativa: Estática Elétrica
Aspectos Nativos: Inteligência, Intuição, poderes psíquicos, imaginação
Cor: Violeta
Objetivo: aumentar a clareza mental e intuição
Sintomas de disfunção: dores de cabeça freqüentes, pressão ao redor dos olhos, visão ruim, cataratas, glaucoma, insônia, paranóia, depressão.

O segundo tom está ativo quando clareza mental é um estado normal e natural para você. Ter uma mente calma, dá-lhe uma forte presença neste mundo. Você não precisa de quaisquer meios externos para manter-se nítido e claro - no lugar, você facilmente explora os recursos ilimitados de sua inteligência. Outras pessoas o respeitam por sua mente rápida e capacidade de ver as coisas claramente. Sua vida é uma série de sincronicidades e você sente o fluxo da vida em uma base diária.

Você sabe que seu segundo tom está inativo quando sente falta de clareza mental, boa memória, ou a capacidade de lidar com o estresse. Você é incapaz de permanecer focado e eficiente, e incapaz de relaxar a sua mente para curar padrões de pensamentos negativos que cercam sua vida. Você se sente confuso e muitas vezes perde de vista o quadro geral. Deseja poder ter uma visão mais ampla do que está acontecendo em sua vida.

Tom 3: Cura

Localização Física: medula oblonga
Energia Nativa: Neuro-Elétrica
Aspectos Nativos: ativação do DNA, vícios, Programação
Cor: Indigo
Objetivo: garantir que as mensagens da glândula pineal sejam comunicadas e integradas dentro do seu corpo. A casa de programação e reprogramação do DNA.
Sintomas da disfunção: ranger de dentes, problemas com boca, dentes ou gengivas, colapso nervoso, neurose, psicose, transtornos de ansiedade.

Você sabe que o seu terceiro tom está ativo quando percebe que viver o seu verdadeiro potencial não é definido pelo certo ou errado, bom ou mau, normal ou estranho. Você vive sua vida em harmonia e equilíbrio, não afetado pelas opiniões dos outros - mesmo que eles representam a maioria. Você tem a coragem de seguir seus sonhos, livre do "eu não deveria", "eu deveria" e "devo".

Você sabe que precisa se concentrar em seu terceiro tom quando você for pego em uma situação, porque é esperado de você, ou em um relacionamento, porque é "errado" obter o divórcio. Você se sente desconfortável com o não-convencional e facilmente se sente envergonhado quando aqueles em torno de você agem fora das normas - especialmente em público! Você se preocupa com o que os outros pensam a um ponto onde você muda o seu caminho para se conformar, mesmo que lá no fundo, você realmente não queira.

Tom 4: Comunicação

Localização física: Glândula Tireóide
Energia Nativa: Eletro Magnetica
Aspectos Nativos: Éter, Aura Verdadeira
Cor: Azul Céu
Objetivo: Dar-lhe o dom da comunicação clara e verdadeira, verbal e não-verbal.
Sintomas de disfunção: imunidade enfraquecida, glândulas inchadas na garganta ou dores de garganta freqüentes ou laringite, desequilíbrios hormonais, dores no pescoço ou nas costas (parte de cima), problemas de tireóide, problemas de sinusite crônica, linfedema ou hipotireoidismo.

Quando o seu quarto tom está ativo, você não tem medo de expressar sua opinião, e aqueles em torno de você valorizam o que você tem a dizer. Eles sabem que você fala a verdade, mesmo que seja desconfortável para alguns. Você se sente confortável falando na frente de grandes grupos de pessoas e sabe como cativá-los com suas mensagens. Você é um grande juiz de caráter, e é capaz de decodificar a comunicação verbal, bem como a não-verbal.

Você sabe que seu quarto tom está inativo quando você se sentir desconfortável em entregar uma mensagem difícil, para si mesmo, bem como para os outros. Você costuma aceitar coisas como verdade, mesmo sabendo que não são - "Eu estou bem com isso", "Eu estou feliz que eu perdi meu emprego", "Provavelmente aconteceu para o melhor".

Tom 5: Amor

Localização física: Glândula Timo, Região de pulmão
Energia Nativa: Elétrica
Aspectos Nativos: Ar, Felicidade, Meio Ambiente
Cor: Verde
Objetivo: criar contentamento, felicidade, amor e liberdade
Sintomas da disfunção: freqüentes enfermidades das vias respiratórias superiores, dor no peito, pressão alta, problemas cardíacos, asma, problemas pulmonares, problemas de mama, má circulação, túnel do carpo, ou problemas com ombros e braços.

Você sabe que seu quinto tom está saudável quando você se sente feliz e amado. Você sabe que é completo em seu próprio ser, feliz do jeito que você é, e ninguém pode tirar isso de você. A solidão não é uma parte de sua vida, mas a sensação de liberdade para fazer o que seu coração deseja é. Você sabe o verdadeiro significado do perdão - de si mesmo e aos outros.

Você sabe que o seu quinto tom está inativo quando muitas vezes você sente uma sensação de abandono e desejo que as pessoas estavessem lá para você. A solidão e o desejo dominante para encontrar o verdadeiro amor que completa sua vida são temas recorrentes em seus pensamentos. Mesmo se você quer deixar ir e perdoar, dor e mágoa continuam em você, mesmo anos depois.

Tom 6: Poder Pessoal

Localização Física: Plexo Solar
Energia Nativa:Térmica
Aspectos Nativos: O fogo, força, confiança
Cor: Amarelo
Objetivo: criar uma base sólida pessoal e o poder de dizer NÃO
Sintomas da disfunção: Diabetes ou baixa de açúcar no sangue, dificuldades digestivas, problemas de fígado, hérnia de hiato, cálculos biliares, varizes ou úlceras estomacais.

Quando o seu sexto tom está ativo, você vê a importância de cuidar de suas próprias necessidades antes de ajudar os outros. Você está admirado por sua confiança e carisma e gosta de capacitar outras pessoas para sentirem o mesmo. Você domina o equilíbrio entre permanecer fiel a si mesmo e trabalhar em uma equipe coesa. Você nunca deixa a raiva acumular por dentro, mas certifica-se de resolver o conflito de imediato.

Você sabe que seu sexto tom não é saudável quando os outros cruzam os seus limites pessoais toda vez. No entanto, você não pode deixá-los saber. Você quer se sentir muito irritado ou completamente impotente quando surge um conflito. Você coloca a necessidade dos outros antes das suas, mesmo se eles realmente não apreciam sua ajuda. Você muitas vezes se sente como o bode expiatório - como se as pessoas estivessem se unindo contra você.

Tom 7: Beleza

Localização Física: Útero ou Sacro
Energia Nativa: Química
Aspectos Nativos: Água, Relacionamentos, Emoções
Cor: Laranja
Objetivo: criar sensações de beleza, delicadeza, feminilidade e criatividade. A casa de sensualidade e sexualidade.
Sintomas de disfunção: problemas ginecológicos (como miomas, endometriose, distúrbios menstruais, ou problemas de ovário), problemas de próstata, distúrbios intestinais, dor lombar, ou na bexiga ou problemas urinários, transtorno alimentar ou parasitas intestinais.

Você sabe que seu sétimo tom está ativo quando você aprecia a relação com você mesmo como sendo o mais importante. Você abraça todos os aspectos da sua vida íntima e emocional, e deixa-se sentir vulnerável e chora, se você se sente triste. Está feliz com seu corpo e sabe que é bonito porque você o fez assim. Seu senso de criatividade se expressa em diferentes áreas de sua vida: ao cozinhar, ao brincar com seus filhos ou fazer amor, só para citar alguns.

Você sabe que seu sétimo tom está inativo se o sentido da perfeição sobrepõe o seu senso de criatividade. Você se sente desconfortável com o desconhecido e prefere manter o plano. Intimidade é uma área desafiadora na sua vida, e você não gosta de mostrar as emoções. Você raramente experimenta uma sensação de boa química com pessoas que você acabou de conhecer - leva um tempo para você deixar as pessoas entrarem.

Tom 8: Abundância

Localização Física: Reto
Energia Nativa: Física
Aspectos Nativos: Terra, Sangue, Sexo, Dinheiro
Cor: Vermelho
Objetivo: Ganhar dinheiro com o que você ama. Ter um ótimo sexo. Manifestar a abundância.
Sintomas de disfunção: dores nos pés ou pernas, problemas de coluna, baixa densidade óssea, problemas renais, problemas de cólon, hemorróidas, disfunções sexuais (impotência ou frigidez).

Você sabe que seu oitavo tom está ativo quando você está ganhando dinheiro, fazendo o que você ama. Outras pessoas te admiram pela sua capacidade de criar abundância e oportunidades em todos os aspectos de sua vida - dinheiro, sexo e amor - e agir sobre eles com rapidez e graça. Você se sente seguro na vida e nunca deixa que o medo obtenha o melhor de você.

Você sabe que seu oitavo tom está inativo quando você se sente preso em questões de dinheiro - não importa o quanto você trabalhe, nunca parece haver bastante. Você trabalha para viver - e não viver para trabalhar. Sua vida sexual não lhe traz alegria, e nem aranhas, cobras, salas pequenas ou grandes multidões - fobias não são território desconhecido para você.

 
 
Fonte: wakeup-world

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - A Astrologia dos Chacras

A Astrologia dos Chacras



É bem conhecido por muitos de nós agora, que o "campo energético humano" é constituído por sete centros de energia ou chakras principais que estão localizados ao longo do eixo cérebro-espinhal. Cada um destes centros age como um transformador ou subestação da energia universal ou prana que flui através da medula na base do crânio. Como o prana desce através dos cinco chakras inferiores é transformado ou modificado a partir do seu estado puro. Se os chacras inferiores estão limpos e livres de impressões negativas (supressão, trauma, etc), então o prana é livre para subir de volta para os chakras superiores que conduzem a estados mais elevados de consciência.

Se os chacras inferiores estiverem bloqueados, no entanto, o prana é impedido de subir e esses bloqueios energéticos começam a manifestar-se como "doenças" em nível mental, emocional e físico. Em outras palavras, se temos bloqueios em qualquer um dos chacras, significa que quebramos nossa "sintonização" com a energia de vida universal em um sutil, ou não tão sutil, nível. Uma vez que os chakras são centros de energia que respondem à vibração, uma das maneiras que podemos retornar ao alinhamento ou a sintonia é através do uso consciente da música, vibração e movimento.

Uma das ferramentas que podem nos ajudar nessa jornada é um entendimento, por meio do uso da astrologia, da relação entre os chakras e os planetas. No mundo astrológico cada um dos chakras está associado ou é governado por um planeta diferente. Em um nível energético o mapa astrológico é um mapa não só de inter-relação dos planetas, mas um mapa da inter-relação e da condição dos chakras. Em essência, nós temos o nosso sistema solar interno que orienta a evolução de nossa consciência através dos centros de chakras diferentes. Ao compreender a qualidade de cada chakra planetário podemos usar formas específicas de vibração, música e movimento para despertar e abrir cada chakra e energizar a nós mesmos.
Astrologia dos Chakras
O primeiro chakra, localizado na base da coluna, está associado com o planeta Saturno. Astrologicamente, Saturno representa a nossa capacidade de ancorar-nos para que possamos materializar nossos sonhos. Não ter suficiente Saturno em nossas vidas nos deixa sem chão e incapaz de sustentar-nos. Para alguns, muito pouco Saturno torna difícil criar um senso de limites fortes e centro. Muito Saturno, no entanto, e podemos nos prender muito ao plano material e resistir à mudança por causa da insegurança e do medo. Uma das maneiras de curar o primeiro chakra é através de conexão com as energias da Terra. Andar descalço, fazer ioga e percussão (tambor) são todas as formas de sintonizar as freqüências mais baixas do primeiro chakra. Tocar tambor, em particular, é uma forma eficaz de abertura e despertar do primeiro chakra. Quando o tocamos muitas vezes seguramos o tambor entre nossas pernas, que se conecta diretamente com o primeiro chakra, na base da coluna vertebral. Ao sintonizar as freqüências mais baixas do tambor não apenas energizamos nós mesmos, mas também nos tornamos mais presentes e em nossos corpos.
O segundo chakra, governado por Júpiter, está localizado na região pélvica ou genital do corpo. O segundo chakra tem a ver com questões de criatividade e sexualidade e como canalizamos a nossa energia da força fundamental da vida e das emoções. Astrologicamente, Júpiter é o planeta que representa a forma como expandimos nossa consciência. Se cresceu em uma família com emoções ou sexualidade reprimidas, então isso irá impactar diretamente o segundo chakra e nosso senso de expansividade. Se suprimirmos uma área do segundo chakra, por exemplo a sexualidade, então todas as outras áreas: a nossa paixão, a expressão de criatividade, de profunda emoção, são afetados também. Quando o segundo chakra está aberto estamos em contato com a nossa força de vida primordial, ou energia kundalini. Esta é a força eletromagnética fundamental que anima os nossos corpos e quando livremente expressada cria magnetismo, paixão e criatividade verdadeira em nossas vidas.
A chave para despertar a energia do segundo chakra, então, é fazer a nossa energia instintiva mover-se e abrir e expandir a gama de movimento pélvico. Uma das melhores maneiras que eu encontrei de fazer isso é através da dança livre ou formas de dança africana. Vários anos atrás eu tinha um bailarino convidado Africano em minha classe de Astrologia e ele explicou que muitos dos movimentos de dança Africana são realmente feitos para facilitar a abertura de vários chakras. Qualquer movimento que contrai e depois expande a área do segundo chakra, ou região da pelve, vai ajudar a soltar a energia nesse centro. Além disso, a utilização de música étnica ou mundial que ativa o centro instintivo ou em movimento, como dança do ventre e música turca, são excelentes.
O terceiro chakra, localizado no plexo solar ou "hara" é a sede do nosso poder pessoal. Marte, o planeta associado com a vontade pessoal e Plutão, o planeta associado com a vontade coletiva, são os co-governantes do terceiro chakra. As questões do terceiro chakra tem a ver com poder, controle, confiar em seus instintos, e nosso senso de poder pessoal. Um terceiro chakra bloqueado pode se manifestar com a falta de ser capaz de tomar decisões, não conseguir confiar em nossos próprios instintos e a sensação de estar sendo manipulado ou de ser uma vítima. Um terceiro chakra hiperativo pode se manifestar com problemas de controle, intimidação, raiva ou violência. A chave para a cura do terceiro chakra é aprender a tomar o poder, sem prejudicar os outros. Também é importante aprender a soltar o medo de estar fora de controle.
A música pode ser um meio particularmente poderoso para a abertura do terceiro chakra, pois é uma forma não-verbal de comunicação que vai além da mente cognitiva e afeta diretamente nossas emoções mais profundas. Muitas pessoas que sentem que têm de controlar suas emoções se encontram sendo levadas às lágrimas por música evocativa. Encontrar músicas que mexem com você, seja emocionalmente ou fisicamente é uma forma de acessar as emoções mais profundas de tristeza, pesar e raiva que muitas vezes estão presos no terceiro chakra. Conforme essas emoções são descobertas e expressadas, o terceiro chakra pode florescer e da energia que foi canalizada para o controle agora pode ser re-encaminhada para formas mais gratificantes de auto-expressão e criatividade.
Música do Coração
O quarto chakra, localizado ao redor do coração e dos pulmões, é regido pelo planeta Vênus. Vênus representa o que nós valorizamos, aquilo pelo que somos apaixonados e nossa capacidade de compartilhar o nosso amor incondicional. Eu também atribuo a regência "superior" do quarto chakra para o planeta Netuno, como é Netuno que representa o processo de transcender nossa própria individualidade e fundir-se com o espírito ou o amor divino.
O quarto chakra é a ponte entre os chakras inferiores e superiores. Tem sido dito que a nossa cultura ocidental se relaciona principalmente com as questões dos três primeiros chakras; dinheiro, sexo e poder. Enquanto limpamos as ligações emocionais dos três primeiros chakras, então podemos começar a abrir as qualidades expansivas dos chakras superiores. Se o quarto chakra está bloqueado podemos ter medo de não sermos amados, medo de dar e receber afeto ou manter relações superficiais.
A chave para a cura do chakra do coração é através do desenvolvimento de compaixão, devoção e um sentido de conexão com os outros. Musica, sob a forma de canto devocional, pode abrir o coração e diminuir os sentimentos de separação. As Danças da Paz Universal da tradição Sufi de Samuel Lewis são uma excelente forma de combinar som e movimento para facilitar um senso de conexão mística ou unidade com os outros. Combinando mantras sagrados de diferentes tradições espirituais com danças circulares simples, as Danças da Paz Universal nos ajudam a deixar de lado as paredes artificiais que nos mantêm separados. Eles também são uma maneira muito segura de praticar a forma de dar e receber amor incondicional.
Abrindo a Garganta, Terceiro Olho e Chakra da Coroa
O quinto chakra, localizado na região da garganta, é regido por Mercúrio, o planeta que representa todas as formas de comunicação e de Chiron, o planeta que representa o arquétipo de mentor / professor. É através do quinto chakra que desenvolvemos a expressão pessoal e a capacidade de criar nossa própria realidade. Se o quinto chakra está bloqueado, então podemos ter medo de sermos assertivos ou falar de nós mesmos. Também pode ser difícil expressar nossas necessidades ou os sentimentos que experimentamos que emanam do chakra do coração. Outra manifestação comum de um quinto chakra bloqueado é a descrença na nossa capacidade de criar as nossas vidas da maneira que queremos que elas sejam. Se nós crescemos sem ter voz nas decisões que estavam sendo feitas por nós ou ter nossas escolhas ridicularizadas depois, eventualmente, deixamos de acreditar na força do nosso livre arbítrio ou de nossa voz.
Curar o quinto chakra é imperativo se queremos abrir a consciência intuitiva que vem dos sexto e sétimo chakras. Se o quinto chakra está bloqueado podemos ser excessivamente mentais e não abertos à informação sutil intuitiva que está constantemente sendo canalizada através dos centros superiores. Em termos de modalidades de cura, o canto é um dos melhores métodos para abrir o quinto chakra. Como muitas pessoas com bloqueios no quinto chakra, literalmente "perderam a sua voz", a melhor maneira de recuperá-la é vibrar com o som! Mantras sagrados como o OM também são benéficos já que OM é visto como o som fundamental, ou primordial do universo. Conforme cantamos OM nos alinhamos com o som criativo que é pensado para trazer toda a forma material em existência.
O sexto chakra, localizado no meio da testa, entre os olhos, é co-governado pelo Sol e a Lua. O sexto chakra está associado com as nossas maiores habilidades mentais de introspecção, auto-exame, a percepção e a intuição. Tradicionalmente, o sexto chakra é visto como tendo dois pólos. O pólo lua, localizado na medula, é onde recebemos o "sopro de Deus" ou energia universal. O sol ou pólo ativo, localizado no terceiro olho, é onde nós expressamos esta energia universal através do veículo da nossa própria individualidade. Um sexto chakra bloqueado pode se manifestar como medo de olhar para dentro de nós mesmos, medo de usar nossas habilidades intuitivas, recusa a aprender com as experiências da vida, ou a incapacidade para acessar orientação interior. Os sintomas físicos podem incluir dores de cabeça, ansiedade, depressão e dificuldades de aprendizagem. Uma das melhores maneiras de abrir o sexto chakra é através da visualização, meditação e acesso ao reino imaginário através de sonhos. Esta abertura pode ser facilitada pela música que evoca a imaginação e abre-nos para o reino dos insights não-ordinários. Especificamente, há muitos CDs disponíveis que ajudam o cérebro a acessar estados mais profundos de consciência alfa, delta e theta que de outra forma só se produz através de práticas de meditação.
Por fim, chegamos ao sétimo chakra, localizado na parte superior ou coroa da cabeça. O chakra da coroa é visto como outro ponto de entrada de energia da força da vida e representa a nossa ligação com a consciência universal. Eu associo o sétimo chakra com o planeta Urano, como é Urano, que representa a corrente universal de energia que alimenta o corpo, mente e espírito. A partir da perspectiva védica da Índia, Urano representa a energia kundalini que reside na base da coluna vertebral, no primeiro chacra. Conforme nós despertamos e abrimos cada um dos chacras a energia kundalini sobe a coluna e ativa o sétimo chakra que conduz à iluminação ou ascensão. Muitos de nós experimentamos isso no orgasmo conforme a kundalini se move através dos chacras inferiores e ativa o chacra coronário. A razão de pegarmos no sono depois do orgasmo é que não somos acostumados a canalizar tanta energia nos centros superiores então acabamos dormindo, ou ficando inconscientes.
Se temos bloqueios no sétimo chakra, isso pode se manifestar como baixa energia vital, a descrença de que podemos ser suportados pelo universo, ou nos sentindo desconectados de um senso de significado ou sentido em nossas vidas. A coisa interessante sobre o sétimo chakra é que ele é a polaridade oposta do primeiro chakra, para que possamos abri-lo "acima" ou "abaixo". Práticas de Pranayama ou respiração ajudam a abrí-lo, expandindo a nossa capacidade de canalizar a energia através da parte superior da cabeça. À medida que expandimos a nossa capacidade de canalizar a energia, podemos suportar mais vivacidade se movendo através de nossos corpos sem resistência.
Conforme vamos abrindo os chacras inferiores através do movimento e sons, diminuímos a resistência que temos estarmos mais vivos e liberamos a energia kundalini que está adormecida na base da coluna vertebral. Em outras palavras, abrir os chakras superiores não significa que temos de ignorar ou "transcender" os chacras inferiores como algumas tradições nos querem fazer crer. Pelo contrário, ela exige que trabalhemos para abrir todo o campo de chacras para que tenhamos a capacidade de experimentar estados mais elevados de consciência, de uma forma aterrada ou física.
 
 Por: James Jarvis
Fonte: om times

O PODER DE UMA EGRÉGORA - O QUE É UMA EGRÉGORA? E QUAIS SUAS INFLUÊNCIAS SOBRE NÓS?

A EGRÉGORA


aconteceu com você de sentir-se particularmente feliz num lugar qualquer, particularmente à vontade, sem razão aparente? Na floresta povoada de claros-escuros cintilantes, sentiu, como o Conde de Gabalis, o roçar sutil dos gnomos, dos silfos e das salamandras, hóspedes espirituais desses locais? Após uma reconfortante reunião, você saiu satisfeito, sentindo-se em união perfeita com todos? Quanto a mim, lembro-me de um concerto de danças caucasianas, onde a sala inteira encontrava-se unida como um só ser. Lembro-me de um extraordinário solo de Heifetz no silêncio religioso de quinhentas 

respirações suspensas ao som cristalino do violino, silêncio que permaneceu por alguns segundos após a última nota do virtuose, antes da explosão das aclamações. 




Por outro lado, aconteceu com você de sentir-me oprimido ao pisar nos restos dos campos de concentração, nos campos de batalha de Oradour- sur-Glane? Diz-se que o sangue dos mártires de todas as ideologias clama ao céu sua dor e que a imagem dos acidentes impregna os cruzamentos onde se produziram. No metrô parisiense, que transporta tantos espíritos heteróclitos e libera uma infinita tristeza, quantos têm o coração apertado pela atmosfera que lá impera e pela morosidade dos viajantes que nos cercam; privados também da "bolha de ar" necessária ao bem-estar de nossa aura, sufocamos. 



Esses estados de espírito podem vir de nossa percepção da egrégora do lugar. 



Que é uma egrégora? 



Ao se reunirem, os seres formam, pela união de sua vontade, um ser coletivo novo chamado Egrégora. La Voix Solaire (A Voz Solar) em seu número de março de 1961, dava-nos a seguinte definição: "Egrégora, reunião de entidades terrestre e supra-terrestres constituindo uma unidade hierarquizada, movidas por uma idéia-força". 




Esta palavra poderia originar-se no grego "egregoren", que significa "velar". No Livro de Enoch está escrito que os anjos que tinham jurado velar sobre o Monte Hermon teriam se apaixonado pelas filhas dos homens, ligando-se "por mútuas execrações". 




Papus, em seu Traité élémentaire de Science Occulte (Tratado elementar de Ciência Oculta) introduz uma nova noção: As egrégoras são "imagens astrais geradas por uma coletividade" (pág. 561). 




Em La Voie initiatique (A Via iniciática), Serge Marcotoune constata que a energia nervosa se manifesta por raios no plano astral: "O astral está cheio de miríades de centelhas, flechas de cores das idéias-força. Sabemos que cada pensamento, cada intenção a que se mistura um elemento passional de desejo, se transmite em idéia- movimento dinâmica, completamente separada do ser que a forma e a envia, mas seguindo sempre a direção dada. As idéias-força são os elementos mais elementares do plano astral; elas seguem sua curva traçada pelo desejo do remetente". (pág. 195) É por isso que precisamos controlar nossos desejos a fim de que eles não pesem sobre nós, acorrentando-nos, imprimindo à nossa aura cores diferentes. A meditação e a prece do iniciado regeneram-no, permitindo-lhe emitir idéias sadias e tranqüilizantes. No astral, os "spiritus directores", os espíritos-guias, canalizam as idéias-força para zonas determinadas. 




Em La Clef de la Magie Noire (A Chave da Magia Negra), Stanislas de Guaita analisa a história da Convenção, desmascarando as entidades homicidas coletivas e os atos sanguinolentos delas decorrentes (pág. 324). De fato, no mundo astral as coisas semelhantes aglutinam-se para criar um coletivo, graças às suas vibrações idênticas. A 
egrégora, ser astral, possui seu centro e seu eixo nesse plano e busca um ponto de apoio terrestre para assegurar-se das formas estáveis. 



O iniciado aproxima-se assim dos seres superiores e elevados. No astral nascem os germes das grandes associações, das grandes amizades, das proteções. Em constante modificação, em evolução, as formas das egrégoras são, na maior parte do tempo, efêmeras. As egrégoras não possuem ponto de apoio. Elas podem obstruir nosso caminho ou ser utilizadas por um operador. 



Marcotoune escreve: "As egrégoras que podemos considerar como prontas formam uma classe à parte. São as egrégoras da cadeia iniciática ou das grandes religiões. Elas servem à obra sacrifical de expiação do Filho de Deus para salvar a humanidade. São dirigidas diretamente pelos seres reintegrados e pela vontade divina. Situadas no cume do plano astral, perdem-se na fusão com os planos espiritual e divino". (pág. 206) Elas realizam o destino cósmico de todo o universo. 



Os antigos... 



Basta que o mundo invisível seja um poderoso auxiliar para os seres humanos, para convencê-los de ler os textos antigos. Se os homens criaram mitos, foi porque se viram confrontados com forças imensas, incompreensíveis, dissimuladas nas profundezas ocultas da Natureza. Sabiam que cotidianamente eram travados combates na terra e no céu. 
Zeus luta contra os Titãs; Rama combate os demônios gigantescos do Ramayana; Krishna ajuda o guerreiro Ariuna em seus embates com a Vida, os exércitos vindos do invisível são confrontados com os do manifesto. No Règlement de Guerre (Regulamento da Guerra) dos essênios, vê-se o mundo angélico inteiro empenhado na batalha terrestre. Na China, o Culto dos Ancestrais estabelecia um equilíbrio ente a Terra e o Céu por meio da Egrégora familiar astral. Papus cita Ovídio no Traité Elementaire de Science Occulte: "Quatro coisas devem ser consideradas no homem: os manes, a carne, o espírito e a sombra. Essas quatro coisas são colocadas cada uma em seu lugar: a terra cobre a carne; a sombra flutua em redor da tumba, os manes estão no inferno e o espírito voa para o céu" (pág. 404). Os egípcios pensavam que não só o ser humano possui um duplo (Kha), mas também todos os animais e todas as coisas em que a vida se faz sentir: as cidades, as províncias, as nações. Henri Duville o observa na sua A Ciência Secreta (La Science secrète) 



E nós... 



Estamos convencidos, como Beaudelaire que: "A Natureza é um templo onde viventes pilares Deixam às vezes escapar confusas palavras, O homem nela passa através de florestas de símbolos Que o observam com olhares familiares..." 




Somos convidados com insistência a decifrar o que está oculto (ocultismo), a descobrir o que está fora das coisas (esoterismo), a aprofundar o que nos espanta porque, diz Aristóteles, "do espanto vem a Sabedoria". 



A noção de Egrégora libera dos grilhões religiosos. Na verdade somente o Amor ao Bem e à Verdade, somente nossa ação e nosso Coração nos conduzirão à família espiritual que nos corresponde, segundo a densidade de nosso espírito. 




Como Swedenborg, viajaremos em grupos unidos, sendo ensinados pelos diversos grupos de anjos que formam sociedades à parte, elas próprias reagrupadas em um grande corpo porque, diz ele, "o céu é um grande homem". Paulo, na Epístola aos Romanos (12) e em 1 Coríntios 12, escreve: "Formamos um único corpo com o Messias"... "Sim, o corpo é um, mas há vários membros e todos os membros do corpo, que são numerosos, formam um único corpo". Tal é a comunhão dos Santos. 



Jesus dissera: "Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, estarei entre eles". 



No Apocalipse, João faz os Anjos responsáveis pelas Nações intervirem, porque somos responsáveis pelos erros coletivos cometidos. Ninguém pode lavar as mãos, como fez Pilatos: guerras, fomes, massacres diminuem nossa liberdade, porque participamos da 
egrégora da terra; da mesma forma que os genes de nossa hereditariedade marcam a história de nosso corpo. Segundo a Bíblia, cidades inteiras foram punidas por causa de sua egrégora envenenada. Phaneg escreveu: "Todo coletivo constitui na verdade uma família no espiritual e tem seu chefe. É a este chefe que o Espírito fala..." 




Compreende-se, nessa ordem de idéias, que jamais se deve responder ao ódio como ódio, porque então as duas egrégoras selariam uma aliança estreita para nossa maior danação. Devemos estar convencidos que nenhuma de nossas aspirações para o Bem se perde e que nossa vida deve produzir Idéias-força poderosas. É o segredo da prece dos "fracos". Se utilizamos ritos é porque eles constituem um apelo às forças elevadas. Se realizamos uma Cadeia de União, é para ligar o visível ao invisível num campo magnético fechado onde as forças perpendiculares se projetarão. Ela é ao mesmo tempo criadora e receptora; escudo protetor e receptor de influências astrais e espirituais. As egrégoras são dinamização das auras num objetivo preciso. 




Todo o esforço da vida iniciática tem por meta utilizar, da melhor maneira possível, nossa vida, nossos ímpetos, nosso amor, para equilibrá-los e fazer deles uma base sólida num esforço de continuidade e de ascensão. 



Metamorfoseemo-nos pela mutação de nosso coração; é a via cardíaca martinista.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Cromoterapia. Introdução básica para o entendimento

Cromoterapia. Introdução básica para o entendimento



A Cromoterapia é uma ciência que usa a cor para estabelecer o equilíbrio e a harmonia do corpo, da mente e das emoções. Vem sendo utilizada pelo homem desde as antigas civilizações, como no Egito antigo, nos templos de luz e cor de Heliópolis, como também na Índia, na Grécia, na China, onde suas aplicações terapêuticas foram comprovadas através da experimentação constante e verificação de resultados.

Atualmente há estudos onde se determina qual a cor mais adequada para ambientes de estudo, ou de trabalho, ou hospitais, etc. Até nas propagandas o uso de cores é estudado, dependendo do objetivo a que se quer chegar, o público alvo e o produto que está sendo trabalhado.

A Cromoterapia é baseada nas sete cores do espectro solar e cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o nível físico até os mais sutis.

Querer catalogar, classificar as cores, é limitar o poder da luz. Cada cor tem uma infinidade de aplicações, pois elas são utilizadas conjugadas a outras energias que estão além dos sentidos, em outras dimensões. Por isso, eventualmente, pode-se usar determinada cor conseguindo-se determinado efeito e, em circunstância diferente, é preciso usar outra até aparentemente antagônica para conseguir o mesmo efeito. 

Para cada pessoa deverá ser feita uma sensibilização diferente, pois a cor deverá combinar com as cores dessa pessoa. Não há cor melhor ou pior, mais nobre ou menos nobre, o que pode haver é a cor errada para determinado momento. 

Por exemplo: costuma-se catalogar o azul como uma cor calmante e quando um paciente se queixa de irritação, nervosismo, costuma-se pensar em alguma cor dentro dos tons de azul. Mas esse paciente pode estar muito desenergizado, tentando superar essa falta de energia e ficando irritado por não conseguir o desempenho que gostaria de ter. Nesse caso, sua necessidade poderia ser de uma cor energética como o vermelho ou o laranja, quando então se acalmaria. 

O cromoterapeuta deve ter formação e visão holística e a sensibilidade desenvolvida para utilizar as cores da forma adequada, ativando as energias que estão deficitárias, ajudando na recuperação de células doentes e contribuindo na indução a melhores hábitos mentais que se traduzirão em melhoria da ação, dos hábitos e da conduta, levando à harmonização e à saúde integral.

Cada parte do nosso corpo esta estritamente relacionada com as cores do espectro, portanto, dependendo da moléstia, necessitamos tratar essa parte com sua cor vibracional correspondente. Por exemplo: diabetes usamos o amarelo por sua ação reativadora e renovadora. Cromoterapia é um tratamento terapeutico baseado em cores que podem ajudar a curar moléstias que se apresentam em nosso corpo físico.

O ser humano e a natureza necessitam da luz do sol para viverem. Sem luz não há vida e dessa maneira, o homem e a natureza recebem a luz solar e esta se decompõe em sete raios principais que são distribuidos por todos os nossos corpos, físico e energético. Se houver desequilíbrio dessas cores, as doenças refletem-se no nosso corpo físico e adoecemos.

A Cromoterapia, através de suas cores energéticas, reestabiliza o equilíbrio do organismo, obtendo-se, portanto, a cura.No tratamento Cromoterápico, podemos utilizar várias técnicas como fonte de cura ou harmonização: luz do espectro solar, luz de lâmpadas coloridas, alimentação natural, mentalização das cores e ainda contato com a natureza. As técnicas descritas aqui, podem ser utilizadas no tratamento das moléstias conforme tabela (na opção "tratamento").


Luz do Espectro Solar

Para essa técnica utilizamos um copo, garrafa, ou recipiente de vidro transparente, e neste, colocamos água potável, envolvendo-o com papel colorido (na cor recomendada conforme tabela de tratamento).

• A exposição ao sol deverá ser de, no mínimo, 4 horas, para que a água possa ser carregada com a energia solar refletida pelo papel colorido.
• Deverá ser tomado dois copos de água carregada ao dia, sendo um pela manhã em jejum e o outro à noite antes de dormir. 

A duração desta técnica de tratamento extende-se até a melhora do sintoma.
Essa técnica também pode ser usada com óleo de amêndoas para massagens locais (apenas uso externo).


Luz de Lâmpadas Coloridas

Nessa técnica utilizamos um bastão com bocal para lâmpada, escolhemos uma lâmpada de 25Watts com a cor estabelecida na tabela de tratamento.
Aplicamos em movimentos circulares, sentido horário, numa distância de 5cm da pele. Essa exposição deve ser por um perído de 5 minutos, uma vez ao dia, até o desaparecimento dos sintomas.

• Aplicação da luz azul para problema muscular

• Aplicação de luz amarela para tratamento do fígado

• Luz azul no tratamento das articulações

• Luz verde para infecções


Alimentação Natural

Como coadjuvante do tratamento, a alimentação natural tem sua devida importância na harmonização do nosso sistema. Para isso, devemos selecionar alimentos que têm sua cor relacionada com o seu tratamento Cromoterápico. 

Exemplo: se estiver tratando com a cor amarela, procurar ingerir mais alimentos com essa tonalidade.


Mentalização das Cores 

Se você tiver uma certa facilidade em visualizar mentalmente as cores do espectro, poderá ser feita essa mentalização no respectivo local ou órgão pelo prazo de 30 segundos duas vezes ao dia.


Contato com a Natureza

Como nosso corpo físico está estritamente ligado ao nosso campo mental, faz-se
necessário que esvaziemos a mente do estresse diário para tanto, o contado com a natureza é uma fonte benéfica para a tranquilização da mente e harmonização do corpo.



COR SIGNIFICADO
  
VERMELHO 
Ativador da circulação e sistema nervoso (não utilizado)
ROSA FORTE  
Age como desobstruidor e cauterizador das veias, vasos e artérias e eliminador de impurezas no sangue
ROSA  
ATIVADOR, acelerador e eliminador de impurezas do sangue
LARANJA
Energizador e eliminador de gorduras em áreas localizadas
AMARELO FORTE 
Fortificante do corpo, age em tecidos internos
AMARELO  
Reativador, desintegrador de cálculos, purificador do sistema e útil para a pele
VERDE FORTE  
Anti-infeccioso, anti-séptico e regenerador
VERDE  
Energia de limpeza, vaso-dilatador e relaxante dos nervos
AZUL FORTE  
Lubrificante das juntas e articulações
AZUL  
Sedativo, analgésico, regenerador celular dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório
ÍNDIGO  
Anestésico, coagulante e purificador da corrente sanguínea. Limpa as correntes psíquicas
VIOLETA  
Sedativo dos nervos motores e sistema linfático, cauterizador das infecções e inflamações
ENFERMIDADES E SEU TRATAMENTO

AMARELO  
indigestão, hepatite, icterícia, fígado, vesícula-biliar, pâncreas, rins, intestinos, espinhas e afecções da pele
LARANJA  
asma, bronquite e pulmões
VERDE  
problemas sanguíneos, feridas, infecções e cistos mamários
AZUL FORTE  
resfriado, sinusite, infecção do ouvido, estresse, tensão nervosa, reumatismo agudo e articulações
AZUL  
inflamação de garganta, tireóide, prisão de ventre e espasmos
ÍNDIGO  
inflamações dos olhos, catarata, glaucoma, cansaço ocular, epistache (sangramento nasal) e nevralgias


Fonte: http://www.guardioesdaluz.com.br/cromoterapia.htm Respeitando sempre os direitos autorais. Por favor mantenham sempre o endereço e o link do blog de origem da postagem!
Com isso você evita a violação dos direitos autorais do autor, repassando a mensagem de forma limpa e clara.
Namaste!
Gislaine Coelho.