segunda-feira, 2 de setembro de 2013

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Cristais para borrifar em casa

Cristais para borrifar em casa

Cristais para borrifar em casa








Em um recipiente de vidro transparente, de preferência sem desenhos ou relevos, coloque os cristais, encha o recipiente com água mineral e cubra-o com um pano de algodão branco. Deixe o recipiente ao ar livre, durante pelo menos duas horas, preferencialmente no sol da manhã.
Borrife essa água em casa, na véspera da virada ou no primeiro dia do ano. O spray ajuda a deixar o ambiente impregnado de boas energias energia, além de propiciar um “bom princípio”.



 

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Purificação do Corpo

Purificação do Corpo

 

 

 

 

 

 

 

 É o cuidado que você deve tomar com seu corpo, sua mente, que serve como um inicio do ritual que você irá praticar:

Banhe-se com pétalas de rosas, aplique óleos de aromas compatíveis com o ritual a ser feito, medite bastante, faça exercícios de respiração, e nesse dia especialmente, não beba, não use drogas e se possível, evite carnes, principalmente as de porco.
Fique calma e em paz consigo mesma, livre-se de maus pensamentos, sentimentos de vingança, e outras coisas menores.
Uma outra maneira de você se purificar é abraçando uma árvore, com amor, sentindo que ela é sua amiga, (e na verdade é) deixe que ela “descarregue” você de toda energia negativa. É uma experiência sentida na hora…você se sentirá muito melhor na mesma hora.
Ouça se possível músicas suaves (NewAge) ou músicas Wiccanas, descanse bastante, evite contato com pessoas de má influência, desligue-se de problemas, não dê muita importância à notícias de rádios ou TV, evite-as a medida do possível, tenha bons pensamentos.
Evite antecipar o ritual, ou seja ficar planejando fazer isso ou aquilo, deixe que ele aconteça normalmente, porque nesse momento você já está praticando o ritual, lembre-se que em magia, seja ela qual for, nosso tempo e espaço são diferentes do tempo e espaço do mundo mágico, então, faça apenas uma coisa de cada vez, isso evita que se esqueça de algo importante e diminui o risco de algum acidente.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Calendário Mágico – Dias de semana - SAIBA COMO PROVEITAR MELHOR CADA DIA DA SEMANA

Calendário Mágico – Dias de semana

 

Calendário Mágico – Dias de semana

Segunda Feira
É regido pela Lua, o incenso é o Arruda, a cor é o Branco e o Prateado, o metal é a Prata, a pedra é a Pérola e o Cristal. No Yoga está relacionado com a pituitária e o chakra Agna ( terceiro olho ). A Lua representa a Alma, que guarda a história de todas as nossas vidas passadas, nossos defeitos e virtudes, adquiridos através dos séculos. O que somos hoje é a síntese das experiências vividas até agora, que está guardado em nossa alma, no inconsciente. Isso mostra ao homem a necessidade de enfrentar e transmutar o mundo do inconsciente. São os sonhos, a telepatia.

Terça Feira

É regido por Marte, o incenso é o de Verbena, a cor é o Vermelho e o Escarlate, o metal é o Ferro, a pedra é o Rubi. No Yoga está relacionado com o baço e o chakra Manipura ( plexo solar ). É a força que temos para concretizar nossas ações, é a nossa energia. Da forma que agimos, vamos criando o nosso Karma, positivo ou negativo. É a ação instintiva, que devemos tornar consciente. Este dia é propício para analisar como temos usado a energia em nossas ações, se de modo positivo ou negativo, se tem prejudicado ou ajudado outras pessoas e a nós mesmos. Dessa forma teremos cada vez mais energia, e nossas ações serão mais conscientes.

Quarta Feira
É regido por Mercúrio, o incenso é o Verbena, a cor é o vermelho e o escarlate, o metal é o ferro, a pedra é o rubi. No Yoga está relacionado com as tiróides e o chakra Vicchuda ( plexo faríngeo, da Pureza). Mercúrio é o mensageiro dos deuses da inteligência, é o Verbo ( No princípio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus). Neste dia devemos meditar de como temos nos comunicado com as outras pessoas, se de forma construtiva ou não. Como podemos usar o dom da inteligência em favor dos menos favorecidos. Dessa forma, teremos mais luz na mente, e desenvolveremos cada vez mais a inteligência.

Quinta Feira
É regido por Júpiter, o incenso é o de Orquídea, a cor é o azul, o metal é o estanho, a pedra é a ametista e a safira. No Yoga está relacionado com a supra- renal direita e o chakra Svadhistana ( plexo hipogástrico). Júpiter simboliza a autoridade, o poder, o mestre, a generosidade sem limites, a bondade, o pai. Todos somos mestres e discípulos, pois temos muito para aprender e muito para ensinar. O dia de hoje é propício para analisarmos de como temos usado nossa autoridade, se temos sido generosos para com o próximo.

Sexta Feira
É regido por Vênus, o incenso é o de Acacia, a cor é o verde- claro, o metal é o cobre, a pedra é a esmeralda e a turquesa. No Yoga está relacionado com o timo e o chackra Anahata ( plexo cardíaco, Amor Universal ). Vênus desperta no homem a necessidade da harmonia, da beleza, do equilíbrio, do amor. Este dia é favorável para analisar se o que fazemos no dia a dia, é feito com harmonia equilíbrio. Devemos pensar no Amor da forma mais universal e intensa possível, depois derramar essas vibrações sobre as pessoas e o nosso planeta.

Sábado
É regido por Saturno, o incenso é o Vetiver, a cor é o preto e o anil, o metal é o chumbo, a pedra é o onix e a safira. No Yoga está relacionado com a supra- renal esquerda e o chackra Muladhara ( plexo sexual ou sacro ). A fábula da transmutação alquímica, do chumbo ( Saturno ) em ouro ( Sol ), mostra- nos o caminho que temos que trilhar, através da disciplina, do trabalho e responsabilidade, para alcançarmos os planos mais altos da espiritualidade ( Sol ). Este dia é propício para analisar o que temos feito com o nosso tempo, como o usamos, que temos feito para o nosso progresso espiritual, e de nossos semelhantes.

Domingo
É regido pelo Sol, o incenso é o de Alecrim, a cor é o amarelo e o dourado, o metal é o ouro, a pedra é o topázio e o diamante. No Yoga está relacionado com a a glândula pineal e o chackra Sahasrara (plexo cerebral, o lótus de mil pétalas ). o Sol representa a luz interior do homem, é a revelação da natureza divina que reside no ser humano. É o homem, filho de Deus, criado á sua imagem e semelhança. Neste dia devemos agradecer á Divindade pela nossas existência, devemos buscar dentro de nós, a luz divina e tomar consciência, que somos espírito e ao espírito voltaremos.



EQUILÍBRIO E HARMONIA - Técnicas de limpeza da casa para harmonizar

Técnicas de limpeza da casa para harmonizar



Técnicas de limpeza da casa

O campo de energia de um local pode ser transformado através de técnicas simples de limpeza, mas para isso é importante
que você siga uma determinada ordem para obter sucesso neste trabalho.
1º Preparação
Quando resolvemos fazer a limpeza de nossa casa devemos ter em mente a intenção geral que queremos com esse trabalho. Assim antes de começar a limpeza espiritual devemos definir o propósito, de preferência defina-o, escreva e confirme seus objetivos. Esta carta deverá ser endereçada ao universo pedindo que seus desejos sejam realizados durante esse processo você deverá estar com sua atenção totalmente voltada a esse trabalho.
O dia anterior…
Uma das maneiras mais rápidas de limpar as energias de uma casa é simplesmente limpando-a.
toda casa que permaneça com a sujeira física também manterá a energia negativa.
Antes de mais nada você deverá começar organizando todos os moveis e objetos pertencentes
ao local que se queira limpar logo em seguida deve ser feito a limpeza física. Faça uma faxina caprichada.
2º Purificação
Antes de começar a trabalhar com as energias do local você deverá entrar me contato com sua própria energia e logo em seguida com as energias da casa. Pare em frente á porta principal respire profundamente e sinta-se em equilíbrio, imagine que você está se tornando uma pessoa enorme a ponto de ter toda a casa envolta em toda sua energia.
Conecte-se com seu lado espiritual fazendo uma oração e fique alguns instantes em silencio ouvindo aquilo que a casa tem para lhe disser. Circule por todos os cômodos para sentir o que cada um tem a lhe transmitir antes de começar a limpeza energética.
3º Limpeza
Acenda uma vela branca em homenagem ao seu anjo da guarda e ao lado desta uma vela color endereçada ao universo pedindo que seus desejos sejam realizados durante esse processo voce rida (vide anexo abaixo) que corresponda ao seu objetivo. Durante esta etapa você deverá mentalizar e invocar sua força superior e através de uma oração
dedicar ambas as velas ao universo para concretização de seus objetivos.
A fumaça nos conecta com o espirito do ar e tem sido usada ao longo dos tempos como um grande elemento de purificação.
Neste passo você irá começar a limpeza através da força do elemento ar.
Existem três maneiras básicas de defumação:
A mais simples delas é a utilização de incensos, entretanto devo ressaltar que nem todo incenso serve para a limpeza é importante quando se acende um incenso em sua casa que você saiba qual a
finalidade do aroma que ele tem.
A segunda maneira também fácil é a utilização de defumadores em tablete encontrados em varias casas de artigos religiosos,
somente devemos lembrar que seus diversos nomes não tem uma real atuação, pois a maioria deles são confeccionados apenas
com serragem e essência aromática. A terceira e mais eficaz é a utilização de ervas secas que serão queimadas em brasa.
Para uma limpeza profunda você deverá utilizar a terceira alternativa.
Defumação em brasa:
Existem algumas ervas que apenas você deverá acende-las com fogo e elas próprias iram queimar.
A melhor para limpezas e mais comum é a Sálvia Americana que já estão enroladas e que você poderá utilizar toda vez que
necessitar de uma limpeza voltada mais para o âmbito espiritual.
A segunda forma é acender o carvão deixando-o ficar em brasa, coloca-lo em um recipiente (exemplo: Turíbulo) e despejar
as ervas secas que a própria brasa do carvão vai transforma-la em fumaça.
Tipos básicos de defumação:
Defumação de 7 ervas para limpar o ambiente:
Arruda, guiné, benjoim, alecrim, alfazema, mirra e levante.
Defumação de 7 ervas para acalmar o ambiente: abre caminho, eucalipto, alecrim, guiné, arruda, colônia, alfazema.
Defumação para afastar energias negativas deixadas por outras pessoas:
casca de alho, arruda, guiné, alecrim,espada de São Jorge, espada de Santa Bárbara, comigo- ninguém- pode.
Defumação para atrair dinheiro:

café, açúcar, folhas de louro, manjericão, folhas de pitanga.
Defumação para atrair a prosperidade:
açúcar cristal, canela, cana de açúcar, nos moscada, cravo.
Defumação quando se termina um relacionamento amoroso:
defumar a casa uma vez por semana, durante um mês, com casca de alho para que o sentimento de perda não se transforme em depressão.
A limpeza com a utilização de águas é de extrema importância, pois trabalham as energias densas que ficam no chão do imóvel. Temos dois tipos de limpeza básica: a primeira é burrificada no ambiente e a segunda é passar pano no chão com determinada fragrância.
Algumas essências que poderão ser usadas:
ABSINTO: Seu perfume é ideal para pessoas que buscam harmonia, inspiração, amor e intuição.
ALECRIM: é comum ser usado para afastar maus espíritos e ladrões. Oferece também proteção na área profissional
além de ajudar na recuperação e no tratamento de doenças.
Estimulante para quem tem dificuldade de memorização, traz felicidade e justiça.
ALFAZEMA: reativa alegria, alivia dores de cabeça, depressão e limpa energias estagnadas.
ARRUDA: afasta influencias negativas, intensifica a força de vontade auxiliando a pessoa que a usa a realizar seus desejos,
sejam quais forem.
BENJOIM: indicado para favorecer a conquista, o afeto, o talento artístico, o idealismo, o amor, a sensualidade e o triunfo.
Além disso, alivia o cansaço mental e o desgaste emocional. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a Deus.
CANELA: a planta e sua essência estão ligadas ao Sol; por isso seu perfume traz contentamento, energia, expansão e
jovialidade. Usado em purificação energética de ambientes, protegendo do olho-gordo, inveja e outras perturbações, usada
para atrair prosperidade.
CANFORA: ela é indicada para a realização de experiências psíquicas e mística, trazer inspiração, melhorar a memoria
e o discernimento, favorecer a meditação e a abertura do inconsciente coletivo.
CEDRO: essa essência estimula o entusiasmo, a capacidade critica, a independência, o otimismo, a sabedoria e a liderança.
FLOR DE LARANJEIRA: afasta o pânico. Aumenta a segurança e autoconfiança em assuntos emocionais e financeiros.
FLOR DE PITANGA: atua poderosamente na área financeira. Direciona aquisições materiais e negociações com êxito.
HORTELÃ: nos livros de vodu consta que o seu óleo anula feitiços malignos. Perfumes com hortelã favorecem a compreensão,
decisão, ordem, integridade e consciência ecológica.
JASMIM: usada pra purificar os quartos de pessoas doentes. A essência dessa flor esta ligada a cura, afetuosidade,
maternidade, rejuvenescimento, sedução, devaneios e sentimentos.
MIRRA: ela é indicada pra estimular a compreensão, a estabilidade e a fertilidade.
MURTA: usar perfume com murta propicia boa sorte, harmonia, amor, luxo, casamento, riqueza material, confiança,
imaginação criativa e sabedoria.
NARCISO: o narciso estimula a fidelidade, inteligência, paciência, silencio, união dos opostos, retraimento, meditação
e elevação.
OLÍBANO: o aroma está associado a equilíbrio, beleza, devoção, iluminação, meditação, renascimento, verdade, santificação
e êxtase
PATCHULI: ele é indicado para estimular a vitalidade e purificar os impulsos animais, como desejo sexual e fome.
ROSA: o perfume de rosas estimula a conquista, afeto, beleza, artes, inspiração, romance, sentimentos e nobreza.
SÂNDALO: seu aroma está associado a afeto, vivacidade, grandeza, amor, sensualidade e triunfo.
TABACO: o aroma leva a pessoa a ter coragem, firmeza, disciplina, vitalidade, poder e autocontrole.
VERBANA: afasta a tristeza, negatividade e melancolia, libera energias negativas trazendo criatividade, desenvoltura,
alegria e bom astral.
VIOLETA: na antiguidade, os gregos acreditavam que essa flor, que cresce em diversas regiões temperadas e tropicais,
servia para acalmar a raiva. Já os celtas a utilizam em cosméticos ou para combater espíritos maléficos.
Também os adeptos do vodu dizem que seu óleo é bom pra quebrar poder dos encantos e afastar espíritos malignos.
Um perfume de violeta ajuda a pessoa a espantar fantasmas pessoais.
4º Consagração
Depois de toda limpeza deve ser feito uma consagração, e nesta hora que manteremos a energia positiva no local,
sendo assim a utilização de ervas e plantas é muito benéfica. Você também como símbolo da energia da sua residência ou
comercio poderá programar um cristal para seu espaço.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Explore quem você é

Explore quem você é

Explore quem você é

Compreenda quem realmente você é:

Seja curioso sobre si mesmo e sobre este incrível Universo do qual você é parte. Explore quem você é e assim crescerá espiritual e pessoalmente. Isto é verdadeiramente parte da missão de sua alma para uma jornada na Terra. Explore os seus relacionamentos com os outros e a partir deste ponto de autoconsciência, construa relacionamentos e amizades fortes e saudáveis. Compreender a sua personalidade é uma base para compreender o seu eu espiritual, o seu eu emocional e o seu eu físico. Estamos honrados ao ajudá-lo com isto: você somente tem que pedir.
A sua Orientação Angélica é que se examine e as suas atuais circunstâncias da vida com profundidade, de modo que tenha uma consciência clara das razões subjacentes para qualquer situação com que você não esteja completamente satisfeito. Compreenda as suas atitudes e sentimentos e por que você não está satisfeito e o que precisa ser satisfeito, e então faça a sua próxima escolha.
Afirme frequentemente: “Eu busco a compreensão de mim mesmo e de minha vida.”
Este é verdadeiramente o relacionamento mais importante que você tem: aquele entre você e você.
Você é ternamente amado e apoiado, sempre
SEJA FLEXÍVEL:
A vida é cheia de mudanças
A mudança simboliza o crescimento e a evolução, que é uma ação desejada. Assim, mova-se com a corrente, acompanhe o fluxo. É na resistência da mudança que é criado o caos e experiências desagradáveis. É como lutar contra a ordem natural do Universo. Esteja aberto a tudo o que esteja diante de você.
Defina a sua intenção todos os dias de estar aberto às novas oportunidades que surgem diante de você. Observe todas as diferentes formas e opções que estão disponíveis e ancore as suas idéias no reino físico. Traga o equilíbrio ao seu mundo espiritual e físico e use as ferramentas dos mundos mentais e emocionais. Em outras palavras, deixe o seu espírito voar com todas as possibilidades. Use o poder das afirmações e abra o seu coração a todo o amor e alegria que o Universo Divino tem a oferecer e tome medidas a cada dia que o aproximem mais dos seus desejos.
Há uma solução para cada situação que algumas vezes parece insuperável. É somente na esfera do tempo e do espaço que você nem sempre pode ver a grande cena. Se algo foi criado em sua vida que você não deseja, peça aos seus anjos para ajudá-lo a ver as respostas. Veja todas as coisas através do amor e da expectativa e então flua livremente com a energia da força vital para ajudá-lo através das mudanças.
Afirmação: “Eu fluo livremente com a energia da vida. Eu sou livre para escolher como eu me sinto e onde eu quero ir; estou aberto para receber.”
Você é ternamente amado e apoiado, sempre
ELEVE-SE:
Deixe o seu espírito se elevar.
Desperte o Deus/Deusa dentro de você. É o momento de permitir que o verdadeiro espírito surja. Libere-o e o deixe se elevar para a sua verdadeira magnificência. Tenha fé e confiança que ao ser quem você verdadeiramente é, parecerá muito libertador. Você se tornará mais alegre, tranqüilo e feliz quando puder ser o seu verdadeiro eu. Sim, há coisas que poderiam mudar em seu mundo e a sua nova vibração nem sempre coincide com aqueles que você ama, entretanto, apenas os ame de qualquer maneira e saiba que eles também encontrarão um dia o seu caminho, seja lá qual possa ser para eles.
Reserve algum tempo em silêncio para meditar e se conectar com a divindade dentro de você. Veja a divindade nos outros e em todas as coisas. Permaneça focado e positivo e siga a sua orientação. Enquanto você traz o verdadeiro você, você se torna consciente de que está sempre conectado conosco e esta é uma conexão instantânea. Nós somos parte uns dos outros. Sinta o nosso amor emanar do seu interior. Deixe-o fluir.
Mantenha os seus pensamentos, palavras e ações, positivos e em seus objetivos. Quando você ascender, outros poderão se sentir ameaçados de que você os esteja deixando para trás. Envie-lhes amor e se mantenha em seu caminho desejado, pois é esta ação que dá aos outros a coragem de seguirem o seu caminho de luz.
Afirme frequentemente: “Minha luz está crescendo e se expandindo a cada dia. Eu o amo incondicionalmente, independentemente de onde estejamos e o que cada um de nós esteja fazendo.”
Você é ternamente amado e apoiado, sempre.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Mentalize o positivo

Mentalize o positivo

Mentalize o positivo
Descubra o segredo para conseguir o que deseja mentalizando coisas positivas.

Não importa o nome que você dê a isso: fé, pensamento positivo, força de vontade O fato é que, quando você deseja algo do fundo do seu coração e acredita de verdade que vai conseguir, as portas do destino se abrem e parece que tudo à sua volta conspira para que seu sonho se torne realidade.
Ainda duvida? Pois está provado pela ciência. As pesquisas mostram, por exemplo, que os doentes que confiam na cura se recuperam bem mais rápido que os pessimistas. Quer experimentar? Utilize o poder da mente a favor do próprio sucesso!
O poder da mente positiva.
Mentalização
Sabedoria antiga
Não é de hoje que o poder do pensamento é conhecido pelos seres humanos. Para se ter uma idéia, está na Bíblia. No Evangelho segundo São Marcos (11, 23-24), Jesus disse: “Se não duvidar no seu coração, mas acreditar que sucederá tudo o que disser, obterá esse milagre. Por isso, vos digo: tudo o que pedirdes na oração, crede que o tendes recebido e ser-vos-á dado”. E o Evangelho segundo São Mateus (21,21 -22) confirma, reiterando a afirmação do Filho de Deus: “Se tiverdes fé e não hesitardes (…) tudo
o que pedirdes com fé na oração, vós o aicançareis”.
Tem que confiar!
É bom deixar bem claro: para que a mentalização seja eficaz e traga o que você busca, é preciso acreditar de corpo e alma no seu desejo e agir como se ele já fosse realidade. A menor dúvida ou desconfiança vai jogar todo o seu esforço por terra. Assim, a primeira lição para desenvolver a força do seu pensamento é seguir a orientação do escritor Richard Bach: “Para trazer algo para sua vida, imagine que já está lá”.
Poder da mente = Lei da atração
O poder da mente é baseado no que os estudiosos chamam de “Lei da atração”. Segundo eles, tudo o que existe no Universo emite uma energia própria, como uma lâmpada que, ao ser ligada, ilumina vários metros adiante. Essa vibração atrai outros seres com energia semelhante. O segredo, então, é mentalizar coisas boas para atrair coisas boas.
Risque o “não” da sua mente A forma de pensar é o ponto de partida para o seu sucesso. Para provar isso, vamos fazer um teste.

DESNVOLVENDO O CONHECIMENTO - Meditação Ch’an - VIVENCIANDO O EQUILÍBRIO

Meditação Ch’an

Meditação Ch’an 
 
Meditação Ch’an
A Meditação é um sistema milenar de purificação mental, praticado por várias tradições, em várias épocas e lugares. A Meditação Ch’an, praticada e ensinada pelo Buda Shakyamuni, tem suas raízes na Índia. Bodhidharma, monge budista, ao deixar a Índia em direção à China, no séc. VI d.C., para ensinar o Dharma, tornou-se o primeiro patriarca Ch’an nesse país e levou com ele a prática da Meditação.
A Meditação Ch’an nos permite afrontar todas as tensões e problemas da vida de maneira calma e equilibrada. A prática contínua da Meditação é capaz de eliminar as tensões que vão se desenvolvendo na vida diária, desfazendo os nós que foram atados por nosso velho hábito de reagir de forma desequilibrada tanto às situações negativas, quanto às positivas.
Meditar é uma maneira de fugir da pressão do dia-a-dia?
A Meditação é uma experiência de viver a vida na sua plenitude, não importando se é dolorosa ou prazerosa.
É abraçar a realidade e mergulhar tão profundamente no ato de viver, rompendo a barreira dos desejos materialistas.
A Meditação Ch’an é um treinamento com a finalidade de absorver a realidade, as dificuldades e o estresse do dia-a-dia, vivenciando plenamente a vida, tentando resolver seus problemas.
Ch’an não é uma tentativa de fuga da pressão do cotidiano, nem de disfarçar as dificuldades que surgem, é um aprendizado, um ShiouHsing, de observar como nosso comportamento reage a obstáculos e como somos, aceitando-nos para fazermos a transformação definitiva.
Meditar é só para religiosos? Meditar é religião?
Meditação não é religião, nem é só para religiosos, mas a figura do Mestre no Oriente é muito comum entre os monges ou sábios e eles são muito reverenciados por serem representantes de instituições, templos ou escolas de artes marciais, de pintura, escultura e de filosofia.
Sobretudo no costume oriental a imagem de Mestre, Shi Fu, é de alguém que indica o caminho que você deve seguir e não na figura de pai bondoso que te dá conforto e proteção.
E se eu descobrir que minha vida está errada? A Meditação é perigosa? Pode mudar a nossa vida? O que faço com o medo?
Tudo na vida é perigoso e cheio de riscos.
Viver é perigoso.
Dirigir na rua, voar de avião , viajar no mar é arriscado. Mesmo em casa você pode tropeçar e cair.
Tudo na vida envolve riscos, de sincronicidade condicional e causa e efeito, o YingUen.
Muitas vezes emoções encobertas por muitos anos podem provocar o medo de perder o controle, incapacidade de se defender, a mudança drástica do rumo de nossa vida.
O Ch’an é um processo suave e gradual que corrige devagar o rumo da nossa vida, que traz conscientização sobre nossa verdadeira natureza e realidade.
Entretanto, se quiser acelerar o processo de transformação, é conveniente buscar orientação individual.
Meditação é uma técnica de relaxamento?
Uma das conseqüências da Meditação Ch’an é um estado de relaxamento e tranqüilidade da Mente.
O relaxamento das tensões do cotidiano, a dissolução do stress e das mágoas do nosso coração são resultados perceptíveis.
Mas a proposta do Ch’an vai mais além.
Ch’an é Iluminação, a compreensão da vacuidade,a libertação do Ego.
É caminho de interiorização, da atentividade.
Na realidade, há procedimentos de relaxamento que enfocam a concentração da Mente, e a conduzem a repousar num objeto, numa imagem ou num tipo de pensamento.
Se a prática for adequada, o Meditante consegue tranqüilidade e paz interior muito grande, podendo atingir o êxtase
É por aqui que a maioria dos outros sistema ou técnicas estacionam e não avançam mais.
Meditação é entrar em transe?
Talvez em outros tipos de Meditação, mas não se aplica à Meditação Ch’an, ao treinamento Ch’an, ao ShiouHsing.
É uma interiorização, uma focalização para dentro do nosso Self, por isso não é hipnose, nem obliteração da Mente, muito menos, dispersão dos sentidos.
No ShiouHsing, nossa consciência se torna mais nítida e límpida, temos maior controle sobre as alterações emocionais do dia-a-dia, nos tornamos mais precisos e perspicazes.
Na auto-sugestão ou hipnose, a pessoa está sobre controle do outro, e como no Ch’an ocorre uma profunda observação de si, a pessoa fica sobre seu próprio controle, em estado de Kuang (atentividade).
Entretanto, se durante a Meditação você perder o controle ou sentidos, é porque não está treinando de acordo com a definição do sistema Ch’an.
Ch’an é o cultivo da atentividade e da observação da própria interiorização.
Meditação significa isolamento, afastar-se do mundo materialista?
Aparentemente, o Meditante está isolado, passando horas sozinho, ele e a sua almofadinha, fugindo da realidade.
Será que ele não deveria estar fazendo obras de caridade, ajudando vítimas da guerra, vítimas da fome e v’timas do capitalismo selvagem, não deveria estar cuidando dos velhos e das crianças abandonadas?
O Meditante não está isolado e nem quer fugir do mundo materialista.
Ele está motivado pelo ShiouHsing, que significa purificar-se e harmonizar-se; sua vontade é Mahayana, o grande Veículo de travessia do sofrimento humano.
Mas antes de partir para obras sociais ou ajudar o próximo, o Meditante precisa controlar seu Ego, assim suas atitudes não se transformarão em ampliação do próprio prestígio e poder do Objeto Referência em ação.
O propósito do Meditante é dissolver da sua Mente sentimentos difíceis como desejo, rancor, impulso, preconceito, mágoa, lassidão.
Trabalhar duro na Meditação para conseguir abandonar a cobiça, a insensibilidade e o medo.
Enquanto não se desprender desses sentimentos primitivos, os empreendimentos feitos para os outros, muitas vezes, se transforma em negócio próprio.
Meditação favorece nobreza de pensamento e atitude sublime?
Não, a Meditação Ch’an não traz nenhum tipo de pensamento nobre ou sublime,Ch’an é a própria nobreza.
Existem alguns sistemas de Meditação de contemplação que focalizam a nobreza de atitude e nobreza de espírito como objetivo.
Na linhagem Ch’an, a nobreza de espírito e atitude são apenas um meio, não são finalidade.
Não podemos evitar que esses pensamentos apareçam, mas também não podemos nos apegar a eles.
Ch’an é prática, é ShiouHsing, apenas isso, nada mais.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Autoconhecimento reduz a barreira entre razão e emoção

Autoconhecimento reduz a barreira entre razão e emoção


Quantas vezes diante de determinadas situações ou problemas apresentamos, apresentamos determinadas reações e depois não entendemos o porquê? Quando nos conhecemos a fundo aprendemos a distinguir quais emoções norteiam nossas ações cotidianas.
Não nos damos conta, mas desde os primeiros anos de vida vamos desenvolvendo como forma de defesa, mecanismos que nos impedem de entrar em contato com emoções muito fortes (tristeza, solidão, felicidade, dor, angústia) como forma de proteção.
Entretanto, vamos ficando tão protegidos que chega um momento em que se torna bem difícil perceber quais emoções são evocadas durante os acontecimentos cotidianos e porque tomamos determinadas atitudes ou agimos de certas formas.
“Junto com a angústia, a pessoa também carrega a culpa de estar sempre errado e a insegurança sobre como externar as emoções”
Como consequência dessa barreira construída, temos uma vida vazia e sem sentido, que muitas vezes é vivida de forma automática e rotineira. O ponto negativo de viver dessa forma é escutar apenas o outro, seguir padrões externos e não dar ouvidos a nossa própria vontade, opinião e necessidade.
Quem tem acesso a suas emoções, mas não tem instrumentos para lidar com elas, vive constantemente a angústia de tentar silenciá-las internamente a qualquer custo. Junto com a angústia, a pessoa também carrega a culpa de estar sempre errado, a insegurança sobre como externar as emoções, o medo de fazer o que quer e contrariar o outro, o receio de ser mau visto pela sociedade e de ser julgado pelos seus atos.
Através do autoconhecimento é possível reduzir a barreira entre a emoção e a razão para que sejamos capazes de reconhecer e desenvolver instrumentos para lidar com nossas habilidades, emoções, desejos, necessidades, tristezas, mágoas e sofrimentos. Consequentemente a angustia e a ansiedade são aplacadas e dão lugar a segurança, maturidade, tranquilidade, equilíbrio, auto-estima e amor próprio.
Se você está se sentindo angustiado, sem esperança, confuso, triste ou com as emoções congeladas, busque métodos capazes de lhe ajudar a desenvolver o autoconhecimento, pois ele é fundamental para que a vida ganhe um sentindo e um novo significado.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - O sentido da Autopreservação

O sentido da Autopreservação

O sentido da Auto-observação

Nesta lição aprenderemos sobre um precioso sentido que todos possuímos, mas que infelizmente, pelo seu total desconhecimento e conseqüente desuso, está atrofiado.
Felizmente, conforme vamos voltando a usar este sentido, este vai novamente se desenvolvendo e é como se fossemos abrindo gradualmente uma janela em nós mesmos, a qual por muito tempo permaneceu fechada e agora permite que um pouco de luz entre e ilumine nosso mundo interior, e dessa forma vamos conseguindo enxergar pouco a pouco tudo o que ali existe.
Conforme mais exercitamos este sentido mais a janela se abre e conseqüentemente mais luz entra, e assim vamos enxergando cada vez mais e mais coisas que até então estavam ocultas e que nem remotamente suspeitávamos que existiam.
Esse sentido é chamado de auto-observação e compreender este tema é básico e fundamental.
Não é possível nos conhecermos a fundo sem utilizar o sentido da auto-observação.
Mas afinal, o que vamos observar em nós?
Através da auto-observação iremos ver e sentir o que se passa nos centros da máquina humana, nos cinco centros inferiores que estudamos na lição anterior.
E como veremos nesta lição, nestes centros a todo instante algo está ocorrendo, e na maioria das vezes sem nosso conhecimento e muito menos consentimento.
E como fazer a auto-observação?
Não há uma técnica para se fazer a auto-observação.
Simplesmente, conhecendo quais são os centros da máquina humana (intelectual – motor – emocional – instintivo – sexual), passamos a observá-los, ou seja, dirigimos nossa atenção para estes centros a fim de percebermos quais sentimentos e pensamentos estão se manifestando ali.
Para isso não é necessário parar de fazer o que estamos fazendo, seja em casa, no trabalho ou em qualquer lugar que se esteja.
Praticando a auto-observação você verá que este sentido nos permite ver e sentir extraordinariamente o que se passa dentro de nós e, ao mesmo tempo, ter total atenção no mundo exterior e ao que estamos fazendo.
Na verdade, como a prática lhe mostrará, se consegue ter muito mais atenção e concentração no que estamos fazendo quando estamos em auto-observação.
Agora que já estamos com nossa atenção dirigida para nossos centros, devemos observar o que está ocorrendo ali, sejam pensamentos ou sentimentos.
Conforme vimos na lição anterior, os defeitos psicológicos atuam nos centros da máquina humana, nutrindo-se da energia destes centros e causando muitos malefícios físicos e psicológicos.
Quando dizemos atuam, isso significa que provocam, dependendo do centro e da natureza do defeito psicológico, certos tipos de pensamentos, sentimentos, etc., às vezes incrivelmente amargos e dolorosos o suficiente para causar um profundo sofrimento.
A título de exemplo, relacionamos abaixo o que podemos observar de mais comum em cada um dos cinco centros da máquina humana:
Centro Intelectual:
pensamentos mórbidos e negativos, para com você mesmo e para com as outras pessoas, como a ira, a luxúria, a inveja, a cobiça, a desonestidade, a traição, o roubo, a maledicência, etc.
Devemos também observar como os pensamentos mudam rapidamente. Pensamos a maior parte do tempo nas coisas que fizemos ou que vamos fazer, no que vimos na televisão, o que deveríamos ter falado ou vamos dizer a fulano, enfim uma sucessão de pensamentos sem controle e normalmente ligados ao passado ou ao futuro.
Toda essa confusão de pensamentos e imagens mentais são também causadas pelos defeitos psicológicos e podem desgastar muito uma pessoa.
Centro Motor:
basicamente neste centro o que podemos observar são movimentos feitos mecanicamente, de forma automática, sem ter atenção sobre eles.
Um exemplo clássico é quando dirigimos um carro e ao mesmo tempo estamos pensando em várias outras coisas e, no entanto, continuamos a trocar as marchas, acelerar, frear, etc., tudo feito de forma automática.
Agora podemos nos perguntar:
Por que uma pessoa ultrapassa um sinal vermelho sem se dar conta e provoca um acidente?
Por que uma pessoa atravessa a rua sem perceber que um carro está vindo em sua direção e é atropelada?
Essas coisas só acontecem porque as pessoas não estão conscientes de seus movimentos, de seu centro motor. Precisamos nos esforçar por fazer os movimentos com atenção.
Centro emocional:
emoções negativas de todo o tipo como o ódio (ainda que sutilmente disfarçado), a inveja, o medo (não importa do que seja), a angústia, a ansiedade, a impaciência, o apego a coisas e pessoas, preocupações, sentimentos exagerados, etc.
Um mesmo defeito psicológico pode atuar, por exemplo, primeiro no centro emocional, depois no centro intelectual e em seguida no centro motor. Por exemplo, quando alguém diz algo que não gostamos.
Ficamos bravos (centro emocional) e logo pensamos em reagir ou ficamos pensando em muitas coisas que deveríamos ter falado, feito, etc. (centro intelectual).
Podemos ficar mais identificados ainda com a situação e fazer gestos ou mesmo brigar.
Observe neste exemplo que toda a máquina humana foi controlada pelo ego como se fosse uma marionete, passando a controlar primeiramente o centro emocional, depois o intelectual e por fim o centro motor.
Se estivermos em auto-observação veremos que isso acontece a todo o momento.
Centro Instintivo: neste centro o que observamos é o exagero ou abuso de certos instintos naturais.
Vejamos por exemplo o instinto materno, que faz com que naturalmente uma mãe zele pela sobrevivência de seu filho. O abuso deste instinto seria expresso na forma de uma super-proteção por parte da mãe, fazendo com que ela cuide e se preocupe exageradamente com seu filho, mesmo quando este já possui idade suficiente para cuidar de si mesmo.
Mais comum é o abuso do instinto de sobrevivência, que entre outras coisas, nos diz que devemos nos alimentar para sobreviver.
Neste caso os defeitos psicológicos atuam fazendo com que a pessoa se alimente em demasia, comendo muito mais do que necessita para sobreviver. É o conhecido defeito da gula.
Centro sexual: abuso das energias sexuais. A energia criadora do sexo é infinitamente a mais poderosa que possuímos e que o ego gasta bestamente vendo filmes, cenas, anúncios, explicita ou implicitamente pornográficos ou imorais, pensamentos mórbidos, conversas desonestas, etc.
O abuso das energias sexuais leva, cedo ou tarde, à impotência sexual.
No começo conseguimos nos auto-observar muito pouco, talvez algumas vezes por dia apenas. Isso varia de pessoa para pessoa, depende do quanto está atrofiado este precioso sentido.
Porém, com a prática, esse tempo de auto-observação vai gradualmente aumentando e passamos a nos autoconhecer cada vez mais, jogando mais luz em nosso interior e vendo como realmente somos interiormente.
E quando estamos em auto-observação e percebemos a atuação de algum defeito psicológico, o que fazer para que este seja eliminado?
No decorrer do curso aprenderemos, como já mencionado na lição anterior, a técnica do morrer psicológico, através da qual podemos eliminar cada defeito psicológico que conseguimos perceber atuando em nós.
Por isso desde já pratique muito a auto-observação, exercite e desenvolva este sentido porque dele dependerá sua mudança interior.

DESENVOLDO O CONHECIMENTO - Use o otimismo a seu favor

Use o otimismo a seu favor

Use o otimismo a seu favor

 

 

 

 

  Saiba como usar o otimismo a seu favor

Ver a vida com otimismo pode mudar a maneira como você enfrenta os desafios do dia a dia, cultivar a positividade pode ser o tempero certo para viver melhor;
Como o otimismo pode mudar a sua vida:


Toda a vez que você se vê diante de desafios, o negativismo toma a dianteira e projeta no horizonte os piores cenários possíveis? Pois saiba que o otimismo é a chave para lidar com qualquer desafio da vida moderna, lembrando sempre, porém, que ele não pode pender para uma supervalorização do pensamento positivo e que os problemas não devem ser colocados debaixo do tapete. Acima de tudo, o importante é confiar na própria capacidade de abrir os caminhos. Veja a seguir como usar o otimismo a seu favor – e na medida certa!
Otimismo e sua saúde:

Inúmeras pesquisas científicas comprovam que a propensão a ver o lado luminoso das situações e acreditar que os reveses da vida são passageiros está ligada ao fortalecimento do sistema imunológico e à motivação interior para superar a adversidade. A atitude oposta carrega uma série de implicações bem sombrias. “As consequências do pessimismo podem ser extensas e desastrosas: humor depressivo, resignação, menos sucesso nos aponta a psicóloga Lidia Weber, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Na medida, nada de exagero:

Apesar de enaltecer os ganhos de se mirar a face sorridente da vida, a estudiosa alerta para a versão “poliana” do otimismo, da qual devemos desconfiar. “Ser otimista inclui conhecer a si mesma e as variáveis que controlam nosso comportamento, ou seja, conhecer também os limites do real. Todas as pessoas do mundo não podem ser boazinhas e maravilhosas 24 horas por dia”, ela contesta e acrescenta: “O mais importante é saber que se eu faço as coisas de forma correta, se eu me esforço, consigo obter coisas boas. Isso é otimismo do ponto de vista da psicologia positiva”, ela atesta.
Estilos de vida:

Professor da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o dr. Martin E. P. Seligman é o grande mentor dessa corrente da psicologia que enfoca a busca da plenitude e não simplesmente o alívio do sofrimento psíquico. “Os otimistas têm atitudes e estilos de vida mais saudáveis. Eles acreditam que suas atitudes são importantes, enquanto os pessimistas acham que são impotentes e que nada do que possam fazer adiantará”, ele escreve na obra Florescer – Uma Nova Compreensão sobre a Natureza da Felicidade e do Bem-Estar (Objetiva).
Há controvérsias:

Mas até que ponto essa equação nos impediria de desenvolver doenças? A influência do otimismo na prevenção e na cura de enfermidades vem sendo debatida por cientistas e intelectuais. Segundo Seligman, estudos mostram que o otimismo é um excelente escudo contra doenças cardiovasculares, além de suavizar gripes e resfriados. Entretanto, pouco pode fazer para afugentar males gravíssimos, como os tipos mais agressivos de câncer.
Ponto negativo:
Os pontos fracos do otimismo são evidentes para o psicólogo Christopher Peterson, da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos. Ele insiste que o entusiasmo desmedido pode levar o indivíduo a ignorar os riscos e a criar falsas expectativas. “Essa postura faz com que as pessoas negligenciem medidas básicas de promoção e manutenção da saúde. Além disso, a ênfase no pensamento positivo é um fator de distração. Por causa dela, muitos deixam de fazer planos concretos para atingir seus objetivos”, ele argumenta em artigo publicado na revista American Psychologist.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Pratique o perdão e recupere a paz interior

Pratique o perdão e recupere a paz interior


A ciência já comprovou que a raiva, a mágoa e o ressentimento têm impacto nocivo no sistema cardiovascular, por exemplo. Do ponto de vista psicológico, fica fácil entender que guardar rancor nos torna pessoas amargas, pessimistas e infelizes. Para libertar-se das amarras dos sentimentos ruins, que a condenam ao passado, indicamos 4 passos para o perdão:

É preciso enterder o motivo:
A melhor coisa a fazer quando se sentir ofendida por alguém é tentar descobrir o motivo. Será que o que a atingiu estava no outro ou em você? Se estivesse no lugar de quem a feriu, seria realmente incapaz de fazer o mesmo? Todas essas questões permitem enxergar o ofensor como uma pessoa de carne e osso como você, o que evita o sentimento ruim sobre o outro. A mágoa do passado não está viva agora. É apenas memória.



O poder de transformação:
O perdão pode transformar feridas em sabedoria e abrir os corações que estão fechados e substituir a tolerância pelo amor. Como? Uma das maneiras é evitando o julgamento e, principalmente, o autojulgamento. Todos comentemos erros, e aprendemos com eles.

Dê tempo ao tempo:
Às vezes, a resolução da mágoa dentro de nós não acontece em uma semana, mas vale a pena cultivar mais paz interior. Como uma ferida física, o processo leva tempo e acontece em etapas. Dando um passo de cada vez, reconhecendo quanto esse padrão nos faz sofrer, podemos vencer o sofrimento e recomeçar em bases mais positivas.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Prepare-se fisicamente para entrar em sintonia com o universo

Prepare-se fisicamente para entrar em sintonia com o universo

Prepare-se fisicamente para entrar em sintonia com o universo 
 
Exercícios Físicos

É importante fazer estes exercícios antes de começar qualquer trabalho do oculto para ter seu corpo trabalhando calma e perfeitamente.
Deite-se numa superfície dura. Respire profundamente e relaxe o corpo, músculo por músculo, começando pela cabeça indo lentamente para baixo, comandando cada músculo a relaxar. Quando percorrer todo o seu corpo, volte para a cabeça e veja se algum músculo está tenso. Repita o processo até todos os músculos estarem relaxados.
Respiração
O mais importante na técnica de respirar é não forçar, particularmente pela contração da garganta. O ar deve ser levado para o fundo dos pulmões pelo simples método de empurrar o abdômen para fora e fazer com que o ar seja absorvido naturalmente até que os pulmões estejam completamente cheios. Esteja consciente de que o ar está passando para cima e para baixo na parte da garganta e não por meios nasais. O ar deve ser detido por alguns segundos. A expiração deve sugar o abdômen para dentro de maneira que o ar seja dispersado naturalmente e sinta-se que deixa a parte dos pulmões por ultimo. Mantenha o ar retido usando o diafragma e os músculos do tronco.
Respirar vagarosamente contando até oito, reter a respiração contando até quatro, exalar o ar contando até oito e conservar os pulmões vazios contando até quatro. A velocidade da contagem depende da preferência de cada um.
Esta respiração, Respiração Quádrupla, pode ser feita a qualquer hora do dia.
Olhe para as coisas prestando atenção em todos os seus detalhes. Aprecie as cores, a textura, a forma, o cheiro. Analise todos os aspectos como se estivesse vendo tudo pela primeira vez. Isto enriquecerá a imaginação.
Enquanto estiver fazendo exercícios de respiração, pode-se imaginar que o corpo toda respira através dos poros. A pessoa imagina a respiração passando dentro e fora do corpo todo. Pode-se também isolar certas partes do corpo, como as mãos. À medida que expira, visualize as coisas indesejadas dentro de você fluindo para fora. A pessoa não tem que visualizar a expiração como que carregando os produtos indesejáveis e estragados, em certas operações, a expiração, que pode ser dirigida, é sentida como purificante.
Quando estiver em momentos de nervosismo, impaciência ou quando achar necessário, faça o seguinte exercício:
Fique em pé num lado da sala e localize um ponto de fácil acesso na parede oposta. Decida atravessar a sala e tocá-lo. Faça isso, vire-se e identifique um ponto arbitrário similar na parede que você estava antes. Decida atravessar a tocá-lo. Repita quantas até que se sinta calmo e controlado. Este exercício coloca você num,a situação em que pode controlar, ganhando força e confiança para retornar à situação original.
Meditação:
Escolha um lugar tranqüilo e fique em uma posição cômoda. Faça exercícios de respiração, elimine qualquer tipo de pensamento e relaxe. Comece a recitar o mantra “OM” lentamente. Sinta as vibrações em todo o seu corpo produzindo sensações diferentes.
Este exercício deve durar aproximadamente 20 minutos. Com a prática, aumente para 2 ou 3 horas.
Modelando os Elementais:
Modelar em elementais é um exercício muito útil para ampliar a consciência e desenvolver a intuição.
Modelar em barro é um exercício: terrestre e estabilizante.
Brincar e desenhar na água parada ou em movimento.
Brincar com o ar, dançar e fazer gestos.
Para o elemento fogo pode-se usar um incenso ou um pedaço de madeira em brasa, fazendo desenhos no escuro.