sexta-feira, 6 de setembro de 2013

SAÚDE E HARMONIA - Terapia Corporal - O Toque Como Fator de Equilíbrio e Autoconhecimento

Terapia Corporal - O Toque Como Fator de Equilíbrio e Autoconhecimento

 

 O TOQUE DA SAÚDE E EQUILÍBRIO

Introdução

Muito se aborda a globalização e o acesso universal a informações em todos os campos de conhecimento, incluindo a Terapia Holística. Porém, mesmo no Brasil, de ampla tradição de sincretismo e fusão das mais variadas vertentes de pensamento, ainda deparamos com um separatismo entre as técnicas corporais orientais e ocidentais, bem como uma distância entre o discurso de paradigma holístico e uma real aplicação deste conceito, a tal ponto de ainda encontrarmos profissionais que iludem-se de atuar em questões físicas e outros, em aspectos psíquicos, como se tais existissem de forma isolada...
São inegáveis as qualidades técnicas das manobras corporais tradicionais, tais como o shiatsu, tuina, anma, sparsha, dentre outras, assim como é fundamental a contribuição da psicanálise quanto aos aspectos inconscientes de nossa personalidade serem corporificados. Contudo, ambas as vertentes ainda não convergiram, resultando em "massagistas" (termo totalmente inadequado à legislação brasileira...) que desconhecem o fato de seu trabalho pode resultar em catarses, como também em profissionais da vegetoterapia e bioenergética propondo técnicas de toque, respiratórias e posturais que já estariam eficientemente supridas nas já seculares técnicas corporais, como as já citadas, bem como as oriundas do yôga e tai-chi-chuan.
Cabe ao Brasil eliminar a iniciativa em superar desinformações, preconceitos e vaidades, promovendo a integração entre todas estas linhas complementares de tratamento, formando Terapeutas Corporais que honrem a sabedoria milenar, da mesma forma que abraçam a modernidade psicanalítica, fazendo justiça a que mais esta modalidade terapêutica seja integrante da Terapia Holística, atendendo a Clientela ciente de que físico-psíquico-social-transcendente é uma só unidade indissociável. 

Resultados

Constatou-se ganhos significativos oriundos do sincretismo entre as abordagens ocidentais modernas e orientais milenares da Terapia Corporal. As manobras corporais de tradições seculares, tais como shiatsu, tuina, anma, seitai, sparsha, dentre outras, mostraram-se mais adaptáveis a cada Cliente, em comparação às mais recentes, oriundas das linhas reichianas e neo-reichianas, tais como a bionergética. Em contraponto, a proposta analítica destas últimas são indispensáveis à interpretação emocional refletida via corpo, já que essa capacidade fora perdida no decorrer do tempo, no que se refere ao ensino e prática das técnicas orientais, na forma como nos chegam atualmente.
Clientes originados de queixas físicas apresentam resultados mais rápidos e eficazes quando a Terapia Corporal aflora as emoções reprimidas simultaneamente ao trabalho de toque. É perceptível ao tato do profissional, o relaxamento nas áreas antes tensas, imediatamente à manifestação da emoção e/ou lembrança que emerge sincronisticanente ao contato físico com a zona reflexa e/ou diretamente sobre a região corpórea. Da mesma forma, regiões sem tônus de pronto manifestam retorno da tonicidade, assim que afloram os sentimentos e lembranças induzidos pelo toque de volta à consciência. Quadros de dores e de dificuldade de movimentos apresentam reversão drástica, ainda que temporária, imediatamente à catarse emocional desencadeada pelo toque e indução verbal.

Ratificando o acima descrito, quadro similar ocorre com a Clientela de queixas emocionais, onde o trabalho de toque serve tanto para detectar quais regiões corpóreas estão refletindo o quadro psíquico, quanto para aflorar à consciência as emoções reprimidas, bem como lembranças de situações traumáticas.
Em ambas as situações, a PSICOTERAPIA HOLÍSTICA, incluindo o ACONSELHAMENTO, desempenha papel fundamental em facilitar ao Cliente a compreender o conteúdo aflorado, o que se mostra fundamental para que o quadro queixoso anterior não reincida. A catarse emocional por si só, apresenta resultado temporário, com imediata melhoria do quadro geral, porém, com retorno do estado original poucos dias após. A durabilidade do resultado é mantida quando o Cliente é simultaneamente amparado com técnicas de foco psicoterápico.

A inclusão do contato físico na relação CLIENTE e TERAPEUTA HOLÍSTICO acelera o ritmo e intensifica a terapia, traduzindo-se em resultados de espectro mais amplo e, uma aumento da frequência e intensidade nas transferências e contra-transferências, exigindo grande preparo do profissional.
Discussão

Todas as tradições terapêuticas seculares, das mais variadas culturas, incluem trabalhos corporais, em especial, técnicas de toque. Originalmente de enfoque holístico, era parte integrante a premissa do ser como um contínuo físico-psíquico-social-transcendente e que, independente do caminho terapêutico escolhido, é ilusória a idéia de tratar um tópico "separadamente" do todo. Assim sendo, a intervenção corpórea implica em simultânea atuação no psiquismo, nas relações com a sociedade e em sua conexão com o universo que somos.
Modernas ideologias, governos ditatoriais e o cientificismo mecanicista influenciaram uma ruptura no paradigma holístico terapêutico. Seja por necessidade de sobrevivência às perseguições, seja em concessões e adaptações para tentar enquadrar nos limites do "científico", fato é que ao século 20, terapias como shiatsu, tuiná, anma, seitai e similares, chegaram até nós amputadas de sua original tradição sistêmica, passando a tratar o "corpo" como se fosse uma "máquina", composta de "partes" a serem manipuladas pelo toque para que "funcionem" melhor... A excelência técnica das manobras corporais se manteve, porém, perdeu-se a "alma" em algum momento de sua história. 

A partir da década de 70, com o movimento da contracultura, "revolução aquariana", ecologia e retomada do paradigma holístico, as abordagens corporais se permitiram a reintegração com os conceitos de "energia", reassumindo a interação com meridianos (canais de circulação energética da acupuntura - terapia tradicional chinesa), chacras (ou chakras, vórtices de energia estudados na ayurvédica - terapia tradicional indiana) e "corpos sutis" (matrizes energéticas paralelas ao corpo material, conceito este comum a todas as culturas milenares). Ao mesmo tempo, readmitiu-se que a terapia pelo toque igualmente atua nas emoções, porém, sem aprofundar na questão, deixando de integrar ao trabalho a necessária metodologia de amparar o Cliente nas consequências oriundas dos sentimentos e memórias evocadas pelo toque.
Desenvolvendo-se de forma complementar, contamos com a Psicánalise, pela qual Freud demonstra a grande atuação das questões psíquicas nas somatizações, sendo até possível a reversão destas, como decorrência da análise, ao resgatar do inconsciente, os traumas, lembranças, emoções reprimidas e integrá-las ao consciente.
Quer seja por preocupar-se em manter-se dentro de uma certo paralelo com a metodologia científica (isolar-se do "objeto" estudado...), quer seja para evitar maiores controvérsias e envolvimentos, TOCAR o Cliente era algo fora de discussão, até a dissidência de Wilhelm Reich, que “corporificou” o inconsciente, identificando suas informações como uma bioenergia circulante (por ele denominada “orgone”).
A negação das emoções, impulsos, desejos oriundos do Id se dá pelo impedimento da livre passagem da bioenergia por meio da musculatura corporal, quer seja pela tensão excessiva (mais facilmente identificável...), ou pela ausência desta (falta de tônus), pois em ambas as situações, é prejudicado o livre fluxo energético. Observa-se aqui, um grande paralelismo (jamais assumido...) com as teorias da Terapia Tradicional Chinesa e seus Meridianos (caminhos preferenciais da energia circulante).
Reich extrapolou, concluindo que o inconsciente individual é corporal e que a repressão do material psíquico implica em bloquear energeticamente a circulação da informação, que evolui para tensões musculares, até culminarem em somatizações cada vez mais complexas e, paralelamente, a aparência corporal é igualmente reflexo das experiências psíquicas vividas: quanto mais um componente é mantido inconsciente, maior é o grau de somatização...

Analisando os Clientes, Reich e seus discípulos identificaram regiões corpóreas estatisticamente predominantes, nas quais os traumas psíquicos específicos a cada fase da vida tendem a ser sua energia-informação retida em sua circulação em direção ao inconsciente. Tal mapeamento, também conhecido como Couraças Musculares do Caráter, aproxima-se e muito das zonas tradicionalmente definidas para os Chacras (centros de energia), tanto nas tradições milenares da China, quanto da Índia.
Enquanto na abordagem freudiana, o Cliente segue seu próprio ritmo espontâneo de resgate do inconsciente, por meio de associações livres de idéias durante as consultas, na análise reichiana introduziu-se o TOQUE nas zonas musculaturas específicas (“couraças”), provocando a circulação da bioenergia e, com isso, o contato consciente com as emoções e lembranças reprimidas.
A linha reichiana "clássica", a Vegetoterapia, segue um padrão relativamente rígido e pré-fixado para a sequência de desbloqueio das couraças, enquanto que as chamadas correntes neoreichianas, como a Bioenergética (que tem Alexander Lowen como seu expoente...) são mais flexíveis quanto à ordem e formas de trabalhar os bloqueios, utilizando-se, além do toque, técnicas respiratórias e posturais, que contém muitos paralelos ao Yôga e Tai-Chi-Chuan... 

Estas últimas vertentes, de origens ocidentais e modernas, em contraponto com as demais linhas aqui inicialmentes descritas, milenares e orientais, permaneceram distanciadas, uma corrente desconhecendo totalmente a outra. Não raro deparamos com reichianos que desconhecem chacras e shiatsuterapeutas que nem sequer imaginam que desbloqueiam "couraças do caráter"...
Minha experiência pessoal na Terapia Corporal iniciou com as técnicas manipulativas orientais (shiatsu e tuiná); contudo, mais do que "relaxamento", comumente os Clientes experienciavam catarses emocionais. Ou seja, conhecendo ou não as teorias reichianas, sabendo ou não o que são "couraças", estamos literalmente colocando nossas mãos no inconsciente de quem atendemos e irá aflorar o material psíquico reprimido.
A ausência do toque ou o abuso deste, especialmente na infância, é fator determinante em boa parte dos traumas de cada indivíduo. Daí a Terapia Corporal ser fundamental no resgate de muitas destas questões.
Em nosso corpo, "congelamos" a lembrança histórica e emocional de certas questões vividas e o toque, intencionalmente ou não, convida a re-experimentar as sensações bloqueadas e a expressar os sentimentos reprimidos. A tendência desta situação é regressiva, pois toca-se uma questão em aberto do passado, comumente convidado à criança interior a novamente aflorar. Tal fator é ampliado porque o Terapeuta Holístico forma uma relação transferêncial com o Cliente, já que este tende a projetar no profissional, a persona de pai-mãe-cônjuge. É preciso o entendimento do conceito de TRANSFERÊNCIA e assumir as responsabilidades dos efeitos do toque sobre a pessoa atendida. Por exemplo, ao atender um indivíduo em estado de carência, há de se preparar para a possibilidade de ser visto como um objeto de amor e, consequentemente, conscientizar-se de que tal relação culminará em dor. Atentem que, numa relacionamento transferencial, o tocar pode ser interpretado de forma totalmente diversa da intenção original: 

" ... ao começar a trabalhar fisicamente com meus Clientes, sem perceber, eu procurava tocar a parte de trás do pescoço. Esse movimento inconsciente estava obviamente criando respostas diferentes em Clientes diversos. ... Quanto toquei o pescoço de uma Cliente que havia sido abusada quanto criança, ela ficou assustada, como se eu fosse arrancar sua cabeça. O mesmo contato, de meu ponto de vista, com um Cliente mais dependente, fez com que ele desejasse apoiar sua cabeça em minha mão. Quanto toquei o pescoço de uma Cliente com muitas questões referentes ao controle, meu gesto estimulou sua paranóia e sua suspeita, como se estivesse sendo manipulada para fazer algo que não desejava.A resposta mais condescendente veio de um Cliente a meu toque foi ter dor no pescoço e sentir-se sobrecarregado. Toquei outro Cliente na parte de trás do pescoço e seu maxilar elevou-se com orgulho, como se eu estivesse dando tapinha em suas costas. Assim, quando toco os Clientes, eles têm uma resposta que vem de suas histórias individuais, do que o contatto significou para eles no passado e de sua transferência comigo..."
HEDGES, LAWRENCE E.; HILTON, ROBERT e HILTON, VIRGINIA W. – Terapeutas em Risco – Perigos da Intimidade na Relação Terapêutica, Summus Ed., 1997.

Claro que situações transferênciais como as acima descritas, igualmente ocorrem em terapias que não fazem uso do toque, porém, é constatável que trabalhar o corpo amplifica a frequência e intensidade. O mesmo se dá no sentido inverso, ou seja, com a CONTRATRANSFERÊNCIA. É consenso que a maioria dos Terapeutas possui profundas feridas narcisísticas em aberto, as quais tentamos cicatrizar ao dar atenção aos Clientes, da forma que jamais tivemos... Não raro, tivemos que amadurecer cedo, quando deveríamos ter tido a permissão de ser crianças e nossos cuidados com os outros é a sublimação do ressentimento de que nosso amor não bastava para sermos correspondidos pelos pais, pois só sendo "produtivos" e "perfeitos" para sermos amados. Por isso, oculta-se no TOCAR em nossos Clientes, o desejo de acolhimento e amor.
Há tanto a projeção "positiva" (amor, carinho...), quanto "negativa" (ódio, raiva...) e faz parte do processo. Cabe ao profissional ter consciência disso e perceber, por exemplo, que um(a) cliente apaixonado(a) por quem lhe atende é tão somente uma transferência e não um sentimento duradouro; o mesmo se dá na fase do cliente "odiar" seu analista, momento em que o Terapeuta Holístico terá que re-experimentar suas dores mais profundas, ligadas à rejeição sentida quanto criança.

O Terapeuta Corporal tem que estar disponível e preparado, inclusive, para ser tocado. Possibilitar ao Cliente ser capaz de contato físico adequado em ambiente seguro, é criar a oportunidade para a sua auto-recuperação, com a criança interior revivenciando de modo equilibrado e positivo, a ausência e/ou o abuso de contato ocorridos originalmente. Nesse contexto, o Terapeuta Holístico, ao firmar o vínculo com seu Cliente, automaticamente abre mão de qualquer possibilidade de relacionamento amoroso/sexual com a pessoa atendida, pois, na maioria dos casos, o resultado traumático seria equivalente ao de um incesto.
A melhor forma de preservar a integridade tanto de quem atende, quanto da pessoa atendida, é o profissional manter-se em contínua terapia e supervisão, inclusive, em grupos de discussão, pois o que se constata na prática é que, independente do quão experiente seja um analista, quando está em momento de contratransferência, sua visão do caso fica prejudicada, enquanto que para os demais colegas, que não estão emocionalmente envolvidos na situação, muito mais facilmente detectam o que está ocorrendo.

Conclusões 

O contato físico intensifica o ritmo da terapia e igualmente aumenta o grau de responsabilidade e exigência técnica, o que é plenamente compensado pela excelência de resultados e gratificação profissional.
Não há mais justificativa, em nosso atual tempo de acesso globalizado às mais variadas correntes terapêuticas, à ilusão de abordar o psicofísico como se fosse "partes separadas".
A fusão entre as manobras orientais já tradicionais e a conscientização do efeito psíquico do toque reavivada pelas correntes psicoterápicas reichianas e neo-reichianas, resulta em uma terapia mais profunda e abrangente do que a simples soma das partes.
Tanto as reclamações de origem física, quanto as de foco emocionais são atendidas na mesma proposta de trabalho, em conformidade com o paradigma holístico, ampliando o leque de oportunidades em atender quantitativa e qualitativamente à Clientela potencial.
A ampliação da transferência e contratransferência pelo fator do tocar e ser tocado, obriga o Terapeuta Holístico a manter-se em contínua terapia e supervisão, resultando num indivíduo mais equilibrado e autoconsciente e, como tal, um profissional mais eficiente e um ser humano mais feliz. 

ENERGIA E EQUILÍBRIO - Vivência Tântrica


 


Vivência Tântrica

 O QUE É VIVENCIA TANTRICA

Massagem Tantrica - Modelo: Nathara - Arte Digital - Henrique Vieira Filho
Toque Tantrico - Modelo: Nathara - Arte Digital - Henrique Vieira Filho



































A insatisfação por não produzir. O vazio por não saber amar ou não ser amado. O desejo que algo externo resolva a vida. Tudo se transforma em couraças. Onde o EU se esconde em manifestações de medo, timidez, agressividade, hipersensibilidade, improdutividade, egocentrismo. Ou ainda – “Eu sou o único” – “Sou o melhor” – “Sou eu que resolvo as coisas, ninguém faz melhor que eu” – “Eu sou festeiro e popular”. Esta última manifestação certamente é a pior forma de manifestar as couraças. Porque em algum momento do seu dia, vai se sentir exausto triste e solitário. “Não aceito falar de mim”, “Não vou transparecer o que sinto nunca, imagine!” “Nunca deixo saber o que sinto e penso, não quero que invada a minha individualidade!”



Na verdade todas essas manifestações ou “qualidades” são fugas de si ou do mundo. É a dificuldade de apalpar a si mesmo, de si amar. Se você não se ama, não pode saber amar.
Se você não se equilibrar não pode perceber rapidamente e sensivelmente a forma de ensinar a se equilibrar.
Para o principio tântrico o equilíbrio e o desequilíbrio é um leela (jogo) uma dança no fluxo cósmico.
Se você simplesmente dançar o leela acontece. Você vira a água nas tempestades. O vento no vendaval. A chama na fogueira.
De forma lúdica e sincrônica vivencia tudo aquilo que é natural em si. Você não pensa mais. Apenas sente ou simplesmente é.

O EU SOU ou SO HAM passa a fazer parte em cada inspiração e expiração. Inspirar e expirar constantemente em sincronia com o que deseja fará com que se conclua. Basta ensinar a mente a simplesmente ser e não mais comandar.
Descodificar a mente para que ela entre no leela cósmico é simples. É necessário dar à ela aquilo que não é metódico.
Há de convir que desde 3 ou 4 anos da idade cronológica que sua mente aprende apenas a se defender de que:
“ “Isso não pode” - “Isso não deve” - “Seja homem” - “Seja educado no sentido formal” -”Seja rico para ser homem de bem” - Ou, pior ainda: “Quem ficou rico é inescrupuloso” ”.
Para as mulheres: “Olha todos os homens são iguais” - “Homens não prestam”
Para os homens: “Cuidado mulher é um bicho” – “Mulher é interesseira”
Em relação ao sexo então:
Mulheres: ”Sexo é proibido” – “Não seja sensual é feio” –
Homens: “Para ser homem precisa ser garanhão, se não deixará de ser homem”. Para as pessoas que estão na faixa entre 40 a 60 anos cronológicos é o sentimento que impera e comanda o mental, agindo de forma inconsciente e produzindo resultados negativos. E ai o insucesso é fatal em quase todos os planos da vida.
Enfim, infindáveis fórmulas chavões para o insucesso, o desamor, a timidez e a má relação consigo próprio. A mente codifica e lidera a frente da real sensação, desviando do verdadeiro caminho individual de simplesmente ser Natural – Integro e amável e feliz.
Vivenciar as emoções aparentes e sentir o coração é um caminho lúdico e sensorial, produzindo a capacidade de aumentar o fluxo da intuição, aumentar o fluxo do sentir.
Para isso basta utilizar-se das técnicas que o tantra propicia. Que álias, no ocidente muito bem elaborado através do contato popular com o OSHO.
Eu me permeio através do Tantra matriarcal e antigo onde o fluxo feminino (Shakti) que é responsável pelo o espírito das realizações natural. Simplesmente SER e Vivenciar pelo o fluxo da libido.

 

2 - O QUE É LIBIDO?

Vamos conhecer a real conotação da libido em relação à parafernália tântrica, tão confundida e mal interpretada pelo o ser ocidental e os ditos “tântricos”
Fala-se em libido, entende-se sexo. Sexo é o significado principal e final apenas para aqueles que ainda não a entendeu ou para aquele que não sabe direcioná-lo e assim utilizar-se desta força encantadora e mágica.
Libido é a mola propulsora para tudo que se pensa em sentir e fazer.
A libido é uma energia pura incandescente no ser humano manifestada através do ato de sentir prazer.
O prazer de comer em equilibro = saborear.
Mas em desequilíbrio entra em compulsão do comer porque essa forma de sentir é fálica.
Libido organizada faz fluir o trabalho = Prazer - produz êxtase.
Libido desorganizada = O trabalho não flui - não há energia propulsora.
O prazer de amar ao tocar o filho, o coração treme. Porque o amor é puro e transcendente. A libido ai está presente no sentir, pois provoca êxtase, felicidade.
O prazer de amar o sexo oposto, todos que se apaixonaram conhecem a libido se manifestando e é a forma que todos a identificamos.
Mas libido é o calor na pele, sem está calor. É o arrepio de uma caricia. É o ouriçar dos pelos quando se emociona. É a alegria nos olhos. É ainda a lágrima nos olhos quando se ri gostoso. É ouvir uma música e se arrepiar. É perceber o nascer de uma flor e se sentir emocionado. É ver uma criança nascer e se emocionar.
Quantos já desconhecem estas sensações? Se não sentem e não percebem isso, não pode mesmo perceber que a libido está além do tesão pelo o sexo oposto.
Alias se não sentem isso, já não consegue mais sentir Excitação pelo o sexo oposto. Acabou a excitação por si.
Vivenciar significa buscar isso dentro de si e por si mesmo.
Perceber que ao respirar, a pele se manifesta, Ao dançar o corpo arrepia, apenas no sentir da música e bailar suas emoções numa dança de sensações, sem pensar. Somente sentir e reaprender a amar-se.
A Libido movimenta a vida, a alegria, rejuvenesce e vitaliza.
Onde está a libido?
O tempo inteiro em você mesmo, basta um respirar profundo e ela se manifesta.
Basta um carinho do sexo oposto e ela se manifesta – Conhecido por todos, não é mesmo?!
Mas, se a música certa tocar também se manifestará. Quem aprende a conectar a libido, não ficará mais triste além do necessário. Porque saberá a medida exata do sentir.
Aprendemos que as pessoas importantes na vida são nossas: meus filhos, meu homem ou minha mulher, minha amiga (o), etc. Puro exercício de ego.
A libido direcionada de forma harmoniosa você saberá que deve apenas sentir e vivenciar. E que o conjunto de relações pessoais e interpessoais são feitas para interagir e não para possuir.
Porque a única posse que de verdade temos é o “EU” esse sim possuirá os efeitos de tudo que permeia a vida. E a forma de manifestação no físico do EU é através do permear da libido que é energia pura e criadora.
Criadora da prosperidade na forma plena da palavra.
Esse é o verdadeiro passo para a abundância. E o verdadeiro “Tesão” pela a vida. Sem medo, sem pré-conceito, sem negações. Simplesmente viver poeticamente a vida.
Eu acredito piamente que o Ser passa pela a terra com a única função de vivenciar e sentir a abundância no leela (jogo ou dança) cósmico e na terra. Aprender lidar significa adquirir o nirvana. Ou seja, transcender a consciência através do coração.
Abundância está em todos sem distinção de raça ou credo. É para todos aqueles que se permite.

 
O que é vivência tântrica?

Vivência tântrica é uma forma lúdica de sentir e perceber as emoções e, portanto, é uma técnica de terapia corporal feita através da indução em movimento com a intenção de que ocorram desbloqueios em nossas couraças que são causadas por desequilíbrios emocionais advindas do campo da sexualidade, ou seja. Quando você pensa em sexo o que ele representa para você? Apenas uma satisfação biológica indispensável. Apenas feito por amor. Apenas feito para procriação. Apenas feito por fazer. Ou ele nem se quer existe em sua vida, ou está existindo somente em suas fantasias.
Você já percebeu até aqui que uma vez que a Libido organizada – a sua vida poderá ficar equilibrada. Como?
Tomando consciência de que você em primeiro lugar não é feito somente de carne e osso, e sim de um corpo espiritual, um corpo mental, um corpo emocional e que todos residem num espaço físico denominado de corpo humano. E que este corpo físico é a resposta de tudo que você sente, pensa e vê ao seu redor. Já percebeu também até aqui que não provemos a nossa vida em todos os sentidos, porque não provemos uma boa sexualidade.
Aqueles que não estão provendo a vida transportam para a sexualidade a impotência do prover, como impotência sexual. E as mulheres resultam na frigidez. E ou o oposto.
Este fluxo nos diz como devemos delegar a nossa libido, mas os conceitos sociais, profissionais, nos fazem interpretar de forma enganosa, deixando assim de perceber a essência da vida que deriva de uma sexualidade plena e saudável. Ter o tesão pela a vida deriva de ter uma libido organizada. Porque quando estamos felizes produzimos mais intensamente, a cabeça trabalha de forma mais livre e tranqüila delegando nossas energias para os campos direcionados de forma certa. Saberemos compor o trabalho, o estudo, a família, o relacionamento de maneira tranqüila. Mas será que isso implica em somente fazer sexo, que tudo isso se resolve, não significa estarmos sensual e sensorial. Ah, como assim?
O sensual significa estarmos apaixonados em primeiro lugar por nós mesmo. O sensorial é poder transcender a nossa libido para executarmos os nossos prazeres, incluindo o sexo.
A prática da vivência vem ao encontro deste reconhecimento interior, feita através de indução com a musicoterapia e exercícios respiratórios (pranáyáma) buscando os padrões de energia que estão em desequilíbrio colocando-o consciente no momento da vivência aprendendo a moldá-lo na prática em si, proporcionando então um diálogo com suas próprias dificuldades trabalhadas e vivenciadas em grupo.
A vivência fará com que você reviva a sua sensualidade, ficando mais sensorial na medida em que houver a prática, preconizando a retirada da ansiedade, rejeição, insegurança, timidez, etc. E substituindo por movimentos lúdicos que proporciona êxtase e felicidades.

MÉTODO

O Vivenciar não há como explicar tecnicamente, mas se desenvolve através do fluxo de um grupo ou de um momento individual.
Cada grupo vivencial é uma energia única.
I – passo: O trabalho normalmente se inicia com uma meditação dinâmica que flui através de respirações alteradas e acopladas ao movimento proporcionado pelo o som de uma musica dinâmica, que produzirá limpezas das emoções contidas no emocional.
II – passo: Indução de uma técnica que proporcione novas emoções promovendo um renascimento.
III – técnica indutiva para reconhecimento do Eu, e as mais comuns são Ekagrata - visualizações, através de um espelho, visualizar Mandala, ou simplesmente no olho do outro. Permitindo identificar as emoções que estão inseridas no contexto do EU e do outro. Formando um reconhecimento, identificação e sintonia com o próprio Ego.
IV – passo. É induzido a um tipo de técnica que envolva toques no contexto de técnicas corporais. Para que desperte o fluxo original da libido.
V – Finalização do sistema vivencial em grupo.

Conclusões

Se utilizar de método vivencial como foi possível perceber até então é uma forma de brincar com a mente fazendo-a a ficar em segundo plano. E simplesmente sentir e permear a vida através do leela cósmico.
Se permitir ser feliz. Aprender a usar as ferramentas corpóreas e que divinamente nos foi concedido. Tomar conscienciência de que somos além de ossos, veias, sangue, músculos, órgãos, etc. Que as sensações e intuições são as ferramentas reais e mais importantes que induzem ao coração e expande a consciência para Ser e está Feliz.




Vivência Tântrica
Ao encontro do coração e da prosperidade, assim como o equilíbrio da sexualidade e o fluxo da sensibilidade
Celi Aparecida Coutinho - Terapeuta Holistica - CRT 21270

SINTE-SINDICATO DOS TERAPEUTAS – Holística 2009

Texto original de: http://www.sinte.com.br/revistaterapiaholistica/tradicionais/tecnicas-terapias-tradicionais/ayurvedica/119-tantrico.html#ixzz2eAin5G4H
Direitos Autorais: SINTE - SINDICATO DOS TERAPEUTAS

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - A Influência Das Cores Nos Ambientes


 


A Influência Das Cores Nos Ambientes

 



A Cromoterapia é utilizada para o tratamento pessoal ou ambiental através das cores. Divide-se em Cromologia que é o estudo das cores, e Cromoenergética que é a aplicação da cor. Normalmente é baseada na aplicação das sete cores do Spectro ou Arco-Íris que são constituídas de três cores quentes: vermelho, laranja e amarelo; uma cor temperada que é o verde, e três cores frias: azul turquesa, o azul índigo ou anil, e o violeta.


Como características básicas de cada cor podemos dizer:

Vermelha: Além de quentíssima, estimula a euforia e representa a exalação da adrenalina. Não recomendada para pessoas excitadas ou em estado de intensa fragilidade. Muito utilizada em ambientes excitantes e prazerosos, principalmente onde haja música, dança e entretenimento. Não deve ser usada em quartos, escritórios, consultórios de psiquiatria, psicanálise e psicologia.
Observação: Esta cor é muito utilizada em países orientais, de clima frio. Porém para as regiões de temperatura quente, sugiro atenção especial, pois esta cor faz com que os ambientes pareçam pequenos e as pessoas se irritem com facilidade. 

Laranja: Representa a intelectualidade. É a cor da sabedoria e da criatividade. Muito usada em áreas de lazer, salas de jantar e circulações (corredores), por trazer bem-estar físico e ser relaxante. Não deve ser utilizada em quartos ou áreas de tensão.

Observação: Esta cor é muito utilizada nos restaurantes rápidos (fast-food), para ativar a fome, e junto com a cor vermelha, fazer com que as pessoas comam rápido e saiam dando lugar a outras. 
Amarela: Age de maneira excitante em pessoas nervosas. Representa a cor da teimosia e é recomendada para ajudar as pessoas a memorizarem melhor. Muito utilizada em ambientes antidepressivos. O amarelo forte não é recomendado para escritórios, quartos e áreas de trabalho. Nestes locais deve-se usar a cor palha ou creme. 

Verde: É a mistura do azul com o amarelo, mas não possui as qualidades destas duas cores. É uma cor temperada e muito utilizada para aliviar dores; daí ser utilizada em abundância em hospitais (enfermarias, circulações e quartos). Podemos usá-la em pinturas externas de casas, quintais, salas cirúrgicas (somente as paredes), e locais onde haja a necessidade de uma reposição energética, como o teto dos banheiros. Em outros locais como salas de estar ou de atividades profissionais, pode trazer morbidez. 
Observação: Esta cor é desaconselhável para restaurantes ou salões de chá. As pessoas a encaram como uma cor séria, e não relaxam com tranquilidade. 

Azul Turquesa: Cor anestésica e apaziguadora para a superexcitação sexual. Pode ser uma cor muito fria, fazendo com que as pessoas durmam muito e comam excessivamente, tornando-se obesas. É uma cor refrescante, podendo ser utilizada em cozinhas, quartos de pessoas tensas e escritórios. Não deve ser utilizada em atividade de lazer.
Observação: Esta cor pode ser usada em uma parede do quarto do casal. Por ser uma cor fria, pode comprometer o relacionamento quando usada em excesso neste cômodo. 

Azul Índigo: Equilibra as vibrações vitais do corpo físico e mental. Muito utilizada em ambientes de pessoas idosas, recém-nascidas e extremamente fragilizadas. Seria de bom uso nos quartos, escritórios e salas de tratamento para pessoas tensas (consultórios de psiquiatria e psicologia).
Observação: O índice de preferência das pessoas para esta cor é de 33%; isto é, desde o brim utilizado na confecção de roupas dos anos 60 até os nossos dias. 

Violeta: Estabelece efeito calmante geral, principalmente nas afecções psíquicas. Realça a individualidade, a paz e o silêncio. Opera transformações. Deve ser utilizada em áreas festivas e interiores grandiosos e suntuosos.
Observação: Cor muito utilizada em igrejas, em academias de cultura física, em teto de salas de cirurgias. 

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - BASTÃO CROMOTERAPICO

  BASTÃO CROMOTERAPICO

 

Bastão Cromático é uma combinação do Bastão Atlante, Cromoterapia e Cristal de Vogel, em um único aparelho para o uso terapêutico. O Bastão, remonta das origens de uma civilização (Atlântida) que existiu antes do nascimento dos egípcios, babilônicos, gregos e outras. Essa civilização utilizava-se amplamente da fonte de energia que provinha dos cristais e metais. Uma grande combinação desses elementos foi, sem dúvida, os bastões, nas suas mais diversas variações. O Bastão é um dispositivo radiônico, cuja função é acumular, ampliar e emitir energia. É confeccionado a partir de um tubo oco de cobre (sendo o cobre um excelente transmissor de energia), 8 lentes coloridas (em acrílico) - que direcionam as energias para o objetivo específico - e um cristal de quartzo límpido que, por sintonia projetada pela mente humana, direcionada a energia armazenada no tubo.
O Cristal de Vogel: Vogel, cientista da NASA que, estudando os valores potenciais dos cristais, percebeu que, lapidando o cristal em doze (12) lados simétricos, ele amplifica e acelera o princípio ativo da pedra. Essa experiência é semelhante ao cano pelo qual passa uma pressão de água muito forte, fazendo com que a água se projete a longa distância.
Cromoterapia: é a terapêutica que utiliza as diversas freqüências da luz (cores) para equilibrar corpo, mente e espírito.

Indicação: auxilio em fisioterapia, energização de chakras e harmonização da mente e emoçoes.
*Atua na destruição de energias negativas e intrusas, desenvolvendo a intuição.


Radiestesia BH; Radiônica BH; Terapia Holística BH; Cromoterapia BH; Tratamento Radiônico;
      
 
 


DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Captação e Realinhamento Energético / Radiestesia

Captação e Realinhamento Energético / Radiestesia

Bruxaria
             
.Apoiado na mais antiga escola de tradição de magia, a captação e e realinhamento energético nada mais é do que o estudo dos sete corpos ou principais vórtices de energia do corpo humano, os chakras.
A captação energética é feita através de um pendulo e gráficos radiestésicos ligados a uma escola do plano astral em tradição e magia chamada OXY.
Neste processo é possível detectarmos algumas energias que impedem o processo de aprendizado e evolução:
Influência negativa de seres fora do físico: sofre influ~encias de entidades fora do plano físico (sem luz) devido á sintonia mental.
Influência negativa de outras vidas : Atitudes, pensamentos negativos ou medos profundos de outras vidas que influenciam negativamente e inconsciente a vida cotidiana atual.
Energia negativa da natureza : Envolve perda de vitalidade (física e emocional) devido ao enfraquecimento do campo sutil.
Energia negativa própria : ligadas a pensamentos que são ¢®°coisas¢®± e quando se tem pensamentos em desacordos, indelicados , estes continuam a existir em regiões etéreas e permanecem ligados a pessoa quem os criou.
Energia negativa provocada : Quando a pessoa recebe uma grande quantidade de energia negativa consciente e propositadamente dirigida através de um elo ou ponte mental de uma determinada pessoa em comunhão com outras, criando uma corrente psíquica altamente prejudicial.
Energia negativa de pessoas: Desiquilíbrio que se recebe em em menor proporção de pessoas que as emitem, consciente ou inconscientemente, popularmente conhecidos como ¢®°inveja, olho gordo, mau olhado etc...¢®±
Energia negativa de ambiente :Normalmente pessoa sensível e receptiva, está a mercê das vibrações circundantes, sua membrana astral muito porosa, deixa que energias ambientais penetrem no interior, mais do que o necessário. Sente normalmente no corpo ¢®°pesado¢®± devido ambientes nefastos ou lugares com grande concentração de pessoas.
Energia negativa de formas : gerada por objetos ou formas geométricas que emanam energia nociva a célula viva. Mais comumente encontradas em objetos ou quadros mobílias antigas ou presentes de pessoas com sentimentos negativos.
Miasma: É uma depressão ou mácula no campo de energia do material de construção do corpo. É centrada na comida, no solo, podendo ou não se manifestar durante uma vida. Os principais são : câncer, tuberculose, sífilis e psoríase. Manifestadas quando as leis naturais são transgredidas na vida da pessoa.
Toxinas : Agente tóxico que atua no corpo etéreo represando energias, causando bloqueios e desiquilíbrio orgânicos.
Eletricidade: Sensível a interferência que aparelhos elétricos (rádio-relógios, tvs, geladeiras, etc ) causam à célula viva e campo áurico.
Através de Gráficos radiestesicos próprios para cada situação, é possível devolver a energia perdida a pessoa, bem como bloquear a interferência energética maléfica.


A Radiestesia Em Terapia Holística 

radiesteuniverso

A palavra Radiestesia é a união de dois termos, Radius, que vem do latim e significa radiação e aisthesis, de origem grega e que significa sensibilidade, indicando assim a sensibilidade às radiações.
Utilizando instrumentos específicos, como o pêndulo, a Radiestesia capta as vibrações do nosso campo bioenergético que trabalha com as dimensões vibratórias mais profundas do corpo humano e de tudo o que o cerca, visando encontrar possibilidades para corrigir possíveis alterações, a fim de promover o equilíbrio e bem estar da pessoa.
Tudo no universo é uma fonte de energia que ressoa em certa freqüência ou, uma combinação de freqüências com outros elementos. Nosso corpo é feito de um número incontável de átomos e moléculas representando vários elementos.
Cada molécula elementar ou átomo ressoa em harmonia com outra, quando estamos em perfeito equilíbrio. Acontece que em todo o momento estamos expostos a energias nocivas, como: ondas de rádios, TV, antenas, energias pessoais, etc... Podendo gerar uma serie de desequilíbrios. Elas passam sobre nossos corpos, da mesma forma que somos afetados pela radiação do sol, da lua, da Terra e como sabemos das outras pessoas, porque mesmo pensamentos criam energias que se irradiam através de nossos corpos.

Freqüentemente durante o dia respondemos fisiologicamente, emocionalmente e intelectualmente de alguma forma às diferentes radiações que nos atingem, vindas de várias fontes.

Radiestesia é uma excelente ferramenta para ampliar nossas reações sutis que experimentamos. Se usada corretamente, a Radiestesia será uma ferramenta benéfica para a identificação e correção da fonte e transmissão das radiações nocivas existentes.

Na realidade, a Radiestesia pode ser dividida em três aspectos:

1- Reação física para freqüências e radiações universais de elementos ou combinações de elementos naturais ou artificiais que existem no nosso ambiente físico.

2-Reação emocional dos pensamentos, condições e atitudes de outros, individualmente ou coletivamente e, de nós próprios.

3- E freqüentemente intuitivamente a eventos que estão fora de nossa percepção linear do tempo, consciência física ou realidade.

Com a nossa atitude e conhecimento do assunto que nos dirá definitivamente se seremos bem sucedidos no trabalho de Radiestesia ou não, e o quanto poderemos desenvolver este precioso presente. Devemos tornar-nos humildes e ter força de submetermos nossas percepções e atitudes para mudar, questionar mesmo nossas mais fortes crenças sobre um assunto específico e também ter vontade de corrigir nossas realidades.

Para alguns isto será somente um meio de trabalhar com reações ou manifestações físicas, tais como procurar água, minerais e outros assuntos relativos às substâncias do universo. Outras pessoas, como eu, entretanto, podem se sentir confortável em trabalhar em áreas relativas à saúde, emoção e espiritualidade, ou seja, equilíbrio do Ser.

O que você pode fazer com a Radiestesia.
A Radiestesia pode ser usada em diversos domínios como, por exemplo: agricultura (qualidade das sementes, qualidade dos terrenos), arqueologia, geologia, investigação policial (achar pessoas desaparecidas), equilíbrio das casas, acharem água, no nosso caso: pesquisa de florais, fitoterápicos, equilíbrio dos chakras, etc. As possibilidades são quase infinitas, use a sua intuição e muita pesquisa.

Pesquisa de chakras: Para a realização de um trabalho bem abrangente e com resultados positivos, pesquiso a existência de desequilíbrio nos 49 chakras do corpo humano (de entrada e saída).

Cinco Movimentos: Após detectar e confirmar o movimento dominante individual do cliente (Terra, Água, Madeira, Metal, Fogo), começo o trabalho para a regularização de cada movimento desequilibrado.

Meridianos: Os 12 meridianos (Pulmão, Fígado, Rins, intestino Delgado, V. Biliar, Estômago, Intestino Grosso, Bexiga, Coração, Baço-Pâncreas, Triplo Aquecedor, Circulação e Sexo) são testados e regularizados, caso haja algum em desarmonia.

Moxabustão: É utilizada no corpo em meridianos que em caso de desequilíbrio de Yin Yang são detectados conforme a informação no gráfico dos meridianos.

Parasita da energia vital: Pesquiso a possibilidade de encontrar parasita da energia vital que esteja impossibilitando o equilíbrio físico e energético do cliente.

Fitoterapia: Utilizo Fitoterápicos diversos, conforme indicação encontrada através da Radiestesia e outras técnicas.

Florais: Também são recomendados conforme as necessidades do cliente.

Cromoterapia: Utilizando também técnica de pesquisa e tratamento que disponibilizaram melhor resposta ao desequilíbrio e problemas sentidos pelo meu cliente.

Psicoterapia: É utilizado no decorrer de todo o processo de tratamento do meu cliente para a harmonização e equilíbrio em busca do autoconhecimento.

Radiônica: Utilizo em casos especiais que impossibilitam a presença do cliente no decorrer do tratamento.

Criando assim uma equação de serviços elaborados, para se chegar ao melhor condicionamento físico, mental e psicológico, com a compreensão de vida em que se resolva o problema existente, como um todo sem transferência de culpa ou novas somatizações físicas. Visando sempre que o mais importante é justamente que o terapeuta holístico seja um catalisador para a busca do conhecimento e crescimento individual de cada cliente e não um apaziguador de um problema direcionado, principalmente porque quando um cliente nos procura ele não quer ser curado de doenças, para isto ele procuraria um médico e não um terapeuta holístico, ele está atrás é sim de uma qualidade de vida dele e dos que os cercam e um equilíbrio onde possa se sentir bem com ele mesmo e com o ambiente onde vive. Sentindo- se assim feliz e produtivo sempre!


Técnicas para o uso do gráfico geral:
Para se trabalhar com a Radiestesia em conjunto as terapias diversas, o terapeuta precisa escolher a melhor maneira de montar a sua pasta de pesquisas e análises para que de forma objetiva consiga chegar aos verdadeiros resultados encontrados e solucionados pelas técnicas utilizadas durante o processo de avaliação e restauração do equilíbrio do cliente.

A minha sugestão é que em uma pasta catálogo, coloque todos os quadros ou gráficos pesquisados por você e utilize também em formato de meio círculo com subdivisões para as anotações dos temas estudados e utilizados em terapia holística, lembrando sempre que deve começar com o gráfico de orientação geral, pois o mesmo abrirá caminhos para uma investigação sólida e segura conforme proponho abaixo:

GRÁFICO DE ORIENTAÇÂO GERAL: engloba todas as técnicas desenvolvidas pelo terapeuta, é o ponto de partida para as outras análises.

De todas as maneiras e possibilidades de pesquisas e questionamentos para encontrar desequilíbrios e causas dos problemas de meus clientes, a Radiestesia sem dúvida nenhuma é a melhor e mais rápida forma de chegar às respostas com objetividade e satisfação do terapeuta e cliente.

A primeira coisa a se fazer é acomodar-se em uma cadeira bem confortável, em frente a uma mesa vazia para não sofrer nenhuma interferência. Em seguida, procede-se a um relaxamento inicial com a respiração profunda e tranqüilizadora. Enquanto respira, comece a mentalizar o que segue: a partir deste momento, o pêndulo irá mediar à comunicação com a minha mente superior.

Após estas condições e preparações, seguimos em diante com as rotinas a seguir:

· Com o pêndulo na mão, deixando uma distância de, aproximadamente, 10 a 20 cm entre os dedos e a ponta do pêndulo e o levamos ao centro inferior do gráfico de orientações geral.
· Com o pêndulo na posição pedimos para girar no sentido horário (positivo) e no sentido anti-horário (negativo), logo após, ordenamos para o pêndulo parar no ponto zero e seguimos.
· Fazemos então as perguntas desejadas e observamos a posição que o pêndulo vai apontar indicando as respostas, também podemos apontar com o dedo indicador da mão esquerda para as subdivisões indicadas no gráfico perguntando se o cliente que estará a sua frente necessita da técnica ou tratamento que estará indicado em cada subdivisão. A resposta será obtida, quando o Pêndulo parar de girar e balançar apenas na direção da subdivisão do gráfico ou então girar positivamente ou negativamente, no caso do uso do dedo indicador da mão esquerda.
· Anotar as informações e prosseguir fazendo novas perguntas até esgotar totalmente as informações do gráfico geral.
· Depois de completada todas as informações, partir para os gráficos seguintes utilizando o mesmo método para as futuras informações.

Pêndulos

radiestesiainstrumentos2Radiestesia - Arte Digital: Henrique Vieira Filho








Pêndulos, um simples fio e um contrapeso, poderosos receptores e irradiadores de energia sutil, que conectam o radiestesista com todas as coisas em todas as dimensões sem as barreiras do espaço e do tempo.

A prática radiestésica me levou a pesquisar e encontrar que historicamente 4.000ªC. os sacerdotes egípcios e caldeus, já praticavam a sensibilidade radiestésica através de varinhas para descobrir, águas, minérios e respostas oraculares.




Na China 2000ªC. o imperador Yu trabahava com uma varinha na pesquisa para encontrar fontes de águas subterrâneas. Paracelso alquimista e médico suíço utilizou-se da radiestesia em seus trabalhos. No século XVII a condessa Martine de Berthereu aponta com extraordinária exatidão as fontes de Chateau-Thieny e posteriormente as minas de Pontgibard.


Já nessa época o abade Vallemont publica suas pesquisas, nos séculos XVIII e XIX dentre os muitos radiestesistas, destaca-se, Mermet desenvolvendo a teoria das séries numéricas atribuídas aos órgãos humanos, hoje nas minhas pesquisas percebo que ele conseguiu identificar os pontos do Do In e da Acupuntura através da radiestesia.
Luis Zuniga, da apoio radiestêsico in loco e nas plantas geodésicas, a uma equipe de engenheiros na prospecção de petróleo, na cidade de Punta Arenas, extremo sul do Chile.
No século XX mas exatamente em 1932 se realiza o primeiro congresso de radiestesistas em Liege, com resultados importantíssimos para as diferentes áreas do conhecimento.

No Brasil, em meados do ano de 1941 o radiestesista Virgílio Goulart publica a radiestesia em seis lições, à partir desta data,a lista é extensa dos inúmeros profissionais que tem contribuído para esta ciência.
À medida que foram passando os anos, desenvolvi a minha própria técnica, utilizando a radiestesia como base para ver, as disfunções da aura e conseqüentemente a sua harmonização.

Foram estes os impulsores, que deram o alicerce para a terapia holística que desenvolvo, procurando a causa da disfunção no corpo mais distante e deixando a harmonização do efeito como conseqüência.
Esta ciência tem esta virtude, ver, a unidade e o todo ao mesmo tempo, trabalhando num único universo, como se fosse um belo mosaico.

Se a Radiestesia nos permite fazer uma medição exata das energias que afetam pessoas, animais, plantas, objetos e ambientes, tem que existir alguma técnica que faça correções nesses desequilíbrios, é essa técnica se chama Radiônica.

A Radiônica permite trazer de volta o equilíbrio ou ainda melhora-lo através da junção Radiestesia - Radiônica, cromoterapia, cristais, florais, elementos da natureza, com a utilização da energia do pensamento.
Existem algumas correntes de pensamento em radiônica que utilizam a irradiação de ondas eletromagnéticas o hertzianas, com o objetivo de produzir um equilíbrio através de um mecanismo de ressonância de freqüência. Sabe-se que os egípcios colocavam metais sobre o corpo humano com fines terapêuticos.
Talvez esse seja a explicação de que alguns pesquisadores tentem dar um ar hermético a esta técnica sem necessidade. Eu penso que tudo o que a natureza nós ensina, deve ser de conhecimento individual e coletivo, porque na medida que melhoramos o indivíduo, classe e sociedade, melhora a energia vibratória do planeta.

Toda matéria emite radiações, o que significa que cada elemento inerte ou vivo, é único.
As radiações emitidas por um corpo vivo ou objeto, permitem analisar as energias do todo e das partes.

O terapeuta que utiliza estas técnicas, desenvolve dentro de si um ser radiônico, capaz de trazer equilíbrio só com sua presencia.

Esta técnica de pesquisa e alinhamento das perturbações vibracionais utiliza também as energias das formas, inclusive às formas pensamentos. Por isso desenvolve a percepção extra-sensorial.
É a técnica do futuro, hoje vista como ficção.
Exemplo:
A Radiônica utiliza-se também das cores, que tem sua própria vibração:
Vermelho 436,7
  Trilhões de vibrações por segundo.
Laranja 473,6        Trilhões de vibrações por segundo.
Amarelo 510,5       Trilhões de vibrações por segundo.
Verde 584,3          Trilhões de vibrações por segundo.
Azul 658,0            Trilhões de vibrações por segundo.
Índigo 694,9          Trilhões de vibrações por segundo.
Violeta 731,8         Trilhões de vibrações por segundo.
Fonte: Jones , Alex. Seven Mansions of Color, De Vorss, Marina del Rey, 1977.
Côr 

arosa
A Radiônica pode utilizar a cor terapeuticamente dos seguintes modos:
Visualização: a cor necessária é visualizada como se estivesse sendo inalada e banhando cada ponto em desequilíbrio.
Luz solarizada: é a aplicação da cor filtrada da luz do sol através de filtros ou gel coloridos, sobre a área afetada.
Água solarizada: a água pura é exposta ao sol num recipiente apropriado de vidro colorido por meia hora e depois ingerido como fonte de equilíbrio vibratório.
A cor que preciso: Assim como as pedras, filtros, nós somos parte dessa luz e podemos aplica-la. A influência das cores é primordial para o desenvolvimento do Ser Humano e o meio em que vive e trabalha, temos cores fixas e transitórias que atuam diretamente nos centros de energia das pessoas ou objetos. A comida é uma alternativa para absorver cor.

Florais de Bach
A Radiônica pode potencializar ou incorporar os efeitos benéficos dos Florais de Bach que desenvolvem uma profunda harmonia restaurando o equilíbrio dos corpos, associados ao pensamento, alma, identidade ou espiritualidade.

Limpeza áurica
A Radiônica nós permite entre outras coisas fazer a limpeza e restauração áurica sem necessidade alegoricas. Isto em pessoas, animais, plantas, objetos, residências, partindo da base que toda energia física ou espiritual tem uma determinada ação vibracional.

RelacionamentoA Radiônica analisa um relacionamento a partir da harmonia dos centros de energia, restaurando-os se necessário. Essa restauração pode ser nesta vida ou em vidas passadas.

Vida e Trabalho

A Radiônica, atua em todos os segmentos da vida, trazendo paz, paz harmonia, equilíbrio, cabe apenas ao cliente a partir do aconselhamento aceitar umas diretrizes de vida, lembrando que o ser humano está aqui para se tornar sábio, lembrar que a vida se desenvolve em quatro etapas, aprendizado, luta, sabedoria e treinamento das futuras gerações. Para isso precisa de equilíbrio da auto-estima, flexibilidade, de se permitir transmutar, vivenciar todos os símbolos para poder entender a si mesmo e aos outros, etc.


Radiestesia -  Saúde -  Harmonia Física e Psíquica
 
A-Radiestesia-aplicada-de-outras-maneiras

É importante salientar que tudo que está exposto nessas páginas não visa substituir eventuais tratamentos médicos. Se você está em tratamento continue com ele, pois a ciência médica é uma das maravilhas da sabedoria Terrena. O que eu posso te ajudar através das sementes de Aguaí e da radiestesia é te equilibrar energeticamente. Converse com o seu médico sobre o que leu aqui.
“Toda doença começa por um desequilíbrio energético”
   É no aprimoramento e na busca cada vez mais do conhecimento, que o homem vai se tornando cada vez. Mais humilde.
“Através da radiestesia pude compreender a alma da Terra, foi assim que compreendi a sabedoria que existe em tudo”.
Oriental Luiz Noronha
< “Os milagres não acontecem em contradição com a natureza, mas apenas em contradição com que conhecemos da natureza”.
São Francisco de Assis

“O sentimento mais profundo e mais bonito que podemos experienciar é o sentimento do místico. Este sentimento é a semente de toda a ciência verdadeira! Aquele que não conhece este sentimento, que não mais tem a capacidade de maravilhar e ficar tomado de humildade é como um homem morto”.
(Albert Einstein)

A Radiestesia

 radiestesia_para_diagnostico
    A Radiestesia em seu processo de análise não investiga apenas as causas físicas e orgânicas de um dado problema, ela vai, além disso, e busca principalmente as causas energéticas de um dado distúrbio, deixando aos médicos a tarefa de pesquisar o físico.
   Minhas homenagens póstumas ao Dr. Henrique Smith e ao Engenheiro Ciro Pereira, profundos estudiosos e conhecedores da Semente do Aguaí e da radiestesia.
    A Radiestesia é um caminho espiritual, é uma prática que permite o radiestesista buscar dentro de seu sistema neuro motor respostas a sua perguntas. Ela é a nível espiritual.
A mente inferior se torna canal da mente superior.
Ela foi usada à milênios, por sacerdotes e cientistas da Antigüidade é conhecida e praticada no mundo inteiro.
   Todas as pessoas podem praticar a radiestesia, assim como tocar violão, mas ser um Dilermando Reis... O artista nasce assim como o radiestesista. É um dom de Deus.
   A Radiestesia também é uma ciência que detecta todos os tipos de manifestações energéticas, através dela podemos descobrir objetos ocultos, doenças, Fazer limpeza em empresas, alimentos e medicamentos adequados, e desgastes de energia no corpo humano, seja nos setores psíquicos ou físicos.
   A Radiestesia é uma faculdade do homem, de realizar qualquer tipo de investigação, seja qual for sua natureza, é um método simples de codificar as respostas solicitadas ao atemporal, que sob o comando da vontade, manifesta-se através dos movimentos do aurômetro.
    A manifestação é uma porta segura para a quarta dimensão, podemos desta maneira obter informações que emergem do espaço e tempo.

O Radiestesista

 radiestesia9
   O verdadeiro Radiestesista atua com a sua sensibilidade captando informações energéticas.
    (Raras pessoas possuem um alto grau de sensibilidade para captar informações corretas das irradiações de energia com ajuda do aurômetro).
    Ao medir alguma coisa, o Radiestesista decodifica as informações obtidas em forma de padrões energéticos. Sua mente perscruta o campo, colhe nele a informação desejada e inconscientemente a decodifica, permitindo que o cérebro, através de uma ação neuromotora, movimenta o aurômetro desta maneira dando informações ao Radiestesista.
O que pode ser observado pelo Aurômetro (aurômetro ou duas varinhas) do Radiestesista
   O Dual-Rod pode nos mostrar as doenças de nosso "Corpo Etérico", como "Distúrbios Energéticos", essas doenças são a nível energético, portanto: já podem estar presentes no "Corpo Físico", podem ainda "estarem por vir" ou seus sintomas já se manifestaram (a pessoa já "ficou boa") e os vestígios dessa doença ainda estão presentes. Podem nos mostrar principalmente nosso lado "emocional", diagnosticando problemas como "Conflitos Emocionais", "Tendência à Depressão", "Carência Emocional", "Fobia e Medo" e outros aspectos que definem a energia de uma certa pessoa, formando assim o que chamamos de "Personalidade Áurica", o que pode ser constatado quando observamos que o conjunto de medições de uma pessoa são semelhantes entre si e completamente diferentes de um conjunto de medições de outra pessoa.
    Através das medições dos pontos dos dedos, onde estão os extremos dos meridianos ("Linhas de Força" que levam energia KI para nossos órgãos vitais), o radiestesista pode ver como está sua "Saúde Energética", e as medições nesse caso podem ser usadas na prevenção daquilo que conhecemos como as doenças. Este é o grande objetivo da Aurometria.
   Sabemos que tudo que está a nossa volta está vibrando, (em uma determinada freqüência) tanto que, se não fosse assim, não enxergaríamos, uma vez que as cores e seus matizes são formados por freqüências que formam o chamado "espectro visível", ou seja, cada cor tem sua freqüência vibracional particular. Na escuridão total não podemos ver nada, pois não há luz para ser refletida. Mesmo assim (as coisas vivas) continua a emitir luz (energia), só que numa freqüência fora de nosso "espectro visível". Esta luz, que também é uma forma de radiação, é chamada de "caloríficas” ou outros nomes"ela pode ser percebida através de recursos e aparelhos ópticos ou fotográficos apropriados e também percebida pelo aurômetro.
 toquesconsciente


Para conquistar a saúde e manter a harmonia física e psíquica, é fundamental observar dois fatores:Autoconhecimento e Controle da Mente : - Este texto está voltado para o primeiro item.
Autoconhecimento - Se continuarmos a estudar e entender as energias que diretamente influem nas nossas vidas, teremos condições de viver com harmonia e equilíbrio, que são essenciais para alcançarmos a felicidade.
O Ponto de Consciência Situado no centro do Chacra Umbelical, é a sede dos sentimentos e emoções.
Quando desejamos qualquer coisa ou quando pensamos em alguém, nascem desse ponto cordões energéticos semelhantes ao cordão umbelical, que envolvem o objeto de desejo, a ele nos ligando energeticamente. Originalmente verdes, os cordões mudam de coloração conforme o sentimento emanado.
O Plexo Solar Esse importantíssimo centro de força, que também é chamado de Chacra Umbelical, contém o Sistema Simpático, que compreende centros energéticos que se estendem desde o cérebro até a medula espinhal e à uma parte periférica de conjunto de nervos e gânglios reunidos por redes de filamentos nervosos chamados Plexus.
O Grande Simpático
Cadeia dos gânglios do Sistema do Grande Simpático.

Certas virtudes devem ser vivenciadas para o perfeito funcionamento dos gânglios e órgãos a eles ligados:
Pureza: virtude dos quatro pares de gânglios sacros, que estão ligados aos órgãos sexuais. É a base do Sistema.
Justiça: ligada aos quatros pares de gânglios lombares, que por sua vez comandam os rins, o baço e o pâncreas (órgãos energizados pelo Chacro Explênico).
Amor: 12 pares de gânglios dorsais ligados aos pulmões e do Plexo Solar onde está situado o ponto de consciência, sede dos sentimentos. Esses gânglios estão relacionados ao fígado, estômago e intestinos.
Sabedoria: 3 pares de gânglios cervicais ligados ao coração por meio dos nervos cardíacos.
Verdade: 3 pares de gânglios intracranianos localizados no nervo trigêmeo. É o ponto culminante, porque a verdade é a meta a ser atingida.
O Cérebro e o Sistema Simpático estão interligados. O Cérebro não age diretamente sobre os órgãos, mas através de um condutor que é o Grande Simpático, cujo centro é o Plexo Solar.
Existe uma ligação muito grande entre o físico e o psíquico. O nosso emocional provoca bloqueios de energia, ou concentrações que congestionam, provocando males como a enxaqueca.
 Para evitarmos a contração do Plexo Solar, devemos banir os medos, a cólera, o ciúme e as paixões. Essas manifestações desordenadas provocam a desmagnetização total do plexo. Por isso, em tais circunstâncias, nos sentimos trêmulos, com as pernas bambas e a cabeça vazia.
O Sistema Simpático cuja sede é o Plexo Solar é a parte dual feminina do Cérebro.
O Plexo Solar controla a maioria das funções do corpo físico, e é ele que alimenta o cérebro. Com o desenvolvimento do cérebro, o homem adquiriu a consciência de si mesmo, e graças a isso se individualizou.
O Plexo Solar é a sede da consciência e do inconsciente e põe o homem em ligação com a vida universal, com o Cosmos.
O Cérebro é dinâmico mas cansa-se depressa se o Plexo Solar não enviar ajuda. O Plexo Solar sente o que passa no organismo e restabelece o equilíbrio.

O Cérebro pensa - masculino
O Plexo Solar sente - feminino

O equilíbrio se consegue aprendendo a repartir entre esses dois centros (Cérebro e Plexo Solar) as situações da vida.
São os dois pratos da balança, os dois pólos: um emissivo, masculino; outro receptivo, feminino.
Como Energizar seu Plexo Solar
Deitado de costas, colocar as mãos (direita antes) dois centímetros acima do umbigo e imaginar que está captando energia cósmica.
Vendo ou ouvindo correr uma nascente, fonte ou cachoeira. A água corrente tem influência direta com este Chacra porque na natureza, água corresponde à emoção.
Absorver energia das árvores se abraçando à elas. As árvores tem muito prana, principalmente as muito altas e de caule grosso.
Outra forma de se energizar com as árvores é ficando de costas, mão esquerda envolvendo a árvore, mão direita sobre o Plexo Solar formando a corrente. Esta forma é chamada de transfusão.
Lava-pés - A água deve ser quente nos pés, e com uma compressa de água fria na cabeça; isto é um grande magnetizador.
Os 7 Planos e os Correspondentes Corpos do Ser Humano Para entender as dimensões que nos envolvem, precisamos voltar ao começo de tudo: à criação do mundo.
O Ser – “Criador, Deus, não importa o nome que se dê, respeitando-se a religião de cada um” - , de sua prórpia matéria energética formou os Universos. Logo, tudo é fruto da mesma matéria, apenas aglutinada em formas diferentes, sendo a origem, a Primeira Energia, de qualquer coisa em todos os planos.
Ora, o plano mais próximo do Criador, de energia pura, só podia ser habitado por seres da mesma densidade sutil, os Arcanjos, em número de 7, porque 7 são as subdivisões do átomo, e tudo desde então por 7 é subdividido. Foram, portanto criados 7 planos dimensionais, e as criaturas que em cada um habitam, tem que ter a mesma densidade, sempre.
O ser humano precisava de um plano concreto para manifestar sua vontade, adquirida quando se conscientizou da sua individualidade. Por isso, o plano físico que habitamos é o mais denso. Todo ser humano tem 7 corpos que correspondem aos 7 planos dimensionais existentes que podemos alcançar em vida, ou entre vidas (período entre uma encarnação e outra), conforme nossa evolução.

Os 7 Corpos do Ser Humano São:


 dimensoeshumans

Corpo Físico - Nosso corpo, concreto, visível por todos que estão no planeta Terra.
Corpo Astral - Formado pelas nossas emoções. O plano correspondente, o Plano Astral, está em todas as emoções, paixões, vícios e desejos nele contidos. De cores fortes, bem mais intensas do que as que temos no Plano Físico, é o plano que atingimos todas as noites quando dormimos e sonhamos. Serve como uma descarga para a nossa psique, jogando nos sonhos e conseqüentemente no Astral, nossas angústias e emoções.
Com o pensamento, criamos “formas-pensamento”, que nesse plano são reais.
Corpo Mental - Amarelo, é o corpo da nossa inteligência, do intelecto, da criação, da inspiração. Tanto o corpo quanto o Plano Mental se subdividem em dois:
Mental Inferior - Amarelo-ouro, onde ainda há formas, onde estão as energias dos grandes pintores, músicos, artistas. Onde, entre vidas, podemos criar com o pensamento tudo o que quisermos, eliminando as frustrações que na última existência tivemos.
Mental Superior - Amarelo-claro luminoso. Tanto o corpo quanto o plano se interligam com consciências superiores. Abstrato, não mais tendo necessidade de formas para se expressar, ali as consciências se unem com o Todo.
Corpo Espiritual - É onde está a alma imorredoura. Para os que não crêem, é onde fica a memória genética que trazemos vida após vida. Se compõe de 3 corpos e planos correspondentes:
Manas - É o juízo final. Este corpo guarda na memória toda a última vida que tivemos. Ou seja, nós somos o nosso próprio juiz. Ainda conscientes de nossa personalidade, por meio do Manas, tomamos conhecimento de nossas outras vidas, o que fomos, além de programar nossas futuras vidas, quem seremos. Nesse plano, temos a plena consciência das qualidades que faltam para nossa alma evoluir.
Búdico - Intuição profunda. Quando pela sua evolução a alma passa por esse plano, a faz em dormência para se recuperar da difícil jornada que acabou de vivenciar na Terra.
Átmico - Divino. As almas que atingem este plano não tem mais que encarnar na Terra. Se o fizerem será para ajudar a humanidade em puro ato de amor.
Mônada - Matéria essencial do Criador. É a centelha divina que cada humano ganha em sua alma quando da sua individualização.
Onde Está Localizada a Alma Imorredoura no Homem? Cientistas e estudiosos continuam pesquisando a localização da Alma no homem.
Há teorias de que seria no cérebro, no hipocampo. Outros optam pelo coração, o que traria problemas éticos na era dos transplantes. Já se comprovou cientificamente a existência dos corpos energéticos, inclusive por fotografias Kirlian. A terapia de regressões à vidas passadas confirma a existência de uma memória imorredoura que acompanha o ser ao longo de sua caminhada rumo à Eternidade.
Os antigos egípcios consideravam que a medula espinhal seria a sede da Alma, na forma de uma gota vital localizada na base da coluna. Para fins terapêuticos, se usa energizar esse fluido vital antes de começar qualquer tratamento energético.
O importante é acreditarmos que algo em nós não acaba. Que nossas atitudes, aprendizado e bons propósitos terão repercussão futura. Nós fizemos o passado da história da humanidade, estamos fazendo o presente, e participaremos do futuro desse planeta.
Isso muda o conceito de morte e o medo que todos temos dela. O medo da morte é um carma coletivo da humanidade. Muda também o conceito de tempo e espaço, a sua relatividade. Nos mostra a grandiosidade que trazemos dentro de nós. Se deixarmos fluir a centelha do próprio Criador, também nós poderemos ter acesso à coisas antes impensadas.
O estudo sério das energias nos transporta ao mundo mágico de outras dimensões, nos leva a interagir com o Cosmos e a vivenciar um caminho espiritual que seguramente nos levará à evolução da nossa Alma.
Um pensamento para meditar:
Um sonho é uma realidade no plano imaterial do mundo energético onde ele acontece. A realidade também é um sonho, a diferença é que atua no plano material. Logo, o plano material concretiza os sonhos, e o Destino é uma projeção do futuro como um sonho materializado.
Meditação 
A seguir, uma meditação para se revigorar e projetar em outras dimensões os sonhos que deseja realizar: Deite-se de costas ou em posição de Lótus (sentado, coluna ereta, pernas flexionadas, os joelhos encostam no chão). Relaxe e feche os olhos. Inspire profunda e lentamente, imaginando que está absorvendo toda a luz e a energia do Sol, e que essa luz está inundando todo o seu corpo. Imagine que de sua coluna vertebral sai uma luz vermelha e que essa luz penetra nas profundezas da Terra (isso o fixará na Terra, podendo sua mente divagar por outras dimensões com toda a segurança). Repita por três vêzes esta operação.

Deixe a sua mente criar uma torre de cristal, sem cobertura, e se coloque lá dentro, deitado, olhando para o É ter infinito. Quando conseguir criar essa imagem mental, comece a projetar seus desejos e tente visualizar os cordões verdes luminosos que sairão do seu Chacra Umbelical. Direcione para o “Céu” esses sonhos e os transforme em estrelas com a ajuda do seu Chacra Cardíaco, emitindo raios de luz amarelo-ouro. Você está criando um mundo só seu onde os Astros são seus desejos projetados.
Imagine agora cada estrela explodindo em milhões de luzes que cairão sobre você, inundando-o de energia. Sinta toda essa vibração e considere que essa vida é uma ilusão, e que os sonhos nos levam adiante na nossa jornada, e que quando projetados no Astral, serão desejos realizados no Plano Físico.
Aconselho a fazer por 5 (cinco) dias seguidos esta meditação, para fixar bem as imagens do Astral e ter sucesso na realização dos desejos. Os5(cinco) dias são baseados no nosso ritmo biológico que tem um espaço de 5 (cinco) dias entre os biorritmos celular, físico, psíquico e espiritual. Qualquer informação nova levará este tempo para se fixar em nós como uma verdade.


  Radiestesia no campo médico

pendulo

É de suma importância deixar claro que a Radiestesia é um apoio neste campo, jamais interfere ou fornece um diagnóstico, apesar da precisão deste. Cabe ao médico identificar e medicar. Respeitamos os limites, mas auxiliamos e muito!
A fim de pesquisar possíveis desequilíbrios energéticos que se caracterizam como doença, o radiestesista que se dedica a esta prática deve conhecer muito bem os três aspectos ligados à medicina, que são: fisiologia, anatomia e as patologias.

Os dados fornecidos por um diagnóstico radiestésico fornecem ao médico um apoio no tratamento, verificando os aspecto indicado de imediato, realizando exames de constatação, elaborando assim um diagnóstico mais rápido e, por último, escolhendo a melhor dosagem de remédio de acordo com a sintonia do paciente com o remédio.
Outro fator que desencadeia uma necessidade de atenção é que o diagnóstico radiestésico se preocupará com a causa, ou seja, o que foi de fato que levou àquele desequilíbrio energético e, portanto, curando a causa fazemos com que o efeito que neste momento se traduz como doença, não retorne mais.

O radiestesista que se propõe a um diagnóstico deve proceder com cuidado (por não ser médico, jamais deve proferir um diagnóstico) ou se, encontrando algo mais grave revelar ao paciente, o que é encontrado deve somente ser indicado como um caminho a ser indicado ao médico. 
Eu hoje chamaria isso de uma arte, pois, apesar da segurança que os diagnósticos radiestésicos apresentam, temos que respeitar sempre a medicina tradicional. Portanto, é a arte de dizer em palavras sutis o caminho que o doente deve seguir.

O diagnóstico é feito da seguinte forma: existe uma convenção mental que é feita quando iniciamos a utilização de pêndulos, que diz que toda vem que o pêndulo girar no sentido horário, teremos uma resposta afirmativa SIM e quando girar no sentido anti-horário teremos uma resposta negativa NÃO.
Então, com uma planta anatômica iniciaremos o diagnóstico. Em primeiro lugar, verificamos os sete centros básicos de energia que são os nossos chakras, sabemos que cada um destes chakras corresponde a uma glândula e esta glândula aos órgãos.

Em uma visão bem resumida mostramos o seguinte quadro:
CHAKRA CORONÁRIO - situa-se no topo da cabeça e não corresponde a nossa parte física, está relacionado com a parte mental e espiritual. Quando está fechado, provavelmente a entrada da energia está ocorrendo pela nuca ou pela testa e precisa de uma análise mais profunda;
CHAKRA FRONTAL - está localizado entre as sobrancelhas, é responsável pela energia dos olhos, ouvidos e crânio; 
CHAKRA LARÍNGEO - está localizado no centro da garganta, sendo responsável pela energia da parte inferior da face até o nariz, aparelho respiratório, tireóide e para-tireóide;
CHAKRA CARDÍACO - localiza-se na altura do coração e relaciona-se com a glândula do timo, coração, corrente sanguínea e é responsável pela vitalidade do corpo;
CHAKRA PLEXO SOLAR - está localizado na altura do estômago e tem ligação direta com cinco órgãos: estômago, fígado, vesícula, baço e pâncreas;
CHAKRA UMBILICAL - está localizado dois dedos abaixo do umbigo, corresponde ao aparelho urinário ( rins, uretra, bexiga e ureter) e aos intestinos;
CHAKRA BÁSICO - está localizado na base da coluna vertebral e ligado diretamente aos órgãos reprodutores, masculinos e femininos.
Além do pêndulo, utilizamos também o aurameter a fim de detectar doenças que estejam no campo energético, mas que ainda não se manifestaram fisicamente. Delineamos a aura da pessoa, verificando pontos com perda de energia; estes pontos irão, então, requerer uma atenção e pesquisa mais centrada.
Após checar cada órgão de cada sistema, obtém-se um quadro que deverá então ser comparado aos sintomas descritos pela pessoa.

A Radiestesia neste ponto irá fornecer as indicações médicas que a pessoa deverá procurar e poderá então atuar como indicação de equilíbrios energéticos e canalizações de energia tornando os órgãos ou órgãos afetados positivos e repletos de energia, poderá ainda propor a utilização de técnicas terapêuticas naturais, mas jamais interferir na utilização de remédios, que é uma prática exclusiva da área médica. 
Aqui existe também uma presença forte da Radiestesia, quando o médico fornece um remédio ao paciente; através da Radiestesia podemos verificar se há sintonia energética de tal remédio com a pessoa e também se a dosagem está correta. Isto evita perda de tempo e também muitos efeitos colaterais.

Quando falamos nas técnicas de fitoterapia, florais, acupuntura, magnetismo e psicoterapia, a presença da Radiestesia se torna fundamental, pois ela te leva a escolha exata do remédio ou técnica a ser utilizada e à dosagem e freqüência de tratamento. A escolha de um floral, por exemplo, quando feita pela Radiestesia no leva a encontrar energias sutis presentes, que muitas vezes se fôssemos somente analisar pela aplicação dos florais não os receitaríamos, pois o aspecto apresentado na medição radiestésica, muitas vezes, nem é mencionado pelo paciente, ou até mesmo ele o desconhece.

Eu mesma tenho experiências pessoais de apresentar certos sintomas e depois de uma avaliação radiestésica para escolha de florais encontrar coisas que eram realmente presentes e verdadeiras.
Na homeopatia, a presença da Radiestesia também é fundamental, mesmo porque a escolha de remédios homeopáticos se dá por semelhança, ao contrário dos alopáticos, encontrar então a semelhança que se precisa de imediato, facilita e muito o tratamento além de encurtar o tempo de cura.
Na homeopatia não há receita ou medicamento a ser imposto. A escolha terapêutica é feita caso a caso, chamado de individualização, que significa selecionar um tratamento entre muitos, que corresponda ao conjunto de sintomas apresentamos. 
No tratamento homeopático, de início, percebe-se a intensificação ou ressurgência de sintomas. Este agravamento representa uma escolha correta do tratamento e a reação do organismo, porém, o que ocorre na maioria dos caso é uma demora muito grande utilizando-se a tentativa e erro até encontrar o remédio de fundo correto. Tudo poderia ser mais rápido com o auxílio da Radiestesia na escolha do remédio de fundo.

Quando falamos em animais, a homeopatia pelo uso da Radiestesia se torna fundamental, por falta de poder individualizar o caso patológico, pois o animal não descreve suas sensações, prescrevem-se normalmente fórmulas complexas até chegar ao ponto, ao passo que com o auxílio da Radiestesia tudo ficaria mais fácil e rápido.
Por mais que caminhemos e explanemos por diversos pontos o que concluímos sempre é que a grande maioria dos desequilíbrios energéticos apresentados pelos seres humanos e animais têm uma origem do local onde moram.
Por isso, a cada semana afirmo a necessidade de medirmos a energia do local onde moramos e jamais mudarmos para um ambiente novo sem conferir as energias ali presentes!






http://www.espaconash.com/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=23
http://harmonizacaoambiental.blogspot.com/2010/01/sobre-radiestesia.html
http://www.radionica.com.br/component/content/article/29-terapia-holistica/69-radiestesia-terapia-holisticahttp://www.scribd.com/doc/7164311/Curso-PrAtico-de-Cromoterapia-e-Radiestesia
 FONTE: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=9027