quinta-feira, 19 de setembro de 2013

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - SABEDORIA XAMANICA

Os lobos que existem em nós!



Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.

Ele disse:
- Há uma batalha entre dois lobos que vivem dentro de todos nós.

Um é Mau
- É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.



O outro é Bom
- É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou e perguntou ao avô:
- Qual lobo vence?


O velho índio respondeu:
- Aquele que você alimenta!

DESNVOLVENDO O CONHECIMENTO - CETÁCEO SAGRADO & FELINOS SERES EXTRA-TERRESTRES - METATRON

CETÁCEO SAGRADO & FELINOS SERES EXTRA-TERRESTRES


METATRON! por TYBERONN
PERGUNTA PARA METATRON: Então os Seres de Sírius B são basicamente aquáticos e os Seres de Sírius A, Felinos?
RESPOSTA DE METATRON: a região habitada que circula Sírius B é essencialmente aquática, e os Cetáceos, os Golfinhos e as Baleias são aquáticos. Entretanto, eles têm uma consciência suficientemente elevada para manifestar uma forma que pode se habituar igualmente nos reinos aquosos e no que poderíamos chamar de terra.
As formas de vida da estrela-irmã Sírius A são expressões diferentes da dos Cetáceos. Sirius A abriga a Vida Humanóide (Sementes Estelar) bem como os Sagrados Felidae e Canidae. Todos estes são Seres de Inteligência Divina que têm expressões variadas auxiliando o Plano Terreno. Todos eles interagem com o seu planeta em muitos níveis e de inúmeras formas.
Os Cetáceos de Sírius B têm a capacidade de escolher encarnar na Terra diretamente na espécie humana ou como golfinhos e baleias. Estes seres também podem escolher existir em formas etéreas no seu mundo.
Na verdade, os golfinhos Cetáceos são almas individuais encarnando no reino físico. Eles irradiam uma energia alegre e, embora individualmente ocupem um corpo de golfinho, são também naturalmente capazes de formar uma incrível energia conjunta unificada, um enorme campo grupal dentro de bandos que projetam imensas ondas de energia pura de luz dourada-cristal. O espectro desses campos e as pulsações de energia projetadas são de grande alcance. Quando esses grupos se movem em uníssono, geram energias extremamente benéficas para a Terra e a humanidade. O campo do golfinho está em ressonância direta com outras dimensões, incluindo o reino da Aliança Sírio-Pleiadiana.
Quando esses golfinhos pulam e giram, formam vórtices alegres de energia e essa energia é gerada pelo grupo, pelo conjunto de todos eles. Seus efeitos equilibram e elevam a Terra. Tais grupos se sintonizam com a energia de pontos de poder e, inclusive, formam outros que são móveis, situados em áreas que precisam de ajuste.
A consciência no interior dos golfinhos e baleias é da mesma fonte. Vocês podem ficar surpresos ao saberem que as baleias geralmente são ocupadas por grupos de Cetáceos, entidades sirianas-B. De certo modo, pode-se dizer que as baleias maiores, como as jubartes e as baleias azuis, são semelhantes a bio-embarcações, às vezes ocupadas por um agrupamento de até 100 entidades fundidas numa consciência de grupo unificada. A energia emitida por essas baleias se assemelha a um imenso portal-vórtice móvel. Elas se tornam condensadores de energias eletro-cristalinas divinas que ancoram a Terra em planos superiores. Quando sua alegria é expressada em saltos, a belíssima Onda-OMM dessa energia é capaz de viajar centenas de milhas.
PERGUNTA PARA METATRON: Estou intrigado com a informação sobre os Felidae e Canidae de Sírius A. Você está falando de gatos e cachorros? Pode se estender um pouco mais nesta questão?
RESPOSTA DE METATRON: Certas raças do que se pode chamar de gatos e cachorros domésticos são realmente derivações singulares dos Felidae e Canidae. Elas desempenham funções específicas na assistência aos seres humanos. As versões “domésticas” de gatos foram criadas pela engenharia genética dos atlantes da Idade de Ouro.
CACHORROS E GATOS
Tanto os gatos quanto os cachorros, nesta derivação, estão servindo como doadores de energia para os humanos que cuidam deles. Ambos têm a capacidade de fundir seus campos energéticos com o humano e são capazes de se tornarem fragmentos da personalidade dos seus cuidadores. É por isto que alguns deles muitas vezes começam a apresentar características físicas dos seus “donos”, embora este aspecto em particular ocorra mais comumente com os cães.
Os cães emanam extrema lealdade e amor incondicional, uma dedicação que é recebida energeticamente pelo ser humano e pode ajudá-lo de muitas formas. Os cachorros tornam-se companheiros e também protetores.
O felino – o gato – está muito mais no reino etéreo (antimatéria) no seu campo consciente. É por isto que muitas sociedades do passado adoravam as formas Felinas do Jaguar, Leão, Tigre e Puma.

Estes seres são extremamente conscientes das formas-pensamentos dos planos etéreos e oferecem uma força invisível de proteção. O gato doméstico é capaz de proteger tremendamente seus cuidadores contra formas pensamentos indesejáveis e energias negativas. Certas raças de cachorros também possuem esta habilidade, mas isto é mais profundo nos Felidae.
O ronronar de um gato é muito benéfico para curar, restaurar e proteger a aura humana. O aspecto místico dos gatos tem sido reconhecido há muito tempo, e “Gatos Templos” eram usados em muitas sociedades antigas, bem como para companhia e como aliados dos xamãs. O Lupus e outras espécies caninas, como o lobo, também possuem esta capacidade. Tanto os gatos quanto os cachorros têm a capacidade de perceber e enxergar em muito maior dimensionalidade do que o olho humano.
FUSÃO ÚNICA COM A CONSCIÊNCIA HUMANA


Assim como a humanidade na dualidade ainda precisa adquirir sua consciência plena, a versão de Felidae e  Canidae que são gatos e cachorros é apenas um fragmento da consciência total e do espectro de energia dos seus aspectos sirianos. Entretanto essa expressão foi concebida para ser assim, pois esses seres podem se tornar tão ligados aos humanos que eles servem, que uma terceira consciência pode se desenvolver entre o humano e seu animal de estimação, a qual é extremamente benéfica para o desenvolvimento do cuidador humano.
A consciência terrena dos cachorros e gatos funciona mais em padrões de pensamento com impulsos instintivos poderosos. A estrutura do DNA desses seres é concebida de modo que eles tenham uma capacidade única e divinamente intencionada de se tornarem aliados, programados com o ser humano com o qual estão trabalhando. Quando isto acontece, embora num formato diferente em cachorros e gatos, pode-se considerar que houve a formação de um aspecto da personalidade do ser humano dentro do gato ou do cachorro.
Então o “animal de estimação” é capaz de ajudar o seu cuidador humano tanto física quanto emocionalmente, proporcionando-lhe conforto, energia, cura, companhia, detectando doenças, selando rupturas áuricas e oferecendo proteção nos planos físico e etérico.
Apresentam características físicas os seus “donos” Quando um ser humano forma uma fusão de fragmentação da personalidade com um Felidae ou Canidae, essa energia pode evoluir de um modo único e, muitas vezes, reencarnar ou se re-anexar em outras vidas e na mesma vida, para continuar ajudando o seu dono. Deste modo, o ser humano pode ter a mesma essência energética do seu gato ou cachorro por um período de aproximadamente 70 anos, em diversos e sequentes corpos de gatos ou cachorros.
Por exemplo, os dois gatos dos quais este canal cuida atualmente estiveram com ele em diferentes corpos, como uma criança nesta vida e, inclusive, foram leopardos domesticados em uma encarnação passada no Egito.
ENCERRANDO
Sírius não é apenas uma estrela física binária no Cosmos, com planetas circulando ao seu redor. É também uma frequência vibratória de um reino que alcançou a Ascensão. Portanto, é uma ressonância celestial sagrada e um modo de estar dentro de uma consciência extremamente expandida. Sírius está dentro de todas as dimensões, tanto físicas quanto não-físicas. As Estrelas de Sírius são portais ou aberturas para essas outras dimensões, e os golfinhos e baleias são portais vivos, aberturas, receptores e transmissores dessa energia.
Em um futuro não muito distante, a humanidade chegará a compreender isto e a respeitar seus Irmãos Sirianos das Águas Sagradas. Nesse ínterim, grupos de Golfinhos Dourados etéreos e as Embarcações Mestres da Baleia Platina navegarão no tempo do sonho da Omni Terra, tecendo fios diáfanos de Omm, ajudando na Transição Cristalina do seu planeta… esperando amorosamente que a humanidade desperte.

Eu sou Metatron e compartilho estas Verdades com vocês.
Vocês são Amados.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Xamanismo – Fogo – Corpo Sutil

O xamã escolhe uma flor, e vai olhando até confirmar a sabedoria ancestral. Nós que estudamos xamanismo, devemos ver a Criação inteira como uma flor desenvolvendo. A escondida semente, da semente para o broto, do broto para o florescimento, da flor para a semente, e ai para a semente escondida novamente.
Da causa invisível para o efeito visível. Da unidade para a diversidade. Do centro para a circunferência.
O xamã vai consciente que existe uma energia vital cósmica vital, que vai em constante movimento e é absorvida pela respiração.
A energia da vida foi passada com a respiração, e é vital para o funcionamento não sómente do corpo físico, mas de um outro corpo sutíl de cujo ser humano é composto.
Algumas tribos americanas chamam essa força vital de “mana”. Místicos do Oriente são conscientes da existência dessa energia, usualmente chamam de “Prana”; os chineses chamam como “Chi”, os japoneses “Ki”.
O principal veículo deste mana ou prana, não é do corpo físico, mas é a energia que o vitaliza, assim como os nervos e o sistema endócrino. A força vital é retirada da reserva cósmica com a respiração, assim como o peixe extrai oxigênio da água. Essa energia é absorvida e refinada através dos chakras, antes de ser distribuída para o corpo físico e sutíl.
A essência de toda a vida é o que alguns xamãs norte-americanos chamam de “Respiração Divina”, ou de “Respiração do Invisível”.
A respiração de vida, contém substância de fogo, força vital que encapsula a essência de que toda a matéria é, por último, formada e emerge de blocos de manifestação física.
A cada inalação, pegamos energia de canais tubulares que nos círculos orientais são conhecidos como “Nadís”.
Existem 3 nadis maiores localizadas na energia corporal, na linha que corresponde a coluna, para uma póosicionada na cora da cabeça. As outras 2 entrelaçadas em volta da nadi central. A nadí que começa do lado direito, carrega a corrente positiva, e a que começa do lado esquerdo carreda a corrente negativa. Elas zigue-zagueam de lado a lado da nadí central, que é neutra.
As nadís, positiva e negativa, são lincadas com as narinas e extraem substâncias para o corpo físico. As 2 correntes de energia cruzam os pontos, girando os chakras onde as energias são absorvidas e distribuídas.
Sete dos poderes centrais são localizados verticalmente e aproximadamente na linha da espinha (os sete chacras). Existem 3 outros chacras maiores : umn localizado abaixo dos pés (chacra raiz), um entre os tornozelos (chacra dos pés), e um na base do cérebro.
A raiz e a coroa realizam propósitos concernentes a polaridade e fluem de energias áuricas circundantes do corpo físico. Os oito são organizados em uma oitava, conforme a Lei Universal de Harmônicos, a estrutura do ciclo de oito. Esta lei é a fundação dos ensinamentos da Roda Medicinal e das tradições esotéricas. Estes arranjos também indicam que a raiz e a coroa, estão em diferentes dimensões de oito chacras maiores.
O conhecimento do entrelaçamento das nadís e suas funções era guiado por anciãos no símbolo do Caduceu – 2 cobras dançando em volta da varinha.
O Caduceu simboliza o fluxo de energia dentro da entidade humana. Nãoi é sem significado que o Caduceu, mais tarde, tornou-se um símbolo associado com a cura na profissão médica.
Segundo o ensinamento ancestral, o fluxo através das nadís, são alternados.
Os chacras estão localizados ao longo da linha da espinha, onde acumula fina luz de energia – de cuja aura é composta .
img
O prana chega até a energia corporal através da respiração, e através das nadis e chacras vitalizam orgãos e centros do corpo físico, sangue, sistema nervoso e glândulas endócrinas.
A saida de energias é experimentada pelo humano através da ação, e a entrada de energia através dos sentidos.
O sistema nervoso parassimpático é altamente complexo, uma sofisticada rede comunicação através de impulsos de energia elétrica e química carregando e operando o motor de funções corporais em oposição ou em combinação com o sistema nervoso simpático que reage a estímulos recebidos pelos sentidos. Nós reagimos, portanto, para imputar altos e baixos níveis de energia.
As glândulas endócrinas são grupos especiais de células que secretam hormônios até a corrente sanguínea. Hormônios são mensageiros químicos que controlam muito das funções das células e tecidos. Por exemplo : as supra-renais produzem um número de hormônios que controlam fuidos corporais, baixa de proteínas, quantiodades de glicose no sangue, total de gorduras no corpo, produlção de aanticorpos para combater infecções e inflamações, secreção de adrenalina.
A glândiula tiréoide produz hormônios que controlam o metabolismo em geral, o batimento cardíaco, apressão sanguínea, a atividade mental, fertilidade e crescimento.
O sistema parassimpático pode ser considerado como uma extensão das nadís, e as glândulas endócrinas como a extensão dos chacras.
O chakra pode ser um pequenino disco que está inerte e carente de brilho e intensidade. Este é o caso de uma pessoa sériamente doente ou motivada por cobiça ou egoísmo, ou, ainda, pode ser totalmente ampliado e radiantemente ativo no caso da pessoa estar vivendo saúde e espiritualidade.
Os místicos afirmam que no desenvolvimento espiritual, os chakras são como esferas de fogo, funcionando em perfeita união um com o outro e criando um efeito de grande beleza. Então, o grau do chakra em atividade, dependa da combinação do desenvolvimento emocional, mental e espiritual, bem como do físico em boa saúde. Em outras palavras, eles refletem a qualidade da vida individual como uma entidade holística.
Assim como os orgãos físicos, os chakras podem sofrer avarias. Por exemplo, um choque imprevisto através de acidente ou experiência, um trauma emocional ou um luto inesperado, estão entre as causas mais comuns do mal funcionamento dos chakras.
Medo, ansiedade e estresse, podem causar baixas por disturbios na energia dinâmica de euilíbrio dos chackras. Uma obstrução é efetivamente uma área onde a energia está parando de fluir, causadas por energias opostas, produzidas por traumas ou energias que entram. Tais obstruções em qualquer parte na energia fluente, podem resultar num mal funcionamento da glândula endócrina e consequentemente desiquilibra a atividade hormonal.
Cada chacra tem uma função particular, mas, em termos gerais, aqueles abaixo do diafragma tratam das energias das atividades mundanas da existência física, que podem ser chamadas de “funções de sobrevivência”, enquanto as energias acima do diafragma, são relacionadas para criar e expressar atividades.
O chakras refletem a atitude individual para a vida, queira ou não a ênfase é dirigida largamente através de pensamentos materialistas e atividades terrenas, existindo um comprometimento da realidade de pensamentos espirituais. Idealmente eles podem ser todos amplamente desenvolvidos e estar em completo equilíbrio dinâmico.
Então as pessoas interessadas e comprometidas em outros ideais além de só perseguir desenvolvimento material , usam mais seu potencial físico e funções espirituais, expandindo seus chacras e tornando-os mais ativos. Isto acontecendo, uma expansão de consciência toma lugar provendo o indivíduo com discernimento até outros reinos de existência e dentro de sí próprios.
O nível de atividade do chakra é refletido na aura em suas cores, tons e matrizes, quando a pessoa vai expandindo sua consciência eles começam a operar no alto nível de seu potencial.
As GlândulasEm seu ” Tratado Esotérico de Endocrinologia”, o gnóstico, Samael Aun Weor, destaca a Glândula Pituitária, como regularizadora e controladora da estrutura celular.
Pituitária
img
A Pituitária é a Glândula-Mestre do sistema endócrino, controlando as demais glândulas.
Também tonifica os musculos involuntários do organismo.
Cita ainda a afirmação do Dr. Jorge Adoun, de que o átomo do Cristo Cósmico, se acha na Glândula Pituitária.
Ela é do tamanho de uma ervilha e é localizada no cérebro.
A Glândula Pineal, também no cérebro, tem, segundo Weor, cinco milímetros de diâmetro e está intimamente ligada com os orgãos sexuais.
Segundo os yoguis, é a janela de Brahama.
Pineal
img
O desenvolvimento da Pineal permite-nos perceber o corpo astral e seus sentidos anímicos.
Tireóide
img
Já a Glândula Tireóide possui doís lóbulos ao lado de cada “Pomo de Adão” É por onde adquirimos a capacidade de canalização. Está relacionada com todo o metabolismo do corpo físico.
Situadas sobre as tireóides, estão as paratireóides, que controlam o cálcio das células e do sangue.
Timo
img
O Timo está na base do pescoço. Segundo a Astrologia esta glândula é influenciada pela Lua, está relacionada ao sistema imunológico.
Pâncreas
img
O Pâncreas, produtor de insulina. O Figado que produz glicose. As glândulas supra-renais, que produzem adrenalina.

DESENVOLVENDO O CONHECIMENTO - Elementos Shamanicos – Água – Corpo Emocional

Aprendi com o pensamento nativo que assim como não devemos bloquear as águas de um rio, não devemos bloquear nossas emoções, mas sim fazer com que elas fluam harmoniosamente como às margens de um rio. Pensando nisso, o que acontece, com águas paradas? O que acontece quando bloqueamos nossas emoções? O Elemento água está diretamente ligado às emoções, assim como a Lua.
Como aprendemos a lidar com as emoções no xamanismo?
Quando não estamos bem, por qualquer motivo, sentimos uma sombra escura, e somos arrastados à medos, depressões, desesperanças. Busca-se a felicidade, mas, para alguns, ela é sempre temporária, não dura.
As crises pessoais ocorrem quando percebemos a inutilidade de um velho padrão, mas continuamos insistentemente apegados a ele, porque nos é mais seguro e familiar.
Para isso precisamos de algo verdadeiro, simples e eficiente, para poder atravessar as águas das emoções que acompanham as transformações, e o crescimento que advém das crises pessoais.
Precisamos estar conscientes que na medida da expansão da consciência, velhas estruturas tendem a cair. O modo antigo vai se disolvendo, tomamos medidas para entorpecer nosso sofrimento, criamos ilusões.
A raiva é a lembranças da dor passada e revisitada. A irritação produz uma substância que se espalha vagarosamente pelo nosso sistema nervoso, interrompe canais elétricos, contamina a aura.
O medo é a dor da lembranças projetada no futuro. Vivemos num mundo com um fluxo invisível de águas de sentimentos. E, as vezes somos inundados pelas ondas das experiências vividas no passado, e quem sabe em outras vidas.
Não há como evitar os sentimentos, somos seres humanos. Há como passar por eles e aprender com suas lições. Negar ou evitar os sentimentos, os intensificam, eles crescem e se tornam maiores na nossa vivência. Aceitar, é reafirmar que estamos prontos para acompanhar e transpor o sentimento de imediato, de maneira que podemos aprender, e crescer na jornada.
Nos povos primitivos e nas sociedades contemporâneas, o medo, embora negado, sempre esteve presente na alma humana, e levou a história a tomar O medo afeta principalmente a áreas:
Nuca – neutralizando emoções e impedindo que as informações cheguem com clareza ao cérebro, processador das mensagens consccientes e aquivo do inconsciente. Ficam retidos no pescoço e nos ombros.
Plexo Solar – se a natureza emocional está em níveis baixos, uma energia se acumula no plexo solar diminuindo a vitalidade e a imunidade do corpo.
O medo é um sentimento que exerce grande controle e limita nossa atitude, nossa criatividade. Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação. Reforçando a coragem e a determinação, o praticante de xamanismo, mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida.
Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade existente por trás dos conceitos, é se harmonizar com as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.
Só você pode transformar a sua vida. O poder de decisão é o poder pessoal que poderá fazer isto. O xamanismo pode mostrar como abrir canais para que você descubra quais são as transformações necessárias ao Seu Ser, para caminhar na beleza e amor na Roda da Vida, para você seguir o caminho do seu coração e tocar em sua própria verdade conscientemente.
Kenneth Meadows, em Medicine Way, descreve o Corpo Emocional como um veículo que nos habilita para experimentar emoções e desejos, amor, prazer e sentimentos de elevação, assim com sensações de desconforto e culpa.
O corpo emocional é um veículo mais móvel do que o físico ou energias corporais, e é também capaz de sentir vibrações que o físico ou energia corporal é inábil para perceber. O corpo emocional é capaz de converter pensamentos em sentimentos e vice-e-versa. Ele trabalha com glândulas e sistema nervoso, através da química e o funcionamento elétrico.
Devido à sua fluidez, as emoções humanas estão relacionadas com a água. Definindo as emoções como movimento da mente, a energia da mente pega ou dá impressões através de sentimentos, ou melhor a emoção é uma energia da mente que pode ser sentida. E é essa energia mental que toca o Espírito – o coração – e nós somos conscientemente despertos através dos sentimentos.
A emoção é portanto um poderoso veículo de força e poder, e é também uma ânsia por expressão. Como a água, ela pode ser agitada e tornar-se sombria e fora de controle. Nessa condição ela pode debilitar, ser destrutiva e confusa. Como a água, ela pode estourar na tempestade, afetando tudo no seu caminho, sem que possa ser controlada. Ou nós controlamos nossas emoções e as dirigimos, ou ela nos controla.
Emoções estão relacionadas ao passado – que é outro componente da Direção Norte (Sul no Hem. Norte) da Roda Medicinal – e nos fixa com pessoal, objetos ou situações. Emoções têm afinidade com a cor vermelha – a cor da energia da força expressa no plano físico. Para prevenir-nos de sermos arremessados pelo oceano das emoções, precisamos nos libertar das fixaçõpes do passado que nos limita e inibe, que causa dor emocional no presente e que rouba nossos sonhos de futuro.
Cada degrau de apredizado é uma jornada até territórios desconhecidos e algumas vêzes o medo do desconhecido simplesmente é a causa do desconhecimento. O mêdo é o inimigo da Direção Norte (Sul no Hem. Norte).
Existem dois tipos de medo, o medo real e o medo ilusório. O medo real é devido a pessoa perceber que alguma coisa é possível de acontecer, com base na sua realidade, em fatos reais. Ao atravessar a rua, você olha para os lados. Não fica em locais sinistros e conhecidos como perigosos, etc. Esse medo nos preserva
O medo ilusório é o medo de algo que possa vir a acontecer no futuro. por exemplo medo do dinheiro acabar e no presente está bem financeiramente, de um ataque do coração quando você goza de boa saúde. O medo do que poderá acontecer se wseu parceiro te abandonar, mesmo sendo boa a relação atualmente. O medo de falhar num exame, mesmo estando preparado para ele, etc.
O maior medo da humanidade é o ilusório. É esse o medo que devemos nos livrar. Como? Não é fugindo dele, mas encarando-o com claridade da mente. Aplicando claridade na mente e tendo conhecimento de como lidar com a situação que chega para você do tamanho que ela é.
Victor Sanches em “Ensinamentos de Don Carlos (Castañeda)”:
Convém fazer uma distinção, para fins práticos, entre emoções e sentimentos.
A distinção é bem mais simples do que se poderia supor, enquanto os sentimentos são uma reação natural ao fato de nos darmos conta, de percebermos, as emoções, por sua vez, são o produto não da percepção, mas do pensamento; da razão (que geralmente não é muito razoável no homem comum). Os sentimentos não são desgastantes, ao passo que as emoções o são em alto grau.
Os sentimentos básicos, alegria, tristeza, surgem do fato de dar-se conta.
Nosso corpo por exemplo, quando entrevê seu destino fatal, nos avisa por meio de uma tristeza ou melancolia que não é dolorosa nem desgastante, e sim nos deixa limpos de mesquinharias e nos faz bem.
Assim, também a alegria genuína, aquela que brota bem dentro, que não precisamos provocar artificialmente com piadas ou comédias, surge de um ato de dar-se conta que não passa pela razão, ocorre quando nosso ser percebe algo que o alegra.
Não precisamos pensar para sentir a felicidade por uma vida que nasce, que se movimenta, por uma caricia ou um olhar que nos abraça, por um beija-flor libando o néctar ou por uma árvore a dançar com o vento.
Já as emoções não surgem da percepção, mas do pensamento, não poderiam ocorrer se não pensássemos e, além disto, ao deixar a percepção em segundo plano, as emoções nos colocam em situação de dificilmente podermos lidar com a nossa realidade de maneira sensata.
Exemplos típicos de emoções são : ira, o ciúme, o rancor, a inveja, a autocompaixão, a depressão autodestrutiva, etc.
Nenhuma dessas emoções pode ocorrer se não tivermos previamente os pensamentos adequados. Quem pode zangar-se sem pensar?…Ninguém ! Para alguém zangar-se, primeiro é preciso falar consigo mesmo e dizer-se que o que lhe fizeram não foi justo, que não merecia, ou pensamentos semelhantes. quem não acreditar, tente zangar-se sem palavras ou pensamentos.
Segue Victor Sanches em “Ensinamentos de Don Carlos (Castañeda)”:
Consideremos o exemplo de um namorado que sente ciúmes porque viu a sua parceira conversar muito sorridente com outro homem. Esse é o fato simples: alé há uma mulher (a namorada) conversando com um homem (o desconhecido) e ela sorri. Por acaso esse fato provoca ciúmes? Não! O que produz a emoção desgastante do ciúme é o fato de o apaixonado em questão, a partir de sua “história pessoal”, seja porque viu muitos filmes, ouviu demais as “canções de amor” do rádio ou viveu o desamor de seus pais, ao ver a sua namorada conversando e sorrindo, começar a de modo compulsivo a falar consigo, mentalmente, que ela não tem porque traí-lo assim, que única pessoa a arrancar sorriso da moça devia ser ele, que ele não a engana com outras mulheres ou pelo menos não o faz tão descaradamente, que ela o está desrespeitando, etc, etc.
Este tipo de pensamento e não os fatos em sí provoca essa dolorosa e desgastante experiência do ciúme.
Pouco importa no caso se a mulher estava conversando com um primo, se apenas batia um papo com um amigo ou se tinha mesmo outro amante, o ciúme não vem dalí, mas da cabeça do ciumento.
Assim que afundamos no acesso emocional, a realidade afasta-se cada vez mais; mais nos falamos, menos percebemos e assim por diante. Estando tão longe da realidade, como poderíamos lidar com ela? Naturalmente, a violenmtamos e somos capazes de acabar com qualquer vestígio de amor ou beleza presente e ainda achar que somos vítimas. Assim acontece com os humanos, por isso vale mais lutar para virar um guerreiro.
Como o conjunto das nossas ações, as emoções também são repetitivas e estão determinadas pela “História Pessoal” . Desse modo, cada qual tem seus próprios “hábitos emocionais ” e estes serão uma das suas formas pessoais de esbanjar energia e enfraquecer. por isso, não é difícil descobrir, se fizermos um exame cuidadoso, que os conflitos e problemas emocionais da vida da gente se repetem ciclicamente. Não importa que mudemos pessoas e lugares, os problemas se repetem muitas vezes.
Tudo isto vale para as outras emoções, tão perniciosas e geradas da mesma forma.
Mas agora sabemos um segredo que, se usado na prática, é um tesouro de valor incalculável: as emoções não podem ocorrer sem pensamentos, e ainda, não podem ocorrer sem os pensamentos apropriados.
Isso nos coloca frente a frente com uma forma direta de economia de energia. Se estamos prestes a cair em alguma emoção desgastante, podemos simplesmente entrar num estado de Silêncio Interior e a emoção desgastante não poderá acontecer. Se esta alternativa está fora das nossas atuais possibilidades, mudemos então o conteúdo do diálogo interior; façamos uma canção com os nossos pensamentos, pensando neles em rima, de trás para frente, num idioma estranho, ou concentremo-nos por inteiro na taboada, ou alguma canção infantil, no caso tanto faz, sem os pensamentos apropriados, a emoção não se apresenta.