terça-feira, 24 de setembro de 2013

PENSAMENTOS POESIAS REFLEXÃO - HOJE, RESOLVI! Nídia Vargas Potsc

HOJE, RESOLVI!




































Hoje, como chuva que corre mansa
E lava a alma dos muitos dissabores,
Colorindo a vida, amenizando as dores,
Escorro do corpo molhado, entro na dança ...

Esfrio a mente das mágoas e tristezas,
Sigo entretendo meu pensamento,
Alcanço os píncaros do entendimento,
Chego a ter propositais delicadezas ...

Talvez, não sei, chegue a lugar algum
Até conseguir entender os porquês
Agarro firmemente a tentativa incomum...

Não importa qual seja a resposta a dar.
As perguntas muito mais me intrigam
Porque percebo onde querem chegar ...

Hoje, nesse pedalar constante, resolvi aquiescer.
Apascentar-me com a Vida,
Para ter a tão sonhada Paz em meu Coração!

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - INTEGRANDO O TERCEIRO RAIO DE LUZ PARA SUPERAR A NEGATIVIDADE - CHOHAN MESTRE SERAPIS BEY

INTEGRANDO O TERCEIRO RAIO DE LUZ PARA SUPERAR A NEGATIVIDADE - 

CHOHAN MESTRE SERAPIS BEY


Os laços da negatividade se ligam a muitos corpos físicos, influenciando as suas mentes na Terra e as desconectando do amado Criador. A energia negativa que está se entrelaçando às experiências e vidas da sociedade, está motivando preocupações e medos em relação à falta de dinheiro, à carência e aos preços mais elevados da alimentação. A violenta e irada energia do ego está se tornando evidente em muitos por causa de uma desconexão com o Criador, com a falta de respeito próprio ou pelos seus companheiros. Todas as situações e tumulto se originam de mentes não programadas da humanidade. Pensamentos negativos ou de julgamento são semelhantes aos poluentes no ar ou às redes de energia densa que nos desviam da verdade. Os pensamentos otimistas e amorosos e os atributos que são a natureza inata da humanidade estão sendo tragados pela presença crescente dos hábitos negativos do pensamento e pelo controle do ego. Agora é o momento de dispersar o poder dos pensamentos negativos e aceitar a positividade em cada aspecto da mente e do corpo físico, a fim de elevar a vibração da energia da Terra.

Eu, Mestre Serapis Bey, sou um mestre da mente. Eu desejo confortar e proteger a todos neste estágio da evolução da Terra, compartilhando a sabedoria, a luz e o amor do terceiro raio de luz. Eu desejo demonstrar como juntos podemos transformar o mundo e as realidades da humanidade para ancorar a fonte de energia do Criador na Terra. Eu sou um Mestre Ascensionado e governo o terceiro raio de luz, com o título dado de Chohan. É o meu papel e missão dentro da hierarquia espiritual nos planos internos, ancorar o raio amarelo da luz que se origina da essência da alma do Criador na Terra.

Há doze raios disponíveis para a humanidade invocar, ancorar e usar em suas vidas diárias. Cada um é uma expressão das qualidades divinas da alma do Criador, agindo como um guia para se tornar unido e integrado à energia da fonte.

O terceiro raio da luz ilumina a mente, ancorando maior luz em nossos pensamentos, removendo padrões negativos de pensamentos e energizando a positividade. Seu papel é inspirar a consciência espiritual e expandir a mente além das limitações para acessar a verdade do Criador. O terceiro raio da luz auxilia a humanidade na manifestação e na materialização dos seus pensamentos em sua realidade, acentuando o poder da mente. Todos os raios da luz e os Mestres Ascensionados usam o terceiro raio da luz como uma ferramenta para ancorar as energias divinas e o plano do Criador na Terra e nas realidades da humanidade. Esta energia é usada e integrada em cada aspecto do universo do Criador. É o suporte principal para as nossas experiências espirituais e lições na Terra e é o criador de nosso planeta físico. Eu, Mestre Serapis Bey, sou conhecido como o “Mestre da Criação”, porque é do meu ashram que eu manifesto todas as energias amorosas e positivas à Terra, das energias mais elevadas do universo na matéria ou forma física. Cada aspecto da vida na Terra tem se manifestado através do ashram do terceiro raio. O terceiro raio é um contribuinte fundamental para a vida e a existência da Terra como uma escola espiritual física. Quando invocado ele tem o poder de transformar todos os problemas e situações na Terra, ancorando as energias divinas e sagradas do Criador na humanidade.

Cada problema ou situação negativa experienciada em nossas sociedades ou dentro de nossas realidades é causada por mentes não programadas que se permitem a se concentrarem em atitudes e padrões de pensamentos negativos de preocupações e medo. As emoções intensas do medo que se expandem do nosso interior quando as situações não fluem como desejaríamos, são cargas e energias poderosas para os nossos pensamentos confusos e em pânico. Quando cada pessoa se preocupa com dinheiro, doenças, sendo atacadas por outros ou pelas lições colocadas diante dela, a sua energia associada cria uma consciência de grupo que é como uma nuvem escura que paira sobre a Terra. O seu poder é imenso quando mais pessoas se juntam à energia, afirmando que em breve não teremos nenhum combustível ou que há uma crise financeira ocorrendo. Até as especulações sobre o aquecimento global se juntam à energia desta nuvem escura que eventualmente se manifesta em nossas realidades, até que estejamos vivenciando o que temíamos que ocorresse.

Nós, nos planos internos do mundo espiritual não julgamos a humanidade de qualquer modo. Nós compreendemos que é uma lição que a humanidade deve superar em conjunto, para conquistar uma maior consciência e um novo nível de consciência. Cada um de vocês pode auxiliar a transformar esta situação negativa que está culminando na Terra, dissolvendo-a e a substituindo por uma realidade amorosa e positiva que honre a todos. É para o poder da mente que cada pessoa na Terra deve despertar. A mente é uma imensa ferramenta que cria as nossas realidades ao nosso redor, através de nossos padrões de pensamentos, de nossas crenças e ações, quando energizados ou pelo medo ou pelo amor. O medo é instigado pelo controle do ego sobre a mente, pela sua visão limitada e características de controle. O amor que se expande do âmago da alma, é uma manifestação do Criador que existe dentro de cada corpo físico na Terra. Quando pensarmos positivamente, programando as nossas mentes para afirmarem sentenças e crenças positivas em relação a nós mesmos, invocando as nossas almas a energizarem e se integrarem a estas formas positivas de pensamentos, nós criaremos a realidade que desejamos viver na Terra. Nossos pensamentos positivos e amorosos atrairão para nós o que precisamos e desejamos para seguirmos com sucesso e precisão o nosso caminho espiritual, de acordo com a vontade divina do Criador. Se cada pessoa na Terra descartasse os seus pensamentos negativos e afirmações proféticas, as suas preocupações e os seus medos, então a influência da negatividade na Terra se dissiparia, formando um manto amoroso e tranqüilo que envolveria o mundo e os seus habitantes. A mudança dos pensamentos da mente humana tem o poder de transformar o mundo, restaurando a paz e o equilíbrio na Terra.

O terceiro raio amarelo de luz é muito influente neste processo. Sua luz pura e brilhante pode remover os pensamentos negativos e ampliar os pensamentos positivos além de nossa compreensão, para que possamos experienciar o céu na Terra. Eu, Mestre Serapis Bey, peço à humanidade que invoque o terceiro raio de luz para ancorar e materializar todos os atributos divinos e amorosos da alma do Criador na Terra, na alma da Mãe Terra e nos corações da forma física. A cada dia, desempenhem a sua parte e visualizem um raio de luz descendo dos céus para envolver a Terra com uma vibrante luz amarela. Saibam que a luz amarela dissolverá todos os pensamentos negativos, as suas causas e efeitos, substituindo falsas crenças pela verdade do Criador. Este é um grande auxílio à Mãe Terra que elevará a sua vibração de energia e despertará as almas adormecidas na Terra.

Em segundo lugar, para dissipar a energia negativa de sua mente, de seu ser e de sua realidade, invoquem o terceiro raio de luz durante a meditação para que ela ancore em seu ser. Peçam ou imaginem o terceiro raio de luz fluindo em seu corpo através do seu chacra coronário no alto de sua cabeça, descendo pela sua coluna de chacras e para a Terra. A luz amarela se dissolverá em cada aspecto do seu ser, assegurando-lhes a se tornarem um “Mestre da Criação” dentro do seu corpo físico para a sua realidade na Terra. Quando o terceiro raio amarelo de luz se integrar em seu ser, vocês absorverão todas as qualidades divinas deste raio. Um processo de cura e de purificação ocorrerá dentro de sua mente. A luz ativará nova sabedoria e esclarecimento que ajudarão na sua compreensão de seus poderes internos e nas influências positivas que os seus esforços pessoais podem criar na Terra. Cada um de vocês tem o poder de transformar a existência e o futuro do planeta Terra com o poder de sua mente, com a luz de sua alma e o terceiro raio de luz integrado, para gerarem e ancorarem a luz do Criador na Terra. Com o foco e a determinação, o amor prevalecerá na Terra e a paz se infiltrará na Terra. Quando a humanidade aprender a controlar e a supervisionar os pensamentos de sua mente, ela verá a manifestação do Criador na Terra. Quando vocês integrarem e invocarem o terceiro raio de luz, eu, Mestre Serapis Bey, os auxiliarei a se tornarem um mestre e criador de sua realidade e um curador da Terra.

O poder de pedir não é utilizado como deveria na Terra; quando vocês pedem ajuda, nós somos capazes de intervir divinamente em sua vida e transformá-la para serem fiéis à vontade divina do Criador. Isto significa que um maior volume de vibrações de amor e de luz será derramado em sua vida e em seu ser, para lhes assegurar a alcançarem o seu pleno potencial como um ser espiritual, vivendo em um corpo físico. Quando vocês se preocupam simplesmente, uma barreira se forma entre nós, o que nos faz inúteis.

Há muitas realidades que vocês podem criar na Terra. Quando vocês se amam incondicionalmente e se percebem como sendo dignos de perfeição em sua vida, isto é o que muito provavelmente vocês receberão e vivenciarão. O medo, a dúvida e uma crença de ser indigno, sem valor, podem nos levar a seguir um caminho que não é inteiramente correto para nós, embora ele possa oferecer lições valiosas, mas pode impedir a realização dos objetivos de nossa alma. Todos nós devemos nos lembrar que o Criador nos honra, nos respeita e nos ama incondicionalmente, desejando que vivamos uma vida feliz, bem sucedida e amorosa na Terra. É por esta razão que podemos sempre aperfeiçoar as nossas vidas. Nós não temos que estar satisfeitos com o que criamos, nem temos que experienciar nada que não acreditemos estar correto para o nosso caminho espiritual. Quando pedimos e afirmamos a realidade que desejamos, nós sempre receberemos uma rota alternativa do Criador. A compreensão é muito poderosa. Ela tem o poder de trazer a liberdade a todos na Terra. Ao pedirmos, colocamos os nossos esforços e o nosso foco em criarmos uma realidade melhor e mais abundante, podendo evoluir espiritualmente, enquanto vivemos os nossos sonhos na Terra. Quando pedimos a ajuda do Criador e oramos com foco e precisão, afirmando os nossos desejos, enquanto permitimos que o Criador seja criativo ao nos atender, nós seremos sempre abençoados por muitos mentores espirituais que nos auxiliam. A compreensão da jóia preciosa que existe dentro de nossas cabeças físicas e a energia amorosa em nossas almas, instigarão o aumento mais esperado da consciência na Terra. É através dos nossos pensamentos que podemos deixar fluir o amor de nossos corações para o mundo, como cura e elevação.

Isto parece uma tarefa muito simples de realizar. É uma percepção associada à compreensão de que o Criador trabalha de modos simples. É o ego que complica e confunde as coisas. A determinação, a coragem e um amor pela humanidade são necessários para alcançar este objetivo transformador. Eu acredito que é da responsabilidade da humanidade consciente e receptiva, adotar a tarefa de programar a sua mente com amor e positividade para inspirar o resto da humanidade. Enquanto há muitas pessoas que estão inconscientes da energia do Criador, há muitos seres e ajudantes da luz que carregam a tocha para o Criador e difundem a mensagem do amor. Quando uma pessoa acende uma vela de pensamentos positivos e amorosos em sua mente, as vibrações de energia se emanam amplamente, influenciando e inspirando outros a despertarem para o poder de sua mente e para o Criador em suas vidas.

Meus amados Trabalhadores da Luz na Terra, meus filhos e guerreiros da luz, eu apelo para vocês agora como o Chohan do terceiro raio da luz, pedindo-lhes para que se conectem com a minha energia. Permitam-me guiá-los para controlarem a sua mente e criarem a sua própria realidade na Terra, enquanto o Criador manifesta o universo existente dentro da Terra. Eu lhes peço que personifiquem o Criador na Terra, que pensem e ajam como o Criador amoroso. Não energizem as afirmações negativas que fluem de bocas a ouvidos, com grande poder. Ao invés disto, criem os seus próprios pensamentos sagrados e positivos para o futuro da humanidade na Terra. Uma vez que a humanidade assuma o controle de suas mentes, ela começará a descobrir e a se conscientizar das vastas energias, do auxílio e da orientação que são dados a todos da alma do Criador e das almas da extensão do Criador.

O raio amarelo da luz, as suas qualidades e inspirações estão disponíveis a todos na Terra. Vocês podem invocar as minhas energias para ancorarem esta energia sagrada em seu ser, em sua alma e em sua mente, para começarem o processo de transformação na Terra. Meu ashram está aberto a todos que desejarem me visitar durante os seus estados de sono na Terra. Peçam simplesmente antes de adormecerem à noite, para que sejam levados ao ashram do terceiro raio nos planos internos pelos seus Anjos para falarem com o Mestre Serapis Bey. Juntos, nós iniciaremos a sua busca pelo desenvolvimento espiritual e pelo domínio da mente. A minha energia envolve todos os que invocam a minha presença com as energias mais puras e com os pensamentos do amor direto da essência da alma do Criador. Vamos ancorar o amor, a luz e a paz do Criador na Terra, semelhante a uma jóia mágica em sua essência, irradiando vibrações divinas através da Terra, instigando uma transformação positiva e bem-vinda.

Com as bênçãos e o apoio mais radiantes,

Mestre Serapis Bey

Natalie Glasson canaliza mensagens dos seres de luz que o Arcanjo Miguel orienta para vir comunicar a sua sabedoria e compartilhar a sua energia para o crescimento espiritual da humanidade. Estas mensagens canalizadas se concentram na energia que está vindo mais proeminentemente dos planos internos, enquanto oferece orientação espiritual e inspiração. Natalie é famosa pela variedade de Arcanjos, Mestres Ascensionados, Elohins, Fadas, Unicórnios e Elementais que ela canaliza, o que permite ao leitor se conectar e a compreender muitos seres de luz, que são aspectos do universo do Criador e estão auxiliando no processo da ascensão na Terra.



Tradução: Regina Drumond

O PODER DA ORAÇÃO - PROSPERIDADE SEU DIREITO DIVINO:

PROSPERIDADE SEU DIREITO DIVINO:

  

* ORAR 7 DIAS NO MESMO PERÍODO : MANHÃ, TARDE OU NOITE



EU SOU um (a) filho (a) querido (a) de Deus. Deus EU SOU, Poder e Vida, me abençoa com todas as coisas boas que eu quero realizar. O grande desejo de Deus, é que EU, parte da Sua Presença EU SOU, seja completamente FELIZ e REALIZADO, PRÓSPERO e SAUDÁVEL. Existe um oceano infinito de coisas boas disponíveis e minha mente e meu coração determinam quanto desse suprimento de coisas boas, eu sou capaz de receber. EU SOU bom e tenho um valor infinito, EU SOU a exata imagem de DEUS em ação.



Eu mereço todo o bem que quero manifestar em minha vida. Isto inclui todas as área de minha vida: minha saúde, minha aparência, o Amor que eu recebo, minhas habilidades, a realização de cada sonho de meu coração. Eu não sou pequeno ou sem poder. EU SOU UM GRANDE SER! Eu sei o que quero manifestar, e eu ouso pensar GRANDE, sonhar, criar, dar e receber de forma GRANDIOSA!



Não existe nenhum bloqueio para que eu possa receber todo o bem que existe: o Universo diz apenas SIM PARA TUDO O QUE EU ACREDITO. Eu agora invoco que quaisquer crenças erradas sobre receber o que há de melhor que eu mereço na minha vida, sejam dissolvidas em Amor e Luz da minha Divina Presença EU SOU.



EU AGORA RETIRO qualquer voto de pobreza que eu tenha feito nesta ou em outras vidas, quando compreendia de forma errada que o plano material e espiritual não são os mesmos. O dinheiro e o Plano material também são energias de Deus, da mesma forma que as energias das intenções de amor e luz em cada coração.



Eu utilizo o maravilhoso poder que eu tenho e o dinheiro que eu recebo de forma sábia e amorosa. Eu me perdôo pôr qualquer uso não sábio no passado e aceito a sabedoria que eu ganhei dessas experiências. Eu me purifico mais e mais profundamente com o auxilio de Deus. Conforme eu aceito e espero apenas o melhor para mim, agindo de forma apropriada, tudo na vida conspira para trazer-me o que eu desejo. Eu reconheço que uma vida plena em abundância convive em harmonia com a vida espiritual, uma vez que sou Uno com Deus.



Eu também tenho e terei muito mais para dar, tanto para os que precisam, quanto para os que auxiliam a melhorar a vida no Planeta. Eu estou seguro e sou amado por receber tudo o que eu desejo. Meus pais, familiares e amigos me amam conforme eu manifesto meu poder e crio minha vida da forma que escolho. A minha abundância está na minha CONSCIÊNCIA, basta eu me abrir para recebê-la livremente.



Minha abundância não pode ser retirada. Não existe perda com Deus e qualquer aparência de perda é substituída por algo ainda melhor. Todo o meu bem está aqui continuamente e abundantemente, aumentado cada vez mais, sempre. Existe muita coisa boa preparada para mim porque Deus é Abundância e tudo é Deus.



Todo o bem é criado diretamente conforme minha aceitação. Eu reconheço a aparência de fontes limitadas no plano físico neste momento, e conforme eu amo e me preocupo com o meu querido Planeta eu sou sábio no uso de meus recursos. Mas eu seu que isto é temporário, que conforme eu cresço e me aproximo da minha UNIDADE com Deus, a manifestação virá diretamente do éter, retornando como um método natural de criar o que eu quero na minha vida AGORA.



Eu reconheço que como não há tempo para Deus e Deus está presente em todos os lugares, a Abundância de Deus também se manifesta AGORA.



Eu ignoro todas as falsas aparências de escassez e vejo apenas a Verdade da Abundância total de Deus direcionada para mim agora! Eu Agradeço tudo o que eu recebo na minha vida! Eu dou boas vindas para a Verdade e para a Abundância!



Eu aceito, sinto, vejo e me alegro por ser abundante! Meu coração se abre em gratidão à Deus por tantas coisas maravilhosas.



Eu permito que Deus me traga Abundância por meios esperados e inesperados. Eu convido as surpresas felizes a fazerem parte da minha vida. Eu aceito Milagres e Mistérios. Eu não mais sou limitado por eventos e circunstâncias.



Eu agora envio uma benção especial para todos aqueles que ainda não tem o que comer, os que não tem uma casa para morar e os que não atingiram a realização em suas vidas: eu os abençôo para que abram suas mentes e corações para a compreensão do desejo de Deus para que vejam todas as criações no reflexo perfeito da Sua própria abundância, e a habilidade perfeita de Deus para trazer abundância a cada forma de vida.



Eu vejo um mundo onde todos tem toda a Abundância que o coração, a mente e o corpo desejam, e todos somos FELIZES, ASSIM SEJA,

AMEM! AMEM ! AMEM ! AUM ! AUM ! AUM ! OM! OM! OM!

O PODER DA ORAÇÃO APELOS E AFIRMAÇÕES - ELEVANDO A VIBRAÇÃO

AFIRMAÇÕES E APELOS

 
 
 
 
 
 
 
Eu Sou a chama da Ressurreição!
 
Em mim ancoro a pura Luz de Deus.

Cada átomo estou agora elevando.

Não há mais escuridão em mim.

Eu Sou a luz da plena presença de Deus.

Vivo livre para sempre.

Eis que a chama da vida eterna se ergue agora rumo à vitória!
Resplandeço a toda hora.
Eu Sou a luz interior e exterior.

A Luz do Eu Sou envolve-me por completo.

Inunda-me, liberta-me, glorifica-me,
Protege-me, cura-me, purifica-me!

                                        Estou brilhando como o Filho(a),
                                          Estou brilhando como o Sol ! 


SAÚDE E EQUILÍBRIO - CURA PRÂNICA: A ARTE DE CURAR COM AS MÃOS

CURA PRÂNICA: A ARTE DE CURAR COM AS MÃOS

Cura prânica ou Terapia Prânica é um sistema de técnicas que permite harmonizar os campos energéticos do ser humano mediante o uso da energia vital, o Prana. Outros nomes pelos quais ela é conhecida são: qigong médico (ki kung ou cura ki), cura psíquica, cura vital, toque terapêutico, imposição das mãos, cura magnética, cura pela fé, cura espiritual e cura carismática.

Este antigo conhecimento foi redescoberto e atualizado por Grand Master Choa Kok Sui, por meio de pesquisas clínicas e décadas de estudo. É um valioso recurso que dá ao homem de hoje a possibilidade de enfrentar com excelência os caminhos da vida atual.

Os distúrbios físicos, emocionais, espirituais e mentais refletem-se na forma de desequilíbrios nos campos de energia do corpo que podem ser corrigidos pela Cura Prânica.

O corpo de energia ou corpo bioplasmático, e o corpo físico visível encontram-se estreitamente relacionados, portanto aquilo que afeta um afeta também o outro. Ao se curar o corpo de energia, cura-se no processo, o corpo físico.

Para curar o corpo de energia a Cura Prânica ou Terapia Prânica usa duas técnicas básicas: remoção da energia desequilibrada (Limpeza), e reposição da energia vital do corpo bioplasmático (Energização).

Sem a necessidade de toque físico, e aplicando freqüências adequadas de energia, o curador prânico ou terapeuta prânico facilita a harmonização física, emocional, espiritual e mental de uma pessoa.

Logo após ter efetuado a limpeza no corpo de energia ou corpo bioplasmático do paciente, o terapeuta prânico projeta o Prana, ou glóbulos de energia vital, ou energia ki, no corpo de energia do paciente, curando-o gradualmente.

A Cura Prânica é rápida e eficaz no tratamento das doenças simples e também graves, como dor de cabeça, dor de dente, febre, garganta inflamada, contusões, artrite, infecção pulmonar, úlcera, gastrite, problemas cardíacos, e outras doenças. É eficaz também para tratar os distúrbios psicológicos, como estresse, compulsões, obsessões, fobias, depressões, vícios e outros problemas psicológicos.

• A Cura Prânica destina-se a complementar a medicina tradicional, não a substituí-la;
• A Cura Prânica pode ser aprendida por qualquer pessoa, não exigindo nenhum conhecimento, talento ou dom especial;
• A Cura Prânica respeita todas as religiões e filosofias;
• A Cura Prânica tem se expandindo pelo mundo: Estados Unidos, Canadá, América Central e do Sul, Ásia, Europa Ocidental e Oriental, Austrália e África.

Os ensinamentos de Mestre Choa Kok Sui são técnicas de fácil aprendizagem, e muito eficientes. Os participantes dos cursos recebem certificado de conclusão do Institute of Inner Studies of Philippines.
Tempo virá em que a ciência fará avanços extraordinários, não devido a instrumentos melhores para a descoberta e a medição das coisas, mas porque algumas pessoas terão sob seu comando grandes poderes espirituais, raramente utilizados no presente. Em poucos séculos, a arte da cura espiritual estará amplamente desenvolvida e será universalmente empregada.

- Gustaf Stromberg
Astrônomo em Mount Wilson
Man, Mind and the Universe

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Os Caminhos da cura passam pelo coração

Os Caminhos da cura passam pelo coração

Perdão é uma palavra que possui inúmeras definições. Significa decisão, atitude, processo e modo de vida. É algo que oferecemos aos outros e às vezes aceitamos. É uma decisão de ver além dos limites de nossa personalidade, além dos medos, idiossincrasias, neuroses e erros. De ver uma essência pura, não condicionada pela nossa história pessoal.
Perdoar é um estilo de vida que gradualmente nos transforma de vítimas das nossas circunstâncias em poderosos e amorosos co-criadores da nossa realidade. Como modo de vida envolve o compromisso de experimentar cada momento de maneira nova, clara, sem medo, sem a interferência de percepções passadas. Ele é o fim que obscurece a nossa capacidade de amar.
A raiva, o ressentimento, a hostilidade, a vergonha e a culpa afetam de forma direta o bem-estar físico. Como qualquer reação humana baseada no medo, emoções como raiva e culpa influenciam não só o humor como também a fisiologia. A psiconeuroimunologia apresenta grande número de provas de que a paz de espírito, alegria, otimismo e amor se traduzem em respostas bioquímicas que ativam um sistema de cura inato dentro do corpo. Esses sentimentos, além de gerarem saúde emocional, estimulam a cura de sintomas físicos.
Em situações desgastantes, o mecanismo de reação de luta ou fuga permite-nos entender como o medo, raiva, ressentimento, vergonha e culpa afetam o corpo. Quando uma reação de luta-fuga (estresse) é ativada, são alteradas a digestão, assimilação e eliminação de substâncias do organismo, pois se fecham os vasos sangüíneos existentes no estômago e intestinos.
O desgaste emocional ainda aumenta o fluxo sangüíneo para os grupos de grandes músculos, cérebro, coração e pulmões. A pressão sangüínea sobe, a pulsação acelera e o batimento cardíaco aumenta. A bioquímica do sangue se altera. Há liberação de hormônios de tensão, adrenalina e noradrenalina, açúcar e ácidos de gordura que são jogados no sangue, servindo como combustível da atividade muscular. Essas reações são normais frente à ameaças no sentido de sobrevivência.
Pessoas ou circunstâncias que nos causam raiva ou nos ameaçam não precisam estar presentes para que tais reações sejam despertadas. Como o sistema nervoso não distingue eventos que estão ocorrendo ou que estão sendo revividos, não só experimentamos desgaste físico e emocional cada vez que nos zangamos, mas também cada vez que nos recordamos da raiva.
Algumas pessoas são mais vulneráveis ao colapso emocional durante o estresse, talvez por meio da depressão, letargia, indecisão ou hostilidade. Outros são mais vulneráveis nos colapsos físicos como problemas nas juntas, músculos, sistema respiratório, ou depressão do sistema imunológico. Os sintomas podem incluir dor de cabeça (cefaléias), irritações da pele, problemas gastrointestinais, câncer, herpes, hipertensão, cardiopatias, entre outros.
Um sistema imunológico em baixa deixa-nos vulneráveis à gripes e resfriados e também a doenças auto-imunes, como artrites reumatóide e lúpus. Também afeta a habilidade do corpo de se livrar das células cancerígenas.
O doutor Simonton, pioneiro na divulgação da relação entre fatores emocionais e câncer, identifica como característica psicológica chave das pessoas com tendência ao câncer “uma inclinação a guardar ressentimento a uma incapacidade de perdoar.” O ressentimento crônico suprimido pode ser o fator mais significativo na deficiência do sistema imunológico.
Quando as células do câncer se formam, como acontece com todo mundo, o sistema imunológico saudável livra-se delas e impede a proliferação. Os hormônios de estresse, que são ativados pela raiva e ressentimentos, afetam esse processo natural de eliminação de células cancerígenas.
Pesquisas mostram que a alegria, sentimentos de paz e o perdão são indicadores fortes de uma solução positiva no tratamento de câncer de mama. O bom relacionamento das pacientes com o médico, terapeuta ou pessoas que fazem parte da sua vida também são de importância primária.
O estresse, raiva de hostilidade e falta de perdão estão envolvidos de uma forma direta na saúde do coração. Provas científicas mostram que corações confiantes e livres de mágoas vivem vidas mais longas e saudáveis.
Estudos mostram que a pressão arterial sobe, aumentam os batimentos cardíacos, tensões musculares ficam mais altas em pessoas que eram levadas a lembrarem situações difíceis que não conseguiram perdoar. Isto sugere que a resposta ao estresse é maior em situações que não houve o perdão do que nas que conseguiram perdoar.
O tipo de personalidade, segundo Friedman e Rosenman, muito ambiciosa e competitiva, sempre apressada e facilmente levada à hostilidade e raiva por irritações diárias, predispõe o indivíduo a doenças cardiovasculares. Ficou patente que, neste tipo de personalidade, que o gatilho para tais afecções estão na raiva e na hostilidade suprimidas com conseqüências biológicas sérias.
Mesmo destacando o câncer e as doenças coronárias, a raiva e a culpa podem manifestar- se com sintomas físicos de várias maneiras. O corpo comunica-se por metáforas na tentativa de resolver conflitos. A dor no peito talvez esteja sugerindo a dor emocional de um coração que não deixa o amor entrar ou sair.
Antes de utilizar o perdão em relações mais íntimas, é importante lidar com o sofrimento pessoal, tristeza, raiva, ressentimento e culpa. O perdão é essencial para a cura e para a experiência de nossa totalidade. Para experimentar essa totalidade, nenhuma parte de nós pode ser negada.
Qualquer pessoa criada em ambiente hostil, onde sofreu abusos físicos ou emocionais, rejeição, abandono, deve perdoar para curar-se plenamente. Antes de perdoar, deve assumir a dor que experimentou, reconhecê-la, avaliá-la e admitir que ela é verdadeira. Assumindo a dor do passado, ela se transforma na própria riqueza da vida.
Anestesiar ou negar nossa dor e raiva com drogas, álcool, compras, trabalho, doença ou com um verniz de doçura e aceitação não nos livra dela.
Perdão acarreta a autêntica aceitação do nosso valor como seres humanos, a compreensão de que os erros são oportunidades para o crescimento, para a consciência e para o cultivo da compaixão e a percepção da extensão do amor para nós mesmos e para os outros. Perdão é uma atitude. Ele apela à razão, às entranhas e ao coração.

Lúcia Miranda
Psicóloga especializada em terapia para cardíacos.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - A cura metafísica - JOEL S. GOLDSMITH

A cura metafísica





As curas sempre ocorrem na medida de nossa compreensão da verdade sobre Deus, sobre o homem, a idéia e o corpo. A cura nada tem a ver com alguém “externo” chamado de paciente. Quando alguém pede uma ajuda ou cura espiritual, termina aí o papel que desempenhava, até que nos alerte de sua chamada “cura”. Nós não nos preocupamos com o assim chamado “paciente”, com sua solicitação, com a causa da doença ou com sua natureza, nem com seus pecados ou medos. Estamos apenas interessados na verdade do ser — a verdade de Deus, do homem, da idéia e do corpo. A atividade desta verdade em nossa consciência é o Cristo, o Salvador, ou a influência curadora.

O fracasso na cura resulta de grande falta de compreensão da verdade sobre Deus, o homem, a idéia e o corpo, e estas noções erradas têm sua origem principalmente nas crenças religiosas ortodoxas, ainda arraigadas em nosso pensamento. Só poucos se apercebem de quanto foram cegos pela ortodoxia supersticiosa.

Só há uma resposta à pergunta crucial “Que é Deus?”, e a resposta é: “EU SOU”. Deus é a mente e a vida do indivíduo. Qualquer defesa mental ou reserva íntima do indivíduo resultará certamente em fracasso. Existe apenas um EU universal, quer seja dito por Jesus Cristo ou por um João qualquer.

Quando Jesus disse “Aquele que vê a mim, vê Aquele que me enviou”, revelou uma verdade ou princípio universal. E isto é insofismável. Ou entendemos esta verdade ou não a entendemos — e se você não a entendeu, não precisa nem procurar outras razões para o fracasso na cura. A revelação de Jesus Cristo é clara. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida.” Se você não puder aceitar isso como um princípio e, por isso, como a verdade sobre você mesmo e sobre os demais indivíduos, não terá o alicerce sobre o qual se apoiar. A verdade é que Deus é a mente e a vida do indivíduo. Deus é o único EU.

A seguir surge a questão, “Que é o homem?”, e a resposta é que o homem é idéia, corpo, manifestação. Meu corpo é idéia, ou manifestação. E assim também meu negócio, meu lar e minhas posses, existem como idéia, como manifestação ou expressão. Por essa, e não por outra razão, meu corpo é a exata imagem e semelhança de minha consciência e reflete, ou exprime, as qualidades, o caráter e a natureza de minha própria consciência de ser.

Chegados pois a este ponto, entendemos que Eu sou Deus, que Deus é a mente e a vida do indivíduo, que o corpo existe como idéia de Deus. Deus, ou o EU SOU, é universal, infinito, onipotente e onipresente; por isso, a idéia de corpo é igualmente indestrutível, imperecível e eterna. Nunca nasceu e nunca morrerá. Nunca serei privado da percepção consciente de meu corpo e, por isso, nunca estarei sem meu corpo.

Quando olhamos para o mundo com nossos olhos, não vemos nosso corpo, não vemos esta idéia divina e infinita chamada corpo: o que vemos é um conceito, mais ou menos universal, desta idéia. Quando vemos um corpo saudável, uma bela flor ou árvore, estamos vendo um conceito bom da idéia de corpo, árvore ou flor. Quando vemos um corpo envelhecido e adoentado, uma flor murcha ou uma árvore seca, estamos vendo um conceito errôneo da idéia divina. Quando melhoramos nosso conceito de idéia, de corpo ou manifestação, chamamos esta concepção melhorada de cura. Na realidade, nada aconteceu ao tal paciente, ou ao seu corpo — a mudança ocorreu apenas na consciência do indivíduo, e se tornou visível como crença melhorada, ou cura. Por esta razão, apenas o curador deve aceitar sozinho a responsabilidade da cura e nunca tentar repassar a culpa do fracasso para a pessoa que lhe pediu ajuda. Pois todo indivíduo é EU SOU, Vida, Verdade e Amor, e seu corpo existe como idéia eterna, espiritual e harmoniosa, sujeita apenas às leis do Princípio, da Alma, do Espírito, e é nosso privilégio, dever e responsabilidade conhecer esta verdade, e a verdade libertará todos aqueles que se voltam para nós.

Como consciência individual, espiritual e infinita, eu corporifico meu universo, corporifico ou incluo a idéia de corpo, de casa, de atividade, de rendimento, saúde, riqueza e amizade, e estas estão sujeitas apenas às leis espirituais e à vida. O corpo não age sozinho: ele é governado harmoniosamente pelo poder espiritual. Quando o corpo parecer discordante, inativo, superativo, instável ou aflito por dores, sempre há a idéia subjacente a isso de que ele possa agir sozinho, que tenha o poder, por si, de se mover ou não, de sofrer, de doer, de adoecer ou de morrer. E isto não é verdade. Ele não dispõe de atividade ou inteligência próprias. Toda ação é espiritual, portanto, ação boa e onipotente. Quando reconhecemos esta verdade, o corpo responde ao conhecimento ou compreensão da verdade. Nenhuma mudança ocorre no corpo, pois o erro nunca esteve nele. O que muda completamente é o conceito de verdade que é, que foi e que sempre será. Lembremos aqui de que não há nenhum “paciente externo”, nenhum corpo fora daqui a ser curado, melhorado ou corrigido. Trata-se sempre de uma falsa idéia ou crença no pensamento do indivíduo que deve ser corrigida.

Quando começamos a compreender que o corpo não age sozinho, que ele apenas responde aos estímulos da mente, podemos desconsiderar as chamadas condições físicas desarmônicas e nos fixar apenas na verdade de que a Vida sempre se expressa harmoniosamente, perfeitamente e eternamente como a divina idéia de corpo.

A compreensão de que EU SOU consciência espiritual, individual e infinita, que corporifica toda idéia correta e a governa com harmonia, nos trará saúde, harmonia, lar, emprego, reconhecimento, paz, alegria e domínio. Compreender que isto é verdade para todos os indivíduos, desfaz a ilusão de ódio, inimizade e hostilidade. E isto também faz de você um praticante, um curador ou um mestre, mesmo que não faça desse trabalho uma profissão.

Passemos agora a encarar nossas superstições ortodoxas, para delas nos livrarmos. Jesus foi enviado ao mundo para livrá-lo do pecado, da doença ou da escravidão? Não, Deus, o Princípio infinito, a Vida, a Verdade e o Amor não conhece o erro, o mal, o pecado nem o pecador. Jesus viu tão claramente esta verdade que tal visão fez d’Ele o Salvador, o curador, o mestre; e o mesmo poderá ocorrer conosco. A ação da Verdade na consciência individual é o único Cristo. O Cristo nunca é uma pessoa. A ação da Verdade na consciência individual constitui o único Cristo, sempre presente, aquele que era “antes de Abraão”. Esta atividade da Verdade dentro de você é o seu Cristo. A ação da Verdade na consciência de Buda revelou a natureza do pecado, da doença e da morte como sendo ilusões ou miragem. Esta mesma ação de verdade na consciência de Jesus Cristo revelou a nulidade da matéria; desdobrou-se como consciência curadora, diante da qual desapareciam o pecado e a doença, e a própria morte era vencida. Todo conceito errôneo, quer do corpo, do negócio, da saúde ou da igreja, deve desaparecer na medida em que a idéia correta sobre isso se instala na consciência individual e coletiva.

E que dizer da imaculada concepção, ou nascimento espiritual? A imaculada concepção ou nascimento espiritual é o alvorecer da ação da Verdade na consciência individual, ou a Cristo-Idéia. Apareceu em Jesus como a revelação de que “Eu sou o caminho, a verdade e a vida… eu sou a ressurreição e a vida… Aquele que me vê, vê Aquele que me enviou”. A ação da Verdade na minha consciência, o Cristo de meu ser, está revelando que eu sou consciência espiritual individual, infinita, que corporifica meu universo, incluindo meu corpo, minha saúde, prosperidade, meu lar, minhas amizades, a eternidade e a imortalidade.

Deixemos que a ação da Verdade em nossa consciência seja o primeiro e único objetivo, e nosso Cristo se nos revelará, em seu modo individualizado.

Não existe o mal. Por isso, paremos de resistir a uma discórdia específica, ou a uma desarmonia da existência humana que se nos depara agora. Tal aparente discórdia desaparecerá assim que formos capazes de abandonar a resistência contra ela. E nossa capacidade de fazer isso está na proporção de nossa percepção da natureza espiritual do Universo. E uma vez que isso é verdade, é evidente que nem o céu nem a terra podem conter o erro de qualquer natureza; assim, o pensamento humano não iluminado vê o erro bem ali onde Deus brilha, a discórdia ali onde há harmonia, o ódio onde transborda amor e o medo onde de fato está a confiança.

O trabalho em que nos envolvemos é a conscientização de que somos consciência espiritual, infinita e individual, que incorpora dentro de nós mesmos todo o bem. Este é o cântico que cantamos, o sermão que pregamos, a lição que ensinamos e, até que nos venha a realização, será nosso tema, nosso leitmotiv. É o fio prateado da verdade que une todas as mensagens.

Nada pode vir de fora de nós; nada pode nos ser acrescentado. Já somos o vertedouro da consciência de onde jorra o Infinito. Aquilo que recebe o nome de humano em nós deve ser aquietado, para se tornar uma clara transparência através da qual nosso infinito Ser individual possa aparecer, se expressar ou revelar.

Quando olhamos as cataratas do Niágara, podemos até imaginar que, com tanta água a correr continuamente, venha a secar; mas, se olharmos para além do quadro próximo, veremos o Lago Erie e perceberemos que se trata de fato não de cataratas de Niágara, mas que este é o nome dado ao Lago Erie no lugar onde se derrama no precipício formando a cascata. A inesgotabilidade da cascata de Niágara é garantida pelo fato de que sua origem, aquilo que constitui o Niágara, é na realidade o Lago Erie.

E assim é conosco. Nós somos o ponto onde Deus se torna visível. Nós somos Deus-sendo o Verbo feito carne. Nossa fonte, aquilo que nos constitui, é Deus — o Ser divino e infinito. Nós somos Deus-sendo, Deus-aparecendo, Deus-se manifestando.

Conta a história que Marconi, quando ainda bem jovem, estava seguro que seria aquele que daria ao mundo a comunicação sem fio, e não os muitos cientistas mais velhos que o vinham tentando havia anos. Após cumprir sua promessa, foi-lhe perguntado porque tinha tanta certeza de que seria bem-sucedido. Ele respondeu que os demais cientistas estavam buscando primeiramente um meio de vencer a resistência do ar às mensagens enviadas através dele, enquanto ele já havia descoberto que não havia resistência alguma.

O mundo combate uma força do mal, porém nós descobrimos que não há tal força. Enquanto a matéria medica busca vencer ou curar as doenças e a teologia luta para superar o pecado, nós aprendemos que não há realidade na doença e no pecado, e as nossas assim chamadas curas se efetuam por causa desta compreensão.

Sabemos que existem estas aparências humanas chamadas pecado e doença, mas também sabemos que por causa da natureza espiritual infinita do nosso ser, pecado e doença não são realidades; não são o poder do mal; elas não têm um princípio de sustentação; por isso, elas existem apenas como irrealidades aceitas por reais, ilusões aceitas como fatos, a interpretação errônea daquilo que de fato é.

Nós nos amarramos com a crença de que haja um poder fora de nós mesmos — o poder do bem e do mal. Todo o poder foi dado a nós. E este poder é sempre bom, por causa da Fonte infinita de onde emana. O reconhecimento deste grande fato nos traz uma paz e uma alegria indizíveis, mas sentidas por todos aqueles que entram na esfera de nosso pensamento. Isto nos torna amados. Traz o reconhecimento e a recompensa. Garante-nos um lugar no coração dos homens e se torna a base de infindável boa vontade.

Sempre que se defrontar com um problema, independentemente de sua natureza, busque a solução dentro de sua própria consciência. Em vez de correr de um lado para outro, de buscar uma resposta com esta ou aquela pessoa, em vez de buscar a solução fora de si mesmo, volte-se para dentro. Na quietude e no silêncio de sua própria mente, deixe que a resposta para o problema brote por si mesma. Se fracassar uma, duas ou três vezes, tendo se voltado para a paz de seu reino interior, em perceber a resposta como um todo, tente de novo. Nunca será tarde demais, nem a solução aparecerá tarde demais. Quando aprendemos a nos tornar dependentes deste meio para lidar com nossos problemas e nossas experiências, nos tornamos cada vez mais hábeis em reconhecer rapidamente a revelação da harmonia por parte de nossa mente.

Por tempo demais buscamos nossa saúde, nossa paz e prosperidade fora de nós mesmos. Voltemo-nos agora para dentro e aprendamos que aqui, no reino de nossa consciência, nunca há fracasso ou desapontamento; nem tampouco nos depararemos com delongas ou traições, sempre que encontrarmos a calma de nossa própria Alma e a presença do Princípio que guia, que protege e governa, e ampara cada passo de nossa jornada.

Não nos surpreendamos, pois, quando se nos revelar a grande verdade de que nossa consciência é todo-poderosa e é o único poder que atua nos nossos negócios, que controla e mantém nossa saúde, que nos dá a percepção e a orientação necessárias ao nosso sucesso em todos os caminhos da vida. Isso o espanta? Não é de admirar! Até agora acreditávamos que houvesse, algures, um Poder deífico, uma Presença suprema que, se pudesse ser encontrada, nos ajudaria, e até curaria nossos corpos de seus males.

Torna-se agora claro para nós que a Deus-consciência é a própria consciência do indivíduo; é a onipotência e onipresença que nunca nos deixará e nunca nos abandonará, mais próxima que nosso próprio alento. Não precisamos dirigir-lhe preces, fazer-lhe pedidos ou buscar de algum modo o seu favor: basta-nos este reconhecimento, que leva à completa percepção desta verdade. A partir de agora, podemos relaxar e sentir a segurança desta presença constante e o poder desta consciência iluminada. Agora podemos dizer: “Não temerei aquilo que um homem possa me fazer”. Não mais recearemos condições ou circunstâncias aparentemente externas ou fora do nosso controle. Sabemos agora que tudo o que possa se tornar conhecido em nossa vida, ocorre de fato dentro de nossa consciência e, por isso, sujeito a sua direção e controle.

Tampouco esqueceremos a profundidade do sentimento que acompanha esta revelação dentro de nós, assim como o sentido de confiança e coragem que imediatamente lhe vem a seguir. A vida já não é uma seqüência de eventos problemáticos, mas uma jubilosa sucessão de fatos agradáveis. O fracasso é visto como o resultado da crença universal em um poder externo a nós mesmos; enquanto o sucesso seria a conseqüência natural de nossa percepção do infinito poder interior.

O alívio do medo, das preocupações, da dúvida, deixa-nos livres para atuarmos normalmente, de modo saudável e confiante. O corpo reage imediatamente ao estímulo vindo do interior. Uma nova vitalidade, resistência e harmonia física se seguem tão naturalmente como o repouso segue ao sono. Bem pouco sabemos da vastidão de nossa riqueza interior até conhecermos o reino de nossa própria consciência, o reino da Alma.

Quando, em silêncio, nos adentramos ao templo de nosso ser para obter resposta a alguma pergunta importante ou a solução de um problema vital, será melhor não formularmos nenhuma idéia por nós mesmos, não traçarmos nenhum projeto nem permitir que nossa vontade sobre o assunto gere nossos pensamentos. No lugar disso, aquietemos o mais possível nossa mente “tagarela” e adotemos uma atitude de escuta. Não será nossa mente pessoal ou mente consciente que nos dará uma resposta, nem a mente educada e formada pelo nosso meio ambiente e nossa vivência, e sim a Mente de Deus, a nossa Realidade, a Consciência criativa. E esta é melhor ouvida quando os sentidos e a mente intelectual estão calados.

Esta divina Consciência não só nos mostra a solução de todo e qualquer problema e a direção correta a seguir em qualquer situação mas, sendo infinita, é a consciência de todo indivíduo e faz convergir todas as pessoas e circunstâncias para o bem de todos.

Obviamente não podemos esperar que esta consciência universal atue em nosso favor e provoque perdas ou destruição para outros. O que é conseguido dentro e através do reino de nossa mente é sempre construtivo, quer individual, como coletivamente. Por isso nunca pode ser um meio de prejuízo, perda ou injúria para os outros. E nós nem dirigimos nosso pensamento para os outros, ou projetamo-lo para fora de nós em qualquer direção. O que nossa mente estiver desdobrando para nós, estará, ao mesmo tempo, operando como consciência de todos os envolvidos na ocasião. Nós nunca precisamos nos preocupar em “encontrar” alguma outra mente ou influenciar alguma pessoa. Lembremos de que a atividade da Consciência da qual somos uma manifestação exerce sua influência sobre todos aqueles que podem estar afetados ou envolvidos na situação ou no problema.

Não há problemas sem solução na Consciência, e esta mesma Consciência, que é nossa consciência individual, é o único poder necessário para estabelecer e manter a harmonia de tudo o que nos diz respeito. É o nosso voltar para dentro que traz à luz as respostas que já existem. Nossa atitude de escuta nos torna receptivos à presença e ao poder dentro de nós. Nossos períodos de silente contemplação revelam a força infinita e a energia construtiva, a direção inteligente que sempre habita em nós. Descobrimos, pois, em nosso reino mental, nossa Lâmpada de Aladim. Em vez de esfregá-la e exprimir um desejo, nos voltamos para nosso interior em silêncio e ouvimos — e tudo o que for necessário para o sucesso e a harmonia da vida, flui em abundância; nós aprendemos a viver com alegria, saúde e sucesso —, não em função de qualquer pessoa ou circunstância externa, mas por causa da influência e da graça internas de nosso ser.

Já não há necessidade de tentar dominar nossos sócios ou membros de nossa família. A lei interior mantém nossos direitos e privilégios. Todo desejo bom de nosso coração é agora satisfeito sem conflitos, sem medos ou dúvida. Quanto mais aprendermos a relaxar e observar ligeiramente nossos desejos, mais rapidamente e facilmente serão satisfeitos. Não nos é solicitado que andemos sofrendo pela vida ou que lutemos sem descanso por algum bem desejado — embora tenhamos falhado em perceber a presença de uma lei interior capaz de determinar e manter nosso bem-estar material.

De início, pode nos parecer estranho perceber que leis interiores governem eventos materiais — e pode parecer difícil, de início, alcançar o estado de consciência em que tais leis do nosso ser profundo se tornam expressões tangíveis. Nós o alcançamos, contudo, na medida de nossa habilidade para relaxar mentalmente, para atingir uma paz e uma calma interiores, e a partir disso contemplar silenciosamente as revelações que nos vêm do nosso íntimo. A quietude e a confiança logo nos trazem à presença da realidade e das verdadeiras leis que nos governam.

Para que não surja em seu coração a pergunta de como uma lei atuante em sua consciência, sem esforço volitivo ou direção, possa afetar pessoas e circunstâncias externas, peço-lhe que observe o resultado do reconhecimento das leis interiores e que verifique isto pela observação.

Ainda teremos clara a percepção do fato de que abarcamos nosso mundo dentro de nós mesmos; que tudo o que existe, pessoas, lugares e coisas, vive apenas dentro de nossa própria consciência. Nunca poderíamos ter consciência de algo fora do reino de nossa própria mente. E tudo o que está dentro do nosso reino mental é alegre e harmoniosamente regido e mantido pelas leis interiores. Nós não dirigimos ou forçamos estas leis: elas operam eternamente dentro de nós e governam o mundo exterior.

A paz interior se torna harmonia exterior. Assim que nosso pensamento assumir a natureza da liberdade interior, perderá o sentimento de medo, de dúvida e de desencorajamento. Quando a percepção de nosso domínio se fixa no pensamento, tornam-se evidentes uma certeza maior, uma grande confiança e firmeza. Tornamo-nos um novo ser, e o mundo reflete para nós este novo e mais alto conceito que temos dele. Aos poucos, desenvolve-se dentro de nós uma nova compreensão de nossos companheiros de jornada e de seus problemas, e brota de nós mais amor, mais tolerância, mais cooperação, mais ajuda e compaixão. Notamos que o mundo responde a este novo conceito que temos dele, e então todo o Universo vem a nós e deposita seus tesouros em nossas mãos.

Muitos tratados e convênios alentadores têm sido firmados entre homens e nações, e quase todos falharam, pois que nenhum documento pode ser mais valioso que o caráter de quem o assina. Quando estivermos envoltos pelo fogo de nosso ser interior, não precisaremos mais de contratos e acordos escritos, pois fará parte de nossa natureza básica o ser honesto, justo, inteligente e gentil — e estas qualidades são encontradas em todos que vêm compartilhar nossa experiência no lar, no escritório, nas lojas e em todos os caminhos da vida. O bem manifesto em nossa consciência volta a nós numa “medida sacudida, cheia e transbordante”.

Nesse novo estado de consciência, somos menos aborrecidos com as ações dos outros, menos impacientes com suas insuficiências, menos incomodados com seus erros. Do mesmo modo, em vez de sermos impedidos e limitados por condições externas, nós não as defrontamos, mas passamos por elas com quase nenhuma preocupação. Percebemos que algo dentro de nós rege nosso universo; uma Presença interior mantém a harmonia exterior. A paz e a quietude de nossa Alma são a lei da harmonia e do sucesso do nosso dia-a-dia.

Tudo o que nos ocorreu antes disso será uma nulidade, se não percebermos que, acima de todo conhecimento da verdade, devemos estar à sombra do Cristo.

Quando o Cristo penetra na consciência do indivíduo, o sentido pessoal de “eu” perde vigor. O Cristo se torna nosso ser verdadeiro. Não temos desejos, vontades ou poderes por nós mesmos. O Cristo estende sua sombra sobre nossa individualidade. Por vezes, ainda percebemos em nossa bagagem este sentido de finitude que tenta se reafirmar e mesmo dominar uma situação. “Pois o bem que quero, não faço; e o mal que não quero, este eu faço”, disse Paulo.

Deixemos, pois, claro que o “eu” pessoal não pode curar, ensinar ou dirigir com harmonia. Ele deve ser mantido sob controle para que o Cristo possa ter o completo domínio sobre nossa consciência.

O trabalho que é feito com a “letra da verdade”, com declarações e os chamados tratamentos, é insignificante se comparado com aquele conseguido quando rendemos nossa vontade e nosso agir ao Cristo.

O Cristo se torna mais claro à nossa consciência naqueles momentos em que nos deparamos com problemas para os quais não temos resposta, e não temos poder para superá-los; percebemos aí que “eu, por mim mesmo, nada posso fazer”. Nesses momentos de auto-anulação, o Cristo docemente estende sua sombra sobre nós, permeia nossa consciência e traz a “paz, sê quieto”, ó mente atribulada.

No Cristo encontramos o repouso, a paz, o conforto e a cura. O poder natural do sentido espiritual nos invade, e a discórdia e a desarmonia se esvaem, como a escuridão desaparece com a chegada da luz. De fato, isto só é comparável com o alvorecer; o influxo gradual de Luz divina clareia e dá cor à cena em nossa mente, e desfaz uma a uma as ilusões dos sentidos, os recantos mais escuros do pensamento humano.

A faina do dia-a-dia quer nos subtrair este grande Espírito, até que tenhamos o cuidado de nos recolher com freqüência ao santuário do nosso ser interior, e ali deixar que o Cristo seja nosso hóspede de honra.

Nunca permita que conceitos vãos ou crença em poder pessoal o afaste desta experiência sagrada. Esteja pronto. Fique receptivo. Aquiete-se.

O PODER DO PENSAMENTO - Segredos do Poder do Subconsciente

Segredos do Poder do Subconsciente

- Você possui apenas uma mente, mas sua mente possui duas características distintas. A linha de demarcação entre as duas é bem conhecida por todos os homens e mulheres inteligentes de hoje. As duas funções de sua mente são essencialmente diferentes. Cada uma é dotada de atributos e poderes separados e distintos. A nomenclatura geralmente usada para distinguir as duas funções de sua mente é a seguinte: a mente objetiva e a subjetiva, a mente consciente e a subconsciente, a mente desperta e a adormecida, o ego externo e o ego profundo, a mente voluntária e a mente involuntária, o macho e a fêmea e muitos outros termos.

- Uma excelente maneira de ficar familiarizado com as duas funções da sua mente é considerá-la, em sua própria mente, como um jardim. Você é um jardineiro e está plantando sementes (pensamentos) em seu subconsciente o dia inteiro, baseado nos seus pensamentos habituais. Na medida em que você semeie, no seu subconsciente, terá colheitas em seu corpo e ambiente.

- Você perceberá as principais diferenças com a seguinte imagem: a mente consciente é como o navegador ou capitão na ponte de comando de um navio. Ele dirige o navio e dá ordens aos homens na casa de máquinas, os quais por seu turno controlam todas as caldeiras, instrumentos, manômetros etc. Os homens na casa de máquinas não sabem para onde estão indo, apenas cumprem as ordens. Iriam de encontro às rochas se o homem na ponte de comando emitisse instruções defeituosas ou erradas, baseadas em seus cálculos com a bússola, o sextante ou outros instrumentos. Os homens na casa de máquina obedecem-lhe porque ele está no comando e emite ordens que são automaticamente obedecidas. Os membros da tripulação não discutem com o comandante; limitam-se a executar suas ordens. O comandante é o senhor do navio e as suas determinações são sempre executadas. Da mesma forma, sua mente consciente está em comando e é a senhora do seu navio, isto é, do seu corpo, meio-ambiente e todos os assuntos que se relacionam com você. A mente subconsciente recebe as ordens que você lhe dá, baseada no que sua mente consciente acredita e aceita como verdadeiro.

- Comece agora mesmo a semear pensamentos de paz, felicidade, boas ações, boa vontade e prosperidade. Pense com calma e interesse nessas qualidades e aceite-as integralmente em sua mente consciente racional. Continue a plantar estas maravilhosas sementes (os pensamentos) no jardim de sua mente e terá uma gloriosa colheita. A sua mente subconsciente pode assemelhar-se ao solo em que germinarão todas as espécies de sementes, boas ou más. Podem-se colher uvas em espinheiro, ou figos em cardos? Cada pensamento é, portanto, uma causa e cada condicionamento um efeito. Por essa razão, é essencial que você tome cuidado com todos os seus pensamentos a fim de ter apenas situações ou condições desejáveis.

- Quando sua mente pensa corretamente, quando você compreende a verdade, quando os pensamentos depositados em seu subconsciente são construtivos, harmoniosos e pacíficos, o poder mágico do seu subconsciente responderá, com situações harmoniosas, circunstâncias agradáveis, tudo o que há de melhor. Quando você começa a controlar seus processos de pensamento, pode aplicar os poderes do subconsciente a qualquer problema ou dificuldade. Em outras palavras: você estará na verdade cooperando conscientemente com o poder infinito e a lei onipotente que governa todas as coisas.

- Quaisquer que sejam os pensamentos, crenças, opiniões, teorias ou dogmas que você grave em seu subconsciente, você os experimentará como a manifestação objetiva de circunstâncias, condições ou acontecimentos. O que você grava no seu interior, experimentará no exterior. A sua vida possui duas partes, a objetiva e a subjetiva, a visível e a invisível, o pensamento e sua manifestação.

- Seu pensamento é recebido pelo cérebro, que é o órgão da sua mente consciente racional. Quando sua mente consciente ou objetiva aceita o pensamento integralmente, ele é enviado para o plexo solar, chamado o cérebro da sua mente, onde se transforma em parte integrante de você e se torna manifesto em sua experiência.

- O subconsciente não pode argumentar. Age unicamente de acordo com o que você lhe indica. Aceita o seu veredicto ou as conclusões da sua mente consciente como definitivas. Esta é a razão pela qual você está sempre escrevendo no Livro da Vida, porque os seus pensamentos se transformam em experiências. O ensaísta americano Ralph Waldo Emerson já disse: “O homem é aquilo que pensa no decorrer do dia.”

- William James, o pai da psicologia americana, disse que o poder de mover o mundo está no subconsciente. A mente subconsciente possui infinita inteligência e sabedoria ilimitada. Alimentada por energias ocultas e é chamada de lei da vida. O que você grava em sua mente subconsciente esta moverá céus e terras para tornar realidade. Você deve, portanto, incutir-lhe idéias certas e pensamentos construtivos.

- A razão de tanto caos e miséria no mundo é o fato de que as pessoas não compreendem a interação das mentes conscientes e subconscientes. Quando esses dois princípios trabalham de acordo, em harmonia, paz e sincronizados, há saúde, felicidade, paz e alegria. Não há doenças nem discórdia quando o consciente e o subconsciente trabalham juntos harmoniosa e pacificamente. O túmulo de Hermes foi aberto com grande expectativa e uma sensação de maravilha porque se acreditava que o maior segredo de todas as épocas estava dentro dele. O segredo era "como é lá dentro, assim é aqui fora; como é lá cima, assim é aqui embaixo". Em outras palavras: o que é impresso em sua mente subconsciente é expresso no cenário do espaço. Essa mesma verdade foi proclamada por Moisés, Isaías, Jesus, Buda, Zoroastro, Laotsé e todos os outros profetas, iluminados da História. O que você sente subjetivamente como verdade é expresso como condicionamentos, experiências e acontecimentos. Ação e emoção devem equilibrar-se. Como é no céu (sua própria mente), assim é na terra (em seu corpo e meio-ambiente). Esta é a grande lei da vida. Você descobrirá em toda a natureza a lei da ação e da reação, do repouso e do movimento. Devem contrabalançar-se, para que haja harmonia e equilíbrio. Você está aqui para deixar que o princípio da vida flua através de si, de forma rítmica e harmoniosa. A entrada e a saída devem ser iguais. A impressão e a expressão devem ser iguais. Toda a sua frustração resulta de desejo não realizado.

- A primeira condição que Jesus instituiu foi à fé. Na Bíblia se pode ler, repetidas vezes, de acordo com a tua fé, assim te acontecerá. Se você planta certos tipos de sementes no solo, tem fé de que crescerão de acordo com sua espécie. É assim que acontece com as sementes e, confiando nas leis do desenvolvimento e da agricultura, você sabe que as sementes germinarão conforme a sua espécie. A fé como se menciona na Bíblia é um modo de pensar, uma atitude da mente, uma certeza interior, sabendo que a idéia aceita integralmente pela mente consciente será transmitida à mente subconsciente e concretizada. A fé consiste, em certo sentido, em aceitar como verdade o que sua razão e seus sentidos negam, isto é, o abandono das posições da mente consciente, racional e analítica, e a adesão a uma atitude de confiança integral no poder interior da mente subconsciente.

- Saiba que a fé, como uma semente plantada no solo, cresce de acordo com sua espécie. Plante a idéia (semente) em sua mente, regue e fertilize-a com a esperança e ela florescerá.

- Há riquezas infinitas em derredor, se você abrir os olhos mentais e contemplar a casa do tesouro incomensurável que há dentro de você. Há uma mina de ouro dentro de você, da qual pode extrair tudo aquilo de que necessita para levar uma existência gloriosa, repleta de alegria e fartura. Muitas pessoas estão profundamente adormecidas porque desconhecem essa mina de ouro de infinita inteligência e ilimitado amor que há em cada um. Você pode obter tudo o que desejar. Um pedaço de aço magnetizado pode erguer cerca de 12 vezes o seu próprio peso - mas se for desmagnetizado, o mesmo pedaço de aço não conseguirá levantar nem uma pena. Da mesma forma, há duas espécies de homens. Há o homem magnetizado, cheio de confiança e fé. Sabe que nasceu para vencer e ser bem sucedido. E há, também, o homem desmagnetizado. Vive com medo e assaltado por dúvidas. Quando surgem as oportunidades, ele diz: "Posso fracassar; posso perder meu dinheiro; os outros podem rir de mim." Esse tipo de homem nunca irá muito longe à vida, porque tem medo de avançar. Ficará simplesmente onde está. Torne-se um homem magnetizado e descubra o grande segredo de todas as épocas.

- Nenhum praticante de ciência mental ou religiosa, psicólogo, psiquiatra ou cirurgião jamais curou um paciente. Há um velho ditado que diz : “O médico pensa a ferida, mas Deus é quem cura." O psicólogo ou psiquiatra limita-se a remover os obstáculos mentais que encontra no paciente a fim de que o princípio curador possa ser libertado, devolvendo a saúde ao paciente. Da mesma forma, o cirurgião remove o obstáculo físico, permitindo o funcionamento normal das correntes curativas. Nenhum médico; cirurgião ou psiquiatra afirma que curou o paciente. O único poder curador é conhecido por vários- nomes Natureza, Vida, Deus, Inteligência Criadora e Poder Subconsciente.

- Como já falamos antes, há muitos métodos diferentes para remover os obstáculos mentais, emocionais e físicos que inibem o fluxo do princípio curador da vida que nos animam a todos. O princípio curador da sua mente subconsciente, se orientado corretamente por você ou por outra pessoa, pode e vai curá-lo de qualquer doença física ou mental. Esse princípio curador funciona em todos os homens, independentemente de seu credo, cor ou raça. Você não precisa pertencer a alguma igreja determinada para utilizar e participar desse processo de cura. O seu subconsciente curará a queimadura ou corte de sua mão, mesmo que você seja ateu ou agnóstico.

- O moderno processo terapêutico mental baseia-se na verdade de que a inteligência infinita e o poder do subconsciente reagem de acordo com a fé. O profissional da ciência mental ou o ministro seguem as instruções da Bíblia, isto é, trancam-se em seu gabinete, repousam e pensam na infinita presença curadora que possuem dentro de si. Fecham as portas da mente a todas as distrações externas e, então, tranqüila e conscientemente apresentam seu pedido ou desejo ao subconsciente, sabendo que a inteligência da mente responderá de acordo com suas necessidades específicas.

A coisa mais maravilhosa que se deve saber é a seguinte.: Imagine o fim desejado e sinta-o real; e então O princípio infinito da vida responderá à sua escolha consciente, ao seu pedido consciente. Este é o significado de acredite ter recebido e receberá. E é isso o que o moderno cientista mental realiza quando pratica a terapia da oração.

- A palavra "ciência" significa conhecimento coordenado, organizado e sistematizado. Consideremos a ciência e a arte da verdadeira oração no que concerne aos princípios fundamentais da vida e às técnicas e processos pelos quais podem ser demonstrados em sua vida ou na vida de qualquer ser humano, desde que aplicados com fé. A arte é a sua técnica ou processo e a ciência por trás dela é a resposta definida da mente criadora ao seu quadro mental ou pensamento. Pedi, e vos será dado; buscai, e achareis; batei, e se vos abrirá. S. MATEUS, 7:7. Aqui está dito que você receberá aquilo que pedir. A porta será aberta quando você bater e encontrará aquilo que está procurando. Esse ensinamento implica a definição das leis mentais e espirituais. Há sempre uma resposta direta da Inteligência Infinita do seu subconsciente ao seu pensamento consciente. Se você pede pão, não irá receber uma pedra. Você deve pedir acreditando, pois só assim receberá. A sua mente se transporta do pensamento para a coisa. A menos que haja primeiro uma imagem em sua mente, ela não se moverá, pois nada haveria para onde se transportar. A sua oração, que é seu ato mental, deve ser aceita como uma imagem em sua mente antes que o poder da sua vontade subconsciente trabalhe sobre ela e a faça produtiva. Você deve alcançar um ponto de aceitação em sua mente, um estado indiscutível e irrestrito de conformidade.

- Essa contemplação deve ser acompanhada de um sentimento de alegria e descanso na previsão da realização inevitável do seu desejo. A base sólida para a arte e a ciência da verdadeira oração é seu conhecimento e confiança integral em que o movimento da sua mente consciente obterá uma resposta definida do seu subconsciente, que é o possuidor de sabedoria ilimitada e poder infinito. Seguindo esse procedimento, sua oração será atendida.

- Para pensar correta e cientificamente, devemos conhecer a "Verdade". Conhecer a verdade é estar em harmonia com a infinita inteligência e o poder do seu subconsciente, que está sempre voltado para a vida. Cada pensamento ou ato que não é harmonioso, seja por ignorância ou intencionalmente, resultará em discórdia e limitações de toda espécie.

-Os cientistas já constataram que construímos um novo corpo de onze em onze meses - portanto, do ponto de vista físico, temos realmente apenas onze meses de idade. Se você constrói um corpo imperfeito, com pensamentos de medo, raiva, ciúme e má vontade, o único responsável será você mesmo. Você é a soma total de todos os seus pensamentos. Mas você pode evitar os pensamentos e imagens negativos. O caminho para libertar-se da escuridão é a luz, o meio de superar o frio é o calor, a maneira de suprimir os pensamentos negativos é substituí-los por bons pensamentos. Procure o bem e o mal desaparecerá.

- Quem possuir o sentimento de riqueza atrairá riqueza; quem possuir o sentimento de miséria atrairá mais miséria. Sua mente subconsciente multiplica e amplia o que quer que nela você deposite. Todas as manhãs, ao despertar, deposite pensamentos de prosperidade, sucesso, riqueza e paz. Viva com esses conceitos. Ocupe sua mente com eles sempre que possível, com a maior freqüência. Esses pensamentos construtivos encontrarão seu caminho como depósitos em seu subconsciente, trazendo abundância e prosperidade.

- Uma das causas de muitas pessoas não terem mais dinheiro é estarem constantemente a condená-lo, em silêncio ou abertamente. Referem-se ao dinheiro como "o vil metal" ou dizem que "o amor ao dinheiro é a causa de todos os males". Outra razão para não prosperarem é o fato de possuírem um furtivo sentimento subconsciente de que há alguma virtude na pobreza. Esse padrão subconsciente pode ser resultado de educação na primeira infância, de superstição ou de uma falsa interpretação das Escrituras.

- Não há nenhuma virtude na pobreza - é uma doença como qualquer outra doença mental. Se você não estiver fisicamente bem, pensará certamente que há algo de errado com você. Irá procurar ajuda e tomará uma providência a respeito imediatamente. Da mesma forma, se você não tiver dinheiro circulando constantemente em sua vida, há algo de radicalmente errado em você. A corrente do princípio da vida que atua em você dirige-se para o desenvolvimento, a expansão e uma vida mais abundante e farta. Você não está aqui para viver numa choça, vestido de farrapos e faminto. Você deve aprender a ser bem sucedido na vida.

- Nas grandes lojas, a gerência costuma empregar detetives para evitar que as pessoas roubem. Todos os dias, esses detetives apanham algumas pessoas que estão tentando levar alguma coisa sem pagar nada. Tais pessoas vivem na atmosfera mental de penúria e limitações e estão roubando de si próprias a paz, a harmonia, a fé, a honestidade, integridade, boa vontade e confiança. Além disso, estão atraindo para si diversos prejuízos, como a perda de caráter, de prestígio, de condição social e de paz de espírito. Falta-lhes fé na fonte da riqueza e compreensão de como suas mentes funcionam. Se mentalmente convocassem as forças do seu subconsciente e pedissem orientação para serem guiados ao lugar que lhes pertence, encontrariam inevitavelmente um bom trabalho, e tudo de que necessitam. E então, com honestidade, integridade e perseverança, conquistariam boa reputação para si e para a sociedade em geral.

- A felicidade é um estado de espírito. Há uma frase na Bíblia que diz : Escolha neste dia a quem vai servir. Você tem a liberdade de escolher a felicidade. Isso pode parecer extraordinariamente simples - e na verdade o é. Talvez seja por isso que tanta gente tropeça no caminho para a felicidade, por não ver a simplicidade da chave da felicidade. As grandes coisas da vida são simples, dinâmicas e criadoras. Produzem bem-estar e felicidade. São Paulo revela como você pode encontrar o caminho para uma vida de poder dinâmico e felicidade nas seguintes palavras : Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. FILIPENSES 4:8.

- A personalidade odiosa, frustrada, destorcida e deformada está fora de sintonia com o Infinito. Ressente-se dos que têm paz, são felizes e alegres. Geralmente critica, condena e difama aqueles que lhe demonstraram bondade e compaixão. Assume a seguinte atitude : por que ele deve ser tão feliz se eu sou tão desgraçado? Deseja atrair a todos para o seu próprio padrão de vida. A desgraça adora companhia. Quando você compreender plenamente isso, ficará tranqüilo, sereno, calmo.

- A vida não tem favoritos, Deus é Vida e este Princípio da Vida está fluindo através de você neste exato momento. Deus Se expressa como harmonia, paz, beleza, alegria e abundância através de você. Isso é chamado de a vontade de Deus ou a tendência da Vida.

- Se você opõe resistência em sua mente ao fluxo da Vida que corre em você, essa congestão emocional ficará gravada em seu subconsciente e causará todas as espécies de condições negativas. Deus nada tem com condições infelizes ou caóticas existentes no mundo. Todas elas se produzem pelo pensamento negativo e destrutivo do homem. Portanto, é tolice responsabilizar Deus por suas dificuldades ou doenças.

- E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai... MARCOS 11:25. O perdão dos outros é essencial para a paz mental e saúde radiante. Você deve perdoar a todos os que o feriram, se deseja ter uma saúde perfeita e felicidade. Perdoe-se a si mesmo pondo seus pensamentos em harmonia com a lei e a ordem divinas. Você não pode, entretanto, perdoar-se a si mesmo realmente, enquanto não tiver perdoado os outros. Recusar a perdoar-se não passa de orgulho espiritual e ignorância.

- No campo psicossomático da medicina moderna é constantemente ressaltado o fato de que o ressentimento, a condenação dos outros, o remorso e a hostilidade estão por trás de uma multidão de doenças que vão da artrite às doenças cardíacas. Salientam os médicos que essas pessoas doentes, que foram magoadas, maltratadas, enganadas ou prejudicadas, estão cheias de ódio e ressentimento contra os que as feriram. Isso provoca feridas inflamadas e supuradas em seus subconscientes. Só há um remédio ela tem que eliminar e descartar-se dos seus ferimentos e o único caminho seguro para isso é o perdão.

- Há um teste com ácido para o ouro. E há também um teste decisivo para o perdão. Se eu lhe disser algo maravilhoso sobre alguém que o enganou, iludiu e magoou, e você de alguma maneira reagir às boas notícias sobre essa pessoa, as raízes do ódio ainda estarão em seu subconsciente, devastando-o. Suponhamos que você teve um doloroso abscesso na boca há um ano e falou-me a esse respeito. Casualmente, indago se você ainda sente alguma dor. Você responderia automaticamente : "É clar o que não, mas ainda me lembro da dor". Este é o problema : você pode ter lembrança do incidente, embora não mais o fira ou aflija. Esse é o teste decisivo e você deve enfrentá-lo psicológica e espiritualmente, pois, de outra maneira, estará a enganar-se a si mesmo e não terá praticado a verdadeira arte do perdão.

- Um jovem perguntou a Sócrates como podia alcançar a sabedoria. Sócrates disse-lhe que o acompanhasse e levou-o a um rio, onde mergulhou a cabeça do jovem dentro da água e assim a manteve até que ele se estivesse agitando para respirar, soltando-o então. Quando o jovem se recuperou, Sócrates perguntou-lhe : “O que você mais quis quando estava com a cabeça dentro da água?" "Eu queria respirar", disse o jovem. E Sócrates declarou: "Quando você quiser a sabedoria tanto quanto queria respirar quando estava mergulhado na água, então a receberá." Da mesma forma, quando você possui realmente um desejo intenso de superar qualquer obstáculo em sua vida e chega à conclusão definida de que há uma saída e de que vai encontrá-la, então a vitória e o triunfo estão assegurados.

- Diz a Bíblia: E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro. S. JOÃO 17:3. O homem que pensa ou acredita que o ciclo terreno do nascimento, da adolescência, juventude, maturidade e velhice é tudo o que há de vida é, na verdade, digno de pena. Tal homem não possui nenhum refúgio, nenhuma esperança, nenhuma visão e para ele a vida não tem significado. Esse tipo de crença traz frustração, estagnação, descrença e um senso de desesperança que resulta em neuroses e aberrações mentais de todas as espécies. Se você já não podia jogar uma movimentada partida de tênis ou nadar tão rápido quanto seu filho ou se o seu corpo se tornou menos ágil e você caminha mais devagar, lembre-se de que a vida está sempre se vestindo de roupagens novas. O que os homens chamam de morte é apenas uma jornada para uma nova idade em outra dimensão da Vida.

Fragmentos extraídos dos livros do Dr. Joseph Murphy

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Oração de Cura - Yogananda

Oração de Cura

 


"Em cada altar de sentimento, de pensamento e vontade, oculto moras Tu, oculto moras Tu, pois Tu és sentimento, vontade e pensamento. 
 
Tu, que os guias, faz que saibam seguir-Te, faz que Te sigam, para que sejam como Tu és. No templo da consciência, a luz, Tua luz, tem estado sempre, mas não soube vê-la. 
 
O templo resplandece e está íntegro. Sonhei que o minavam o medo, a ansiedade, a ignorância. Agora que me despertaste, agora que me tens despertado, encontro o templo íntegro, encontro o templo íntegro, e nele quero adorar-Te, e nele quero adorar-Te. 
 
Amo-Te no coração, amo-Te na estrela e nos seres humanos, amo-Te em todos os animais e plantas, nas células de meu corpo. E no corpo, na estrela, na nebulosa... quero adorar-Te. 
 
Quero adorar-Te em toda parte. Tua vontade divina, que se fez humana em mim, brilha em mim, brilha em mim. 
 
Eu quererei e desejarei, pensarei e agirei, guiado sempre por Ti. Eu quererei e agirei com vontade plena, pleno de Ti. Faz-nos qual crianças, Pai, pois delas é Teu Reino, Tu nos queres perfeitos. 
 
Como és Tu perfeito, assim o somos, em corpo, em mente e em saúde, igual ao que Tu és. Tu és perfeito, Pai, e somos filhos teus. Tu estás em toda parte, e onde estás está a perfeição. Tu estás no altar de cada célula, em cada célula do corpo. 
 
Minhas células são sãs, minhas células são sãs, minhas células são sãs e perfeitas. Faz que eu Te sinta nelas, em todas elas, em cada uma delas.
 
Oh, Vida de Minha Vida, Tu és são, e estás em toda parte: em meu cérebro, em meu coração, em meus olhos, em meu rosto; assim como em meus membros. 
 
Tu moves meus pés, são sãos e perfeitos. Estás em minha pele, membranas, mucosas... são todas sãs e perfeitas. Tu cintilas em minha medula; Está sã. 
 
É perfeita. Flues por meus nervos. São perfeitos e sãos. Por minhas veias e artérias Tu circulas; são sãs e perfeitas. Estás em meu estômago e em todas as minhas entranhas; são sãs e perfeitas. 
 
A saúde e a perfeição moram em minhas vísceras, aparelhos e tecidos, pois Tu as animas e sustentas. Todo meu corpo é são e perfeito; Tu nele resides. Tu és meu e eu sou Teu. Tu és eu. Eu sou Tu. 
 
És meu cérebro; Ele é lúcido e são, pois Tu és a luz e a saúde. Estou são ou doente, quando assim o penso. 
 
Cada dia, cada hora, tenho saúde mental e física. Estou são e alegre. Estou sadio e feliz. Sonhei que me achava doente, mas despertei e sorri. Era apenas um sonho. Até aqui, estava apenas sonhando que estava enfermo. Estou são. 
 
Estou perfeitamente sadio. Faz-me, PAI, sentir Tua vibração de amor, pois sou teu filho, pois, bom ou mal, sou teu filho. Faz-me, PAI , sentir a vibração de Tua saúde, e conhecer Tua sábia vontade."  
                         
Adaptação de “Afirmaciones Científicas”
, 
 
P. Yogananda

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O Poder Curativo do Reiki

O Poder Curativo do Reiki

 

O que é o Reiki?

Reiki é uma palavra japonesa que significa “Energia Vital Universal”. O Reiki não é uma religião e nem uma crença. Ele abre novos caminhos para experiência espiritual e o aprendizado. Para receber a técnica do Reiki, a pessoa precisa passar por uma iniciação feita por um Metre de Reiki. Essa iniciação é feita pela imposição das mãos em forma de uma concha, visualizando símbolos (secretos) entrando no corpo da pessoa.

Difícil é realmente definir este método de cura. Mas para começar, diremos que a essência do reiki é o amor, esse sentimento puro que emana alegria e vida, abrangendo tudo e todos. Se formos capazes de nos abrir ao amor, o reiki nos aproximará constantemente dele. Uma sessão de reiki nos põe em contato com nossa natureza espiritual, devolvendo a paz a nosso coração.
Mas, de que maneira o faz? Na realidade é muito simples: realiza-se através da imposição das mãos sobre o corpo que se deseja tratar; desta forma se obtém um equilíbrio energético a quatro níveis: em nossos corpos físico, emocional, mental e espiritual.
Revisemos um pouco a história desta maravilhosa energia.Em 1870, o doutor Mikao Usui, decano de uma pequena universidade cristã de Kioto, foi questionado por um de seus alunos a respeito de por que não existia no mundo ninguém que seguisse os ensinamentos de Jesus, referindo-se concretamente a cura através da imposição das mãos. Usui, por não ter uma resposta a essa pergunta, renunciou a seu cargo e começou uma peregrinação na busca de tal resposta. Percorrendo o mundo, revisou numerosos documentos antigos, cristãos, budistas, sutras, tibetanos, chegando a acreditar que tinha obtido a verdade sobre as curas executadas por Jesus Cristo.
Para por em prática o que descobriu, realizou um jejum e meditação por 21 dias no topo da Montanha Sagrada (o monte Kuri Yama). Às véspera do dia 21, de repente observou no céu uma luz piscante que se dirigia para ele, fazendo-se cada vez maior à medida que se aproximava. Ele recebeu o calor desta luz de frente, enquanto letras de cor dourada, escritas em sânscrito, foram aparecendo uma a uma. Sentiu-se invadido por um imenso sentimento de gratidão por ter chegado ao final de sua busca.
A partir daquele momento o Reiki foi irradiado de professor a professor, passando pelo Chujiro Hayashi, que fundou e dirigiu uma clínica em Tóquio até 1941. Hayashi, sentindo próxima a sua morte, nomeou Hawayo Takata a terceira grande professora de Reiki e ela, por sua vez, nomeou a sua neta Phyllis Lê Furumoto, herdeira deste conhecimento. Ela decidiu que deveria haver numerosos professores para que este sistema se difundisse e beneficiasse a todo mundo.
Atualmente há duas escolas de Reiki: uma delas é a Aliança Reiki, que desenvolve o enfoque espiritual e a experiência do Reiki; a outra é a Associação Americana Internacional do Reiki (em inglês A.I.R.A), a qual se concentra em um enfoque científico e experimental do Reiki.
Para que nós possamos ter acesso a esta energia curativa, é necessário fazer uma oficina de Reiki. Existem três níveis dentro destas oficinas. O nível I, para todo o público, é dirigido por um professor de Reiki, que se encarrega, por meio de quatro iniciações, de despertar nossos chakras ou canais energéticos, permitindo desta forma que a energia flua através de nós, nos convertendo em um canal. Assim, se nos permitirmos isso, seremos capazes de nos dar Reiki e dá-lo a outros.
No nível II (ao qual se chega geralmente depois de ter vivido e praticado amplamente nossa primeira mudança de consciência) enriquece-se nossa experiência do Reiki: conhecemos a cura a distância, aos animais, aos lugares, às situações, etc., e também aprendemos os três símbolos de grande poder, o carma terapêutico e o contato com nossos guias espirituais.
No nível III se obtém o grau de professor de Reiki, onde se é capaz de iniciar a outros no Reiki. Este não é um nível simples, pois requer maior tempo de preparação de consciência, seguindo os passos de nosso Professor do Reiki.
Depois de uma oficina de Reiki seguem 21 dias de purificação nos quais limpamos os níveis físico e emocional, para sentir como depois disto nos integramos à harmonia vital do universo. Às vezes, durante esses dias ou durante um tratamento, nossas emoções reprimidas chegam à consciência abruptamente, nos ajudando a recuperar o equilíbrio. Aquelas pessoas que não estão preparadas, poderiam assustar-se, mas é impossível que o Reiki machuque a alguém, já que seu princípio é o amor.
Sabemos que o Reiki pode parecer coisa de magia, mas não é assim. Para aqueles de mente prática, diremos que todos estamos rodeados de um campo energético, como tudo o existe neste mundo; este é um princípio tão aceito, que se faz notar no fato de que a energia seja utilizada dentro de tratamentos médicos, em enfermidades como o câncer, por meio da radioterapia; em intervenções cirúrgicas, através do raio laser; em fraturas, com campos eletromagnéticos.
Graças a estes avanços a nível científico, sabemos que a pessoa que dá Reiki, ao ficar em contato com o que recebe, por exemplo, funciona como um vetor que ajuda a canalizar sua energia.O Reiki é um auxiliar muito poderoso, mesmo em enfermidades físicas. Dois sentimentos são os que principalmente adoecem nosso corpo: o rancor e o medo. Diante desses sentimentos nossos músculos (e nossos órgãos e vísceras, pois também estão compostos de tecido muscular) esticam-se; ao transmitir o amor, a luta e as convulsões se acabam e, assim, abrem-se novos atalhos para a energia, aceita-se cada um a si mesmo e os bloqueios são resolvidos satisfatoriamente.

Os cinco princípios fundamentais do Reiki são:
  • Hoje você será agradecido.
  • Hoje você não sofrerá inquietações nem angústias.
  • Hoje você não se encolerizará.
  • Hoje você trabalhará honestamente.
  • Hoje você amará e respeitará tudo o que vive.
Muitos que tenham feito um curso de Reiki, não me desmentirão quando digo que o ensinamento mais importante deste método é o de aprender a DAR, porque nos despojando de nosso ego e sabendo que só somos um canal da energia universal, oferecemo-nos a ajudar àquele que o necessite e, desta forma, curiosamente, nós também recebemos a paz e a harmonia que todos estamos necessitando.
Reiki é uma palavra japonesa que significa energia vital universal. O espaço que nos rodeia - o universo - está cheio de energia perene. Esta fonte de energia universal, original e criativa, mantém-nos vivos.
REIKI é energia natural e curativa que flui vigorosamente concentrada nas mãos treinadas do terapeuta. O REIKI se menciona nas sutras do sânscrito há mais de 2.500 anos.
No sistema Usui do REIKI, a energia curativa se transmite espontaneamente colocando as mãos no próprio corpo ou em outro organismo.REIKI atravessa qualquer material, roupa, gesso, vendagens, metal, etc. O terapeuta somente canaliza e proporciona a energia universal; isso não diminui sua própria energia, ao contrário, reforça e alimenta a já existente.REIKI apóia e enriquece os tratamentos terapêuticos como: massagem reflexiva dos pés, acupuntura, drenagem linfática, terapia respiratória, massagens em geral, psicoterapias, etc. Além disso, ajuda a todas as pessoas que exercem uma profissão curativa.