sexta-feira, 18 de outubro de 2013

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - A capacidade de amar

A capacidade de amar


O amor é mais que um sentimento simples: consiste num conjunto de emoções e atitudes que as pessoas experimentam em relação aos mais diferentes objetos, idéias ou seres vivos, mas principalmente em relação a outras pessoas.
 
Amar outro ser humano é uma atividade que deve ser desenvolvida e aperfeiçoada através de um aprendizado.

Amar possui um significado tão amplo, que se torna difícil defini-lo claramente, podemos, apenas, dizer com certeza que é o sentimento mais puro e verdadeiro que o ser humano possui.

A aprendizagem do amor começa na mais tenra idade, entre mãe e filho.

Nesta relação a mãe é a fonte de conforto e proteção, e precisará desenvolver compreensão mais ou menos intuitiva das necessidades do bebê.

Essa compreensão surge através da experiência e do reconhecimento dos sinais particulares da criança.

Por outro lado, ela não pode satisfazer instantâneamente todas as necessidades do filho, e isso em benefício dele próprio.

Este é o início de uma aprendizagem através da qual a criança começa a aprender e aceitar as limitações do mundo exterior.

Muito anos podem se passar até a criança amadurecer a sua capacidade de dar amor.

Mas, por fim, a criança supera o seu egocentrismo e deixa de ver as outras pessoas apenas como um simples meio de satisfação de sua própria necessidade.

Dar torna-se mais importante do que receber; amar, mais importante do que ser amado.

Durante certo estágio do seu desenvolvimento, o amor pela mãe está misturado a um tipo de paixão sensual infantil.

Ela não tem noção da sexualidade adulta, experimenta sentimentos fortes em relação à figura materna, o que leva a entrar numa concorrência com o pai.

A menina sente esta mesma paixão pelo pai, e deseja excluir a mãe, que vê como uma espécie de rival.

Estes sentimentos conflitivos, normalmente, acabam sendo superados na medida em que o menino se identifica com a imagem do pai, e a menina, com a da mãe.

Uma série complexa de experiências tem que ser vivida até que se chegue a esse ponto.

É muito importante resolver os conflitos da infância para que o indivíduo tenha aptidão para um amor adulto.

Os pais precisam demonstrar o seu amor pelo filho, é essencial que a criança se sinta amada, só assim terá capacidade de superar estes conflitos e se tornar um adulto feliz.

Amar é romper barreiras que nos separam de outras pessoas, é encarar a individualidade da pessoa amada tão importante quanto a nossa própria, é multiplicar e encarar os sentimentos e desejos como se fossem realmente nossos.

O amor é um nascer constante, é renovação do que sentimos, é colocar para fora um sentimento que muitas vezes tendemos a esconder. Como é bom amar!

AUTOR DESCONHECIDO

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - Soneto de Fidelidade - Vinicius de Moraes

Soneto de Fidelidade


 
De tudo ao meu amor serei atento

Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto

Que mesmo em face do maior encanto

Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento

E em seu louvor hei de espalhar meu canto

E rir meu riso e derramar meu pranto

Ao seu pesar ou seu contentamento

E assim, quando mais tarde me procure

Quem sabe a morte, angústia de quem vive

Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):

Que não seja imortal, posto que é chama

Mas que seja infinito enquanto dure.


 
Vinicius de Moraes

DICAS TERPÊUTICAS - Síndrome de Raynaud - O QUE É ? PODE SER TRATADO COM CROMOTERAPIA


 


Síndrome de Raynaud


 

DEFINIÇÃO 

               É uma doença que recebe três denominações e que não nos foi possível diferenciá-las, uma da outra, pela falta de clareza quanto ao material obtido junto à internet, a saber: Fenômeno de Raynaud, Síndrome de Raynaud e Doença de Raynaud. Para melhor conhecimento, resta ainda uma pesquisa em livros técnicos.

               A OMS – Organização Mundial da Saúde alerta que o número de pacientes em todo o mundo é cerca de três a cinco milhões de pessoas. São crises provocadas ou acentuadas pelo frio e pelas emoções. Existe maior incidência em mulheres jovens (60% dos casos com menos de trinta anos), com ausência de moléstias (SR-Primária) ou causa desencadeante e com evolução clínica de pelo menos dois anos (SR-Secundária). Raramente ocorre gangrena ou necrose de extremidades.
               Verifica-se que e uma moléstia funcional, um conjunto de sinais e sintomas demonstráveis nas artérias, que surge em pacientes hipersensíveis ao frio. Trata-se de um episódio de constrição (estreitamento patológico de um conduto) de pequenas artérias, desencadeando alterações na cor da pele junto às extremidades, ora com palidez ou com cianose (roxidão), seguidas ou não de hiperemia (vermelhidão) reacional. 

ANATOMIA PATOLÓGICA 

               Esta crise acontece mais comumente nos dedos das mãos que nos dos pés. Está assim classificado:
Primário (sem causa determinável):
Mãos: um ou mais dedos tornam-se rapidamente pálidos (sem sangue), com diminuição da sensibilidade nos dedos, parestesias (dormência) e dor freqüente. Numa segunda fase, há o aparecimento gradativo de tonalidade violácea, evoluindo para a cor roxa, que se inicia pela ponta dos dedos indo até sua raiz sem atingir a palma das mãos. Pode ocorrer, após a palidez dos dedos, um vermelho intenso com dor tipo pulsátil.
Outras partes: é mais rara no polegar e excepcionalmente pode ocorrer no lóbulo da orelha, na ponta do nariz, nos lábios e língua. Esta fase dura de alguns minutos a meia hora.
Secundário (ou em associação com doenças do tecido conjuntivo ou outras patologias subjacentes):
    : pode reduzir a velocidade dos movimentos dos intestinos, causar artrite, além de produzir quadros de boca e olho seco. Estes sintomas, ao lado do espasmo da circulação sanguínea em mãos e pés, resultantes do frio, desencadeiam a Síndrome de Raynaud. Quando necessário é recomendado o uso de antidepressivo para aliviar a dor que é muito semelhante à fibromialgia.
aterosclerótica: tipo de arteriosclerose caracterizado pela formação de placas de gordura sobre a parede das artérias, obstrutiva, assim como no tratamento  daqueles que sofrem de vasoespasmo (contração espasmódica da musculatura lisa), classificando-se nesta última condição a Síndrome de Raynaud, que constitui o único modelo clínico bem definido de vasoespasmo. 
esclerodermia (inflexibilidade dos tecidos)
viagra: estudo realizado por pesquisadores da Universidade do Sarre (Alemanha), mostrou que este medicamento fabricado pela farmacêutica Pfizer e administrado para disfunções sexuais, ajuda a evitar a Síndrome, em sendo um problema circulatório que faz com que se contraiam os vasos capilares. Também reduz a freqüência e a duração da doença, quando as artérias se contraem por estresse ou redução de temperatura.

ETIOLOGIA 

               Pode provocar problemas em diversas áreas, determinando-se as atitudes a serem tomadas:
coluna cervical: proteção contra prováveis alterações entre outras áreas.
contra o frio: proteção das extremidades com luvas e meias de lã, luvas e botas de borracha forradas. Evitar pegar objetos frios ou lidar com água fria. Morar preferencialmente em locais com clima quente e seco.
lesões compressivas: como na síndrome do túnel de carpo, nome referido a uma doença que ocorre quando o nervo que passa na região do punho (nervo mediano) fica submetido a compressão.
sedação ou psicoterapia: é importante na tentativa de diminuir as crises em número e intensidade.
simpatectomia: retirada cirúrgica de um nervo ou de gânglios pertencentes ao SNS – Sistema Nervoso Simpático, que controlam o tônus dos vasos e agem no funcionamento das vísceras, a fim de dilatar as artérias em sua área de inervação. Ocorre somente nos casos rebeldes ao tratamento clínico com muita dor ou lesões necróticas.
trauma cirúrgico: distrofia simpático reflexa é um distúrbio doloroso complexo, que se apresenta com uma dor intensa e persistente, em um dos braços. Esta doença complexa vem recebendo diversas denominações, tais como: algodistrofia, causalgia, atrofia de Sudeck, síndrome ombro-mão, neuroalgodistrofia, distrofia simpática pós-traumática ou Síndrome Dolorosa Regional Complexa (tipo-1). A dor é associada:
à queimação.
disestesia (enfraquecimento ou perda de algum sentido), parestesia (sensação anormal e desagradável sobre a pele que assume diversas formas).
hiperalgesia (exacerbação da sensibilidade à dor): ao frio e sinais clínicos de disfunção do sistema nervoso autônomo (cianose = coloração violácea da pele, edema = inchaço, frio e alteração de transpiração local).
trauma repetido: evitar profissões que causem traumas, como: britação, datilografia ou digitação, piano e outras.
vasodilatadores: indicados principalmente para o inverno. Alguns profissionais utilizam também drogas antialérgicas. 

ETIOLOGIA PATOLÓGICA 

               A partir de então, passou-se a aplicar tal conhecimento à ciência médica, e as drogas vasoativas (que afetam as veias) com capacidade de dilatar os vasos sistemicamente (vasodilatadores) foram implicadas no tratamento clínico dos doentes. Estudos recentes demonstraram um aumento do número de receptores alfa-2 adrenérgicos, sugerindo um defeito vascular local, propiciando uma melhora sintomática. Porém, tais drogas são consideradas de segunda linha, sendo usadas apenas quando o tratamento com nifedipina não foi eficaz ou é intolerável devido aos seus efeitos adversos.
               Os representantes dessa classe de drogas que causam vasodilatação periférica são: o verapamil, diltiazcm e nifedipina. Conforme já citado, este último é o agente oral mais efetivo no tratamento da Síndrome e freqüentemente a droga de escolha nestes casos. A nifedipina tem como principal efeito adverso a cefaléia (qualquer dor de cabeça) e é contra-indicada na gestação, devido à observação de efeito teratogênico (defeitos uterinos) em animais de laboratório.
                Os pacientes com tal afecção e tratados com esta droga relatam que a temperatura necessária para induzir o fechamento da artéria digital é significativamente menor em comparação com aquela observada antes do tratamento. Além disso, referem-se à diminuição da freqüência e severidade das crises agudas de vasoespasmo.
               Em sendo uma droga vasoativa que atua tanto no leito vascular cerebral, quanto no periférico, causa vasodilatação na pele e músculos, aumentando o fluxo sangüíneo em extremidades isquêmicas (com diminuição da irrigação sangüínea) sem, no entanto, alterar de forma significativa a pressão arterial e a função cardíaca.

SUGESTÃO CRMOTERÁPICA

SUGESTÃO CROMOTERÁPICA
COR
LOCAL / TRATAMENTO
VERMELHA
 Frontal – 5 segundos (para trazer o indivíduo ao presente).
VERDE
 Local (vasodilatadora, antiisquêmica e antiespasmódica).
VERDE / ROSA / AZUL / ÍNDIGO
 Local (antialérgico com prurido).
VERDE / VIOLETA / AZUL
 Local (na presença de artrite e feridas).
VERDE / ÍNDIGO / AZUL
 Local (analgésico / anestésico).
AMARELO-Limão
 Olhos (lacrimejante) / Boca (salivante).
LARANJA / AMARELA
 Corpo (aquece, desbloqueia, compensa a pressão arterial, combate a esclerodermia e afasta o efeito depressivo).



LEMBRETES

As informações contidas neste artigo são da inteira responsabilidade de: Moriel Sophia – Sinaten 0880. Esta terapia auxilia o tratamento, mas não dispensa o “médico” e a presente sugestão somente deverá ser utilizada por alguém previamente diagosticada por um profissional da saúde. É permitida a reprodução total ou parcial, desde que citada a fonte.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Definição de Cromoterapia - Cromoterapia é um tratamento para cura

Definição de Cromoterapia


Cromoterapia é um tratamento para cura
A cromoterapia é considerada como um tratamento para curar qualquer problema de saúde através do uso das cores, utilizando as cores certas além de gerar a cura equilibra o corpo e o emocional de quem utiliza o tratamento ,com origem grega “krôma” vem sendo utilizada desde a época dos egípcios que acreditavam no equilibro do corpo e da mente utilizando as cores.

No século XVIII o cientista Johann Wolfgang von Goethe foi um dos primeiros a conduzir pesquisas a respeito do efeito que cada cor faz no corpo, chegando a conclusão que cada uma tem o seu papel em determinado parte do corpo e emoção que o homem apresenta, mesmo com as pesquisas do Goethe, a cromoterapia só chegou no ocidente no século XIX .

A cromoterapia do século XIX está relacionada com sete cores do espectro solar, tendo também uma lâmpada de 25 watts para auxiliar no tratamento sendo colocada a 5 cm da pele do paciente por 3 minutos, muitos médicos são contra esse tratamento pois acreditam que a cura é apenas um efeito placebo que máscara a doença levando a algo mais grave por falta de tratamento adequado.

Cores


-Vermelho: Ativa o sistema nervoso;
-Laranja: Eleva a pressão sanguínea;
-Amarelo: Atua nos olhos ouvidos e tecidos internos;
-Verde: Atua contra problemas cardíacos;
-Azul: Baixa a pressão arterial;
-Índigo: Purifica o sangue e tem efeito anestésico e coagulante;
 Conceito
O vocábulo cromoterapia é formado por dois radicais: cromo ou  croma, que significa cor e terapia que corresponde a tratamento ou terapêutica. Então resumidamente cromoterapia é o Tratamento pelas Cores.

Cromoterapia é a prática da utilização das cores na cura de doenças, a partir do entendimento de que cada cor possui uma vibração específica e uma capacidade terapêutica.
Cromoterapia é a ciência que utiliza as cores do espectro solar para alterar ou manter as vibrações do corpo naquela freqüência que resulta em saúde.

Segundo Ondina Balzano, 2008, define-se também a Cromoterapia como a ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção. Ela fundamenta-se em três ciências: Medicina entendida como a arte de curar; Física como a ciência que estuda as transformações da energia, a natureza e origem da luz, os elementos do espectro eletromagnético, o comprimento de onda, freqüência e velocidade da luz; Bioenergética como a ciência demonstra a existência do corpo bioenergético, analisando a energia vital.

As principais cores utilizadas pela Cromoterapia são: Vermelho, Laranja, Amarelo,Verde, Azul, Índigo e Violeta

Formas de atuação

Muito já se afirmou sobre o modo de como a luz se propaga. Algumas correntes apoiaram a teoria ondulatória e outras preferiram a teoria das partículas (KLOTSCHE, 1997).

Ondas – As sete cores do arco íris resultam da desintegração da luz branca em seus componentes, as cores. Essa dispersão da luz, vista nas várias cores, relaciona-se diretamente com o comprimento das próprias ondas de luz, ou seja cada cor refere-se a determinado comprimento de onda, ou vibração, no espectro visível. Essas vibrações das cores, que também podem ser consideradas energias, podem causar efeitos curativos quando são usados os devidos comprimentos de onda (cores) (KLOTSCHE, 1997).

Na física, a luz ou raios coloridos são caracterizados por seu comprimento de onda específico ( isto é, medição no espaço) e sua freqüência (medição no tempo). Quando os raios aceleram-se (aumentam sua velocidade ou freqüência), seus comprimentos de onda diminuem. O vermelho tem maior comprimento de onda e menor freqüência vibratória (oscila 397 trilhões de vezes por segundo) que o violeta (oscila 531 trilhões de vezes por segundo (KLOTSCHE, 1997).

As energias das cores produzem efeitos porque certas freqüências de cores ressoam fortemente com determinados chakras. Através de um intercâmbio ressonante de energia as freqüências das cores energizam e reequilibram os chakras que eventualmente estejam bloqueados ou apresentando alguma anormalidade por causa de um processo de doença (GERBER, 2002).

Cada cor reage e atrai para para o corpo uma corrente especial de energia vital, extraída do ambiente. Segundo Amber,  as cores apresentam propriedades físicas e fisiológicas, propriedades físico químicas e propriedades psicológicas
A vibração de uma cor é percebida não apenas pela visão. Ela tem um impacto sobre todos os sistemas e órgão físicos do corpo que reagem a essas freqüências (KLOTSHE, 1997).

A cromoterapia propõe a aplicação de certas cores ou níveis de vibração em partes específicas do corpo a fim de revigorar áreas do corpo doentes ou saturadas, isto é, com energia bloqueada ou obstruída. A 49ª Técnica Vibratória equipara as vibrações de cada uma das cores com as necessidades dos órgãos do corpo ou com as emoções, permitindo que eles voltem a apresentar uma vibração satisfatória (KLOTSHE, 1997).

As cores podem ser aplicadas no corpo através de aparelhos específicos ou cristais, através da meditação, podendo também ser indicadas para complementar o tratamento terapêutico em ambientes, vestimentas e alimentos.

A IMPORTÂNCIA DAS CORES: a cromoterapia éo tratamento realizado através da energia das cores. O processo é bastante simples e os resultados costumam ser surpreendentes. Confira agora o significado de cada cor e entenda o poder que elas exercem sobre a nossa vida..

AMARELO:
Ativa a comunicação, por esse motivo é a cor dos espaços de circulação, corredores, passagens e livings. Amarelo é pura intelectualidade. É a cor do sol, portanto traz alegria e otimismo. Favorece o senso de tolerância, a paciência e a sabedoria. Ideal contra depressão e solidão. Alivia a sensação de esgotamento mental. Estimula a intelectualidade. Favorece o pensamento. Ativa o intelecto, a comunicação e a harmonia do todo. Está associado à flexibilidade e à boa sorte.

LARANJA:
Traz alegria, entusiasmo e auto-confiança. Estimula a libido. Auxilia no processo criativo. Antídoto contra a depressão e o cansaço. Ajuda no amadurecimento interior.

VIOLETA: 
Privilegia o lado espiritual e promove a harmonia. Propicia inovações e mudanças. Favorece a criatividade. Conota elegância. Representa poder e riqueza.

AZUL: Traz serenidade e calma. Integra-se a qualquer ambiente, eliminando energias negativas. Purificador, desintegra energias negativas e favorece a inspiração e a amabilidade. Acalma e suaviza. É ideal para distúrbios emocionais. Controla a fome excessiva. Pode representar a esperança e, secundariamente, a lamentação. Estimula o crescimento pessoal e propicia o autocontrole.

BRANCO:
A cor pureza, da claridade. Estimula a criatividade.

VERDE: É
a cor da natureza. Ajuda a renovar as energias. Representa esperança e abundância e estimula momentos de paz e cura. Calmante e relaxante, oferecendo a sensação de frescor. Alivia a tensão. Transmite sensação de bem-estar. Associado à abundância.

Rosa:
Associada à inspiração e ao amor. Abre o coração. Ensina o amor incondicional. Traz conforto e aconchego à alma. Proporciona leveza e suavidade. Acalma e relaxa. Representa os sentimentos puros, como a alegria, a felicidade e o romance.

DOURADO:
A luz e o brilho estão diretamente relacionado ao sucesso.

VERMELHO:
Por ser muito perturbadora, esta cor deve se restringir a detalhes na decoração de qualquer ambiente. Cor que atrai paixão e sentimentos intensos. Energia positiva e força total. Estimula a alegria e a vitalidade. Conota felicidade, calor do fogo, força e fama. Ajuda a despertar energias vitais, como agressividade e paixão. Eleva a pressão sangüínea e aumenta o apetite.

PRATA:
As velas prateadas decoram salas de banho, com o objetivo de espalhar calor e reduzir a umidade. Hoje, no entanto, são muito usadas também na decoração de mesas em qualquer ambiente da casa.