sexta-feira, 21 de março de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O poder das mandalas

O poder das mandalas


Hoje quero compartilhar com vocês, alguns conceitos básicos sobre as mandalas e a sua utilização.
O termo mandala, em sânscrito, significa “círculo”. Esta figura geométrica aparece em várias culturas como um elemento que sintetiza a totalização da vida. Ela é constituída por desenhos  geométricos – basicamente  círculos, quadrados e triângulos – que se inscrevem uns aos outros formando ou se entrelaçando a  imagens simbólicas, formando um grande círculo contendo várias imagens significativas.

Desde  os  tempos mais remotos  até os dias de hoje, as  Mandalas são usadas como focos de meditação, para atrair abundância material  e sorte nos negócios, para amenizar as  dificuldades,para captar energia, harmonizar o ambiente e transformar vibrações negativas em positivas. Os índios navajos usavam mandalas para curar e devolver a harmonia a uma pessoa doente; na Índia e no Tibet, as mandalas associavam-se a ritos mágicos, a plantas de templos ou a instrumentos de auxílio à meditação.
Entretanto, as mandalas não são privilégio de espaços sagrados. Elas estão por toda parte e, para percebê-las, basta não associar os objetos às suas funções. Essa forma pode ser encontrada numa mesa posta, onde tudo se organiza a partir do centro. Ver a Lua emoldurada em uma janela quadrada também é um tipo de mandala.

Na atual Psicologia, entende-se que as Mandalas são uma parte da psique do homem em um plano de fundo cósmico, onde se pode revelar a estrutura profunda do espírito humano.
Sua composição tem base em três características: o desenho circular, o ponto central e a simetria e repetição de desenhos.

No desenho circular, é representado o limite (fronteira) entre o divino e o mundano, entre a consciência e a inconsciência, entre a alma e a matéria.
No ponto central (que parece ser o ponto de origem do desenho todo) está a representação de uma existência superior, a fonte de toda a criação.

Já a simetria e a repetição de desenhos (número de divisões do espaço) determinam a vibração da mandala, associando as cores que foram utilizadas.

Essa composição sossega o nosso olhar e nos remete à contemplação. Até mesmo nossa casa pode ser organizada a partir de uma mandala. É isso que faz o Feng Shui, a técnica chinesa de harmonização de ambientes, pois o próprio ba-guá, figura que define os caminhos da energia, é mandálico.

É importante saber que, quando fazemos contato visual com uma mandala (a imagem da mandala deste post é direcionada à harmonização da saúde, em todos os níveis), nossa energia se altera positivamente. A mente é estimulada, as emoções equilibradas e os processos físicos restabelecidos. É, portanto, uma fonte de cura, harmonização, autoconhecimento e desenvolvimento espiritual.
Aloha
Claudia Michepud Rizzo








Fontes
Mandala, de Dahlke, Rüdiger, Editora Pensamento Cultrix
Mandalas: Como Usar a Energia dos Desenhos Sagrados, de Celina Fioravante, Editora Pensamento

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Bonsai – Significados


Bonsai –  Significados


Bonsai é uma planta em miniatura, uma replica artística da planta de tamanho natural. O Bonsai apresenta as mesmas características de uma planta natural, como: os efeitos produzidos pela gravidade, crescimento e amadurecimento.
Além de ter um significado artístico, tem também um significado espiritual, significa a aproximação do homem com a natureza. Não existem provas do local de origem do Bonsai, existem varias histórias onde tenha sido realmente este local.

Acredita-se que já era cultivado na China, desde 200 A.C. O Bonsai estava diretamente ligada a religião, era reservada somente a nobreza. Os monges entravam na natureza para ter mais contato com a natureza, e com isso foram descobrindo espécies de árvores pequenas.



No começo eles levavam essas á árvores pequenas (que eram chamadas de árvores – anãs) para serem cultivadas em casa e nos templos, em vasos. Depois com o passar do tempo foram sendo criadas técnicas para aprimorar a forma das plantas, com essas técnicas a árvore poderia ficar com aparência de velha e com frutos, mais sem crescer (seria uma miniaturização das plantas).
No período entre 1192 d.C. e 1333 d.C. na Era Kamakura, o Bonsai foi levado ao Japão por monges chineses. No Japão o Bonsai ganhou um ar mais popular, os japoneses deram perfeição ao Bonsai, eles criaram muitas técnicas de cultivo e muitas formas novas de Bonsai.
O Bonsai chegou ao Brasil junto com os primeiros imigrantes japoneses. Logo ganhou muitos admiradores, plantas nativas brasileiras começaram a serem usadas para o Bonsai. Os tipos de plantas mais utilizados como Bonsai são as de caule lenhoso, em geral plantas de folhas pequenas, e no caso das frutíferas, são preferíveis as de frutos pequenos. Muitas dessas árvores são frutíferas, portanto, em determinadas épocas do ano é possível admirar o seu bonsai todo cheio de flores.
Alguns exemplos de plantas utilizadas como Bonsai, são: Thuya Jacaré, Salgueiro-chorão, Cedrinho, Pau-Brasil, Gardênia, Jasmim, Azaléia, Pinheiros, entre outros. E as frutíferas: Amoreira, Cerejeira, Jabuticabeira, Laranjeira, Macieira, limoeiro, entre outras.

Dicas para manter o Bonsai sempre bonito

O Bonsai pode ser colocado em cozinhas, salas, e até mesmo quartos, mais é essencial que o Bonsai fique perto da janela, onde ele receba luz e esteja sob uma boa temperatura. Sempre que a terra estiver ficando seca é necessário aguar o Bonsai.
Colocando a água devagar ate ela penetrar na terra e sair algumas gotas pelos orifícios. È necessário também à adubação do Bonsai, que pode ser feitas com adubos industrializados ou orgânicos.
O Bonsai pode ser podado mensalmente, recomenda-se que seja feito por um bonsaista com experiência. Com essas dicas você poderá acompanhar o desenvolvimento de seu Bonsai e ter mais contato com a natureza.

 


Apesar de o nome ser muito conhecido entre as pessoas, você sabe o que é um Bonsai? Não? Então saiba mais agora: Bonsai é uma árvore, com poucos centímetros e que possui em seu tronco marcas de crescimento e envelhecimento. Durante anos os galhos e as raízes da planta são podados com tesouras, e com isso, o tronco engrossa e acaba moldado para parecer uma árvore adulta de proporções mínimas.

A palavra bonsai é japonesa e significa “árvore em uma bandeja (vaso ou bacia)” (bon = vaso e sai = árvore). No entanto, engana-se quem acha que essa é uma técnica nipônica. Antes de ser levado ao Japão, provavelmente entre 1192 d.C. e 1333 d.C., o Bonsai já era praticado na China, cerca de 200 a.C., mas, acredita-se que os primeiros a utilizarem essa técnica de redução de planta foram os curandeiros indianos que transportavam plantas medicinais, mesmo sem dar o nome de Bonsai a essa técnica.

Os bonsais podem possuir diversos tamanhos, e sua classificação é dada de acordo com eles. No passado, o bonsai não deveria passar de 50cm. Hoje, ele já é classificado em vários tipos diferentes:

- Mame, com até 12cm;
- Shohin, com até 25cm;
- Chuin, que chega a 45cm;
- Chumono, até 90cm;
- Omono, até 130cm;

- Hachi-uye (geralmente plantados em jardins, não sendo considerados bonsai), acima de 130cm;
O Bonsai consegue mostrar que é possível a integração do homem com a natureza. Ao comparar um Bonsai com uma árvore em tamanho normal a impressão que passa é que se trata de mais uma obra da natureza.
Bonsai é mais do que um lindo objeto de decoração para os ocidentais, é um estilo de vida para os orientais.

Saiba mais em: www.projetobonsai.com
Veja alguns modelos de Bonsais, é uma obra de arte!









DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA - Os cinco maiores arrependimentos antes de morrer...

Os cinco maiores arrependimentos antes de morrer...

"Bronnie Ware, é uma enfermeira australiana, especialista em cuidados paliativos de doentes terminais, que lançou um livro intitulado: The Top Five Regrets of The Dying: A Life Transformed by The Dearly Departing (Numa tradução literal: Os Cinco Maiores Arrependimentos dos Moribundos: Uma Vida Transformada pelos Entes Queridos que Partem).

Bronnie Ware conta que a ideia para o livro surgiu depois de um artigo que publicou no seu blog que se transformou num texto viral, e se espalhou pela web.

Foram confissões honestas e francas de pessoas nos seus leitos de morte, que a ajudaram a transformar a sua vida.

Diz ela: “Encontrei uma grande lista de arrependimentos, mas no livro só me concentrei nos cinco mais comuns”, disse a autora à BBC. ” E o principal arrependimento de muitas pessoas é o de não ter tido coragem de fazer o que realmente queriam ao invés de fazer o que outros esperavam que fizesse”, acrescenta ela. 

1. Eu queria ter tido a coragem de fazer o que realmente queria, não a vida que os outros esperavam que eu vivesse.

“Este foi o sentimento mencionado mais vezes. Quando as pessoas percebem que a vida delas está quase no fim e olham para trás, é fácil ver quantos sonhos não foram realizados. A maioria das pessoas não realizou uma grande parte dos seus sonhos e têm de morrer sabendo que isso aconteceu por causa de decisões que tomaram, ou não tomaram. A saúde traz uma liberdade que poucos conseguem perceber, até que eles não a têm mais.”

2. Eu queria não ter trabalhado tanto.

“Todos os pacientes masculinos que cuidou, mencionaram este arrependimento. Eles sentiam falta de ter vivido mais a juventude dos filhos e a companhia de seus parceiros. As mulheres também falaram desse arrependimento, mas como a maioria era de uma geração mais antiga, muitas não tiveram uma carreira. Todos os homens com quem eu conversei se arrependeram de passar tanto tempo de suas vidas no ambiente de trabalho.“

3. Eu queria ter tido coragem de dizer o que realmente sentia.

“Muitas pessoas excluíram alguns dos seus sentimentos para ficar em paz com os outros. Como resultado, elas habituaram-se a uma existência medíocre e nunca se tornaram quem elas realmente eram capazes de ser. Muitas desenvolveram doenças relacionadas com a angústia e rancor que guardavam.”

4. Eu queria ter ficado em contato com os meus amigos.

“Muitas vezes, eles não perceberam as vantagens de ter velhos amigos, até eles chegarem às últimas semanas de vida e nem sempre era possível encontrar essas pessoas. Ficaram tão envolvidos com as suas próprias vidas que deixaram as maiores amizades perderem-se ao longo dos anos. Arrependem-se profundamente por não ter dedicado mais tempo e esforço aos amigos.“

5. Eu queria ter-me permitido ser mais feliz.

“Este é um arrependimento surpreendentemente comum. Muitos só perceberam isto no fim da vida, descobriram que a felicidade é uma escolha. As pessoas ficam presas em antigos hábitos e padrões. O famoso ‘conforto’ com as coisas que são familiares e o medo da mudança fizeram com que eles fingissem para os outros e para si mesmos que estavam contentes quando, no fundo, eles ansiavam por rir de verdade, divertir-se e aproveitar as coisas “idiotas” das suas vidas de novo.“

Resumidamente temos:

1. Eu queria ter tido a coragem de fazer o que realmente queria, e não o que esperavam que eu fizesse.

2. Eu queria não ter trabalhado tanto.

3. Eu queria ter tido coragem de falar o que realmente sentia.

4. Eu queria ter ficado em contato com os meus amigos.

5. Eu queria ter-me permitido ser mais feliz.

Repara que as frases estão escritas no passado, porque as pessoas que o disseram estavam na fase terminal das suas vidas, onde já não tinham tempo para mudar o curso das suas vidas.

Fica agora aqui um desafio, o que eu quero que tu faças é, substituir EU QUERIA por EU QUERO, ainda estás no presente, e todos os dias ler essas frases, de preferência escreve-as diariamente."
 
 
 

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÔES - Para ser amigo de si mesmo...[maravilhoso]

Para ser amigo de si mesmo...[maravilhoso] 

 



"Para ser amigo de si mesmo é preciso estar atento a algumas condições do espírito.
A primeira aliada da camaradagem é a humildade. 
Jamais seremos amigos de nós mesmos se continuarmos a interpretar o papel de Hércules ou de qualquer super-herói invencível. 
Encare-se no espelho e pergunte: quem eu penso que sou? E chore, porque você é fraco, erra, se engana, explode, faz bobagem. 
E aí enxugue as lágrimas e perdoe-se, que é o que bons amigos fazem: perdoam.

Ser amigo de si mesmo passa também pelo bom humor. 
Como ainda há quem não entenda que sem humor não existe chance de sobrevivência? 
Já martelei muito nesse assunto, então vou usar as palavras de Abrão Slavutsky: "Para atingir a verdade, é preciso superar a seriedade da certeza". É uma frase genial. 
O bem-humorado respeita as certezas, mas as transcende. 
Só assim o sujeito passa a se divertir com o imponderável da vida e a tolerar suas dificuldades.

Amigar-se consigo também passa pelo que muitos chamam de egoísmo, mas será? 
Se você faz algo de bom para si próprio estará automaticamente fazendo mal para os outros? Ora. Faça o bem para si e acredite: ninguém vai se chatear com isso. 

Negue-se a participar de coisas em que não acredita ou que simplesmente o aborrecem.
 Presenteie-se com boa música, bons livros e boas conversas. Não troque sua paz por encenação. Não faça nada que o desagrade só para agradar aos outros.
 Mas seja gentil e educado, isso reforça laços, está incluído no projeto "ser amigo de si mesmo".

Por fim, pare de pensar.
 É o melhor conselho que um amigo pode dar a outro: pare de fazer fantasias, sentir-se perseguido, neurotizar relações, comprar briga por besteira, maximizar pequenas chatices, estender discussões, buscar no passado as justificativas para ser do jeito que é, fazendo a linha "sou rebelde porque o mundo quis assim". 
Sem essa.
 O mundo nem estava prestando atenção em você, acorde. Salve-se dos seus traumas de infância. 
Quem não consegue sozinho, deve acudir-se com um terapeuta. 
Só não pode esquecer: sem amizade por si próprio, nunca haverá progresso possível, como bem escreveu Sêneca cerca de 2.000 anos atrás. 
Permanecerá enredado em suas próprias angústias e sendo nada menos que seu pior inimigo."
 
 
 

de Martha Medeiros..

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Tenha gratidão pelo que tu és...

Tenha gratidão pelo que tu és...


"O início de um novo percurso, muitas vezes, pode te parecer obscuro.

Pode não iluminar tua fronte, nem trazer águas frescas para as tuas flores.

Pode deixar-te sentindo vazios, sentimentos entrelaçados.

Mas vê! Não é o momento antes do amanhecer o período mais escuro?

E não é o céu carregado de nuvens que alivia a terra com suas chuvas limpando a poeira do dia a dia?

Tem paciência com o novo. A dificuldade inicial é necessária para que o ovo se quebre, para que dele saia a ave e esta voe para o céu, para a sonhada liberdade.

Tenha confiança para com o movimento da vida que te cerca de bênçãos!!

Se souberes usufruir, aprenderás que não há folha que caia de uma árvore sem a permissão do Criador.

Tem humildade para com teu crescer.

Não é a semente do carvalho a menor de todas as sementes?

E não é desta mesma semente que nasce a grande árvore para tu descanses na suave sombra?

Tem alegria para com o que te é dado.

O grande sábio é aquele que vive com o mínimo, assim fortalece o teu desapego para com as coisas que não são realmente necessárias para que tua luz brilhe e estenda a outros que dela necessitam.
Tem gratidão para com o que és!

Acima de toda a separação que tu fizeste entre ti e o Criador,

acima de toda dor e solidão, de toda miséria e pequenez,

teu ser ilumina e é perfeito, isento de erros e culpas.

Tem amor para contigo e para com os teus.

Dessa forma fortaleces a ti mesmo e ensina aos teus

que o único caminho para crescer aos olhos da Criação

é compartilhar aquilo que, em ti, atende pelo nome de Amor."

Por: Meire Michelin