sexta-feira, 4 de abril de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - RPG \\ Reeducação Postural Global - TRATA DE Neurológico: hérnia de disco e labirintite. - Reumatológico: artrites, artrose, bursite, tendinite, etc.

/ RPG \\

Reeducação Postural Global
 

A sigla RPG significa Reeducação Postural Global. As técnicas foram desenvolvidas na França, no início da década de 1980, pelo terapeuta Philippe Souchard. Após vários anos de estudos e pesquisas foi elaborado um método fisioterapêutico de correção postural, trabalhando o paciente de forma global.
A RPG tem o objetivo de prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, recorrendo a posturas terapêuticas que relaxam as cadeias musculares encurtadas por alguma lesão ou por se manterem estáticas, amenizando dores cervicais e lombares.
A RPG pode ser utilizada no tratamento de grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. Não há restrição de idade para sua aplicação.

Conheça os principais problemas tratados pelo método

  • Postura: A RPG é particularmente eficaz nos problemas de postura; deformações morfológicas; dorso enrolado (hipercifose); concavidade lombar exagerada (hiperlordose); escolioses; ombros enrolados; joelhos em X (valgo); joelhos arqueados (varo); pés planos, cavos, etc.
  • Dores Músculo-Articulares: Outra aplicação fundamental da RPG é no tratamento de lesões articulares, particularmente frequentes no nível da coluna vertebral; discopatias, hérnias, ciáticas; síndrome do desfiladeiro (formigamentos); dores intercostais; dores do quadril (pubalgias); do joelho; do pé; do ombro (bursite); do cotovelo (epicondilites); do punho (canal carpiano); da mão (tendinite), etc.
  • Patologias Cervico-Oculo-Motoras: frequentemente na origem de cefaléias (dores de cabeça), tonturas e enxaquecas
  • Problemas da Temporo-Mandibular (ATM)
  • Reeducações Pós-Traumáticas: Recomendada em todas as reeducações pós-traumáticas, em particular depois de imobilização gessada
  • Patologias Respiratórias: Asma, bronquite e outras patologias respiratórias que provoquem limitação da mobilidade torácica e do diafragma
  • Sequelas de Patologias Neurológicas
  • Problemas Somáticos: Stress, distúrbios circulatórios e digestivos, etc.
  • Patologias ligadas aos Gestos Repetitivos: Patologias provenientes de esforços repetitivos, sejam de caráter profissional ou desportivo
  • Problemas de Períneo e Incontinência Urinária
  • Preparação para o Parto e Pós-Parto
  • Prevenção, Preparação e Recuperação do Atleta

O PODER DE DECRETAR - VENCENDO A NEGATIVIDADE - QUEBRANDO TODA NEGATIVIDADE COM MESTRE JESUS E ARCANJO MIGUEL

QUEBRANDO TODA NEGATIVIDADE COM MESTRE JESUS E ARCANJO MIGUEL



QUEBRANDO TODA NEGATIVIDADE COM MESTRE JESUS E ARCANJO MIGUEL

DENTRO DE NOSSOS CORAÇÕES VAMOS INVOCAR MESTRE JESUS. ELE VEM ACOMPANHADO DE ARCANJO ARIEL QUE DISSIPA TODA EVENTUAL NEGATIVIDADE E DIZ QUE HOJE IREMOS QUEBRAR TODA NEGATIVIDADE DE NOSSA VIDA.
ARCANJO MIGUEL TAMBÉM ESTÁ CONOSCO.
MESTRE JESUS NOS TRANSPORTA PARA O MOMENTO NO QUAL ELE FEZ O GRANDE SERMÃO DA MONTANHA. VIAJAMOS NO TEMPO E ESTAMOS AO LADO DE JESUS... ELE FALA TODAS AS BEM-AVENTURANÇAS E É CHEGADO AGORA O MOMENTO DE ABENÇOAR CADA UMA DAS PESSOAS.
MESTRE JESUS VEM ATÉ A NOSSA FRENTE E COLOCA AS MÃOS SOBRE NOSSAS CABEÇAS. ELE PEDE AO ARCANJO MIGUEL QUE QUEBRE, JUNTO COM ELE, TODA NEGATIVIDADE E MIGUEL DESEMBAINHA A SUA ESPADA DE LUZ E COMEÇA A CORTAR TODA NEGATIVIDADE DE NOSSA VIDA.
SINTA A ESPADA DE MIGUEL SER PASSADA BEM PERTO DE VOCÊ... CORTANDO TODA NEGATIVIDADE. ESTA ESPADA É PASSADA PERTO DE SEUS PÉS, COXAS, PERNAS, BRAÇOS, MÃOS, NOSSAS COSTAS... MESTRE JESUS LEVANTA AS MÃOS E ARCANJO MIGUEL PASSA ESTA ESPADA DE LUZ, CORTANDO TODA A NEGATIVIDADE NA REGIÃO DE NOSSA CABEÇA.
MESTRE JESUS COLOCA AS MÃOS NOVAMENTE E NOS LEMBRA DO MILAGRE DE ESTARMOS VIVOS.
"VOCÊ É MUITO MAIS QUE SEU PENSAMENTO... VOCÊ PODE PENSAR, TER MUITO A APRENDER... SER BAIXO, ALTO, MAGRO, RUIVO.... VOCÊS SÃO MUITO MAIS QUE PENSAMENTOS... SÃO DEUS EM MANIFESTAÇÃO. 
A CHAMA DIVINA QUE HABITA DENTRO DE CADA UM É MUITO MAIS E É MUITO MAIOR QUE QUALQUER LIMITE. NADA NEM NINGUÉM CONSEGUE CONTER O DESEJO PURO DA ALMA... O DESEJO E A CONEXÃO DIVINA, EFETUADA PELO CORAÇÃO É SUPERIOR A QUALQUER NEGATIVIDADE."
MESTRE JESUS COLOCA AS MÃOS DELE EM NOSSA CABEÇA E EM ESPECIAL COLOCA SEU DEDO POLEGAR EM NOSSA TESTA E ELE DIZ:
"OS TEUS PECADOS ESTÃO PERDOADOS, NÃO ERRES MAIS. RETIRO DA PROFUNDEZA DE VOSSA ALMA TODA MANCHA ESCURA E TODA A NEGATIVIDADE QUE POSSA HAVER. 
ORDENO QUE TODA E QUALQUER NEGATIVIDADE, SENTIMENTO NEGATIVO SEJAM PULVERIZADOS PELA LUZ DE DEUS".
SOLTE ESTAS NEGATIVIDADES E ELAS SEGUEM RUMO AO FOGO SAGRADO PARA SEREM PURIFICADAS.
MESTRE JESUS AGORA NOS ABRAÇA. ABRACE MESTRES JESUS ALGUNS INSTANTES... SINTA O CALOR E AMOR DESTE SER POR VOCÊ.
ARCANJO MIGUEL TAMBÉM NOS ABRAÇA, ARCANJO ARIEL TAMBÉM.
SINTA-SE ENVOLVIDO POR ESTA ENERGIA DE AMOR E PAZ, ENQUANTO RESPIRA ESTA LUZ E ESTE AMOR.
(por Alexandre Chagas)
(texto extraído do site Portal Arco Íris)

EQUILÍBRIO E HARMONIA - O PODER DO PENSAMENTO - O PODER DAS AFIRMAÇÕES - SUBSTITUA PENSAMENTOS

O PODER DAS AFIRMAÇÕES - SUBSTITUA PENSAMENTOS



O PODER DAS AFIRMAÇÕES – SUBSTITUA PENSAMENTOS

HÁ UM PENSAMENTO BEM DIFUNDIDO, REPRESENTATIVO DE GRANDE SABEDORIA QUE, SE POR TODOS NÓS APLICADO, TREINADO COM DETERMINAÇÃO, PODE NOS OFERECER UMA VIDA MELHOR, MAIS DIGNA DE SER REALMENTE VIVIDA, ABRIR NOVOS HORIZONTES, CONDUZIR-NOS PARA PATAMARES DE EXCELÊNCIA EM NOSSAS VIDAS, PROFISSÕES, RELACIONAMENTOS FAMILIARES E SOCIAIS, RESPEITO AO MEIO AMBIENTE E POR CONSEGUINTE A NÓS MESMOS, TRAZENDO-NOS A FELICIDADE E A CONQUISTA DA AUTÊNTICA ALEGRIA DE VIVER. EIS O AFORISMO:
- MANTENHA SEUS PENSAMENTOS POSITIVOS, PORQUE SEUS PENSAMENTOS TORNAM-SE SUAS PALAVRAS.

- MANTENHA SUAS PALAVRAS POSITIVAS, PORQUE SUAS PALAVRAS TORNAM-SE SUAS ATITUDES.  

- MANTENHA SUAS ATITUDES POSITIVAS, PORQUE SUAS ATITUDES TORNAM-SE SEUS HÁBITOS.

- MANTENHA SEUS HÁBITOS POSITIVOS, PORQUE SEUS HÁBITOS TORNAM-SE SEUS VALORES.

- MANTENHA SEUS VALORES POSITIVOS, PORQUE SEUS VALORES... TORNAM-SE SEU DESTINO.

PORTANTO, A RAIZ, A CAUSA DE NOSSO AGIR NO MUNDO - E ESSE AGIR SEMPRE TRAZ EM SI UM RETORNO POSITIVO OU NEGATIVO - ESTÁ NO SEGREDO DO CONTROLE, DA SELEÇÃO DE NOSSOS PENSAMENTOS, PENSAMENTOS QUE DEVEM SER ILUMINADORES, SEMPRE POSITIVOS.
NÃO NOS DEVEMOS JAMAIS PERMITIR QUE QUALQUER PENSAMENTO DE LIMITAÇÃO CRESÇA EM NÓS. PORQUE É ACREDITANDO EM NOSSA PRÓPRIA CAPACIDADE DE AUTOCRÍTICA E JULGAMENTO, NA NOSSA CAPACIDADE DE VIGIAR A NÓS MESMOS, NA NOSSA AUTOSUPERAÇÃO, AUTOPERCEPÇÃO E NA FORMA COM A QUAL VEMOS O MUNDO E A REALIDADE QUE PODEMOS TRANSFORMAR A PRÓPRIA REALIDADE CIRCUNDANTE E OBJETIVA – A PARTIR DA SUBSTITUIÇÃO DE NOSSA ÓTICA PESSOAL DE VER, SENTIR E CONSEQUENTEMENTE AGIR NO MUNDO.
“ORAI E VIGIAI”, NOS DIZ O MESTRE. ASSIM, SE ADQUIRIRMOS O IMPORTANTE E SALUTAR HÁBITO DE OLHARMOS PARA NÓS MESMOS, PARA NOSSOS PENSAMENTOS RENITENTES, QUE SE REPETEM FACE ÀS SITUAÇÕES PELA QUAL TEMOS QUE PASSAR, VEREMOS, ADMIRADOS, COMO É POSSÍVEL MUDARMOS A COR E O RUMO DE NOSSA PRÓPRIA REALIDADE INTERIOR – QUE REFLETE NO EXTERIOR, NO NOSSO AMBIENTE.
AQUI ENTRA O GRANDE PODER DAS AFIRMAÇÕES POSITIVAS, QUE DEVEMOS FAZER A NÓS MESMOS TODOS OS DIAS, TODAS AS HORAS, SE NECESSÁRIO. POR EXEMPLO: AO ENCONTRARMOS ALGUÉM QUE HÁ ALGUM TEMPO NÃO VÍAMOS, EVITEMOS DE FALAR:  
“COMO É MESMO O SEU NOME? – SABE, ATÉ QUE SOU UM BOM FISIONOMISTA, MAS MINHA MEMÓRIA É PÉSSIMA PARA NOMES...” – COM CERTEZA A SUA MEMÓRIA CONTINUARÁ PÉSSIMA PARA NOMES. REPITA PARA SI MESMO(A): MINHA MEMÓRIA É EXCELENTE, LEMBRO-ME DE TODOS OS NOMES QUE CONHEÇO OU VIREI A CONHECER.
EVITE, DE TODAS AS MANEIRAS QUE PUDER, AFIRMAÇÕES LIMITANTES: 

“NÃO POSSO”; “NÃO DOU CONTA”; “ESTOU VELHO PARA APRENDER”; “QUALQUER DIA DESSES EU FAÇO...”

SUBSTITUA ESSES PENSAMENTOS POR OUTROS, ASSIM: “EU SOU, PORTANTO, EU POSSO”; “EU SOU CAPAZ DE REALIZAR TUDO O QUE DESEJO”; “ HOJE, AMANHÃ ÀS TAIS HORAS, FAREI”. – LEMBRE-SE: O “QUALQUER DIA DESSES” – O FUTURO – PODE NÃO DAR TEMPO DE CHEGAR, PODE ATÉ SER TARDE DEMAIS...
REPITA PARA VOCÊ MESMO: “EU SOU FELIZ, MEU ESPÍRITO ESTÁ CHEIO DE BELOS PENSAMENTOS” – NÃO PERMITA JAMAIS ANCORAR SUA FELICIDADE EM ALGO EXTERNO A VOCÊ, SEJAM COISAS MATERIAIS, DINHEIRO, SITUAÇÕES, SEJAM PESSOAS... AFIRME, DECRETE PARA SI MESMO QUE: “EU SOU FELIZ E NADA, NEM NINGUÉM, TEM O PODER DE TIRAR MINHA FELICIDADE OU PAZ DE ESPÍRITO. EU SOU FELIZ E PRONTO”.

EVITE A TODO CUSTO DIZER: “EU NÃO VIVO SEM ELA (ELE)...”; “SE ELA NÃO FOR MINHA, NÃO SERÁ DE MAIS NINGUÉM...”. JÁ IMAGINOU SE ELA/ELE SE FOR? SE MUDAR DE IDÉIA E POR SEU PRÓPRIO E INALIENÁVEL LIVRE-ARBÍTRIO DECIDIR SEGUIR OUTROS CAMINHOS? – COMO É QUE VOCÊ FICA? VOCÊ PERCEBE AQUI O PERIGO, MAS AO MESMO TEMPO A FELICIDADE CONTIDA NO ATO DE PERDOAR, QUE EM MUITAS VEZES COMEÇA COM O ATO DE MUDAR PARA MELHOR NOSSO PENSAMENTO, SER MAIS COMPREENSIVO, MAIS AMOROSO, MAIS TOLERANTE... E QUE POR TAIS PENSAMENTOS ELEVADOS, TRANSMUTADOS, ADQUIRIMOS GRADATIVAMENTE O PODER DE CONDUZIR COM MAIOR LIBERDADE E FELICIDADE AS NOSSAS VIDAS?
É DIFÍCIL MUDAR A MENTE DAS OUTRAS PESSOAS, MAS É PERFEITAMENTE POSSÍVEL MUDAR A NOSSA. E AO ESTARMOS ATENTOS PARA NOSSOS PRÓPRIOS PENSAMENTOS, AO DECIDIRMOS EM CADA MINUTO DE NOSSO DIA, OPTARMOS PELO MELHOR, ESTAMOS, AQUI E AGORA, CALCANDO AS BASES E PLANTANDO A NOSSA FELICIDADE DE NOS SABERMOS CAPAZES DE SER FELIZ.
INDEPENDENTE DE QUALQUER CONDIÇÃO. AFIRME: “MINHA PACIÊNCIA OPERA MILAGRES EM MINHA VIDA” – E SEJA FELIZ CADA DIA, CADA MINUTO, SABENDO, COMO NOS DIZ O VERSÍCULO: QUE “TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE”. “EU SOU, PERFEITAMENTE CAPAZ DE FAZER AQUILO QUE DESEJO FAZER”.

AGORA PARE, FECHE OS OLHOS E DIGA: “EU SOU A PAZ INFINITA” – “EU SOU O AMOR EM AÇÃO NA MINHA VIDA” – “EU SOU O SILÊNCIO QUE TUDO COMPREENDE”- “EU SOU A LUZ DE DEUS QUE DIRECIONA MINHA VIDA” – “EU SOU A PROSPERIDADE PLENA EM MINHA VIDA”- “EU SOU A SAÚDE PERFEITA” – “EU SOU A PERFEIÇÃO QUE DEUS DESEJA”.

PRATIQUE AFIRMAÇÕES POSITIVAS, DE QUALQUER ESPÉCIE. EM POUQUÍSSIMO TEMPO, SUA VIDA ESTARÁ MUDADA... PARA MUITO, MUITO MELHOR!




SAÚDE E EQUILÍBRIO - DICAS TERAPÊUTICAS - 7 sinais de desequilíbrio hormonal

7 sinais de desequilíbrio hormonal

sinais-de-desequilibrio-hormonal.jpg iStockphoto/Thinkstock
 
Ao ouvir falar em desequilíbrio hormonal
o que vem a sua mente​? Se a resposta for as mudanças que ocorrem na menopausa e na gravidez, vale a pena rever alguns conceitos. A primeira coisa a se ter em mente, é que alterações hormonais nos acompanham durante toda a vida e não são sinônimo de problemas.
Contudo, às vezes estas alterações podem se transformar em desequilíbrios por uma série de fatores: o estresse (um dos principais causadores do desequilíbrio), excesso de toxinas no corpo por conta de uma alimentação inadequada e cheia de alimentos industrializados, adoçados e açucarados; poluição; uso de medicamentos e outros.
Para ajudar a identificar possíveis sinais de desequilíbrio hormonal, listamos 7 sintomas que podem ser usados de alerta e ajudar a decidir se é preciso buscar ajuda profissional.

Perda de massa magra

Após os 35 a 40 anos, a nossa tendência é começar a perder massa magra (ou seja músculos), o que vai ficando mais acentuado após os 50. Contudo, uma perda de massa magra antes desta idade ou mesmo depois, especialmente se você se exercita regularmente, pode ser um sinal de que seu sistema endócrino está sob forte estresse e pode estar produzindo menos de alguns tipos de hormônio e demais de outros - como por exemplo o cortisol, um sinal de fadiga adrenal.
Se a perda de massa magra estiver combinada com o ganho de gordura abdominal, especialmente na barriga, pode ser um sintoma de desequilíbrio hormonal.


sinais-de-desequilibrio-hormonal-3.jpg iStockphoto/Thinkstock

Ganho de peso constante

Você se exercita com regularidade, come de forma saudável mas o peso parece aumentar progressivamente. Pode ser sinal de que os hormônios estão desbalanceados: alimentação com muitos alimentos refinados, doces e comidas prontas podem mostrar uma resistência a insulina (que leva a diabetes) e desequilibra o sistema hormonal.

Cansaço que não passa

Se você sente uma fadiga extrema, sem motivo aparente, que transforma as tarefas do dia a dia em um suplício, vale a pena dar atenção a este sintoma. Não é normal sentir cansaço constante, as vezes junto com uma espécie de névoa mental que dificulta a tomada de decisões e atrasa as coisas a fazer. Observe seus hormônios e nível de açúcar no sangue!
sinais-de-desequilibrio-hormonal-1.jpg Wavebreak Media/Thinkstock

Libido em baixa

Sua cara metade vem reclamando do seu desinteresse na cama e você realmente vem sentindo uma perda de desejo sexual mesmo sem problemas no relacionamento​? Junto com outros sintomas, pode ser sinal sim de desequilíbrio hormonal. Não negligencie!

Ansiedade aflitiva

Nada de diferente aconteceu na sua vida mas a ansiedade anda alta, você se pega criando cenários terríveis na sua cabeça, sempre acha que algo terrível aconteceu ou vai acontecer, as vezes sente uma depressão tomando conta. A causa pode ser hormonal, não espere piorar, faça um check up.


sinais-de-desequilibrio-hormonal-2.jpg Photodisc/Thinkstock

Insônia

Você sempre dormiu bem mas de uns tempos para cá as noites tem sido um inferno, pois na hora que deita o sono não vem - ou você dorme facilmente mas acorda pouco tempo depois e não consegue mais voltar a dormir. Se não existe um fato real que pode estar causando a insônia (como um problema, estresse no trabalho, uma decisão importante), pode ser o desequilíbrio hormonal se manifestando.

Fissuras alimentares

De repente você não consegue mais viver sem chocolate, uma taça de vinho, o salgadinho predileto. Cuidado, as fissuras alimentares são sinais de que o corpo não está recebendo todos os nutrientes que precisa ou que os hormônios estão em desequilíbrio. Diminua os açúcares, bebidas estimulantes, álcool e se observe.
Todos os sinais acima podem ser sintomas de outros problemas, mas se você perceber que tem mais de um de forma recorrente, vale a pena cuidar melhor da alimentação e ir investigar possiveis desequilíbrios hormonais.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Drenagem linfática - É uma técnica que estimula e fortalece o funcionamento do sistema linfático

Drenagem linfática 

Esta técnica de massagem tem sido desenvolvida a mais de 80 anos com o intuito de melhorar o funcionamento do sistema linfático.

 

 

 

  

 
 
 
Vamos saber mais sobre essa técnica.
O que é drenagem linfática ? 
Durante a massagem manual, ocorrem a ativação dos principais pontos linfáticos que estão localizados nas axilas, virilhas e joelhos. Ao trabalhar as linfas ocorre a remoção dos fluidos excessivos no corpo dos pacientes. O sistema linfático é muito importante, pois ele protege o nosso corpo de vírus e bactérias, por meio dos glóbulos brancos, portanto, as linfas são fundamentais para o nosso sistema imunológico funcionar corretamente.           
- Benefícios da drenagem :  
A principal finalidade da drenagem linfática é remover os excessos de resíduos e líquidos do nosso organismo e estimular a circulação. Com isso, ao fazer uma sessão de drenagem linfática você vai perceber que a sua barriga irá desinchar e certamente a primeira coisa que você fará ao se levantar da maca é ir ao banheiro para fazer xixi. Isso mesmo, fazer xixi, e não se assuste se ele vai sair com uma cor mais escura, pois é sinal que o seu organismo está liberando líquidos e toxinas que estavam em excesso no seu corpo.
Outros benefícios da drenagem linfática são: ajuda a reduzir a celulite (mas é claro, só a massagem não fará milagre, portanto, você tem que reduzir o consumo de refrigerante, fritura e doces), melhora o aspecto da sua pele – ou seja, a sua pele fica mais viçosa, reduz as cólicas menstruais, reduz estresse e tensões, melhora o sistema imunológico, reduz a gordura localizada entre outras coisas. Mas fique atenta, pois a drenagem linfática não emagrece, portanto, em relação à estética ela ajuda a melhorar o aspecto da celulite e reduz a gordura localizada, com isso, não fique com a expectativa de que a massagem irá ajudar você a perder peso. Além disso, é aconselhável fazer a drenagem pós-cirúrgica (lipoaspiração e plástica), pois ela ajuda no pós-operatório. Também é muito recomendo as gestantes, pois ajuda a relaxar e aliviar inchaços típicos da gravidez.
Mas não esqueça, a melhor drenagem linfática é a manual, ou seja, as massagens feitas com aparelhos são um complemento da massagem manual. Além disso, é fundamental que a massoterapeuta possua experiência e o curso de massoterapia. Portanto, fique atenta na hora de escolher o profissional, pois isso faz toda a diferença no resultado. 
Inicialmente para se obter melhores resultados , é indicado realizar no minimo 15 sessões no entanto isso depende de uma boa avaliação pois cada caso é um caso e cada organismo reage de maneira diferente .

Drenagem linfática é uma técnica que estimula e fortalece o funcionamento do sistema linfático. Confira sobre essa técnica de massagem

drenagem linfática

A drenagem linfática  é uma massagem feita em determinada região do corpo, dependendo do gosto e necessidade de cada pessoa. A massagem é feita com a palma das mãos, que passa por toda a região onde a gordura deve ser queimada. Os movimentos da drenagem linfática são feitos em círculos para que seja pega toda a região da massagem.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 11 Formas de Melhorar o Funcionamento do Sistema Linfático

11 Formas de Melhorar o Funcionamento do Sistema Linfático 

 

Sinta-se bem com dicas simples!
 
O sistema linfático, ou linfa, é um sistema composto por glândulas, gânglios linfáticos, pelo baço, timo e pelas amígdalas. Este banha as células no nosso corpo e transporta os resíduos excretados pelas células dos tecidos para o sangue, onde pode ser filtrados por dois órgãos de desintoxicação: o fígado e os rins.
Este líquido é composto pelos subprodutos resultantes de alguns processos corporais, tais como: medicamentos, drogas ilícitas, toxinas de cigarro, poluentes do ar, aditivos alimentares, pesticidas entre outras toxinas.
Cerca de 80% das mulheres têm um sistema linfático lento. Contudo, quando este começa a fluir normalmente, pode conduzir a perda de peso fácil e ao aumento do bem estar.


 

 
Se sofre de lesões, excesso de peso, celulite, transtornos de dor como artrite, bursite, dores de cabeça ou outros, um sistema linfático lento pode ser a principal causa. Aqui estão 11 maneiras para por a sua linfa a funcionar normalmente:

1. Respire profundamente. Os nossos corpos têm 3 vezes mais linfa do que sangue, contudo não existe nenhum órgão para bombeá-la. O sistema linfático depende da acção do bombeamento da respiração profunda para ajudá-lo no transporte das toxinas no sangue antes de serem desintoxicadas pelo fígado. Inspire oxigénio e expire as toxinas.
2. Mantenha-se activo. O exercício também garante o bom funcionamento da linfa. Um exercício indicado é saltar num mini trampolim, melhora drasticamente o fluxo de linfa. Alongamentos e exercícios aeróbios também funcionam bem.
3. Beba muita água. Sem água suficiente, a linfa não pode fluir correctamente. Para garantir que a água é facilmente absorvida pelas células adicione sumo de limão fresco.
4. Esqueça os refrigerantes. Estas bebibas estão carregados de açúcar, de corantes e conservantes que são uma  adição de toxinas que sobrecarrega e manipula o sistema linfático.
5. Coma mais fruta crua com o estômago vazio. As enzimas e os ácidos das frutas são um poderoso antioxidante da linfa. Comê-los com o estômago vazio melhora a digestão e traz grandes benefícios. A maioria das frutas são digeridas em 30 minutos e rapidamente ajudam qualquer pessoa a sentir-se melhor.
6. Coma bastantes vegetais verdes para obter a clorofila suficiente que ajudará a purificar o seu sangue a a linfa.
7. Coma sementes e nozes cruas e sem sal. A ingestão destes alimentos melhora o funcionamento do sistema linfático graças aos ácidos gordos contidos na sua composição. Escolha avelãs, amêndoas, nozes, sementes de girassol e sementes de abóbora.
8. Beba alguns chás de ervas que ajudam a melhorar o funcionamento do sistema linfático, como astrágalo ou equinácea. Consulte um ervanário ou um especialista em medicina tradicional antes de combinar duas ou mais ervas, se está a tomar medicação ou se sofre de algum tipo de doença. Não consuma estas ervas se está grávida ou em período de aleitamento, sem antes consultar um especialista.
9. Elimine a pele morta antes do duche com uma escova de cerda natural. Massage o corpo em movimentos circulares, desde os pés até ao torso e dos dedos das mãos até ao peito, ou seja, a mesma direcção em que a linfa circula.
10. Alterne entre duches quentes e frios durante alguns minutos. O calor dilata os vasos sanguíneos e o frio obriga à sua contracção. Evite esta terapia se tem alguma patologia relacionada com a pressão sanguínea ou se está grávida.
11. Faça uma massagem suave. Estudos indicam que uma massagem suave pode colocar em circulação até 78% da linfa estagnada, libertando as toxinas armazenadas no corpo. Pode também fazer uma massagem de drenagem linfática. Seja qual for a sua escolha, certifique-se que é uma massagem suave para obter os efeitos desejados de estimulação da linfa.



 


Adaptado de 11 Ways to Boost Your Lymphatic System for Great Health por Michelle Schoffro Cook.