terça-feira, 8 de abril de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O Corpo Fala Mais do Que Você Imagina - O QUE REVELA NOSSA EXPRESSÕES, GESTOS, SIMTOMAS E DORES?

O Corpo Fala Mais do Que Você Imagina

 A linguagem do corpo é uma maneira misteriosa e não-verbal das pessoas comunicarem inconscientemente.

  Basear-se no corpo para compreender o que as palavras não estão dizendo.

 A linguagem do corpo é uma maneira misteriosa e não-verbal das pessoas comunicarem inconscientemente o que estão realmente pensando. A importância dessa linguagem corporal para os profissionais de vendas reside no fato de que muitos clientes, na verdade, têm inseguranças ou relutam em comunicar abertamente suas intenções. Então você tem que basear-se no corpo para compreender o que as palavras não estão dizendo.

        O que torna a linguagem não-verbal complicada é que ela deve ser considerada dentro do contexto da situação e do seu relacionamento com o cliente. Também são importantes as características pessoais de comportamento.

        Peguemos como exemplo um prospect que esteja de braços cruzados: se fosse um tipo ‘analítico’, isso não me incomodaria muito. Agora, se alguém do estilo ‘amigável’ fizer isso, com certeza podemos recomendar certa cautela.

        E se o prospect estiver rígido e inflexível? Algumas pessoas podem agir naturalmente dessa maneira, mas se for alguém do tipo ‘expressivo’, e ele estiver se fechando todo, ficando cada vez mais passivo ou rígido, mais uma vez recomendamos cautela.

        Tendo dito isto, aqui estão algumas regras básicas - apresentadas por Tim Connor, presidente do Connor Resource Group, amplamente aceitas, de tipos comuns de comportamento (e o que significam - ou seja, o que o cliente está pensando ou sentindo):

Abertura
- Mãos abertas
- Tirar o casaco, paletó
- Aproximar-se
- Inclinar-se para a frente
- Descruzar as pernas
- Braços cruzados suavemente sobre as pernas

Entusiasmo
- Pequenos sorrisos ou risadas
- Corpo firme e ereto
- Mãos abertas, braços estendidos, olhos alertas
- Voz bem modulada e com energia

Defesa
- Corpo rígido
- Braços/pernas cruzados fortemente
- Contato visual reduzido
- Lábios contraídos
- Cabeça baixa, com queixo sobre o peito
- Punhos cerrados
- Dedos entrelaçados sobre braços cruzados
- Jogar-se para trás na cadeira

Raiva
- Corpo rígido
- Punhos cerrados
- Lábios fechados com força
- Contato visual continuado
- Pupilas dilatadas
- Cenho franzido
- Respiração rápida

Alerta
- Inclinar-se para a frente
- Colocar as mãos sobre as coxas
- Corpo relaxado mas rosto alerta
- Ficar em pé com mãos na cintura, pés levemente separados

Avaliação
- Cabeça levemente inclinada para o lado
- Sentar na ponta da cadeira e inclinar-se para a frente
- Mão na parte da frente do queixo ou na bochecha
- Coçar o queixo ou a barba

Nervosismo
- Limpar a garganta
- Morder (lábios, unha, dedo, etc.)
- Cobrir a boca quando fala
- Puxar o lóbulo da orelha
- Abrir os olhos
- Caretas
- Contorcer mãos ou lábios
- Boca entreaberta
- Brincar com objetos
- Ficar trocando o peso de uma perna para a outra (quando em pé)
- Tamborilar dedos
- Ficar mexendo o pé
- Assobiar

Rejeição ou dúvida
- Coçar o nariz
- Coçar os olhos
- Franzir o cenho
- Pernas e braços cruzados
- Corpo em posição de ‘fuga’
- Limpar a garganta
- Esfregar as mãos
- Levantar as sobrancelhas

Suspeita
- Pouco contato visual
- Resistência a olhar ‘olho no olho’
- Ficar olhando para os lados ou por sobre o ombro
- Coçar o nariz
- Ficar olhando por sobre os óculos

Confiança, autoridade
- Jogar-se para trás na cadeira com as mãos atrás da cabeça
- Postura orgulhosa
- Cabeça alta, com queixo levantado
- Contato visual firme, sem piscar

Precisando ser reconfortado
- Ficar beliscando a mão
- Esfregar gentilmente um objeto pessoal (anel, relógio, etc.)
- Roer unhas
- Examinar as cutículas

Frustração
- Mãos apertadas firmemente
- Balançar punhos fechados
- Respiração curta porém controlada
- Olha ‘através’ de você
- Passar as mãos no cabelo
- Bater os pés no chão

Chateado, indiferente
- Mãos ‘segurando’ a cabeça
- Olhos sonolentos
- Postura relaxada demais (largada)
- Ficar mexendo com pés, mãos, dedos
- Balançar as pernas
- Olhar vazio
- Pouco contato visual
- Boca ‘mole’  


        Lembre-se: a linguagem corporal por si só conta somente uma parte da história. Você deve misturar isso com o conhecimento do ‘jeito’ do cliente (como se comporta, que tipo de pessoa é, etc.), e só então decidir que atitude tomar.

        Este é também um excelente exercício em grupo. Reuna-se com outros vendedores e discutam que tipo de resistência encontram normalmente.

        Como é que os clientes reagem fisicamente? Em que parte da venda isso geralmente ocorre? Como lidar positivamente, e de maneira eficiente, com essa situação?

        Só de falar sobre o assunto já dá uma reunião motivadora - e muitas dicas interessantes podem aparecer.

        E da próxima vez que alguém disser que ouvir é a parte mais importante da venda, lembre-se que o corpo fala também.
 O corpo fala

O formato dos quadris, a largura dos ombros, o tamanho dos seios e a presença ou não de celulite e estrias têm significados diferentes que correspondem ao modo de ser de cada pessoa. Aprenda a desvendá-los
Você sabia que mulheres de seios grandes são acolhedoras e protetoras e que as de bumbum proeminente são autoritárias e individualistas? Pois acredite: seu corpo fala, basta ficar atenta. "A linguagem corporal é uma técnica que analisa de que forma nossa mente projeta na silhueta características de como encaramos o mundo a nossa volta", explica a especialista Cristina Cairo, do Instituto Linguagem do Corpo, em São Paulo. 

Utilizando conhecimentos da medicina oriental (que acredita na força das emoções), da medicina psicossomática (que mostra como a mente desencadeia algumas doenças) e da neurolingüística (ciência que estuda a influência da linguagem sobre o cérebro e o comportamento), a expert garante que é possível fazer um mapa da nossa estrutura e, a partir dele, traçar a personalidade de um indivíduo. "Você pode se autoconhecer, se compreender e melhorar aspectos da sua vida profissional e pessoal", diz Cristina, autora do livro Linguagem do Corpo 1 e 2 (Editora Mercuryo).

Decifre sua forma física
O significado isolado de cada parte do contorno ajuda a entender as pessoas, mas é a leitura completa - que abrange todos os pedacinhos, do pé até o cabelo - que mostra realmente como elas são e quais suas angústias. Pronta para descobrir o que seu corpo tem a dizer?

BUMBUM ACHATADO
Quem se encaixa nesse grupo aparenta ter uma personalidade forte, mas na realidade é muito insegura emocionalmente e vive sob o comando alheio, se anulando constantemente. É carente, tem medo da solidão e teme tomar suas próprias decisões. Costuma abrir mão de suas vontades para agradar aos outros na tentativa de mantê-los por perto. 

BUMBUM GRANDE
Em geral as popozudas são autoritárias e defendem os seus prazeres em primeiro lugar. Impõem suas vontades e não ligam para o que os outros vão dizer. Individualistas e um tanto quanto narcisistas, acreditam que o mundo tem que girar ao seu redor.

SEIOS GRANDES 
Mãezona, essa é a principal característica das donas de seios avantajados. Esse tipo de mulher gosta de proteger e acolher os que a cercam, atende às necessidades dos que a solicitam, mas se magoam facilmente. 

SEIOS PEQUENOS
Independência e liberdade são as palavras-chave desse time composto por aquelas que não aceitam ficar presas a absolutamente nada. Sempre se colocam em primeiro lugar e são tidas como autoritárias e egoístas.
QUADRIS LARGOS
Essas mulheres também são maternais e protetoras, porém mais sensuais e atraem instintivamente o sexo oposto, pois os homens as vêem como parceiras ideais para ter filhos e um relacionamento duradouro. Se apresentar ombros estreitos, não brigará por seu espaço. Já se o ombro for largo, haverá um conflito entre os sentimentos de cuidar do próximo e querer viver livremente. 
QUADRIS ESTREITOS
Segura de si e ousada, não teme lutar pelo que quer. Se os ombros forem da mesma largura dos quadris ou mais largos, sua independência será acentuada. Mas atenção: tanto furor pode levar a uma auto-sabotagem no campo amoroso, fazendo com que só atraia homens que não querem compromisso para não perder a liberdade. Se apresentar ombros estreitos, ficará em dúvida entre ser ou não independente. 
BARRIGA SALIENTE
Quem as tem costuma ser rebelde e teimosa, entretanto falta atitude para resolver os problemas. A conseqüente frustração leva ao acúmulo de sentimentos mal resolvidos na região do abdômen. Como diz a expressão, esse tipo de pessoa vive empurrando as coisas com a barriga.
CULOTE 
Simboliza assuntos pendentes com o pai ou o companheiro. Em geral, esses homens são ou foram figuras repressoras ou ausentes na vida da mulher. É o caso de um pai ou marido que viaja demais a negócios e nunca está em casa convivendo com a sua família.
CINTURA 
Se for fina, mostra a flexibilidade e a facilidade que a mulher tem para lidar com diferentes situações, daí o termo jogo de cintura. Se houver um acúmulo de gordura no local (como um pneuzinho), indica desequilíbrio emocional, capaz de torná-la mais agressiva ou prepotente. 
QUEIXO RETRAÍDO 
Geralmente são pessoas muito inseguras e reprimidas. Chegam até a usar um tom de voz mais alto quando querem fazer valer sua vontade, mas basta que alguém as contradiga para que acatem a decisão dos outros. 
QUEIXO PROGNATA 
Quem tem essa parte do rosto projetada para a frente tende a falar tudo o que quer ou lhe vem à cabeça. Não levam desaforo para casa e tampouco consideram se o que dizem pode ou não ferir os sentimentos dos outros.
PANTURRILHA 
A batata da perna grossa revela uma mulher batalhadora e esforçada, que faz tudo o que for preciso para atingir seus ideais. Já quem tem a região fininha costuma hesitar na busca de seus sonhos por medo de errar. Precisa sempre de um estímulo para seguir em frente.

BRAÇOS GROSSOS 
Eles simbolizam ambições e conquistas, que podem ser materiais ou afetivas. O excesso de gordura no local indica uma vontade de abraçar o mundo para controlá-lo. Mas essas características podem ter origem no medo da solidão. 

DENTES 
Um sorriso alinhado mostra que a pessoa tem uma meta definida na vida. Quando os dentes da frente, que simbolizam os pais, são encavalados, é sinal de que um genitor pode estar invadindo o espaço do outro. Já quando se encontram separados, indica quem tem pais divorciados ou que continuam casados por conveniência. 
NARIZ 
Os formatos mais comuns são adunco e arrebitado. O primeiro revela uma pessoa egocêntrica e prepotente, que quer ser o centro das atenções, tanto que seu nariz aponta para ela mesma. O segundo denota orgulho e teimosia. 
O significado dos problemas estéticos
Assim como o tamanho ou o formato das partes do corpo, os males que comprometem a beleza também revelam traços da personalidade. Confira: 
CELULITE
O mal é definido pela medicina estética como o resultado do acúmulo de toxinas no organismo. E o estudo da linguagem corporal acredita que essas toxinas são provenientes da retenção de sentimentos como mágoas, nervosismo e raiva. Seria uma forma de a mulher se punir por não ter coragem de assumir o que quer. Portanto, o primeiro passo para se livrar da celulite é varrer os ressentimentos para fora e tentar compreender que cada um tem seu jeito de ser. 

ESTRIAS 
Nesse caso, a pele representa como nos comunicamos com o mundo. Ter muitas estrias significa, então, uma grande dificuldade para se expressar. 

ACNE 
Quem apresenta espinhas tem uma visão pessimista da vida. São muito críticas consigo mesmas e com os outros. Não é à toa que o problema surge na adolescência, fase em que os jovens se sentem incompreendidos pelo mundo e cheios de conflitos. 

PAPO
Aceitar críticas não é o forte de quem tem esse problema estético, tanto que essas pessoas reagem agressivamente quando alguém as avalia de forma negativa. Fazem tudo certo para não correr o risco de ser repreendidas. 

FLACIDEZ 
Indica falta de força de vontade e de iniciativa para tocar a vida em frente. Em geral, quem sofre com esse mal não enfrenta desafios e vê dificuldade em realizar a mais simples tarefa. 

VASINHOS E VARIZES 
A má circulação sanguínea, origem das varizes e do rompimento dos vasos, revela que o fluxo das vontades e dos pensamentos está paralisado. A pessoa se sente presa a determinada situação e frustrada com sua vida, mas não tem coragem de mudar por acreditar que deve aceitar as coisas como elas são. 

UNHAS ROÍDAS 
O hábito denuncia ressentimento e mágoa de pais ausentes ou repressores. 


UM GESTO DIZ TUDO!
A forma de andar e de se comportar mostra como você está se sentindo em relação à determinada situação. Veja só... 
Manter a bolsa sobre o colo durante uma conversa em vez de pendurá-la ou colocá-la em outro lugar passa a impressão de desconforto com a situação. 
Fique atenta ao cruzar as pernas. Se a ponta dos seus pés estiverem apontadas para a pessoa que está com você, é sinal de interesse no assunto. Se, ao contrário, ficarem no sentido oposto, indica que você não vê a hora de sair dali.

 Quem anda com as costas curvadas e os ombros arqueados passa a idéia de cansaço e depressão, como se carregasse um fardo. Já costas retas e peito projetado para a frente mostra segurança e uma certa dose de narcisismo, dando até a sensação de arrogância
Mexer no cabelo durante um bate-papo com o sexo oposto quer dizer que você está querendo seduzi-lo. Quando acaricia almofadas ou outras superfícies macias, como a de um sofá, por exemplo, deixa claro o desejo por um contato mais íntimo com o parceiro.
Veja como são interpretadas certas expressões corporais: 
Mãos sobre a mesa: Dedicado aos negócios. Querendo negociar. “Vamos direto ao assunto.” Demonstração de sinceridade e honestidade (braços abertos, mãos abertas e palmas para cima). 

Mãos juntas sobre o colo ou estômago: Um gesto de proteção. 

Mãos nos quadris: Provocativo ou duro. Entretido ou ansioso para entrar no assunto principal. Esse gesto também pode indicar antagonismo ou desafio. 

Mãos nos bolsos: Estar em contato com o próprio corpo. Ter as mãos enfiadas num pequeno vão é reconfortador. Busca de equilíbrio frente a uma possível insegurança. 

Assumindo o controle: A palma da mão voltada diretamente para o chão Quando você diz, corporalmente, à outra pessoa, que deseja assumir o controle no encontro que se seguirá. Não é necessário que a palma da mão esteja voltada diretamente para o chão, mas ela deve estar inclinada em relação à palma da mão da outra pessoa. 

O igual: Aperto de mão firme, com as duas palmas permanecendo na posição vertical, cada uma das pessoas transmitindo sentimento de respeito e harmonia à outra. 

O toque do nariz: Controlando um pensamento negativo ou uma mentira. Pode ser uma ligeira esfregada ou um toque rápido e quase imperceptível. A mentira causa formigamento nos delicados terminais nervosos do nariz, provocando o toque no nariz. 

Esfregar o olho: Tentativa de bloquear a falsidade, dúvida ou mentira que vê, ou evitar olhar o rosto da pessoa para quem está contando a mentira. Neste último caso, olha-se para o lado ou para o chão. 

Esfregar a orelha: Tentativa do ouvinte de bloquear as palavras ouvidas, colocando a mão ao redor e sobre a orelha. Variações: esfregar a parte de trás da orelha, o dedo indicador puxando o lóbulo da orelha ou dobrando-a para frente. 

Tomada de decisão: O gesto de esfregar o queixo é um sinal de que o ouvinte está tomando uma decisão. 

Braços cruzados na frente do corpo: Indicam uma variedade de significados, dependendo da situação. Pode ser uma forma de se resguardar, de se proteger ou de mostrar medo, timidez, força ou poder (uma fortaleza). Como também uma pessoa com os braços cruzados pode, simplesmente, ser fria. De uma forma geral demonstra uma posição defensiva. 

Mãos fechadas demonstram atitude hostil: Se além dos braços cruzados, a pessoa também fechar as mãos, isso indica uma atitude hostil e defensiva, uma posição de ataque. 

Gesto padrão de pernas cruzadas: Pode indicar uma postura nervosa, reservada ou defensiva. Em geral, é um gesto de apoio que ocorre junto com outros sinais negativos, e não devem ser interpretados isoladamente ou fora do contexto. 

Perna cruzada e presa: Sinal de uma pessoa perspicaz obstinada, com uma postura dura e firme, enquanto argumenta ou debate. Sua resistência provavelmente só será quebrada através de uma aproximação especial. 

Inclinar-se para a frente ou recostar-se na cadeira: Aproximar o corpo pode significar um gesto de amizade ou interesse (“Fale-me mais”). Encostar-se na cadeira indica urna diminuição de interesse (“Deixe-me pensar no que você acaba de dizer”) ou até de indiferença. 


Tenho todas as respostas, mas também quero argumentar: O gesto de ambas as mãos atrás da cabeça é típico das pessoas que se sentem confiantes ou superiores. Muitas pessoas ficam irritadas quando alguém se dirige a elas com essa postura. As pernas cruzadas representam a posição de competição ou de querer argumentar idéias. 

Gestos cruzados: De qualquer tipo, braços ou pernas, é sempre um gesto de confinamento, de proteção, um modo de fechar o circuito e bloquear a comunicação. 

Gestos vagarosos e deliberados: Essa pessoa está se acalmando, controlando as idéias antes de atacar um ponto com firmeza. É um planejador. 

Falta de movimento: Uma pessoa que mantém o corpo imóvel procura se internar em si mesma, esperando que ninguém repare nela, ou também pode estar ouvindo ou planejando silenciosamente. Pode ainda estar cauteloso ou de olho no cargo que você ocupa. Essa pessoa precisa ser olhada com cuidado. 

Gestos abertos e fechados: Geralmente os gestos abertos são confiantes, enquanto os fechados indicam corte e retraimento. 

Virar de frente e virar de costas: Mesmo que apenas uma parte do corpo, os ombros por exemplo, vire para você, significa que você está sendo incluído na conversa ou na situação. No entanto, se a pessoa lhe voltar as costas, indica exclusão. 

Erguer a cabeça: Manter a cabeça erguida é um sinal de interesse, de estar aberto e receptivo à opinião dos outros. 

Ilustrar com objetos ou com o corpo: Se alguém usa objetos sobre a mesa para sublinhar alguma coisa que está dizendo, é do tipo expansivo e sabe o que quer, mesmo que tente não se envolver muito. Essas pessoas são realistas, não são sonhadoras. Se usam os dedos e as mãos para ilustrar, estão próximas das idéias, alimentando-as, acalentando-as e tentando tocá-las. Possuem um modo bem pessoal de ver as coisas. 

Encostar-se em alguma coisa: Essa pessoa precisa de contato com seu ambiente e sente conforto em estar com outras pessoas. 

Evitar troca de olhares: As pessoas que reagem desta forma são inseguras de si mesmas e estão com medo de você. 
A análise acima foi feita para  o caso de entrevistas de emprego, mas e quanto à minha postura dentro da igreja????
 O corpo fala. Através das expressões corporais, revelamos coisas interessantes. 
Como revelamos o que estamos sentindo através de nossa postura no culto. 


Por exemplo: O que dizemos quando nos ajoelhamos? 
Quando sentamos relaxadamente no banco? 
Quando cruzamos os braços durante o sermão? 
Quando mascamos chiclete?
Pense bem e, se for o caso, mude sua atitude já! 
O corpo fala, e não mente na patologia
Quando sentimos uma dor seja ela qual for, a última coisa que pensamos é que ela é um aviso de nosso corpo nos alertando que em algum setor de nossa vida existe alguma coisa errada. Mas é isso, toda e qualquer dor ou alteração no nosso organismo, tenha ela surgido naturalmente ou em decorrência de acidentes, têm como origem um desajuste no campo emocional. 

Existem situações na vida com as quais dizemos, aprendemos a conviver, porém são situações que nos incomodam, que não resolvemos nem aceitamos. A convivência inadequada com tais situações, mais dias menos dias, vai alterando o estado emocional da pessoa e essas alterações vão pouco a pouco refletindo no seu estado psicológico, apresentando sintomas de depressão, síndrome do pânico, etc.. Outra forma de manifestação desses desequilíbrios é a somatização no corpo físico em forms de dores e outros desajustes orgânicos.
Por isso é muito importante aprendermos a conhecer bem nosso corpo, estando atentos às alterações que ele apresenta, pois ele nos diz exatamente onde estamos falhando e em que precisamos mudar. Como diz o título da matéria o corpo fala, e não mente. Vamos então conhecer com maiores detalhes um pouco da linguagem do corpo.
Hérnia de disco: significa que a pessoa está profundamente indecisa quanto à sua vida. Sente-se totalmente desamparada e seus pensamentos a deprimem, pois não possibilitam que ele encontre saída param essa situação. A hérnia de disco é a forma de impedir a articulação da coluna. Ela mostra , simbolicamente o quanto a pessoa se sente amarrada, o quanto os movimentos estão presos e essa dificuldade é gerada porque o apoio necessário para a movimentação não é encontrado. Então, simbolicamente, isso ocorre quando a pessoa não recebe apoio de alguém, no momento em que mais precisa.

Enxaqueca e dor de cabeça: As pessoas que sofrem de enxaqueca têm um orgulho muito forte e não permitem que pessoas autoritárias mandem em sua vida ou controlem seus passos. Resistem a tudo e a todos que, conforme elas acreditam, queiram invadir seu espaço vital. São pessoas que não se entregam aos prazeres, pois receiam serem dominados de alguma forma. Normalmente têm medo do sexo ou de suas conseqüências, devido à limitações morais, religiosas, familiares, etc.
Se você se identifica nesta situação, solte-se e deixe seu coração falar. Não use a razão somente, pois devemos equilibrar os dois hemisférios (razão e emoção), para evitarmos esses conflitos internos e suas somatizações. Suavize seus pensamentos, amenize seus sentimentos, permita-se sentir alegria.

Alergia na pele: significa que a pessoa está vivendo momentos de irritação com as pessoas próximas e que atrasam seu desenvolvimento pessoal e profissional. Quando ela se vê obrigada a fazer o que não gosta, persuadida por pessoas de quem depende de alguma forma, surgirá, com certeza, coceira incessante significando o desejo inconsciente de arrancar aquilo que incomoda profundamente.
Pare de se sentir contrariado. Se você está passando por isso é porque, de alguma forma, procurou. Saia dessa sem ressentimentos, pois ninguém sabe quando está causando alergia em alguém. Passe a se expressar melhor. Seja objetivo e tire a culpa do seu coração. Eduque-se a não deixar que seu espaço seja ameaçado. Diga abertamente tudo que o incomoda pois tudo pode ser falado desde que seja com respeito e determinação. Analise-se e perceba se você consegue, humildemente, mudar um pouco mais o seu jeito de falar com as pessoas e o trato consigo mesmo. O mundo à sua volta só ira mudar se você mudar primeiro.

Labirintite: Significa pensamentos atrapalhados, nervosismo reprimido, o efeito de um golpe emocional, a necessidade de liberdade para pensar e agir, a sensação de falta de amor, sentimentos de solidão, dificuldade para expressar-se, e estar tonto com tantos problemas emocionais, e sentir-se desamparado e teimar em continuar tentando pelos velhos caminhos que nunca deram certo. Pare de tentar achar uma saída. Pare de fazer de conta liberte-se das amarras que o sufocam colocando seus sentimentos em primeiro lugar. Pare de se anular, aja com humildade mas seja firme em suas decisões.

Artrite: Representa um coração cheio de críticas e ressentimentos por pessoas que não valorizam seus esforços. Pessoas com esse tipo de inflamação são as que, às vezes, perdem tempo questionando em pensamentos os porquês das atitudes das pessoas. Não conseguem sentir que são amadas e geram conflitos de carência. Costumam culpar os outros pelo mal que as aflige. Essas pessoas precisam desligar-se do passado através do perdão.
As alterações do corpo podem ainda causar desequilíbrio da condição interna do organismo. Vejamos alguns exemplos:
Pele amarelada: indica possíveis disfunções do fígado e vesícula biliar, como no caso da icterícia.

Pele cinza-azulada: indica fragilidade ou dificuldade do fígado e pâncreas para executarem suas funções.

Pele muito vermelha: possíveis disfunções cardíacas e respiratórias como na expansão capilar nas faces, ou pressão sangüínea anormal.

Mãos e pés frios: excesso de açúcar, frutas e bebidas geladas. Desordens digestivas e excretórias, bem como do sistema nervoso.

Inchaço generalizado de pés e mãos: ingestão excessiva de líquido, gordura, especialmente causado por frutas, sucos, laticínios. Desordens no aparelho circulatório e reprodutor. 
Assim como esses muitos outros sinais podem ser dados por nosso corpo. Em alguns casos são simples sinais de alerta para pequenas alterações, em outros porém podem ser verdadeiros pedidos de socorro para desequilíbrios que não sabemos ou não admitimos ter. Por isso a necessidade de mantermos sempre a alimentação, repouso e atividades em níveis equilibrados, procurando conhecer o melhor possível nosso corpo, estando sempre atentos para o que ele possa estar querendo nos dizer.
compilação e organização: Pr Jose Silva IADRN

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SOMOS PURA ENERGIA - AURA, CHACRAS E CAMPOS DE ENERGIA

AURA, CHACRAS E CAMPOS DE ENERGIA

 

 Fotografia de aura

 

Nossos sistemas de energia estão vivos e inteligentes. Eles sabem exatamente o que precisam para a saúde perfeita e energia vibrante. Quando nossos sistemas de energia são interrompidos, bloqueado, abrandou, ou danificado, as mensagens são enviadas para o nível consciente de que algo está errado e que precisamos para resolver os desequilíbrios, bloqueios e danos. Somos treinados a olhar para o corpo físico e atender as suas necessidades ao invés de olhar para os nossos sistemas energéticos para fornecer-lhes o que eles precisam para a saúde perfeita. Nossos sistemas de energia são energia consciente e esta energia está conectado com todas as energias do Universo. Nossos sistemas de energia age como uma conexão entre o mundo físico eo mundo metafísico ou espiritual. Quando olhamos para nossos sistemas de energia depois cuidamos de nossas necessidades mais profundas e mais profundas, incluindo o espiritual, físico, intelectual e emocional.

Aura é o nome dado a um campo de energia luminoso em volta de tudo o que possui matéria. Esta luz pode ser vista pelo observador se ele utilizar uma técnica correta.”
O Conhecimento deste campo de luz ou Aura é tão antigo, provem dos povos orientais.
Podemos observar que todos os santos pintados em grandes obras possuem uma ” auréola ” sobre a cabeça, isto ocorre por causa da influência dos povos orientais na cultura européia.
Uma aura é um campo de energia que envolve, penetra e se estende além do corpo físico, que é eletromagnético, elétrico e magnético e é composta de diferentes tipos de vibrações ao vivo e inteligente ou freqüências. Uma aura envolve não apenas uma coisa, mas todos os seres vivos, incluindo seres humanos, animais e plantas, e também todas as coisas inanimadas, tais como rochas, todos os objetos feitos pelo homem, e a Terra, Sol, Lua, e todos os planetas do nosso Universo. A aura humana tem camadas de físico, emocional, mental e espiritual elementos.
Em outros termos, definimos a aura como a união do campo Bioelétrico com o campo Bioplasmático, que juntos formam uma combinação de cores e tons.
Em uma pessoa, animal ou planta, estas tonalidades e cores podem sofrer alterações
constantes. Nos humanos esta alteração pode ser causada por doenças, problemas emocionais, psicológicos e mentais. Em alguns casos, podem sofrer alterações por motivos espirituais e até financeiros.


A Aura contém todas as cores primárias do arco-íris em um determinado momento e mudam de cor dependendo da emoção que um indivíduo está experimentando. Nossas auras são compostas de cores e muitos tons de cores que estão mudando constantemente. Isso reflete a constante mudança em nossos pensamentos e emoções.

Pensamentos felizes e de amor expandem sua aura enquanto pensamentos tristes ou com raiva contraem sua aura. Aura se ajusta a tamanhos, dependendo da densidade da população onde você mora. Moradores de Nova York têm auras mais apertado e menor em comparação aos moradores que vivem em Vermont rural. Um radiestesista pode facilmente dizer-lhe muitas das qualidades físicas de sua aura.

Fotografia de aura de uma máquina especial que fotografa o rosto. De acordo com os videntes paranormais, é vista na foto exatamente do jeito que se observa a olho nu a aura em uma pessoa. Em objetos esta coloração sempre segue um padrão, ou seja, uma moeda é sempre igual à outra moeda. O que muda é o material que pode exercer uma coloração diferenciada. Pedras diferem a coloração de acordo com o tipo e qualidade das pedras. Embora possa acontecer que a energia emanada de uma pessoa fique impregnada em determinados materiais, que o simples fotografar deste material, pode revelar muito sobre seu dono ou da última pessoa que o tocou.


Ligações entre o corpo físico e a aura, conhecidos como meridianos, fazem a distribuição de energia para todo corpo físico e aurico (estudos sobre DO-IN). Estes meridianos estão ligados aos nossos chakras e quando um destes meridianos não conduz energia para um determinado chakra, seja por rompimento ou por mau uso da energia, este chakra se encontrará bloqueado .
Os bloqueios causam problemas de saúde física, mental, emocional ou energético
dependendo do chakra afetado.

Os Chakras estão girando as rodas de energia elétrica de cores diferentes que executam muitas funções conectando nossos campos energéticos, órgãos e mais amplo o campo de Energia Cósmica. Chakras estão diretamente ligados e governam o sistema endócrino que por sua vez regula o processo de envelhecimento.

Os chakras estão ligando mecanismos entre o campo áurico e do sistema de meridianos dentro do corpo físico e os diferentes níveis dos campos áuricos e as forças cósmicas. Eles afetam o fluxo de energia no corpo físico. Eles absorvem energia primária da atmosfera (chamada chi, prana, orgone) e enviá-lo ao longo dos canais de energia. Chakras são transformadores de energia.
Os chakras por serem centros de energia, existem aos milhares em nosso corpo, mas os principais são sete:

Os chakras de energia física - que controlam o corpo físico; se debilitados causam problemas de saúde física. São eles:

• Chakra Básico - localizado entre os órgãos sexuais e anus, tendo como ponto refletido três dedos abaixo do umbigo;

• Chakra Umbilical – localizado na região do umbigo.

• Os Chakras emocionais – que controlam todas as energias emocionais – abalados, causam depressão e outros problemas emocionais. São eles:

• Chakra do Plexo-solar – localizado dois dedos abaixo do osso externo, na região do estômago;

• Chakra Cardíaco – localizado na região do Timo;

• Chakra Laríngeo – localizado na base da garganta.

Os chakras energéticos - Controlam toda as energias do corpo, abalados, todas as energias do corpo ficarão prejudicadas e podem causar diversos tipos de patologias. São eles:

• Frontal – localizado no entresilho. Este dificilmente pode ser abalado;

• Coronário – localizado no alto da cabeça;

Outro chakra fundamental e de grande importância é:

• Chakra das mãos – localiza-se nas palmas das mãos. Estes não ficam desequilibrados nunca e são usados para o equilíbrio dos outros pontos energéticos assim como para a manipulação energética.

Estando com equilíbrio nos três centros humanos - corpo, mente e espírito - a aura estará equilibrada. Em caso de conflito em qualquer um destes centros, a aura apresentará desequilíbrio e o corpo padece.

1 Campo eletrostático emitido pelo organismo humano e por todos os elementos orgânicos

2 Campo de plasma emitido por todo e qualquer organismo vivo ( PLASMA s.m. Física. Fluido composto de moléculas gasosas, íons e elétrons. (Estima-se que 99% da matéria do Universo exista sob a forma de plasma.)
 
 
A Aura e suas Cores 
 
 
 
 Aura Verde
Autoconfiança, capacidade de resolver problemas e de perdoar. Pessoa que ama a paz; sensibilidade. É organizador, planejador e estrategista.

Aura Amarela
Capacidade de dar e receber; ter esperanças; a saúde e a família desempenham um papel importante. Tem o dom de trabalhar em grupo harmoniosamente. O amarelo é uma das cores cinestésicas do espectro; isso significa que uma pessoa com aura desta cor tem uma reação física antes de ter uma resposta emocional ou intelectual. Quando ele entra numa sala cheia de gente, sabe de imediato se quer permanecer ou não.

Aura Azul
Capacidade de curar através das próprias energias mentais e espirituais; age sobre os outros de modo agradável e calmante; altos ideais de vida; sinceridade. O Azul personifica as características do cuidado e do carinho. É a cor da aura que mais se preocupa em ajudar os outros.

Aura Laranja
Destemidos, poderosos e descuidados com a própria segurança pessoal, brandem os punhos fechados contra o próprio Deus. Sua busca espiritual é, na verdade, uma busca de um sentido de vida além de si mesmo.

Aura Dourada
Adora saber como e por que uma determinada coisa funciona, e lança mão de uma paciência infinita. A espiritualidade, para a pessoa de aura dourada, é o estudo da ordem superior do universo e de leis e princípios que o governam. Ele quer entender a organização mental, as leis ou as probabilidades que geraram a ordem no interior do caos espiritual.

Aura Vermelha
Ênfase no modo de vida material; sucesso alcançado através da dedicação pessoal completa; saúde física estável; tendência à irritabilidade quando contrariada.

Aura Violeta
Espiritualidade bem desenvolvida; inspirações criativas; capacidade de transformar os sofrimentos pessoais em fatores positivos para o próprio destino. O violeta é a cor do espectro mais próxima do equilíbrio psíquico, emocional e espiritual em vigor no planeta neste momento.

Aura Prateada
Um curandeiro, médium natural. Utiliza energia para transformar luz em em raios que curam, seu maior desafio é aprender a se conhecer e descobrir seus dons especiais.

Aura Anil Indigo
A aguda perspicácia intelectual é um dos aspectos mais gratificantes e mais exasperantes, é brilhante e inquiridor, com uma inteligência que vai muito além dos conceitos mais tradicionais.

Nossos sistemas de energia nos rodeiam, estão dentro de nós, e penetra-nos completamente. Isso inclui o corpo de luz, que se estende além de nossas auras e acredito que é a própria essência de nós que vai durar para sempre, nossas auras que nos cercam e penetram nossos corpos físicos, o sistema de meridianos, um sistema de canais de energia dentro de nós através do qual todas as energia se movem por todo o corpo, bem como os chakras, os transformadores de energia e processamento de prana mudando dando ao vivo dentro de nós. As questões e os cuidados que descrever para auras e chakras, aplica-se a todo o sistema energético dentro, ao redor, e penetrante nós.
Aura potencial, Chakra e problemas do sistema Meridiano
Há muitas questões que podem afetar o funcionamento do nosso auras, chakras, e sistemas de meridianos levando a uma variedade de problemas de saúde. A seguir estão algumas das principais questões em potencial.

Bloqueios I. pode ser causada por qualquer um dos seguintes: emoções que não foram sentidos e liberado; formas-pensamento negativas dos outros; energia ataque psíquico ou energia negativa de magias energético; entidades ou espíritos apresentado em nossa aura, chakras, química, metal e toxinas atômica; outros tipos de venenos ou toxinas; memórias de vidas passadas ou experiências.

II. Auras e chakras distorcida pode ser causada por qualquer um dos problemas identificados no âmbito bloqueios;

III. Buracos nas auras podem ser causados ​​por qualquer um dos problemas identificados em bloqueios;

IV. Falta de sincronização entre as auras, chakras, e sistema de meridianos pode criar sérias dificuldades. Problemas físicos, problemas emocionais, desequilíbrios intelectual ou questões espirituais podem criar desequilíbrios em várias partes do auras, chakras e sistema de meridianos. Esses desequilíbrios afetam a aura chakra específico ou que, por sua vez afeta outras partes do sistema energético. A Natureza sempre tenta alcançar o equilíbrio perfeito e estes desequilíbrios criam uma desarmonia real em nossos sistemas energéticos. Isto pode criar desequilíbrio no pensar, sentir e comportamento.

V. conexões negativas de raios pode tornar-se ligado a nossas auras. Estes são o resultado de emoções negativas, de drogas e uso de álcool, ataques psíquicos ou magias, outros ser inteligente no Mundo Cósmico, poluição ambiental, falta de árvores na natureza, ou seja, plantas e água corrente. Negatividade no pensamento e comportamento em indivíduos, comunidades, atrai forças negativas para nós a partir do universo mais amplo. Estas ligações, raios e energias podem ter um efeito real negativo sobre a nossa vitalidade e energia.

VI. Marcações energéticas e químicas podem ser deixados por outros seres dimensionais em nossos auras e cérebros para que esses seres energéticos possam encontrar e acompanhar-nos. Interferência constante por outros seres dimensionais podem afetar seriamente a nossa vitalidade e saúde.

VII. Programas de energia negativa pode ser enviado a um indivíduo por outros seres humanos. Estes programas estabelecem conexões para que a energia negativa em curso possa ser executado em um indivíduo. Isso pode ter um sério efeito sobre nosso sistema de energia inteiro e vitalidade interior.

VIII. Energia negativa pode facilmente passar de uma aura do indivíduo em sua aura. Energia está vivo, se move ao redor, e você pode eventualmente tornar-se bastante afetado pela energia negativa daqueles que o cercam, em suas casas, escritórios ou lojas.

IX. Cab desequilíbrios criados por energias da Terra, especialmente os pontos de interseção dos Hartman e Curry grades e água corrente subterrânea.

Chakras X. Underactive ou hiperativa pode criar uma variedade de questões. Chakras hipoativa pode se traduzir em fadiga, letargia, problemas de peso, apenas uma atitude perante a vida lenta ou a falta de entusiasmo pela vida. Chakras hiperativa criar outros tipos de problemas, incluindo hiperatividade, ataques de pânico, desequilíbrios emocionais, e muitos tipos de problemas de saúde no corpo físico.

Desde a nossa aura, chakras, e sistemas de meridianos são afetados por coisas físicas, intelectuais, emocionais e espirituais.
Exercício físico e certos tipos de exercícios de respiração são um elemento importante de um sistema saudável e energético.
Conectar-se com a natureza tem um efeito profundo em seus sistemas de energia.
Som e a música podem ser usados para curar o sistema de energia. O som pode ativar os chakras.

É só quando passar algum tempo sozinho que podemos profundamente nos comunicar com nosso Poder Superior, internalizar as experiências do dia, entrar em contato com nossos pensamentos e sentimentos, para que sejamos verdadeiramente com nós mesmos e nossas vidas naquele momento . Você pode ir embora a vida apenas parcialmente experimentando o que realmente está acontecendo com você, razoavelmente inconsciente para as experiências do momento.

Amar a si mesmo e ser capaz de dar e receber amor da família, dos amigos e da comunidade são importantes. Quando sentimos amor, isso liberta certas substâncias químicas no nosso organismo e quando estamos com raiva nós liberamos um conjunto diferente de produtos químicos. Fomos feitos para alcançar um certo equilíbrio e desequilíbrio nestes tipos de emoções que afetam a vibração dos nossos sistemas de energia.Possuir suas emoções e ser capaz de expressar suas emoções com os outros é fundamental para ter um sistema de energia saudável. Emoções não expressas feltro ou permanecer alojado em nossos corpos físico e energético criando bloqueios, distorcendo nossos chakras, e criando buracos em nossas auras. Emoções reprimidas nos fazem mal a longo prazo. É importante aprender a liberar as emoções apresentado no prazo para liberar os bloqueios e permitir que nossos chakras possam funcionar harmoniosamente e ativamente.


Fontes: http://s2girl.blogspot.com/2008/05/aura-aura-e-chakras.html            http://www.mkprojects.com/fa_CleansingAndEnergizing.htm

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Disfunções Sexuais Femininas

Disfunções Sexuais Femininas


Desejo Sexual Hipoativo
O desejo sexual hipoativo ou inapetência sexual é a disfunção mais frequente na mulher. Caracteriza-se pela diminuição ou ausência de fantasias sexuais de forma persistente e recorrente.Qualquer condição orgânica que diminua direta ou indiretamente os níveis do hormônio testosterona ou provoque alguma alteração metabólica grave poderá interferir na apetência sexual. Dentre os fatores orgânicos, podemos citar:
  • Anomalias genéticas e congênitas como a Síndrome de Klinefelter;
  • Doenças endócrinas agudas ou crônicas: hipertireoidismo, hipotireoidismo, parkinsonismo, Doença de Addison;
  • Uso de drogas, principalmente os antidepressivos e tranquilizantes em altas doses, alfa metildopa, álcool e narcóticos em doses elevadas;
  • Processos inflamatórios e/ou infecciosos dos órgãos genitais, uma vez que a dor durante o ato sexual pode desencadear bloqueios da resposta sexual. A persistência do quadro pode levar à inibição do desejo sexual pelo medo que a mulher apresenta em relação à ameaça de dor;
  • Alteração hormonais como as disfunções da tireóide relatadas e menopausa, por exemplo.
Na maioria dos casos, a desordem é de origem psicossociológica, bloqueios emocionais e sexuais e fatores intrínsecos do relacionamento conjugal são as causas mais comuns. Nestes casos, as pacientes costumam relatar passado de educação sexual rígida, história obstétrica traumática, vivência de violência sexual, medo de engravidar, presença de outras disfunções sexuais ou até mesmo dificuldade em conciliar a maternidade com as outras funções.
Para se obter sucesso no tratamento, faz-se necessário identificar os fatores desencadeantes. Descartadas ou tratadas as causas orgânicas, deve-se dosar os níveis de testosterona, caso os valores estejam baixos ou próximos do limite de normalidade pode ser usado reposição do hormônio, com cautela para evitar virilismo. Nas mulheres que se encontram na menopausa, pode-se indicar a Terapia de Reposição Hormonal, caso não haja contraindicações.
É de suma importância avaliar se a inapetência sexual está relacionada a conflitos conjugais. Em muitas situações, o desgaste no casamento pode inibir progressivamente o desejo. Pacientes com comprometimento psicológico se beneficiarão com intervenção psicoterapêutica, não só a terapia conjugal, como também a terapia sexual.
A simples orientação, esclarecendo as dúvidas, eliminando os mitus e tabus pode resolver uma parcela das disfunções sexuais.

Vaginismo

O vaginismo consiste num reflexo de defesa da musculatura pélvica através de espasmos involuntários dos músculos do períneo, que impedem parcial ou totalmente a penetração vaginal. Esta dificuldade ocorrerá sempre que houver tentativa de penetração vaginal tanto durante o coito como também na realização de exames ginecológicos.   
A maioria das pacientes não consegue permitir o ato sexual apesar de não apresentarem problemas com a libido, excitação, lubrificação vaginal e orgasmo. O casal procura satisfação sexual através de carícias sem que haja penetração.
O vaginismo pode surgir desde as primeiras tentativas de coito (primário) ou após anos de vida sexual ativa normal (secundário). O medo da penetração é a causa imediata do vaginismo, pode ocorrer após várias tentativas dolorosas. Algumas mulheres que antes apresentavam vida sexual saudável podem desencadear vaginismo após traumas emocionais (vítimas de abuso sexual) ou pela dor crônica secundária a problemas ginecológicos não resolvidos. 
As causas psicossociológicas respondem pela maioria dos casos de vaginismo primário. O diagnóstico é clínico, através de história detalhada e exame ginecológico, evidenciando-se dificuldades na realização do mesmo. 
O vaginismo tem indicação de tratamento a partir do momento em que se torna causa de conflitos no relacionamento conjugal. Por tratar-se de um distúrbio psicossomático, o tratamento deve ser focado do ponto de vista fisiológico e psicológico. Afastadas outras causas de dispareunia (dor no ato sexual) como alterações de lubrificação, patologias ginecológicas, atrófica genital secundária a déficit hormonal e outras disfunções sexuais, a Terapia Sexual ou Psicoterapia Individual é o tratamento preconizado. 


Anorgasmia
"É a persistente ou recorrente dificuldade, demora ou ausência em atingir o orgasmo, apesar de suficiente estimulação sexual e excitação.” Na mulher, constitui a disfunção sexual mais frequente.

Pode ser classificada em:
  • Primária: quando a paciente nunca atingiu o orgasmo;
  • Secundária: desencadeada por fatores que possam dificultar ou impedir a mulher em atingir o clímax, como no período puerperal (pós parto), quadros de DSTs e infidelidade conugal;
  • Coital: ocorre quando a paciente não consegue alcançar o orgasmo durante a penetração vaginal, embora possa fazê-los com outros estímulos, como o sexo oral, por exemplo;
  • Situacional: neste caso, apesar de haver uma vida sexual aparentemente normal, o orgasmo só acontece em determinadas situações. 
Dentre as principais causas, destacam-se os bloqueios emocionais, doenças que comprometam a vascularização ou inervação da região pélvica (traumatismo na medula espinhal, radioterapia na pelve) e uso de algumas substâncias (álcool e benzodiazepínicos). As causas de origem emocionais são as mais frequentes e geralmente estão associadas a histórias de educação sexual repressora, passado de violência sexual, medos e tabus, relacionamentos anteriores mal sucedidos, entre outros.


Observa-se ainda correlação de mulheres com diagnóstico de anorgasmias consequentes a deficiências primárias do parceiro, como é o caso da ejaculação precoce.


Antes de se iniciar o tratamento, é necessário definir a origem da disfunção e se o problema ocorre independente do parceiro. A Terapia Sexual está indicada para a maioria do casos, após tratadas as causas orgânicas, sendo as taxas de sucesso de até 80% (Masters e Johnson).

DESPERTAR DA CONSCIÊNCIA - Distúrbios Sexuais – Parte 3

Distúrbios Sexuais 

 


A Doutrina Espírita procura não condenar ninguém, recomendando sempre que tenhamos com todos o máximo de respeito, consideração e carinho, inclusive para com as pessoas desequilibradas sexualmente, uma vez que elas constituem espíritos que atravessam um momento difícil (até mesmo tormentoso) em que necessitam promover a sua edificação moral, através de uma conduta sexual equilibrada. A esse respeito, Emmanuel finaliza o livro “Vida e Sexo” com a seguinte recomendação: “Diante de toda e qualquer desarmonia do mundo afetivo, seja com quem for e como for, colocai-vos, em pensamento, no lugar dos acusados, analisando as vossas tendências mais íntimas e, após verificardes se estais em condições de censurar alguém, escutai no âmago da consciência, o apelo inolvidável do Cristo: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”.

A recomendação do Espiritismo, para o respeito e a compreensão diante dos irmãos que transitam em condições sexuais desequilibradas, ocorre não só em função do sentimento de fraternidade e caridade que deve presidir o relacionamento humano, mas também pelo fato de que nenhum de nós possui autoridade suficiente para condenar quem quer que seja, pois todos nós possuímos algum tipo de dificuldade moral e/ou material grave que, certamente, precisa de educação. Sobre isso André Luiz, no livro “Sinal Verde”, fala-nos o seguinte: “Se alguém errou na experiência sexual, consulte o próprio íntimo e verifique se você não teria incorrido no mesmo erro se tivesse oportunidade. Em todos os desafios e problemas do sexo, cultive a misericórdia para com os outros, recordando que, nos domínios do apoio pela compreensão, se hoje é o seu dia de dar, é possível que amanhã seja o seu dia de receber”.
 
 


De posse dessas informações, creio que então possamos entender o quanto é importante mantermos sempre uma conduta moral elevada, especialmente no que diz respeito ao sexo. Afinal, segundo André Luiz afirma, no livro “No Mundo Maior”: “A personalidade não é obra da usina interna das glândulas, mas produto da química mental. Compreendamos, pois, que o sexo reside na mente, a expressar-se no corpo espiritual, e conseqüentemente no corpo físico, por santuário criativo de nosso amor perante a vida, e, em razão disso, ninguém escarnecerá dele, desarmonizando-lhe as forças, sem escarnecer e desarmonizar a si mesmo”.

Para finalizar, deixo aqui uma reflexão, também de André Luiz, sobre relacionamentos afetivos, que talvez todos já tenham ouvido falar de alguma forma, mas creio que nunca é demais lembrar. Esse texto está presente no livro “Sinal Verde”: “Em toda comunicação afetiva, recorde a regra áurea: ‘não faça a outrem o que não deseja que outrem lhe faça’. Você receberá de retorno, tudo o que der aos outros, segundo a lei que rege os destinos”.


Livros citados

“Sinal Verde” – André Luiz / Chico Xavier
“Vida e Sexo” – Emmanuel / Chico Xavier
“O Consolador” – Emmanuel / Chico Xavier
“No Mundo Maior” – André Luiz / Chico Xavier
Estudos Espíritas” – Joanna de Ângelis / Divaldo Franco
“Evolução em Dois Mundos” – André Luiz / Chico Xavier / Waldo Vieira

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Distúrbios Sexuais – Parte 2

Distúrbios Sexuais

 


Emmanuel, em sua obra “Vida e Sexo”, nos informa que, quase sempre, os que chegam no além-túmulo, sexualmente desequilibrados, depois de longas perturbações, renascem no mundo tolerando moléstias insidiosas, amargando pesadas provas como conseqüência dos excessos que cometeram no passado. Então, se reencarnamos com uma distorção relacionada à área sexual, isso nos deve ser encarado como sinalizador de que cometemos graves deslizes nessa área e que necessitamos de ajustes, principalmente no setor moral.


Ainda o Espírito Emmanuel, em “O Consolador”, nos mostra que Deus não extermina as paixões dos homens, mas fá-las evoluir, convertendo-as pela dor em sagrados patrimônios da alma, competindo às criaturas dominar o coração, guiar os impulsos e orientar as tendências, na evolução sublime dos seus sentimentos. Informa Emmanuel que observamos almas numerosas aprendendo, entre as angústias sexuais do mundo, a renúncia e o sacrifício, em marcha para as mais puras aquisições do Amor Divino. De acordo com André Luiz, no livro “No Mundo Maior”, “desejo, posse, simpatia, carinho, devotamento, renúncia, sacrifício, constituem aspectos dessa jornada sublimadora. Por vezes, a criatura demora-se anos, séculos, existências diversas de uma estação a outra”.


Creio que seja importante esclarecer que nem todos os transtornos sexuais estarão sempre relacionados às experiências passadas do Espírito. Claro que, como todos nós estamos dentro de um processo maior de evolução, qualquer problema que nos afeta, invariavelmente poderá ser considerado um problema “da alma”, sendo assim, os problemas de ordem sexual podem ser considerados como resultado de dificuldades e equívocos vivenciados ao longo desta trajetória de evolução do nosso Espírito; mas, apesar disso, não podemos desconsiderar jamais as influências e os fatores da vida presente, que podem influenciar (e muito) no comportamento sexual. Aí sim, de acordo com as vivências da vida presente, pode-se vir a adquirir alguns débitos que, se não forem resolvidos nesta existência, certamente ficarão para uma próxima.


Ocasionalmente poderão aparecer, inclusive, Espíritos obsessores, e eles conseguirão influenciar aqueles que estiverem desequilibrados, mas não podemos colocar a responsabilidade toda encima da Espiritualidade, afinal, os Espíritos obsessores quase sempre possuem alguma afinidade vibracional com os obsediados, daí a sua atração (através da conduta e dos pensamentos). Além disso, são eles, também, sofredores que merecem ajuda.
 


Joanna de Ângelis
, em “Estudos Espíritas” fala sobre como deve se dar o reajuste de uma pessoa desequilibrada sexualmente (de dentro para fora, com a Medicina tradicional aliada à ‘Medicina da Alma’): “frustração, ansiedade, exacerbação, tormento, tendências inversas e aflições devem ser solucionados, do espírito em processo de reajuste ao corpo em reparação. Mediante a terapêutica da prece e do estudo, da aplicação dos passes e do tratamento desobsessivo, a par de assistência psicológica ou psiquiátrica correta, os que se encontram comprometidos com anomalias do corpo ou da emoção, recuperam a serenidade, reparam os tecidos ultra-sensíveis do perispírito, reestruturando as peças orgânicas para a manutenção do equilíbrio na conjuntura reencarnatória”. Sobre esse assunto, André Luiz, em “No Mundo Maior” complementa essa idéia, mas faz um alerta, falando: “A endocrinologia poderá fazer muito com uma injeção de hormônios, à guisa de pronto-socorro às coletividades celulares, mas não sanará lesões do pensamento”.

CONTINUA...