quarta-feira, 9 de abril de 2014

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO INVOCANDO O ARCANJO MIGUEL

ORAÇÃO DE LIBERTAÇÃO INVOCANDO O ARCANJO MIGUEL

 

EU PEÇO AO ARCANJO MIGUEL QUE ME AJUDE A ROMPER ACORDOS E COISAS DOS QUAIS QUERO ME LIBERTAR PARA ALCANÇAR A SABEDORIA ESPIRITUAL E PODER MAIS SUBLIMES. INVOCO A PODEROSA PRESENÇA “EU SOU” PARA QUE ELA ME DÊ SABEDORIA, DISCERNIMENTO E INTENÇÃO AMOROSA. ASSIM SEJA.

1. LIBERTO-ME DE TODAS E QUAISQUER EXPECTATIVAS ACERCA DO MEU PROGRESSO E APERFEIÇOAMENTO ESPIRITUAIS. VIVEREI CADA DIA NO PRESENTE, CONCENTRANDO-ME EM ENTRAR EM HARMONIA E EM EQUILÍBRIO COM MEU EU SUPERIOR, NOS NÍVEIS FÍSICO, MENTAL E EMOCIONAL.

2. LIBERTO-ME DE TODOS OS ACORDOS QUE FIZ COM A MINHA MÃE, MEU PAI, MEUS FILHOS, MEUS ENTEADOS, MEU MARIDO/MINHA MULHER, MEUS IRMÃOS, MINHAS IRMÃS, MEUS AMIGOS, MEU EX-MARIDO/EX-MULHER, OU COM QUAISQUER OUTRAS PESSOAS QUE ME PRENDAM À REALIDADE TRIDIMENSIONAL.

3. LIBERTO-ME DE TODOS OS CONCEITOS ERRADOS ACERCA DO MEU DIREITO AO AMOR, À ALEGRIA, À PAZ, À HARMONIA, À SEGURANÇA, À ABUNDÂNCIA, À CRIATIVIDADE, À VITALIDADE JUVENIL, À SAÚDE E AO BEM-ESTAR, À VELHICE E À MORTE.

4. LIBERTO-ME DA NECESSIDADE DE QUERER SALVAR O MUNDO OU QUALQUER PESSOA QUE NELE SE ENCONTRE. COMPREENDO QUE A MINHA MISSÃO É ACEITAR A CONDIÇÃO DE MESTRE E AGIR COMO EXEMPLO VIVO E AMOROSO PARA TODOS, SEM PRECISAR CORRESPONDER ÀS EXPECTATIVAS DE NINGUÉM.

5. LIBERTO-ME DE TODOS OS CONDICIONAMENTOS E DE TODAS AS LEMBRANÇAS CELULARES ACERCA DO MEU CORPO FÍSICO. REIVINDICO O MEU DIREITO DIVINO INATO À BELEZA, À VITALIDADE, À SAÚDE E AO BEM-ESTAR, SABENDO QUE ESSE É O MEU ESTADO NATURAL DE EXISTÊNCIA E QUE SÓ PRECISO SEGUIR OS TOQUES DO ESPÍRITO PARA MANIFESTAR ESSA PERFEIÇÃO.

6. LIBERTO-ME DE TODAS AS EXPECTATIVAS COM RESPEITO À MINHA CRIATIVIDADE E AO MEU TRABALHO. TRABALHO E CRIO PELA ALEGRIA QUE ISSO ME TRAZ, E SEI QUE A MINHA ABUNDÂNCIA E OS MEUS RECURSOS SE ORIGINAM DO ESPÍRITO E NÃO DOS MEUS ESFORÇOS; APENAS DA CRENÇA NO MEU MERECIMENTO.

7. LIBERTO-ME DE TODO E QUALQUER DOMÍNIO QUE O GOVERNO E O SISTEMA TRIDIMENSIONAIS TENHAM SOBRE MIM. ELES NÃO ME CONTROLAM, NEM A MINHA ABUNDÂNCIA OU SEGURANÇA. TENHO PLENA CAPACIDADE DE MANIFESTAR SEGURANÇA, DE SER TOTALMENTE AUTOSSUFICIENTE E TOTALMENTE DONO DO MEU DESTINO.

8. LIBERTO-ME DE TODAS AS DÍVIDAS CÁRMICAS REMANESCENTES E DA ENERGIA DETERIORADA QUE EXISTA EM MIM E NO MEU CORPO FÍSICO, MENTAL, EMOCIONAL E ASTRAL. RESOLVO AGORA TODOS OS PROBLEMAS COM FACILIDADE E GRAÇA, E ME PROJETO NA LUZ PARA PARTICIPAR DA COCRIAÇÃO DO CÉU NA TERRA.

9. LIBERTO-ME DE QUAISQUER IDEIAS EQUIVOCADAS ACERCA DA MINHA CAPACIDADE DE ATRAIR CONHECIMENTOS, SABEDORIA E INFORMAÇÕES RELEVANTES, PROVENIENTES DO ESPÍRITO E DOS REINOS SUPERIORES. ATRAIO AGORA NOVOS CONHECIMENTOS, NOVAS IDEIAS E NOVA SABEDORIA QUE ME PERMITAM APRENDER A CRESCER E A AGIR COMO EXEMPLO VIVO.

10. LIBERTO-ME DE TODO E QUAISQUER JULGAMENTO, IDEIAS PRECONCEBIDAS E EXPECTATIVAS RELATIVAS A OUTRAS PESSOAS, SABENDO QUE ELAS ESTÃO AGINDO DE ACORDO COM O NÍVEL EM QUE ESTÃO NA ESCALA DA EVOLUÇÃO. DOU-LHES MEU AMOR E INCENTIVO, E SÓ TRANSMITO INFORMAÇÕES QUANDO SOLICITADAS, MAS ASSIM MESMO, COM A ADVERTÊNCIA DE QUE A MINHA VERDADE PODE NÃO SER A DELAS.

Fonte: Desconhecida

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO DO PERDÃO E DE LIBERTAÇÃO

ORAÇÃO DO PERDÃO E DE LIBERTAÇÃO



SENHOR, ABENÇOA MINHA MENTE E MEU CORAÇÃO, PARA QUE EU POSSA ESTAR NESTE MOMENTO UNIDO A TI.  

COM AS TUAS BENÇÃOS, SENHOR, O AMOR DO CRISTO SE EXPANDE EM MEU CORAÇÃO E ME PERMITE AFIRMAR:

EU SOU REPLETO DE COMPREENSÃO, DE BONDADE, DE TOLERÂNCIA E DE AMOR. SEI QUE NA LUZ DO CRISTO NÃO EXISTE DISCÓRDIA, DESARMONIA OU LUTA. 
       
E É ATRAVÉS DA LUZ CRÍSTICA EM MEU CORAÇÃO, QUE PEÇO PERDÃO A TODAS AS MANIFESTAÇÕES DE VIDA, EM TODOS OS REINOS: MINERAL, VEGETAL, ANIMAL, ELEMENTAL, HOMINAL E ANGELICAL.

PEÇO PERDÃO, SENHOR, A TODOS A QUEM CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE, NESTA OU EM OUTRAS VIDAS, EU TENHA MAGOADO, FERIDO, DESTRUÍDO, CONTAMINADO, HUMILHADO, ROUBADO, MATADO, OU ESCRAVIZADO.

PEÇO PERDÃO, SENHOR, EM MEU NOME E EM NOME DE TODOS OS MEUS DESDOBRAMENTOS MULTIDIMENSIONAIS, ENCARNADOS E DESENCARNADOS, POR TODO MAL E TODA DOR QUE NÓS CAUSAMOS AOS NOSSOS SEMELHANTES, E A TODAS AS SUAS OUTRAS DIVINAS CRIAÇÕES.    

PEÇO PERDÃO, SENHOR, PELO ABUSO DO PODER QUE NOS FOI DADO.        

PEÇO PERDÃO, SENHOR, POR TERMOS TRANSGREDIDO AS SUAS DIVINAS LEIS.  

* EU PEÇO PERDÃO EM ESPECIAL A (NOME DA PESSOA), POR TODO O MAL QUE EU LHE CAUSEI, NESTA OU EM OUTRAS VIDAS, CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE.

COMO EU SEI QUE A LUZ DO CRISTO QUE HABITA EM MIM, TAMBÉM HABITA EM TODOS OS SERES, TENHO A CERTEZA DE QUE A PARTIR DE AGORA, TODOS OS SENTIMENTOS NEGATIVOS ENTRE NÓS, ESTÃO SENDO TRANSMUTADOS.
INVOCO NESTE MOMENTO A PRESENÇA DOS ANJOS DA PURIFICAÇÃO, PARA QUE FLAMEJEM, FLAMEJEM, FLAMEJEM INTENSAMENTE A TRANSMUTADORA CHAMA VIOLETA, SOBRE TODAS AS ENERGIAS MÁ QUALIFICADAS DO PASSADO, PRESENTE OU FUTURO.   

FLAMEJEM, FLAMEJEM, FLAMEJEM INTENSAMENTE A TRANSMUTADORA CHAMA VIOLETA, SOBRE TODAS AS CRIAÇÕES MENTAIS NEGATIVAS E TODO ERRO PELO QUAL MEU SER EXTERNO É RESPONSÁVEL.   

FLAMEJEM, FLAMEJEM, FLAMEJEM INTENSAMENTE A TRANSMUTADORA CHAMA VIOLETA, SOBRE TODOS OS SENTIMENTOS E EMOÇÕES QUE ESTEJAM ME INFLUENCIANDO NEGATIVAMENTE, DIFICULTANDO O CUMPRIMENTO DO MEU PLANO DIVINO E A MINHA EVOLUÇÃO.

FLAMEJEM, FLAMEJEM, FLAMEJEM INTENSAMENTE A TRANSMUTADORA CHAMA VIOLETA, SOBRE TODA ENERGIA IMPURA DO UNIVERSO QUE TRAZ O MEU SELO.

PELA LEI DA DIVINA GRAÇA, TUDO AGORA ESTÁ SENDO LIMPO, PURIFICADO E TRANSMUTADO EM UM NOVO “MOMENTUM” DE AMOR, DE PAZ, DE LIBERTAÇÃO E DE PERFEIÇÃO PARA TODOS NÓS.

E EU AGRADEÇO A TI, SENHOR, POR ESTA OPORTUNIDADE E COM AS TUAS BENÇÃOS, EU ME PERDOO, EU ME PERDOO, EU ME PERDOO E, TAMBÉM, PERDOO A TODOS QUE CONSCIENTE OU INCONSCIENTEMENTE, NESTA OU EM OUTRAS VIDAS, TENHAM DE ALGUMA FORMA ME PREJUDICADO.

EU OS PERDOO INTEIRAMENTE, EU OS PERDOO INCONDICIONALMENTE, AGORA.
AMÉM, AMÉM, AMÉM.

* SE VOCÊ AINDA NÃO SE SENTIR PREPARADO PARA PERDOAR E COLOCAR O NOME DE ALGUÉM NESTA FRASE, SIMPLESMENTE PULE ESTE TRECHO E FAÇA O RESTO DA ORAÇÃO. PODEM SER COLOCADOS TANTOS NOMES QUANTOS VOCÊ QUISER. FAÇA ESSA ORAÇÃO TODOS OS DIAS.

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO DE GRATIDÃO

ORAÇÃO DE GRATIDÃO

NO FUNDO DO CENTRO DO MEU SER EXISTE UM POÇO INFINITO DE GRATIDÃO. AGORA PERMITO A ESTA GRATIDÃO QUE ENCHA O MEU CORAÇÃO, O MEU CORPO, A MINHA MENTE, A MINHA CONSCIÊNCIA, O MEU PRÓPRIO SER. ESTA GRATIDÃO IRRADIA DE MIM EM TODAS AS DIREÇÕES, TOCANDO TUDO NO MEU MUNDO E REGRESSA A MIM PARA FICAR AINDA MAIS GRATA(O).

QUANTO MAIS GRATIDÃO SINTO, MAIS CONSCIENTE ESTOU DE QUE A RESERVA É INESGOTÁVEL. O USO DA GRATIDÃO FAZ-ME SENTIR BEM; É UMA EXPRESSÃO DA MINHA ALEGRIA INTERIOR. É UM BOM SENTIMENTO NA MINHA VIDA.

ESTOU GRATA(O) POR MIM E PELO MEU CORPO. ESTOU GRATA(O) PELA MINHA CAPACIDADE DE VER E OUVIR, SENTIR E SABOREAR E TOCAR. ESTOU GRATA PELA MINHA CASA E TOMO CONTA DELA MUITO BEM. ESTOU GRATA(O) PELA MINHA FAMÍLIA E PELOS MEUS AMIGOS, E SINTO-ME BEM NA SUA COMPANHIA. ESTOU GRATA(O) PELO MEU TRABALHO, E DOU O MEU MELHOR EM TODAS AS OCASIÕES.

ESTOU GRATA(O) PELOS MEUS TALENTOS E CAPACIDADES, E EXPRIMO-OS CONTINUAMENTE DE MANEIRAS QUE ME REALIZAM. ESTOU GRATA(O) PELOS MEUS RENDIMENTOS E SEI QUE PROSPERO PARA ONDE QUER QUE ME VIRE. ESTOU GRATA POR TODAS AS MINHAS EXPERIÊNCIAS PASSADAS, PORQUE SEI QUE FIZERAM PARTE DO CRESCIMENTO DA MINHA ALMA. ESTOU GRATA(O) POR TODA A NATUREZA E RESPEITO TODOS OS SERES VIVOS. ESTOU GRATA PELO HOJE E ESTOU GRATA(O) PELOS AMANHAS QUE HÃO DE VIR.

ESTOU GRATA(O) PELA VIDA AGORA E PARA SEMPRE.





Por Louise L. Hay
Do Livro ‘Gratidão, uma Forma de Vida’

O PODER DA ORAÇÃO - ESTA ORAÇÃO-PRECE-MEDITAÇÃO TEM UM PODER MÁGICO QUE PURIFICA O PENSAMENTO, O CORAÇÃO E O DESTINO - PRECE-MEDITAÇÃO ESSÊNIA

PRECE-MEDITAÇÃO ESSÊNIA



DEVE SER PRONUNCIADA COM RESPEITO, CONSCIÊNCIA E AMOR. É BOM CULTIVAR A ATITUDE CORRETA DE CALMA E CENTRAMENTO ANTES DE PRONUNCIÁ-LA).

PELA LUZ DO MEU PENSAMENTO DESPERTADO,PELO CALOR DE MEU CORAÇÃO,
PELA FORÇA DA MINHA CONSCIÊNCIA, DA MINHA PURA INTENÇÃO,
DA MINHA SINCERIDADE E DA MINHA COMPREENSÃO,
INVOCO O ANJO DO RESPEITO.

ANJO DO RESPEITO, SERVIDOR DA INTELIGÊNCIA CÓSMICA,
EU ASPIRO ENTRAR NA TUA ESCOLA DE DEVOÇÃO.
VEM E ESTABELECE A TUA HABITAÇÃO NO MEU PENSAMENTO,
NO MEU CORAÇÃO, NA MINHA VIDA E NAS MINHAS ACÇÕES.
QUERO QUE POSSAS CONFIAR NO MEU AMORE CELEBRAR UMA SANTA ALIANÇA CONTIGO.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA A TERRA, QUE A TORNA VIVA E INTELIGENTE,
QUE A USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E O MEU AMOR.

O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA A TERRA.
É MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DE MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA A ÁGUA, QUE A FAZ VIVA E INTELIGENTE,
QUE A USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E O MEU AMOR.

O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA A ÁGUA.
É O MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DE MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA O SOPRO, QUE O TORNA VIVO E INTELIGENTE,
QUE O USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E O MEU AMOR.

O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA O SOPRO.
É O MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DA MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA O FOGO, QUE O FAZ VIVO E INTELIGENTE,
QUE O USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E O MEU AMOR.

O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA O FOGO.
É O MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DA MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA O CÉU, QUE O FAZ VIVO E INTELIGENTE,
QUE O USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E MEU AMOR.
O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA O CÉU.
É O MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DA MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA O PENSAMENTO VIVO, QUE O TORNA VIVO E INTELIGENTE,
QUE O USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E O MEU AMOR.
O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA O PENSAMENTO VIVO.
É O MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DA MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

POSSA O SER IMORTAL QUE HABITA O CONHECIMENTO VIVO, QUE O FAZ VIVO E INTELIGENTE,
QUE O USA COMO UM CORPO DE MANIFESTAÇÃO, MAS QUE É MAIOR NA SUA ESSÊNCIA,
RECEBER O MEU RESPEITO E O MEU AMOR.

O EU QUE ME ANIMA É UM COM O EU QUE ANIMA O CONHECIMENTO VIVO.
É O MEU GUIA INTERNO E A PRESENÇA SAGRADA DENTRO DE TODOS OS SERES.
É A ESSÊNCIA DA MINHA IMORTALIDADE.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

TU ÉS AQUELE QUE VÊ SEM SER VISTO, OUVE SEM SER OUVIDO,
COMPREENDE SEM SER COMPREENDIDO,DÁ SEM RECEBER.
ÉS O INVISÍVEL, O SUPREMO E O PERFEITO.
QUERO VER-TE,OUVIR-TE,ENTENDER-TE,DAR-TE AS BOAS-VINDAS,
OFERECER-TE O MEU RESPEITO,REVERÊNCIAE AMOR.

SEM TI NINGUÉM VÊ,NINGUÉM OUVE,NINGUÉM ENTENDE,NINGUÉM DÁ,NINGUÉM RECEBE.
DENTRO DE TI EU QUERO SER.
DENTRO DE TI EU SOU.

(FAÇA UMA PAUSA PARA MEDITAÇÃO E SILÊNCIO INTERNO)

POSSA A TERRA SER ABENÇOADA DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA A ÁGUA SER ABENÇOADA DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA O SOPRO SER ABENÇOADO DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA O FOGO SER ABENÇOADO DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA O CÉU SER ABENÇOADO DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA O PENSAMENTO VIVO SER ABENÇOADO DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA O CONHECIMENTO VIVO SER ABENÇOADO DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSAM AS TRADIÇÕES SAGRADAS DAS PESSOAS SER ABENÇOADAS DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSA A HUMANIDADE DE LUZ SER ABENÇOADA DENTRO DA PRESENÇA EU SOU.
POSSAM TODOS OS SERES SER ABENÇOADOS,
E ENCONTRAREM A FELICIDADE E A PAZ DENTRO DA SAGRADA PRESENÇA EU SOU.
OM
AMIN
ATA OUMON

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO PARA FORTALECER O PODER PESSOAL - ORAÇÃO DOURADA

ORAÇÃO DOURADA



Não Vos peço que me mandes Luz, Senhor
Quero apenas enxergar a que possuo.

Não Vos peço que elimine as minhas feridas,
Quero apenas saber em que parte de mim
Guardaste o lenitivo para elas, meu Pai.

Não Vos peço que me dês forças,
Quero apenas conhecer o modo
De utilizar o que já me destes.
Não Vos peço poderes, meu Deus,
Quero apenas empregar os que possuo.

Não Vos peço coragem, Senhor,
Quero apenas dominar os meus temores.
Não Vos peço amor, Santíssimo,
Quero apenas a destreza para
Lidar com os meus ressentimentos.

Não Vos peço a verdade, Amado,
Quero apenas a consciência de que
Ela existe e está em mim e que eu possa
No final erguer a mim em altura e ao teu lado
Me sentir bom, pois muitos julgam-se bons,
Mas só se é quando não se julga.

O PODER DO PERDÃO - Perdão necessário

Perdão necessário


Trata-se de um recurso que auxilia a seguir em paz a caminhada.

A existência humana é cheia de percalços e decepções.

A disparidade das personalidades causa pequenos e grandes atritos.

Mesmo criaturas boas e honradas às vezes magoam os semelhantes.

A própria dinâmica do mundo moderno dificulta que se dê a atenção devida às expectativas e aos sentimentos dos outros.

Quem se permite acumular mágoas torna-se infeliz.

Sempre há algo de ruim a ser recordado.

Pode ser uma indelicadeza, uma falta de atenção ou uma palavra mal colocada.

O homem que se dedica a procurar defeitos e ofensas certamente as encontra.

Entretanto, a mesma pessoa que ofendeu, talvez sem querer, também auxiliou inúmeras vezes.

É uma questão de escolher o que se deseja valorizar.

O que é mais importante?

Inúmeras gentilezas ou uma expressão grosseira?


A discrição de uma vida inteira ou uma palavra indiscreta, lançada por descuido?

A atitude generosa habitual ou um ato egoísta?

Muitas amizades são perdidas porque alguém se afirma traído.

Freqüentemente essa traição nem é de grande monta.

Trata-se antes de um momento infeliz, do que de algo premeditado.

A respeito, vale lembrar a passagem evangélica em que Jesus é instado a manifestar-se sobre a mulher adúltera.

Contrariando a expectativa geral, o Mestre afirmou:

Aquele que estiver sem pecado atire a primeira pedra.

A lição é que não pode julgar aquele cuja consciência não seja pura.

Entretanto, as pessoas puras não se animam a julgar ninguém.

No episódio bíblico, Jesus limitou-se a recomendar que a pobre mulher não mais pecasse.

É importante ter em mente essa salutar lição.

Quem na Terra possui a consciência totalmente ilibada?

Para condenar um ato egoísta no próximo, é necessário ter sido sempre generoso.

Entretanto, a própria reprovação de um pequeno deslize já indica falta de generosidade.

Para se melindrar longamente com um comentário maldoso, impõe-se nunca ter falado mal de ninguém.

Quem remói a indiscrição de que foi alvo sinaliza ter sido sempre estritamente discreto.

Caso contrário, trata-se de um hipócrita, que faz o que reprova nos outros.

Na convivência social e familiar, é preciso lembrar que os seres humanos são imperfeitos.

Melhoram-se gradualmente com o passar do tempo e as experiências.

Para não se converter em uma criatura rancorosa e infeliz, o perdão é uma necessidade.

Mesmo quando somos alvo de alguma atitude realmente baixa ou cruel, persiste a necessidade de perdoar.

Somos todos espíritos muito antigos, com inúmeras reencarnações.

Nesse gigantesco caminhar, nem sempre fomos felizes em nossos atos.

Muitas vezes erramos, mas aprendemos com a experiência e seguimos em frente.

Conseqüentemente, não nos permitimos mais certas baixezas, que nos chocam.

Contudo, em nosso passado algumas situações clamam por corrigenda.

Se alguma grande dor nos atinge, não nos revoltemos contra quem é apenas o seu agente.

A causa reside em nossa consciência em desarmonia com as Leis Divinas, em nossa necessidade de experienciar certas decepções.

Perante situações inelutáveis e chocantes, não revidemos.

A capacidade de perdoar propicia libertação do passado e candidata a experiências mais felizes.

Em face dos equívocos alheios, é preciso perdoar, silenciar e esperar o tempo.
*   *   *
Equipe de Redação do Momento Espírita

O PODER DA ORAÇÃO - "Análise do "PAI NOSSO"

"Análise do "PAI NOSSO"




Pai Nosso;

Pois somos, todos, filhos do todo, somos centelhas divinas e Deus está em nós e em todas as coisas. Fazemos parte de uma família, universal no seu contexto, eterna na sua realização plena. Como filhos do amor, somos amor, como filhos da luz, somos luz, como filhos do eterno, somos eternos, enfim, somos irmãos que caminham para o mesmo destino escolhendo cada um o caminho que lhe cabe, conforme seu conhecimento das coisas e de si mesmo. 


Que estás nos céus, 
 
Este “Deus interno” que todos carregamos e devemos tomar consciência. O céu é um conceito de felicidade que cada um pode construir em si mesmo, através do descobrimento do amor para o qual fomos criados. Deus que está em cada um de nós, latente em suas potencialidades, real em suas características, pleno em sua semente, pois que cada um carrega em si o céu que é capaz de criar e viver. A manifestação de Deus se faz em nós e em todas as criaturas do universo.

“o reino dos céus está dentro de vós”.



Santificado seja o vosso nome;
Faz-se necessário reconhecer o belo em todas as coisas, assim como buscar o belo em nosso íntimo, nos tornando cada vez mais “deuses em nós mesmos” e entendendo que somos todos capazes de atingir um estado de equilíbrio íntimo, nos tornando saudáveis de corpo e mente, exteriorizando o que é verdadeiro em nós.
Todos sem distinção, fomos criados com a mesma capacidade de construir o que de melhor acreditarmos e conhecermos.

Venha a nós o vosso reino;

Como um apelo, busquemos em nós esse reino de paz e alegria. E que esse reino se torne cada vez mais presente em atitudes renovadas no bem e na harmonia íntima de cada um de nós. Tudo o que precisamos para, sermos felizes, se encontra em nós como se encontra na semente a plenitude da vida de uma árvore, que colocada em contato com os elementos da natureza se faz presente respeitando-se o tempo que cada um necessita para tal. O grande instrumento da vida é o conviver, entrar em contato com o todo, com o todo que está em cada um, fazendo brotar as virtudes libertadoras, da bondade, da tolerância, da indulgência para com os outros, da compreensão de si mesmo e dos companheiros de jornada, tornando a caminhada uma grande viagem de conquistas eternas.


Seja feita a vossa vontade, assim na terra como nos céus;
 
Que as vontades do “ego” possam assim se tornar, cada vez mais, as vontades de Deus em nós quando unidos á matéria ou quando no plano espiritual. Não nos deixando levar pelos modelos e costumes sociais, fazendo com que nos tornemos muitas vezes escravos do consumo, da desesperança, e do imediatismo mundano, seja em que época estejamos a viver, prevalecendo sempre os valores eternos e não o que é perecível. Pois que tudo passa na vida e pela vida, permanecendo apenas aquilo que é elemento do amor. Que a confiança seja parte integrante das nossas ações, não nos deixando aprisionar nas angústias, nas frustrações, que nos fazem muitas vezes cair nas armadilhas das fugas enganosas, construindo em nós conceitos e preconceitos inconvenientes.



O pão nosso de cada dia dai-nos hoje;
 
O que nos liberta das dores, da fome de liberdade, da sede de justiça, é o conhecimento, o conhecimento de nós mesmos. Possamos então cuidar do abençoado corpo físico, esse veículo maravilhoso da vida, sem nos esquecermos, porém, da verdadeira missão que cada um carrega dentro de si. Analisar, perceber, investigar em nós mesmos, sentimentos e emoções sem nos esconder aquilo que é necessário enfrentar e vencer, nos tornando seres mais livres das sombras, aumentando assim nossa capacidade de enfrentar novos desafios. Conhecer-nos é antes de tudo assumir uma posição de instrutores de nós mesmos, experimentando e vivenciando situações que enriqueçam nosso Espírito. Buscar a verdade, para que a verdade seja a grande libertadora de toda e qualquer ignorância que aprisiona. A verdade sobre o que somos, quem somos, como somos e para que somos, definindo assim um roteiro de conquistas valiosas.



Perdoa as nossas ofensas, assim como perdoamos a quem nos ofende;
 
Na nossa caminhada evolutiva vamos agregando valores, mas também carregamos ilusões que nos fazem acreditar que não somos capazes, que não somos amados, ou muitas vezes tentando carregar os sonhos e vontades dos outros, como se nós fôssemos responsáveis pela felicidade daqueles que conosco caminham. Somos verdadeiramente parte de um todo, mas cada um é responsável por si no que diz respeito à construção da própria felicidade. Por não conseguirmos carregar ou resolver os problemas dos outros é que acabamos por acreditar que não temos o direito de buscar o que queremos e necessitamos para sermos felizes. È verdade que temos como pais a responsabilidade de educar nossos filhos, mas jamais confundir educação com controle, amor com propriedade, que nos levam a querer projetar nossas frustrações, nossa vida, na vida dos nossos.
 
Assumindo muitas vezes uma posição de salvadores, queremos evitar que nossos filhos sofram, criando em suas mentes a ilusão de que a vida é um caminhar sem esforços ou situações desagradáveis, definindo assim um conceito irreal sobre si mesmos, impedindo que descubram os potenciais íntimos que cada um carrega no âmago.
 
Vivemos atualmente em uma era onde os modelos sociais nos cobram comportamentos baseados no imediatismo, fazendo com que a grande multidão atenda a apelos de aparências exteriores, de consumismo desenfreado, causando quase sempre um grande vazio interior, pois não se pode fugir de si mesmo, e os momentos de reflexão são inevitáveis.
Diante dos mesmos a grande multidão procura as fugas das suas dores e emoções em falsos mecanismos de defesa, definindo assim os equivocados conceitos do que se é ser bem sucedido e feliz.
 
Como a ilusão não é eterna e em nós só se deve permanecer o que é real e não o ilusório, a vida com sua infinita sabedoria se encarrega com seus mecanismos sutis e infalíveis de nos recolocar no verdadeiro caminho. Quase sempre ainda, a dor, continua sendo a ferramenta necessária para que possamos perceber os desvios que nos enveredamos na grande jornada.
Com a inevitável frustração diante desses comportamentos, muitas vezes, nos tornamos juízes de nós mesmos, nos condenando implacavelmente aos conflitos íntimos, sem nos dar novas chances de reparação.
 
Adotamos também a atitude de vítimas do mundo, vítimas da vida, enfim, transferimos nossas responsabilidades, atribuindo aos outros a culpa pelas nossas angústias e frustrações.
Pois, que o auto-perdão, é a primeira condição para entendermos a nossa fragilidade ainda ligada ao nosso desconhecimento das coisas, compreendendo assim que todos estamos sujeitos a erros e acertos, não havendo o porque da mágoa ou do rancor, nos dando a chance de reparação, reconstruindo em nós o equilíbrio.
 
Diante da abençoada oportunidade da reencarnação, a vida nos coloca muitas vezes diante daqueles que em uma pregressa oportunidade, ferimos por ignorância ou negligência.
A misericórdia deve fazer parte de nós, assim como, a sinceridade para conosco admitindo os equívocos, sem colocar sobre os outros o peso da responsabilidade daquilo que nós mesmos somos os arquitetos e executores.
 
O perdão é a grande libertação que nos permite aceitar os erros como desconhecimento das leis naturais, leis essas que estão, de forma ainda obscura para nós, em nosso íntimo. O arrependimento é o reconhecimento das verdadeiras possibilidades momentâneas provocando assim atitudes de aceitação e disciplina no fazer de novo, de uma maneira melhor, sem carregar no íntimo as energias deletérias do remorso e da mágoa. Não podemos estancar os sofrimentos sem curar em nós as feridas internas.


Não nos deixeis cair em tentação;

Novas experiências virão, atraídas pelas nossas próprias necessidades ou pela necessidade da vida, pois que temos o poder de construir o nosso amanhã, a partir das ações do hoje, tomando a consciência de que atraímos para nós, pessoas e situações, conforme nossos conceitos e julgamentos, que fazemos aos outros e a nós mesmos. Que possamos assim vencer os desafios sem acumular ainda mais compromissos de reparação futura. Pois, que, tentação é, nos colocar em prova, conforme as necessidades de aprendizado de cada um. Se o pré-conceito nos é presente nas atitudes, a vida se encarregará pela lei de atração, de colocar diante de nós os indivíduos ou situações que nos ajudarão a exercitar o respeito e a aceitação às diferenças de cada um. Quanto mais resistimos à natureza, mais a natureza se torna instrutora de nós mesmos. Portanto, quanto mais cedo compreendemos a vida, mais cedo a liberdade se fará presente, com suas flores de paz e harmonia.
 
Quando não escolhemos, a vida escolhe por nós respeitando nosso livre-arbítrio, mas provocando pela lei de evolução a retirada da inércia em nosso caminhar. Analisar atitudes e pensamentos é antes de tudo reconhecer em nós as deficiências e valores que nos levarão a vivenciar o que chamamos de lei de atração e afinidade. “Somos herdeiros de nós mesmos”, construtores do próprio destino e responsáveis por nossa própria redenção. Atraímos, pelo sincronismo dos acontecimentos, momentos que muitas vezes chamamos de fatalidade, como se a vida agisse em nós sem um finalismo sábio, amoroso e perfeito.



Livra-nos dos males;
 
Pois que, sãos os males ainda presentes em nosso ser que, por muitas vezes, nos aprisionam e nos fazem sofrer. Livra-nos, Oh! “Deus interno” em nós, da ignorância que provoca o orgulho, a vaidade e que muitas vezes nos faz querer viver longe do todo universal, tornando presente em nós o tão doloroso egoísmo. Conhecendo assim a luz que somos, mas ainda obscuros pela ignorância natural e com as oportunidades de caminhada, tendo infinitas maneiras de burilar em nós as manchas que impedem o brilho verdadeiro, pois que, somos como diamantes brutos, onde as dores e sofrimentos muitas vezes nos apresentam como ferramentas de lapidação para que se faça presente a jóia real que se encontra por sob as cascas provocadas pelo tempo necessário à plenitude.
 
Males são todas as ilusões, crenças, medos, ciúmes, inveja, insegurança, imediatismo, desesperança, pessimismo, maledicência, enfim, sentimentos e idéias cultivadas equivocadamente pelo desconhecimento que temos do que somos e do que podemos conquistar.
Livrar dos males é adquirir a consciência da força interior, assumindo uma posição renovadora e firme diante dos desafios a serem vencidos, retirando de cada situação de dor e sofrimento o aprendizado necessário para a nossa felicidade eterna.
 
Durante muitos anos acreditamos que os males seriam sempre aquilo que no outro nos incomoda, ou as atitudes do outro para conosco, assim como as situações desconfortáveis que muitas vezes enfrentamos em incontáveis momentos da jornada. Porém, uma nova conscientização se faz necessária, a de que “somos herdeiros de nós mesmos”, entendendo assim que construímos o nosso castelo ou a nossa masmorra, conforme as atitudes do agora.
Somos verdadeiramente responsáveis pelo que estamos vivenciando hoje, pois que construímos isso de alguma maneira, através do determinismo das leis naturais “causa e efeito” ou do finalismo, necessários a cada um de nós. A vida obedece a um sábio e perfeito sincronismo, onde podemos ter a certeza de que estamos exatamente no momento e local com as pessoas, sentimentos e situações que deveríamos estar obedecendo à perfeição do funcionamento da vida.


Que assim seja.

Aceitar, compreender, modificar o que pode ser modificado, são atitudes libertadoras para o homem que quer se livrar das angústias que o atormentam, conscientizando-se que o seu destino se vincula ao uso do livre-arbítrio em conjunto com a observância das leis naturais, leis essas que independente do grau de evolução do ser humano, estão gravadas em sua consciência fazendo-se necessário que aos poucos, pela vivência das sucessivas vidas, essas leis se tornem ativas através da experimentação de si mesmo, construindo assim melhores atitudes para consigo e para com o seu próximo.
Construir em si cada vez mais a certeza de que o universo é regido por um perfeito equilíbrio chamado amor e que os homens se regeneram através da conscientização do seu papel no grande cenário da vida, reconhecendo que para a construção da paz e do equilíbrio basta que cada um reconheça que é através da modificação íntima de si mesmo é que se modifica a grande paisagem humana.



(Análise de Fidel Nogueira)

O PODER DA ORAÇÃO - DEUS OUVE TODAS AS PRECES?

DEUS OUVE TODAS AS PRECES?


Jesus nos afirmou: “Aquilo que pedirdes pela prece vos será dado.”

Deus ouve todas as preces. E responde a todas elas. Mas, Sua resposta, nem sempre é como queremos, mas com certeza é como necessitamos receber. Deus sabe que, às vezes pedimos coisas que irão nos prejudicar. Veja este exemplo:

“Um homem estava perdido num deserto, sentia muita sede, chegando a cair no chão. Então, ele orou pedindo ajuda a Deus, mas ninguém apareceu para dar-lhe água. Porém, um Bom Espírito lhe sugere, pelo pensamento, a seguir em determinada direção. O homem andou por esse caminho que havia sido inspirado pelo pensamento, e chegando a uma elevação do terreno, avistou um riozinho . . .”
 
Observação de Rudymara: A prece chega até os Espíritos (trabalhadores de Deus) pelo pensamento. Mas, não esperemos que eles venham e resolvam nossos problemas. Eles apenas mostram o caminho, nos fortalecem para que não desanimemos, o resto fica por nossa conta. A prece não precisa ser longa, com palavras difíceis e frases decorativas. Basta um pensamento sincero. A prece não deve ser apenas para pedir coisas materiais, mas deve ser para pedir o fortalecimento diante da dor, dos problemas, etc., e para agradecer as bênçãos que Deus nos concede todos os dias, e que nos auxilia na busca destas coisas: espirituais e materiais. Por isso, lembremos sempre a frase da oração Pai Nosso que diz:  
“seja feita a Vossa vontade . . .”

DESPERTANDO O CONHECIENTO - Da Obsessão e da Possessão - COMO ACONTECE?

Da Obsessão e da Possessão




56. A obsessão consiste no domínio que os maus Espíritos assumem sobre certas pessoas, com o objetivo de as escravizar e submeter à vontade deles, pelo prazer que experimentam em fazer o mal.

Quando um Espírito, bom ou mau, quer atuar sobre
um indivíduo, envolve-o, por assim dizer, no seu perispírito, como se fora um manto. Interpenetrando-se os fluidos, os pensamentos e as vontades dos dois se confundem e o Espírito, então, se serve do corpo do indivíduo, como se fosse seu, fazendo-o agir à sua vontade, falar, escrever, desenhar, quais os médiuns.

Se o Espírito é bom, sua atuação é suave, benfazeja, não impele o indivíduo senão à prática de atos bons; se é mau, força-o a ações más. Se é perverso e malfazejo, aperta-o como numa teia, paralisa-lhe até a vontade e mesmo o juízo, que ele abafa com o seu fluido, como se abafa o fogo sob uma camada d’água.

Fá-lo pensar, falar, agir em seu lugar, impele-o, a seu mau grado, a atos extravagantes ou ridículos; magnetiza-o, em suma, lança-o num estado de catalepsia moral e o indivíduo se torna um instrumento da sua vontade. Tal a origem da obsessão, da fascinação e da subjugação que se produzem em graus muito diversos de integridade.




À subjugação, quando no paroxismo, é que vulgarmente dão o nome de possessão.

É de notar-se que, nesse estado, o indivíduo tem muitas vezes consciência de que o que faz é ridículo, mas é forçado a fazê-lo, tal como se um homem mais vigoroso do que ele o obrigasse a mover, contra a vontade, os braços, as pernas e a língua.

57. Pois que os Espíritos existiram em todos os tempos, também desde todos os tempos representaram o mesmo papel, porque esse papel é da natureza e a prova está no grande número que sempre houve de pessoas obsidiadas, ou possessas, se o preferirem, antes que se falasse de Espíritos, ou que, nos dias atuais, se ouvisse falar de Espiritismo, nem de médiuns.

É, pois, espontânea a ação dos Espíritos, bons ou maus; a destes produz uma imensidade de perturbações na economia moral e mesmo física, perturbações que, por ignorância da verdadeira causa, atribuíam a causas errôneas.

Os Espíritos maus são inimigos invisíveis, tanto mais perigosos, quanto da ação deles não se suspeitava. Desmascarando-os, o Espiritismo revela uma nova causa de certos males da Humanidade. Conhecida a causa, não mais se procurará combater o mal por meios que já se sabem inúteis; procurar-se-ão outros mais eficazes.

Ora, que foi o que fez se descobrisse aquela causa? A mediunidade. Foi pela mediunidade que esses inimigos ocultos traíram a sua presença; ela foi para eles o que o microscópio foi para os infinitamente pequenos: revelou todo um mundo.

O Espiritismo não atraiu os maus Espíritos: desvendou-os e forneceu os meios de se lhes paralisar a ação e, por conseguinte, de afastá-los.

Não foi ele quem trouxe o mal, visto que o mal existe desde todos os tempos; ele, ao contrário, dá remédio ao mal, apontando-lhe a causa. Uma vez reconhecida a ação do mundo invisível, ter-se-á a explicação de um sem-número de fenômenos incompreendidos e a Ciência, enriquecida com o conhecimento dessa nova lei, verá abrir-se diante de si novos horizontes.

Quando chegará ela a isso? Quando deixar de professar o materialismo, porquanto o materialismo lhe detém o vôo, opondo-lhe intransponível barreira.

58. Pois que há Espíritos maus que obsidiam e Espíritos bons que protegem, perguntam muitos se os primeiros são mais poderosos do que os segundos.

Não é que o bom Espírito seja mais fraco; o médium é que não tem força bastante para alijar de si o manto que lhe atiraram em cima, para se desprender dos braços que o enlaçam e nos quais, cumpre dizê-lo, às vezes se compraz.

Neste caso, compreende-se que o bom Espírito não possa levar vantagem, pois que o outro é preferido. Admitamos, porém, que a vítima deseje desembaraçar-se do envoltório fluídico que penetra o seu, como a umidade penetra as roupas.
Esse desejo nem sempre bastará. A própria vontade nem sempre é suficiente.

Trata-se de lutar contra um adversário. Ora, quando dois homens lutam corpo a corpo, aquele que dispõe de mais fortes músculos é que abate o outro. Com um Espírito tem-se de lutar, não corpo a corpo, mas Espírito a Espírito e é ainda o mais forte que triunfa.

Aqui, a força reside na autoridade que se possa exercer sobre o obsessor e essa autoridade está subordinada à superioridade moral. Esta é como o Sol que dissipa o nevoeiro pela potencialidade dos seus raios.

Esforçar-se por ser bom, por se tornar melhor se já é bom, por purificar-se de suas imperfeições, por, numa palavra, elevar-se moralmente o mais possível, tal o meio de o encarnado adquirir o poder de mandar sobre os Espíritos inferiores, para os afastar. De outro modo estes zombarão das suas injunções.

Entretanto, objetar-se-á, por que os Espíritos protetores não lhes ordenam que se retirem? Sem dúvida, podem fazê-lo e algumas vezes o fazem. Mas, permitindo a luta, deixam ao atacado o mérito da vitória. Se consentem que se debatam criaturas que, sob certos aspectos, têm seus merecimentos, é para lhes experimentar a perseverança e para levá-las a adquirir mais força no campo do bem. A luta é uma espécie de ginástica moral.

Muitas pessoas prefeririam certamente outra receita mais fácil para repelirem os maus Espíritos: por exemplo, algumas palavras que se proferissem, ou alguns sinais que se fizessem, o que seria mais simples do que corrigir-se alguém de seus defeitos. Sentimos muito; porém, nenhum meio eficaz conhecemos de vencer-se um inimigo, senão o fazer-se mais forte que ele.

Quando estamos doentes, temos que resignar-nos a tomar um medicamento, por muito amargo que seja; mas, também, se tivermos tido a coragem de bebê-lo, como nos sentimos bem e fortes! Temos pois que nos persuadir de que não há, para alcançarmos aquele resultado, nem palavras sacramentais, nem fórmulas, nem talismãs, nem sinais materiais quaisquer.

De tudo isso riem-se os maus Espíritos e não raro se comprazem em indicar alguns, tendo sempre o cuidado de afirmá-los infalíveis, para melhormente captarem a confiança daqueles a quem querem iludir, porque, então, estes, confiantes nas virtudes do processo aconselhado, se entregam sem receio.

Antes de pretender, quem quer que seja, domar um
Espírito mau, precisa cuidar de domar-se a si mesmo. De todos os meios de adquirir-se força para chegar a isso, o mais eficiente é a vontade secundada pela prece, a prece do coração, entenda-se, e não a de palavras, das quais a boca participa mais do que o pensamento.

Precisamos pedir ao nosso anjo guardião e aos bons Espíritos que nos assistam na luta; não basta, porém, lhes peçamos que afastem o Espírito mau; devemos lembrar-nos desta máxima: ajuda-te a ti mesmo e o céu te ajudará e rogar-lhes, sobretudo, a força que nos falta para vencermos os nossos maus pendores, que são, para nós, piores que os maus Espíritos, porquanto são esses pendores que os atraem, como a podridão atrai as aves de rapina.

Orando também pelo Espírito obsessor, retribuir-lhe-emos com o bem o mal que nos queira e nos mostraremos melhores do que ele, o que já é uma superioridade. Com perseverança, acaba-se as mais das vezes por induzi-lo à posse de melhores sentimentos e a transformá-lo de perseguidor em amigo grato.

Em resumo:

A prece fervorosa e os esforços sérios que a criatura faça por melhorar-se constituem os únicos meios de ela afastar os maus Espíritos, que reconhecem como seus senhores aqueles que praticam o bem, enquanto que as fórmulas lhes provocam o riso, do mesmo modo que a cólera e a impaciência os excitam. Precisa o perseguido cansá-los, demonstrando-se mais paciente do que eles.

Por vezes acontece que a subjugação avulta até ao ponto de paralisar a vontade do obsidiado, do qual nenhum concurso sério se pode esperar. Aí, principalmente, é que a intervenção de terceiros se torna necessária, quer por meio da prece, quer pela ação magnética. Mas, também a força dessa intervenção depende do ascendente moral que os interventores possam ter sobre os Espíritos; se não valerem mais do que estes, improfícua será a ação que desenvolvam.

A ação magnética, no caso, tem por efeito introduzir no fluido do obsidiado um fluido melhor e eliminar o do mau Espírito. Ao operar, deve o magnetizador objetivar duplo fim: o de opor a uma força moral outra força moral e produzir sobre o paciente uma espécie de reação química, para nos servirmos de uma comparação material, expelindo um fluido com o auxílio de outro fluido.

Dessa forma, não só opera um desprendimento salutar, como igualmente fortalece os órgãos enfraquecidos por longa e vigorosa constrição.

Compreende-se, em suma, que o poder da ação fluídica está na razão direta não somente da energia da vontade, mas, sobretudo, da qualidade do fluido introduzido e, segundo o que deixamos dito, que essa qualidade depende da instrução e das qualidades morais do magnetizador.

Daí se segue que um magnetizador ordinário, que atuasse maquinalmente, apenas por magnetizar, fraco ou nenhum efeito produziria.

É de toda a necessidade um magnetizador espírita, que atue com conhecimento de causa, com a intenção de obter, não o sonambulismo ou uma cura orgânica, porém, os resultados que vimos de descrever.

É, além disso, evidente que uma ação magnética dirigida neste sentido não pode deixar de ser muito proveitosa nos casos de obsessão ordinária, porque, então, se o magnetizador tem a auxiliá-lo a vontade do obsidiado, o Espírito se vê combatido por dois adversários em lugar de um.

Cumpre também dizer que amiúde se atribuem aos Espíritos maldades de que eles são inocentes. Alguns estados doentios e certas aberrações que se lançam à conta de uma causa oculta, derivam do Espírito do próprio indivíduo.

As contrariedades que de ordinário cada um concentra em si mesmo, principalmente os desgostos amorosos, dão lugar, com freqüência, a atos excêntricos, que fora errôneo considerar-se fruto da obsessão. O homem não raramente é o obsessor de si mesmo.

Acrescentemos, por fim, que algumas obsessões tenazes, sobretudo em pessoas de mérito, fazem às vezes parte das provações a que essas pessoas estão sujeitas. Acontece mesmo que a obsessão, quando simples, é uma tarefa imposta ao obsidiado, qual a de trabalhar pela regeneração do obsessor, como um pai pela de um filho vicioso.

Em geral, a prece é poderoso meio auxiliar da libertação dos obsidiados; nunca, porém, a prece só de palavras, dita com indiferença e como uma fórmula banal, será eficaz em semelhante caso. Faz-se mister uma prece ardente, que seja ao mesmo tempo uma como magnetização mental. Pelo pensamento, pode-se encaminhar para o paciente uma corrente fluídica salutar, cuja potência guarda relação com a intenção.

A prece, pois, não tem apenas por efeito invocar um auxílio estranho, mas exercer uma ação fluídica. O que uma pessoa, só, não pode fazer, podem-no, quase sempre, muitas pessoas unidas pela intenção numa prece coletiva e reiterada, visto que o número aumenta a potencialidade da ação.

59. A experiência comprova a ineficácia do exorcismo, nos casos de possessão, e provado está que quase sempre aumenta o mal, em vez de atenuá-lo. A razão se encontra em que a influência está toda no ascendente moral exercido sobre os maus Espíritos e não num ato exterior, na virtude das palavras e dos gestos. O exorcismo consiste em cerimônias e fórmulas de que zombam os maus Espíritos que, entretanto, cedem à autoridade moral que se lhes impõe.

Eles vêem que os querem dominar por meios impotentes, que pensam intimidá-los por um vão aparato e, então, se empenham em mostrar-se os mais fortes e para isso redobram de esforços. São quais cavalos espantadiços que dão em terra com o cavaleiro inábil e que obedecem quando topam com um que os governa. Ora, aqui, quem realmente
manda é o homem de coração mais puro, porque é a ele que os bons Espíritos de preferência atendem.

60. O que pode um Espírito fazer com um indivíduo, podem-no muitos Espíritos com muitos indivíduos simultaneamente e dar à obsessão caráter epidêmico. Uma nuvem de maus Espíritos invade uma localidade e aí se manifestam de diversas maneiras. Foi uma epidemia desse gênero
que se abateu sobre a Judéia ao tempo do Cristo. Ora, o Cristo, pela sua imensa superioridade moral, tinha sobre os demônios ou maus Espíritos tal autoridade, que bastava lhes ordenasse que se retirassem para que eles o fizessem e, para isso, não empregava fórmulas nem gestos ou sinais.

61. O Espiritismo se funda na observação dos fatos que resultam das relações entre o mundo visível e o mundo invisível.

Estando na ordem dos da natureza, esses fatos se produziram em todas as épocas e abundam principalmente nos livros sagrados de todas as religiões, pois que serviram de base à maioria das crenças.

Por não os terem os homens compreendido, é que a Bíblia e os Evangelhos apresentam tantas passagens obscuras e que foram interpretadas em sentidos diferentes. O Espiritismo traz a chave que lhes facilitará a inteligência.

Allan Kardec