terça-feira, 22 de abril de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A FORÇA DE VONTADE OU DESEJO VERDADEIRO



A FORÇA DE VONTADE OU DESEJO VERDADEIRO


 
Comparemos a mente humana — espelho vivo da consciência lúcida — a um grande escritório, subdividido em diversas seções de serviço.
 Aí possuímos o Departamento do Desejo, em que operam os propósitos e as aspirações, acalentando o estímulo ao trabalho;  o Departamento da Inteligência, dilatando os patrimônios da evolução e da cultura;  o Departamento da Imaginação, amealhando as riquezas do ideal e da sensibilidade;  o Departamento da Memória, arquivando as súmulas da experiência,  e outros, ainda, que definem os investimentos da alma.
 Acima de todos eles, porém, surge o Gabinete da Vontade.  A Vontade é a gerência esclarecida e vigilante, governando todos os setores da ação mental.
 A Divina Providência concedeu-a por auréola luminosa à razão, depois da laboriosa e multimilenária viagem do ser pelas províncias obscuras do instinto.
 Para considerar-lhe a importância, basta lembrar que ela é o leme de todos os tipos de força incorporados ao nosso conhecimento.
 A eletricidade é energia dinâmica.
 O magnetismo é energia estática.
 O pensamento é força eletromagnética.
 Pensamento, eletricidade e magnetismo conjugam-se em todas as manifestações da Vida Universal, criando gravitação e afinidade, assimilação e desassimilação, nos campos múltiplos da forma que servem à romagem do Espírito para as Metas Supremas, traçadas pelo Plano Divino.
 A Vontade, contudo, é o impacto determinante.
Nela dispomos do botão poderoso que decide o movimento ou a inércia da máquina.
 O cérebro é o dínamo que produz a energia mental, segundo a capacidade de reflexão que lhe é própria;  no entanto, na Vontade temos o controle que a dirige nesse ou naquele rumo, estabelecendo causas que comandam os problemas do destino.
 Sem ela, o Desejo pode comprar ao engano aflitivos séculos de reparação e sofrimento, a Inteligência pode aprisionar-se na enxovia da criminalidade,  a Imaginação pode gerar perigosos monstros na sombra,  e a Memória, não obstante fiel à sua função de registradora, conforme a destinação que a Natureza lhe assinala, pode cair em deplorável relaxamento.
 Só a Vontade é suficientemente forte para sustentar a harmonia do espírito.
 Em verdade, ela não consegue impedir a reflexão mental, quando se trate da conexão entre os semelhantes,  porque a sintonia constitui lei inderrogável,  mas pode impor o jugo da disciplina sobre os elementos que administra, de modo a mantê-los coesos na corrente do bem.



Pensamento e vida — Emmanuel

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - A máquina humana e as múltiplas inteligências

A máquina humana e as múltiplas inteligências

 



Saber utilizar e aperfeiçoar nossas capacidades biológicas e psicológicas é indispensável para encontrar a felicidade. Infelizmente, quando nascemos não nos deram um “manual de instruções” e em sua maioria, as escolas não enfatizam esse desenvolvimento harmônico como prioritário em seus currículos. A pedagogia tradicional deposita uma ênfase excessiva na acumulação de conteúdos por meio da memória e ainda hoje é comum ver quem considere isso como inteligência.
Gurdjieff formulou o conceito da máquina humana, ou seja, o ser humano possui suas atividades biológicas e psíquicas distribuídas em centros energéticos que funcionam de forma interdependente, apesar de cada um deles possuir energia ou capital vital específico. Posteriormente, Samael Aun Weor ampliou esses estudos. Os centros estão distribuídos e associados a determinados plexos e guardam uma íntima conexão com os chacras do corpo astral. São eles:


  • Centro intelectual – localizado na pineal – trabalha com a energia intelectual
  • Centro emocional – localizado na região do plexo solar (entre estômago e umbigo) – trabalha com a energia emocional
  • Centro motor – localizado no topo da coluna – trabalha com a energia motora
  • Centro instintivo – localizado na base da coluna – trabalha com a energia instintiva
  • Centro sexual – localizado nas gônadas (ovários ou testículos) – trabalha com a energia sexual
Existem ainda dois centros superiores, que não nos são dados pela natureza, como os outros, portanto, existem de forma latente, precisando ser desenvolvidos. São eles:
  • Centro emocional superior – localizado na região do coração
  • Centro mental superior – localizado na glândula pituitária
A função dos centros da máquina humana é processar os diferentes tipos de energias que são o refinamento dos alimentos (seja a comida, os líquidos, o ar, as energias – como a solar e também energias sutis – e as impressões). Cada centro possui funções e mecanismos de atuação específicos e é responsável pelo desenvolvimento de diferentes tipos de inteligências ou capacidades.

Devemos entender que “inteligência” significa potencial cognitivo, conscientivo e isso não está relacionado somente às funções do intelecto. Existe tanta inteligência na capacidade de traçar a trajetória de um míssel, calculando força, ângulo, etc., quanto na pessoa que consegue chutar uma bola no ângulo de uma trave. A diferença entre eles é que usam inteligências diferentes, de centros diferentes.

O cérebro, dentro desta análise, não é o órgão mais importante para as funções cognitivas. Ele não gera as energias psíquicas que dão origem aos processos como pensamentos, emoções, etc., mas tão somente as canaliza, como um receptor que por sua vez transmite esses comandos psicológicos ao restante do corpo, através do sistema nervoso. Interessante que essa definição está em total sintonia com os princípios da medicina tradicional chinesa.

Cada centro possui um capital vital, ou seja, é como uma bateria que tem um tempo de vida.

Os desequilíbrios e um estilo de vida inadequado podem exaurir esse capital vital antes do tempo, ocasionando doenças ou até mesmo a morte. Por outro lado, se aprendemos a utilizar cada um dos centros adequadamente, as suas energias não são simplesmente gastas, mas potencializadas, resultando no aumento da capacidade de cada centro, fazendo com que se ampliem nossos diferentes tipos de inteligência.

Os cinco primeiros centros citados (intelectual, emocional, motor, instintivo e sexual) são também chamados de centros inferiores porque podem servir para a expressão da consciência ou do ego. Já os centros superiores servem de comunicação direta entre o Ser e a consciência.

Os centros inferiores agrupam-se de acordo com suas funções nos chamados três cérebros, que estão relacionados com as três camadas de nosso cérebro:
  • Centros motor, instintivo e sexual – cérebro reptiliano
  • Centro emocional – sistema límbico
  • Centro intelectual – neo-córtex superior
Essa notação é importante para o detalhamento que vamos fazer posteriormente sobre cada um dos centros.
É importante ainda fazer uma relação com os quatro caminhos, que tratamos em artigos anteriores. A educação espiritual deve passar pela educação das funções da máquina humana:
  • o caminho do faquir relaciona-se à educação dos centros motor, instintivo e sexual;
  • o caminho do monge relaciona-se à educação do centro emocional e à transformação de valores internos;
  • o caminho do yogue relaciona-se à educação do centro intelectual e ao desenvolvimento da concentração;
  • o caminho do homem equilibrado relaciona-se ao desenvolvimento dos centros superiores.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Estudo dos Chacras - CONHECENDO UM POUCO MAIS...

Estudo dos Chacras





1. CONCEITO DE CHACRAS

A palavra chacra, de origem sânscrita, quer dizer "roda" ou "pires" que, em seus movimentos vorticosos, forma uma depressão no centro; portanto, seu significado etimológico é "disco giratório".
Os chacras do duplo etérico, estão situados à sua superfície, distando de 5 a 6 milímetros da periferia do corpo físico e se apresentam como espécie de vórtices, turbilhões ou redemoinhos, verdadeiros discos giratórios etéricos em alta velocidade, com movimento contínuo e acelerado.
Chacras são pontos de conexão ou enlace pelos quais flui a energia de um corpo a outro.
Os Chacras são entradas e saídas de energias onde estes fluxos se chocam formando vórtices energéticos.
As energias entram tanto pelo perispírito quanto pelo duplo etérico e passam para o organismo físico.
Os chacras do duplo etérico são responsáveis pela vitalização do corpo físico.
Os chacras do duplo etérico, são órgãos semi-materiais, responsáveis não só pela comunicação, mas sobretudo pela reciclagem das energias perispirituais para o corpo físico e vice versa.
A coluna cervical (medula) é o grande canal condutor de energia.



O duplo etérico é o canal por onde o Espírito alojado no Perispírito, exerce seu controle sobre o Corpo Físico, tomando conhecimento de suas sensações.
Os desencarnados e os videntes podem julgar o grau da capacidade espiritual do indivíduo pela simples visão da transparência, do colorido e da extensão do diâmetro de cada chacra de seu duplo-etérico.




Os chacras comunicam-se uns com os outros, através de condutos conhecidos como meridianos (ou NADHIS), por onde flui a energia vital por eles modificada. (Nádhis – canais, espécie de veias que conduzem energias ao invés de sangue).
O tamanho dos chacras depende do desenvolvimento espiritual e das vibrações que emitimos.



2. CHACRAS DUPLO-ETÉRICO x CHACRAS PERISPÍRITO

Existem chacras no perispírito e no duplo etérico.
Praticamente em toda a literatura que trate do assunto, nos deparamos com as seguintes terminologias:
- Nas obras espitiualistas estes vórtices energéticos são chamados de Chacras;
- Nas obras espíritas estes vórtices são chamados de Centros de Força.



Os Chacras/Centros de Força do perispírito captam as vibrações do Espírito e as transferem aos Chacras/Centros de Força do duplo etérico que as filtra e as remete, para as regiões dos plexos correspondentes na matéria física.
Os chacras do duplo-etérico e os Centros de Força do perispírito, estão intimamente ligados uns aos outros em contato energético, atuando diretamente sobre os plexos nervosos do corpo físico.
Os Chacras/Centros de Força do duplo etérico são temporários, existem enquanto este existir. Os Chacras/Centros de Força do perispírito são permanentes.
O centro coronário do perispírito, por exemplo, é um fabuloso órgão sem analogia entre nós, sede das mais avançadas decisões do Espírito Imortal, ao passo que o mesmo chacra coronário do duplo-etérico é tão somente um elo de conexão, uma ponte viva sensibilíssima, mas sem autonomia, unindo o mundo divino perispiritual com o mundo humano da criatura em desenvolvimento.


3. FUNCIONAMENT0 DOS CHACRAS ETÉRICOS

O movimento giratório vorticoso dos chacras resulta do choque ou contato turbilhonante das energias etéricas sutilíssimas descidas do Alto, com forças etéricas primárias, agressivas e vigorosas que sobem da Terra carregadas de impurezas próprias do mundo animal instintivo (éter físico).
Esse fenômeno é algo semelhante às correntes de ar frio que descem de nuvens carregadas de água e entram em choque com as correntes de ar quente que sobem da crosta terráquea, resultando nos conhecidos fenômenos atmosféricos dos ciclones, tufões ou redemoinhos de vento.


A quantidade de giro é proporcional, quanto mais elevada maior é a absorção de energias. O desenvolvimento e o aceleramento dos chacras está ligado diretamente com a mediunidade.
Para que o médium assimile ou perceba mais o plano espiritual é necessário acelerar a velocidade do chacra correspondente a sua mediunidade.
Ao organizar nossa encarnação nossos chacras são preparados com a velocidade compatível com a mediunidade que vamos ter.
O aceleramento também pode se dar durante a encarnação, com a entrada de mais energia espiritual através do chacra coronário e ou de mais energia física através do chacra básico.
O aceleramento dos chacras deve se dar de forma natural e progressiva à medida que o homem promover o seu próprio crescimento espiritual.
Ao despertar o chacra coronário através da nossa espiritualização, de forma natural, irrigaremos com mais intensidade os demais chacras com energia espiritual, ativando nossas percepções espirituais de cima para baixo, dessa forma não correremos risco algum.
Ao despertar o chacra Básico, de forma forçada ativaremos nossas percepções espirituais de baixo para cima, irrigando com mais intensidade os demais chacras com energia física, e passaremos a correr muitos riscos que poderão nos levar a sérios desequilíbrios.


Na obra “Missionários da Luz”, cap. “Mediunidade e Fenômeno”, página 105, o Espírito André Luiz nos aconselha: “Não provoqueis o desenvolvimento prematuro de vossas faculdades psíquicas! Ver sem compreender e ouvir sem discernir pode ocasionar desastres vultuosos ao coração; Buscai acima de tudo, progredir na virtude e aprimorar sentimentos. Acentuai o próprio equilíbrio e o Senhor vos abrirá a porta dos novos conhecimentos!”.
Para acelerar nossos chacras os espíritos superiores dependem da nossa reforma moral, porque se eles permitirem que entrem somente energia espiritual, certamente irá acelerar os chacras e haverá mais percepção espiritual, mas a pessoa não terá condições morais suficientes para administrar este dom.
A medida que formos melhorando a nossa moral os mentores espirituais alteram as telas de proteção dos chacras permitindo que entrem mais energias espirituais e físicas, dessa forma ocorre o aceleramento e em consequência aumentam as percepções espirituais, mas de maneira equilibrada.
Portanto, Dependendo da nossa conduta durante a encarnação, principalmente a moral, os chacras podem: serem acelerados para aproveitarmos mais a oportunidade que nos foi dada; serem desacelerados para evitarmos complicações por mau uso das percepções; ou sua velocidade ser mantida para que as percepções fiquem estacionadas enquanto tivermos algum problema de ordem moral a ser resolvido. Este é o caso de médiuns que passam anos sem ter avanço nas suas percepções.
Ao despertar os chacras através da Kundalini, de forma forçada ativamos nossas percepções espirituais de baixo para cima, e passaremos a correr muitos riscos que poderão nos levar a sérios desequilíbrios.
Os chacras, quando observados de perfil em seu veloz funcionamento giratório, se assemelham a verdadeiros "pratos" ou "pires" de energias turbilhonantes com uma concavidade característica no centro; quando vistos de frente, lembram o movimento acelerado e vertiginoso das turbinas dos aviões em alta velocidade, porém emitindo cintilações de cores. Embora cada chacra do duplo-etérico possa apresentar diversos matizes de cores ao mesmo tempo, e que diferem entre si pelos tons mais belos, mais límpidos ou mais feios e sujos, há sempre uma tonalidade de cor predominante sobre os demais, que revela o tipo vibratório ou energia útil que ativa este ou aquela sistema de órgão do corpo físico, em sua absorção fluidica.

4. AS ENERGIAS QUE CIRCULAM PELOS CHACRAS E CENTROS DE FORÇA


CARACTERÍSTICAS DAS TRÊS ENERGIAS

Os três tipos de energias não se misturam porque tem frequência diferentes

1ª Éter Cósmico ou Energia Espiritual (Energias sutis)
- Principal entrada é o chacra coronário, depois o Frontal/Cerebral e após o laríngeo, demais chacras podem absorver quando estes estiverem bloqueados.
- As energias são absorvidas pelos chacras e distribuídas para os demais, teremos mais energias se a absorção for feita pelo chacra principal correspondente a estes tipos de energias (coronário).

2ª Prâna ou Energia Vital
- Principal entrada é o chacra esplênico, depois o gástrico, demais chacras podem absorver quando estes estiverem bloqueados.
- As energias são absorvidas pelos chacras e distribuídas para os demais, teremos mais energias se a absorção for feita pelo chacra principal correspondente a estes tipos de energias (esplênico).

3ª Éter Físico, Energia Física ou Kundaline (Energia primária, forte, materializada)
- Principal entrada é o chacra Básico/Genésico, demais chacras podem absorver quando estes estiverem bloqueados.
- As energias são absorvidas pelos chacras e distribuídas para os demais, teremos mais energias se a absorção for feita pelo chacra principal correspondente a estes tipos de energias (Básico/Genésico).



5. FILTRO DOS CHACRAS OU TELA ETÉRICA

Existe uma relação muito estreita entre os chacras do corpo espiritual e os correspondentes chacras do duplo-etérico, e interpenetrando-os existe uma tela ou filtro.
O filtro é uma proteção proporcionada pela natureza, a fim de impedir a abertura prematura da comunicação entre os planos espiritual e físico.

Sem esse filtro, poderiam chegar à consciência física todas as experiências espirituais, acumuladas pelo cérebro perispiritual, de existências físicas anteriores, o que ocasionaria certamente os mais diferentes danos. qualquer momento uma entidade espiritual poderia introduzir forças que o indivíduo comum não estaria preparado para enfrentar, ou que excedessem à sua capacidade de controle. Tal indivíduo estaria sujeito à obsessão por qualquer entidade espiritual que deseja-se apossar-se de seu veículo. O filtro atômico é uma defesa eficaz contra estas possibilidades indesejáveis. Serve também para impedir que chegue a consciência do cérebro físico a lembrança de nossas atividades durante o sono.



6. ESSA TELA PODE SER LESIONADA OU ROMPIDA

A lesão pode produzir-se de diferentes maneiras:
- A emoção violenta ou de caráter maléfico, que provoque no corpo espiritual uma espécie de explosão, pode produzir uma lesão que rompa esta delicada mambrana, e então, enlouquecer o indivíduo afetado.
- Um susto enorme;
- Um acesso de cólera/ira, pode produzir efeito semelhante;
- As sessões desenvolvimento, pode igualmente romper a membrana, abrir as portas que a natureza pretendia manter fechadas;
- Certas drogas, bebidas, narcóticos, tabaco, contém matéria que, ao desagregar-se, volatiza-se e, então, uma parte passa do plano físico para o espiritual queimando a tela, com isso abrem a porta a toda classe de energias bastardas e influências malignas.

QUALQUER LESÃO NO FILTRO PROTETOR É GRAVE DESASTRE

Esta destruição pode-se dar de duas maneiras diferentes:

- No primeiro tipo, o afluxo da matéria que se volatiza queima literalmente a tela e suprime, assim a barreira natural; Quando esta volatização se produz, os elementos em questão se precipitam através dos chacras em direção contrária à que deveriam tomar. À força de seguir este caminho, rompem e, finalmente, destróem a delicada tela.

- No segundo tipo, estes elementos voláteis endurecem o átomo, dificultando e paralizando suas pulsações, a ponto de não poder ele mais canalizar o tipo especial de fluido vital, que o cola à tela. Esta então se ossifica, por assim dizer. Em consequência, a transmissão de um plano a outro, que era abundante, torna-se absolutamente insuficiente.

Facilmente se reconhecem estes dois tipos de lesão:
- No primeiro, produzem, produzem-se os casos de delirium-tremens, de obsessão, de certas formas de alienação mental;
- No segundo, muito mais frequente, verifica-se uma espécie de embotamento geral das qualidades e sentimentos superiores, que leva ao materialismo, à brutalidade, à animalidade e à perda de domínio de si mesmo.
É sabido que as pessoas que fazem uso excessivo de narcóticos, como o fumo, persistem muitas vezes nesse hábito, embora saibam muito bem que seus vizinhos estão sendo molestados, a tal ponto fica embotada a sensibilidade dos fumantes.


7. NÃO SE DEVE FORÇAR O DESPERTAMENTO DOS CHACRAS

O desenvolvimento dos chacras esta ligado diretamente com a mediunidade.
Para os verdadeiros estudantes da sensibilidade espiritual, não há, pois, senão um método:
“Não forçar em nada o desenvolvimento das faculdades psíquicas, porém esperar o momento delas se manifestarem com toda naturalidade, no decurso da evolução normal”. Assim colherão todos os benefícios e evitarão todos os perigos. Espiritismo orienta que tudo deve acontecer de forma normal.
Os chacras mais importantes do duplo-etérico podem ser acelerados, desenvolvidos ou "despertos" através de:
- Determinados rituais que são utilizados no Candomblé e na Umbanda:
- E de certas disciplinas ensinado pela Krya-Yoga, Tantra-Yoga, entre outras.
O desenvolvimento quando provocado causa desequilíbrios, a pessoa terá precocemente percepções que normalmente não sabe conduzir e controlar.


8. DESPERTAMENTO OU DESENVOLVIMENTO DOS CHACRAS

O desenvolvimento dos chacras se dá de forma natural e progressiva à medida que o homem promove o seu próprio crescimento espiritual.
O melhor método consiste em atualizar gradativamente as potencialidades superiores do fogo serpentino e introduzi-los sucessivamente em todos os chacras.
Esta atualização das potencialidades superiores do fogo serpentino necessita de um deliberado e perseverante esforço de vontade
Para por o chacra em plena atividade é preciso avivar as camadas internas do fogo serpentino, e uma vez vivificado, o chacra fundamental vivifica com sua formidável energia todos os demais
Dando como resultado o transporte à consciência física das faculdades atualizadas pelo despertar de seu chacra espiritual correspondente.
Como vimos, os chacras mais importantes do duplo-etérico podem ser acelerados, desenvolvidos ou "despertos" através de certos rituais e de certas disciplinas, mas é aconselhável que isso seja feito em concomitância com o aperfeiçoamento moral e o controle mental do ser.
De todos os chacras, o mais perigoso de ser "desperto" prematuramente é o chacra básico, sede da energia Kundalini (ou fogo serpentino), sem a garantia de uma boa graduação espiritual, o homem que o "abrir" perderá o seu domínio ante o primeiro descontrole emotivo ou mental em desfavor alheio, pois sua ira, desejo de vingança ou maus pensamentos serão quase que imediatamente concretizados sobre as vítimas em mentalização.
Queremos ativar chacras? Busquemos o Evangelho.
Queremos renovar energias? Cumpramos o Evangelho.


9. A ENERGIA KUNDALINI (Kunda = onda)

A) O que é a Kundalini ?

A energia Kundalini é uma energia poderosa extravasada do Sol, violenta e agressiva, embora criadora, que embebe e se mistura à força telúrica do planeta terráqueo, e flui do centro da Terra numa ondulação retilínea que lembra, uma serpente de fogo; daí sua denominação de "fogo serpentino".

Os clarividentes observam que esse fluxo energético, se assemelha a uma torrente de fogo líquido que aflui pelo chacra básico do duplo-etérico, situado na base da coluna vertebral do homem, sobe pela medula espinhal e depois lhe ativa as energias instintivas ou inferiores, próprias do mundo animal, acelerando a rotação dos demais chacras.
A energia Kundalini é, portanto, um combustível poderoso que flui da intimidade terráquea.
A energia Kundalini faz pressão violenta quando se defronta com a energia espiritual descida pelo chacra coronário, situado no topo da cabeça do homem.



b) DESENVOLVER A ENERGIA KUNDALINI

Desenvolver a Kundalini significa romper os filtros ou tela etérica que impede a subida do éter físico, com isto os chacras superiores ficam irrigados com energia física, tendo algumas percepções acentuadas (vidência, intuição, etc).
A principal função do kundalini quanto ao desenvolvimento oculto do homem, é que ao passar pelos chacras etéricos ele os aviva e converte em mais eficazes pontos de conexão entre os corpos físicos e espiritual.

c) A ENERGIA KUNDALINI É FORÇA ADORMECIDA
No homem comum, o kundalini está latente no chacra fundamental, sem que em toda a sua vida terrena ele note ou lhe suspeite a presença.
E muito melhor é que permaneça assim latente até que o homem tenha feito definidos progressos morais, com vontade bastante forte para dominá-lo e pensamentos insuficientes puros para arrastar sem dano sua atualização.
O "fogo serpentino" ou Kundalini é força adormecida, primaria e hostil, aviva o poder primário do homem e proporciona a libertação do ser, quando habilmente controlado pelo chacra básico ou fundamental. Quando esse despertamento é efetuado por espírito equilibrado, sem vícios e paixões perigosas, despreocupado dos tesouros e poderes das vaidades do mundo carnal o médium torna-se o senhor da energia
Entretanto, quando os tolos, os fracos de vontade, os ambiciosos e os imorais, de posse de tal energia incomum, tornam-se vítimas de sua própria imprudência, se tornam escravos e joguetes de uma força que os massacra sem poder controla-la por lhes faltar a força moral superior.
Devido a condição moral que nos encontramos, normalmente o despertamento da Kundalini causa um desequilíbrio psíquico.
O indivíduo que abrir o chacra básico prematuramente, dará entrada a uma torrente de energia tão poderosa que irá lhe alimentar todas as paixões e todos os desmandos, o orgulho poderá explodir e o recalque sensual domina-lo-á de modo a realizar os piores caprichos e ações sobre o próximo.
Quando essa energia descontrolada sobe pela medula e irriga o centro frontal de um homem inferior, alimenta-lhe o orgulho da personalidade terrena.
Quando, em vez da fronte, atinge o coração sem o devido controle espiritual emotivo, termina por avivar-lhe os maus sentimentos, dando-lhe força e estímulo para a dureza de sentimentos.
No entanto, a Kundalini disciplinada sob a direção moral superior em criatura evangelizada, termina por ativar-lhe os centros de força do perispírito e faculta o desenvolvimento mais breve da mediunidade.
Ao despertar os chacras através da nossa espiritualização, de forma natural ativamos nossas percepções espirituais de cima para baixo, e não correremos risco algum.
Ao despertar os chacras através da Kundalini, de forma forçada ativamos nossas percepções espirituais de baixo para cima, e passaremos a correr muitos riscos que poderão nos levar a sérios desequilíbrios.

Julgamos, não seja uma medida de bom senso o chamado “despertar da Kundalini”, que vem a se confundir, em claro português, com um trânsito de energias densas por nosso corpo, via maior adensamento do duplo etérico, ativando, de baixo para cima, nossos centros de força.


10. CARACTERÍSTICAS DOS PRINCIPAIS CHACRAS/CENTRO DE FORÇA

São em número de sete os chacras mais importantes do duplo-etérico, embora existam outros centros de forças menores em desenvolvimento nas criaturas, porém de somenos importância nas relações entre o mundo oculto e o plano físico.

a) Chacra Básico, Raiz, Genésico, Kundalíneo ou Fundamental
Situa-se na base na espinha dorsal, sobre a região sacra. Possui 4 raios, Materialmente tem relação com os plexos hipogástricos e sacral. Responsável pelos órgãos de reprodução e das emoções sexuais. Atua sobre a coluna vertebral, sistema central e periférico, todo aparelho urinário e aparelho reprodutor.
Este chacra é o responsável pelo fluxo das energias poderosas que emanam do Sol e da intimidade da Terra. Os clarividentes observam que esse fluxo energético, provindo do âmago da Terra em simbiose com as forças que descem do Sol, assemelha-se a uma torrente de fogo líquido a subir pela coluna vertebral do homem, por isso esta energia é denominada de “Fogo Serpentino ou Kundalíne”.
O movimento giratório vorticoso dos chacras resulta do choque ou contato turbilhonante das energias etéricas sutilíssimas descidas do Alto, com a energia Kundaline, que é força etérica primária, agressiva e vigorosa que sobe da Terra. Esse fenômeno é algo semelhante às correntes de ar frio que descem de nuvens e entram em choque com as correntes de ar quente que sobem da crosta terráquea, resultando nos conhecidos fenômenos atmosféricos dos ciclones, tufões ou redemoinhos de vento.
Este Chacra é o mais primitivo e singelo de todos em sua manifestação, um dos principais modeladores das formas e dos estímulos da vida orgânica.
O indivíduo que abrir o chacra básico prematuramente, dará entrada a uma torrente de energia tão poderosa que irá lhe alimentar todas as paixões e todos os desmandos, o orgulho poderá explodir e o recalque sensual domina-lo-á de modo a realizar os piores caprichos e ações sobre o próximo. O chacra em desequilíbrio pode levar o homem à loucura, pois sua ação muito forte acirra o desejo sexual, semeando a satisfação aberrativa.
Quando essa energia descontrolada sobe pela medula e irriga o centro frontal de um homem inferior, alimenta-lhe o orgulho da personalidade terrena. Quando, em vez da fronte, atinge o coração sem o devido controle espiritual emotivo, termina por avivar-lhe os maus sentimentos, dando-lhe força e estímulo para a dureza de sentimentos.
No entanto, a Kundalini disciplinada sob a direção moral superior em criatura evangelizada, termina por ativar-lhe os centros de força do perispírito e faculta o desenvolvimento mais breve da mediunidade.
Quando a energia Kundalini é controlada e desviada de sua ação agressiva e ativadora da sexualidade inferior pelo homem que tem discernimento espiritual, então o fluxo vitalizante sobe, em proporção benfeitora, pela coluna vertebral até o cérebro, irrigando-o energeticamente acelerando o desenvolvimento do intelecto e até faz redobrar as atividades mentais do mundo superior. Torna o homem lúcido e dinâmico.
A energia vitalizante que não for utilizada nas emoções sexuais superiores e no desenvolvimento do intelecto, para não causar distúrbios sexuais inferiores e não ativar maus sentimentos, deve ser aproveitada na pratica de esportes.
São vários os estudos sobre os chakras, alguns autores dividem os chacras inferiores em dois, chamando-os de chacra genésico e de chácra básico, assim distribuindo suas funções:
Chakra básico ou fundamental - Possui força vitalizadora conhecida como kundaline; essa força revigora o sexo e também pode ser transformada em vigor mental, alimentando outros centros.
Chakra genésico - localiza-se na região dos órgãos genitais; recebe influência direta do básico; regula as atividades ligadas ao sexo.


b) Chacra Umbilical ou Gástrico

Situa-se à altura do Umbigo, pelo lado direito. Possui 6 raios. Materialmente tem relação com o plexo solar.
Esse chacra, de natureza rudimentar, é responsável pela assimilação e metabolização dos alimentos ingeridos pelo homem. Responsável pelo funcionamento do aparelho digestivo, pela assimilação de elementos nutritivos e reposição de fluidos em nossa organização física. Principal função é ativar o processo metabólico, vitaliza o esôfogo, estomago, pâncreas, fígado, vesícula, intestinos (todos os órgãos do aparelho dIgestivo), com exceção do baço.
Quando este chacra é muito desenvolvido, o homem aumenta sua percepção das sensações alheias, pois adquire um tato instintivo ou sensibilidade espiritual incomum, que o faz aperceber-sedas emanações hostis existentes no ambiente onde atua, e também as vibrações afetivas que pairam no ar. Portante este chacra ativa as percepções e sensibilidades de identificar energias.


c) Chacra Esplênico

Situado à altura do baço. Possui 10 raios. Materialmente tem relação com o plexo mesentérico e o baço.
Principal entrada da energia vital (prânica). Regula a distribuição e a circulação dos recursos vitais, e a formação e reposição das defesas orgânicas através do sangue. É o principal centro energético de vitalização de todo o corpo físico. Abastece o baço, órgão purificador do sangue. Quando nos desvitalizamos, sentido-se fracos e porque este chacra esta com mal funcionamento.
Recebe diretamente as energias do Chacra Básico/Genésico. É um dos três chacras principais (Básico/Genésico, esplênico e Coronário).
A conhecida "aura da saúde", é constituída pela exsudação de Fluido Vital residual, anteriormente penetrado através do chacra esplênico.
As criaturas, cuja aura da saúde é pródiga de energismo, com sua simples presença fortalecem, reanimam, vitalizam e beneficiam terapeuticamente os outros, pois nelas as partículas do Fluido Vital utilizado em seu corpo físico alimentam-se de um magnetismo muito intenso.
A pessoa que tem este chacra embotado é muito nervosa, se incomoda com tudo, irritada, é um vampiro de energia, porque não consegue se energizar sozinho.
Ele é muito importante para os médiuns que dão passe magnético, porque durante o passe parte dos fluidos vem da nossa vitalidade e outra parte vem do plano espiritual. O médium desvitalizado, rouba energia de quem possui, a parte espiritual vitaliza os dois, mas a energia vital não é espiritual, é neste momento que o médium suga do paciente. A pessoa que tem este chacra muito desenvolvido pode trabalhar com cura, ou seja, é um médium curador.
Certas árvores como o pinheiro, o eucalipto e o cedro absorvem do ambiente o Fluido Vital adequado ao próprio homem. Portanto, andar no mato, banho de cachoeira, de mar, areia, sol revitalizam este chacra (Consultar a obra “Os Mensageiros, cap. XLI, Entre as Árvores”).


d) Chacra Cardíaco

Situa-se à altura do coração, à esquerda e acima. Possui 12 raios. Materialmente tem relação com o plexo cardíaco.
É o centro responsável pelo equilíbrio, pelo intercâmbio e controle da emotividade. Sua função é permitir o fluxo das informações do sentimento e emoções; Sofre a influência do chacra Umbilical, que responde pelas emoções fazendo o meio de campo entre as energias etéreas e físicas. O chacra estando em equilíbrio a pessoa consegue ser muito lúcida em seus sentimentos e emoções.
Quando ele é bem desenvolvido favorece à consciência ou à percepção instantânea das emoções e intenções alheias.
O chacra cardíaco recebe eficiente contribuição vital do chacra esplênico, cujo Fluido Vital, ao atingi-lo, penetra no sangue pela via cordial e vitaliza-o, especialmente para que atenda à função cerebral. Para isso, esse fluidos, partindo do cardíaco se eleva até atingir o chacra coronário, no alto do crânio, do que então resulta a consciência dos sentimentos ou das emoções, confirmando a velha tradição de que o sentimento e a emoção geram-se no coração do homem.


e) Chacra Laríngeo

Situa-se à altura da garganta. Possui 16 raios. Materialmente relaciona-se com o plexo cervical.
É o responsável pela saúde da área de fonação e audição (garganta, cordas vocais e sistema auditivo), vias respiratórias (boca, nariz, traquéia e pulmões) e de certas glândulas endócrinas (timo-tireóide e paratireóides).
Esta situado na perpendicular do fluxo energético do fluido vital para o chacra frontal (do qual também recebe certa cooperação). Sua mais importante função é sustentar e controlar as atividades vicais, o funcionamento das glândulas timo-tireóide e paratireóides, estabilizando definitivamente a voz da criatura depois da época da puberdade.
É um órgão muito importante, pois carreia a vitalidade que deve suprir o mecanismo vocal e o dispêndio energético no falar e, por isso, é um órgão muito ativo e brilhante nos grandes cantores, poetas célebres, oradores e homens que revelam o dom incomum da palavra. Um dos chacras responsáveis pela percepção de sons provindos do mundo físico e da auscultação dos sons do mundo espiritual. Este chacra também é um dos que permite pelos seus canais, que os Espíritos possam transmitir mensagens psicofônicas.
É um chacra que influi muitíssimo nos demais centros de forças e nos plexos nervosos do organismo humano, porque o ato da materialização das idéias através da fonação é um fenômeno que concentra todas as forças etéreo-magnéticas do perispírito, atuando em vigorosa sintonia com os demais centros energéticos reguladores das funções orgânicas.


f) Chacra Frontal ou Cerebral

Situado na fronte entre os olhos. Possui 96 raios. Materialmente tem relação com os lobos frontais do cérebro e a hipófise pituitária. É o chacra dos sentidos, atuando diretamente sobre a hipófise e também, na área do raciocínio e da visão. Por isso é dito que este é o chacra responsável direto pelo funcionamento dos centros superiores intelectivo, bem como do sistema nervoso central (visão, audição, tato, etc). Este também é um dos chacras responsáveis pela vidência e intuição no campo da mediunidade. Através dele emitimos nossa energia mental, portanto, é neste chacra que possuímos o comando dos poderes psíquicos.
O chacra frontal se encontra intimamente ligado com o correspondente centro de forças do perispírito.
Quando abundante de Fluido Vital e em boa atividade com os outros chacras, confere ao homem encarnado, e também ao desencarnado, a faculdade de aumentar ou diminuir o seu poder visual.


g) Chacra Coronário

Situado no alto da cabeça. O nome Coronário vem de coroa. Conhecido entre os hindus por "lótus de mil pétalas", possui 960 raios principais e um centro menor em turbilhão colorido, apresentando 12 ondulações ou raios. Materialmente relaciona-se com a Epífise.
É o chacra mais importante, porque nos liga ao plano espiritual, através dele captamos as energias Espirituais; Esse chacra recebe primeiramente os estímulos do Espírito. É o elo, a ponte entre a mente do perispírito e o cérebro físico, sendo o responsável pela sede da consciência do Espírito encarnado.
Quando desenvolvido mantém todos os demais em pleno equilíbrio. Só deve ser desenvolvido com o controle moral, intelectual e espiritual.
Este chacra comanda os demais, embora vibrem interdependentes. Este chacra é o centro de forças mais importante do ser humano, de maior potencial e radiações, responsável pela sede da consciência do Espírito.



11. CHACRAS EM DESEQUILÍBRIO

Quando os chacras estão em equilíbrio, desfrutamos de ótima saúde física e psíquica.
Caso contrário, nos tornamos vulneráveis aos distúrbios, e se o desequilíbrio persistir, o corpo pode adoecer. Para nos mantermos sadios, captamos a energia vital do sol, da água da terra do ar e dos alimentos. Quando estamos saudáveis, nossos chacras giram com ritmo e sincronia.
No organismo doente, o ritmo se acelera ou se torna lento demais, as rodas com dificuldade, provocando perda de energia vital.
A saúde está no equilíbrio, que pode ser conseguido através de dieta saudável, rica em verduras, legumes e frutos; exercícios físicos moderados, com acompanhamento médico; respeito às horas de descanso, práticas religiosas, meditação e relaxamento. Enfim tudo o que propicie a harmonia interior.
O Passe, a irradiação, a água fluida ajuda a ativar os chacras. Chacra bloqueado não é causa é consequência.



EFEITOS DE BLOQUEIO NOS CHACRAS

BÁSICO OU GENÉSICO: Falta de equilíbrio emocional, falta de ânimo, falta de força, desgaste físico, a pessoa fica no mundo da lua.
GÁSTRICO OU UMBILICAL: A pessoa fica sem estrutura para se identificar, fecha-se no mundo, vive no passado, sem alegria, sem satisfação.
CHACRA ESPLÊNICO: Perda de apetite, rancor, raiva, ódio e medo. A pessoa perde o amor próprio, não acredita em mais nada.
CHACRA CARDÍACO: Palpitação, angústia, desespero, medo, pânico. A pessoa fica totalmente sem controle e não consegue mais separar a razão da emoção.
CHACRA LARÍNGEO: Falta de criatividade, dificuldade de expressão. A pessoa se fecha, não consegue se livrar da angústia.
FRONTAL: Causa perda de perspectiva e direcionamento. A pessoa fica sem objetivos e não vê nada a sua frente.
CORONÁRIO: A pessoa se anula para a vida, perde o contato com a realidade e não consegue idealizar mais nada.

12. COMO REARMONIZAR NOSSOS CHACRAS

O passe, a prece, a irradiação, a água fluidificada ajudam, servem de apoio para a recuperação, mas não são a base real para o equilíbrio, alinhamento ou rearmonização dos Chacras/Centros de Força.
Lembre-se, chacra bloqueado não é causa é consequência.
A causa do desequilíbrio dos Chacras/Centros de Força são nossos pensamentos, sentimentos, emoções, palavras, desejos e ações de baixos teores vibratórios, tais como pessimismo, mágoa, rancor, inveja, egoísmo, orgulho, vingança, ódio, etc. e ainda nossos vícios.
A condição essencial para que a pessoa se rearmornize energeticamente é que se moralize e abandone seus vícios.
Portanto, para reamornizar nossos Chacras/Centros de Força, necessitamos reformar-se moralmente, agindo de maneira cristã em todos os momentos da vida.
Mas, como isso não é comum às nossas ampliadas comodidades, a nós, falíveis espíritos devedores, nos cabe exercitar por possuí-las pelo perdão, pela fraternidade e pela compreensão, ajudando, socorrendo e, sobretudo, orando por nosso próximo.
Dessa forma vibraremos em ondas de mais elevado teor moral, fazendo valer nosso centro coronário como captador das boas energias espirituais para distribuir o equilíbrio devido aos demais centros, assim espiritualizando nossa matéria.