sexta-feira, 6 de junho de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Síndrome da bexiga dolorosa ou cistite intersticial. Conhecendo um pouco mais...

Síndrome da bexiga dolorosa ou cistite intersticial



Cistite bacteriana

A cistite bacteriana se desenvolve quando a bactéria entra no trato urinário. Antibióticos geralmente são a melhor maneira de proporcionar o alívio da cistite para pacientes com a forma bacteriana da doença. De acordo com os doutores da Mayo Clinic, seu médico irá prescrever um antibiótico baseado na sua saúde e no tipo de bactéria encontrada em sua urina. Certifique-se de informar qualquer alergia que tenha para que o médico não prescreva algum remédio que possa causar uma reação desagradável. Assim que começar a tomar o antibiótico, pode notar que os sintomas começarão a diminuir em alguns dias. No entanto, você deve continuar a tomá-lo por todo o curso do tratamento. Parar o remédio antes de completar o tratamento pode permitir que a bactéria permaneça na sua bexiga e infecção volte.

Cistite não infecciosa

Em alguns casos, a cistite não é causada por infecção, mas pela sensibilidade do paciente com os químicos presentes em detergente e sabonetes. Espermicida também pode causar irritação no aparelho urinário, levando a um caso de cistite não infecciosa. A Mayo Clinic recomenda evitar esses produtos para poder evitar uma irritação no trato urinário. Você pode ter que parar de usar sais de banho ou evitar usar camisinhas que contenham lubrificante e espermicida. Assim que esses irritantes forem removidos de sua vida, a cistite pode desaparecer.

Cuidados domésticos

É possível tentar a aliviar um pouco da dor e desconforto da cistite em casa. Primeiro, beba muito líquido, especialmente água, para limpar o trato urinário. Suco de cranberry é útil para alguns pacientes. De acordo com o Merck Manuals Online Medical Library, fazer algumas mudanças na dieta pode ajudar também. Evite comidas apimentadas, cafeína, refrigerantes e alimentos com alto teor de potássio, como brócolis, farelos e bananas. Se ocorrer uma sensação de queimação ao urinar, o Women's Health Queensland recomenda colocar uma garrafa com água quente enrolada em uma toalha entre as pernas por alguns minutos antes de urinar. Isso deixará a pele ao redor da uretra mais quente que a urina na bexiga e pode proporcionar algum alívio.

FITOTERAPIA CISTITE


Existem inúmeras plantas que ajudam aprevenir e a tratar as cistites.
No entanto, estas plantas devem ser utilizadas sob prescrição de um especialista (farmacêutico, médico...) que indicará qual a mais adequada, em função dos sintomas, da freqüência e da duração das cistites.
Nos casos de infecção bacteriana, os médicos costumam prescrever os  antibióticos com bastante freqüência. Ressaltamos que o papel  das plantas com bagas (cranberry, arando vermelho) naprevenção das cistites recidivantes é bastante positivo. 
Você encontrará abaixo as plantas mais utilizadas no tratamento e na prevenção das cistites.

Plantas utilizadas na prevenção das cistites

Arando vermelho (uva-do-monte), utilizadas em sucos.

Cranberry, utilizada em sucos ou em cápsulas. 

Plantas utilizadas no tratamento das cistites

Bétula, utilizada em chás ou cápsulas.  
Urze (Erica cinera), utilizada em cápsulas
Urtiga, utilizada em chás ou cápsulas.
- Cavalinha, utilizada em chás ou cápsulas.
Uva-ursi, utilizada em chás ou cápsulas.

A síndrome da bexiga dolorosa (SBD) ou cistite intersticial (CI) é uma doença crônica de etiologia desconhecida, que se caracteriza pela presença de dor pélvica crônica, noctúria, aumento da frequência urinária e urgência....

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Hipotálamo e o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) regulando através da respiração

O Grande Regulador e Integrador: como regular o Sistema Nervoso Autônomo (SNA) através da respiração




O SNA é a parte do nosso sistema nervoso que é responsável pela regulação de nossas funções vitais e que não estão sob o comando de nossa vontade. O SNA é o nosso grande regulador interno. Uma área do cérebro chamada hipotálamo é a grande integradora de suas funções.

Ele integra o que chamamos de supersistema neuro-imuno-endócrino, constituindo uma única unidade funcional. Uma alteração em um desses sistemas certamente afetará os outros. Por exemplo, se nos sentimos permanentemente preocupados, frustrados, chateados e com problemas, acabaremos afetando nosso sistema de defesa imunológico, nosso sistema hormonal (endócrino) e nos estaremos predispostos a apresentar alguma dor, por mudanças em nosso sistema neurológico .

O SNA nos capacita a enfrentar melhor as adversidades do meio ambiente, quer sejam estressores emocionais ou perigos reais à nossa integridade física. Cada vez que o organismo se encontra sob ameaça, uma parte do SNA ,chamado sistema nervoso simpático, é acionado. Ele prepara o corpo para “lutar ou fugir”. Depois que o perigo cessa, a contraparte, que se chama sistema nervoso parassimpático, entra em ação para que o organismo volte à normalidade.

Se esse sistema não for “desligado”, por estar disfuncionado, ou por sofrermos agressão contínua de estressores, o organismo apresentará disfunções hormonais, hipertensão, alterações no sono, na fome, cansaço crônico etc. Por isso, para termos saúde, é preciso que o SNA esteja funcionando adequadamente.

A acupuntura age sobre esse sistema, pois o estímulo com agulhas leva ao cérebro impulsos que regulam a função do SNA, levando o organismo ao equilíbrio.

A prática de meditação, ioga, técnicas de controle mental (filtrar os estímulos exteriores que nos afligem) e técnicas respiratórias são aprendizados úteis que ajudam também a normalização desse sistema.

Os monges e iogues estão sempre equilibrados mentalmente, passando a ideia de que nada os afeta, e isso se deve ao fato do trabalho mental dedicado à espiritualidade e também porque meditam longas horas por dia. E durante a meditação há sempre o exercício de uma  respiração controlada, que é favorável à manutenção de nossa saúde.

Hoje a ciência explica os efeitos da respiração sobre o nosso sistema nervoso autônomo e comprova como as técnicas de controle mental e respiratório ensinadas há milênios são úteis na manutenção de nossa saúde mental e física.

Exemplo de respiração terapêutica: Respiração Pranayana. Tente fazer esse exercício deitado sobre suas costas.




A respiração deve ser diafragmática lenta e mais profunda. Um ciclo de inspiração mais expiração deve durar em média 10 segundos. Sendo que a inspiração dure 3 segundos e a expiração dure 7 ou mais segundos.

Deve-se inspirar até a plenitude do pulmão, observando o abdômen se expandir (experimente colocar as mãos sobre o abdômen para sentir seu movimento). E na expiração, o abdômen vai murchando, levando o dobro do tempo (experimente deixar seus lábios relaxados e entreabertos, controlando a saída do ar com sua língua encostada no céu da boca).

                                         

Deve-se expulsar o ar dos pulmões aos poucos, de forma a controlar a duração do tempo que o ar leva para ser expulso do pulmão.

Nesse processo de lentificar a respiração, a frequência  cardíaca também lentifica, levando ao relaxamento da mente e do corpo. Isso é usado para controlar crises de ansiedade extrema, síndrome do pânico, cefaleias tensionais etc.

Com disciplina de prática de 10 a 20 minutos diários, esse exercício funciona como uma “academia” para o nosso sistema nervoso.

Assim como vamos à academia para condicionamento físico e não sofrermos de dores no dia a dia, treinar o SNA através dessa técnica respiratória é preparar o organismo para voltar ao normal com mais rapidez e facilidade, especialmente quando for submetido ao estresse.

Portanto, precisamos urgentemente dedicar alguns minutos de nossa vida para acionarmos esse sistema fantástico de autorregulação interna. Vivendo uma vida plena, com a calma e a tranquilidade de um monge, com a mente produtiva e lúcida, enfrentando de maneira equilibrada todas as atribuições da vida moderna.





Autora: Jeanne Ming Chao , MD - CRM: 14122

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - SUA REALIDADE É VOCÊ QUEM MODELA!

SUA REALIDADE É VOCÊ QUEM MODELA!




PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - FELICIDADE

FELICIDADE 

















"A felicidade está tão perto da gente.
Mas tão perto que não a percebemos.

Está...

No olhar de uma criança,
Num simples abraço,
Numa palavra de carinho,
Na luz do sol,
No vento que anuncia a chuva,
Nas flores, nos pássaros
No céu, na lua e nas estrelas...

A felicidade esta em todo lugar.
Mas somos cegos, surdos e mudos
Para poder percebê-la.

Queremos "tocar" a "Dona Felicidade".
Mas ela, é intocável
Só é sentida
Lá dentro do coração...

Vamos abrir todos os nossos sentidos.
Deixá-los livres para perceberem os mínimos detalhes do
dia a dia.

Tente, passe um dia só, percebendo e sentindo seus
"Pedacinhos de Felicidades".
No final do dia, você irá descobrir que não precisa muito para ser feliz.

Basta juntar os pequenos momentos para que se tornem grandes.

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - MERGULHE EM VOCÊ MESMO - MAHATMA GANDHI

MERGULHE EM VOCÊ MESMO 






























Temos medo de estarmos conosco, mergulharmos em nosso interior. O silêncio e sua prática nos leva a esta possibilidade de encontro profundo e revitalizador. Com o silêncio, encontramos a paz e o amor incondicional

vem com toda a força transformadora. "O amor é a força mais sutil do mundo.O mundo está farto de ódio". É é este ódio irracional e distante da força criadora que destrói,corrompe e ensurdece a humanidade.
...
Pare! Recomece! Reprograme-se... O silêncio pode ser o ponto chave desta nova caminhada. Pratique-o diariamente e transforme um pouco nosso mundo. Ouça-se.

"Temos de nos tornar a mudança que queremos ver no mundo. Você tem que ser o espelho da mudança que está propondo. Se eu quero mudar o mundo, tenho que começar por mim."

Pratique diariamente o silêncio da paz. Respire profundamente algumas vezes. Inspire e sopre lentamente até ir relaxando e mergulhando dentro de si mesmo. Feche os olhos e silencie seus medos, preocupações e ansiedades diárias, por alguns momentos. Dê a chance à sua paz e a paz do mundo.

"Faça a sua parte, se doe sem medo. O que importa mesmo é o que você é...

Mesmo que outras pessoas não se importem. Atitudes simples podem melhorar sua vida."

Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada,não existirão resultados. Espalhe esta ideia.

Transforme o mundo, a partir de você.

"Seja a mudança que você deseja para o mundo".

Mahatma Gandhi

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Yin Yang - O Equilíbrio

Yin Yang - O Equilíbrio




De acordo com a filosofia tradicional Chinesa, Yin e Yang são os dois principios cósmicos primários do universo. Yin (Mandarin para lua) é o principio passivo, feminino.

Yang (Mandarin para sol) é o principio ativo, masculino.

De acordo com a lenda, o imperador Chinês Fu Hsi afirmou que o melhor estado para tudo no universo é o estado de harmonia representado pelo equilibrio entre yin e yang.


A mais antiga referência a que se tem acesso da teoria da polaridade universal Yin/Yang, teve sua origem na velha China por volta de 700 anos a.c. e seus conceitos básicos encontram-se registrados no mais antigo livro originário do Extremo Oriente - Book of Changes (Livro das Mutações - Yi Jing) (I Ching).


Embora o Yang sirva para designar céu, masculino, dia, calor ou luz e o Yin para designar terra, feminino, noite, frio ou escuro, nada existe em absoluto.


Nada pode ser completamente Yin ou completamente Yang, pois cada um possui "sementes" do oposto.
O dia não existe sem a noite, o escuro sem o claro ou o calor sem o frio e todos os exemplos até ao infinito (que só existe por interatividade com o finito…).


As energias YIN e YANG são formas diferentes de energia, sem a conotação de BOA ou RUIM.
São simplesmente formas diferentes de energia. Na vida temos o lado direito e o lado esquerdo, temos o lado de cima e o lado de baixo.


A existência de uma montanha forma os cumes e também os vales.
Não existiria o ALTO se não existisse o BAIXO e vice-versa.


E quanto mais alto for o alto, mais baixo será o baixo, ou seja, essas energias são interdependentes.
Nosso planeta possui diversos movimentos, de translação, rotação, etc. e possui também um campo magnético.


Esses fatores fazem com que as energias tomem determinadas direções como preferenciais.
Deve-se tomar bastante cuidado em não confundir essas energias como extremos que se anulam.
É muito comum no ocidente se ter o entendimento de um BEM anular um MAL ou de um POSITIVO anular um NEGATIVO.


Devemos também tomar o cuidado de não confundir o YIN como sendo o MAL que queremos evitar ou eliminar, e o YANG como o BEM desejado.


Muito cuidado também com a associação com HOMEM e MULHER, como foi citado acima, a interdependência dessas energias, devem viver harmoniosamente.


Energia Yin - As forças YIN são poderosas nos meses de inverno, mas enfraquecem durante o dia claro.

Energia Yang - As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura.




DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Introdução a Radiônica Conhecendo um pouco mais..

Radiônica na atualidade












Nos últimos anos ouvimos falar muito de Radiônica, foram lançados livros e artigos em revistas e na internet que tratam sobre o tema, mas infelizmente existe uma certa confusão quanto ao que vem a ser Radiônica. Folheando obras que tratam do assunto descobrimos que estes, embora falem de aparelhos de Radiônica se concentram muito nos gráficos de Radiestesia, existem também alguns dispositivos geométricos tridimensionais disponíveis no mercadoque utilizam o termo Radiônica em suas propagandas, isto ocorre porque a palavra virou sinônimo de emissão de energia a distância utilizando-se de um suporte material.

Porém tais definições são bastante generalizadas e equivocadas.
O que é Radiônica?

É a utilização de aparelhos eletro-eletrônicos, magnéticos ou mecânicos para a interpretação e transmissão de informações vibracionais.

Um aparelho de Radiônica pode ser definido como um sintonizador de frequências biológicas não detectáveis através dos meios usuais que utiliza da percepção extra-sensorial do operador para mapear o campo energético do elemento pesquisado.

A técnica surgiu na década de 20 nos Estados Unidos graças ao trabalho incansável do Dr. Abrams, médico de São Francisco que dedicou boa parte de sua vida à pesquisa e ao desenvolvimento dos aparelhos radiônicos, para maiores informações sobre a parte histórica consulte o link História da Radiônica.

Ao contrário do que muitos imaginam as máquinas radiônicas não emitem energia exatamente, mas sim informações codificadas que interagem com os campos mórficos (campos de energia formativos e informativos descobertos pelo biólogo Rupert Sheldrake). Neste aspecto ela guarda semelhanças com outras terapias holísticas que são primariamente informativas, tais como a Acupuntura, os Florais de Bach ou a Homeopatia.

Tais instrumentos devem possuir algumas características especiais, entre estas, as principais são:

Ser passíveis de regulagem pelo operador.

A energia do terapeuta deve ser totalmente preservada durante o processo, ou seja, o aparelho não deve descarregar ou sobrecarregar o operador durante o trabalho radiônico.

Devem ter um princípio elétrico, magnético ou mecânico em seu funcionamento.

Vamos discutir um pouco melhor estes pontos.

Um aparelho de Radiônica trabalha em conjunto com a mente, é um aliado dela, é diferente de uma televisão, que ligo e sintonizo automaticamente. O instrumento radiônico amplifica a percepção mental latente do operador. O mesmo não se dá com outros dispositivos comercializados atualmente, os gráficos, por exemplo, são formas que captam a energia e a transformam, criando uma frequência específica, que pode ser utilizada para determinados fins pré-estabelecidos, mas não possuem as características de uma máquina Radiônica. A confusão é antiga, os famosos irmãos belgas Servranx já relacionavam o termo Radiônica aos gráficos por eles desenvolvidos, muitas publicações em vários países fazem o mesmo, mas como foi dito, conceitualmente existe um erro.
Possibilidades do uso da Radiônica

A Radiônica, com todo seu instrumental foi utilizada para muitas coisas, principalmente para tratamentos de saúde. A maioria dos dispositivos existentes tem esta finalidade, eles possibilitam detectar problemas orgânicos, captam e emitem frequências que tendem a restabelecer o equilíbrio perdido, e mesmo quando não podem trazer a tão almejada cura, elas representam um reforço para qualquer tipo de tratamento convencional, ativando os mecanismos de defesa do organismo e acelerando o processo homeostático.

São máquinas geralmente simples, tornando-se uma alternativa válida aos custosos processos de cura alopáticos, no entanto é uma técnica pouco utilizada, e isto se deve a vários fatores, que serão discutidos em outro momento.

Gostaríamos de esclarecer desde já, que a Radiônica funciona, ela é real e, ao contrário de muitas artes místicas, ela proporciona resultados palpáveis, podendo ser empregada em diversas áreas, funcionando independente da crença pessoal. Aliás, ela dará bons resultados até mesmo em casos em que a pessoa não saiba que está sendo tratada, como todo operador bem sabe. O internauta pode consultar a entrevista de Hierônymus ou as experiências com Radiônica para ter uma noção mais apurada das possibilidades da técnica.

Utilizamos a Radiônica como complemento em muitos tratamentos, presenciais ou à distância, em alguns casos ela serve como suporte, a pessoa se trata presencialmente um dia por semana e durante os outros recebe emissões terapêuticas, proporcionando resultados mais rápidos para o cliente.

Observamos entre outros, casos em que o uso de tranquilizantes para dormir tornaram-se desnecessários, certa vez uma mulher nos procurou, sua queixa era a dificuldade para dormir, colocamos seu testemunho na máquina Radiônica e a regulamos, no dia seguinte ela entrou em contato dizendo que durante a tarde, em meio a uma reunião na empresa ela sentia dificuldade em manter os olhos abertos, chegou mesmo a cochilar criando um certo embaraço profissional, porém depois deste evento, seu sono se restabeleceu em curto espaço de tempo. Em um outro caso, ocorria exatamente o oposto, a pessoa dormia muito, cerca de dez horas por noite, mas perdia rapidamente a vitalidade, não marcava compromissos durante a noite porque deitava-se entre 18:00hs e 19:00hs, após um mês do inicio do tratamento conseguia ficar acordada até as 22:00hs.

Estes exemplos são suficientes para ofertar uma ideia do que é possível atingir através da técnica quando utilizada corretamente.


Dr. Abrams

Sempre houveram grandes polêmicas envolvendo o tema desde sua criação pelo Dr. Abrams (cuja foto vemos à esquerda), os opositores do sistema sempre a ridicularizaram como algo místico, aludem ao fato de que na maioria das vezes estas máquinas são compostas por esquemas elétricos infantis e que a teoria Radiônica contraria as leis da biologia tradicionalmente aceita.

Embora simples o método funciona, tornando possível a resolução de diversos problemas de saúde, existem aparelhos que transmitem a informação de um floral ou medicamento homeopático diretamente ao campo energético de um ser vivo, sem que este tenha a necessidade de ingerir o componente. Existem ainda técnicas aplicadas a agricultura que proporcionam defesa contra pragas, sem que o agricultor tenha que recorrer a elementos nocivos, bastando colocar uma amostra da terra no aparelho em conjunto com um pouco de defensivo para que a informação se difunda pela a plantação.

Embora simples a Radiônica funciona, através de seus aparelhos podemos resolver diversos problemas de saúde, existem aparelhos que conseguem injetar um floral ou homeopático diretamente na aura de uma pessoa, sem que esta tenha a necessidade de ingerir o medicamento, existem ainda aparelhos que podem aplicar agrotóxicos em toda uma plantação sem que se tenha que derramar tal elemento nocivo no solo, basta colocar uma amostra da terra em um lugar pré determinado e uma amostra do agrotóxico para ser transmitido.
O papel de mente na Radiônica

Um ponto que não pode passar despercebido é o seguinte:

Não é o equipamento de Radiônica o verdadeiro causador dos efeitos mencionados acima, o aparelho não age por si só, é a mente do usuário que direciona o dispositivo para o fim almejado, assim o aparelho funciona como um amplificador dos padrões psíquicos do operador, da mesma forma que o microfone amplifica a voz.

Uma vez regulado, o aparelho radiônico transmite de forma intermitente a informação para a qual ele foi programado, sem perdas ou distorções.
A popularização da Radiônica

Para aqueles que se interessavam pelo tema, e sonhavam possuir uma máquina para trabalhos práticos, sempre esteve reservado um calvário difícil de transpor, não era nada fácil ter um aparelho destes, em geral as máquinas disponíveis eram importadas, tinham altos custos para aquisição, e muitas delas simplesmente não eram eficazes. As inglesas, por exemplo, que são muito boas, possuem custo mínimo de 600 Euros, e os manuais, quando acompanham o dispositivo, estão em inglês, o que sempre dificultou o estudo daqueles que não dominam o idioma. Não existiam cursos específicos sobre o tema e os que eram anunciados como “radiônica” em geral abordavam apenas o uso dos gráficos de radiestesia. Tudo isto atrapalhou muito a popularização de um dos meios mais eficazes de intervenção energética que se tem notícia na história.

Buscando reverter este quadro, desenvolvemos aparelhos radiônicos multifuncionais a custos acessíveis que seguem as últimas tendências mundiais, e pela primeira vez disponibilizamos cursos específicos sobre a técnica para todas as pessoas, radiestesistas ou não.

Esperamos com isto, auxiliar aqueles que desejam aprender, mas não encontravam meios de externar seus anseios.