segunda-feira, 16 de junho de 2014

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - Encontrar!

Encontrar!

Blog de espacomistico :Espaço Holístico, Encontrar!
Na ansiedade de ser feliz,
tropecei em meus próprios passos.
Acreditei em quem não devia,
amei quem não merecia,
me importei com quem nem sabia,
e me vi na solidão,
no abandono cruel que marca a alma.
Desiludi-me com tudo e com todos,
pensei até em desistir de ser feliz.
Até que um dia, quando eu menos esperava,
encontrei nas minhas experiências, uma motivação,
fui me entregando ao prazer de ser útil,
dividindo o pouco que eu sabia com quem nada entendia.
emprestei meus ombros para quem só queria ser ouvido,
e vi as minhas próprias feridas secarem…
Foi no meio desse trabalho de amor,
que encontrei uma pessoa especial,
que eu pude ver como era na realidade,
sem fantasias, sem sonhos de adolescente sonhadora.
E o meu coração ressequido germinou,
de uma pequena semente de carinho brotou o amor,
e o amor se fez árvore frondosa,
e hoje, juntos, seguimos no mesmo caminho.
hoje eu sou feliz!
Tudo partilho, e mesmo tendo pouco,
sempre tem alguém com menos,
e se posso ajudar, porque não fazer?
Tudo a vida me deu, até um amor!
Tudo descobri em mim,
ao seguir uma pequena luz,
na hora da maior escuridão da minha vida,
eu pude encontrar Jesus.
Que você O encontre também!
Paulo Roberto Gaefke

DESPERTAR DO CONHECIMENTO - O que é Xamanismo?

O PODER DO XAMANISMO

O que é Xamanismo?













O  xamanismo é a mais antiga prática espiritual, médica e filosófica dahumanidade, uma forma de se ligar o espírito com o universo, despertando-nos para nossa consciência cósmica de espíritos universais e é parte da nossa herança com o mundo espiritual.
 O interesse pelas práticas xamânicas advém do contacto com outras realidades, da obtenção de auto-conhecimento, da busca de poder e desenvolvimento pessoal e da profundidade e rapidez dos seus resultados.
Através destas práticas, o indivíduo estabelece contacto com outros planos de consciência, a fim de obter conhecimento, equilíbrio e saúde. O Xamanismo propicia tranquilidade, paz, confiança em si mesmo, profunda concentração, estimula o bem estar físico, psicológico e espiritual.
O xamanismo não discrimina sexo, idade, raça ou doutrinas religiosas. Por esse motivo, está disponível a todo ser humano que esteja em busca de si mesmo ou de algo maior para sua completa realização, seja como essência, seja como desenvolvimento mental e espiritual nesta vida.
O  xamã pode ser homem ou mulher. É o mago, o curandeiro, o bruxo,  o médico,  o terapeuta,    o  conselheiro, o  contador  de  histórias,    o    lider espiritual, etc.
Ele  é  o  explorador  da consciência humana.  O praticante é levado  a  sair do torpor convencional, reconhecendo os seus limites,  a  sua limitada  visão pessoal do mundo, buscando um plano mais universal.
O dom que possuímos e que por muitas vezes não o desenvolvemos por preconceito ou simples desconhecimento, tornando-nos cada vez mais indefesos, enfraquecidos no mundo totalmente vulnerável e desgastante em que habitamos.
A prática do Xamanismo é um caminho espiritual de busca de conhecimento para além da realidade quotidiana, em harmonia com a natureza e com os ciclos da vida. As visões e experiências do praticante levam-no a uma expansão da consciência, possibilitando-lhe profundas transformações.
Através de um chamado interior ele vive um confronto existencial que o força a sair de uma zona de conforto, do falso brilho, da alienação.
Reforçando a coragem e a determinação, o praticante mobilizado por visões, introvisões e vivências, expande a sua consciência, podendo processar transformações de profundas proporções na sua vida. O xamanismo resgata a relação sagrada do homem com o planeta.
Praticar xamanismo é ir em busca da excelência espiritual, é enxergar a realidade    existente    por   trás   dos  conceitos,  é  se    harmonizar    com   as marés naturais da vida. É trilhar o Caminho Sagrado, atravessando os portais da mente, das emoções, do corpo e do espírito.
A premissa básica é o  reconhecimento que todos fazemos parte da Família Universal e tudo está interligado.
O praticante compreende o “Espírito Essencial” que está dentro dele mesmo, na   natureza  e em todos os seres. Ele sabe quem ele é , e  como    se relaciona com o Universo.
O reconhecimento do caminho da verdade vem da expansão da consciência e a compreensão que o verdadeiro poder está dentro de cada praticante, e provém do desenvolvimento de seus próprios dons.
Hoje, no Planeta, a vibração está mais alta do que nunca. As pessoas se preocupam cada vez mais com o autoconhecimento e fazem a sí mesmo uma pergunta : “O que eu realmente devo fazer na vida?”Nesta busca deparam-se com barreiras, seja com relacionamentos, trabalho, saúde, carreira  e  etc.
O maior obstáculo para o crescimento é a inércia, que cria a insensibilidade, pois priva o indivíduo de novas possibilidades, cria passividade com relação à vida. Cria falta de vitalidade, limita a criatividade e predispõe ao papel de vítima. A consciência se limita a fugir, a ter medo. A vítima fica sempre vivendo as sombras do passado e com medo do futuro.
As práticas xamânicas compelem a mente a viver dentro do coração, até que a mente ignorante seja destruída. Isso se manifesta quando o ser se revela espontaneamente. Na verdade, o antigo modo de viver acaba, abrindo caminho para um jeito mais consciente.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Os atributos do Senhor Shiva Shankara

Os atributos do Senhor Shiva Shankara


Deus da destruição do Universo, o principal do Xamanismo Ancestral.
Em Sânskrito escreve-se Siva, mas se lê Shiva.O Senhor Shiva é um Deus (“Mahadeva”) Hindu, o Destruidor ou o Transformador, integrante da Trimurti juntamente com Brahma, o Criador, e Vishnu, o Preservador. O Senhor Shiva representa o ciclo completo do processo de geração, destruição e regeneração.
Existem mil e oito nomes nas escrituras védicas para se referir ao Senhor Shiva, sendo as mais conhecidas: Mahesha, Mahadeva, Pashupati, Nataraja, Shambo, Shankara, Ardhanaríshvara, Rudra, Bhava, Sarva, Ishan, Bhima e Ugra.
No Xamanismo Ancestral, o Senhor Shiva é a figura mais importante, não apenas por representar o Pai do Xamanismo Ancestral, mas por possuir essencialmente múltiplas formas e aspectos em um único poder divino.
Sua simbologia é altamente venerada. O aspecto Shankara é a forma xamã do Senhor Shiva, que o representa como sendo um grande índio Hindu e o maior devoto do Grande Espírito, o Senhor Krishna.
Sua simbologia é representada de diversas maneiras, através de diversas escrituras e de diversas escolas filosóficas, entretanto, as características xamânicas do Senhor Shiva mais importantes são representadas aqui da seguinte forma:
Sentado sob a pele de um Tigre:
O Tigre é o veículo de sua shákti, a Deusa de todas as forças e poderes. Shiva está além e acima de qualquer força. Sentado sob a pele de um Tigre, simboliza a vitória sobre todas as forças.
A Serpente Naja sobre o pescoço:
A Naja é a mais mortal das Serpentes. Usar uma Serpente em volta da cintura e do pescoço, simboliza que Shiva dominou a morte e tornou-se imortal. Este aspecto também dá outro nome a Shiva, Neelkantha, o Deus que pode beber sozinho a porção da morte e ficar livre de seus efeitos. Na tradição do Yoga, ela também representa Kundalini, a energia de Fogo que reside adormecida na base da coluna. Quando despertamos essa energia, ela sobe pela coluna, ativando os centros de energia (chakras) e produzindo a iluminação (samadhi), um estado de consciência expandida.
A Lua crescente em seu cabelo:
A Lua, que muda de fase constantemente, representa a ciclicidade da natureza e a renovação contínua, a qual todos estamos sujeitos.
Ela também representa as emoções e nossos humores, que são regidos por esse astro. Usar uma Lua crescente nos cabelos simboliza que Shiva está além das emoções. Ele não é mais manipulado por seus humores como são os humanos, ele está acima das variações e mudanças, ou melhor, ele não se importa com as mudanças, pois sabe que elas fazem parte do mundo manifesto. Os mestres que se iluminaram afirmam que as transformações pelas quais passamos durante a vida (nascimento e morte, o final de uma relação, mudança de emprego, etc.) não afetam nosso verdadeiro ser e, portanto, não deveríamos nos preocupar tanto com elas. Este aspecto significa então, que Shiva possui o poder da procriação, além da destruição.
O cabelo enrolado no topo da cabeça:
O cabelo enrolado de maneira circular no topo da cabeça significa que Shiva é o senhor do vento, Vayu, representando o controle da respiração, o simples ato de inspirar e expirar.
O sagrado rio Ganges nascendo de sua cabeça:
No topo da cabeça de Shiva se vê um jorro d’água. Na verdade é o rio Ganges ou Ganga, que nasce dos cabelos de Shiva. Há uma história que diz que Ganga era um rio muito violento e não podia descer à Terra pois a destruiria com a força do impacto. Então, os homens pediram a Shiva que
ajudasse, e ele permitiu que o rio caísse primeiro sobre sua cabeça, amortecendo o impacto e depois, mais tranqüílo, corresse pela Terra.
 O tridente (TRISHULA):
O Trishula de Shiva é o símbolo das três funções do Criador (Brahma), Preservador (Vishnu) e o Destruidor (Shiva). É com essa arma que ele destrói a ignorância nos seres humanos. Suas três pontas também representam as três qualidades da existência: tamas (a inércia ou ignorância), rajas (o movimento ou paixão) e sattva (o equilíbrio ou bondade).
O Touro Branco:
Nandi é o Touro Branco que acompanha Shiva, sua montaria e seu mais fiel servo.
O Touro está associado às forças telúricas e à virilidade. Também representa a força física e a violência. Montar o Touro Branco, significa dominar a violência e controlar sua própria força.A palavra Nandi significa, “aquele que dá
a alegria”. Sua devoção por seu senhor é tão grande que sempre se encontra sua figura diante dos templos dedicados a Shiva. Ele está sempre deitado, guardando o portão principal do templo.
O Lingam:
Também chamado de Linga, é o símbolo fálico de Shiva. Ele representa o pênis, o instrumento da criação e da força vital, a energia masculina que está presente na origem do Universo. Está associado ao poder criador de Shiva. A palavra Lingam significa, “emblema, distintivo, signo”.
O Lingam é o emblema de Shiva. Na Índia, reverenciar o Lingam é o mesmo que reverenciar a Shiva. Ele pode ser feito em qualquer material, embora o preferido seja o de pedra negra. Na falta de uma escultura, se constrói um Lingam com a areia da praia ou do leito do rio, ou simplesmente se coloca em pé uma pedra ovalada.É comum, nos templos, se pendurar sobre o Lingam uma vasilha com um pequeno orifício no fundo. A água é derramada constantemente sobre ele numa forma de reverência. A base do Lingam representa a yoni, o genital feminino, mostrando que a criação se dá com a união do masculino e feminino.
O tambor Damaru:
O tambor em forma de ampulheta representa o som da criação do Universo. No Xamanismo Ancestral, como no Hinduísmo, o Universo brota da sílaba “Om” (AUM). É interessante comparar essa afirmação com o conhecido prólogo do Evangelho de São João: “No princípio era o Verbo (a sílaba, o som). E o Verbo era Deus. (…) Tudo foi feito por Ele (o Verbo) e sem Ele nada se fez”.
É com o som do Damaru que Shiva marca o ritmo do Universo e o compasso de sua dança. Às vezes, ele deixa de tocar por um instante, para ajustar o som do tambor ou para achar um ritmo melhor e, então, todo o Universo se desfaz e só reaparece quando a música recomeça.
Kamandalu:
O vaso de bronze, conhecido como Kamandalu é o repositório onde Shiva guarda o amrita, a bebida da imortalidade, similiar à ayahuasca no Ocidente.
O amrita é sempre utilizado entre os xamãs ancestrais em rituais e pujas (cerimônias de adoração) para se conectar à essência divina e receber os ensinamentos sagrados de Shiva.
As escrituras sagradas da Índia, os Vedas, afirmam que dentro do Kamandalu está o néctar divino, o amrita, a bebida da imortalidade, ou como os cristãos nomearam, “a água da vida”.
Além destes símbolos, uma outra característica física muito importante de Shiva é o seu “Olho Vertical”, também conhecido como “Terceiro Olho”. No Mahabharata, o grande épico Hindu, é narrada a história de como Shiva obteve seu terceiro olho. A história diz que um dia sua linda esposa, Parvati, colocou suas mãos sobre seus olhos enquanto Ele meditava, pois toda vez que Shiva fechava os olhos, o Universo inteiro ficava em total escuridão. Então, através do toque das mãos de sua esposa que seu terceiro olho se desenvolveu, dando luz ao mundo. Simbolizando assim, o olho frontal, o olho de Fogo, o olho da alta percepção. Tendo então três olhos, Shiva ficou também conhecido como: Tri-Netra, Tri-Ambaka, Tri-Aksha ou Tri-Nayana.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Filosofia Védica

Filosofia Védica


Filosofia Védica  é de cunho teísta, pois vê e estuda as manifestações da Deusa e de Deus, tanto em nível físico, mental,intelectual e transcendental. Considerando também nossa relação com Eles. Esse conhecimento está presente em nosso universo desde tempos imemoriais, revelada aos seres celestiais – sábios primordiais – filhos do Senhor Brahma (Deus criador do universo material e pai dos Vedas). Foi trazida a este planeta quando foi criado. 
Veio, então, a primeira dinastia de seres humanos, descendentes do Semideus Surya (Semideus do Sol). Nesta dinastia, o conhecimento védico foi passado de geração a geração de forma oral. Os mestres Védicos nos ensinam que nós somos Jiva, almas, uma centelha  espiritual, parte integrante do Absoluto; que possuímos Sat, eternidade, Cit, consciência e Ananda, bem-aventurança. 
O Absoluto tem três aspectos básicos:Brahmam o aspecto impessoal, sem forma ou atributos, pura energia luminosa divina, a origem seminal da JivaParamatma o aspecto localizado que fica junto com a Jiva no coração central - chamado Guha – de tudo que é vivo dentro do universo, sendo este aspecto a testemunha suprema de todas as atividades da JivaBhagavam o aspecto pessoal, onde o absoluto é manifestado com infinitas formas divinas de Personalidade da Deusa e de Deus, onde o amor pode ser recíprocado com o Jiva que também adquire personalidade e forma. A Filosofia Védica também revelou o conhecimento do Karma, muito malcompreendido pelos leigos e especuladores esotéricos, pois a palavra é sânscrita ou devanagari e significa a lei que rege as ações da Jiva.
Ele tem quatro divisões, a saber: Dharma, atividades piedosas e religiosas;Artha, atividade econômicas e criativas; Kama, atividades  sensoriais e prazerosas e Moksa,atividades de sofrimentos e desapegos. Também o Karmapode ser de três tipos: o Karma em forma de semente, aquele que iremos acessá-lo no futuro; o Karma que estamos acessando e o Karma que estamos criando agora.
 Existe um mistério profundo por trás do comportamento e da atitude do filósofo védico. Trata-se de um mistério que se revela naturalmente no coração de quem mergulha em sharanagati (palavra sânscrita que significa ‘rendição plena’ ou ‘entrega plena’). Toda vez que refletirmos sobre esta palavra, poderemos visualizar duas entidades experimentando um relacionamento especial: a pessoa que se entrega ou se rende e a pessoa a quem a primeira se entrega ou se rende. Que motivo teria a primeira pessoa para se render plenamente à segunda? Na resposta a esta pergunta está a raiz do mistério profundo já mencionado.
Voltemos ao nosso filósofo védico. Na Índia, os filósofos em geral são conhecidos como munis, sendo tradicionalmente aceitos como os membros mais importantes da sociedade por representarem o princípio de orientação e harmonização do sistema social. Ao formularem códigos de pensamento através dos quais o homem logra evoluir material e espiritualmente, os munis imortalizam sua obra e consolidam a tarefa da preservação da verdade superior. No entanto, a ilusão domuni reside em achar que pode acessar esta verdade por seus próprios méritos intelectuais.
O filósofo védico é um muni diferente simplesmente porque não propõe o seusistema de filosofia. Em virtude de seu sadhana e de outras práticas espirituais, bem como de seu entendimento da importância de guru-tattva(a verdade transcendental relativa ao papel do mestre espiritual), o filósofo védico é sobretudo um mantenedor da riqueza filosófica dos Vedas eternos sob sua forma original.
Não lhe interessam modismos, influências circunstanciais,  interpretações tendenciosas da sabedoria védica e tantos outros elementos que vão surgindo na história do pensamento humano e se distanciando cada vez mais da Fonte.
No relacionamento especial por conta de sharanagati,o filósofo védico é a primeira pessoa (aquela que se entrega ou se rende plenamente), e a segunda pessoa é a Fonte. Na verdade, a Fonte é a Primeira Pessoa, ou Adi  Purushaem sânscrito. Toda a vida e obra do filósofo védico gira,portanto, em torno da intenção de demonstrar ao observador atento e de mente aberta que:
1. Somos todos partes integrantes da Pessoa Suprema, ou Deus;
2. Tanto como Deus, somos pessoas eternas qualitativamente iguais a ele e
quantitativamente diferentes d’Ele;
3. A Pessoa Suprema é shaktiman, o Energético ou Fonte Primordial, e tudo mais é Sua shakti, ou energia;
4. Inteligência verdadeira significa entender que, por trás de tudo na existência, há um princípio pessoal, reflexo do Supremo Princípio Pessoal;
5. Embora sejamos emanações da Pessoa Suprema, Ele sempre permanece o Todo Supremo inalterável;
6. A inalterabilidade é uma qualidade do plano espiritual, onde vive a Pessoa Suprema com Seus companheiros eternos;
7. A partir de sharanagati, começamos a mergulhar na ananda (bem-aventurança) ilimitada de nosso relacionamento eterno com a Pessoa
Suprema;
8. Yoga verdadeiro é sinônimo de relacionamento pessoal com a Pessoa Suprema;
9. O objetivo da filosofia védica é ajudar-nos a conhecer Deus, de modo que possamos nos relacionar com Ele.
Concluindo, o filósofo védico não é adepto de um sistema filosófico-religioso sectário e regionalista. O filósofo védico sempre existiu em todas as culturas do planeta – mas jamais procurou chamar a atenção de outra pessoa que não o próprio Deus. E é aí que reside o mistério profundo de seu contentamento.


DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Respiração Divina

Respiração Divina


 O xamã escolhe uma flor, e vai olhando até confirmar a sabedoria ancestral. Nós que estudamos xamanismo, devemos ver a Criação inteira como uma flor desenvolvendo. A escondida semente, da semente para o broto, do broto para o florescimento, da flor para a semente, e ai para a semente escondida novamente. Da causa invisível para o efeito visível. Da unidade para a diversidade. Do centro para a circunferência. O xamã vai consciente que existe uma energia vital cósmica vital, que vai em constante movimento e é absorvida pela respiração. A energia da vida foi passada com a respiração, e é vital para o funcionamento não sómente do corpo físico, mas de um outro corpo sutíl de cujo ser humano é composto.
   Místicos do Oriente são conscientes da existência dessa energia, usualmente chamam de     “Prana”.O principal veículo deste prana, não é do corpo físico, mas é a energia que o vitaliza, assim como os nervos e o sistema endócrino. 
A força vital é retirada da reserva cósmica com a respiração, assim como o peixe extrai oxigênio da água. Essa energia é absorvida e refinada através dos chakras, antes de ser distribuída para o corpo físico e sutíl.
A essência de toda a vida é o que alguns xamãs chamam de “Respiração Divina”, ou de “Respiração do Invisível”. A respiração de vida, contém substância de fogo, força vital que encapsula a essência de que toda a matéria é, por último, formada e emerge de blocos de manifestação física.
A cada inalação, pegamos energia de canais tubulares que nos círculos orientais são conhecidos como “Nadís”. Existem 3 nadis maiores localizadas na energia corporal, na linha que corresponde a coluna, para uma póosicionada na cora da cabeça. As outras 2 entrelaçadas em volta da nadi central. A nadí que começa do lado direito, carrega a corrente positiva, e a que começa do lado esquerdo carreda a corrente negativa. Elas zigue-zagueam de lado a lado da nadí central, que é neutra.
As nadís, positiva e negativa, são lincadas com as narinas e extraem substâncias para o corpo físico. As 2 correntes de energia cruzam os pontos, girando os chakras onde as energias são absorvidas e distribuídas. Sete dos poderes centrais são localizados verticalmente e aproximadamente na linha da espinha (os sete chacras). Existem 3 outros chacras maiores : umn localizado abaixo dos pés (chacra raiz), um entre os tornozelos (chacra dos pés), e um na base do cérebro.
A raiz e a coroa realizam propósitos concernentes a polaridade e fluem de energias áuricas circundantes do corpo físico. Os oito são organizados em uma oitava, conforme a Lei Universal de Harmônicos, a estrutura do ciclo de oito. Esta lei é a fundação dos ensinamentos da Roda Medicinal e das tradições esotéricas. Estes arranjos também indicam que a raiz e a coroa, estão em diferentes dimensões de oito chacras maiores.
O conhecimento do entrelaçamento das nadís e suas funções era guiado por anciãos no símbolo do Caduceu – 2 cobras dançando em volta da varinha. O Caduceu simboliza o fluxo de energia dentro da entidade humana. Não é sem significado que o Caduceu, mais tarde, tornou-se um símbolo associado com a cura na profissão médica.
Segundo o ensinamento ancestral, o fluxo através das nadís, são alternados. Os chacras estão localizados ao longo da linha da espinha, onde acumula fina luz de energia – de cuja aura é composta . A saida de energias é experimentada pelo humano através da ação, e a entrada de energia através dos sentidos. O sistema nervoso parassimpático é altamente complexo, uma sofisticada rede comunicação através de impulsos de energia elétrica e química carregando e operando o motor de funções corporais em oposição ou em combinação com o sistema nervoso simpático que reage a estímulos recebidos pelos sentidos. Nós reagimos, portanto, para imputar altos e baixos níveis de energia.
O chakra pode ser um pequenino disco que está inerte e carente de brilho e intensidade. Este é o caso de uma pessoa sériamente doente ou motivada por cobiça ou egoísmo, ou, ainda, pode ser totalmente ampliado e radiantemente ativo no caso da pessoa estar vivendo saúde e espiritualidade.
Os místicos afirmam que no desenvolvimento espiritual, os chakras são como esferas de fogo, funcionando em perfeita união um com o outro e criando um efeito de grande beleza. Então, o grau do chakra em atividade, dependa da combinação do desenvolvimento emocional, mental e espiritual, bem como do físico em boa saúde. Em outras palavras, eles refletem a qualidade da vida individual como uma entidade holística.

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Impermanência – você que iniciou a leitura não será a mesma pessoa que irá terminar.

Impermanência – você que iniciou a leitura não

será a mesma pessoa que irá terminar.

























O que é Impermanência?
Que não é permanente; que é instável; inconstante.
Se você sofre, não é porque as coisas são impermanentes. É porque você crê que as coisas são permanentes. Quando uma flor morre, não sofremos muito, porque entendemos que as flores são impermanentes.
Mas você não pode aceitar a impermanência de uma pessoa amada, e sofre profundamente quando ela morre. Se você olhar a impermanência em profundidade, fará o melhor que puder para fazeressa pessoa feliz agora.
Consciente da impermanência, você se torna positivo, amoroso e sábio. Impermanência é boa notícia. Sem impermanência nada seria possível. Com impermanência toda porta é aberta para a mudança. Em lugar delastimar, deveríamos dizer: Longa vida para a impermanência. Impermanência é um instrumento para nossa liberação.
No filme “O pequeno Buda”, onde os monges constroem delicadas mandalas com areia colorida, e logo após a conclusão do belo trabalho, destroem tudo com as mãos, demonstrando na prática que nada épermanente.No lado Ocidental, vemos Jesus caminhando sem nenhum bem, sem nenhuma posse, ao ponto de lembrar que o filho de Deus não tinha sequer uma pedra onde deitar a cabeça na hora de dormir, em desapego total.
Pratique diariamente a IMPERMANÊNCIA, refletindo nas mudanças que já ocorreram com você e concentre-se na felicidade que é simples, mais simples do que imaginamos. Veja se você não está colocando seus sonhos em prateleiras altas, em tempos e lugares distantes demais. A felicidade costuma estar sempre perto de nós, nos lugares mais simples, ao alcance das mãos.
Ninguém é capaz de deter a própria evolução, ainda que ignore deliberadamente todos os movimentos contínuos da natureza em seu próprio ser.
Nesse universo em transformação, ninguém possui nada de si, a não ser o próprio processo interno de crescimento e evolução. E nesse despojamento espiritual com que Deus criou a todos, está a razão primordial de toda existência, pois é nele que tudo começa e termina, no encontro sagrado do Alfa e do Ômega (princípio e fim).
A cada torção da espiral, a consciência se recria, despojando-se, mais uma vez, do que pensa que é para retornar ao que realmente é no contexto divino universal. E, no processo de recriar-se a cada ciclo de sua existência espiritual, a consciência se reinventa, agregando novas experiências e conhecimentos à sua estrutura essencial eterna.
Recriar-se e reinventar-se são processos internos contínuos, a que toda consciência está submetida em obediência à lei universal de impermanência. Recriando-se e reinventando-se, a cada segundo, toda consciência renova consigo o próprio universo, que também se transforma no mesmo processo.
Nascer e renascer são partes do recriar-se e renovar-se, e estão muito além do simples nascer e morrer de um corpo físico. Toda consciência nasce e renasce, de si mesma, a cada pensamento, a cada movimento, a cada nova invenção que faz consigo mesma, criando um novo ser.
Toda consciência nasce e renasce milhares de vezes a cada parto e a cada morte física, pelas emoções e sensações experimentadas a cada vez que estes fenômenos se repetem. Nascendo e morrendo; renascendo e novamente morrendo; e recriando-se o tempo todo, continuamente, como ser divino, pleno e completo, autodescobrindo-se em camadas de existência que se desprendem aos poucos, pela ação irresistível da força centrífuga da própria espiral que a carrega.
E despindo-se de si para vestir-se de Deus, a consciência se eleva, às vezes sofrendo, às vezes sorrindo, trazendo consigo uma porção do universo, que traz consigo outras consciências, que trazem consigo outras porções de universo, que trazem consciências…
“Não há nada permanente, a não ser a mudança” – Heráclito (540-480 aC).
Jaya Ahow!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - NUMEROLOGIA CÁRMICA - DESCUBRA A SUA NUMEROLOGIA

NUMEROLOGIA CÁRMICA



NUMEROLOGIA – Uma ciência de autoconhecimento 
A ciência dos números baseia-se na teoria de que o homem e sua vida são influenciados pela lei matemática das vibrações cósmicas.

A numerologia como ciência divinatória, com seus números fatídicos, indícios de tragédias iminentes ou seus números de sorte, prometendo ganhos lotéricos ou a suprema ventura, entrou definitivamente em desuso, descrédito e esquecimento, para dar lugar à ciência de autoconhecimento, que está assumindo o seu verdadeiro papel neste novo tempo em que vivemos.

Não existem números fatídicos nem números de sorte. Cada número, como o próprio ser humano, é dotado de energia própria, tanto positiva quanto negativa.  Não há nada, neste planeta de luz e sombra, que seja totalmente bom nem totalmente mau. Tudo é dual e tem a sua função específica na evolução.

Conclui-se daí, que também não existem nomes completamente positivos nem tão negativos, que justifique serem trocados ou desfigurados, como alguns ainda usam atualmente, interferindo na própria identidade da pessoa.

Portanto, devemos considerar o nosso próprio nome como um mantra e aprendermos a nos conhecer melhor através dele.

Isso não impede que tenhamos um nome artístico, pseudônimo ou uma assinatura, cuja vibração facilite a execução dos nossos projetos e objetivos.

Na ignorância que caracterizou a Idade Média,  esta ciência milenar, bem como a astrologia, foi desvirtuada e reduzida a simples jogos divinatórios de salão. Não havia interesse da Igreja em estudos que  liberassem o homem e o ajudassem a conhecer o próprio potencial.

Mas felizmente a humanidade sobreviveu, inclusive a esse período obscuro e evoluiu o bastante para estar aqui e agora, neste momento de libertação desse passado sofrido.

Quem conseguir compreender o significado profundo da jornada evolutiva dos números, poderá usar a numerologia para conhecer melhor a si mesmo e aos outros, bem como facilitar muitos projetos da sua vida.

DESCUBRA A SUA NUMEROLOGIA

Aprenda aqui, os cálculos mais básicos dos nomes e datas, bem como os significados resumidos dos números de 1 a 9. A tabela abaixo, com as letras e seus números correspondentes, utiliza o método pitagórico de redução numérica, pela escala dos 9 algarismos.

Essa é a fase mais simples e básica da numerologia. Teoricamente é bastante fácil fazer os cálculos e ver os significados, no entanto a numerologia é bem mais profunda e complexa do que isso. Mas já é um começo e quem se interessar pode, à partir daí, começar a estudar e praticar.


Com base nessa tabela, qualquer pessoa pode facilmente calcular datas, nomes de pessoas, empresas e tudo o mais.
Para analisar as tendências natas de uma pessoa, devemos utilizar o nome completo, como está na certidão de nascimento. 

          1-  2-  3-  4-  5-  6-  7-   8-  9 
         A-  B- C- D-  E-  F-  G-  H- I  
         J-  K-  L-  M- N- O-  P-  Q- R
         S-  T-  U-  V- W- X-  Y- Z 



Pelo exemplo à seguir pode-se aprender a calcular qualquer nome ou data de nascimento. Basta colocar os números sobre as letras correspondentes, somar e ir reduzindo tudo, até chegar a um único algarismo. Os números das vogais ficam em cima e as consoantes embaixo.

 1+     6+   9+6    9+      1=  32 (3+2)= 5 - Eu Interior 
AN T O N I O   S I L V A = (5+2)= 7- Síntese
   5+2+   5         1+ 3+4 =  20 (2+0)=2- Personalidade

Data de nascimento= 31/08 /1943 
3+1+ 8+1+9+4+4=  30= (3+0)=3- Caminho Espiritual

 
Os quatro números em vermelho, regem o complexo energético da pessoa fictícia do exemplo acima. Se quisermos descobrir os números mestres ou cármicos a redução deve ser feita em cada um dos nomes separadamente e somados no final.
Acredito que até aqui, esteja tudo claro.
Mas à partir de agora é que entra a arte da interpretação. Ninguém recebe a influência de um único número. Somos uma mistura deles. É preciso muito conhecimento e sensibilidade para saber qual dos quatro números influencia a nossa vida em maior ou menor grau e como eles interagem entre si, para formar o complexo energético único de cada pessoa.

SIGNIFICADO RESUMIDO DOS NÚMEROS DE 1 A 9

1 -A pessoa 1 é líder e pioneira. É autoconfiante e individualista em pensamentos e ações. Não gosta de receber ordens, deve dirigir seu próprio negócio. Tem capacidade executiva, força de vontade e visão ampla. Pode ser gerente de grandes lojas ou chefe de seção.  É sempre autossuficiente, quer ser a melhor e está determinada a ter sucesso.

-A pessoa 2 é excelente diplomata. Tem paciência, tato e natureza dualista. Vê com clareza ambos os lados de uma situação, podendo com isso ser uma ótima pacificadora. Tem um jeito modesto e pacífico. É tímida, sensível e, muitas vezes, sem confiança em si própria. Não sabe dizer NÃO. Sofrendo com isso e dando margem ao abuso de outras pessoas. 

- A pessoa 3 é alegre, jovial e expansiva. Tem talento para expressar-se escrevendo, falando ou na área artística principalmente na dança. É dotada de muita imaginação e criatividade, atraindo com isso grandes oportunidades na vida. Costuma mascarar suas próprias emoções, colocando a máscara do contente e tende a começar várias coisas e não terminar nenhuma. 

4 - A pessoa 4 é uma disciplinadora. Tem determinação e tenacidade de propósitos. É prática, analítica e excelente em trabalhos de pormenores e organização. Tem habilidade mecânica e trabalha bem com as mãos. É a pessoa ideal para ocupar cargos públicos de grande responsabilidade, pois cumpri rigorosamente suas obrigações e é excelente no manejo de assuntos burocráticos. 

5 - A pessoa 5 é versátil e magnética. Tem mente rápida e relaciona-se muito bem. É inquieta, nervosa e deseja a liberdade a todo o custo. A instabilidade fará parte da sua vida em todas as áreas.
No amor é provocante, sensual e apaixonada. Adora viagens e novas experiências.  Dificilmente, fica numa única relação durante toda a vida.

6 - A pessoa 6 é honesta, equilibrada e harmônica. Ama o lar e a família. Gosta de ambientes confortáveis e acolhedores. As atividade relacionadas ao lar, à família e à comunidade, são sempre indicadas para a pessoa 6, como educação, culinária, decoração, enfermagem, arrimo de família, etc... Será também um bom intérprete musical, se quiser se dedicar a essa área. Mas também é bastante teimosa e gosta de criar polêmica.

7 - A pessoa 7 é intuitiva, estudiosa e teórica, busca o conhecimento, a sabedoria e a perfeição. É mais exigente consigo mesma do que com os outros. Não gosta do trabalho manual, da rotina e menos ainda do trabalho braçal. 
Ama o mistério e procura compreender as leis espirituais porque tem espírito cético e analítico. Quer explicações científicas para fenômenos que a nossa ciência ainda não pode explicar.

8 - A pessoa 8 é uma administradora nata. Tem tino comercial. Capacidade executiva e é eficiente em tudo o que faz. É do tipo “toque de Midas”. O que ela toca tende a progredir. É perfeccionista, crítica e analítica. Tem interesse na expansão em larga escala. Quer dinheiro e poder material. Mas não deve confiar muito na sorte. Precisa trabalhar duro para atingir seus objetivos e progredir na vida. 

9 - A pessoa 9 é generosa humanitária e boa. Vê o bem em todas as pessoas e é amada por todos. Tem muita capacidade de doação, sem esperar recompensa. 
É generosa e pacífica, mas torna-se ardente e agressiva quando se acha diante de obstáculos ou é provocada.
São pessoas honestas, sinceras e inspiram confiança. São apaixonadas e dinâmicas.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ASTROLOGIA CÁRMICA

ASTROLOGIA CÁRMICA














Assim como a numerologia, a astrologia cármica também é muito utilizada nas terapias holísticas. Esse estudo, leva em consideração, além da posição do sol, da lua e da quarta casa, do mapa natal, que representam pai, mãe e as raízes da pessoa, ainda o planeta dispositor, signos e casas dos nodos lunares. A posição de saturno, plutão e a casa doze, também são especialmente considerados.

Levar em conta todos esses fatores, demanda num estudo muito sério e aprofundado. Só assim podemos obter um perfil bastante aproximado da complexidade de cada ser humano, bem como a bagagem emocional e energética, trazida ao longo de suas encarnações. 

O mesmo enfoque fatalista, que era dado até há pouco tempo para a numerologia, aplicava-se à astrologia, com vários agravantes. O principal deles era o fato de a astrologia ser mais popular e figurar largamente em jornais e revistas do mundo inteiro, com previsões enganosas, que a levaram a ser alvo de chacota e descrédito.

A Idade Média também chamada "noite dos tempos" obscureceu e deturpou o sentido desta antiga sabedoria. 

O resgate da astrologia, como ciência milenar de autoconhecimento é bastante recente, se pensarmos nos séculos de ignorância que nos antecederam. 

O ritmo acelerado deste novo momento planetário no entanto, tem compensado o tempo perdido, pois contamos atualmente com um número considerável de astrólogos, pesquisadores e terapeutas respeitados, que se dedicam a este estudo apaixonante, abrindo caminhos insuspeitados em direção a nós mesmos e ao nosso passado ancestral.

A astrologia de folhetim, que foi e ainda é largamente usada pelos meios de comunicação, aborda ùnicamente o signo solar, como se a astrologia se resumisse a isto. No entanto, o signo solar, é apenas um dos aspectos de um mapa, além de ser o mais genérico. 

Em muitos casos inclusive, pode não ser nada fiel ao verdadeiro perfil psicológico da pessoa. É preciso que se leve em consideração, entre muitos outros fatores, a casa do mapa em que se encontra este sol, que planeta ou planetas fazem aspecto com ele, sem contar a importância do signo ascendente, lua, meio do céu, planetas nas casas e os aspectos que formam entre si. 

Como podemos perceber, cada mapa astral individual é único e particular, como se fosse uma impressão digital.