sábado, 2 de agosto de 2014

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Musicoterapia A Terapia dos Sons e da Música

MusicoterapiaA Terapia dos Sons
e da Música


Definição

Musicoterapia é uma ciência paramédica que utiliza a música e seus elementos constituintes, ritmo, melodia e harmonia, além de movimentos, expressão corporal, dança e qualquer outra forma de comunicação verbal e não verbal, comobjetivos terapêuticos. Se desenvolve em um processo coordenado por um musicoterapeuta qualificado, com um paciente ou grupo. O objetivo primário da Musicoterapia é possibilitar aos pacientes a abertura de canais de comunicação e/ou a reabilitação de necessidades físicas, emocionais, mentais, sociais e cognitivas.

Indicações
Os musicoterapeutas trabalham com uma gama variada de pacientes. Entre estes estão incluídas pessoas com dificuldades motoras, autistas, pacientes com deficiência mental, paralisia cerebral, dificuldades emocionais, pacientes psiquiátricos, gestantes e idosos.
O trabalho musicoterápico pode ser desenvolvido dentro de equipes de saúde multidisciplinares, em conjunto com médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e educadores.Também pode ser um processo autônomo realizado em consultório.

O uso da música como método terapêutico vem desde o início da história humana. Alguns dos primeiros registros a esse respeito podem ser encontrados na obra de filósofos gregospré-socráticos.

A sistematização dos métodos utilizados hoje em dia só começou, no entanto, após a Segunda Guerra Mundial, com pesquisas realizadas nos Estados Unidos. O primeiro curso universitário de Musicoterapia foi criado em 1944 na Michigan State University.

Processo
O processo da Musicoterapia pode se desenvolver de acordo com vários métodos. Alguns são receptivos, quando o musicoterapeuta toca música para o paciente. Este tipo de sessão normalmente se limita a pacientes com grandes dificuldades motoras ou em apenas uma parte do tratamento, com objetivos específicos.

Na maior parte dos casos a Musicoterapia é ativa, ou seja, o próprio paciente toca os instrumentos musicais, canta, dança ou realiza outras atividades junto com o terapeuta. A forma como omusicoterapeuta interage com os pacientes depende dos objetivos do trabalho e dos métodos que ele utiliza. Em alguns casos as sessões são gravadas e o terapeuta realiza improvisações ou composições sobre os temas apresentados pelo paciente.

Alguns musicoterapeutas procuram interpretar musicalmente a música produzida durante a sessão. Outros preferem métodos que utilizem apenas a improvisação sem a necessidade de interpretação. Os objetivos da produção durante uma sessão de Musicoterapia são não-musicais, por isso não é necessário que o paciente possua nenhum treinamento musical para que possa participar deste tratamento.

musicoterapeuta, por outro lado, devido às habilidades necessárias à condução do processo terapêutico, precisa ter proficiência em diversos instrumentos musicais. Os mais usados são o violão, o piano e instrumentos de percussão.

Musicoterapeuta

O profissional responsável por conduzir o processo musicoterápico é chamado musicoterapeuta. A formação desse profissional é feita em cursos de graduação em musicoterapia ou como especialização para profissionais da área de saúde (medicina ou psicologia). Em alguns países amusicoterapia também pode ser parte de uma formação emarteterapia, que envolve, além da música, técnicas de artes plásticas e dança.

formação do musicoterapeuta inclui teoria musical, canto, prática em ao menos um instrumento harmônico (piano ou violão), instrumentos melódicos (principalmente flauta) e percussão.

Também faz parte da formação do musicoterapeuta o conhecimento da anatomia e fisiologia humana, psicologia,filosofia e noções de expressão artística, expressão corporal, dança, técnicas grupais e métodos de educação musical.

Ultimamente tem-se desenvolvido novas formas terapêuticas na área da musicoterapia, entre elas é a musicoterapia digital, ou por outras palavras musicoterapia com base nos instrumentos electrônicos.

Texto: Retirado da Wikipédia

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Magnetoterapia A Terapia dos Magnetos

MagnetoterapiaA Terapia dos Magnetos



Definição

Magnetoterapia é uma terapia praticada pela medicina alternativa baseada na influência dos campos magnéticos estáticos sobre o corpo humano.
Esta prática afirmam que ela seria capaz de tratar efetivamente diversas doenças sobretudo de ordem reumática.
magnetismo é uma força gravitacional emitida do centro do globo terrestre.
Alguns físicos propõem que existe um gigantesco magneto permanente no centro da Terra ou uma corrente elétrica que é responsável pelo campo magnético da Terra, transformando-a num imenso imã, energia esta chamada de geomagnetismo, que atua sobre todos os seres vivostrazendo grandes benefícios para saúde.

O Que é Magnetoterapia
Magnetoterapia é a ciência que estuda e trata os desequilíbrios eletromagnéticos do corpo humano, auxiliando no tratamento de diversos distúrbios em nosso organismo.

Nosso planeta é regido por duas forças básica: gravitacional e magnética. A Terra funciona como um grande bloco de ímã, e a energia que recebe tem o nome de geomagnetismo, que atua de maneira benéfica sobre todos os seres vivos, com a função primordial de manter nossa saúde.

Nascido na Índia, aperfeiçoado na china e exaustivamente pesquisado no Japão nos últimos 30 anos, o magnetismo tem a função ímpar de equilibrar as energias que se alteram com o desgaste da vida moderna.

Estudos da Universidade de Osaka afirmam que a energia geomagnética se reduziu em 50% nos últimos quinhentos anos. Com o aparecimento do concreto, do asfalto, dos calçados de borracha e de plástico, dos automóveis etc. perdemos o contato com a mãe Terra.

O Magnetismo e o Organismo
corpo humano é composto de aproximadamente 65% de água. Grande parte dessa água é encontrada no sangue, e é através da circulação sangüínea que os glóbulos vermelhos levam oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo.

Pesquisas realizadas no Japão e no Brasil confirmam que a aplicação constante do magnetismo no organismo, principalmente na região do pâncreas, provoca um aumento da produção de insulina, sendo portanto um importante elemento de ajuda no tratamento de diabetes (não-insulino dependentes).

Outras pesquisas apontam que tecidos ósseos fraturados apresentam melhora de 20% a 40% quando submetidos a tratamentos de magnetos, reduzindo o tempo de consolidação.

Quando aplicamos sobre o cérebro e medula espinhal, provoca melhora acentuada no aproveitamento do oxigênio pelos neurônios, evitando o estresse e contribuindo para maior vida útil dessas células, que não são renováveis, e prevenindo doenças cerebrais degenerativas.

Com todas essas vantagens, a magnoterapia é tanto curativa quanto preventiva e, por ser um tratamento energético natural, não tem contra-indicação.
Água MagnetizadaA ingestão de água imantada tem comprovada eficáciae não pode basicamente, em nenhuma hipótese produzir danos ou efeitos indesejados, podendo ser utilizada por qualquer pessoa. Porém, ela não substitui tratamentos médicos.
Atualmente a nossa saúde pode ser afetada de diversos modos e por diversas causas. Como sabemos, o meio ambiente alterado é a principal causa das enfermidades. Porém, o mais importante é entender como fatores como a alimentação industrializada, o estresse, a poluição, a vida sedentária, causam a maioria das doenças, além de contribuírem para alterações genéticas preocupantes.

Para proteger de fato o organismo, evitar as moléstias e restabelecer a saúde, é necessário agir “globalmente”, ou seja, minimizar a ação desequilibrante dos fatores ambientais nocivos.

Para isso, precisamos lançar mão de recursos protetores e restauradores da saúde, através de métodos terapêuticos ou preventivos não agressivos, ou auxiliares, como a fitoterapia, os suplementos nutricionais, a homeopatia, a acupuntura, a hidroterapia e as águas minerais medicinais.

Existem numerosos métodos terapêuticos que poderiam ser citados, que utilizam essências florais, cristais, argila, etc., no entanto, é preciso estabelecer uma condição de segurança e de garantia na indicação de terapêuticas.

O uso regular de água submetida a campos magnéticos – chamada de água “imantada” ou “magnetizada” - assim como a fitoterapia e o uso de suplementos nutricionais, tem efeito cientificamente comprovado, fazendo parte dos recursos capazes de promover a saúde e de prevenir as doenças.

Texto extraído do site Unimag

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Litoterapia A Terapia com Cristais e Pedras

LitoterapiaA Terapia com
Cristais e Pedras 

 



Definição
Litoterapia são aplicações de cristais e pedras em centros energéticos específicos, buscando a harmonização global. As pedras são selecionadas, de modo geral, segundo as suas cores, às quais atribuem-se propriedades, ou, ainda, de acordo com sua composição química. É também conhecida comoCristaloterapia ou Terapia dos Cristais

O Uso Terapêutico dos Cristais
As terapias holísticas trabalham na sua linguagem com aspectos energéticos, atuando diretamente sobre o corpo, como também nos ambientesnormalmente freqüentados (em casa; no trabalho; etc.).
rar ou repelir determinado tipo de energia, de acordo com a característica do local (quarto, mesa de trabalho, ambiente de estudo, etc).

Algumas dicas de cristais e o local do corpo em que deve ser aplicado para equilibrar as energias dos Chakras.
Água Marinha
Usar no 5º chakra (garganta) para ajudar a comunicação e a expressão de opiniões. Ajuda também na libertação kármica, física e emocional.

Âmbar
Usar no 3º chakra (plexo solar). Pedra altamente calmante que facilita o equilíbrio da energia. Remove influências psíquicas e energias negativas de outras pessoas. É frequentemente usado por agentes de cura como escudo protetor nas suas sessões de tratamento.

Ametista
Usar no 7º chakra (coroa) para despertar e abrir a espiritualidade. Aumenta a paz espiritual. Ajuda na meditação, stress e insônias. Facilita a intuição e a recordação de vidas passadas.

Anidrita
Usar no 5º chakra (garganta) para atuar como um detector / radar. Tem uma forma de encontrar e libertar toxinas e bloqueios de energia no corpo. Também harmoniza hormônios desestabilizadas pelas toxinas e stress.

Azurite
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para ajudar no contato com os guias espirituais. Ajuda também no trabalho dos curadores e físicos. Aumenta a habilidade psíquica. Dissolve bloqueios de energia e negatividade.

Calcedônia Azul
Usar no 5º chakra (garganta) para harmonizar o corpo, mente, espírito e emoções. Útil também na comunicação verbal proporcionando clareza de discurso. Simboliza a boa vontade e promove a estabilidade mental.

Crisoprácia
Usar no 4º chakra (coração) para ativar, abrir e energizar este canal energético. A meditação com este cristal pode facilitar uma profunda ligação do coração com a Mãe Terra.

Citrino
Usar no 3º chakra (plexo solar) para prevenir e manter o estado de saúde. Útil no equilíbrio energético.

Lapisazuli
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para transformar pontos de vista negativos em positivos. Limpa o corpo mental enquanto liberta padrões Kármicos antigos.

Malaquita
Usar no 4º chakra (coração) para limpar o corpo emocional, libertar traumas de vidas passadas. Protege contra ataques psíquicos e outras negatividades.

Manganocalcite
Usar no 4º chakra (coração) para reestabelecer amor materno que possa estar em falta. Promove o amor próprio e pelos outros graças à sua natureza gentil e calma.

Pedra da Lua
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para aumentar o conhecimento psíquico enquanto aumenta a intuição. Ajuda no crescimento e desenvolvimento espiritual.

Pedras Boji
Usar no 1º chakra (raiz) para eliminar ressentimentos e sentimentos e emoções negativas. Promove o livre fluir da energia vital. Ajuda na artrite, dores nas costas e osteoporose.

Pirita
Esta é uma pedra que protege das energias negativas a um nível físico, etérico e emocional. Deve ser usada quando se executam trabalhos perigosos. A Pirita é também uma pedra que estimula o poder do intelecto.

Quartzo Cabelo de Anjo
Usar em todos os chakras. Potencia toda a energia positiva que entra na aura, afasta a energia negativa e acelera a cura.

Quartzo Laser
Usar em todos os chakras. Ótimo para libertação de medos, para encorajar e descobrir o propósito da vida, para promover a intuição a acelerar a cura. Diz-se que alguns contêm informação sobre processos de cura provenientes da Lemúria.

Quartzo Rosa
Usar no 4º chakra (garganta) para promover a cura do coração pelo amor próprio, para curar dores de coração e solidão e para despertar a divindade interna.

Rodocrusita
Usar no 4º chakra (coração) para limpar o corpo emocional libertando sofrimento de vidas passadas e reprogramando-o para receber alegria. Cura o sentimento de culpa.

Sodalita
Usar no 6º chakra (terceiro olho) para encorajar visões psíquicas. Ajuda na cura do sistema nervoso central.