sexta-feira, 8 de agosto de 2014

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Excesso de expectativas: Como lidar?

Excesso de expectativas: Como lidar?

“Viver é afinar o instrumento, de dentro pra fora, de fora pra dentro…”
Essa citação é de uma canção do compositor Walter Franco e ilustra com sabedoria o equilíbrio necessário entre o mundo interno e o externo.
No dia a dia atribulado estamos na maioria das vezes “olhando para fora”, preocupados em atender as expectativas externas, seja no trabalho, nas amizades, nas conquistas amorosas.
A cobrança vem de todos os lugares, nas matérias que dão a todo tempo dicas de como ser melhor e mais adequado, na insatisfação generalizada dos filhos, esposa, marido, chefe, colegas… Mas, a pior cobrança é a interna, constantemente presente junto com o sentimento de inadequação. Algo que frequentemente vem lembrar que talvez não sejamos bons suficientes naquilo que precisamos ser, como se não fossemos capazes de dar conta do recado em diversas áreas da vida.
Onde isso pode levar?
Perguntar-se, de tempos em tempos, se poderia estar fazendo melhor o que já faz é altamente produtivo e benéfico para melhorarmos como seres humanos.
Mas, quando a cobrança interna é excessiva suas consequências podem ser bastante danosas, levando a demasiadas preocupações. Ao invés da auto exigência trazer aceitação e reconhecimento para o indivíduo, o que ele encontra normalmente é grande ansiedade, esgotamento e frustração, prejudicando a confiança em si mesmo e a sua autoestima.
Por isso é importante perceber que colocar atenção e energia somente nas expectativas externas torna a pessoa vulnerável, a mercê da reação de terceiros, o que depende mais dos outros do que do próprio indivíduo. É necessário equilibrar esses dois aspectos adequadamente. Através da reflexão sobre o assunto é possível encontrar formas de dar vazão também às expectativas internas, fortalecendo-se interiormente para lidar com as exigências do mundo externo.
Como encontrar o equilíbrio?
O primeiro ponto é sair do automático. Antes de ser tomado pelas cobranças, é hora de parar e avaliar sinceramente qual o propósito das exigências que começam a surgir. O quanto daquilo é realmente seu e o quanto é do outro?
Conversar com o seu terapeuta ou um amigo de confiança pode ajudar bastante a tornar os pensamentos mais claros e conseguir fazer essa distinção.
À medida que isso vai sendo identificado fica mais fácil direcionar energia também para as necessidades internas. Não tenha medo de decepcionar, vá com cautela atendendo também aquilo que te faz bem, olhando com respeito e coragem para quem você realmente é e para os seus desejos. Busque um meio coerente de realizá-los.
Quando damos espaço para o nosso mundo interno, somos mais autênticos e automaticamente atraímos quem gosta de nós como realmente somos. Isso gera autoconfiança, melhora a nossa auto estima e ajuda a ter uma vida mais leve, com mais bem estar.
Por Marcela Pimenta Pavan

EQUILÍBRIO E HARMONIA - 10 Mandamentos do Otimismo

10 Mandamentos do Otimismo


1- Hoje é o dia mais importante da sua vida. Não o sobrecarregue com lembranças dolorosas do ontem, nem com temores covardes do amanhã. Viva o dia de hoje com entusiasmo e harmonia.
2- Construa você mesmo sua Vida. Não permita que opiniões e erros alheios o conduzam ao fracasso.
3- Irradie amor, carinho e simpatia. Não guarde seus tesouros espirituais, pois, quando mais alegria e amor espalhares, mais feliz será.
4- Não espere pelos outros. Tua grande fonte de energia está em ti mesmo- se souberes utilizá-la verás quanto já és próspero e forte.
5- Seja pontual, sincero e exigente consigo mesmo. Quem não se disciplina desperdiça tesouros de energia física e mental, acabando por destruir-se , lembre-se que o tempo deve ser usado com sabedoria.
6- Cuide de teu corpo e tua mente, conservando ambos sadios. Como os males de um se refletirão no outro, os dois merecem, por igual, ter cuidado. Alimente sua mente com pensamentos positivos e saudáveis para que seja refletido em seu corpo.
7- Tenha paciência. Jamais duvide da vida e de que a vitória pertence aos que sabem esperar o momento certo de agir. Não tenha pressa, tudo tem seu tempo.
8- Fuja da extravagância e do desperdício. Os dois são próprios do desequilíbrio. A vida é um bem inestimável.
9- Faça diariamente uma avaliação de tua vida. Veja o que realmente deve dar importância, se não estás desperdiçando seu tempo com coisas inúteis como preconceitos e ressentimentos, pois tudo gira em torno da paz e harmonia.
10- Ao tomar uma decisão consistente e livre, jamais te afaste dela. Seja seguro em suas decisões. Saber querer é a base para vencer. Com otimismo tudo se resolve.
Autor Desconhecido

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Amor Próprio! O Amor Que Te Move! - AME-SE AGORA!

Amor Próprio! O Amor Que Te Move!

Amor próprio não tem nada a ver com ser apaixonado por sua imagem no espelho  - amor próprio não é narcisismo!
Amor próprio tem a ver com exercitar suas escolhas, independentemente do que outros ou outras pensem ou digam.
Amor próprio tem a ver com seguir seu contentamento, mesmo que ele seja considerado tolo ou fútil por quem não habita o seu corpo e nem conhece o interior de sua alma.
Amor próprio é saber que, a despeito de tendências, ou de probabilidades, ou, ainda, das estatísticas que apontam que ir pelo caminho da direita é mais seguro, ou conveniente…
É saber que o seu, ah!,
o seu – o seu é o caminho da esquerda, e é caminhar por este caminho mesmo que
poucos, ou nenhuns, caminhem contigo.
amor-proprio-1
Porque você sabe o que te move, e ninguém mais.
Porque você conhece o que existe dentro do teu coração.
Engana-se quem pensa que é necessária beleza física para que o amor próprio exista – por mais que eu NUNCA tenha conhecido alguém que se ama de verdade e seja feio; vejam bem….
 o amor próprio traz com ele uma harmonia ímpar, que não tem nada a ver com esteriótipos ou ícones.
Tem a ver com um contentamento que transborda pelos olhos, pelo sorriso, pelas orelhas até.
É como se cada poro da pele sorrisse a beleza que se sabe que existe do lado de dentro dos limites do corpo.
kate
Não tem nada a ver com magreza, ou com gordura, ou com dentes tortos ou brancos, com cabelos hidratados, com ser careca, com ser alto ou baixo – que isso é a tridimensionalidade nos distraindo de ser quem somos.
Amor próprio tem a ver com respeitar as próprias escolhas e fazê-las conscientemente.
Que, se não, a vida é perdida. Que, se não, a vida é vazia.
Que, se não, a vida não é vivida: é sobrevivida!

Por Flavia Melissa – Bionergia, Saúde e Desenvolvimento Pessoa