sábado, 13 de setembro de 2014

PENSAMENTOS,POESIAS E REFLEXÕES - CONTATO DE ALMAS

CONTATO DE ALMAS



Ainda existem almas para as quais o amor é o 

contato de duas poesias, a fusão de dois devaneios.” 



Gaston Bachelard

SAÚDE E EQUILÍBRIO - 7 POSIÇÕES DE YOGA PARA COMBATER A INSÓNIA

7 POSIÇÕES DE YOGA PARA COMBATER A INSÓNIA


Ioga Melhora Insónia
Pratique Ioga e Melhore a Insónia
Uma noite sem conseguir dormir, para além de irritante, pode não influenciar a sua saúde a longo prazo. No entanto, a insónia crónica pode representar uma série de ameaças à sua saúde e bem-estar.
O Ioga pode ajudá-lo a dormir mais?
Uma das formas de conseguir adormecer tranquilamente é adoptar uma rotina de posições de ioga todas as noites.
Recentemente, pesquisadores da Universidade de Harvard descobriram que uma prática de ioga regular ajuda as pessoas a adormecer mais rapidamente, durante mais tempo e a melhorar a qualidade do descanso em geral.
Estudos anteriores também relacionam esta milenar forma de exercício na melhoria do sono em mulheres depois da menopausa, sobreviventes de cancro ou que sofrem de osteoartrite.
De acordo com especialistas, usar o ioga e padrões de respiração adequados para perder peso pode ser uma aprendizagem particularmente útil para aqueles que sofrem de apeneia do sono, permitindo-lhes sobreviver sem a necessidade de máquinas.
Estes factos não são nenhuma surpresa para os praticantes do ioga.
O Ioga facilita o sono, relaxando a mente e o corpo e ajuda a melhorar o alinhamento corporal e a flexibilidade, duas coisas que contribuem para as dores físicas e que podem roubar-lhe tempo precioso de descanso.
Respire
O Ioga vai muito além de uma simples flexão ou torção do corpo. Técnicas de respiração desempenham um papel essencial no relaxamento do corpo e da mente.
A respiração pelo abdómen é um método de respiração que as pessoas costumam usar para relaxar e rejuvenescer enquanto praticam ioga, e pratica-se da seguinte forma:
Levantado ou deitado, certifique-se que mantém a coluna alinhada e alongada.
Coloque uma mão na barriga e inspire, expandindo a sua barriga como um balão.
Quando expira, tente sugar o umbigo em direcção a coluna.
Repita isto pelo menos dez vezes, com respirações profundas (pode fazer mais vezes se quiser). Cada vez que você inspira, tente relaxar e encher de ar o seu abdómen tanto quanto possível.
Posições para ajudá-lo a dormir
Não tem de ser um praticante de ioga profissional para colher benefícios valiosos para o sono. Só precisa integrar algumas posições na sua rotina nocturna.
Aqui estão sete simples posições de ioga para a estimulação do sono. Experimente!
Invertida
Invertida Ioga
Posição Invertida.
Deite-se em frente a uma parede de maneira a que fique perpendicular a mesma. Coloque os pés na parede e eleve os seus quadris no sentido da mesma, encoste as suas pernas tanto quanto possível, sem forçar. Coloque os braços para o lado com as palmas das mãos viradas para cima. Feche os olhos e respire profundamente.
Posição do Pombo (direita e esquerda)
Pombo Ioga
Posição de Pombo
Coloque-se de quatro e posicione o joelho direito para trás perto do pulso direito, direcionando o pé direito para a esquerda. Deslize a perna esquerda para trás. Coloque uma almofada longitudinalmente, à esquerda da perna direita. Coloque a barriga e peito no travesseiro e deixe os braços relaxar para os lados. Relaxe a cabeça para qualquer lado, como se sentir mais confortável, e respire profundamente. Se for muito intenso, coloque outra almofada debaixo do peito, ou use uma almofada para apoiar o quadril do lado direito. Repita esta posição do lado oposto.
Borboleta inclinada
Deite-se de costas. Coloque uma almofada, longitudinalmente, por baixo da coluna. Junte as solas dos seus pés até que se toquem e, em seguida, deixe os joelhos cair suavemente para os lados. Certifique-se que mantém os quadris fora do travesseiro. Estique os braços para o lado, longe do corpo, com as palmas viradas para cima.
Torção da coluna vertebral (direita e esquerda):
Deite-se de costas. Dobre o seu joelho direito em direção ao peito e cruze-o sobre o lado esquerdo do seu corpo. Você deve sentir o estiramento da torção na espinha. Para suavizar o impacto, coloque uma almofada debaixo do seu joelho direito como suporte. Estique-o para fora de  forma a criar um “T” com o seu corpo. Pode manter a cabeça virada para cima ou olhar para a direita, caso queira um efeito mais profundo sobre o pescoço. Repita esta posição do lado oposto.
Posição do arado
Posição Arado Ioga
Posição do Arado
Deite-se de costas. Contraia os músculos abdominais para levantar as pernas e coloque-as sobre a cabeça até que seus dedos do pé toquem no chão atrás da cabeça.
Se os seus dedos não chegarem ao chão faça esta posição contra a parede (mantenha-se perpendicular com a cabeça a tocar a parede) para que seus pés sejam amparados pela parede.
Se puder, entrelace os dedos atrás das costas e lentamente endireite os braços, caso contrário, basta manter os braços ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para baixo. Quando quiser desfazer a postura, faça-o lentamente, rolando devagar, vertebra a vertebra. Esta posição ajuda a esticar as costas e os músculos, reduzindo a tensão física. Relaxa o corpo, especialmente o pescoço.
Posição de cobra
Posição de Cobra Ioga
Posição da Cobra.
Deite-se de barriga virada para baixo com as palmas das mãos no chão ao lado do peito. Mantendo os cotovelos perto do corpo, inspire e alongue o seu corpo enquanto levanta a cabeça expandindo o peito para a frente. Venha a cima confortavelmente e mantendo os quadris no chão. Esta posição é particularmente útil para as pessoas que passam muito tempo curvadas levantando coisas, porque envolve os músculos das costas e os seus antagonistas, ou seja os músculos opostos (abdominais).Também ajuda a esticar os ombros, peito e músculos abdominais.

Sentado abridor de coração
Sente-se em posição de joelhos, caso sofra de problemas nos joelhos pode sentar-se com as pernas estendidas para fora e para a frente. Colocar as mãos no chão atrás do corpo, palmas das mãos bem estendidas no chão e os dedos para fora. Inspire e alongue a sua coluna. Expire e incline-se para trás, arqueando as costas e colocando a cabeça para trás. Se estiver de joelhos empurre os quadris. Esta posição é benéfica porque fornece um movimento que é o oposto ao que a maioria das pessoas está durante o dia.
Para melhorar o seu sono de forma duradoura, consulte o seu especialista de Medicina Chinesa e obtenha um tratamento adequado ao seu estilo de vida. 

SAÚDE E EQUILÍBRIO - UNHAS: 5 SINAIS QUE INDICAM PROBLEMAS DE SAÚDE

UNHAS: 5 SINAIS QUE INDICAM PROBLEMAS DE SAÚDE


Unhas: 5 sinais que indicam problemas de saúde
Alterações nas unhas podem indicar tanto doenças cardíacas, como problemas de tiróide, ou mesmo má nutrição. Aqui estão algumas sinais nas unhas que podem requerer cuidados médicos.
  • As Unhas descolam-se da pele
    • Aspecto: unhas sensíveis e descolada.
    • Possíveis causas:
      • Lesão ou infecção
      • Doença da tiróide
      • Reacção a medicamentos
      • Psoríase
      • Reacção a produtos endurecedores de unhas
  • Unhas amareladas
    • Aspecto : unhas amareladas. As unhas engrossam e crescem lentamente. Perda de pele e descolamento.
    • Possíveis causas:
      • Doenças respiratórias, como bronquite crónica
      • Inchaço das mãos (linfedema)
  • Unhas reviradas
    • Aspecto : unhas moles reviradas para fora, em forma de colher, por forma a aguentar uma gota de líquido.
    • Possíveis causas:
      • Falta de ferro
      • Anemia 
  • Unhas clubbing
    • Aspecto : Pontas dos dedos mais largas e unhas a acompanhar a curva dos dedos.
    • Possíveis causas:
      • Baixos níveis de oxigénio no sangue que podem originar doenças cardíacas
      • Inflamação intestinal
      • Doenças cardiovasculares
      • Doença hepática
  • Unhas opacas
    • Aspecto : unhas opacas com as pontas escuras
    • Possíveis causas:
      • Desnutrição
      • Insuficiência cardíaca
      • Diabetes
      • Doença hepática
Se algum dos seus pais tiver um destes problemas nas unhas, daqueles que não desaparecem, consulte o seu médico para um diagnóstico.

DICAS TERAPÊUTICAS - Morango: conheça 6 benefícios da fruta - Retarda o envelhecimento

Morango: conheça 6 benefícios da fruta

Aproveite, porque é tempo dessa fruta vermelhinha. Rica em vitamina C, ela fortalece as defesas do organismo, ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce.



Na hora da feira, prefira a versão orgânica da fruta, que é livre de agrotóxicos.

1. Deixa o coração no ritmo
A cor avermelhada da frutinha se deve às antocianinas, substâncias que neutralizam os radicais livres. "Estudos mostram que o alto consumo da substância pode diminuir o risco de ataques cardíacos", diz.

2. Garante boas doses de vitamina C
O morango é cheio desse nutriente. "A substância fortalece o sistema imunológico, é importante no processo de cicatrização de feridas e ajuda na absorção de ferro dos vegetais", diz a nutricionista Carolina Arbache, da Natue, e-commerce de produtos saudáveis, naturais e voltados ao bem-estar.

3. Tem poucas calorias
Segundo Carolina, o morango é uma das frutas menos calóricas. "Dez morangos médios (100 g) têm apenas 30 calorias", diz.

4. Protege o cérebro
Além de manter o coração saudável, as antocianinas colaboram com o cérebro! "O morango pode auxiliar na prevenção da perda de memória", afirma.

5. Retarda o envelhecimento
"A fruta concentra nutrientes importantes para evitar o envelhecimento precoce da pele, como as antocianinas, o silício e a vitamina C", afirma Carolina.

6. Esbanja nutrientes
"Comparado a outras frutas, o morango concentra boas quantidades de vitaminas e minerais", diz Carolina. Além da vitamina C, a vermelhinha possui silício, manganês, potássio, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina K. "Esses nutrientes são essenciais para o funcionamento do organismo, pois controlam desde a produção de hormônios até o funcionamento do coração e do cérebro", completa.