domingo, 12 de outubro de 2014

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Melão - vitamina A,C, B e Potássio - Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos

Melão - vitamina A,C, B e Potássio




 MELÃO (Cucumis meio)
  
Cada 100 gramas de melão (Cucumis melo) contém:
Calorias - 31 kcal
Proteínas - 0,85 g
Gorduras - 0,15 g
Vitamina A - 2800 U.l.
Vitamina B1 (Tiamina) - 30 mcg
Vitamina B2 (Riboflavina) - 20 mcg
Vitamina B5 (Niacina) - 0,55 mg
Vitamina C
  
B. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS Emoliente, Alcalinizante, Diurética, Laxante, Mineralizante, Calmante, Antilítica, Tenífuga.

O melão é bastante refrescante e por esse motivo indicado para os meses de calor. Contém quantidades razoáveis de Cálcio, Fósforo e Ferro, que contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. Tem também vitamina A que protege a visão, vitamina C, que age contra infecções, e Niacina, que combate problemas de pele.

Por conter pectina e fibras solúveis, ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.


Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas.

 Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos. Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre.

 Os de polpa amarela são uma excelente fonte de Anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico.

 As sementes contém óleos como lisina e histidina (óleos graxos poliinsaturados), usados em muitos países em substituição a amêndoas e pistaches. Devido à sua alcalinidade, deve ser ingerido antes das refeições. Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.

Maduro, o melão é bom como calmante, diurético e laxante. É também recomendado nos casos de gota, reumatismo, artrite, obesidade, colite, prisão de ventre, afecções renais, nefrite, cistite e infecções ginecológicas.

Recomendado para regimes de emagrecimento, para diabéticos e hipertensos, pois, além de mineralizante e vitamínico, é pouco calórico. Sua polpa contém papaína, uma enzima excelente para uma boa digestão, pois ajuda na decomposição de proteínas. Além disso, contém peptidase e protease, que também ajudam na digestão dos alimentos.

 Rico em fibras, auxilia no esvaziamento dos intestinos e na eliminação de toxinas, sendo muito útil no combate à prisão de ventre. Os de polpa amarela são uma excelente fonte de Anorexia, ajudando na visão; e de vitamina C, que desempenha importante papel no sistema imunológico. Tem alto teor de bioflavonóides, que aumentam a resistência dos vasos sanguíneos e capilares, além de ser útil no fortalecimento do sistema imunológico.

Tem muito potássio, (430 mg em 100g de polpa) sendo útil para as pessoas que eliminam muito potássio: pelo uso de diuréticos, pelo suor (atletas), ou pela perda de líquidos no caso de diarréias. Até sua casca contém potássio; por isso deve ser usada como adubo.

C. INDICAÇOÉS FRUTOS
Gota, artritismo, colite, obstinação intestinal, litíase renal, nefrite, cistite, uretrite, acidoses, febre tifóide, hepatite, cirrose hepática, litíase biliar, dismenorréia.

 Uso interno: suco, 1 copo três a cinco vezes ao dia.

SEMENTES
— Teníase. Uso interno: mastigar certa porção das sementes, pela manha, em jejum, e 1 hora depois usar um laxante.

D. HABITAT/CULTIVO
— Planta de origem africana, tem-se notícia de que já era cultivada pelos egípcios por volta de 2000 a.C. Foi introduzida no Brasil, através da Bahia, no século XVI. O frio não lhe faz bem, crescendo e produzindo melhor sob temperaturas que variem entre 25°C e 30°C.

Os solos fracamente ácidos, arenosos ou areno-argilosos, bem drenados
e ricos em matéria orgânica são os de sua preferência.



Valor Nutritivo de 100 gramas de
Melão
Nutriente
Unidades
Valor por 100 gramas de
porção comestível(*)
 Macro Componentes
  Água
g
89      
  Energia
kcal
35      
  Energia
kj
146      
  Proteína
g
0      
  Lipídeos (total)
g
0      
  Carboidratos por diferença
g
8      
  Fibra dietética (total)
g
0      
  Cinzas
g
0      
 Minerais
  Cálcio, Ca
mg
11      
  Ferro, Fe
mg
0      
  Magnésio, Mg
mg
11      
  Fósforo, P
mg
17      
  Potássio, K
mg
309      
  Sódio, Na
mg
9      
  Zinco, Zn
mg
0      
  Cobre, Cu
mg
0      
  Manganês, Mn
mg
0      
  Selênio, Se
mcg
0      
 Vitaminas
  Vitamina C, Ácido Ascórbico 
mg
42      
  Tiamina (B-1)
mg
0      
  Riboflavina (B-2)
mg
0      
  Niacina
mg
0      
  Ácido Pantotênico (B-5)
mg
0      
  Vitamina B-6
mg
0      
  Folato (B-9)
mcg
17      
  Vitamina (B-12)
mcg
0      
  Vitamina A, IU
IU
3224      
  Vitamina A, RE
mcg_RE
322      
  Vitamina E
mg_ATE
0      
USDA Nutrient Database for Standard Reference, Release 13 (November 1999)



A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.


Este texto é resultado de uma pesquisa, uma compilação:

Dr. José Coribé E  Dr. Jose Maria  Campos. Plantas que Ajudam o Homem. Guia Prático para a época atual. Pensamento.
www.wikipedia.com
www.brazilianfruit.org.br

SAÚDE E EQUILÍBRIO - A DEPRESSÃO a falta de energia - vitaminas

A DEPRESSÃO a falta de energia - vitaminas



Nem tudo é coisa da sua cabeça! Mas a maior parte (do cansaço) pode resultar de sentimentos de melancolia, desânimo, tristeza e depressão.

Pode esgotar suas reservas energéticas. A depressão pode perturbar sua rotina, causando problemas de sono, fadiga do corpo e da mente, diminuição da capacidade de concentração, alterações de apetite e muitos outros sintomas.

A Depressão É a Causa do Seu Cansaço?
Todos ficam desanimados às vezes. Na verdade, sentimentos transitórios de tristeza e desânimo são perfeitamente normais, especialmente durante épocas particularmente difíceis. Mas se você não conseguir “sair dessa” ou superar esses sentimentos em duas semanas, talvez o seu caso seja um caso triste de depressão. Além dos sintomas de fadiga, você pode ter sentimentos de tristeza, desalento, desesperança e irritabilidade.

VOCÊ ESTÁ DEPRIMIDO?

A lista a seguir, elaborada pela Associação Norte-Americana de Psiquiatria, pode ajudá-lo a avaliar se o seu caso é de depressão grave:

• Mudança notável de apetite, com perda ou ganho significativo de peso, sem dieta.

• Mudança notável dos padrões de sono, por exemplo, sono intermitente, incapacidade de dormir ou excesso de sono.

• Perda de interesse e prazer nas atividades antes apreciadas.
• Perda de energia, fadiga persistente.

• Sensação de inutilidade.
• Sentimentos persistentes de desesperança.
• Sentimento impróprio de culpa.

• Incapacidade de concentração ou raciocínio, indecisão.
• Pensamentos recorrentes de morte ou suicídio, desejo de morrer ou tentativa de suicídio.

• Perturbações de raciocínio, um sintoma desenvolvido por algumas pessoas severamente deprimidas.


Você Não É o Único.
Anualmente, pelo menos dez milhões de pessoas sofrem de depressão clínica frequentemente durante seus anos mais produtivos. Com os novos conhecimentos de cura nutricional, você não precisa se sentir deprimido ou fatigado. Há esperança e solução para este problema.

SUAS EMOÇÕES E NUTRIÇÃO: CAUSA E CURA PARA A DEPRESSÃO

O descontrole das emoções perturba a química cerebral, afetando os sinais químicos entre as terminações nervosas do cérebro. Esses neurotransmissores são influenciados por suas ondas cerebrais. O processo de transmissão é assistido por eletrólitos, neuro-hormônios, aminas biogênicas, norepinefrina, serotonina, dopamina e acetilcolina, juntamente com muitos outros transmissores.

Algumas pessoas deprimidas mostram um excesso de um ou mais desses neurotransmissores, enquanto outras mostram uma deficiência. Uma quantidade excessiva ou insuficiente pode causar variações de humor do tipo fadiga-depressão. Por exemplo, os eletrólitos — minerais orgânicos como sódio, magnésio, cálcio e potássio — participam diretamente da neurotransmissão; portanto, desequilíbrios ou problemas nutricionais nos eletrólitos foram correlacionados a determinados tipos de depressão.

Quando você está sujeito a situações de estresse ou pensamentos negativos, perturbado pelo “desânimo” ou se sentindo aborrecido, sozinho ou cansado, suas ondas cerebrais causam distúrbios na neurotransmissão e você fica vulnerável a variações de humor.

MELHORE O MAU HUMOR COM NUTRIÇÃO

Em algumas situações, as deficiências nutricionais podem resultar em distúrbios da química cerebral e subsequente depressão provocada pela fadiga. E possível se sentir “deprimido hoje” e “animado amanhã” com o uso da nutrição? Bastante possível, pois você estará alimentando seu cérebro com os nutrientes necessários para ajudá-lo a corrigir os desequilíbrios responsáveis pelo pensamento negativo.

O Dr. Brian L. G. Morgan do Instituto de Nutrição Humana da Columbia University, na cidade de Nova York, afirma: “Há duas explicações bastante populares para o sentimento de tristeza, desejo de isolamento ou letargia, característico da depressão. Ambas têm a ver com os níveis de neurotransmissores ou mensageiros químicos no cérebro.”

“Uma teoria atribui a depressão a níveis reduzidos de um desses mensageiros, chamado serotonina, e a outra a níveis reduzidos de outro mensageiro, chamado norepinefrina.”

“Deficiências das vitaminas B1, B6, C e A, bem como de ácido fólico, niacina, cobre, magnésio e ferro, podem causar depressão, afetando o metabolismo de serotonina e norepinefrina.”

“E possível aumentar os níveis cerebrais de norepinefrina através da ingestão de suplementos de tirosina e fenilalanina, que são convertidas em norepinefrina no cérebro. O mesmo ocorre com o triptofano, que gera serotonina, e é possível elevar os níveis cerebrais de serotonina ingerindo quantidades suficientes de triptofano.”

“Tanto a tirosina quanto o triptofano mostraram resultados impressionantes no tratamento da depressão unipolar, que causa variações de humor—do humor normal e bem ajustado a um período de desânimo, tristeza e letargia. Entretanto, essas substâncias não têm valor no tratamento da depressão bipolar, na qual as variações de humor vão da euforia irracional à depressão total.”

SEIS ETAPAS NUTRICIONAIS PARA TRATAMENTO DA DEPRESSÃO CAUSADORA DE FADIGA

O Dr. Morgan oferece as seguintes sugestões:
1. Sua alimentação deve fornecer quantidades adequadas de cálcio e proteínas.

2. Fique atento a deficiências de vitaminas Bi, B6, C e A; ácido fólico; niacina; cobre; magnésio e ferro.

3. Se você tem uma queda especial por carboidratos, adote uma dieta. rica em carboidratos suplementada com 500 a 1.000 miligramas de L-triptofano tomados três vezes ao dia com suco.

4. Se você se sente letárgico e deprimido e não liga muito para carboidratos, tome 1 grama (1.000 miligramas) de tirosina três vezes ao dia às refeições.
5. Se você está tomando inibidores da monoamina-oxidase (inibidores da MAO), certifique-se de fazer uma alimentação restrita em tiamina. Evite, por exemplo, queijo curado, nozes, banana, cerveja, chocolate e laticínios em cultura.

6. Se está tomando antidepressivos, controle muito bem seu peso.
O Dr. Morgan oferece um programa nutricional resumido: ‘Por uma questão de segurança, qualquer pessoa que sofra de depressão deve tomar uma vez ao dia um suplemento vitamínico contendo as doses recomendadas de vitaminas e minerais. Frequentemente, a causa do problema são as vitaminas do complexo B e a ingestão de um suplemento uma vez ao dia corrigirá qualquer deficiência de vitaminas do complexo B.”

A VITAMINA QUE REDUZ A DEPRESSÃO E PROMOVE ENERGIA

Em muitas situações, uma vitamina ajuda a melhorar a depressão e atua como um energético emocional rápido. Em especial, a vitamina B6, ou piridoxina, é reconhecida como detentora desses poderes, segundo Alan Gaby, M.D., que pratica medicina familiar com ênfase nutricional em Baltimore, Maryland, e é autor de B6, The Natural Healer.

Ele afirma:
“O metabolismo cerebral é extremamente complexo. Muitas moléculas diferentes encontradas no cérebro afetam sabidamente o humor e o comportamento, e suas interações são complicadas e mal compreendidas.

 O metabolismo cerebral pode apresentar um número incontável de problemas, qualquer um deles pode provocar depressão. Algumas dessas anormalidades e a depressão produzida por elas podem ser corrigidas pela vitamina B6.”

O Dr. Gaby observa que uma deficiência de moléculas de neurotransmissores pode causar depressão. Esses neurotransmissores (serotonina e norepinefrina, por exemplo) afetam o humor, o comportamento e o raciocínio.

 “Uma deficiência pode ocorrer de várias formas diferentes: o cérebro pode não estar fabricando quantidades adequadas dessas moléculas; as enzimas que desmembram os neurotransmissores podem estar hiperativas ou o neurônio na extremidade receptora pode ter perdido a capacidade de responder à mensagem química. Isso pode trazer problemas de fadiga causada pela depressão.

A Vitamina Ajuda a Melhorar o Humor

O Dr. Gaby acredita que a vitamina B6 ajuda a melhorar o equilíbrio dos neurotransmissores e, portanto, “melhorar o humor”, ajudando a aumentar a energia.

O Dr. Gaby explica que é mais racional tratar os pacientes deprimidos através dos próprios neurotransmissores. Em alguns casos, “o triptofano e a tirosina realmente têm atividade antidepressora.

Em alguns casos, o triptofano funcionou tão bem quanto o antidepressivo tricíclico imipramina. Em alguns poucos casos, descobriu-se que a tirosina pode ser eficaz mesmo depois que as drogas padrão falharam”.

As boas novas são: “A vitamina B6 é o co-fator para as enzimas que convertem o triptofano em serotonina e a tirosina em norepinefrina. Presumivelmente, uma deficiência de B6 poderia levar à depressão, prejudicando a produção de aminas cerebrais a partir de seus precursores. Como prova do que digo, os suplementos de vitamina B6 poderiam afetar favoravelmente alguns casos de depressão, elevando os níveis desses neurotransmissores.”

“Existe uma boa documentação de que altas doses de B6 não só elevam os níveissanguíneosde serotonina em crianças hiperativas, como também, em alguns casos, eliminam seus sintomas.”

VOCÊ PRECISA DE MAIS FERRO?

Casos graves de anemia ferropriva podem provocar cansaço crônico, depressão e sentimentos de indiferença e letargia. Até mesmo uma anemia branda poderia provocar cansaço. Este é um problema das mulheres em idade reprodutiva, mas a condição também é observada em mulheres mais velhas. Peça ao seu médico um teste de hemoglobina e verifique a necessidade do aumento da ingestão de ferro.

ENERGIZE-SE, ACABE COM A DEPRESSÃO COM CARBOIDRATOS
Judith Wurtman, Ph.D., pesquisadora de nutrição no Massachusetts Institute of Technology, acredita que uma alimentação rica em carboidratos complexos aumenta os níveis de serotonina, ajudando a aumentar a energia e acabar com a depressão.

Atenção para a Combinação Correta
Se você sempre consome carboidratos complexos — arroz, pão e cereais — junto com proteínas, talvez não consiga aumentar sua energia. A Dra. Wurtman especula: “Isso ocorre porque os aminoácidos das proteínas impedem a chegada do triptofano ao cérebro. E o triptofano é essencial para produção de serotonina, a substância química cerebral que mantém a estabilidade do nosso humor.”

A Dra. Wurtman acredita que, quando consumidos isoladamente, os carboidratos complexos aumentam a produção de serotonina no cérebro, ajudando-o a desfrutar de uma energização e acabando com a depressão e a fadiga.

O Plano Energético da Doutora Wurtman
A Dra. Wurtman recomenda o consumo diário de pelo menos uma refeição rica em carboidratos complexos, com pouca ou nenhuma proteína. Arroz integral, batata e massa pura são boas opções.

COMO OS ALIMENTOS DO  DIA-A-DIA PODEM ACABAR COM
 A DEPRESSÃO... E AUMENTAR A ENERGIA

James F. Balch, M.D., de Greenfield, Indiana, e autor de Prescription for Nutritional Healing, concorda que a depressão começa com um distúrbio na parte do cérebro que governa o humor...

Descobriu-se que os alimentos influenciam muito o comportamento cerebral. Ele oferece os seguintes remédios que utilizam alimentos consumidos no dia-adia (e também evitam alguns deles) para ajudar a acabar com a depressão e aumentar a energia:

Evite alimentos ricos em gorduras saturadas; o consumo de carne de porco ou frituras, como hambúrgueres ou batatas fritas, provoca preguiça, lentidão de raciocínio e fadiga.

 Perigo: “As gorduras inibem a síntese de neurotransmissores pelo cérebro, aumentando a aderência das células do sangue e fazendo com que se aglomerem, resultando em má circulação, especialmente no cérebro.”

Uma dieta de vegetais crus, com soja e seus subprodutos, é importante. As dietas muito pobres em carboidratos complexos podem causar depleção de serotonina e depressão.

A tirosina também é necessária para o funcionamento do cérebro. Este aminoácido pode ser benéfico para pessoas sujeitas a estresse intenso e prolongado. Portanto, o estresse incontrolável pode ser evitado ou revertido pela obtenção desse aminoácido essencial através da dieta.

4. O cromo (mineral-traço) ajuda a mobilizar as gorduras para obtenção de energia. Recomenda-se aproximadamente 300 microgramas diários.

5. A vitamina B6 (piridoxina) é necessária para o funcionamento normal do cérebro. São recomendados cerca de 50 miligramas, três
vezes ao dia.

6. A vitamina C, combinada à rutina,  estimula a função imunológica, ajuda a aumentar a energia e abrandar e eliminar a depressão.

7. a Vitamina B5 (ácido pantotênico) é uma vitamina “antisestresse” que pode ajudar na depressão. Carlson Wade  

A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Saião e Folha da fortuna milagres... estomago, pulmão...

Saião e Folha da fortuna milagres... estomago, pulmão...





SAIÃO e Folha da Fortuna - "milagres" - estomago , pulmão...
(Kalanchoe brasiliensis)

A. SINÔNIMOS Folha-da-fortuna, folha-da-costa, erva-da-costa, folha-grossa, orelha-de-monge. A folha da fortuna é conhecida no Nordeste como courama-branca

NOME POPULAR
— Folha-da-costa; roda-da-fortuna; paratudo: coirama; erva—da—costa; folha-grossa; orelha-de-monge.
PARTE USADA -  Folha.
MODO DE CONSERVAR
De preferência, as folhas devem ser utilizadas frescas.

INDICAÇÃO E UTILIZAÇÃO
Diurético (eliminador de cálculos renais e do inchaço das pernas); distensão dos vasos linfáticos (ingurgitamento): coloque 1 colher (sopa) de folhas fatiadas em 1 xícara de chá de água em fervura. (chá) de água em fervura. Deixe ferver por 3 minutos e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia.

Afecções da pele (pruridos, coceiras, irritações, dermatites e eczemas); picadas de inseto; queimaduras simples: lave bem e enxugue as folhas frescas. Em um pilão, coloque 3 colheres (sopa) de folhas fatiadas. Amasse até adquirir a consistência de uma pasta. Espalhe sobre um pano ou gaze e aplique nos locais afetados, 2 vezes ao dia. Cubra com um outro pano e deixe agir por 15 minutos.


Calmante da tosse; cicatrizante (estomacal e intestinal): em um pilão, coloque 1 colher (sopa) de folhas, amasse bem e adicione 1 xícara (chá) de leite. Misture bem e coe. Tome 1 xícara (chá), 2 vezes ao dia, entre as principais refeições.
 Observação.Ulceras, azias, podem  indicar a presença da bacteria h.piloy . Seria bom  consultar um médico.

 A BACTÉRIA QUE VIVE NO ESTÔMAGO
Drauzio Varella
"Cinquenta anos atrás, as úlceras duodenais e as gástricas eram tratadas por meio de cirurgias que retiravam mais da metade do estômago. No Hospital das Clínicas de São Paulo, um recém-formado que se prezasse não concluía a residência médica sem ter feito 30 ou 40 dessas operações. Cirurgiões experientes chegavam a reunir mais de 500 gastrectomias em seus currículos.
Naquela época, as úlceras eram consideradas manifestações psicossomáticas típicas de pessoas ansiosas e estressadas, que deviam ser encaminhadas para o psiquiatra.
Nos anos 1970, o advento das primeiras drogas capazes de inibir a produção de ácido clorídrico na mucosa gástrica tornou possível curar a doença por métodos clínicos. Hoje em dia, perder o estômago por causa de uma úlcera é raridade; já nem lembro do último caso que vi.
Em 1983, Warren J. e Marshall B. isolaram o Helicobacter pylori no estômago de pacientes com gastrite crônica e levantaram a hipótese de que essa bactéria fosse causadora da doença.
Como costuma acontecer com as ideias que subvertem paradigmas estabelecidos, a descoberta foi encarada com enorme descrédito. Existir uma bactéria capaz de sobreviver num meio tão ácido, parecia absurdo.
Hoje sabemos que o H. pylori é uma bactéria cilíndrica dotada de flagelos em forma de cílios compridos que lhe permitem fixar-se à superfície da mucosa gástrica. Consegue viver no estômago graças à capacidade de converter a ureia presente no suco gástrico, em amônia e gás carbônico, processo que lhe fornece a energia necessária para tocar o dia a dia".


B. PROPRIEDADES TERAPÊUTICAS
Vulnerária, Resolutiva, Tônica pulmonar.
INDICAÇÕES- FOLHAS
— Aftas, úlceras, feridas, queimaduras, picadas de insetos, abscessos, verrugas, calos.
Uso externo: suco das folhas frescas, para aplicação tópica.
— Afecções pulmonares (tosse, tuberculose, etc.), ingurgitamentos linfáticos, edemas erisipelatosos das pernas, cálculos renais.
Uso interno: a) chá por infusão, dosagem normal;
b) suco das folhas frescas, dosagem normal.

Obs.: O suco fresco, tomado 1 vez por dia, é muito útil contra as afecções dos pulmões, fortalecendo-os.

E. OBSERVA ÇOES
— O saião é muito semelhante a outra planta, chamada também de folha-da-fotuna esta, porém, de folhas mais arredondadas e ovaladas (Bryophillum calycinum), possuindo basicamente as mesmas propriedades terapêuticas.

A folha da fortuna tem largo uso no tratamento local de furúnculos e, por via oral na preparação de xaropes caseiros para tosse, associado à folhas de malvarisco (Plectranthus amboinicus Lour.) ou plantas tidas como peitorais, como a ipecacuanha-da-praia [Hvbanthus ipecacuanha  e a cebolinha-branca (AIliuni scalonicum L)’ .

 É usada também para o tratamento caseiro de anexite e da gastrite, na forma de sumo obtido de duas folhas e diluído com meio copo d’água, para ser bebido diariamente até que os sintomas passem. na dose l0 a 20 ml, logo antes da primeira refeição.

A pesquisas indicam que a planta  K. brasiliensis não deve ser usada continuamente por causa do risco de causar hipotireoidismo
 Mais recentemente tem sido referida sua eficácia para leishmaniose, especialmente a cutânea, conhecida popularmente como ferida-braba..

ORIGEM
México e largamente distribuída no Brasil, como ornamental e medicinal.
PRINCÍPIOS ATIVOS
— Água; mucilagens; tamnos; ácidos orgânicos (cítrico, málico, succínico e isso=cítrico); sais minerais; hmoflavonóides (quercetina).
OBSERVAÇÃO
— É um vegetal amigo da família, sendo de fácil cultivo até em vasos.

Uso na gestação e na amamentação: Contra-indicada. É estimulante uterina. Não há informações sobre seu uso na lactação.

Contra-indicações: Gravidez; Para pacientes com deficiência imunológica.
Interação medicamentosa: Pode potencializar o efeito de barbitúricos; Pode potencializar o efeito de glicosídeos cardiotônicos, digoxina e digitoxina; Pode potencializar o efeito medicamentos imunossupressores; Pode potencializar o efeito dos depressores do SNC.

Precauções: Evitar seu uso por longos períodos, por seu efeito imunossupressor.

D. HABITAT/CULTIVO
— Planta brasileira, comum desde a Bahia até São Pulo, preferindo a zona litorânea.
— Multiplica-se através do enraizamento de pedaços do caule e das folhas, que emitem grande número de brotos. Gosta de lugares úmidos, sombreados, crescendo melhor sobre detritos vegetais em decomposição.

CARACTERÍSTICAS DA PLANTA
Herbáeea que atinge até 1 m de altura. As folhas são opostas, simples, carnosas, pecioladas, de bordos crenados, sendo as basilares inteiras e as superiores pinadas. As inflorescências são terminais, contendo flores vistosas pelo colorido amarelo e laranja. Sua propagação é vegetativa, por meio de gemas adventícias que se formam em pontos determinados dos bordos das folhas, e que produzem novas plantinhas.
Pesquisada por Dharmadhannyael

este texto é resultado de uma pesquisa inspirada em vários autores:
Silvio Panizza, Jose Maria Campos,  Harry Lorenzi e F.Abrei Matos e outros.
 site plantasquecuram 

se persistirem os sintomas procure um médico.
A medicina alternativa inclui práticas como a acupuntura, quiropraxia, uso de produtos herbários ou botânicos, terapias de massagem, hipnose, técnicas de respiração, meditação, ioga, dentre outras. Estas práticas não substituem, porém complementam a medicina tradicional, por isso podem ser chamadas também de Medicina Complementar. O tratamento alternativo deve acompanhado por um médico, por exame complementares. Se não melhorar os sintomas procure um médico

As plantas  ervas medicinais, mesmo sendo medicamentos naturais , e se usadas indevidamente podem intoxicar..., quando for usar uma erva pela primeira vez, coloque pequena quantidade, você pode ser alérgica e apresentar reações alérgicas.
As informações deste blog  tem apenas fins educacional, informativo para pesquisadores e estudiosos do assunto."

Postado por DharmadhannyaEL

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Tratamento da Hemorroidas

Tratamento da Hemorroidas





Tratamento da Hemorroidas

AVISO: As informações aqui apresentadas não tem a pretensão de serem seguidas como conselho  médico. Se destina apenas em fornecer informações gerais. Pessoas que apresentam hemorroidas  devem obrigatoriamente consultar seu médico.

O QUE SÃO HEMORROIDAS?
Hemorróidas são varizes no reto e/ou no ânus. Surgem devido às válvulas das veias não  funcionarem   adequadamente, deixando o sangue voltar em sentido contrário ao da circulação, ficando  estagnado.  Causando,desta forma, dilatação de veias localizadas ao redor do ânus.

SINTOMAS DE HEMORRÓIDAS 
Os sintomas mais comuns das hemorróidas são:
- Intensa dor e desconforto; 
- Sangramento retal ou coceira;
- Nódulo no ânus.

Devido as hemorróidas, esses sintomas podem ser discretos, durante muito tempo ou
 surgirem repentinamente.
Os direitos autorais sobre a hp hemorroidas são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho.

FATORES QUE PODEM DESENCADEAR HEMORRÓIDAS
- Constipação crônica (intestino preso);
- Gravidez;
- Tosse crônica, etc.
TIPOS DE HEMORRÓIDAS
Existem as hemorróidas externas, que saem pelo reto e as hemorróidas internas que ocorrem 
dentro
 do canal anal.
As hemorróidas podem ser com ou sem sangramento.

CAUSAS DAS HEMORRÓIDAS PELA ÓTICA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA
Pela ótica da medicina tradicional chinesa a hemorróida é causada por um desequilíbrio
 energético,
 que desencadeia alterações biofísicas no organismo.
Equilibrando energeticamente o paciente, estaremos propiciando melhora do seu organismo como um
 todo e, logicamente, estaremos chegando a resolução das hemorróidas definitivamente.
Os direitos autorais sobre a hp hemorroidas são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho.

TRATAMENTO DAS HEMORRÓIDAS
O tratamento de hemorróidas realizado neste consultório é através da medicina tradicional chinesa: acupuntura com acupuntura específica para esta doença. Para pacientes que tenham aversão ou medo da acupuntura tradicional, utilizamos raios laser.
O tratamento é totalmente indolor, natural e eficaz.

As agulhas são de uso individual e extremamente finas, não causando dor alguma.
O paciente fica deitado confortavelmente em sala individual, com as agulhas inseridas pelo seu
 corpo, durante o tempo de 10 à 15 minutos.
Durante este tempo o paciente experimenta uma sensação agradável de relaxamento. 
Esta sensação é causada pela liberação de endorfinas pelo seu próprio organismo, 
devido ao equilíbrio energético gerado pelas agulhas.

Muitos pacientes, antes de iniciar o tratamento para hemorróidas, tem o medo infundado de que
 acupuntura poderia doer. Avisamos de antemão que não será introduzida nenhuma agulha
diretamente no ânus, nem na veia inflamada.
As agulhas de acupuntura (ou raios laser) são aplicados em pontos espalhados pelo corpo todo,
visando o equilíbrio energético. São pontos de acupuntura já mapeados a milhares de anos pelos
 chineses.
A localização destes pontos são individualizados para cada paciente.
A vantagem deste tratamento é a solução da causa da hemorróida levando a melhora
 progressiva
 dos sintomas (dor e/ou sangramento).

DURAÇÃO DO TRATAMENTO DAS HEMORRÓIDAS
O tratamento consiste em 1 ou 2 sessões semanais de acupuntura específica para hemorróidas.
 O tempo total de tratamento dependerá de cada caso, sendo de poucos meses, em casos mais leves,
 ou de muitos meses para casos mais graves.
Porém os sintomas de hemorróidas vão diminuindo gradativamente desde o início das sessões
 realizadas.
É comum os sintomas de hemorróida já regredirem nas primeiras semanas de tratamento.

EFEITO DA ACUPUNTURA NA DOR INTENSA DAS HEMORRÓIDAS
A dor é um motivo de queixas dos pacientes com hemorróidas, devido a forte intensidade que costuma
 acometê-los.
Felizmente a acupuntura oferece resultados maravilhosos, diminuindo dores muito intensas.
 Isto ocorre graças ao seu poder de produzir endorfinas.

O paciente experimenta alívio já entre os 10 ou 15 minutos após a inserção das agulhas.
Este bem estar, com a dor diminuída, permanece por tempo variável, dependendo de cada
 organismo.

Existem pacientes que, após uma sessão de acupuntura, conseguem ficar alguns dias sem dor,
 outros  sentem o retorno da dor no dia seguinte ou mesmo após algumas horas.
 Esta diferença de tempo
 deve-se às diferenças pessoais, idade e ao tempo de tratamento com acupuntura (neste caso seu 
organismo aproveita melhor o efeito e retém por muito mais tempo a sensação agradável sem dor), etc.
O tratamento da hemorróida com acupuntura não visa apenas tirar a dor. A principal meta é curar o
 paciente definitivamente das hemorróidas e deixá-lo apto a não mais desenvolver qualquer outra
 hemorróida no futuro.

HEMORROIDAS NA GRAVIDEZ
É relativamente comum aparecerem hemorróidas na gravidez devido a alterações no corpo da futura
 mãe.
Os fatores mais comuns que podem levar as hemorróidas são:
- O aumento do tamanho do útero constringe veias que levam o sangue para o coração,
 causando um  congestionamento venoso;
- Durante a gestação ocorre um aumento no volume de sangue circulando pelo corpo (+/- 30%),
 aumentando o trabalho das veias na função de retorno do sangue e congestionando-as;
- Constipação (prisão de ventre), que é comum ocorrer em grávidas devido à pressão que o 
 útero faz sobre o intestino grosso e pela inibição da musculatura lisa intestinal, causada pelo
 aumento de progesterona.
O ideal, logo que a mulher engravide, é ter muita atenção a alimentação e ingerir muita água,
 para evitar a constipação. Caminhar calmamente também ajuda muito no trânsito intestinal
 e evitar
 esforços musculares sem a devida respiração adequada.

A grande vantagem no tratamento das hemorróidas na grávida ou na mãe recente é que não
 prejudicará
 o aleitamento materno por ser natural.
Acupuntura oferece ótimos resultados, tanto no tratamento, quanto na prevenção de
 hemorróidas.

ARTIGO CIENTÍFICO SOBRE ACUPUNTURA PARA HEMORRÓIDAS
Existem vários trabalhos científicos sobre o uso da acupuntura no tratamento de várias doenças.
 A Biblioteca Bireme - BVS (Biblioteca Virtual da Saúde) possui em seu banco de dados
 um artigo muito interessante sobre o uso da acupuntura no
 tratamento de hemorróidas (Id: 168746) PREVENÇÃO DE HEMORRÓIDAS.
 Não  existe uma causa única do aparecimento da hemorróida, então deve-se tomar várias
 medidas  preventivas.

Se alimentar com alimentos ricos em fibras diariamente para evitar a constipação (intestino não
 funcionando regularmente – todo dia) que é um fator que contribui para agravar doenças
 já existentes ou no seu início. Alimentos ricos em fibra e muita água
 reduzem a compactação das fezes e a constipação, facilitando a defecação. Converse com
 seu médico  ou nutricionista.

Beber muita água diariamente, para manter as fezes pastosas, no mínimo 1,5 litro por dia.
Cuidado ao levantar objetos pesados . Isto pode não ser por si só suficiente para gerar
 hemorróidas,  mas é um agravador das condições existentes.

Evitar: sedentarismo, pouca água, permanecer por um longo tempo sentado ou em pé, pois estes
 hábitos dificultam o trânsito intestinal, propiciando a hemorróida.

Evitar permanecer muito tempo no banheiro, e não saciar a vontade de defecar em tempo hábil,
 são fatores que contribuem para o aparecimento de hemorróidas e exacerbar as doenças
 existentes.

Evitar alimentos picantes, álcool em excesso, gorduras animais, molhos picantes, alimentos ácidos, etc
Os direitos autorais sobre a hp hemorroidas são reservados ao Dr. Gilberto Agostinho
http://www.drgilberto.com/hemorroida.html