domingo, 26 de outubro de 2014

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - A abundância, o Tao e a sua casa

A abundância, o Tao e a sua casa.




A sua casa, a sua decoração reflete exatamente o seu mundo interno, as suas motivações e o seu Tao.

A “construção” do cenário interior, do lugar que você ocupa no mundo é um caminho, que a alma percorre atraída por suas necessidades e motivações.

A consciência define sua energia e o seu caminho.
A Graça do amor expande tudo que temos amor, saúde, amizade, prosperidade..., e a sabedoria nos conduz no caminho certo.

Tudo que existe no Universo vibra com uma energia, e frequência própria. Cores, cadeiras, mesas, pessoas, sonhos e aspi­rações — tudo isso está em movimento contínuo, por mais que os olhos não consigam enxergar.

 Mas como posso expli­car isto? Pois bem, os cientistas já registraram a frequência vibratória de inúmeras coisas: uma gama das frequências da luz e do som que podemos ver e ouvir, a luz visível e infravermelha, as frequências de rádio, os raios X, as substâncias químicas usadas pela espectroscopia, os diapasões... e muitas outras coisas mais.


Nossas células são compostas por milhões e milhões de átomos e, segundo a física quântica, mais de 99,9% deles são formados por espaços vazios. Isto é, nosso corpo físico tem uma imensa porcentagem de vazio.

 É um monte de nada.
O vazio cria a energia, a matéria e o corpo físico que percebemos por intermédio de nossos órgãos sensoriais. Esse corpo físico é repleto de partículas subatômicas e estas só podem ser entendidas por meio de suas interconexões, das relações e dos movimentos que estabelecem entre si.

 Para a física quântica, o universo é um processo harmonioso, unificado, um entrelaçamento dinâmico de elementos inter-relacionados — precisamente o pensamento fundamental da filosofia taoista e também da budista.

“Isso é a natureza: equilíbrio harmonioso”. E nós somos parte dela. O que ocorre no meio ambiente pode ocorrer com o ser humano. Conhecendo a natureza, você aprende a conviver em equilíbrio consigo mesmo e com o meio.

Equilíbrio significa vida e morte, fraqueza e força, saúde e doença, pois o Tao é responsável por todos os lados desse balanço.

Um, dois, três e dez mil.

 O Dao do Céu, a Unidade Suprema, lembra-se de um modo masculino o que sugerem o Obscuro XUAN, o vazio, WU, a mãe UM, a Água, SHUI, de um modo feminino.

E é exatamente esse poder ao mesmo tempo criador e nutritivo, dissolvente, destruidor, unificante da Água que encontramos  associados à ideia de Caos; a tem do radical de Água, a etimologia da palavra HUN DUN nos convida a associa outras imagens.

O Tao, uno, dá origem a dois, o Yin e o Yang, que por sua vez geram três, Ch’i, Jing, e Shen — os quais seguem para formar as dez mil coisas, forma poética de dizer tudo o mais que existe no universo. Esses são conceitos básicos da medicina tradicional chinesa:
- o de matéria, substrato essencial ou Jing;
- o de energia ou Ch’i, substância que dá vida à matéria, movimenta-a e a transforma;
- e finalmente o conceito de mente, ou Shen, que, segundo os chineses, é a fração pensante da matéria.

Tao, “a vida” o caminho, também se aplica, no que nos interessa aqui, à direção do  coração (da Alma), do Espírito Centrado -  Consciência  -  a Luz do Grande  Espírito que move a vida, a intenção profunda.

O Tao ensina que todos os acontecimentos se interrelacionam. Isso não quer dizer que o bater das asas de uma borboleta no Brasil cause tormentas na Austrália, mas, sim, que tanto a borboleta como a tormenta são regidas pelo mesmo princípio da essência Ch’i, dos opostos Yin e Yang, e dos cinco movimentos.

 ”Esses princípios regem a existência de todas as coisas, fazendo com que elas se correspondam e se complementem dentro do cenário da vida”.

O feng shui acredita que tudo no mundo está em contí­nua vibração, e por esta razão ele promove a harmonia entre as diversas vibrações por meio do alinhamento. Desta forma, a criação da harmonia é como cantar afinado com as coisas que nos rodeiam e também com nossos sonhos e aspira­ções.

Precisamos compreender o significado simbólico e arquetípico da palavra prosperidade para que em nosso mundo interno possamos plasmar... Dar vida, ressonância e prosperidade, fertilidade e abundancia em nossa vida.

A abundância está relacionada com:
-  Graça da vida, a Graça de Deus, A Fonte da vida, a terra fértil, a colheita, os rios, os cardumes, à fertilidade das águas do mar, dos rios, a água clara e cristalina, fertilidade da terra, da natureza,  à harmonia da natureza, à harmonia interior, o Tao.

Podemos pensar que a generosidade, a paciência, empatia, fraternidade,  a sabedoria, a harmonia  nos leva no barco da Prosperidade individual e universal. 
Quando a Vontade Soberana da Presença Divina está no leme seguimos no caminho da felicidade e do amor.

“Para o Feng Shui, toda a casa deve ter um rio calmo e sereno passando diante de sua porta”. O rio claro e limpo irá trazer para a casa e seus moradores saúde, prosperidade, alimentos e irá levar as más energias embora.

Como nem sempre temos um rio de plantão próximo à nossa porta, podemos colocar pelo lado de dentro da casa, próximo à porta de entrada, algo que lembre um rio, mar ou água, como por exemplo, uma fonte de água ligada, um aquário com peixes, uma gravura ou um quadro com um rio, mar e barcos, uma foto de um local que tenha cachoeira ou motivos náuticos. “Tudo para atrair prosperidade”. 

A harmonia é um estado de Espírito que envolve nossa aura, nosso campo magnético, a nossa casa e a nossa vida.

 Partindo então do princípio de que os semelhantes se atraem, é sempre melhor vibrar em frequências similares, gerando ressonância entre os objetos, pois este é um preceito científico básico e o maior passo para a manifestação dos desejos do coração.

 No entanto, quando você está em harmonia e alinhado, o seu Rio do Ouro começa a fluir tranquilamente, deixando-lhe mover-se com toda facilidade e conforto, e com isto a riqueza e a prosperidade passam a fluir na sua direção.

A prosperidade possui uma vibração própria, que é uma assinatura do seu campo de energia. Aprender a ressoar com qualquer coisa conduz então ao mais fluxo e a mais energia entre você e seu foco.

 E ressoando com a vibração da prosperidade abre-se um fluxo na sua vida que leva os desejos do seu coração a fluir para você.

Na eletrônica, a ressonância é a condição de ajuste de um circuito para permitir um fluxo maior da corrente de uma certa frequência. Na física, ela é a vibração reforçada de um corpo exposto à vibração quase idêntica da frequência de um outro corpo.

Aqui, a ressonância é usada de maneira a permitir que a vibração de certa frequência seja encaixada no seu corpo e na sua vida. O ato de ressoar em harmonia com a frequência da prosperidade conduz, portanto, a mais dinheiro e a um senso maior de liberdade financeira.

Alguns Fundamentos
Eis alguns conceitos fundamentais para o entendimento do feng shui e do fluxo de energia. Ambos são extremamente úteis e essenciais para você entender as metáforas expostas no decorrer deste livro. O feng shui é uma linguagem constituída de símbolos.

 Então, pense agora nos “símbolos”, tentando ver essas imagens na sua mente. Mas procure entender que o símbolo não é a coisa em si mesma, mas a forma pela qual nos comuni­camos com palavras escritas e faladas.

Chi.

Para os chineses, o chi tanto é energia como respiração. Portanto, ele é a força vital, a energia cósmica que está presente em todas as coisas que nos rodeiam. Ele é a energia que move as águas e cria as ondas, que causa o crescimento das coisas e que faz o sol brilhar e a Terra girar.

No ponto de vista da mente ocidental, o chi é frequentemente atribuído a Deus ou à energia criadora do Espírito Divino. Eu o utilizo de ambos os modos, combinando o feng shui oriental com a visão ocidental, tanto para a criati­vidade como para o movimento.

 Aos olhos de ambas as tradições, o chi é aquilo que não é visto e que, no entanto causa o movimento e o cresci mento de todas as áreas, quer seja a humana, a vegetal, a animal... De negócios, de riqueza ou de prosperidade.

O chi circula e pulsa dentro e sobre a Terra, os humanos, as plantas e os animais. Um chi saudável flui com harmonia e sempre está em equilí­brio dinâmico. Se o chi é excessivo, também o são a energia e o movimen­to, e neste caso podem aparecer tornados, furacões, terremotos ou enchentes.

Se o chi é insuficiente, também o são a respiração e o fluxo, e neste caso há uma estagnação das coisas, de modo a formar desertos ou pântanos.

 Concentrar-se na própria respiração e no movimento do ar pelo meio ambiente são algumas maneiras de sintonizar e sensibilizar o fluxo do chi.

Yin e Yang. O conceito chinês de yin e yang procura representar as duas forças energéticas que governam o movimento da energia, ou seja, do chi.

Elas emergem do círculo, quer dizer, do todo, como opostos que se com­plementam e que sempre estão em equilíbrio dinâmico. Estas energias fluem uma da outra para criar o movimento e o início dos padrões.

 No Ocidente, elas são chamadas de opostos polares. Mas deve-se notar que nada é verdadeiramente oposto a qualquer coisa.

A visão oriental reco­nhece este fato colocando, no círculo, um ponto de cada uma das duas metades opostas no interior do corpo da outra, ou seja, um pouco de cada metade dos opostos é encontrado dentro da outra, de forma interdepen­dente e correlata.

 Desta forma, quando ambas estão equilibradas, elas são capazes de criar facilmente o fluxo de energia.

Ainda que o conceito de yin e yang seja originário da Ásia, estas duas forças também fazem o papel de contrapartes no Ocidente. Num texto amplamente divulgado no Ocidente, temos “o Espírito, o sopro ou o vento movendo-se sobre a superfície das águas profundas” (Gênesis 1:1 e 2), e deste movimento fluiu uma enorme criatividade.

 Assim, o símbo­lo também funciona como um conceito básico ocidental para aquilo que é intangível, ou seja, o Espírito ou o sopro, movendo ou tocando alguma coisa tangível, a água.

Mais uma vez, “vento e água” interagem no contex­to ocidental. Mas o Ocidente também já está começando a admitir que nada é realmente preto ou branco. Pois sempre há alguma coisa a mais para ser considerada quando as coisas parecem ser predeterminadas.

 E, deste modo, tanto a abordagem oriental como a ocidental incluem o mís­tico, aquilo que não pode ser explicado pela razão e pela lógica.

O foco da atenção deve estar, então, na criação do equilíbrio. Eis por que, se alguém ou alguma coisa está sobrecarregada de yang, deve-se introduzir a energia yin para criar um equilíbrio dinâmico.

 Com o passar do tempo e do movimento do chi, haverá um maior equilíbrio para este alguém ou essa coisa, à medida que as características yin forem sendo acrescentadas.

Embora as energias yin e yang sejam fluidas, elas também podem diminuir a sua intensidade e se tornar físicas, alinhando-se com as seguintes características:

Yin
Yang
Escuro
Luz
Lua
Sol
Interior
Exterior
Yin
Yang
Negativo
Positivo
Terra
Céu
Feminino
Masculino

 O meu objetivo é incrementar a prosperi­dade na sua vida e a energia necessária para a abertura do seu coração. Mas o que isto significa?

 Estar com seu coração aberto significa entrar em sintonia com seus valores, alinhar-se com seu guia interior, conhecer o valor atribuído às suas emoções e pensamentos positivos e saber de tudo aquilo que irá lhe trazer alegria quando você criar a prosperidade.

O feng shui baseia-se no conhecimento do lugar onde a energia é sen­tida na terra, na casa e no cômodo, ou seja, em todo o ambiente físico.

As vibrações da riqueza e da prosperidade são diferentes nos relacionamen­tos, na carreira e na família.

 Isto será sentido por você no seu corpo e no seu ambiente à medida que seguirmos nesta jornada. Há uma ordem natural no fluxo da vida que implica o senso de prosperidade.

 Pense em quantas folhas existem numa árvore. E depois pense em quantas árvores são vistas por você ao longo de uma semana.

 Muito provavelmente, no meio do inverno você ainda se lembrará das folhas que nelas estavam no último verão. O conhecimento dos ciclos sazonais nos relembra que os padrões e as mudanças são uma parte natural da vida.

Mas o feng shui também promo­ve a nossa conexão com os padrões mais harmônicos antes de nos afastar­mos muito numa outra direção.

 Assim, relembrando e vivenciando a pros­peridade de algum aspecto de sua vida, você está criando um padrão, um campo de energia, que também pode ser usado para experimentar a prosperidade em outras áreas de sua vida e do seu ambiente físico.

Este texto é resultado de uma pesquisa, inspirado em vários mestres do assunto.
 Jean- Marc Eyssalet .