segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Tudo sobre Cromoterapia

Tudo sobre Cromoterapia


A Cromoterapia (também conhecida como Fototerapia ou Terapia das cores) é um tratamento alternativo para a saúde através do uso das cores, caracteriza-se como uma modalidade de vibrações que é transmitida para dentro do organismo. Estranho, mas leia até o final e saberá tudo!
A Cromoterapia é a incidência de luz no corpo humano, mas você deve estar pensando como isso pode afetar alguém? Antes de continuar, vamos lembrar um pouco de Física.
[grwebform url=”http://app.getresponse.com/view_webform.js?wid=4608903&u=lLF9″ css=”on”/]

DEFINIÇÃO DE LUZ


A luz é uma onda eletromagnética, cujo comprimento de onda se inclui num determinado intervalo dentro do qual o olho humano é a ela sensível (fonte: Wikipedia).
A luz nada mais é do que um comprimento de onda, uma vibração, essa onda tem uma energia que pode, inclusive, ser mensurada, isto é, pode ser medida!
Por exemplo, a cor vermelha tem uma quantidade de energia, a cor violeta tem quase o dobro dessa energia! Portanto a Cromoterapia é a transmissão de energia através do ondas de energia!
Arco íris: as cores do arco-íris são os comprimentos de onda diferentes, por isso vê-se cores diferentes.
arco-íris
Arco-íris
Não sou perito em Física (muito longe disso), mas caso queira mais informações técnicas sobre os comprimentos de onda da luz e tabelas veja na Wikipedia (link)

AS CORES DO ARCO-ÍRIS E A CROMOTERAPIA


Quando vemos um arco-íris, acha que vemos todas as cores, mas nós não enxergamos todas as cores, nós enxergamos as cores do arco-iris, que tem as seguintes cores:
INFRA VERMELHO vermelho, laranja, amarelo, verde,azul, anil (ou índigo), violeta e ULTRAVIOLETA

A TERAPIA DAS CORES


Considera-se o sol como a maior fonte de todas as energias. A falta dessa fonte de energia (lembre-se luz = energia) pode desencadear algumas patologias.
Veja a seguir duas patologias na qual a LUZ SOLAR é usada como tratamento.

LUZ SOLAR E ICTERÍCIA


Uma breve história: o pediatra do meu filho indicou a ele, assim que ele nasceu, banhos de luz de 30 minutos diários para prevenir Icterícia e estimular a produção de Vitamina D. Evitando, obviamente, os horários de maior intensidade de sol, isto é, das 10h-16h.
Segundo ele, algumas mães esquecem disso e não expõem seus filhos ao ar livre, levando-os ao Shopping e locais fechados :( .
Importante: alguns raios solares são bloqueados pelo vidro, portanto dentro do carro não temos todos os benefícios da luz solar.
Conclusão:
A LUZ SOLAR tem todas as cores e funcionam para Icterícia, provavelmente as cores separadas também funcionarão!

DEPRESSÃO SAZONAL, A DOENÇA DA FALTA DA LUZ!


depressão é uma das piores doenças, pois é diferente de uma fratura. Não há nada nítido para alguém ir lá e consertar. O conserto não é imediato e, depois de “consertado”, pode “quebrar” novamente! É uma doença muito sutil
Existe um tipo de depressão que é diretamente associado à falta da luz, essa depressão recebe o nome de Depressão Sazonal ou Depressão de Inverno.
DEPRESSÃO SAZONAL
Fonte: www.psiquiatria.med.br
Sintomas Típicos:
BeneficiosAcordar cansado, sensação que não descansou;
BeneficiosAumento de apetite, vontade de comer carboidratos, Chocolate e fast food;
BeneficiosDificuldade de concentração, execução de tarefas rotineiras, cansaço e diminuição do impulso sexual;
BeneficiosMudanças no humor: irritabilidade, apatia, baixa auto estima, sensação de depressão;
PBeneficiosiora os sintomas da Tensão Pré-Menstrual.
Princípio do tratamento pela FOTOTERAPIA:
BeneficiosEsses sintomas podem estar associado à falta de luz, nesse caso os pacientes são tratados com exposição à luz brilhante por curtos períodos durante o dia.
BeneficiosA luz precisa ser muito clara (2,500 lux ou mais) e sem radiação ultravioleta (a luz de um ambiente interno geralmente é da ordem de 250 a 500 lux).
Essa doença é típica de países mais próximos dos pólos, pois no inverno ficam com muito menos horas de sol por dia. Uma cidade onde tem-se muita Depressão Sazonal é Londres, pois além de ter menos horas no verão, é uma cidade que fica boa parte do tempo nublada, portanto recebe pouca luz solar!
Para os brasileiros, a diferença de horas de sol no inverno e verão não são suficientes para ter uma quantidade significativa de depressão sazonal, mas a Depressão Sazonal pode acontecer em pessoas que trabalham das 8h-18h em locais fechados e não se expõem a luz solar em praticamente nenhum momento no inverno.
Minha dica para qualquer tipo de depressão: exponha-se ao sol durante alguns minutos diariamente, evitando das 10h-16h. Sendo por poucos minutos (10-15 minutos), não precisa passar bloqueador solar, exceto no rosto. Exponha a maior parte possível do seu corpo à essa luz!
Se a luz solar ajuda na Depressão Sazonal, porque ela não ajudaria em outros tipos de depressão. Não consigo pensar em nehum malefício que esse hábito pode provocar!
Veja os efeitos da LUZ SOLAR (Fototerapia) no nosso organismo:
Cromoterapia
Efeito da Cromoterapia no nosso organismo
Importante: a Depressão Sazonal é uma patologia que deve ser diagnosticada pelo Médico. Essas informações não são suficientes para diagnosticar. Mas independente do seu médico, tome SOL moderadamente :) .

USO PROFISSIONAL DA CROMOTERAPIA OU FOTOTERAPIA


O profissional especialista em Cromoterapia trabalha as cores através de equipamentos nos mais variados tipos e formatos.
O mais comum é uma lanterna na qual o terapeuta tem um jogo de lentes coloridas. Ele seleciona a lente mais adequada para o cliente e aplica no tempo e local determinado estabelecido após uma detalhada avaliação.
fonte da foto: kikicromoterapiatrabalho.blogspot.com.br
Aparelho de Cromoterapia
Aparelho de Cromoterapia

O INÍCIO DA CROMOTERAPIA


A Cromoterapia inspirou Augustus Pleasonton (1801-1894) a escrever os livros:  Raio Azul da Luz Solar e Azul do Céu. Esses livros demonstravam a contribuição dessa luz para ocrescimento das plantações e dos animais domésticos, como também no combate às doenças dos seres humanos. Esse relato fortaleceu e despertou o interesse de muitas pessoas no tratamento com uso das cores.
Outro aspecto importante é a distinção entre cores, conhecida como Terapia Clara que através da irradiação de raios ultravioleta, tem uma  ação na corrente sanguínea. Este procedimento tornou-se muito aceito pela medicina, pois o efeito foi comprovado pela Fisiologia.
A Cromoterapia é também considerada como um tratamento espiritual, que trabalha a inspiração e na “linguagem da alma”, pode-se dizer no subjetivismo, como exemplo: o olhar para apreciar a pintura e levar a meditação.
Um outro exemplo desse tratamento espiritual é a meditação através das cores, na qual a pessoa simplesmente imagina a cor.

EFEITOS DA CROMOTERAPIA


A cromoterapia age na emoção humana, explorando sentimentos, impactando os sentidos e o entusiasmo diante de praticamente todas as situações do dia a dia:
BeneficiosInspira na personalidade e trabalha na percepção;
BeneficiosPode contribuir na atração biológica e na disponibilidade sexual. Uma mulher com um vestido vermelho receberá muito mais olhares que um mesmo vestido da cor azul. Atenção, são olhares com a finalidade sexual, pois instintivamente essa cor é mais atraente par esse fim.
BeneficiosUm botão vermelho e um botão azul, qual tem mais cliques? O vermelho!
BeneficiosA cor influencia no momento da compra de qualquer produto!
Por isso que ao usar a Cromoterapia, é importante saber reconhecer as causas e os efeitos das cores no organismo, principalmente no caso da doença a ser tratada. E neste tipo de tratamento, o corpo apenas é o receptor de tudo que processa no cérebro.
Para oferecer o tratamento que possa levar o paciente a imaginar e sentir a influência das cores, muitos terapeutas preferem construir salões ou espaços para os pacientes serem banhados pelas cores, e isso é feito através vidros ou painéis coloridos, onde os raios das cores infiltram no indivíduo e assim realiza o equilíbrio necessário.

CROMOTERAPIA É PARA OS OLHOS OU PARA O CORPO?


Quem reage a luz, os olhos ou o corpo? A pele tem receptores de luz?
Quem consegue ver a luz são os olhos, mas nossa pele reage a esse comprimento de onda, a essa energia, que é a LUZ!
Quando nos expomos excessivamente à luz solar ficamos vermelhos, isso é uma reação da pele! Portanto a pele reage a LUZ!
Conclusão: a pele realmente reage à luz solar, que são todas as cores (todos os comprimentos de onda), portanto nossa pele também reage a alguns espectros da luz(comprimento de onda), ou seja, também reage a algumas cores, como o azul, vermelho, etc.

PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE A LUZ


Há muitos anos atrás assisti a uma palestra sobre as cores e o marketing. O palestrante era aquele showman, que dominava o público, verborrágico, excelente palestra. Ao final, quando abriu-se para perguntas, peguei o microfone e perguntei se tinha alguma pesquisa quecomprovasse o efeito das cores nas pessoas, ou seja, comprovasse a veracidade de tudo que ele falou.
Ele falou sobre um case que fez com um cliente, a influência das cores na hora da decisão da compra, como as cores na vitrine ajudaram a vender mais e mais, além de outras coisas interessantes. Ao final, como não havia respondido minha pergunta, refiz novamente:
– Muito legal seu case, mas tem alguma pesquisa que prova o efeito das cores no ser humano?
– Não! Respondeu o palestrante imediatamente.
E assim terminou a palestra.
Achei impossível ele ter conhecimento da única pesquisa que vi sobre a influência da cor nas pessoas. Provavelmente existam outras pesquisas, mas a única que conheço encontrei durante meus estudos da Auriculoterapia Francesa (Acupuntura Auricular – Escola Francesa).
Esse é um trecho da minha apostila do meu curso de Auriculoterapia:
Em 1981, Dr. Rafael Nogier e o Prof. Santini, fizeram uma experiência com coelhos, com o objetivo de comprovar a influência da luz sobre a pele e as respostas do sistema nervoso (NOGIER, 1997 p 104). Para isso, usaram três séries de animais que foram colocados em caixas especiais cuja característica principal era manter a cabeça do animal para fora, impedindo o estímulo da visão durante a experiência. Após suas adaptações às caixas, um grupo de coelhos foi estimulado com luz contínua, outro grupo com luz intermitente e o terceiro foi o grupo de controle. A experiência foi realizada sempre no mesmo horário, sob as mesmas condições barométricas, utilizando a mesma intensidade de luz e as lâmpadas tinham filtros anticalóricos.
Tomaram-se amostras de sangue da veia marginal das orelhas em quatro períodos: um minuto antes e um minuto depois da estimulação, dez minutos e trinta minutos depois da estimulação. Pelas amostras dosaram-se as catecolaminas (adrenalina e noradrenalina) e a dopamina.
Os resultados foram surpreendentes. Com a luz branca intermitente elevaram-se os níveis de catecolaminas e com a luz contínua os níveis continuaram estáveis. Os níveis de dopamina continuaram estáveis nos três grupos de animais. Com essa experiência foi possível concluir que a pele, quando estimulada, reage de maneiras diferentes, podendo ativar o sistema nervoso para que ocorra liberação hormonal. Concluiu-se também que uma luz contínua e uma luz intermitente não têm o mesmo efeito sobre o organismo.

SIGNIFICADO DAS CORES


Segue uma tabela com as cores e seus significados. (fonte: Revista Zap)
Vermelho: paixão, coragem, força, fartura, motivação, fama
Pink (Rosa): amor, doçura, felicidade, elevação, ternura, sedução
Laranja: entusiasmo, exuberância, graça, interação, alegria, fascinação
Verde: harmonia, recomeços, saúde, natureza, crescimento, prosperidade
Amarelo: otimismo, foco, comunicação, inspiração, fidelidade
Ouro: riqueza, luxo, abundância, influência, sabedoria
Azul: imaginação, calma, serenidade, relaxamento, compaixão
Violeta: paz, intuição, devoção, respeito, espiritualidade, consciência
Marrom: praticidade, paciência, sólido, diligência, confiabilidade
Preto: elegância, proteção, inteligência, sofisticação, força, astúcia
Branco: pureza, inocência, fé, benevolência, honestidade, graça

FAÇA NA SUA CASA A CROMOTERAPIA


Não poderia terminar esse artigo sem mostrar o que eu fiz na minha casa. Quando mudei para meu novo apartamento, o banheiro veio inteiro branco. Azulejos brancos, mármore branco, piso claro, pia branca e privada branca. Para ajudar ainda coloquei um box transparente, mas tudo estava planejado!
Assim que possível, vou instalar uma lâmpada led colorida, pensei!
Após alguns meses, comprei uma lâmpada led colorida relativamente cara (R$ 50,00 cada), ela é um pouco melhor que as mais baratas do mercado, são mais potentes. Comprei 3 lâmpadas led coloridas para fazer cromoterapia enquanto tomo banho. Como todas as paredes são brancas, elas vão ficar da mesma cor da lâmpada.
lampada led
Lâmpada LED Colorida
Veja algumas fotos do meu banheiro:
Cores primárias são conjuntos de cores que podem ser combinadas para criar outras cores. Para as aplicações humanas, três cores primárias são normalmente usadas, já que a visão colorida humana é tricromática.
Cores secundárias são as misturas das cores primárias.
verde
Cor Primária – Verde
vermelho
Cor primária – Vermelho
azul
Cor Primária – Azul
violeta
Cor secundária – Violeta
laranja
Cor secundária – Laranja
branco
Todas as Cores – Branco

CONHEÇA A INFLUÊNCIA DE CADA COR NA CROMOTERAPIA OU FOTOTERAPIA


Azul:Uma das mais importantes, pois age no nosso SN, artérias, veias, vasos e todo sistema muscular, ossos e pele. Ação regeneradora, de reajuste, calmante, absorvente, lubrificante e analgésico. A cor azul ajuda a baixar a pressão arterial assim como acalma e traz clareza mental.
Verde:Atua como vibração regeneradora, em toda a área do abdômen. Pode agir no sistema muscular, artérias, veias e vasos, como energia dilatadora. Ação anti-séptica. Harmoniza as flutuações do estado de espírito e provoca melhora do equilíbrio nos casos de insatisfação e impaciência.
Amarelo: Fortalecimento do corpo humano. Energia auxiliar do verde e do azul. Reforça a restauração dos campos celulares e nas áreas do sistema nervoso. Estimulante das funções peristálticas e paredes internas dos ouvidos. Para os estados de fraqueza, perda de energia, estados anêmicos. Estimula capacidade mental. A cor amarela desperta novas esperanças no caso de resignação de doenças que desistiram da cura; alguns terapeutas afirmam que o amarelo fortalece os olhos e os ouvidos, além de ajudar na cura da artrite.
Rosa:No corpo físico, sua importância vem depois do azul e antes da cor verde. Dirigido exclusivamente a corrente sanguínea. Funciona como ativador, acelerador, alimentador, queimador de gorduras, desobstruidor, cauterizador e eliminador de impurezas. Cuidado com a pressão arterial!!
Lilás: Antiinflamatório e bactericida. Sua ação deve ser sempre seguida da luz azul. Os intestinos, os rins, as vias respiratórias e a região de baixo ventre na mulher. Purifica o organismo atuando de modo calmante sobre os músculos do coração e sobre outros mm do corpo. Também acalma a superexcitação nervosa.
Laranja: Fraqueza óssea, fissura e fratura. Atuando também como energizador muscular.  Elimina gordura da corrente sanguínea.
Vermelho: intensifica as funções do corpo, estimulando o sistema nervoso e fortalecendo a atividade do fígado.
Portanto, a Cromoterapia é um tratamento conhecido como terapia através das cores, que auxilia no combate de diversas enfermidades de órgãos, tecidos e ossos. Ou seja, em todo sistema físico e psíquico do individuo de forma saudável e prazerosa.