terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

EQUILÍBRIO E HARMONIA - COMBATENDO A DEPRESSÃO ATRAVÉS DA ALIMENTAÇÃO

COMBATENDO A DEPRESSÃO ATRAVÉS 

DA ALIMENTAÇÃO



5 Alimentos para Quando Está Deprimida(o)

Sente-se deprimida? Muitas pessoas procuram o conforto dos seus alimentos preferidos, como o chocolate, os doces ou os fritos, quando se sentem em baixo. Mas se realmente quer aumentar o seu bom humor, terá que fazer escolhas diferentes. Embora a depressão seja uma doença grave que exige tratamento que vai para além do acompanhamento nutricional, ao alterar o que come pode levantar o seu ânimo e combater a falta de energia causada pela depressão.

“Procuramos os alimentos que pensamos que nos vão fazer sentir melhor, mas que, muitas vezes, acabam por nos fazer sentir pior a longo prazo.”, diz Beth Reardon, directora de nutrição de Medicina Integrativa, na Universidade de Duke. Os alimentos errados podem causar reacções fisiológicas que intensificam sintomas como a letargia, irritabilidade e desejos. No entanto, ao ingerir os alimentos correctos – como aqueles que abordamos de seguida – consegue estabilizar o açúcar no sangue, eliminar oscilações de humor e impulsionar os neurotransmissores no cérebro.
Experimente as nossas sugestões quando se sentir em baixo e assista a uma mudança de humor imediata e saudável:


1. Uma omelete (que inclua a gema e as claras)


Porquê: é rica em vitamina B e proteínas, especialmente a gema do ovo.
Outros exemplos: carnes brancas, peixe e gérmen de trigo.
Ajudam porque: uma dieta rica em vitaminas do complexo B pode ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas da depressão. Este grupo de vitaminas, principalmente a B-6 e a B-12, podem ajudar a melhorar a função neural – a forma como os neurotransmissores do cérebro enviam sinais, o que ajuda a regular o humor. Há também uma relação estreita entre a depressão e a deficiência de vitamina B. Um estudo de 2010 elaborado em 3.000 adultos revelou que aqueles com uma menor ingestão destas vitaminas tinham um maior risco de depressão, de acordo com o American Journal of Clinical Nutrition.
A proteína dos ovos (como a das carnes magras) ajuda a sentir-se satisfeita por mais tempo e a estabilizar o açúcar no sangue. Os ovos podem ser consumidos de várias formas, tanto mexidos, como cozidos ou em saladas – desde que haja algum cuidado em não acompanhar com outros produtos de origem animal ou com gorduras saturadas como a manteiga ou o bacon.


2. Nozes e sementes


Porquê: contêm magnésio.
Exemplos: Sementes de abóbora, sementes de girassol, castanhas de caju, amêndoas, amendoins. (Vegetais de folhas verdes e cereais integrais são também ricos em magnésio.
Ajudam porque: o magnésio é um mineral encontrado naturalmente em nozes e sementes e influencia a produção de serotonina, uma substância química do cérebro que ajuda a estimular a sensação de satisfação e bem-estar. O magnésio afecta ainda a produção de energia de forma positiva.
Bónus: As nozes são também uma boa fonte de proteínas e gorduras saudáveis. São uma óptima alternativa aos lanches processados, desde que escolha variedades sem sal e sem açúcar. Revestimentos com açúcar e sal não adicionam quaisquer benefícios para a saúde, criando um sentimento de ansiedade no cérebro que nos fazem ter tendência a comer descontroladamente.


3. Peixes de água fria


Porquê: contêm Ómega-3.
Exemplos: salmão selvagem, arenque, sardinha, anchova, atum (não mais de uma vez por semana), truta, cavala. Suplementos de óleo de peixe são uma alternativa prática para aqueles que não comem peixes de água fria, pelo menos três vezes por semana.
Ajudam porque: estes peixes são conhecidos como o alimento do cérebro. Os peixes gordos como o salmão contêm ácido gordo Ómega-3 DHA, que aumenta a função da massa cinzenta no cérebro. Geralmente, as pessoas com depressão grave têm menos matéria cinzenta nessas áreas.
O peixe é também uma grande fonte de proteína magra, que ajuda a estabilizar o açúcar no sangue. Comer pequenas quantidades de proteína às refeições pode ajudar a manter o seu estado de espírito equilibrado.


4. Grão


Porquê: contém hidratos de carbono complexos.
Exemplos: Quinoa, espelta, amaranto, cevada.
Ajudam porque: os hidratos de carbono complexos levam mais tempo a digerir, o que significa que não causam picos de açúcar no sangue associados a flutuações de humor. Os hidratos de carbono complexos também aumentam os níveis de serotonina no cérebro.
Enquanto qualquer grão integral é óptimo para a sua saúde, os chamados grãos antigos são ainda melhores, uma vez que estes são menos propensos a ser transformados e modificados pelo homem. Por outro lado, os alimentos embalados, processados e refinados, criados como a farinha de trigo e o açúcar, tendem a ser digeridos rapidamente, gerando picos de açúcar no sangue. Quando isto acontece, o corpo responde com uma reacção de insulina, o que causa sensação de fadiga, mau humor, desejos intensos e excessos.
Estes tipos de grãos encontram-se cada vez mais nos supermercados e nas ervanárias. Procure na zona do arroz e da massa ou na zona dos produtos dietéticos. Muitos destes podem ser cozidos como o arroz ou as massas e utilizados como seus substitutos, como acompanhamentos para peixe ou frango.
Bónus: Alguns grãos são uma boa alternativa aos produtos integrais para aqueles que são alérgicos ao trigo ou têm intolerância ao glúten.


5. Chá verde


Porquê: contém o aminoácido L-teanina.
Exemplos: Chá verde quente, gelado de chá verde – incluindo variedades de sabor como jasmim e limão.
Ajuda porque: L-teanina é um aminoácido encontrado principalmente nas folhas de chá; Está comprovado que contem propriedades que activam os nervos alfa do cérebro, responsáveis pelo relaxamento do corpo e pelo aumento da capacidade de concentração.
“Apesar da cafeína contida no chá verde, a L-teanina no chá verde tem um efeito profundamente relaxante, com efeitos até oito horas” diz Reardon. Este aminoácido é facilmente absorvido, aumentando a sua eficácia.

Adaptado de: 5 Foods to Eat When You’re Depressed, de Paula Spencer Scott.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - SUPERANDO OS MEDOS E AS DÚVIDAS

Medos e dúvidas, como libertar?

Resultado de imagem para Medos e dúvidas, como libertar?

Os medos e dúvidas interferem com a nossa capacidade de definir e atingir metas na nossa vida. Ter medos e dúvidas, é como ter vozes internas que se manifestam constantemente através de pensamentos que se manifestam em crenças internas como: “Nunca vou conseguir, e assim não merece a pena tentar”, “Ninguém me valoriza”, “Todos estão sempre a criticar-me”, “Ninguém me compreende”, “Só atraio problemas”. Estas são verdades internas que se vão programando na nossa mente e que vão tomar as rédeas da nossa vida e são o reflexo de uma baixa Auto-Estima. O medo e a dúvida são programações neurológicas resultantes de verdades pessoais que ecoam de vozes internas que nos impelem a decidir e muitas vezes a desistir de algo antes mesmo de sequer tentar.

Crenças limitadoras

Há muitos de nós que sentem que a sua vida é manipulada por inseguranças e medos, que nos condicionam e que nos limitam completamente em determinadas áreas e momentos específicos da nossa vida. É necessário libertar a negatividade e ter força interior e vontade de ir mais longe, as nossas iniciativas podem ajudar-nos a transcender e transformar os nossos medos e dúvidas em potencias aliados à sabedoria. No entanto, muitos de nós permanecemos presos às nossas crenças limitadoras e medos, afirmando a nós mesmos que não vamos conseguir e que não somos capazes de sair deste registo e assim conseguir mudar de atitude. Pode acontecer também haver confiança em apenas uma única área de sua vida, como trabalho e refugiar-nos nessa área de vida para compensar o vazio e o medo que se instala no seu ser em outras áreas de vida. Sentimos enormes medos e dúvidas de tentar e experimentar coisas novas, tais como voltar a estudar, de iniciar novos relacionamentos ou aprender novas habilidades devido a um enorme medo de fracassar que se instala no seu ser.

Libertar o medo pelo auto-conhecimento

Enquanto não nos libertamos da dúvida e do medo de assumirmos o controle e a responsabilidade pelas nossas vidas, perdemos oportunidades atrás de oportunidades. A crença que assombra o nosso subconsciente de que nada de bom nos pode acontecer e que é sempre tudo igual, cria um medo incrível de rejeição, de falhar e de sofrer que não nos permite tentar de novo, e se recusamo-nos a assumir os riscos, até aqueles que há partida são facilmente superáveis.

PNL – Programação Neuro Linguística na Libertação do medo e dúvidas
Uma forma muito interessante de entendimento, do funcionamento da nossa mente e respectiva realidade interna e de quais as crenças que nos limitam, é o curso de PNL – Programação Neurolinguística. A PNL pode-nos ajudar também a reprogramação Neurológica e recriar uma nova realidade interna bem diferente e positiva que se irá reflectir na nossa realidade exterior. Uma forma de libertar os medos e dúvidas de uma forma muito interessante.

É importante que aprendamos a fazer um processo de auto-motivação e aprendamos a libertar os medos, as dúvidas e a negatividade, procurando fazer um processo de transformação interno e também procurando as pessoas ou situações que possam nos ajudar a alcançar objetivos. Os medos e dúvidas podem vir em diferentes formas e de diferentes fontes no entanto podem ser aliados ao crescimento interno e tornarem-se desafios muito úteis para a vida ao aprender como enfrenta-los e desafia-los.

Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org
“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação 

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - OS OLHOS EMITEM LUZ – biofótons

OS OLHOS EMITEM LUZ – biofótons


Foi dito à muito tempo: “A luz do corpo é o olho: se, portanto,
teus olhos forem bons, todo teu corpo se encherá de luz.
”   
Mateus (cap. VI, v 22)


imageLJE 

Olhe profundamente para dentro do olho humano, e você é obrigado a se perder em sua beleza abismal. Muito parecido com espelhos de frente um para o outro na cascata vertiginosa de infinitude visual, o vidente se perde no espetáculo, do qual (ele) faz parte, ou seja, você é um olho que vê, no mesmo momento que você está vendo um olho; perceptivo e sensível, vendo e visível ao mesmo tempo.

Essa abertura requintada – o olho dos mamíferos – por onde a luz do Universo passa para os mais escuros recessos do cérebro (e da alma) humano, é na verdade uma extensão do sistema nervoso – que, como uma planta – cresce em direção à luz que o alimenta (ou das trevas que o aniquila). Como vamos nutri-lo? Com a energia e a informação (LUZ), que é a própria natureza dual da luz. 
 

Os olhos não envelhecem como o resto dos nossos órgãos, devido à expressão exagerada  do cromossomo de cura da enzima telomerase. 
 
Na medida que as células se dividem, um código importante no final dos cromossomas podem ser danificados quando os telômeros são divididos em partes durante a mitose (divisão celular). 

Como as extremidades dos cadarços dos sapatos, os telômeros são tratados e curados pela enzima curadora telomerase. Quanto melhor a forma dos telômeros e da enzima telomerase, mais saudáveis serão as células filhas na sequência da divisão celular, e mais vida longa e saudável os olhos irão ter. 

Uma vez que somente os olhos têm um nível único de atividade de cromossomo-cura à sua disposição, isto explica tão bem como e porque os olhos de um indivíduo idoso pode resplandecer brilhantemente as qualidades da juventude da sua alma.

Olhe atentamente para a imagem do olho acima, ou olhe em seus próprios olhos em uma superfície reflexiva (espelho), e me diga se está ou não vendo que eles não são simplesmente receptáculos da luz e da percepção, mas que eles projetam sua própria luz (ou seja, a LUZ da tua própria alma)? 

De fato, uma nova pesquisa publicada no Journal of  Brain Research em 19 de janeiro de 2011 mostram que o olho dos mamíferos apresenta uma emissão de fótons espontânea e induzida por luz visível porém ultrafraca. 
 
“Aqui, nós apresentamos a primeira evidência experimental e induzida in vitro da existência da emissão espontânea de fótons de luz visível  ultrafraca recém-isoladas de olho inteiro, da lente, do humor vítreo, em amostras da retina de ratos. Estes resultados sugerem que a fonte de ruído fotoquímica discreto da retina, bem como os fosfenos da retina, podem ser originários de fótons naturais bioluminescentes emitidos de dentro dos olhos. 
 
Durante a visão normal, os olhos estão continuamente expostos a poderosos fótons de luz emitidos pelos ambientes, que passam por várias partes dos olhos, que podem produzir  fótons bioluminescentes ultrafracos com retardo que surgem/emergem a partir de diversas partes dos olhos. 

Embora a importância e o papel possível do ambiente induzido pela luz gerem fótons com retardo/atraso permanentes (dentro de diferentes partes dos olhos) durante a visão, isso requer uma investigação mais aprofundada, o nosso estudo pode proporcionar a evidência de uma origem de ruído discreto e escuro nos fosfenos da retina. ” 
 

O CÍRCULO com um PONTO NO CENTRO, semelhante ao olho humano, sempre foi um dos SÍMBOLOS MÁXIMOS para idealizar DEUS em todas as culturas antigas, desde tempos imemoriais.
Em outro estudo publicado em maio de 2011, no Jornal de Fotoquímica e Fotobiologia, da bioluminescência do olho humano e dos mamíferos, uma explicação de “pós-imagens negativas” é fornecida. 

Um exemplo comum de um pós-imagens negativo é o brilho de intensa incandescência que parece flutuar diante de nossos olhos, depois de olharmos diretamente em uma fonte de luz por alguns segundos. Mais detalhes aqui: 

A luminescência retardada de tecidos biológicos é uma reemissão ultrafraca de fótons absorvidos após a exposição à iluminação monocromática ou externo à LUZ branca (incolor). Recentemente, os pesquisadores Wang, Bókkon, Dai e Antal (2011) apresentaram a primeira prova experimental da existência de emissão espontânea de biofótons ultrafracos e luz visível induzida com retardo ultrafraco de emissão de fótons de olho inteiro isolado de ratos in vitro, das lentes, do humor vítreo e da retina. 

Nesse caso, sugerimos que a fonte das pós-imagens negativas foto-biofísica também pode ocorrer dentro do olho por atraso dos fótons bioluminescentes.  
 

Em outras palavras, quando olhar para uma imagem  colorida (ou branca/incolor) por alguns segundos, os fótons externos podem induzir estados eletrônicos excitados dentro de diferentes partes do olho que é seguido por uma reemissão com retardo dos fótons absorvidos por alguns segundos. Finalmente, estes fótons reemitidos podem ser absorvidos por fotorreceptores não branqueados que produzem uma imagem posterior negativa. 

Embora isto sugira que a fonte das pós-imagens negativas foto-biofísica está relacionado com mecanismos da retina, os neurônios corticais têm também um contribuição essencial para a interpretação e modulação das pós-imagens negativas .  

View Source A luz que emana através da “janela da alma”, o olho humano, não é figura poética ou fruto da “imaginação”, mas é real e estes biofótons contêm a energia e a informação (complementaridade de onda-partícula da luz), capazes de transformar a nossa compreensão um do outro, de nós mesmos (e do mundo que nos cerca).

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Limpe sua casa e, assim, sua mente!

Limpe sua casa e, assim, sua mente!


Desapegar-se de objetos e lembranças é, também, uma maneira de praticar meditação, sabia? Descubra como este exercício pode dar aquele empurrãozinho na sua vida

Pare por um instante e dê uma rápida obse
rvada em tudo o que está ao seu redor. Olhe para os objetos que compartilham o ambiente com você e verifique se há algo fora do lugar, alguma coisa quebrada ou que parece sem uso. Encontrou algo?
Bem, independentemente de qual seja sua resposta, o importante é mesmo treinar esta percepção. Ao longo da vida, acumulamos tralhas materiais e mentais que, em algum momento, passam a ocupar mais espaço do que deveriam.
Por isso, nada melhor que detectar quais são essas coisas para, então, descartá-las, e assim poder organizar a própria vida.
É mais ou menos essa a ideia defendida pela autora Gail Blanke no livro Jogue fora 50 coisas, recentemente publicado no Brasil pela Editora Ediouro. Na obra, Gail defende a importância de eliminar pesos extras que agregamos ao longo de anos e anos, principalmente aqueles vindos de lembranças do passado, já que tais coisas perdem a utilidade com o tempo e passam a bagunçar nossa rotina – até impedir que percebamos o que é realmente importante no nosso dia a dia.
Quer saber mais sobre esta faxina mental e material? Então, acompanhe a leitura!

Guia de organização – e meditação!

Gail Blanke propõe aos leitores um exercício que, à primeira vista, pode parecer um tanto quanto complicado: eliminar, ao menos, 50 objetos que se tornaram obsoletos dentro de casa. Mais que isso, Gail também enfatiza a necessidade de desprender-se de sentimentos negativos que vão ficando guardadinhos na memória e provocam uma verdadeira bagunça mental – atividade que funciona, inclusive, como uma espécie de meditação.
Aliás, em muitas tradições indianas, o desapego é também visto como peça-chave para a evolução espiritual. Não à toa tantos mestres hindus e budistas abrem mão de todos os possíveis privilégios e optam por uma vida simples, livre de qualquer regalia. É claro que não precisamos chegar a tal ponto, mas o exercício de identificar e dispensar o que se tornou inútil é um ótimo caminho para quem busca crescimento.

Lembranças empoeiradas

Para a maioria das pessoas, guardar objetos é uma forma de relembrar o que aquilo representa, como, por exemplo, o momento em que foi adquirido ou a maneira como foi entregue, caso seja um presente. “Portanto, se desfazer destes objetos parece significar não dar a devida importância à lembrança. É por isso que, para muitas pessoas, não existe a possibilidade de dar embora estes objetos, pois seria o mesmo que agir com ingratidão ou indiferença”, explica a psicóloga Roseleide Santos, da Clínica Viver Com Qualidade, de São Paulo (SP).
Nessas horas, aconselha a psicóloga, é preciso compreender que as lembranças realmente importantes vão continuar presentes mesmo que o objeto não esteja mais por perto: “É necessário compreender que a conexão com aquela boa lembrança não acontece através do objeto em si, mas, sim, do que fica guardado em nossas memórias”.

Energia vital

Ficar aprisionado a entulhos materiais e mentais provoca mais que bagunça e desorganização. Segundo algumas das principais filosofias orientais, há algo mais “perigoso” neste padrão de comportamento: a partir dele, é como se ficássemos ligados demais às portas que se fecharam no passado e, assim, deixássemos de lado as novas oportunidades que surgem no decorrer do caminho.
“As pessoas acabam ficando aprisionadas a situações inacabadas que demandam boa parte de sua energia vital, mesmo que não haja possibilidade de resolução. Por isso, o melhor a fazer é sempre buscar uma forma de resolver os conflitos, individualmente ou com quem se tem pendências, para que haja espaço para novas experiências, defende a psicóloga.
Compreender o valor sentimental de um objeto, por exemplo, é meio caminho para assimilar de que forma aquilo pode ou não nos manter acorrentados a episódios mal resolvidos. A partir disso, evidentemente, fica muito mais fácil desprender-se do objeto e buscar uma solução.

Inspiração mental

O guru indiano Osho é, hoje, um dos grandes líderes espirituais do mundo contemporâneo. Segundo seus ensinamentos, o desprendimento mental é caminho certo para a purificação e elevação espiritual. Acompanhe o que o sábio tem a dizer sobre o assunto e inspire-se a realizar uma verdadeira transformação!
"Esta é a situação da sua cabeça: vejo ali "guidons" de bicicleta, pedais e coisas estranhas que você foi juntando de toda parte. Uma cabeça tão pequena... e sem espaço para se viver nela!

E esse material inútil fica revolvendo-se em sua cabeça; sua cabeça fica girando e tramando - e isso mantém você ocupado. Imagine só que tipos de pensamentos vão passando pela sua mente...
Qualquer dia, simplesmente sente-se, feche os olhos, e coloque no papel, durante meia hora, o que quer que passe pela sua mente. Você compreenderá o que estou querendo dizer, e ficará surpreso com o que transita no interior da sua mente. Isso tudo vai ficando nos bastidores, fica ali o tempo todo, e acaba envolvendo-o, como uma nuvem.

Devido a essa nuvem, você não consegue distinguir a realidade, não consegue chegar à percepção espiritual. É preciso desfazer-se dela.
E apenas com a sua decisão de descartá-la é que ela irá desaparecer. Você está apegado a ela - a nuvem mesma não tem o menor interesse em você, lembre-se disso”.

[Trecho extraído da obra Osho The Sun Rises in the Evening Chapter 9]

Texto • Geisa D'avo

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que são as Constelações Familiares?


O que são as Constelações Familiares?

 

A Constelação é uma nova abordagem terapêutica, um processo de cura experiencial desenvolvido por Bert Hellinger que descobriu que parte dos problemas que enfrentamos se deve a fatos que aconteceram com outros membros de nossas famílias e não a eventos da nossa própria hora.


Bert Hellinger nasceu em 1925, estudou filosofia, teologia e pedagogia. Trabalhou como missionário na África do Sul por 16 anos.
No início dos anos 70 deixou a ordem religiosa católica dedicando-se então à psicoterapia.
Através de Dinâmicas de Grupo, Gestalterapia, da Terapia Primal, da Análise Transacional e Hipnoterapia, chegaram à sua própria terapia Sistêmica e Familiar, as Constelações Familiares e mais tarde "Movimentos da Alma".


Nos últimos anos dedicou-se a expandir sua Visão Sistêmica em diversos países tanto dentro como fora da Europa, EUA, América do Sul, América Central, Oriente Médio e Ásia.
Esteve no Brasil nos anos de 1999 (RJ), 2001(SP), 2005(BH) , 2006(Goiânia), 2007(Brasilia), 2008 (São Paulo).
Sua vinda está programada novamente em 2009 para São Paulo novamente.


Hellinger escreveu diversos livros sobre o tema e muitos já foram traduzidos para o português e são comercializados pelas editoras Cultrix e Atman.

Através dos trabalhos das Constelações, podemos entender como as ações e destinos de nossos antepassados podem influenciar a nossa vida atual causando problemas de saúde, dificuldades financeiras, ou conflitos em nossos relacionamentos familiares e afetivos.

Todos os membros de uma família estão ligados por profundos laços de amor e lealdade. Movidos pela esperança de diminuir o sofrimento do outro, trazemos a infelicidade e a doença para nossas próprias vidas, sem sequer nos darmos conta desta dinâmica, que acontece de maneira absolutamente inconsciente.

Em que princípios esse trabalho se baseia?

Depois de décadas de observação e experiências com milhares de pessoas, três linhas básicas ou “Ordens de Amor” foram mostradas para ajudar as famílias:

• Toda pessoa tem o direito de pertencer a sua família.
• Deve existir um equilíbrio entre dar e receber. O dar e receber equilibrado leva ao desejo de dar mais espontaneamente e receber com gratidão.
• A ordem familiar precisa ser respeitada. Algo dá errado quando as crianças sentem que elas têm que cuidar dos seus pais. Quando o senso de ordem é restabelecido, há um novo sentimento de segurança do conhecimento de qual é o seu lugar na família.

Os padrões que afetam certos membros das nossas famílias podem ser revelados e resolvidos através das Constelações, tornando-se visíveis as dinâmicas ocultas que atuam através das gerações.


“Tudo está ligado, como o sangue que une uma família. Todas as coisas estão ligadas. O que acontece a Terra recai sobre os filhos da Terra. Não foi o homem que teceu a trama da vida. Ele é só um fio dentro dela. Tudo o que ele fizer à teia estará fazendo a si mesmo.” Chefe Seattle

“A reverência aos antepassados não é uma questão de crença, mas uma questão de prática – a prática de olhar para o fundo de nós próprios para reconhecer a presença dos nossos antepassados em nós, em cada uma das nossas células. ” Thich Nhat Hanh
 




por Nathalie Favaron