quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SAÚDE E EQUILÍBRIO - O que é Rinite

O que é Rinite


A rinite nada mais é que uma inflamação da mucosa nasal. A doença pode ser causada por vírus ou bactérias, mas, de um modo geral, surge de uma reação alérgica. Assim como outras formas de alergia, não existe cura para o problema, ainda que a medicina ofereça hoje diversas formas de tratamento. Quando aspiramos alguma substância que causa a alergia, as vias respiratórias reagem, produzindo uma grande quantidade de muco. Por isso, os principais sintomas da rinite são:
Eucalipto
Folhas de eucalipto para tratamento da rinite
  • espirros
  • coriza
  • entupimento das vias nasais
  • coceira no nariz ou na boca

Como se pega

A forma mais rara de rinite pode ser contraída através do ar, com a contaminação com vírus o bactérias que causem o problema. Já no caso da rinite alérgica, não se pega a doença. Vários fatorem contribuem para que se tenha predisposição para reações alérgicas, como a herança genética e ambiente favorável. Nesse caso, os alérgenos presentes no ar, como excrementos de ácaro, pólen, pelos de animais, entre outros, causa a irritação.

Como prevenir

No caso da rinite alérgica, é possível preveni-la evitando entrar em contato com as substâncias causadoras da alergia. A questão é que é muito difícil se manter afastado de todos os alérgenos, pois estão presentes em todos os tipos de ambiente. O foco, por tanto, deve ser em casa, onde podemos atuar diretamente no ambiente. É importante manter os cômodos e móveis sempre limpos e livres de poeira. Almofadas, roupas de cama, sofás, colchões, carpetes e outros objetos costumam ficar repletos de ácaros. Por isso, devem ser higienizados com frequência, de preferência sendo expostos ao sol. Também é importante manter a casa arejada, garantindo a entrada de ar puro e luz solar diariamente.

Remédios

Recentemente, ensinamos a preparar um remédio para tratamento da rinite, à base de hortelã. A receita ajuda a desentupir as vias respiratórias, através da inalação do vapor da erva. Desse modo, alivia os sintomas da alergia, acalmando a mucosa nasal. Outra opção de tratamento é o chá com folhas de eucalipto. A ingestão do chá também combate os principais sintomas da rinite alérgica, amenizando os espirros e secreção nasal.
Basta um pouco de poeira, fumaça ou cheiro forte para quem sofre com a rinite começar a espirrar instantaneamente. O problema atinge uma parte considerável da população – cerca de 20% – e surge principalmente em sua forma alérgica. Além dos espirros, a rinite também causa coriza, coceira no nariz e congestão nasal. Isso acontece quando há uma inflamação da mucosa, provocada por agentes alergênicos, bactéria ou vírus.
O principal causador desse tipo de reação é o ácaro, um aracnídeo minúsculo, cujos excrementos provocam a alergia. Os ácaros são encontrados em colchões, almofadas, travesseiros, roupas de cama, tapetes e bichinhos de pelúcia. Por isso, uma boa forma de evitar a rinite alérgica é manter esses itens sempre limpos e os ambientes bem arejados.
A hortelã também pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica. A erva atua no sistema respiratório, atenuando a inflamação da mucosa nasal. Por isso, o uso da hortelã pode inibir a coriza e acabar com os espirros causados pela rinite. O remédio que ensinamos logo abaixo é um ótimo tratamento para esses sintomas. Veja como preparar.
Hortelã
Conheça os efeitos da hortelã no tratamento da rinite alérgica

Você vai precisar de:

  • 1 punhado de folhas de hortelã
  • 1/2 litro de água

Modo de Preparo:

Com a ajuda de um almofariz, esmague as folhas até que elas liberem um sumo verde escuro. Depois acrescente a água na pasta de hortelã e leve ao fogo até que levante fervura.

Posologia

Com a mistura ainda quente, aspire o vapor da hortelã. Para facilitar o processo, faça um funil de papel para aspirar o vapor através dele. Use a receita sempre que sentir os sintomas da rinite incomodando.

Cuidado

O vapor quente pode queimar a pele. Evite se aproximar muito do recipiente e espere a mistura esfriar um pouco antes de utilizar.