segunda-feira, 27 de abril de 2015

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Coma mais alho e cebola e proteja a sua saúde - Cebola pode barrar avanço de câncer no intestino

Coma mais alho e cebola e proteja a sua saúde

Eles fortalecem as defesas, controlam o diabetes e protegem o coração



Muita gente torce o nariz para esta dupla. A cebola e o alho carregam juntos a fama de causar mau hálito, intensificar o odor do suor e causar irritação ao olhos e à pele. Mas essa dupla também ocupa o topo da lista dos alimentos considerados "funcionais" - aqueles que, além de alimentar, são capazes de prevenir doenças e manter o organismo tinindo. Estudos comprovam que o alho e a cebola podem prevenir e tratar doenças, como gripe, diabetes e até reduzir os riscos de câncer. A seguir, a nutricionista Daniela Cyrulin apresenta os benefícios desses alimentos para o nosso corpo e dá dicas de como consumi-los. 

Muitos nutrientes do bem
Entre os carros chefe nutricionais da cebola e do alho está o selênio, um poderoso antioxidante que fortalece o sistema imunológico e afasta o risco de tumores. "Os dois também são ricos em vitamina C, outro agente antioxidante que combate infecções e aumenta as defesas do nosso organismo", explica Daniela. Além disso, o alho e a cebola possuem boas doses de vitaminas do complexo B, importantes para combater o estresse e o desânimo. 
Cebola - Foto Thinkstock
Temperos que previnem e combatem doenças
Proteja-se contra o câncer
Estudos feitos por pesquisadores italianos do Istituto di Ricerche Farmacologiche "Mario Negri", em Milão, na Itália, comprovaram que indivíduos que consomem maiores quantidades de alho e cebola (cerca de 22 porções por semana) correm um risco menor de desenvolver alguns tipos de câncer, como o de boca, laringe, esôfago, cólon, mamas, ovário e rins. O benefício se dá graças a uma substância chamada alicina, um composto sulforoso presente nesses alimentos, mas que só se forma quando eles são triturados. "Esta substância previne a ativação das nitrosaminas, compostos químicos cancerígenos encontrados principalmente em embutidos da carne, como a lingüiça", explica Daniela. 

Combate gripes e resfriados
Com eles, as vias respiratórias se mantêm abertas e descongestionadas. O alho e acebola são ricos em substâncias anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas, dentre elas a própria alicina. Por isso, é um ótimo remédio para afastar gripes, resfriados e infecções em geral. A nutricionista diz, ainda, que alho reduz e ajuda a diluir o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite, podendo ser consumido junto a antibióticos. Além disso, a dupla contém vitaminas A, C e E, nutrientes que reforçam o sistema 
Controle da diabetes
Quem sofre com o diabetes e com as altas taxas de açúcar no sangue pode se valer desta dupla para controlar as taxas. A cebola carrega uma substância chamada glucoquinina, que, segundo Daniela Cyrulin, é uma espécie de insulina vegetal que, se consumida, ajuda no controle da diabetes. "Para melhor absorção da glucoquinina, o indivíduo pode consumir a cebola batida em sucos naturais, já que ela libera essa substância quando é triturada", explica a nutricionista. A cebola pode ser acrescentada a outras receitas de sucos com vegetais, inclusive, como laranja com rúcula ou cenoura, misturas ricas em vitaminas e nutrientes.

Poder antioxidante
Não é à toa que a cebola protege o organismo de doenças e do envelhecimento precoce. Ela é bastante rica em bioflavonoides, a quercetina, que são substâncias antioxidantes capazes de varrer os radicais livres das células. "Este mesmo componente é encontrado na maçã. Porém, o poder de absorção da quercetina pelo nosso corpo é 30% maior com a ingestão da cebola", aponta Cyrulin.
Alho - Foto ThinkStock
Temperos que previnem e combatem doenças
Substitutos do sal
A cebola e o alho só trazem vantagens para quem quer ficar de bem com a balança. Os dois têm baixas calorias e baixo índice glicêmico (demoram mais para serem digeridos e transformados em açúcar, prolongando a sensação de saciedade), podendo ser consumidos puros, misturados aos pratos ou como temperos de preparações. O alho e a cebola, inclusive, são ótimos aliados para reduzir as quantidades de sal usadas nas receitas. Seu prato ganha tempero e sabor sem prejudicar o coração. Isso porque, o sódio, presente no sal, é um dos maiores vilões da hipertensão.

Peito blindado
O coração ganha reforço com o alho e a cebola. A alicina é mais uma vez a responsável por nos manter saudáveis, pois atua equilibrando as taxas de colesterol sanguíneo. "Se forem ingeridos diariamente, o alho e a cebola pode ajudar a reduzir as taxas de LDL, o colesterol ruim, prevenindo doenças cardiovasculares", explica Daniela Cyrulin.  
A cebola e o alho só trazem vantagens para quem quer ficar de bem com a balança.
Mas e o mau cheiro?
Com tantos benefícios há pelo menos uma desvantagem: o cheiro forte que o alho e a cebola deixam em nossas mãos e no nosso hálito acontece porque, quando cortamos ou trituramos esses legumes, uma substância chama allium é liberada, e ela é a responsável por esse cheiro. Também é essa substância que deixa nossos olhos irritados e nos dá vontade de chorar. Ingerir cebola e alho também pode deixar o suor com um cheiro mais forte. Isso acontece porque ambos contêm enxofre, que normalmente é liberado pelo suor. 

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o cheiro desagradável: 

- Depois de comer, mastigue salsa ou qualquer planta que tenha clorofila, pois elas mantêm o hálito fresco. Beber um copo de leite ou de vinho também dá bons resultados.

- Depois de cortá-los, esfregue bem as mãos com sal grosso ou açúcar depois lave em água corrente. 

-Para não chorar quando for cortar cebola ou alho, o ideal é deixar a torneira de água aberta enquanto corta, lavando o alimento. Cortá-los em uma bacia cheia de água tem o mesmo efeito. 
Um estudo realizado por pesquisadores do hospital Johns Hopkins Medicine, em Baltimore (EUA) comprovou que uma substância encontrada na cebola, a quercetina, pode ser uma aliada para combater lesões (pólipos) pré-cancerígenas no intestino. A quercetina é um antioxidante do tipo flavanoide, semelhante ao encontrado em alimentos como as uvas e o chá verde.

Cebola pode barrar avanço de câncer no intestino

Ela contém uma substância que reduz tamanho e proliferação de lesões pré-cancerígenas



Os pesquisadores testaram cinco pacientes, todas mulheres, com um tipo de pólipo pré-cancerígeno, conhecido como polipose adenomatosa familiar (FAP), que receberam doses regulares de quercetina durante seis meses. Ao final do estudo, observou-se que o número de pólipos que se desenvolveu nas participantes caiu cerca de 60% e que o tamanho médio deles também sofreu redução de aproximadamente 50%.
Receitas

Creme de Cebola
Ingredientes: 
1 kg de cebolas descascadas e cortadas em fatias 
500 ml de caldo de galinha 
100 ml de vinho tinto 
300 ml de creme de leite fresco 
20 g de manteiga 
2 colheres de sopa de azeite de oliva 
1 colher de sopa de mel 
Sal e pimenta-do-reino a gosto. 

Modo de preparo: 
Doure as cebolas em uma panela com azeite e manteiga, inicialmente em fogo brando. Acrescente o mel e aumente o fogo para que fiquem bem douradas, sem deixá-las queimar, acrescente vinho tinto e mexa até que o álcool evapore. Junte caldo de galinha, creme de leite fresco e deixe em fogo brando até reduzir 1/3 do creme. Tempere com sal, pimenta-do-reino e bata a mistura no liquidificador. Acompanhe com crôutons e decore, se quiser, com cebolinha francesa picada. 
Espaguete ao alho e cebolinha 
Ingredientes:
½ pacote de macarrão tipo espaguete (250g) 
1 colher (sopa) de sal 
3 colheres (sopa) de óleo 
2 dentes de alho amassados 
2 colheres (sopa) de cebolinha picada 
2 envelopes de tempero e sabor para massas, batatas e arroz 

Modo de preparo:
Em uma panela, cozinhe o macarrão em 2 litros e meio de água e o sal até que fique "al dente". Em uma frigideira grande, aqueça o óleo e doure o alho. Desligue o fogo, acrescente a cebolinha, o macarrão já cozido e o Tempero e Sabor e misture bem. Sirva. Dica: Se desejar, polvilhe queijo parmesão ralado.