segunda-feira, 20 de julho de 2015

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Aprenda a fazer uma Massagem sensual

Aprenda a fazer uma Massagem sensual


Meia-luz, música suave, sussurros e muitos, muitos apetrechos. Além de estimular seu parceiro com preliminares e posições novas, nada mais excitante - e relaxante - do que uma boa massagem sensual. Ideal para criar um vínculo maior entre o casal e despertar a libido, a atividade pode também ajudar os parceiros a conhecerem melhor as partes mais sensíveis e erógenas um do outro.
 As mãos são um ótimo instrumento de massagem, mas quando o objetivo é excitar, pode-se usar a imaginação e alguns recursos, como óleos, vibradores, pinturas comestíveis e lenços de seda. A sexóloga, palestrante e autora do livro "Massagem Sensual para Casais Enamorados", Carmen Janssen, explica que a massagem sensual envolve todos os sentidos (tato, olfato, audição, paladar e visão). "Esta é uma excelente maneira de os dois falarem sobre suas preferências e mostrarem, por meio dos toques, da linguagem corporal e verbal, como gostam de ser tocados. A massagem ajuda a superar tabus, aumenta a afinidade e melhorar a qualidade da vida sexual", diz.
Carmem conta ainda que os toques estimulam o erotismo e a afetividade, tanto de quem a faz como daquele que a recebe. "Entretanto, para atingir bons resultados, a mulher deve ter autoconhecimento. Senão ela vai fazer a massagem só pensando em agradar o parceiro. Precisa ter autoestima e se sentir sensual para que possa transmitir carinho e sensualidade, uma vez que o objetivo da massagem sensual é provocar excitação", declara.
As dicas para uma boa massagem são encontradas no antigo e famoso livro Kamasutra. A "bíblia do sexo" explica que, para o homem se tornar um bom amante, deve utilizar incensos, loções perfumadas e óleos aromáticos. E o mais importante: não ter pressa. "A antiga escritura já considerava, naquela época, a necessidade de a mulher ter mais tempo para se excitar", conta Carmen.
O ambiente ideal deve ser aconchegante, meia-luz, sem barulho e de temperatura agradável. "Recomendo o uso de uma pluma para alternar os estímulos eróticos. A sensação é maravilhosa. Como nem todas as pessoas apreciam óleo no corpo, opte pelos géis específicos", afirma.
A prática da massagem não precisa terminar sempre em penetração. O casal pode aproveitar o momento para aprender a se explorar e se excitar, desfrutando das sensações que cada sentido pode proporcionar. Esse ato certamente vai contribuir para ampliar o repertório sexual e enriquecer a experiência erótica de prazer. "Alguns homens, às vezes, não tomam iniciativa de fazer a massagem ou por preguiça ou por acharem que para massagear é preciso ser um ‘expert", o que não é verdade. Para fazer uma massagem, basta ter vontade e estar motivado, pois carinho e carícias não devem depender de técnicas.
Existem muitas maneiras de massagear, o que permite ao casal deixar a imaginação fluir livremente, aumentando o repertório erótico. A mulher, por exemplo, precisa ter a sensibilidade para perceber os toques que o homem aprecia, tentando sempre alternar o "amassamento" com toques ora mais intensos, ora mais leves. "Ela também deve perguntar se ele está gostando, se prefere de um jeito ou de outro. Alguns pontos como os pés e costas podem receber toques mais intensos para estimular o relaxamento", explica Carmen.

Já nos órgãos genitais, principalmente no escroto, é preciso acariciar bem de leve, pois essa região é muito sensível. "Além das mãos, use também a boca, os cabelos e partes do corpo para massageá-lo. E alguns homens adoram ser massageados com os pés", diz.
O homem pode começar a massagem com beijos sensuais por todo o corpo da mulher. Para estimular a afetividade, a sexóloga sugere que o parceiro inicie com ela de frente para ele, pois a mulher precisa se sentir amada para se entregar. "O homem pode acariciar levemente os seios e ir descendo pelo corpo. Os pés e as costas também merecem atenção. Depois de toques mais intensos, use uma pluma para acariciá-la. Isso é extremamente relaxante e em alguns pontos pode ser muito excitante para ela, principalmente na vulva", lembra a sexóloga.
Agora que você sabe um pouco mais sobre massagem sensual, prepare o ambiente, reúna os apetrechos e curta bastante. Quando a massagem envolve afeto, a relação como um todo pode melhorar muito. "Ela é capaz de aproximar o casal, que passa a conhecer melhor as necessidades eróticas um do outro durante o sexo", finaliza Carmen.
Fonte: Abril 

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - o que faz um terapeuta tântrico?

o que faz um terapeuta tântrico

tantrico


Poucas palavras foram tão mal interpretadas e deturpadas nas línguas ao redor do mundo quanto a palavra Tantra. Mencioná-la fora de hora ou lugar pode causar desconforto, constrangimento, ouaté risadinhas quase infantis dadas por adultos crescidos porém desinformados.
E nessa onda de preconceitos entra também a figura do terapeuta tântrico. O que faz? Como trabalha? Quem ele atende? Com o que ele lida? Uma série de interrogações surgem na cabeça do leigo que, quando não se informa, imagina respostas tenebrosas! Esse artigo busca esclarecer um pouco alguns pontos e desmistificar a imagem do Tantra e a figura do seu terapeuta.
E, para começar, deixo claro o que um terapeuta tântrico não faz: sexo. Se você comparecer a uma sessão de terapia tântrica esperando por isso, sairá muito frustrado. Da mesma forma, se receber esse tipo de abordagem da pessoa que o atender, saiba que você não esteve diante de um profissional sério (sequer diante de um profissional). O papel do terapeuta tântrico deve ser o de desprogramar conceitos, de quebrar paradigmas e limpar seu corpo dos condicionamentos que ele tenha a respeito dos estímulos que recebe. E isso não se faz com uma transa, mas sim com técnicasque, ao serem aplicadas, alteram a bioquímica e a percepção que temos do nosso corpo.


O terapeuta tântrico vai trabalhar com a sua sexualidade, não com sexo. Para isso o Tantra apresenta uma série de recursos que foram sistematizados nessa terapêutica. Uma dessas ferramentas são as meditações. Elas ajudam a dissolver as couraças que as emoções ruins, as repressões e outras experiências criam no nosso corpo, tornando-o mais leve, limpando-o das somatizações que esses sentimentos desagradáveis possam causar. Além disso, essas meditações trabalham a produção hormonal de diversas glândulas, gerando descargas de serotonina, oxitocina e outros hormônios ligados ao prazer e à alegria.
Outro trabalho desenvolvido por esse terapeuta é a massagem tântrica. Ela tem propósitosdiferentes de uma massagem convencional; sua função é trazer novas sensações e ressignificar o prazer sentido pelo corpo. Em uma primeira etapa, a massagem tântrica busca espalhar a sensação orgástica por todo o organismo, encadeando nesse processo agrupamentos musculares nunca antes utilizados no orgasmo. Sim, é possível sentir o orgasmo – essa reação bioelétrica – em músculos do corpo todo, não apenas nos genitais. Esse encadeamento ajuda a intensificar,prolongar e expandir o efeito terapêutico do orgasmo. A partir daí a massagem pode ser usada para tonificar e fortalecer os músculos genitais, possibilitando-os sustentar níveis maiores de bioenergia. Um dos principais motivos das relações durarem tão pouco, ou gerarem orgasmos sem intensidade são os músculos sexuais hipotônicos. Assim como um atleta precisa preparar seu corpo e sua musculatura para aguentar um maior nível de exigência, os músculos vaginais e penianos também precisam de tonificação para sustentarem mais energia, provocando orgasmos muito mais intensos.
Esse desenvolvimento tem se mostrado muito útil no tratamento de várias disfunções sexuais, tanto masculinas como femininas – anorgasmia, problemas de ereção, ejaculação precoce, dispareunia, entre outros. Não apenas isso, a prática dessa terapêutica – por mexer com a bioquímica do cérebro, produção hormonal e outros aspectos da sensibilidade – pode levar a pessoa a outros estados de consciência, ou seja, apresenta caráter meditativo.
Todo esse processo acaba por alterar a maneira que você encara sua sexualidade. Ele tira o foco do orgasmo psicogênico – aquele no qual precisamos usar a mente e suas fantasias – e reativa o centro sexual original do nosso corpo, localizado na base da nossa coluna, justamente na área onde se encontra o Chakra Swadhisthana. Uma jornada que nos tira dos pensamentos e artifícios da mente e nos leva às sensações do corpo.
Seja como tratamento de problemas e disfunções, seja como um caminho de autoconhecimento, conhecer a terapêutica tântrica pode ser uma experiência libertadora. Converse com um terapeuta a respeito e redescubra sua sexualidade.
Deva Sangito é terapeuta tântrico do Centro Metamorfose, onde atende com o método Deva Nishok de Massagem Tântrica e foi ele quem fez a gentileza de fazer este texto super explicativo.
Obrigaduuu! A todos os amigos...



EQUILÍBRIO E HARMONIA - Saiba o que fazer quando o desejo sexual vai embora

Usar da criatividade é uma forma de tentar acender a faísca apagada


Toda grande descoberta, seja um relacionamento que dá certo ou uma solução para um problema do cotidiano, tudo nasce do desejo. Sentir desejo é algo intrínseco à condição de estar vivo. Mas, se o desejo está sempre lá, por que depois de um tempo nós passamos a ter dificuldade de encontrá-lo e usá-lo na conquista da nossa realização sexual? "O desejo vai embora quando estamos fracos, tristes, cansados, doentes ou magoados. Quando não gostamos mais da pessoa amada, quando estamos de luto, angustiados ou entediados", afirma o terapeuta e médico vibracional Eduardo Navarro. 

Segundo o especialista, o desejo sempre acompanha as pessoas, sejam homens ou mulheres. Sendo assim, se ele não está mais ali é porque algo aconteceu e recuperá-lo passa a ser um exercício mútuo de descobrimento, de si mesma e de seu parceiro.  
Saiba o que fazer quando o desejo sexual vai embora - Foto: Getty Images
Saiba o que fazer quando o desejo sexual vai embora
Após os primeiros anos de uma relação, quando a novidade vai se transformando em rotina, é normal que o desejo sexual se restrinja a momentos pré-definidos. Segundo a psicoterapeuta e sexóloga Magda Gazzi, isto é um perigo: "Sexo é vida e viver é ser criativo! É importante que você procure variar, evitando o sexo metódico, sempre feito na mesma hora, da mesma maneira e no mesmo local", sugere. 

A especialista é contra o uso de medicamentos para forçar uma situação. "Não existe remédio para aumentar o desejo". A sexóloga acrescenta que nos últimos anos a busca pelo clímax continua sendo o principal motivo pelo qual mulheres e casais procuram os consultórios de sexólogos. Essa queixa é seguida muito de perto por outra, que é a falta ou inibição do desejo sexual. "Uma pesquisa do ProSex (Projeto Sexualidade da USP) mostrou que 10% das mulheres têm desejo sexual inibido, ou, em outras palavras, não tem vontade de fazer sexo", aponta a terapeuta.  
A sociedade em geral costuma enfatizar o desejo na juventude, como se à medida em que se envelhece ele fosse acabando ou não se renovando. "Somos seres sexuados. Nossa sexualidade começa quando nascemos e nos acompanha até a hora de nossa morte", contraria a médica. Com isto ela ressalta a importância de procurar um especialista para saber embaixo do que o seu desejo se escondeu. 

Eventualmente o desejo pode ter saído de cena em função de algum problema. Como, por exemplo, os desequilíbrios hormonais podem inibir a libido ou os "desajustes mentais" que acabam bloqueando a manifestação natural de tesão em uma relação. Sentimentos como culpa, medo e ansiedade são inimigos naturais das relações sexuais. Eles agem de uma forma muito sutil, mas, suas consequências são de ordem prática. Não há clima que resista ao peso na consciência ou à ansiedade de ter que corresponder a uma determinada expectativa. 
Saiba o que fazer quando o desejo sexual vai embora - Foto: Getty Images
Saiba o que fazer quando o desejo sexual vai embora
Fora problemas hormonais, psicológicos e emocionais que requerem um acompanhamento profissional para serem resolvidos e saírem do caminho da sua libido, é sempre bom lembrar que o desejo é uma chama sempre presente em você. Por isso a especialista ressalta a importância de cuidar da sua rotina pessoal, da sua saúde física e emocional, de manter vivo seu lado sensual. Conheça dez dicas para reacender o desejo:

1 - Encontre tempo: Se você não está tendo tempo para você, escolha o que perder para poder ganhar o que realmente interessa; 

2 - Organize seu dia: A desorganização é inimiga do tempo; 

3 - Corpo saudável: Sempre escolha por sua qualidade de vida, mantendo uma alimentação saudável e uma atividade física regular, isto está ligado intimamente à qualidade de sua sexualidade e autoestima

4 - Trabalhe a mente: Pense em sexo tanto quanto puder, ou, pense em sexo tanto quanto você pensa em filhos, supermercado, padaria, roupas, higiene e etc; 

5 - Solte suas fantasias: Se permita e invista na mulher sensual que existe dentro de você, fantasie e solte sua imaginação. Seja permissiva com suas fantasias e as viva sem culpas, elas são só fantasias, por isto aproveite para transgredir. 
6 - Se permita pedir ajuda: Você não vai deixar de ser uma boa mãe só porque deixou seus filhos com a avó para poder ter uma noite de prazer; 

7 - Converse com seu companheiro: Aproveite para pedir ajuda nas tarefas domésticas. Fica mais fácil se as responsabilidades da casa e dos filhos forem divididas; 

8 - Invista no seu lazer: Passeie, saia, dance, cante e se solte. Se permita ficar longe do celular ou computador por algumas horas; 

9 - Dia de folga: Tire ao menos um dia no mês só pra você, pra fazer tudo aquilo que você quer, mesmo que seja dormir tranquila, ler um livro, ou simplesmente ter tempo de olhar o pôr-do-sol; 

10 - Pense como os homens: associe o sexo ao prazer e se deixe levar por esse momento fantástico! E lembre-se: mente tranquila e corpo vigoroso funcionam como verdadeiros afrodisíacos
POR MINHA VIDA ATUALIZADO EM 27/04/2015

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Uso excessivo de analgésicos pode trazer riscos à saúde do coração

Órgão de saúde dos Estados Unidos faz alerta sobre o uso desses medicamentos comprados sem receita médica



Ninguém gosta de sentir dor. É por isso que os analgésicos são uma classe de medicamentos que não falta nas caixinhas de primeiros socorros de muitas famílias. Muitos podem ser comprados sem receita médica, o que facilita o acesso a essas medicações. 
No entanto, a FDA (organização dos Estados Unidos que regula alimentos e medicamentos, equivalente à Anvisa aqui no Brasil) fez um alerta essa semana ao uso indiscriminado desse tipo de medicamento. Remédios como a ibuprofeno,diclofenaco e naproxeno estão relacionados ao aumento dos casos de infarto e AVC. Eles também podem causar o aumento da pressão arterial. 
De acordo com o órgão, mesmo o uso em curto prazo pode aumentar os riscos de problemas cardiovasculares. Pessoas com doenças cardiovasculares estão em maior risco. Para consumir esses remédios de forma mais segura, é importante ter orientação médica, usar sempre a dose mínima recomendada e não consumir dois desses medicamentos de uma vez. 

POR MINHA VIDA PUBLICADO EM 14/07/2015

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Como diferenciar um ataque de ansiedade de doenças cardiovasculares

Arritmia cardíaca e dor no peito podem ser sintomas de síndrome do pânico



síndrome do pânico é causa de internações muito frequente no mundo todo, bem como indicação de exames desnecessários, quer por falta do diagnóstico pelo médico ou por demanda do próprio paciente. Alguns dos sintomas podem ser referidos como taquicardia, desmaios, sensação de quase desmaiodor no peito e outros não relacionados ao coração, como dores de cabeça, dispneia subjetiva, sudorese, tremores e dores abdominais.
A arritmia cardíaca não é por si mesma causadora de outras manifestações do humor
A crise de pânico geralmente tem duração de dez a vinte minutos, sendo que o componente principal é o medo. A agorafobia tem um componente importante nesse quadro. E a arritmia?
Arritmias cardíacas são qualquer variação do ritmo cardíaco (seja na irregularidade, seja na "velocidade" ou frequência, medida em batimentos por minuto). Frequências acima de 100 ou abaixo de 60 batimentos por minuto, sem justificativa para tal, são chamadas arritmia.
Os sintomas são geralmente desmaios, palpitações, tonturas ou episódios mais graves, como apresentando parada cardíaca ou morte. As arritmias cardíacas geralmente nascem de alguma variação na parte elétrica do coração, que pode ser observada por eletrocardiograma, holter ou ecocardiograma.
Algumas arritmias são ainda paroxísticas - ou seja, aparecem e desaparecem, muitas vezes não deixando traços nos exames feitos em momentos em que o paciente está bem. Nessas situações, é difícil fazer o diagnóstico e diferenciar pânico de arritmia.
A arritmia cardíaca não é por si mesma causadora de outras manifestações do humor, ainda que toda doença crônica tenha alguma participação de alteração psicológica em maior ou menor grau. Uma diferenciação, segundo o psiquiatra Stephen Sobel, de San Diego, afirma que pessoas com pânico sentem... Pânico. Uma sensação de irrealidade ou de que estão enlouquecendo. Isso não ocorre em pacientes com arritmias cardíacas somente.
A frequência cardíaca durante ataques pode fornecer mais pistas. Por exemplo, frequências acima da máxima esperada para a idade sugerem arritmias (a frequência máxima para a idade pode ser calculada pela formula 220 menos a idade).
O diagnóstico de pânico, quando em dúvida, deve ser considerado diagnóstico de exclusão, ou seja, em último caso. Uma investigação clínica coerente passa por exames como eletrocardiograma, holter e ecocardiograma. Alguns casos podem pedir exames mais específicos, como monitor de eventos (aparelho que registra o eletrocardiograma, permitindo maior período de observação) por 15 dias ou ate três anos (quando implantado debaixo da pele). Alguns pacientes podem ser submetidos a estudo eletrofisiológico invasivo para avaliação mais rápida e definitiva da presença de arritmias.

Dr. Bruno Valdigem CARDIOLOGISTA - CRM 118535/SP
ESPECIALISTA MINHA VIDA