swadisthana
Swadhisthana Chakra significa Suporte do Sopro da Vida. Este chakra é também chamado Centro Sexual, denominação que se relaciona tanto à idéia de energia vital quanto à de preservação da espécie. Está ligado ao Nível Instintivo e se caracteriza pela noção de fluidez. Se localiza na raiz dos órgãos genitais, correspondendo às glândulas endócrinas sexuais e ao plexo nervoso sacro.
É o centro relacionado ao valor e à coragem, por conseguinte à consciência do mundo como um lugar de luta, um objeto a ser conquistado. Corretamente energizado desenvolve poder de reação ante todos os obstáculos, potencial criativo, domínio sobre as paixões e o egoísmo. Habilidade de assumir riscos e tomar decisões pessoais e profissionais.
chakra-sexual
Quando hipoenergizado, o indivíduo mostra-se apático, lento, sem energia e inseguro. Sentirá certa vergonha no sexo ou até mesmo certa aversão. Medo da perda do controle ou de serem controlados por outros através do vício, traição, perda financeira, abandono pelo parceiro etc.
Hiperenergizado, desenvolve personalidade agressiva a até violenta, buscando exercer domínio ativo e possessivo sobre as coisas e pessoas, realizando atividades em excesso, sendo hiperativos, falando demais e agindo de maneira demasiadamente impulsiva e dominadora.
A má energização do Swadhisthana Chakra pode gerar cálculos renais, cistites, e demais disfunções do aparelho urinário. Seus distúrbios estão ligados aos estados patológicos do tônus simpático e parassimpático, da tonicidade muscular e das funções vegetativas hormonais ou imunológicas. TPM, vaginites, pólipos, tumores e cistos uterinos, assim como a queda imunológica compõe o quadro de desequilíbrio.