sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - DESBLOQUEANDO A ENERGIA - Sobre o Método: Pilates - CONHECENDO UM POUCO MAIS...Fazendo Pilates durante tarefas rotineiras.

Sobre o Método: Pilates



"Com 10 sessões você perceberá a diferença, com 20 sessões os outros irão perceber a diferença e com 30 sessões você ter um novo corpo"
Princípios:

Concentração: Durante a execução do exercício a atenção é direcionada para o corpo como um todo,  o sujeito fica atento em "como" realiza os movimentos solicitados.  Isso inclui o foco no percurso do movimento, a ida, a volta, nas direções e na respiração. Assim, o movimento é desenvolvido com maior eficiência. Nada deve ser ignorado. Essa atenção na execução do movimento contribui para a consciência corporal.





Controle: Capacidade motora de coordenar os movimentos, mantendo um ritmo mais harmônico. O sujeito vigia o modo como seu movimento é realizado, desenvolvendo um domínio sobre a execução.
Precisão: Refinamento do gesto e da postura. Mantendo os alinhamentos e o equilíbrio dos diferentes grupamentos musculares envolvidos no movimento.
 Centro de força ou Centramento (Conhecido também como Powerhouse):Acionamento do abdômen (o reto do abdômen, oblíquo interno e externo, transverso do abdômen), Eretores da coluna, Extensores, Flexores do quadril e Períneo. Essa estrutura é responsável pela sustentação da coluna vertebral e órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos.

Respiração: Em sincronia com o movimento. Inspira-se na pausa e expira-se durante a realização do movimento, favorecendo a organização da postura.Quando associada à ação muscular, favorece a ventilação, a oxigenação tecidual, evitando a fadiga.



Movimento Fluido: Execução controlada e contínua de um movimento, permitindo um gasto energético equilibrado, e sem compensações posturais.

Resultado de imagem para DESBLOQUEANDO A ENERGIA - Sobre o Método: Pilates - CONHECENDO UM POUCO MAIS.....


Benefícios do Método:
·         O fortalecimento muscular localizado ou global;
·         O aumento da flexibilidade geral;
·         Correção de distúrbios da postura;
·         Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
·         Melhora da coordenação motora;
·         Dissociação de cinturas (pélvica e escapular);
·         Alongamento axial(“crescimento”);
·         Estimulação Proprioceptiva
·         Relaxamento muscular geral;
·         Melhora da capacidade respiratória e cardio-vascular;
·         Decoaptação de articulações periféricas (casos patológicos);
·         Desenvolvimento da consciência corporal ;
·         Auxilio na descompressão em lesões na coluna;
·         Melhora na mobilidade das articulações;
·         Aumento a densidade óssea;
·         Diminuição do estresse;
·         Diminuição de tensão e fadiga;
·         Melhora da circulação;

Resultado de imagem para DESBLOQUEANDO A ENERGIA - Sobre o Método: Pilates - CONHECENDO UM POUCO MAIS.....

Só é contra-indicado em processo de dor aguda. Após a melhora no quadro álgico,  inicia-se um trabalho com foco  na reabilitação, trabalhando a força muscular, a flexibilidade e o ganho ou recuperação de movimentos.

Fazendo Pilates durante tarefas rotineiras


Resultado de imagem para Fazendo Pilates durante tarefas rotineiras

Cada vez mais pessoas conhecem e praticam pilates, se beneficiando de seus efeitos. Porém, observamos que todo o trabalho realizado se perde, se não for aplicado também nas outras atividades que desempenhamos no dia-a-dia.

Afinal, de nada adianta aprender e executar perfeitamente os exercícios sob a orientação de um professor, acionando devidamente o centro de força, esforçando-se para alcançar o maior alongamento possível e mantendo a melhor postura, se imediatamente após a sessão, às vezes antes mesmo de deixar o estúdio, caímos nos mesmos velhos e maus hábitos.

A proposta do Pilates é melhorar a saúde das pessoas, conscientizando-as e dando os instrumentos necessários para que isso seja atingido por cada um, em seu tempo e dentro de suas possibilidades. Mas para que isso realmente aconteça, além de contar com um método de exercícios que respeite a biomecânica, que seja capaz de fortalecer e alongar equilibradamente todo o corpo e possa proporcionar a prevenção e a reabilitação de lesões, precisamos aplicar seus conceitos também no dia-a-dia.

Os princípios do método Pilates podem ser aplicados em todas as atividades humanas: no trabalho, em casa, nos esportes que praticamos, ao dirigirmos o carro, no transporte público, enquanto estamos no lazer ou sentados no cinema, por exemplo. Até mesmo nas tarefas mais enfadonhas é possível aplicar os princípios do Pilates. Por exemplo, se estiver em pé numa fila, observe sua postura. Procure manter a coluna ereta com o abdome acionado, distribuindo melhor o peso do corpo nos pés, joelhos e quadris. Faça isso ao invés de se ocupar com qualquer outra tarefa que afaste você do controle consciente de seu corpo. Dessa forma, podemos dizer que estamos praticando Pilates em uma postura do dia-a-dia, e aplicando seus princípios de consciência, controle e acionamento do centro. Isso mostra o quanto somos "senhores" de nossa atitude de forma consciente.

O mesmo se aplica ao realizar exercícios de musculação, um arremesso de basquete, um passo de dança ou simplesmente sentar à frente do computador. Em todas essas atividades, esportivas ou não, é necessário se mover da melhor maneira, sabendo relaxar os músculos que não estão sendo solicitados, deixar de colocar força ou tensão em movimentos desnecessários e realmente se concentrar em realizar movimentos, respeitando nossa biomecânica. Estando conscientes de nossa postura, do controle respiração, do acionamento do centro de força, vamos nos mover com maior consciência e controle, evitando lesões e até mesmo melhorando nosso desempenho na prática esportiva.

Cada vez mais a consciência e a realização desses princípios fora do ambiente dos estúdios devem ser incentivadas pelos professores do método, inclusive pensando em praticar de uma nova maneira, antigas modalidades de esportes e de condicionamento físico. Ao incorporar essas informações, você dará maior consciência e eficiência à sua prática esportiva.

Penso que realmente moderno é nos tornarmos conscientes de nossos corpos, de nossas atitudes e isso irá efetivamente gerar em nossa vida mais autoconhecimento, saúde e equilíbrio. Isso vale para os praticante e, principalmente, para os profissionais da área da saúde, que não têm mais desculpas para não conhecer e experimentar essa técnica, ainda que não optem por atuar profissionalmente com ela.

E quanto mais cedo nos apropriarmos desses conhecimentos e os incorporarmos nas nossas atitudes diárias, mais nos tornaremos capazes de proporcionar um salto de qualidade na nossa saúde e na qualidade de vida.

Resultado de imagem para DESBLOQUEANDO A ENERGIA - Sobre o Método: Pilates - CONHECENDO UM POUCO MAIS.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário