quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Masturbação mitos e verdades

A verdade sobre a masturbação




Muitos mitos envolvem a masturbação, tanto a masculina quanto a feminina. Por esse ato ainda ser, até hoje, um tabu social e religioso, não verdades são passadas adiante, e muita gente acredita.

Masturbação faz mal ou faz bem? Devemos nos masturbar? A masturbação causa doenças? Diminui o desejo sexual?
A maioria dos especialistas concorda que masturbação é uma coisa natural. Muitos estudos, inclusive, apontam que nós nos masturbamos já no útero. Imagens de ultrassom mostram fetos tocando o que seriam seus genitais, em um movimento que os cientistas consideram similar à masturbação.

E, apesar de os pesquisadores ainda não terem conseguido explicar a masturbação do ponto de vista evolutivo, ela deve ter alguma utilidade, pois até os animais a praticam. Quem nunca teve um cachorro pendurado em sua perna?

Cães, gatos, elefantes, esquilos, tartarugas, cavalos, macacos… Muitos animais se masturbam. Mas de forma diferente do homem. Alguns não se masturbam até o orgasmo, enquanto esse parece ser o nosso objetivo na masturbação.

Um estudo com esquilos da África tentou investigar os possíveis benefícios adaptativos da masturbação. Em 2010, os cientistas da Universidade Central da Flórida, nos EUA, descobriram que todos os 20 esquilos machos observados se masturbavam e consumiam o que ejaculavam.

Uma análise dos resultados sugere que a masturbação do esquilo “poderia funcionar como uma forma de aliciamento genital”, porque a saliva tem propriedades antibacterianas, e o ato também poderia reduzir seu risco de pegar uma doença sexualmente transmissível.

A ejaculação também pode servir como um mecanismo mais completo de limpar tratos reprodutivos após o acasalamento. Consumir a ejaculação pode evitar a perda de umidade.

Nos homens, estudos descobriram que a masturbação pode aumentar a contagem de esperma, ao se livrar de sêmen que perdeu a sua vitalidade e, portanto, aumentando as chances de que esperma jovem seja ejaculado durante a relação sexual.

Além disso, especialistas concordam que a masturbação pode ser saudável. O ato pode ser uma maneira de conhecer seu corpo e sentir-se bem, sem correr riscos.

Lendas urbanas

Masturbação faz mal para a saúde? 
Especialistas afirmam que, do ponto de vista médico, não existe qualquer problema na masturbação masculina ou feminina. A masturbação não causa mal nenhum, desde que não seja algo compulsivo. Se a pessoa interrompe sua vida social para se masturbar, ou só consegue pensar nisso, pode ser importante procurar um médico. Caso contrário, não há nada de errado em se masturbar.

Masturbação causa espinha, pelos nas mãos, etc? 
Não existe nenhuma evidência científica de que masturbação cause espinha, ganho de peso, impotência sexual, faça crescer pelos nas mãos, cause infertilidade, entre muitos outros mitos que rolam por aí. Bote na cabeça de uma vez por todas: a masturbação não tem consequências físicas comprovadas. E, não, ninguém vai saber que você acabou de se masturbar através de algum sinal físico.

Quantas vezes é normal se masturbar? 
Não existe uma quantidade “normal”. Cada pessoa é única e tem que descobrir o que funciona melhor para ela. Vale a regra já mencionada: se estiver atrapalhando a sua vida, se você se sentir mal ou culpado, ou se a masturbação estiver ocupando lugar de relacionamentos sociais, pode ser o caso de procurar ajuda médica. De resto, masturbe-se o quanto você quiser.

Posso usar acessórios para me masturbar? 
Poder, pode. Mas médicos e especialistas recomendam que você use somente mãos e dedos. Assim você se explora sem maiores riscos. As pessoas podem se ferir ao usar objetos durante a masturbação. É preciso ter muito cuidado.

Masturbação acaba com desejo sexual e com vontade de fazer sexo a dois? 
De forma alguma. A masturbação não acaba com o desejo na hora do sexo com o parceiro ou parceira. Pelo contrário, a tendência é aumentar a libido com o tempo. Para os homens, pode ser difícil se masturbar e querer ter uma relação sexual minutos depois. Eles precisam esperar um pouco para ter outro orgasmo. Para as meninas, no entanto, não há limites. O organismo feminino não precisa do tempo de espera que o masculino exige. Isso por que mulheres não ejaculam. No geral, a masturbação não só não diminui o desejo, como pode aumentá-lo.

Masturbação estimula o desejo sexual? 
O ato de se masturbar pode sim ajudar na liberação de fantasias sexuais. A pessoa pode vivenciar as coisas que gosta em sua cabeça, e assim ir se descobrindo e não ficar reprimida na hora do sexo com um parceiro. Isso é bom para estimular o desejo. Quem se masturba conhece melhor o próprio corpo e os seus desejos, logo, é mais confiante sobre o sexo e fica mais relaxado e menos ansioso na hora da relação. Isso vale tanto para a mulher quanto para o homem.
É feio ou errado mulher se masturbar? Claro que não. O preconceito das mulheres com a masturbação é o que leva muitas delas a crescer sem conhecer o próprio corpo e ter mais dificuldade para atingir o orgasmo. A mulher poderia orientar o parceiro se ela soubesse como alcançar seu prazer máximo. Especialistas recomendam: olhe-se, toque-se. Use um espelho para ver como é seu corpo, como ele funciona, como você reage aos estímulos, etc. Sem medo!

Masturbação e saúde: evidências científicas


Um estudo afirmou que é possível que ejaculações frequentes durante a vida adulta diminuam a chance de risco de câncer de próstata na “melhor idade”, mas até hoje não se achou uma comprovação disso.

Já outro apontou exatamente o contrário: que homens com vida sexual ativa entre seus 20 e 30 anos têm maior probabilidade de desenvolver câncer de próstata no futuro. As chances de desenvolver a doença aumentam se a masturbação for um ato frequente.

Ou seja, quem se masturba muito quando jovem, aos 50 ou 60 anos, tem mais chance de ter câncer de próstata. Os pesquisadores acreditam que isso tem a ver com os hormônios masculinos. Porém, como não é possível afirmar uma coisa ou outra com certeza, a relação entre masturbação e câncer de próstata permanece um mistério.

Mas tem outro caso clínico no qual a masturbação tem um benefício real: no alívio para quem sofre da síndrome das pernas inquietas (SPI). Cientistas da Universidade de São Paulo (USP) descobriram que a masturbação alivia cerca de 7% a 10% das pessoas que sofrem da condição. Isso pode ser devido a liberação de dopamina após o orgasmo, que pode ser determinante no alívio dos sintomas da doença.


EQUILÍBRIO E HARMONIA - 15 surpresas sobre o orgasmo

Por que Gozar faz bem? 


Descobertas reveladoras - e instrutivas! - sobre aquele momento "ahhhh" que farão sua vida sexual atingir o clímax

O orgasmo clitoriano é mais intenso e rápido. O vaginal, embora menos intenso, dura mais

1. 70% das mulheres nunca gozaram com parceiros

Eis o resultado de uma pesquisa da Universidade de Chicago (EUA). Então, se ainda não chegou lá, tranquilize-se, pois não está sozinha. "A sexualidade feminina trabalha mais como resposta do que impulso", diz a ginecologista Denise Coimbra. Logo, o primeiro passo é saber o que a excita.

2. Um orgasmo pode gerar descarga elétrica de até 244 mV (milivolts)

Uma baita descarga de energia - a energia de cinco orgasmos acenderia uma lâmpada! - seguida de contrações musculares involuntárias, em especial na genitália. Sem contar o aumento dos batimentos cardíacos, a aceleração da respiração e a intensa sensação de prazer. Assim é o orgasmo, que dura de oito a dez segundos.

3. Orgasmo na cabeça

Para Maria Helena Vilela, diretora do Instituto Kaplan de Sexualidade, clímax é um fenômeno mais psicoemocional que fisiológico. O estímulo ocorre na vagina, mas a sensação se dá no corpo todo. Assim, o que a impede de chegar lá geralmente são questões psicológicas. Os vilões? Ansiedade, medo e falta de concentração.

4. Clitoriano ou vaginal?

O clitoriano é mais intenso e rápido. O vaginal, embora menos intenso, dura mais. Isso porque o clitóris é uma área muito sensível, que responde mais rapidamente ao estímulo. O vaginal, por sua vez, exige estímulo constante e prolongado até a região ficar bem excitada. Fisiologicamente, no entanto, os dois orgasmos são iguais. Ou seja, uma resposta física e psicológica a estímulos eróticos.

5. Sim, mulher demora mais

Para que o homem fique excitado, seu organismo precisa bombear sangue para o pênis. "O corpo da mulher funciona de forma parecida, mas como nosso órgão sexual é mais complexo, precisamos de mais tempo para isso acontecer", explica Maria Helena Vilela. A excitação masculina é linear, cresce e atinge o ápice rapidamente. A da mulher é difusa; por isso, exige mais tempo e concentração.

6. Ela teve 222 orgasmos consecutivos!

A autora da façanha é uma dinamarquesa. Ficou com inveja? Apesar de incomum, orgasmo múltiplo é possível. Afinal, não precisamos de muito tempo para nos recompormos após atingir o clímax. Se o estímulo continuar, podemos gozar de novo. Mas a psicóloga e educadora sexual Laura Muller avisa: só 10% das mulheres nascem com predisposição para orgasmos múltiplos.

7. A ejaculação feminina não é lenda

Não há muitas pesquisas sobre o tema e poucas mulheres conseguem ejacular - mas o fenômeno é real. Nele, a mulher libera, pela uretra, um líquido transparente e sem cheiro. "Para isso é preciso ficar muito excitada por um longo período", explica Maria Helena Vilela. Alguns especialistas assinalam que a ejaculação está ligada ao estímulo no ponto G, localizado cerca de 2 a 3 cm a partir da entrada da vagina.
Casal na cama

No sexo tântrico o homem pode ter orgasmo sem perder a ereção
Foto: Getty Images

8. Cochilo pós-coito é uma necessidade masculina

A mulher pode demorar mais para gozar, mas em minutos está pronta para outra. Já o homem necessita de mais tempo para se excitar novamente após o clímax, pois seu organismo demora mais para se recuperar do gasto energético e da descarga do hormônio endorfina. O fenômeno explica porque, depois da transa, os rapazes costumam sentir sono - é o corpo se recuperando.

9. Ovários e útero não interferem no orgasmo

Mulheres que retiram útero e ovários têm tanta capacidade de chegar lá quanto as outras. "Não há relação com órgãos, apenas com hormônios, que alteram tanto a libido quanto a intensidade do orgasmo", afirma a ginecologista Denise Coimbra.

10. Ahhhh... Que remedinho bom!

Ter um orgasmo queima calorias, favorece o metabolismo, faz bem ao coração, melhora o sono e a função imunológica, alivia cólicas menstruais e reduz o estresse. Efeitos colaterais? Possível dependência!

11. Homens podem ter orgasmo múltiplo 

O orgasmo deles, em geral, vem seguido da ejaculação. Mas clímax é diferente de gozo. Por isso, segundo Maria Helena Vilela, no sexo tântrico (técnica ligada a uma filosofia indiana que trabalha com a energia sexual), os homens podem ter orgasmo sem perder a ereção.

12. Retarda a dor

Durante o orgasmo, o corpo libera uma dose extra de endorfina. "Além da sensação de bem-estar, o hormônio anestesia o corpo", atesta Maria Helena Vilela. Explicada aquela dorzinha que você só sentiu no dia seguinte? Foi a bendita endorfina!

13. A idade influencia

Na maturidade, as mulheres passam a se conhecer melhor, tendo mais facilidade para chegar ao orgasmo. De outra parte, a menopausa desregula os hormônios, prejudicando a libido. A boa notícia? Com o devido acompanhamento médico, a menopausa perde a briga idade x sexo. E quem ganha é você!

14. Garanta o seu!

Há maneiras naturais de prolongar a ereção masculina. "Evite contato direto com o pênis se sentir que o parceiro está muito perto do orgasmo", aconselha a sexóloga Maria Helena Vilela. Diminuir o ritmo até que você esteja quase gozando também é um jeito de retardar a ejaculação. Não deu para ele segurar? Então, peça ao gato que continue estimulando você por meio de carícias.

15. A posição faz toda a diferença...

"A dica número um é escolher a mais confortável", garante Laura Muller. No entanto, algumas favorecem o "ahhh" feminino:

· Deite-se de barriga para baixo e peça para o parceiro penetrá-la por trás.
· Sentada sobre ele, incline-se para trás.
· Deitada de barriga para cima, com uma almofada sob as costas, eleve o quadril e deixe as pernas sobre os ombros do companheiro.



OBS: Este Blog Pessoal, está de acordo com a Lei 9.610 dos direitos autorais na internet. Caso eu tenha usado uma imagem ou texto seu e não tenha deixado a fonte de origem, queira entrar em contato para que eu lhe dê os devidos créditos. Para ver a postagem de origem clique na fonte. Os textos por mim escritos só poderão ser copiados se informarem minha fonte. Blogar é um ato solidário de amor ao próximo, é amar compartilhar informações. Desde já agradeço pela visita e volte sempre...

Fonte: MDEMULHER
MDEMULHER...


Rô Carvalho.

EQUILÍBRIO E HARMONIA - Quando se perde o interesse pelo Sexo. Por que casais que se dão bem afetivamente acabam perdendo o interesse pelo sexo?

Dor, falta de interesse e desculpas são sintomas de alerta




A FALTA DE DIALOGO PODE SER UM FATOR DECISIVO PARA O DESINTERESSE SEXUAL ENTRE OS CASAIS.

Foto: Reprodução
Segundo especialistas, a saúde sexual pode ter problemas de origem física ou emocional.
O sexo une, alegra e dá mais vida ao relacionamento. Mas quando um começa a evitar o outro, as desculpas se tornam frequentes e a monotonia toma conta da relação sexual, talvez seja a hora de rever atitudes e buscar ajuda para melhorar a vida dois.
O psicólogo Antonio Elmo explica que a perda de desejo acontece com muita frequência porque a novidade do início vai se perdendo ao longo do tempo e os casais acabam se acomodando.
Segundo o especialista, a saúde sexual pode ter problemas de origem física ou emocional. “Quando recebo um paciente com esse tipo de queixa, encaminho primeiro para um médico, para avaliar a parte orgânica. Mas 90% dos casos são psicológicos.”
Novo gás
Se a sua relação já não tem mais aquele fogo do começo, saiba que tem jeito de reverter essa situação. “Toda atividade humana pode, a partir de um certo tempo, deixar de ser estimulante. No entanto, é possível fazer alterações para que esse estímulo positivo volte a acontecer.”
Por exemplo, mesmo uma pessoa muito fissurada em exercício físico, se fizer sempre a mesma série, do mesmo jeito, chega uma hora que ela se cansa e enjoa. Até para ter resultados físicos melhores, é preciso modificar as atividades. Com a sexualidade é a mesma coisa.

Casamento: sexo é importante, mas existe uma frequência ideal?



                                                                                                                  Conversa é mais eficiente na relação do que sexo


“Se os casais insistem em sexo no
mesmo dia, jeito e local, essa falta de novidade pode acabar tornando a relação previsível e massante”, diz Elmo.
Quando a química não está boa, a tendência é evitar o parceiro. Além da falta de novidade, questões de higiene também podem afastar marido e mulher.
“Ir para a cama sem tomar banho, mau hálito, cheiro de álcool e cigarro excessivo são causas comuns. Muitas pessoas não têm coragem de falar com seus parceiros sobre isso. O que já demonstra pouca intimidade no par”, constata a ginecologista da Unimed Vitória, Eliane Reis Cintra, que é especializada em sexologia clínica e terapia sexual.
A médica alerta que, atualmente, a internet e os meios de telefonia, com uso de chats ou pornografia, se tornaram um grande complicador nos relacionamentos conjugais. “Eles têm gerado casos frequentes de crises graves e divórcio.”
A maior causa de problemas, apontada pela médica, é o distanciamento afetivo gerado pelas frustrações de expectativas não atingidas e não resolvidas. “Quanto maior o ressentimento, menor a intimidade. E a outra grande causa é a rotina gerada pela acomodação do par, deixando a vida sexual entrar na rotina.”
Solução
Reconhecer a dificuldade é o primeiro passo para transformá-la. Eliane recomenda conversar com respeito e sem acusações recíprocas sobre os problemas, enfatizando as soluções.
“Encontros de casais realizados por alguns grupos religiosos costumam apoiar e ajudar em situações mais simples. Já profissionais, como médicos sexólogos e psicólogos treinados ou especializados nesta abordagem, farão o diagnóstico e a conduta terapêutica com muito bom resultado.”
1 Interesse Um dos primeiros problemas é a pessoa perder o interesse pelo parceiro (a). Nesse caso, ela não tem uma boa performance com o companheiro, mas tem o desejo por um terceiro. Não é um problema de quem perdeu o desejo, mas da relação, que pode ser trabalhada psicologicamente.
2 Desculpas Quando uma das partes começa a inventar desculpas para evitar o outro é um sinal de que a relação sexual não vai bem. Por exemplo: dor de cabeça, ficar até altas horas na TV para não ir para a cama no mesmo horário e chegar mais tarde do trabalho.
3 Dor durante o ato A causa pode ser orgânica, como uma infecção ou alergia. Mas quando não há nada orgânico, muitas vezes, a dor quer dizer que a mulher está contraindo a vagina porque não está gostando de estar ali ou não foi estimulada por um período suficiente para relaxar.
4 Prazer solitário Algumas pessoas utilizam a masturbação para ter prazer porque não têm condições de ter uma relação sexual naquele momento. Mas o problema é quando se tem mais prazer sozinho do que com o parceiro (a). É um indicativo severo de que as coisas não vão bem.
5 Estímulos externos Quando a relação sexual do casal começa a necessitar de outros estímulos, como pensar em outra pessoa na hora “H” e exigir comportamentos diferentes do que os dois estão acostumados são sinais de que esse desejo está alterado.
6 Ajuda Quando o casal identifica esses sintomas, pode procurar ajuda psicológica, para que seja avaliado o que está acontecendo e descoberta algumas soluções. Conversar abertamente sobre o tema e inovar podem ser alternativas.
Fonte: psicólogo Antonio Elmo

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - A Força e a Coragem

Minha força está na minha coragem ser










É preciso ter força para ser firme,
mas é preciso coragem para ser gentil.
É preciso ter força para se defender,
mas é preciso coragem para baixar a guarda.
É preciso ter força para ganhar uma guerra,
mas é preciso coragem para se render.
É preciso ter força para estar certo,
mas é preciso coragem para ter dúvida.
É preciso ter força para manter-se em forma,
mas é preciso coragem para ficar em pé.
É preciso ter força para sentir a dor de um amigo,
mas é preciso coragem para sentir as próprias dores.
É preciso ter força para esconder os próprios males,
mas é preciso coragem para demonstrá-los.
É preciso ter força para suportar o abuso,
mas é preciso coragem para faze-lo parar.
É preciso ter força para ficar sozinho,
mas é preciso coragem para pedir apoio.
É preciso ter força para amar,
mas é preciso coragem para ser amado.
É preciso ter força para sobreviver,
mas é preciso coragem para viver.
Se você sente que lhe faltam a força e a coragem,
queira Deus que o mundo possa abraçá-lo hoje com seu calor e Amor !
E que o vento possa levar-lhe uma voz que lhe diz que há um Amigo, em algum lugar do Mundo, desejando que você esteja bem e que, acima de tudo, seja muito feliz!!!