sábado, 20 de fevereiro de 2016

O PODER DO ABRAÇO - Abraço Amigo – Pelo Menos 4 Abraços Por Dia Para Melhorar Sua Saúde e Bem Estar!

QUERO UM ABRAÇO!

 Resultado de imagem para O EFEITO PSICOLOGICO DO ABRAÇO
Abraçar é um ato benéfico para todas as pessoas, mas por quê? Você deve estar se perguntando. “Quando damos um abraço, todos os órgãos do nosso sistema é ativado: o coração, o cérebro, os sensores da nossa pele e nosso sistema endócrino. E tem mais, este gesto simples nos traz energia extra e asensação de paz e equilíbrio”.
“Quando eu estiver triste, simplesmente me abrace”
Samuel Rosa / Nando Reis
E isso não é tudo, para apoiar uma pessoa em um momento difícil, mais do que usar as palavras, podemos também abraçá-la. Com o abraço “as pessoas ficam mais suscetíveis a despertar a criança dentro de si” afirma o espanhol José Antônio Serrano, musicoterapeuta e facilitador de biodança do instituto Terapias Creativas e Energéticas.
Abraçar faz despertar a criança dentro de você!
Abraçar faz despertar a criança dentro de você!
Segundo o psicólogo Matt Hertenstein “o simples ato de abraçar não é sentido apenas pelo corpo”. Este gesto simples reduz a segregação de cortisol, um hormônio produzido pelo nosso organismo em situações estressantes, de acordo com a Associação Americana de Psiquiatria (APA, na sigla em inglês).
Hertenstein explicou na rede de rádio NPR dos EUA que o abraço promove a segregação de oxitocina, um hormônio cuja a função principal é fazer com que o indivíduo se sinta bem. O efeito químico também está ligado a bondades sociais, cujo objetivo é conectar pessoas entre si e estimular o convívio em grupo.
Quando uma pessoa é tocada, acariciada e abraçada, os receptores da pele também são ativados. Estes enviam sinais do nervo vago para o cérebro, responsável pela redução da pressão arterial, conclui um estudo elaborado em 2010 pela Universidade de Miami, na Flórida. Então, quanto mais abraços, menor a pressão arterial
Alguns especialistas dizem que são recomendados quatro abraços diáriospara sentir as melhorias, de acordo com fontes da  Asociación Mexicana para la Superación Integral de la Familia (AMSIF), enquanto outros especialistas como Serrano dizem que o mínimo seriam 12 abraços.
Todos os tipos de abraços são válidos. E em qualquer pessoa, em um amigo, no pai ou na mãe, ou até mesmo em um estranho. “Nós saímos para dar abraços em pessoas estranhas, e embora elas mostrassem resistentes em um primeiro momento, depois do abraço se sentiam muito bem”, acrescentou o especialista. 
E eles não estão sozinhos na prática do abraço altruísta. Uma iniciativa que começou em 2004 na Austrália sob o nome de Free Hugs, foi projetada para ajudar as pessoas a superarem as situações de estresse que enfrentam frequentemente, tais como condições adversas do cotidiano, os efeitos negativos da crise econômica, os problemas de saúde, ou qualquer outro problema de natureza emocional.
Free Hugs ou Abraços Grátis é a prática do abraço altruísta!
Free Hugs ou Abraços Grátis é a prática do abraço altruísta!
Para os seguidores deste movimento, o abraço é um ato de gentileza e cordialidade e tem como objetivo promover a interação emocional entre indivíduos. “Abraços são recomendados para todos, mas são especialmente indicados para pessoas que estão passando por problemas emocionais. Também é muito eficaz na terapia de grupo.
Infelizmente o abraço é um gesto simples cada vez menos praticado, devido a sociedade individualista em que vivemos. Nós perdemos o contato com o outro, a relação com o outro, o compartilhar com os outros”, continua Serrano.
Graças a essa iniciativa, os cientistas começaram a estudar os efeitos dos abraços nas pessoas, área denominada Abraçoterapia – prática alternativa destinada a melhorar a saúde física e mental por meio do contato físico – e que nos últimos anos vem demonstrando resultados positivos em indivíduos que sofrem de estresse, depressão e outros transtornos afetivos.
“Tudo o que você pensa e sofre, dentro de um abraço se dissolve.”
Martha Medeiros
Uma pesquisa sobre autoestima, publicada no journal of science Psychology em 2012, revelou que os abraços reduziam de forma significativa o medo da morte e os conflitos existenciais.
A universidade do estado de Ohio advertiu que os contatos físicos e os abraços se tornam cada vez mais importantes e necessários com o passar dos anos, quando estamos chegando na velhice. Este estudo mostrou que quanto mais frágeis nós somos, mais se torna importante esse contato para nossa saúde e bem estar.
Sendo assim, você já sabe o que deve fazer para deixar o seu dia e o dia das pessoas que te cercam bem melhor, abrace seus familiares, amigos ou até mesmo pessoas estranhas, pratique a abraçoterapia, seja um abraçador, como diz Caetano Veloso “Ei! Hoje eu mando um abraçaço”.
Se você gostou desse artigo inscreva-se em nosso site e receba as atualizações, artigos e dicas para sua saúde e bem estar, compartilhe este artigo e siga-nos nas redes sócias!

Fonte: ElPais

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Metafísica dos pés - CUIDAR DOS PÉS É MELHORAR A AUTOESTIMA

Metafísica dos pés



O LIVRO “DIGA-ME ONDE DÓI E EU TE DIREI PORQUÊ: OS GRITOS DO CORPO SÃO AS MENSAGENS DAS EMOÇÕES”, EXPLICA O SENTIDO DE SENTIRMOS DORES E NOS MACHUCARMOS OU CRIARMOS DOENÇAS CRÔNICAS EM DETERMINADAS PARTES DO CORPO, FUNDAMENTADO NA SABEDORIA DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (MTC), QUE ENXERGA O INDIVIDUO COMO UM TODO, FORMADO POR CINCO ELEMENTOS (FOGO, MADEIRA, METAL, ÁGUA E TERRA), 

QUE POSSUEM UM CICLO DE DEGRADAÇÃO 

– ONDE UM ELEMENTO DESTRÓI O OUTRO 

– E UM CICLO DE CRIAÇÃO 

– ONDE UM ELEMENTO NUTRE O OUTRO.


QUANDO FALTA A ESCUTA ACURADA E ATENTA DA PROPRIOCEPÇÃO E DA INTUIÇÃO, QUE É A PROPRIOCEPÇÃO ESTABELECIDA, CULTIVADA E COORDENADA NO CORPO-EMOÇÃO-MENTE, RESTA AO CORPO DISPARAR O SINAL AMARELO – PEQUENOS TRAUMAS E “DOENCINHAS” – E DEPOIS O VERMELHO – GRANDES TRAUMAS, DOENÇAS GRAVES E/OU CRÔNICAS.


SEGUEM OS TRECHOS DO LIVRO:


O PÉ


É O NOSSO PONTO DE APOIO SOBRE O SOLO, A PARTE NA QUAL TODO O NOSSO CORPO REPOUSA E CONFIA QUANDO SE TRATA DE MUDANÇAS, DE MOVIMENTOS. É ELE QUE NOS PERMITE “CRESCER”, E, POR CONSEGUINTE, AVANÇAR, MAS PODE TAMBÉM, BLOQUEAR NOSSO SUPORTE, E POR CONSEGUINTE MANTER FIRMEMENTE AS NOSSAS POSIÇÕES. 


LOGO, O PÉ REPRESENTA O MUNDO DAS POSIÇÕES, A EXTREMIDADE MANIFESTADA DA NOSSA RELAÇÃO COM O MUNDO EXTERIOR. ELE SIMBOLIZA AS NOSSAS ATITUDES, AS NOSSAS POSIÇÕES DECLARADAS E RECONHECIDAS, O NOSSO PAPEL OFICIAL.


NÃO DEVEMOS COLOCAR O PÉ NA PORTA PARA BLOQUEÁ-LA. ELE REPRESENTA OS NOSSOS CRITÉRIOS QUANTO À VIDA, ATÉ MESMO NOSSOS IDEAIS. TRATA-SE DA CHAVE SIMBÓLICA DOS NOSSOS SUPORTES “RELACIONAIS”, O QUE EXPLICA A IMPORTÂNCIA DO RITUAL DE LAVAGEM DOS PÉS EM TODAS AS TRADIÇÕES. TAL COISA PURIFICAVA NOSSA RELAÇÃO COM O MUNDO, ATÉ MESMO COM O DIVINO. ENFIM, É UM SÍMBOLO DE LIBERDADE, POIS POSSIBILITA O MOVIMENTO.


ALIÁS, NÃO É POR ACASO QUE OS PÉS DAS MENINAS ERAM ENFAIXADOS NA CHINA. SOB O PRETEXTO DE UMA SIGNIFICAÇÃO ERÓTICA E ESTÉTICA, NA VERDADE ISSO PERMITIA QUE A MULHER FICASSE FECHADA, APRISIONADA NUM MUNDO RELACIONAL DE DEPENDÊNCIA DIANTE DO HOMEM, LIMITANDO SEU POTENCIAL DE MOBILIDADE.


O MESMO FENÔMENO EXISTE NAS NOSSAS SOCIEDADES OCIDENTAIS EM QUE AS MULHERES “DEVIAM” USAR SALTO AGULHA PARA CORRESPONDER A UM DETERMINADO ESQUEMA. COMO QUE POR ACASO, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A ALTURA DOS SALTOS DOS SAPATOS DIMINUÍA PROPORCIONALMENTE À “LIBERDADE” SUCESSIVA DAS MULHERES. HOJE EM DIA, MAIS E MAIS MULHERES, SOBRETUDO AS GERAÇÕES MAIS JOVENS, SÓ USAM SALTO BAIXO.


OS DEDOS DOS PÉS



REPRESENTAM AS TERMINAÇÕES “FINAS” DESSES PONTOS DE APOIO. ELES SÃO OS “DETALHES”, O “ACABAMENTO” DESSES PONTOS E, ASSIM, AS TERMINAÇÕES DAS NOSSAS POSIÇÕES, OS DETALHES DAS NOSSAS CRENÇAS OU AS PONTUAÇÕES DAS NOSSAS ATITUDES RELACIONAIS.


CADA DEDO REPRESENTA, POR SUA VEZ, UM DETALHE PARTICULAR, UM MODO OU UMA FASE ESPECÍFICA QUE DECODIFICAMOS, GRAÇAS AO MERIDIANO ENERGÉTICO QUE TERMINA OU COMEÇA NO DEDO EM QUESTÃO. ENQUANTO ELEMENTO PERIFÉRICO E DE ACABAMENTO DA RELAÇÃO, ELE PERMITE QUE O INDIVÍDUO SE SIRVA DELE COMO SE FOSSE UM MEIO DE ‘FEEDBACK’, DE RETROAÇÃO.


GRAÇAS A CADA UM DOS PÉS E AOS PONTOS ENERGÉTICOS QUE SE ENCONTRAM NAS EXTREMIDADES DELES, O INDIVÍDUO PODE ESTIMULAR OU ELIMINAR, CONSCIENTE OU INCONSCIENTE, PORÉM EFICAZMENTE, AS TENSÕES EVENTUAIS 


QUE ALI SE ENCONTREM.


ASSIM SENDO, OS DEDOS DOS PÉS SÃO, COMO OS DAS MÃOS, AO MESMO TEMPO OS LUGARES E OS MEIOS QUE FAVORECEM MÚLTIPLOS PEQUENOS ATOS “FALHOS” COTIDIANOS, QUE NOS PARECEM OCASIONAIS E SEM SIGNIFICAÇÃO.


PORÉM, NA REALIDADE, NUNCA É POR ACASO QUE QUEIMAMOS, ESMAGAMOS OU TORCEMOS TAL OU QUAL DEDO DO PÉ. TRATA-SE DE UM PROCESSO “LEVE”, PORÉM CLARO, DE UMA BUSCA DE EXPRESSÃO E/ OU ELIMINAÇÃO DE UMA TENSÃO RELACIONAL.


ESSE PROCESSO PODE EXISTIR PORQUE O PONTO ENERGÉTICO QUE SE ENCONTRA NA EXTREMIDADE DE CADA UM DOS DEDOS DOS PÉS SE CHAMA “PONTO FONTE” OU “PONTO DA PRIMAVERA”, É O PONTO DO RENASCIMENTO POTENCIAL DA ENERGIA, GRAÇAS À QUAL UMA NOVA DINÂMICA PODE APARECER OU ATRAVÉS DA QUAL A ANTIGA PODE SE “RECARREGAR” E MUDAR DE POLARIDADE.


OS MALES DOS DEDOS DOS PÉS


VOU FAZER AQUI UMA SIMPLES REPRESENTAÇÃO DA SIGNIFICAÇÃO GLOBAL DE CADA UM DOS DEDOS DOS PÉS E DOS SOFRIMENTOS QUE VÃO SER EXPRESSOS.

 

PARA COMPREENDER MAIS DETALHADAMENTE TODA A DINÂMICA QUE ESTÁ POR TRÁS DISSO, BASTA SE REFERIR, NESTA OBRA, À PARTE QUE DIZ RESPEITO AO MERIDIANO ENERGÉTICO EXATO QUE ATINGE O DEDO EM QUESTÃO E AO QUAL ELE IMPRIME SUA DINÂMICA GERAL. 


SE A TENSÃO SE MANIFESTAR NUM DEDO DO PÉ DIREITO, ESTARÁ RELACIONADA À SIMBÓLICA YIN (MATERNA); NUM DEDO DO PÉ ESQUERDO, À SIMBÓLICA YANG (PATERNO).


O DEDO GRANDE DO PÉ (O “POLEGAR” DO PÉ)


É O ÚNICO DEDO DO PÉ EM QUE COMEÇAM DOIS MERIDIANOS ENERGÉTICOS: O DO BAÇO E PÂNCREAS E O DO FÍGADO. 


É O DEDO DE BASE DE NOSSO SUPORTE RELACIONAL, DO QUE NÓS SOMOS. É ISSO QUE, DURANTE A MENOPAUSA (PERDA DA FECUNDIDADE, LOGO, DO VALOR FEMININO) FREQUENTEMENTE TESTEMUNHAMOS O DESENVOLVIMENTO DE UMA DEFORMAÇÃO DESSE DEDO DO PÉ QUE SE CHAMA HALLUS VALGUS. 


OS TRAUMATISMOS OU AS TENSÕES NESSES DEDOS SIGNIFICAM QUE SENTIMOS UMA TENSÃO EQUIVALENTE NA NOSSA RELAÇÃO COM O MUNDO, SEJA NO PLANO MATERIAL (PARTE INTERNA DO PÉ) OU NO PLANO AFETIVO (PARTE EXTERNA DO PÉ).


O SEGUNDO DEDO DO PÉ (O “INDICADOR” DO PÉ)


É O DEDO EM QUE SE ENCONTRA O MERIDIANO DO ESTÔMAGO, OU SEJA, AQUELE QUE GERA A NOSSA RELAÇÃO COM A MATÉRIA, A NOSSA DIGESTÃO DESSA MATÉRIA. AS BOLHAS, OS JOANETES, MALES OU TRAUMATISMOS NESSE DEDO VÃO NOS FALAR DA NOSSA DIFICULDADE PARA GERAR CERTAS SITUAÇÕES MATERIAIS OU PROFISSIONAIS.


O TERCEIRO DEDO DO PÉ (O DEDO “MÉDIO” DO PÉ)


NÃO HÁ MERIDIANO ORGÂNICO NESSE DEDO DO PÉ, MAS ELE TEM UMA CERTA RELAÇÃO “INDIRETA” COM O TRIPLO AQUECEDOR. 


LOGO, É O DEDO DO PÉ CENTRAL, AQUELE DO EQUILÍBRIO E DA COERÊNCIA DAS NOSSAS ATITUDES RELACIONAIS. OS MALES DESSE DEDO SIGNIFICAM ENTÃO, QUE TEMOS DIFICULDADE PARA EQUILIBRAR AS NOSSAS RELAÇÕES, ESPECIALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO AO FUTURO. 


O MEDO DE SEGUIR ADIANTE E DE UMA FORMA JUSTA, PODE SER EXPRESSO POR ESSE DEDO.


O QUARTO DEDO DO PÉ (O “ANULAR” DO PÉ)


É O DEDO DO PÉ EM QUE SE ENCONTRA O MERIDIANO DA VESÍCULA BILIAR. ELE REPRESENTA OS DETALHES DAS NOSSAS RELAÇÕES COM O MUNDO, NO SENTIDO DO JUSTO E DO INJUSTO, DA BUSCA PELA PERFEIÇÃO. 


A PRESENÇA DE TENSÕES, CAIMBRAS OU SOFRIMENTOS NESSE DEDO, SIGNIFICA QUE VIVEMOS UMA SITUAÇÃO RELACIONAL DIFÍCIL.


QUANTO AO QUE É JUSTO OU INJUSTO. TRATA-SE DE UMA RELAÇÃO QUE NÃO NOS SATISFAZ NO QUE DIZ RESPEITO ÀS CONDIÇÕES E À QUALIDADE DESSAS CONDIÇÕES.


O DEDO PEQUENO DO PÉ (O DEDO “MINIMO” DO PÉ)


O DEDO PEQUENO DO PÉ É O DEDO NO QUAL TERMINA O MERIDIANO DA BEXIGA. 


É O MERIDIANO DA ELIMINAÇÃO DOS LÍQUIDOS ORGÂNICOS E DAS “MEMÓRIAS ANTIGAS”. 


QUANDO BATEMOS COM ESSE DEDO, O QUE É EXTREMAMENTE DOLOROSO, PROCURAMOS ELIMINAR MEMÓRIAS ANTIGAS OU ESQUEMAS RELACIONAIS ANTIGOS. 


PROVAVELMENTE ESTAMOS TENTANDO MUDAR HÁBITOS 


ANTIGOS, MODOS DE RELAÇÃO COM O MUNDO E COM O OUTRO, QUE NÃO NOS SATISFAZEM MAIS. ATRAVÉS DO TRAUMATISMO E DO SOFRIMENTO (CORPO, FERIDA, ENTORSE, ETC.), ESTIMULAMOS NOSSAS ENERGIAS PARA FACILITAR ESSA ELIMINAÇÃO DOS MODOS ANTIGOS A FIM DE SUBSTITUÍ-LOS POR OUTROS.



(trechos do livro do Michel ODoul, “DIGA-ME ONDE DÓI E EU TE DIREI PORQUÊ: OS GRITOS DO CORPO SÃO AS MENSAGENS DAS EMOÇÕES”)



10 MOTIVOS PARA CUIDAR DOS SEU PÉS


dicas-para-cuidar-os-pes-na-viagem
Cuidar dos pés é algo que vai muito além do simples cortar unhas, lixar e passar esmalte. Além de bonitos, os pés precisam estar saudáveis para evitar doenças, bactérias e até mesmo calos. O uso excessivo de sapatos fechados e saltos altos podem trazer alguns problemas como frieiras, calosidade e rachaduras. Por isso, cuidar dos pés com um profissional pode trazer benefícios para eles e para a vida.
Segundo a podóloga do salão Monde K, Cleide Trindade, quando bem cuidados os pés ficam macios e apresentam sinais de saudáveis. “Além de evitar doenças decorrentes do dia a dia, a podologia relaxa e trás benefícios até para a autoestima”, comenta Cleide. Abaixo, a profissional do Monde K indica 10 motivos para você cuidar de seus pés:
1 – Corte correto das unhas: o corte correto é fundamental e merece cuidado. “O ideal é deixar as unhas em formato quadrado, assim evitamos que ela corte os cantos dos dedos e encrave”, explica a profissional do salão Mondek
2 – Cuidar das fissuras dos calcanhares: elas devem ser desbastadas e lixadas para evitar dor ou até mesmo sangramento.
3 – Cuidado com micose de unhas: as unhas merecem atenção especial, pois podem acumular bactérias e gerar micose. ”As micoses podem ser tratadas com limpeza e medicamentos apropriados para que não se proliferem e se espalhem paras as outras unhas”,comenta Cleide.
4 – Evitar fungos entre os dedos: a podóloga dá como dica secar bem os pés diariamente após o banho, para evitar fungos causadores de mau cheiro e odor.
5 – Evitar calos e calosidades: os calos devem ser desbastados e lixados, pois, além de causar dor, podem interferir no caminhar.
6 – Cuidar de unhas encravadas para evitar infecções: unhas encravadas podem infeccionar, trazendo muito incomodo e dor forte. “Elas devem ser cortadas e tratadas para evitar uma piora do quadro e demais complicações”, orienta Cleide.
7 - Prevenção, recuperação e reabilitações dos problemas dos pés: elas são necessárias para manter os pés saudáveis e livres de desconforto. Certifique-se de procurar o profissional mais apropriado com frequência de acordo com o seu problema para manter uma vigilância dos pés.
8 – Ativar a circulação: massagens como a reflexologia, massagem que utiliza pressão em determinados pontos dos pés, e outras são sempre indicadas para estimular pontos que trazem conforto e tranquilidade.
9 – Relaxar: com os cuidados corretos e atenção, cuidar dos pés pode ser uma atividade relaxante e agradável que não pode ficar de fora das atividades diárias.

10 – Melhora da autoestima: pés bem cuidados, bonitos e saudáveis podem melhorar a autoestima e o bem estar.


Quem não gosta de uma boa massagem nos pés? É muito, muito agradável e alivia a tensão do dia, e também deixa os pés mais saudáveis, estimulando o fluxo sanguíneo e exercitando os músculos.
E falando em exercitar os músculos, os médicos explicam que esta é uma prática preventiva, quanto mais forte os músculos dos pés, menores serão as chances de lesão na prática de esportes ou longas caminhadas.
Mas, a massagem não pode ser feita de qualquer jeito, o ideal é que seja aplicada por um profissional da área, mas nada impede de você aprender algumas manobras e desfrutar desta delícia em casa.
O primeiro passo é escolher um local tranquilo da casa e se você quiser pode preparar o ambiente com velas perfumadas e iluminação confortável. Faça um relaxamento aquecendo os pés. Você pode mantê-los mergulhados durante alguns minutos em água quente ou aplique uma compressa aquecida.
Sente-se de modo confortável e apoie o pé sobre o joelho da outra perna, coloque a sola do pé para cima e espalhe creme hidratante. Com os polegares, massageie a sola em movimento circulares e profundos, calmamente. Comece pelos dedos e siga em direção ao calcanhar. Depois, massageie o todo o peito do pé usando os polegares, sempre com calma. Os dedos não podem ser esquecidos, puxe-os um a um suavemente. Faça isso nos dois pés. 
Quem resiste a pés tratados, com pele lisinha e unhas bem feitas? Faz um bem enorme para a autoestima (Foto: GB Imagem)
Quem resiste a pés tratados, com pele lisinha e unhas bem feitas? Faz um bem enorme para a autoestima (Foto: GB Imagem)
E vão aqui algumas dicas preciosas, se quiser você poderá usar um creme com mentol para a massagem. O produto proporcionará uma gostosa sensação de refrescância. E tem mais, há quem aproveite o momento da massagem para aplicar creme esfoliante, específico para os pés. Depois, basta lavar os pés novamente e hidratar. Além de relaxar, a pele ainda ficará lisinha e pronta para um carinho.
E continuando a falar dos pés, eles merecem todo o carinho do mundo, afinal sustentam o corpo e nos levam a todos os lugares. Os pés também são motivo de fetiche e cobiçados por homens e mulheres. A palavra de ordem é mantê-los hidratados e livres das rachaduras que costumam “atacar com tudo” no inverno.
Um erro grave é achar que lixar, e lixar sempre, garante pele lisinha. Os especialistas garantem que, quanto mais se lixa, mas pele se forma e mais áspero fica. Passe uma lixa fina ou pedra-pome na planta dos pés, sem esfregar muito; outra solução é esfoliar com uma mistura caseira de vaselina e sal grosso, massageie os pés com esta mistura, lave bem e passe um bom hidratante.
Bom, tem essa dica de uma solução caseira, mas é verdade também que no mercado tem produtos indicados para esfoliar, os preços são acessíveis e talvez proporcionem melhor resultado. Você escolhe. Se a pele apresentar rachaduras, invista em cremes específicos que contenham ureia em sua formulação. Caso não consiga resolver a situação, o jeito é procurar o dermatologista.
Outro motivo de pés feios é a unha, sendo que atenção especial deve ser dada às unhas encravadas. O tratamento deve ser feito com podólogos ou dermatologistas, pois existe o risco de infecções graves. Cuidado com a picaretagem!
Para uma pedicure caprichada, remova a sujeira debaixo das unhas com uma espátula de metal e retire o esmalte velho com um removedor (evite o uso de acetona). Corte as unhas em formato quadrado e lixe-as em linha reta.
Espalhe um creme removedor de cutícula em volta das unhas, deixe agir e a seguir empurre a cutícula com instrumento apropriado. Com um alicate, retire apenas a cutícula que se soltar facilmente. Passe uma camada de base comum e, a seguir, o esmalte escolhido.
Os pés e mãos não precisam ser necessariamente da mesma cor, mas é preciso ter bom senso. Por exemplo, se as unhas dos pés são vermelhas, opte por uma misturinha nas mãos, ou tom sobre tom, nunca use cores fortes como os derivados de pink, por exemplo. Mas, também, se você gosta de misturar cores, cobrir as unhas com desenhos, ninguém tem nada com isso. O importante é sentir-se bem e ser feliz com o visual escolhido.
Dicas de ouro: nada mais desagradável do que pés transpirados. Por isso, tenha sempre à mão lenços umedecidos, basta dar uma corridinha ao toilette e passá-los nos pés, eles contem ingredientes umectantes que hidratam a pele deixando um cheirinho de limpeza. Usar desodorantes específicos também é necessário, nos dias quentes de verão e nos dias frios de inverno também, afinal pés enfiados em meias e sapatos transpiram e, ainda, aplique protetor solar no peito dos pés para evitar o envelhecimento da pele no local.

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO PARA ABRIR OS CAMINHOS ATUAÇÃO DA CHAMA ROSA

ABRINDO MEUS CAMINHOS EM TODOS OS SENTIDOS 


DA MINHA VIDA











Bem amada presença Divina Eu Sou em mim
.
Bem amados Mestres Rowena, Arcanjo Samuel, Caridade

,
Eloin, Orion, Angélica e todos que servem no Raio do amor

ensinem-me a amar assim como vocês amam. Ajudem-me

a expressar o meu sentimento de guardião e o de toda a

humanidade para que o lar de nossas almas seja um

ambiente feliz, amoroso e harmonioso. Bem-amado Pai

Celeste e Anjos do amor, ajudem-me a amar livremente

toda a vida, assim como fez o Mestre Jesus por Deus!

Grande Amor Eu Sou, Eu Sou, Eu Sou!


Eu peço ao comando, que este apelo seja atendido com a


rapidez do relâmpago, pela Luz do grande Sol Central!

SAÚDE E EQUILÍBRIO - INSONIA O QUE CAUSA? COMO TRATAR?

O que é insônia?


Eu quero dormir.....

Insônia é a dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, prejudicando o bom funcionamento da mente e do corpo no dia seguinte. Estima-se que até 40% dos brasileiros sofrem ou sofreram deste mal nos últimos doze meses.
  • Dificuldade em iniciar o sono;
  • Levantar muitas vezes durante a noite com dificuldade em voltar a dormir;
  • Acordar cedo demais;
  • Sono não restaurador.
A insônia não é definida pelo tempo que uma pessoa dorme ou gasta para cair no sono. A necessidade de sono varia de indivíduo para indivíduo. A insônia geralmente causa problemas durante o dia, tais como: cansaço, falta de energia, dificuldade de concentração e irritabilidade.
Ela pode ser classificada como aguda, intermitente, e crônica. A insônia que dura desde uma noite até algumas semanas é chamada de aguda. Caso os episódios de insônia aguda ocorram de tempos em tempos, ela passa a ser intermitente. A insônia é considerada crônica se ocorre frequentemente e dura mais de um mês.

Quais as causas da insônia?

A insônia é geralmente decorrente da ação de fatores estressantes (precipitantes) em um indivíduo que apresenta fatores predisponentes.
Principais fatores predisponentes:
  • Idade avançada
  • Sexo feminino (principalmente durante e após a menopausa)
  • História de insönia em familiares
  • Depressão e outros distúrbios psiquiátricos
  • Doenças orgânicas
  • Tabagismo, etilismo, dependencia química
O tipo crônico é o mais complexo e geralmente resulta de uma combinação de fatores, incluindo os decorrentes de desordens físicas ou mentais e comumente a depressão. Outras causas incluem artrite, doença nos rins, problema no coração, asma, apnéia, narcolepsia, síndrome das pernas inquietas, mal de Parkinson e hipertiroidismo. Adicionalmente, os comportamentos a seguir têm mostrado perpetuar a insônia em algumas pessoas:
  • Expectativa e preocupação em ter dificuldade para dormir.
  • Preocupação excessiva com o trabalho, não sabendo esquecê-los após o fim do expediente.
  • Ingestão de quantidade excessiva de cafeína.
  • Beber álcool antes do horário de dormir.
  • Fumar cigarro antes do horário de dormir.
  • Soneca excessiva de manhã ou de tarde.
  • Horários de dormir/acordar irregulares ou continuamente alterados.
  • Ciclos irregulares de sono/despertar (por um trabalho noturno, por exemplo).

Como a insônia pode afetar o organismo?



Como se dá o diagnóstico da insônia?

Pacientes com insônia devem ser adequadamente avaliados por um médico especializado em Medicina do Sono. Este poderá utilizar-se de um Diário do Sono preenchido pelo paciente ao longo de 1 a 2 semanas onde ele registrará os horários em que levanta-se, deita-se, cochila, toma café, faz exercícios, etc. Isto será de grande utilidade para a abordagem do médico. Poderá ainda ser solicitada uma Polissonografia (exame do sono) para detectar-se possíveis outras doenças do sono que estejam contribuindo para a insônia.

Como tratar a insônia?

O que devemos consumir para tratar insônia ?

Bebidas calmantes sem cafeína.
Alimentos ricos em vitaminas B (cereais integrais, verduras, brócolis, gérmen de trigo), cálcio(iogurte, tofu, brócolis,) e magnésio(maçã, abacate, uva roxa, oleaginosas, arroz integral).
sucos para tratar insônia.
Eliminar da alimentação
Aditivos químicos.
Bebida alcoólica.
Cafeína(encontrada no café, inclusive no descafeinado, e também nos chás preto e verde, em chocolates e refrigerantes).

Alimentos e sucos para tratar insônia

Frutas e hortaliças usadas como sucos para tratar insônia: alface, banana, maçã e verduras.
Ervas: alface-brava, alfazema, camomila, capim-cidreira, erva-de-são-joão, escutelária, lúpulo*, passiflora, valeriana**
Outros: Arroz integral, aveia, iogurte com lactobacilos vivos, mel, oleaginosas, sementes de girassol.
*Não se deve usar lúpulo em caso de depressão.
**Valeriana provoca efeito contrário em algumas pessoas.
Adicionar 1 colher de chá de ervas e até 2 colheres de sopa dos ingredientes recomendados para esse problema às receitas a seguir.

Sucos para tratar insônia com verduras

Ingredientes
8 folhas de espinafre fresco
2 folhas de couve
1 beterraba ou rabanete com talos
2 talos de aipo
1 maçã
Modo de preparo
Em uma máquina de fazer suco, processe o espinafre com a couve, a beterraba, seus talos, o aipo e a maçã. Misture, despeje em um copo e sirva. Rende uma porção.
Dica: Substitua qualquer uma das verduras desta receita por folhas de alface. Use o aipo e a maçã para empurrar as folhas pelo tubo da máquina se for o caso, os sucos para tratar insônia podem recuperar o seu sono. Aposte !

Sucos para tratar insônia com alface

Ingredientes
  • 5 folhas de alface
  • 1 colher (sopa) de salsa
  • Suco puro de 2 laranjas ou a polpa de 2 maracujás
Modo de preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber a seguir. Recomenda-se tomar 1 copo deste suco sempre que houver necessidade, antes de dormir.
Para melhores resultados dos sucos para tratar insônia é necessário uma dieta balanceada e seguir as recomendações citadas.
O tratamento para a insônia pode ser simples nos casos de início recente ou intermitente. Nesses casos, a utilização criteriosa de comprimidos para dormir de curta ação pode melhorar o sono e atenção no dia seguinte.
Já o tratamento da insônia crônica é mais complicado e consiste em um tratamento multimodal:
  • Deve-se diagnosticar e tratar problemas médicos ou psicológicos que possam estar ocasionando a insônia.
  • Identificar comportamentos que podem piorar a insônia e interrompê-los ou reduzi-los.
  • Pode ser necessária a prescrição de medicamentos para dormir, dando-se preferência àquelas que não causam dependência. Em geral, são prescritos na dose mínima e no menor período de tempo necessário. Para alguns desses remédios, a dose deve ser gradualmente diminuída, uma vez que uma parada abrupta poderia ocasionar a volta da insônia.
  • Técnicas de relaxamento: podem reduzir ou eliminar a tensão corporal e ansiedade. Como resultado, a mente da pessoa é capaz de ficar quieta, os músculos podem relaxar e pode ocorrer o sono repousante. Geralmente é preciso muita prática para aprender essas técnicas e alcançar o relaxamento efetivo.
  • Técnica de Restrição de sono: Algumas pessoas sofrendo de insônia gastam muito tempo na cama tentando sem sucesso dormir. Essas pessoas podem se beneficiar de um programa de restrição de sono que primeiramente permite apenas algumas horas de sono durante a noite. Gradualmente o tempo é aumentado até que seja alcançada um noite normal de sono.
  • Recondicionamento: Outro tratamento que pode ajudar algumas pessoas com insônia é recondicioná-las para associar a cama e o horário de dormir com o sono. Para a maioria das pessoas, isso significa não usar sua cama para nenhuma outra atividade além de sexo e dormir. Como parte do processo de recondicionamento, a pessoa é geralmente aconselhada para ir para a cama somente quando estiver com sono. Se não for capaz de dormir, a pessoa é orientada a levantar e só voltar para a cama quando estiver com sono. A pessoa também deve evitar sonecas. Eventualmente, o corpo será condicionado a associar a cama e horário de dormir com o sono.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - o que é herpes? é contagioso? como se pega herpes? Herpes vírus e o vírus hiv

Herpes Simples: Top dúvidas!

herpes simples
Como se pega herpes? Qual é o melhor remédio para herpes? Existe diferença entre o herpes labial e genital? Ela tem cura? Herpes é contagiosa? Essas são algumas das dúvidas mais comuns sobre o herpes. Assunto que abordarei hoje.
As doenças da mucosa bucal são comuns e afetam todos os segmentos da população. A candidíase, herpes simples, queilite angular, glossite, aftas são algumas destas doenças que geralmente apresentam sintomas característicos. Outras doenças apresentam sintomas muito parecidos que podem dificultar o diagnóstico com base apenas no exame clínico. 

Vamos as top dúvidas:
herpes labial
1- O que é o Herpes?
Herpes simples é uma doença causada pelo vírus herpes humano (HSV 1 ou HSV 2) que se caracteriza pela formação de pequenas bolhas contendo líquido claro ou amarelado. É um vírus DNA da mesma família do Citomegalovírus (CMV), do Varicela Zoster Vírus (VZV), do Epstein-Barr Vírus (EBV), do Herpesvírus humano 6 (HHV-6) e do Herpesvírus humano 8 (HHV 8).

O herpes simples tipo 1 (HSV-1) é a mais comum e costuma afetar os lábios, boca e face.

2- Como se pega a Herpes?

Estima-se que cerca de 90% da população tenha anticorpos contra o vírus da Herpes e que só atrás do vírus da gripe em questão de incidência. O herpes vírus caminha pelas terminações nervosas e atinge a pele. 

Pode ser transmitido:
  • pelo beijo;
  • pelo copo;
  • uso do mesmo talher;
  • uso da mesma toalha;
  • uso da mesma roupa.
Ou até outro objeto que tenha sido usado anteriormente pelo indivíduo contaminado e que ainda não tenha sido desinfectado.

O vírus da Herpes tipo 2 (HSV-2) é normalmente transmitido sexualmente, e pode ser evitado através do uso de preservativos ou abstinência sexual durante o período de contágio.

3- Quais são os sintomas da Herpes?
No início ela caracteriza-se por ardor, coceira, pontadas e após a formação das bolhas, que se rompem formando uma crosta. Na epiderme (primeira camada da pele), produz alteração nas células e surgem pequenas vesículas agrupadas, que se assemelham a um cacho de uvas. Horas antes do aparecimento das vesículas, as pessoas pressentem a crise pelos sintomas de ardor, queimação ou coceira no local afetado, porque o vírus está replicando e caminhando através do nervo. Geralmente, os sintomas desaparecem após uma semana.

O herpes do tipo 1 frequentemente causa ferida (lesões) nos lábios e no interior da boca, aftas ou até infecção do olho (principalmente na conjuntiva e na córnea) podendo levar a uma infecção no revestimento do cérebro (meningoencefalite).

O herpes do tipo 2 provoca coceira, bolhas ou mesmo úlceras e feridas genitais. Entretanto, algumas pessoas com HSV-2 não apresentam quaisquer sinais (latência). A infecção cruzada dos vírus da herpes do tipo 1 e 2 ocorrer se houver contato orogenital. Isto é, pode-se pegar herpes genital na boca ou herpes oral na área genital.

A herpes genital pode ocasionar febre e ardor ao urinar. Algumas pessoas também referem sintoma de choque explicado pela afinidade do vírus com o sistema nervoso.

4- Qual é o melhor tratamento para a Herpes?
Existe na atualidade o desenvolvimento de diversas vacinas para o tratamento da Herpes, mas nenhum comprovou ser realmente eficaz contra a doença. Medicamentos antivirais por via oral ou pomada como o Aciclovir costuma ser o remédio mais utilizado para a Herpes simples a fim de diminuir os sintomas e a evolução da crise herpética.

5- A herpes labial tem cura?
A herpes labial não tem cura, mas pode ser controlado com pomada para a herpes labial, sempre que a lesão aparece.

6- A imunidade baixa pode ocasionar  remissão da doença?
Sim, a ocorrência do Herpes está diretamente ligada a imunidade da pessoa e a recidiva deste. Pequenas quedas de resistência por estresse físico, psicológico, menstruação, fadiga ou exposição prolongada ao sol também podem ocasionar a infecção herpética.

7- A criança pode apresentar os mesmos sintomas do adulto?
A criança se enche de aftas (gengivoestomatite herpética) e as pessoas geralmente atribuem o problema a algum distúrbio do aparelho digestivo.

Veja quem também falou sobre o assunto:
Fonte: 

Herpes vírus e vírus hiv






  1. 1. HERPES VÍRUS E VÍRUS HIV

  1. 2. INTRODUÇÃO  Vírus (do latim virus, "veneno" ou "toxina") são pequenos agentes infecciosos (20- 300 ηm de diâmetro) que apresentam genoma constituído de uma ou várias moléculas de ácido nucléico (DNA ou RNA), as quais possuem a forma de fita simples ou dupla.
  2. 3. HERPES VÍRUS & VÍRUS HIV A sigla HIV significa Vírus da Imunodeficiência Humana,O vírus da herpes é o Herpes que é o vírus que causaSimplex 1 ou 2, que pode a AIDS. O vírus em si nãomanifestar-se em váriasregiões do corpo, e por isto constitui causa de morte,esta doença pode ser mas ele ataca o sistemaidentificada como herpes imunológico deteriorandogenital, herpes labial, ou gradualmente as células queherpes zoster, quando ocorredevido a uma reativação do defendem o corpo contra asvírus da catapora. doenças.
  3. 4. HERPES VÍRUS Os primeiros herpes-vírus a serem descritos foram os tipos 1 e 2, cuja denominação é herpes simplex 1 e 2 ou HSV-1 e HSV-2. Estes vírus possuem características particulares, tais como a capacidade de causar diferentes tipos de doenças, assim como estabelecer infecções latentes ou persistentes por toda a vida dos hospedeiros e de serem reativados causando lesões que podem se localizar no sítio da infecção primária inicial ou próxima a ele.
  4. 5. CONTAMINAÇÃO A herpes é uma doença altamente contagiosa que se pega através do contato direto com a ferida da herpes de alguém. O contato com algum objeto infectado com o vírus, como copo, talheres, toalhas da pessoa infectada também é altamente contagioso na fase em que a ferida está cheia de bolhas com líquido. o indivíduo recentemente contaminado pode demorar anos para desenvolver os primeiros sintomas de herpes.
  5. 6. SINAIS & SINTOMAS Considerável parte das pessoas que estão transmitindo os vírus dos herpes não apresenta sintomas tanto nas doenças pelo HSV – 1 como no HSV-2, mesmo a primeira infecção pode transcorrer sem queixas. Mal estar, febre e desconforto ou queixas de dor vagas de pequena intensidade. Nas localizações bem definidas as manifestações podem ser bem características.
  6. 7. PREVENÇÃO Uso de preservativos reduz em torno de 75% o risco de transmissão. Preservativos não são totalmente eficientes na prevenção do herpes porque algumas bolhas e feridas podem não ser cobertas. Controle do estresse,Sono e nutrição adequada. A terapia antiviral ajuda a diminuir a probabilidade de transmissão do herpes e auxilia na prevenção do desenvolvimento dos sintomas.
  7. 8. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Nos casos típicos é suficiente o exame clínico. Em situações especiais pode ser necessário a identificação do vírus ou ser bastante o exame citológico da lesão ou mesmo a comprovação laboratorial de outros órgãos atingidos. O tratamento para herpes é feito com o uso de uma pomada ou comprimido antiviral como Zovirax, que deve ser usado quando a ferida aparecer e por aproximadamente 7-10 dias.
  8. 9. VÍRUS HIV o HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae . o HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T. E é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
  9. 10. ATENÇÃO Ter o Vírus HIV não é a mesma coisa que ter a aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas, podem transmitir o vírus a outros pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
  10. 11. CONTAMINAÇÃO  O vírus é mais frequentemente transmitido pelo contacto sexual (característica que faz da AIDS uma doença ou infecção sexualmente transmissível), pelo sangue (inclusive em transfusões), durante o parto (mãe para o filho), durante a gravidez ou no aleitamento.  Algumas pessoas consideram a possibilidade de transmissão pelo beijo, porém é altamente improvável, pois o vírus é danificado por 10 substâncias diferentes presentes na saliva
  11. 12. SINAIS & SINTOMASOs sinais e sintomas do Vírus HIVpodem levar anos ou nunca semanifestar no portador, entretantouma vez contaminado pelo HIV edesenvolvendo a AIDS (SIDA) oindividuo passa por 4 estágioscomo veremos a seguir:
  12. 13.  ESTÁGIO 1 - Tempo aproximado: de semanas a 6 meses. Você parece sadio. O teste da AIDS pode dar negativo. Mas mesmo parecendo sadio e com o teste negativo você já pode transmitir o vírus a outras pessoas.
  13. 14.  ESTÁGIO 2 - Geralmente pode levar de 1 ano a 5 anos (ou mais). Você mantém a aparência saudável mas o teste da AIDS já dá positivo. Você é um portador do HIV.
  14. 15.  ESTÁGIO 3 - Não tem tempo determinado: pode aparecer em meses ou anos.Neste estágio alguns sinais e sintomas podem sugerir a contaminação pelo HIV: Cansaço e fraqueza anormais para desenvolver as atividades habituais; Emagrecimento sem causa aparente; Febre contínua, suores noturnos; Ínguas que duram mais de três meses; Tosse seca, prolongada, sem ter bronquite ou ser fumante; Sapinho na boca; Diarreia prolongada.
  15. 16.  ESTÁGIO 4 - Pode ocorrer no período de meses ou anos. Por ter queda nas defesas do corpo, a pessoa contaminada com o vírus do HIV facilmente pega outras doenças graves, que poderão levá-lo à morte. As mais comuns são pneumonia, câncer, diversos tipos de infecções e problemas no cérebro. Nesta fase é que se diz geralmente que a pessoa já está com AIDS. A AIDS nos torna iguais.
  16. 17.  PREVENÇÃO Se até o momento não existe cura para a AIDS, várias maneiras de se evitar o contágio são conhecidas. Sexual: Os preservativos masculinos e femininos são a única barreira comprovadamente efetiva contra o HIV . Sangue ou Derivados: Usar apenas sangue testado nas transfusões, Utensílios perfuro-cortantes (ex: material de manicurese tatuadores) quando não descartáveis, devem passar por processos de esterilização. · Transmissão Vertical:Optar pelo parto cesariano para evitar que a contaminação se dê pelo contato com o sangue na passagem do bebê pelas vias naturais. Usar leite de outra origem que não a mãe.
  17. 18. DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esses testes podem ser realizados nos laboratórios de saúde pública, e em laboratórios particulares. O indivíduo portador do HIV pode ter um teste negativo caso esteja dentro da chamada “janela imunológica”. Infelizmente a medicina ainda não encontrou a cura para a AIDS. O que temos hoje são medicamentos que fazem o controle do vírus na pessoa com a doença.
  18. 19.  Entretanto Estes medicamentos melhoram a qualidade de vida do paciente, aumentando a sobrevida. O medicamento mais utilizado atualmente é o AZT ( zidovudina ) que é um bloqueador de transcriptase reversa. A principal função do AZT é impedir a reprodução do vírus da Aids ainda em sua fase inicial.Outros medicamentos usados no tratamento da Aids são : DDI(didanosina ), DDC ( zalcitabina ), 3TC ( lamividina ) e D4T(estavudina ). Embora eficientes no controle do vírus, estesmedicamentos provocam efeitos colaterais significativos nos rins,fígado e sistema imunológico dos pacientes.


  1. 20. BIBLIOGRAFIA http://deodefreitas.blogspot.com.br/2009/07/o-que- e-hiv-o-que-e-sida.html http://www.sempretops.com/saude/aids/ http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/olho_vivo/ai ds/prevencao.htm http://www.aidsbrasil.com/sinais.htm