segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO -TUDO SOBRE ARGILOTERAPIA - BOM PARA SAÚDE

O QUE É ARGILOTERAPIA?




Utilizada para tratamento da saúde, a argiloterapia atualmente também esta sendo muito utilizada na estética, tanto corpórea como capilar. Por ser um produto natural, (um tipo de rocha sedimentar que se origina da lenta erosão dos granitos), pode ser aplicada em banhos e máscaras. 

Entre as ações da argila, podemos sitar algumas: revitalizadora, analgésica, cicatrizante, desodorizante, tonificadora, catalizadora, auxilia os processos de emagrecimento, retardo do envelhecimento, alivia a tensão e fadiga muscular, insônia, má circulação, elimina radicais livres, regenera tecidos da pele, resecados pela a exposição ao sol, elimina o stress, ativa a circulação sanguínea e linfática, suaviza marcas de expressão e manchas da pele, promove maior elasticidade e firmeza promovendo revitalização da pele, suaviza estrias, elimina manchas de depilação das axilas e virilha.
     
Dependendo de cada caso, a escolha da cor da argila se faz necessário, pois, cada caso merece uma combinação específica de oligoelementos assim como a combinação com óleos essenciais que da mesma forma, irá potencializar a ação da argila.
A correria do dia a dia costuma deixar marcas nas pessoas, no humor, na disposição e principalmente, na pele. E o tratamento ideal para quem busca dar apagar essas marcas, é a argiloterapia.
Esse tratamento consiste em uma série de procedimentos estéticos com argila à base de água, gel ou loções tônicas. É recomendado, principalmente, para quem tem problemas com acne, celulite, flacidez e seborreia.
Rica em elementos naturais como Ferro, silício, Zinco, Mica, Quartzo, Magnésio, sódio, e alumínio, a argila trás muitos benefícios, entre eles: desintoxicação e revitalização da pele; alto nível de cicatrização; ajuda na circulação sanguínea e causa efeitos anti-inflamatório e adstringente.

História
A argiloterapia foi descoberta através da observação de alguns animais, que quando feridos, se banhavam na lama para tratar as mazelas. Até hoje, muitos mamíferos fazem isso. Acredita-se que esse tratamento é usado há séculos por civilizações antigas como a egípcia, hindu, árabe, chinesa e até mesmo por índios das Américas.
Como é feito o tratamento?
O tratamento é feito com aplicações da argila na pele. Depois de aplicada, o ideal é esperar em média dez minutos para que o material possa secar e fazer efeito. São recomendadas 20 sessões, feitas em no máximo duas vezes por semana.
A argiloterapia pode ser feita por profissionais de estética ou em casa. Mas vale lembrar que antes de fazer o tratamento em casa, é necessário ser orientado por algum especialista.


Contra indicações
Esse tratamento é contra indicado a pessoas que tenham algum tipo de alergia a algum mineral que compõe as argilas. Caso houver alguma irritação na pele ou sintoma anormal, é necessário suspender o tratamento e procurar urgente um especialista.
Tipos de Argila usadas para o tratamento
 Há vários tipos de argila com diferentes formações minerais. Cada uma é indicada para um tipo de pele ou problema diferente. Por isso, é importante buscar orientação com um profissional antes de escolher a argila para o tratamento. Conheça os tipos de argila, suas composições e indicações:
Argila preta: Também conhecida como lama vulcânica, a argila preta é rica em enxofre e tem ação anti-inflamatória. É um tipo raro, retirada de grandes profundidades. É indicada para tratar sinusite e reumatismos.
Argila verde: Possui a maior diversidade de elementos naturais, tais como, Ferro, Zinco, Cobre, Cobalto, Potássio, Magnésio etc. A argila verde tem efeito tonificante e adstringente. É indicada para o tratamento de peles oleosas.
Argila Roxa: Rica em Magnésio e perfeita para quem busca revitalizar e tonificar a pele. A argila roxa é sem dúvidas a que tem o maior poder de absorção de toxinas da pele.

Argila Rosa: Esse tipo de argila é ideal para esfoliar a pele. Isso porque, sua composição rica em Silica e Alumínio, além de outros minerais, fazem com que a argila rosa retire células mortas da pele.
Argila amarela: Por ser rica em Alumínio e Silício, melhora a circulação do sangue, proporcionando uma melhor hidratação às células do corpo. Além disso, a argila amarela contém Ferro e Potássio, o que faz com que ela tenha efeito adstringente e desintoxicante.
 Argila Vermelha: Esse tipo de argila contém muito Óxido de Ferro e Cobre. Isso faz com que ela seja ideal para quem busca reduzir as marcas do envelhecimento, pois os elementos naturais dessa argila causam um efeito antiestresse e oxigenam as células da pele.

Argila Dourada: Ideal para limpar, esfoliar e purificar a pele. Isso porque a argila dourada é rica em Zinco e Potássio. Além de tudo, é usada para combater danos na pele, causados por elementos como cigarro ou poluição. A argila dourada também melhora a elasticidade da pele. Por ter tantos benefícios, é o tipo mais genérico de todas. é a argila das procuradas no mercado.
Argila Branca: Rica em alumínio, a argila branca hidrata as células, deixando a pela mais macia e relaxada. É indicada também para quem busca reduzir o stress.

ARGILOTERAPIAALL0000000000227argila_01argila_02



EQUILÍBRIO E HARMONIA - TERAPIAS ALTERNATIVAS E SEUS BENEFÍCIOS

SAÚDE E BEM ESTAR AO ALCANCE DE TODOS!



Terapias alternativas equilibram corpo e mente, amenizando os sintomas ou evitando o surgimento de doenças. 

Seja qual for a técnica escolhida, vale ressaltar que apenas profissionais especializados estão aptos a praticá-las. 

A seguir, conheça algumas terapias alternativas e seus benefícios, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina Alternativa: 

 
Ayurveda 
A ayurveda foi desenvolvida na Índia, há mais de cinco mil anos, e serve de base para outras terapias orientais, como as chinesas. Para os praticantes da ayurveda, a doença é um sinal de desequilíbrio entre corpo, mente e alma. Para promover o reequilíbrio, existem diferentes técnicas de meditação, nutrição, exercícios e massagens baseadas nessa filosofia.

A massagem ayurvédica está entre as técnicas mais conhecidas. O procedimento compreende o uso de óleos essenciais para manobras que estímulam pontos vitais, tração e alongamento dos tendões e ligamentos. A técnica é indicada no combate ao estresse, síndrome do pânico, dores musculares, reumáticas e na coluna, enxaqueca e para fortalecer o sistema imunológico.

 Acupuntura 
A acupuntura faz parte da tradicional medicina chinesa e tem como base estimular o próprio organismo a equilibrar suas funções e melhorar seu funcionamento. Para isso, a técnica estimula pontos vitais através de agulhas ou moxibustão, que utiliza o calor proporcionado pela queima de ervas secas sobre os meridianos.

A acupuntura pode ser usada no tratamento do tabagismo, depressão, enxaqueca, problemas circulatórios, endometriose, obesidade, alergias, insônia, asma, entre outras doenças. No Brasil, a acupuntura é considerada especialidade médica desde 1995. Com benefícios reconhecidos cientificamente, a técnica já é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS) e coberta por alguns planos de saúde. 

 
Fitoterapia 
A fitoterapia estuda a aplicação de princípios ativos presentes em plantas medicinais para o tratamento de problemas de saúde. Parte da milenar medicina tradicional chinesa, a técnica analisa o paciente como um todo, tratando os sintomas e as causas das doenças. A fitoterapia pode ser usada para tratar problemas respiratórios, estresse, reforçar o sistema imunológico, entre outras desordens. Como qualquer medicamento, seu uso indiscriminado pode provocar efeitos colaterais, como alterações na pressão arterial ou problemas nos rins e no fígado.

 
Reflexologia 
Para a medicina tradicional chinesa, os pés refletem todos os órgãos e sistemas do corpo humano. A reflexologia tem como objetivo equilibrar corpo e mente através da massagem dos pés e estímulo de diferentes pontos. A técnica elimina toxinas, impulsiona o fluxo sanguíneo para diferentes órgãos e tecidos do corpo, combate e reduz estresse, enxaqueca tensional, prisão de ventre, entre outras complicações de saúde. 



COMO A REFLEXOLOGIA PODAL ATUA NO CORPO
A técnica de reflexologia podal atua desbloqueando a energia vital, favorecendo a circulação sanguínea e o sistema imunológico do corpo.
Gosta muito de massagem? Então curta!
O sangue leva para todos os nossos órgãos uma quantidade essencial de nutrientes para que eles se mantenham saudáveis. Ao estimular a circulação sanguínea favorecemos que estes órgãos recebam uma grande quantidade de nutrientes.
Além disso, nosso sistema de vasos linfáticos, também passam a ser estimulados e aumentam a imunidade do corpo contra infecções.
BENEFÍCIOS DA REFLEXOLOGIA PODAL
Entre os benefícios da reflexologia podal, podemos destacar a melhora do metabolismo, alivio da prisão de ventre e seus sintomas desagradáveis, melhora de dores de estômago, alívio de dores nas costas ou na coluna, alívio de dores nos pés, e melhora do desequilíbrio hormonal.
Veja também: Indicações e contraindicações da reflexologia podal
A dor nos pés geralmente é um sinal de problema na coluna, que desencadeia outros tipos de sintoma como dores de cabeça, todos estes sintomas relacionados podem ser tratados com eficiência a partir desta técnica.
É um tipo de massagem que também favorece o equilíbrio da mente, o relaxamento, e mantém a saúde em melhor estado.
Jovens e mulheres grávidas podem realizar a reflexologia podal com profissionais gabaritados, pois estes sabem evitar os pontos hormonais que podem levar à complicações. Já pessoas com osteoporose, artrite, artrose, torções ou ferimentos, não devem receber este tipo de massagem sem antes fazer uma avaliação detalhada com um profissional da área.

 Iridologia
A iridologia não é um método para tratar ou evitar doenças. A técnica procura diagnosticar desequilíbrios e possíveis complicações de saúde através da análise da íris. De acordo com a iridologia, cada órgão está ligado a uma região do corpo globo ocular. A partir de uma foto da íris, o terapeuta pode identificar alterações orgânicas, psíquicas e emocionais, ajudando no diagnóstico e tratamento precoce de diferentes doenças.
O que é Iridologia:
Iridologia é uma ciência que permite, graças à observação da íris, detectar perturbações orgânicas, metabólicas, nutricionais, nervosas, hormonais e certas patologias. Isto é possível estudando os numerosos sinais que devemos decodificar e interpretar segundo uma técnica rigorosa. A iridologia é simples, econômica e não agressiva, atua enquanto diagnóstico, terapia preventiva e acompanhamento do tratamento em si (evolução terapêutica).

6 SHIATSU

O Shiatsu é um método terapêutico milenar que visa restabelecer a saúde através do toque.  A técnica consiste em pressionar, com as mãos e dedos, os pontos vitais do corpo, chamados de meridianos. O Shiatsu pode ter diversas aplicações que vão desde dific

O Shiatsu é um método terapêutico milenar que visa restabelecer a saúde através do toque. A técnica consiste em pressionar, com as mãos e dedos, os pontos vitais do corpo, chamados de meridianos. O Shiatsu pode ter diversas aplicações que vão desde dificuldades de evacuação, controle da TPM até mesmo na prevenção de gripes e pneumonia. Saiba como aliviar dores com oShiatsu
O shiatsu é uma técnica japonesa que equilibra as energias, relaxa e alivia incômodos. Aplicado no rosto, proporciona tudo isso e deixa a pessoa ainda mais bonita. Para fazer a massagem, pressione algumas partes da face por 30 segundos, no mínimo. As terapeutas Alice Keiko, da Clínica Keiko's, e Luciana Sayuri, de São Paulo, ensinam todas essas manobras.   
Efeito diurético e contra o inchaço
Apertando o comecinho das sobrancelhas, você controla a ansiedade e, ao mesmo tempo, aciona a bexiga, estimulando a liberação de líquidos. Para diminuir o inchaço, pressione a região abaixo dos olhos (que corresponde aos rins), partindo do canto em direção às têmporas.  
Pulmão
Massagear as bochechas em sentido horário fortalece as vias respiratórias e pode até ajudar a prevenir resfriados, gripes e pneumonia, pois a área é relacionada ao pulmão.    
Dormir bem
Para combater o bruxismo (quando alguém range os doentes durante o sono), antes de dormir, abra e feche a boca massageando os ossinhos próximos às orelhas, com movimentos circulares, para soltar a musculatura. Trate a insônia pressionando a região do terceiro olho. O ponto também está ligado ao fígado, que fica sobrecarregado quando estamos irritadas.  
Estômago e intestino
Os pontos referentes ao estômago encontram-se no centro das maçãs do rosto. Comprima-os para diminuir a azia ou má digestão. Apertar a área próxima às têmporas, na altura da ponta das orelhas, ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, diminuindo o inchaço. Aperte os dois lados ao mesmo tempo.
Coração
A saúde do coração pode ser estimulada pela ponta do nariz, que corresponde a esse órgão. Se ele estiver batendo rápido demais (taquicardia), aperte a área com força para acalmá-lo.

7 AROMATERAPIA


A aromaterapia é um ramo da fitoterapia que utiliza óleos de plantas para o tratamento de desequilíbrios emocionais. Ela se baseia no efeito psicológico que os aromas produzem nas pessoas. A técnica auxilia no controle do estresse, tratamento de dores e desequilíbrios emocionais. Conheça outros benefícios dos poderosos óleos

É uma prática terapêutica que se utiliza das propriedades dos óleos essenciais 100% puros para restabelecer o equilíbrio e a harmonia pessoal. Em flores, perfumes, produtos de limpeza, remédios, temperos, óleos e cosméticos, os aromas interferem na saúde e no nosso estado de espírito. Podem nos deixar mais calmos e relaxados, ou excitados e alegres.
Confira algumas essências milagrosas e seus benefícios
Lavanda (relaxamento)
Ajuda a relaxar, combate a insônia e alivia o estresse.
Modo de usar: Antes de dormir, prepare um escalda-pés com algumas gotas do óleo essencial.
Alecrim (alegria)
Melhora a memória e é um antidepressivo natural.
Modo de usar: Pingue em um difusor algumas gotas de óleo essencial (encontrado em lojas de produtos naturais) e relaxe.
Citronela (criatividade)
É um estimulante mental, que desperta a imaginação.
Modo de usar: Quando precisar de ânimo, acenda um incenso de citronela e deixe-o queimar até o fim.
Ilangue-ilangue (sensualidade)
É um aroma afrodisíaco, bom para ser usado a dois!
Modo de usar: Pintou um clima entre você e seu parceiro? Massageie-o com o óleo de ilangue-ilangue e deixe a sensualidade aflorar.
Hortelã (clareza)
Diminui dores de cabeça e clareia os pensamentos.
Modo de usar: Ferva as folhas e inale o vapor por uns minutos. Depois, deixe o cheiro se espalhar pela casa.
Cedro (tranquilidade)
Usada para aliviar vários problemas respiratórios.
Modo de usar: Coloque gotas do óleo em folhas secas e envolva-as em tecido. Deixe o sachê em um ambiente pequeno, para perfumar.
Cânfora (frescor)
A essência é refrescante, indicada para casos de resfriado e reumatismo. Também encontrada na composição de muitos cremes faciais, a cânfora ajuda a controlar a oleosidade da pele, mantendo-a hidratada, mas sequinha.
Modo de usar: Nos casos de resfriado e reumatismo, coloque a essência em um difusor. Para a pele, faça uma massagem facial com o óleo e enxágue com água fria em seguida. É um bálsamo!
8 REIKI
O Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. O método Reiki  consiste em canalizar esta energia, através da imposição das mãos. Como funciona: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos
O Reiki é uma palavra japonesa que significa Energia Vital Universal. O método Reiki consiste em canalizar esta energia, através da imposição das mãos. Como funciona: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras. Esse ritual libera uma energia que entra pela cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai por suas mãos, entrando diretamente no chacra da pessoa em tratamento, no ponto em que ela está mais precisando. Veja mais sobre a terapia que alivia a dor

O que é e como funciona o reiki?

O reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui (1865-1926). Funciona assim: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras, repetidos três vezes.

Essa energia entra pelo chacra da coroa, a cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai pelas mãos de quem aplica, entrando no chacra da pessoa e energizando-a.

O reiki é uma energia inteligente, que vai direto para o ponto em que o paciente está precisando."O reikiano deve estar vibrando numa energia de amor incondicional e assim permitirá que a energia flua com rapidez e eficiência", diz Sérgio Cordaro, terapeuta e mestre em reiki.

Na prática, a energia limpa e reativa as células, além de todos os sistemas do corpo, dissolve e elimina os bloqueios, promovendo o equilíbrio. A energia também é benéfica para plantas e animais.

Pelo mundo afora...

· A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o reiki uma terapia complementar.

· Não existe ensino de reiki ou iniciação a distância. Mas existe tratamento a distância, sim - desde que executado por um reikiano experiente.

· Existem locais que aplicam reiki gratuitamente ou bem baratinho. Você também pode fazer o curso e a iniciação, tratar-se e tratar a família. Informações: Associação Brasileira de Reiki

E tem mais por aí:

· O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM) - principal agência do governo americano de saúde - estuda como o reiki pode ser eficaz para tratar os sintomas da fibromialgia, os impactos na qualidade de vida de portadores do vírus da Aids ou o câncer de próstata.

· No Brasil, o biólogo Ricardo Monez, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), descobriu melhora na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão.

· Há também uma pesquisa para avaliar o efeito do reiki em pacientes que passaram por quimioterapia

9 GEOTERAPIA

Geoterapia


Segundo a medicina chinesa, sentimentos como medo, ansiedade e tristeza e certos alimentos podem levar a um acúmulo de umidade em determinadas regiões do corpo, desequilibrando a energia vital e comprometendo a saúde. Para prevenir e tratar o problema, os terapeutas aplicam argila, que absorve a umidade acumulada, principalmente no abdome, nas pernas e nas articulações. Saiba como reduzir o inchaço com a Geoterapia.
GEOBIOLOGIA
É uma técnica oriental que utiliza pedras e cristais coloridos para reequilibrar a energia corporal e, assim, prevenir e tratar problemas de saúde. As pedras são colocadas sobre os chakras (principais pontos de energia do corpo) comprometidos, fazendo com que recuperem a vibração e a frequência energética correta. As diferentes cores das pedras e dos cristais têm características próprias.

10 QUIROPRAXIA



A quiropraxia identifica possíveis problemas na coluna vertebral e, através de massagens, procura corrigir desvios e remover os obstáculos que dificultam a chegada dos estímulos nervosos a certas partes do corpo, como braços, pernas e órgãos.
O que é quiropraxia?
É um tratamento que detecta e corrige problemas na coluna vertebral. O quiropraxista usa as mãos para remover essas interferências por meio de ajustes na coluna, para que o corpo funcione de forma plena. A quiropraxia também atua de forma preventiva.
Pessoas de qualquer idade podem fazer esse tratamento?
Qualquer pessoa pode se tratar com a quiropraxia. O que muda é a técnica que será determinada pelo quiropraxista para cada paciente.
Quanto tempo leva para a recuperação?
Como cada corpo responde de uma forma, é impossível prever um tempo exato de recuperação. No entanto, uma única sessão pode trazer grandes resultados.
Como é feito o tratamento?
É realizado por meio de ajustes específicos na coluna, com o objetivo de corrigir os desvios e remover os obstáculos que dificultam a chegada dos estímulos nervosos a certas partes do corpo, como braços, pernas e órgãos.
Por que problemas na coluna provocam dor de cabeça?
As atividades cotidianas, os movimentos repetitivos e a postura incorreta podem fazer a coluna cervical (região do pescoço) perder seu alinhamento. Isso provoca uma interferência na raiz dos nervos, impedindo que eles transmitam os estímulos nervosos normalmente. Como alguns nervos que saem da cervical se comunicam enxaquecacom estruturas da cabeça, é ela quem sofre as consequências e emite, como aviso, o sinal de dor.
Cuidado com os remédios!
Um erro comum dos pacientes com enxaqueca é tomar medicamentos em excesso. "O uso contínuo de analgésicos enfraquece o sistema antidor do nosso corpo, o que deixa o problema ainda mais crônico", explica o médico Ariovaldo Alberto da Silva Junior, de Belo Horizonte (MG).


 


FONTE:gnt.