quinta-feira, 3 de março de 2016

EQUILÍBRIO E A HARMONIA - O FOGÃO INSTRUMENTO DA PROSPERIDADE PESSOAL - O FOGÃO , COZINHA E FENG SHUI

O FOGÃO , COZINHA E FENG SHUI


Este eletrodoméstico é de grande importância porque influi diretamente na prosperidade pessoal, sendo considerado o principal gerador de riqueza em casa. As condições em que ele se  encontra, a localização e o ambiente são fatores que contribuem para a saúde do lar e dos moradores.
De acordo com o Feng Shui, saúde e riqueza estão intimamente ligadas. É importante ressaltar que, mesmo que o proprietário costume fazer a maior parte das refeições fora de casa, as curas para o fogão devem ser aplicadas.

Uma cura básica e poderosa é colocar um espelho na parede atrás dele, criando a sensação de segurança e proteção. Além de fortalecer o cozinheiro, o espelho reflete as chamas dos queimadores e, simbolicamente, duplica seu número, atraindo riqueza e prosperidade. Lembre-se de que, se esse aparelho doméstico é um criador de riquezas, os queimadores são geradores de dinheiro.

Portanto, é aconselhável usar todas as chamas, para que algumas não fiquem "adormecidas", o que poderia provocar o enfraquecimento na situação financeira.

Certificar-se de que o fogão está bem regulado, em plenas condições de funcionamento e, sobretudo, limpo é essencial para aumentar a energia do dinheiro, pois esses itens têm relação com a situação financeira.


PROBLEMAS E SOLUÇÕES (CURAS) PARA O FOGÃO NA COZINHA :

** A cozinha é muito pequena e não há possibilidade de manter o fogão afastado da geladeira.

A posição do fogão deve seguir uma regra simples que, se não for cumprida, pode ir contra todos os princípios do Feng Shui.

O fogão em ilha é o ideal, porém, nas outras posições, deve -se aplicar uma solução simples que permita ainda o bom fluxo de energia da cozinha. Por isso não se recomenda a sua localização em frente à geladeira, pois o "frio briga" com o calor e rouba dele a sua energia. Também evite ilhá-lo pelo elemento Água, ou seja, deixá-lo entre a pia e a geladeira.

Para os chineses, "água apagando fogo" é desperdício de dinheiro. Mas se nada disso é possível, coloque entre o fogão e a pia ou a geladeira um elemento de madeira, como uma colher de pau, por exemplo.

A madeira alimenta o fogo, o que não permitirá que a chama apague, ou seja, que o dinheiro vá embora.
O microondas também merece cuidado quanto à colocação, pois ele jamais deverá ser posicionado em frente a quem está cozinhando, porque a energia emitida por suas ondas é extremamente nociva aos seres humanos.
 
** Ter a cozinha longe da sala de jantar e próxima ao banheiro ou lavabo :

Um dos pecados apontados pela técnica chinesa é o fato de a comida "viajar" para outros ambientes.Isso significa que, quanto mais próximo este cômodo estiver da sala de refeições, melhor, pois haverá mais fartura. Se isso não for possível, posicione a mesa o mais perto possível da porta de acesso da cozinha. 

O ideal é que ela seja vista, como acontece nas cozinhas americanas, o que, aliás, é uma ótima solução para quem tem esse tipo de problema e pretende fazer uma reforma.

Quanto à proximidade do banheiro ou lavabo, o caso mais grave, é quando, sentado à mesa, avista-se a privada. Se isso ocorrer, a solução mais prática é manter a porta desses cômodos sempre fechada. 
Evite, também, encostar ou alinhar a mesa à parede do banheiro, pois esta rouba energia.

** A cozinha é mal iluminada, sem janelas e integrada à área de serviço

É importante que este ambiente seja bem iluminado, porque a luz ressalta as cores dos alimentos e traz alegria. Além disso, ela reforça o elemento predominante desse ambiente, o Fogo. Como é preciso economizar energia, várias pessoas optam pelo uso de lâmpadas frias, mas esse tipo de radiação é muito perigosa, alerta o consultor. 

"O ideal é ter uma iluminação consorciada, isto é, uma central de luz fria e uma lâmpada incandescente de apoio.

As áreas de serviço integradas às cozinhas é consequência de urbanização das últimas décadas, presente em apartamentos pequenos. E como são estruturas antagônicas, essa associação não é boa e pode causar problemas financeiros.

A dica ou "cura" é fortalecer a cozinha, tornando-a mais rica, mais intensa. Usar uma cor diferente, por exemplo, cria uma divisão entre os dois ambientes. Outra solução é colocar frigideiras de cobre na parede, pois deixa o ambiente mais estimulante.


FONTE : REVISTA BONS FLUÍDOS

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - 5 sinais de que você não se respeita

Se você está exibindo qualquer um dos cinco sinais de falta de estima dos listados abaixo, eu espero que você separe um tempo depois de ler este artigo, e busque se reconectar com a pessoa mais importante em sua vida: você.


1. Você sente ciúmes da felicidade, do sucesso e dos relacionamentos das outras pessoas

Quando uma pessoa está bem consigo mesma, ao deparar-se com  alguém que tem coisas que ela deseja, a reação tende a ser de admiração e respeito. Arregalam-se os olhos e a atenção fica toda voltada para alguém que conquistou algo desejável e tem muito a ensinar. Olhamos essa pessoas como uma inspiração a ser seguida.
Entretanto, quando a pessoa tem a estima baixa, ao ver alguém que possui qualidades que ela deseja (ou pensa que deseja), a reação é de ciúmes, sentimento de injustiça (como se todo mundo tivesse o que ela quer, menos ela) e até mesmo raiva.
A sensação de ciúme pode ser tão intensa que pode se transformar em ódio e a pessoa pode ter vontade de destruir o que o outro tem. Mas, na verdade, todo esse ódio está em si e em sua cegueira para enxergar seus próprios potenciais.
PS: um pouquinho de ciúme é saudável, a falta de respeito e amor próprio reside na intensidade.

2. Você mente mais do que deveria

Aqueles que cronicamente usam de mentiras para mascararem suas realidades muitas vezes estão buscando a aprovação e a aceitação dos outros.
Quando a pessoa está bem, a aceitação e a aprovação das pessoas estão constantemente acessíveis, pois elas vem de dentro e, mesmo que a pessoa ouça algo que não é tão legal, no fundo ela sabe que tem valor e que, se for o caso real, pode melhorar porque quer. Em um estado de auto-julgamento negativo, no entanto, a pessoa sente pouca aprovação e sua mente está subconscientemente se apegando a qualquer informação que possa “valorizar” um conceito pessoal com uma “pequena” mentira. Ou seja, enfeita-se o externo, mas o interno não se aceita.
Agindo assim, você pode perder sua integridade em troca de algumas sobrancelhas levantadas. Mas não se preocupe, esse padrão é facilmente corrigido e não tem que se tornar patológico! Preste atenção a quem você realmente precisa agradar!

3. Você acha difícil se exercitar, comer bem, ou quebrar maus hábitos

Quando você ama alguém, você não quer machucá-lo.
Você nunca coloca cigarros ou rosquinhas na boca do seu bebê recém-nascido.
Você nunca priva o seu cão de estimação de sua caminhada diária. (espero)
Quem se ama, sabe que é necessário parar e se envolver nos rituais diários de alimentação e cuidados com suas mentes e corpos. Estes rituais são conseqüências naturais da bela amizade consigo mesmo.
Se você achar que é difícil cuidar de si mesmo, talvez você precisa ter um momento para se apaixonar por si mesmo. Quem se ama, se cuida.

4. Você só se sente feliz quando tudo está indo bem.

Isto pode parecer uma coisa perfeitamente normal. Por que você seria feliz quando as coisas não estão indo bem?
Acontece que isso é exatamente o que acontece com as pessoas que tem uma estima boa.
Pense na sua vida como uma aventura. Se você é louco por seu parceiro de viagem, o avião pode atrasar e a comida pode ter gosto de papelão e você ainda vai aproveitar. Você vai dar risada falando sobre isso. Por outro lado, se você está entediado ou insatisfeito com seu companheiro, essas pequenas coisas vão te deixar louca.
Esse é o poder de um relacionamento amoroso consigo mesmo. Quando as coisas ficam difíceis, você pode rir, dar de ombros e até se alterar um pouco, mas depois tentará novamente. Quando as coisas ficam realmente difíceis, você sabe que levará algum tempo para processar, e assegurar-se de que tudo vai ficar bem, mas vai ficar.

5. Você está se “incomodado” por exibir qualquer um dos sinais acima

Se você está se sentindo vergonha ou temor por ter se visto como uma pessoa sem amor próprio, isso é um sinal infalível de que você já está se julgando.
Aqueles que estão com estima baixa geralmente são especialistas em estabelecer normas para si. Eles se medem em números e expectativas. Quando eles descobrem que eles não estão estão atingindo esses alvos (muitas vezes irrealistas), ficam cabisbaixos e desgostosos.
Eu sempre digo: o auto-aperfeiçoamento  sem auto-amor é como construir uma casa sobre a areia. Você pode construir e construir, mas sempre vai afundar.
Você precisa construir uma base de auto-aceitação incondicional sob essas realizações e expectativas.
Eu me considero uma sobrevivente da terrível doença da falta de amor. Entretanto, depois que eu estabeleci um relacionamento comigo mesma, eu vi a minha relação com o meu corpo, minha mente, minha família, meu parceiro, meu passado – com tudo e todos os outros – melhorar drasticamente.
Vivemos em uma época onde todo mundo está sempre tentando corrigir seus próprios erros, mas se esquecem de que a coisa mais importante que podemos sempre corrigir é a linha de comunicação entre o nosso coração, nossa mente e nosso espírito.
Agora, sobre a você. O que você vai fazer para se amar mais?
Por Vironika Tugaleva 
Traduzido e adaptado do original  Mind Body Green


DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - Vícios emocionais e de relacionamentos, como lidar com eles?

Vícios emocionais e  de relacionamentos



"Muitas pessoas são viciadas em emoções negativas. Não tendo nenhuma inspiração em suas vidas, elas vivem em suas cabeças, remoendo as coisas e sentindo-se mal durante todo o dia. Você é uma dessas pessoas? Eu sei que eu era, e alguns dias, eu ainda sou.

Eu acho que para muitas pessoas, é assim que os vícios externos começam a florescer - eles vêm do vício em emoções internas. Aqui está um cenário:

Você é solteiro, mas você realmente quer uma namorada ou namorado porque se sente solitário. Você não gosta do seu trabalho, ou você odeia sua universidade, ou você simplesmente não vê o ponto da rotina diária que se força a passar. Então, quando você está de volta em casa, sozinho, você executa as coisas em sua mente. Todas as situações negativas dos últimos dias, meses ou mesmo anos. O que não fez, o que você fez de errado, o que você deveria ter feito, etc ... Assim você cria estresse, ansiedade e / ou depressão em si mesmo, apenas pelo pensamento.

Depois de algum tempo, você se torna viciado nessas emoções negativas. Não parece lógico que alguém possa ser viciado em emoções negativas, mas acontece. Eu tenho a sensação de que quando as pessoas se sentem vazias por dentro, quando estão faltando as boas emoções, ou mesmo apenas algumas emoções "normais", elas instintivamente preenchem a lacuna com a negatividade. Não é uma decisão consciente, é um hábito.
Agora, como eu sei disso? Vamos apenas dizer que, depois de fazê-lo por um bom tempo a mim mesmo, de alguma maneira eu cheguei à conclusão de que eu estava fazendo isso. É muito simples. Se você está revivendo as mesmas emoções negativas regularmente e em situações diferentes, então provavelmente você está viciado neles.
Por constantemente criar emoções negativas em si mesmo, dia após dia, semana após semana, ano após ano, você cria as condições que podem levar à dependência externa também.

Por exemplo, algo de ruim acontece com você na universidade ou no trabalho. Então você vai para casa e pensa sobre isso. Agora você se sente ainda pior do que quando isso aconteceu. Então você decide beber uma cerveja ou fumar um cigarro.

A próxima vez que algo ruim acontece, você faz a mesma coisa.
Eventualmente, torna-se um padrão. Evento negativo - o pensamento negativo - emoções negativas - cerveja e um cigarro para matar as emoções negativas. Mas onde está a vida nisso? Isto é vida, ou é meramente existência?
A boa notícia é que tudo isso pode ser mudado. Eu não vou sentar aqui e dizer que darei uma pílula mágica psicológica para resolver seus problemas. Se eu fizesse isso, eu seria um bastardo mentindo e eu encorajo a todos a terem cuidado com pílulas mágicas, sejam químicas ou filosóficas. Elas deixam de fora o fator mais importante - você.

Há muitas coisas que podem ser feitas para melhorar situações como a que acabei de mencionar, mas a principal coisa a lembrar é que você realmente tem que fazer alguma coisa. Caso contrário, não há nenhuma esperança exceto falsa esperança.

Eu falo com um pouco de experiência aqui. Por alguns anos, eu parecia estar vivendo o mesmo dia todos os dias. E como era chato!

Assim, a primeira coisa que você tem a fazer é tomar a decisão de fazer algo e fazê-lo sozinho. Você pode pedir ajuda, você pode ler livros, você pode ler meus artigos, mas se você não fizer alguma coisa, então você não vai chegar a lugar nenhum. Você tem de se comprometer a fazer mudanças internamente.

A segunda coisa que você precisa fazer é observar seus próprios padrões. Dê um passo atrás e observe a si mesmo. Padrões não são fáceis de definir - eles são a causa e efeito no elo da cadeia de relações sob todos os fenômenos que impactam você. Isso inclui as suas sensações, suas emoções, o tempo, outras pessoas e o que elas dizem ou fazem, seus arredores, a poluição, se você se exercita ou não, o que você come, seus pensamentos, suas crenças, as imagens que flutuam em sua mente tudo dia, e muitos outros fatores.

A terceira coisa que você tem é que aprender a quebrar o padrão e fazer isso de forma consistente. Eventualmente, hábitos negativos atrofiam e os novos tomam o seu lugar. Claro, isso não é fácil se você foi condicionado a si mesmo em padrões negativos durante anos. Mas eu definitivamente sei que é possível, porque eu fiz isso. É uma luta. Cada dia é um novo dia de luta para superar seu passado "eu". Você tem que encontrar o espírito de luta dentro de si mesmo para ajudá-lo a continuar e superar a negatividade.
Então, como podemos quebrar os padrões negativos e vícios emocionais? Aqui estão algumas idéias:

Neigong. Isto é o que eu considero ser a maior forma de "meditação". Tai chi é uma forma de neigong. O termo neigong é chinês, é claro, e significa "trabalho interno". Inclui respiração, fortalecimento e movimentos relaxantes, sentir seu próprio corpo e as emoções mais profundamente, e assim por diante ... neigong chinês é o que eu recomendo acima de tudo, mas qualquer tipo de prática meditativa pode ser benéfica. Especialmente qualquer coisa que lhe permitirá "deixar ir".

Exercício. Qualquer tipo de exercício vigoroso pode nos ajudar a mudar o nosso estado interno. Então, quando você sentir que está entrando em um loop negativo, levante-se e faça algo vigoroso. Mesmo 15 minutos podem fazer uma enorme diferença. 

Programação neurolinguística, ou PNL. Esta é apenas uma maneira de olhar para seus próprios pensamentos - que lhe dá uma forma de analisar e organizá-los. Não é para todos, mas pode definitivamente ser útil.

Sair e socializar ou ir a algum evento e não fazê-lo sozinho, é claro. Isto pode tirar sua mente dos pensamentos negativos. Às vezes o que nós precisamos é de pessoas novas em nossas vidas, e não as mesmas pessoas que nos tornaram negativo em primeiro lugar.



Elimine suas âncoras negativas. O que isto significa é que deverá parar de fazer as atividades que colocam você em estados nos quais você não quer estar. Um grande exemplo é desligar a TV e sair do sofá.

Se você cria um hábito de jantar e, em seguida, sentar no sofá e assistir TV, o que se pode esperar? Você pode esperar ter os mesmos pensamentos que você teve da última vez que se sentou no mesmo sofá e assistiu televisão. O sofá torna-se uma âncora que puxa para baixo o seu humor. Eventualmente, apenas sentar fará você se mudar para o lado negro.

Tente todos os itens acima, tente outros em momentos diferentes, experimente suas próprias idéias. E o faça muitas vezes. Um dos meus livros favoritos, o Tao Te Ching, diz que "uma árvore gigante cresce a partir de um pequeno broto."  é verdade! Nós todos temos que começar em algum lugar no caminho para a auto-realização.

Eu gostaria de terminar este post com algumas perguntas que podem fazê-lo pensar de forma diferente o resto do dia:
 
- O que você diz a si mesmo durante todo o dia? 
O que você pensa sobre si mesmo? 
Que palavras você usaria para descrever a si mesmo? 
Como você imagina seu futuro? 
Como você se tornou quem você é? 
Como você seria diferente se você fizesse alterações agora? 
Sua vida seria mais feliz ou mais triste?"

Vícios de relacionamentos




Você já ouviu ou disse alguma destas frases a alguém que você ama?
Sem você eu não sou ninguém.
Se você se for, eu vou morrer.
Você é a tampa da minha panela.
Você é minha cara metade.
Você é a minha alma gêmea.
E aí? Como funciona essa grande confusão? Vou falar sobre essas frases e sobre esses vínculos doentios nos relacionamentos.
Hoje em dia, as pessoas casam e se separam; as pessoas namoram e se estressam… As pessoas estão carentes, em conflito, em prantos. O que mais recebemos por e-mail no Luz da Serra é pedido de ajuda para recuperar ou para conquistar um grande amor, e para lidar com um grande conflito no relacionamento.
Para entender melhor, precisamos voltar um pouco e perceber que a grande lambança acontece quando transferimos para o outro a responsabilidade de suprir aquilo que nos falta. Ao acreditar que alguém pode suprir nossas necessidades, começa a confusão. Todos nós já fizemos isso ou vamos fazer.
Esse comportamento nos leva a criar vícios de relacionamentos, que destroem tudo, apesar de estarem presentes em tudo, não em relacionamentos conjugais apenas, mas em qualquer tipo de relacionamento.
Muitas pessoas me perguntam se eu não vou preparar algo especial sobre os relacionamentos homossexuais. Eu não faço distinção, pois todos nós somos seres humanos, não importa se é homo ou hétero; para mim, é tudo a mesma coisa. Eu atendi por muitos anos em consultório, e eu posso dizer que, entre todas as pessoas que eu atendia, de 10 a 15 por cento das pessoas eram homossexuais, e o atendimento era o mesmo. As coisas são as mesmas, a vida é a mesma e está tudo certo. Por isso, eu não separo, e o que eu falo vale para qualquer pessoa, pois estamos todos ligados energeticamente uns aos outros, somos um! Nós estamos falando aqui de vida, emoções, sentimentos e pensamentos, de oportunidades de melhoria, de desenvolvimento pessoal e os processos são os mesmos para todas as pessoas.
vicio_de_relacionamento_3Chantagem emocional e vícios emocionais
Por que as pessoas têm esse costume terrível de dizer para o outro “Sem você, eu não sou ninguém”, “Se você se for, eu vou morrer”, “Você é a tampa da minha panela”, e assim por diante? Essa é a demonstração de uma mistura nociva: o melô dos obsessores e os relacionamentos.
Tem uma cantora antiga chamada Rosana (não sei quantos anos você tem, mas se você tiver menos de 30 anos provavelmente não vai de se lembrar dela), e ela era um fenômeno há um tempo. Ela cantava muitas músicas que falavam sobre vícios de relacionamentos. Outra cantora deficiente visual, chamada Katia, fez muito sucesso numa novela antiga. Cantava: “não está sendo fácil viver assim, você está grudado em mim”. Esse também é o melô do obsessor.
É isso o que a gente começa a questionar. Por que há tantas pessoas hoje se decepcionando nos relacionamentos, nos casamentos e nas parcerias, sejam elas quais forem? As pessoas não estão percebendo que elas estão caindo na grande cilada do vício de relacionamento.
Esses vícios são muitos simples e funcionam da seguinte forma: imagine que você tem medo da solidão e começa a se relacionar com alguém. No início do relacionamento, sente que a solidão passou porque você se sente completo com aquela pessoa, em plenitude, porque fechou um círculo (por isso que falam “tampa da panela”, “cara-metade” – dá essa ideia de fechar, completar, e existe essa sensação de que uma pessoa completa a outra). Se a outra pessoa vai embora, você “morre”, cai na solidão outra vez, sente-se carente, sofre. Isso mostra que existe uma relação de dependência da outra pessoa para me sentir completo. E dependência remete a um vício.
Sem essa outra pessoa, você é incompleto, certo? Errado. Vamos esclarecer esse ponto: você não é um ser incompleto. Você só se sente assim porque se permite acreditar nisso. Só tem um jeito de ser feliz com alguém: ser completo. E quando outro alguém chegar completo na sua vida, vocês poderão se unir e se tornar melhores juntos. Se o relacionamento terminar, você continua sendo um ser completo, assim como o outro.
vicio_de_relacionamento_2O que são os vícios do relacionamento? Como eles surgem?
O vício de se relacionar com outra pessoa consiste em procurar nela o que está faltando em si mesmo. Você tem medo e procura elementos no outro que façam o seu medo desaparecer, e, quando o outro vem, você se consome. Se ele for embora, o seu medo voltará.
Então, por medo de que o medo volte e, para que o relacionamento não acabe, você começa inconscientemente a prender, bloquear, trancar, manipular o outro para que ele faça aquilo que você quer para que você continue se sentindo pleno.
Ao invés de você dedicar atenção para encontrar a sua cura, o seu equilíbrio, a sua paciência, a sua alegria e autoestima, você transfere tudo isso para o outro. A sua autoestima depende do outro, assim como a autoconfiança, o fim da solidão, da carência, da rejeição, do abandono.
Então, você toma conta do outro para que ele preencha o vazio que existe dentro de si, e quando ele começa a se comportar de um jeito diferente do que você estava acostumado (porque as pessoas mudam), começa também a briga e as cobranças – “você não faz mais isso”, “estou me sentindo carente, estou me sentindo traído(a), perdido(a), longe”, “você só trabalha/faz isso e se esquece de mim”, “você só fica com as suas amigas/os seus amigos”, “você só quer jogar futebol”, “você só quer saber de passear”. Você pensa que a pessoa escapou de você, e aquele sentimento de plenitude que havia foi embora, porque era a pessoa quem te alimentava e não você mesmo que se alimentava.
É assim que criamos os vícios de relacionamento, que consiste nessas cobranças para obrigar a outra pessoa a voltar a ser aquilo que era antes e te abastecia. O erro é todo seu porque está pedindo para o outro cumprir uma função e uma responsabilidade que é sua. Dessa forma, você destrói o relacionamento.
vicio_de_relacionamento_1
Livre para amar
Em qualquer relação, é preciso haver um amor livre, sem cobranças como: “ah, você não me ligou”, “você nunca me dá atenção”. Isso tudo é demonstração de carência e gera conflitos no relacionamento.
Você pode me dizer: “Ah, Bruno, então não é para eu ter ciúmes? Você está me dizendo que não devo controlar o outro?” Sim, estou dizendo que é para você aprender a lidar com isso. Entenda que ninguém pode completar você, e é por isso que os relacionamentos dão errado, porque você está transferindo para o outro a responsabilidade de curar a sua carência, tristeza, rejeição, mágoa, baixa autoestima, medos. Nós fazemos isso em qualquer relação e isso é a ruína.
Por exemplo: eu atendi um homem em consultório, por muitos anos, que só procurava um perfil definido de mulher para se relacionar. Quando ela começava a engordar, ou quando começava a mudar o visual (porque as pessoas vão envelhecendo), esse homem já não queria mais estar no relacionamento e começava a brigar com sua parceira. Através do processo terapêutico, ele descobriu que projetava nas mulheres a necessidade de ser visto pela sociedade como alguém que só namorava as mulheres mais lindas do mundo. A preocupação dele era com o que os outros iriam pensar a seu respeito.
À medida que ele começava a achar que a mulher dele estava ficando feia por causa de detalhes fúteis, ele passava a cobrar da mulher que ela ficasse mais bonita, que mantivesse seu peso ideal, que ficasse impecável para que ele pudesse sentir que tinha ao seu lado a mulher mais bonita do mundo. Era uma sensação que ele tinha que satisfazer por causa da sua baixa autoestima. E, dessa forma, ele nunca será feliz com ninguém.
vivios_de_relacionamento_4Mude a direção do seu olhar – para dentro de si
Os vícios de relacionamento nos levam a buscar em outra pessoa aquilo que queremos preencher em nós. Se você perceber que está cobrando algo do seu marido, da sua esposa, do seu namorado, da sua namorada, que ele(a) se comporte do jeito que você quer, pare um pouco e faça uma reflexão: “por que eu estou fazendo essa cobrança?”, “por que eu quero que ele/ela aja assim?”.
E, acredite, em grande parte dos casos, você vai querer que o outro se comporte de um jeito te faça sentir-se seguro, confiante e firme. Em 100% dos casos, você transfere para o outro a responsabilidade de sentir-se pleno, feliz. É isso o que destrói qualquer tipo de relacionamento. Preste muita atenção nisso: você só será feliz e pleno, e terá alta autoestima em um relacionamento se você for feliz e pleno e tiver alta autoestima antes.
Portanto, busque sua autoestima, sua felicidade e sua plenitude – e isso tudo é treino! Se você não treinar para alcançar esses estados, não terá felicidade, nem autoestima e plenitude.
Se você tiver lido esse conteúdo com bastante atenção, você viu que é um grande desafio largar os vícios de relacionamentos, mas temos outros conteúdos e vídeos para te ajudar com esse assunto. A gente nasceu para andar ao lado de uma pessoa especial, mas não para viver grudado nela. Lembre-se disso!
Um grande abraço e até a próxima,
Bruno J. Gimenes e Redação Luz da Serra
Fonte: life-sucks

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - TUDO QUE PRECISA SABER SOBRE A AURA. - COMO FUNCIONA? O QUE REPRESENTA A SUAS CORES?

A Aura e os Chakras


A aura humana é uma emanação sutil e magnética produzida por forças etéreas. Todos os corpos possuem esse campo magnético, que se irradia como os raios solares que emanam do sol. A aura, embora ignorada pela maior parte das pessoas, é percebida e claramente reconhecida por indivíduos que se encontram em condições adequadas de sensibilidade, os chamados sensitivos.
Pesquisas científicas provam que todos os corpos, animados ou inanimados, emitem uma radiação sutil. Essa emanação recebeu vários nomes. 
É o magnetismo de Mesmer, o fluido elétrico de Jussieu, as chamas odílicas de Reichenbach, a sensibilidade exteriorizada de Rochas, os raios vitais do Dr. Baraduc. Os russos denominaram as emanações energéticas de bioplasma.
A famosa câmara Kirlian, que fotografa a aura, assim chamada em homenagem a seu inventor (Samyon Davidovich Kirlian) foi reconhecida pela Academia de Ciências Médicas de Moscou.
Atualmente, as técnicas fotográficas são modernas e a fotografia da aura (bioeletrografia) pode ser feita nas principais cidades do mundo. O que vemos é a representação do momento preciso em que foi feita a foto, pois a aura muda constantemente de tamanho e de cor, numa estreita relação com a saúde física, emocional, mental e espiritual. 
Daí ser importante não extrair conclusões e diagnósticos a partir de uma única fotografia. O resultado é simplesmente a confirmação de algo que o olho humano, em geral, não está preparado para perceber.
A aura é um guia infalível do estado de saúde do indivíduo. Nos sadios, os raios vitais expandem-se na atmosfera áurica dotada de um brilho intenso e cristalino; nos indivíduos doentes as cores são apagadas e sombrias, enquanto as doenças mais graves são indicadas por manchas opacas sobre as partes afetadas. 
A aura apresenta as causas de nossas enfermidades. Tudo na natureza produz sua própria aura. As comprovações efetuadas mostram que tudo o que ocorre no corpo físico, primeiro ocorre no plano sutil. 
Em conseqüência, é bastante lógico intervir preventivamente no corpo áurico através do método Reiki ou de outras técnicas de terapias vibracionais. Se a doença se apoderou do corpo físico, é conveniente fazer duas intervenções simultâneas: a intervenção no corpo físico, com a medicina convencional, e a intervenção no corpo sutil, com a energia Reiki, a fim de eliminar a causa.
A aura humana divide-se em diversas camadas, chamadas corpos energéticos, que se interpenetram e cercam umas às outras em camadas sucessivas. 
Cada corpo se compõe de substâncias mais finas e de “vibrações” mais altas à medida que se afasta do corpo físico.
Resultado de imagem para A Aura Humana o que é? qual a função?
Ligados à aura, funcionando como receptores e emissores de energia, ou seja, como canais de troca,  existem os chakras.  
Cada camada da aura está associada a um chakra.
A palavra chakra vem do Sânscrito e significa roda, disco, centro, plexo. 
São centros energéticos que distribuem a energia vital para os nossos corpos, através dos Nadis, que são canais condutores de energia e que formam uma rede, semelhante ao sistema nervoso, por onde circula a energia vital (prana) que nutre orgãos e sistemas.
Os Chacras são vórtices como se fosse um redemoinho em miniatura que faz circular as energias numa determinada vibração. Temos no corpo humano mais de 88.000 chakras, porém temos uma ordem em importância, tais como as Metrópoles, cidades grandes, cidades pequenas e vilas.
A aura humana está ligada a esses sete principais chacras. Os chacras são responsáveis pelo fluxo energético no corpo humano e têm como função principal absorver o prana (energia proveniente do sol), metabolizá-lo, alimentar nossa aura e, finalmente, emitir energia ao exterior. 
Funcionam como uma espécie de aparelho de captação e expulsão, cujos vórtices giratórios ficam em constante movimento. 
É através dos chacras que perdemos energia quando estamos em sofrimento físico e emocional, pois cada chacra é um ponto coletor de uma determinada área de conflito e desenvolvimento. 
Cada chacra tem a sua função e significado e está ligado a determinados órgãos que desempenham funções específicas no plano emocional, psíquico e espiritual.
O perfeito funcionamento dos chacras é sinônimo de perfeita saúde, mas a abertura de todos a todos os níveis é sinônimo de evolução. 
É o que os mestres chamam de iluminação. Existem inúmeras técnicas de abertura dos chacras. Entre elas, o método Reiki tem a vantagem de ser uma técnica suave.
Quando os chacras funcionam normalmente, cada qual está “aberto” e gira na direção dos ponteiros do relógio, a fim de metabolizar as energias necessárias do campo universal.
Exercícios para ver a aura
Método 1
Fixe seu olhar em uma cartolina de cor azul por 5 minutos, evitando ao máximo piscar os olhos. Em seguida, olhe para a pessoa que deverá estar na frente de um fundo branco. Você verá a imagem da sua aura.
Método 2
Esta técnica é bem simples pois você usará sua intuição. Coloque-se na frente da pessoa. Fixe seu olhar nos intercílios (entre os olhos). Conte até 5 e feche os olhos por alguns segundos.
Depois, fixe sua atenção no alto da cabeça da pessoa que está na sua frente. Conte até 5 novamente. Feche os olhos e pergunte a si mesmo, mentalmente: “Qual a cor da aura que vejo?”.
Como fortificar sua aura?-
Tome cuidado com sentimentos constantes de ciúme, raiva, ódio ou inveja, pois estes podem atuar negativamente sobre o equilíbrio do seu campo energético.
– Tente combater ao máximo as situações de estresse, se possível através de exercícios físicos ou de relaxamento, como a meditação.
– Caminhe todos os dias pela manhã (se possível por 20 minutos).
– Viva situações que salientem o seu lado alegre.
– Uma vez ao mês, faça o banho de água com sal.
– Faça orações, pois estas expandem seu corpo físico, já que a prece serve como um oxigênio da alma.
Entenda o significado das cores da sua aura:
Verde:
Autoconfiança, capacidade de resolver problemas e de perdoar e de amar a paz; sensibilidade. É organizador, planejador e estrategista. A predominância da cor verde na aura das pessoas indica saúde e vigor. Esse tom costuma aparecer com grande intensidade na região da cabeça, pois está associado á atividade mental. Nos animais, a aura verde indica mansidão. Nas plantas, demonstra a emissão de fortes ondas de energia positiva, sendo muito comum nos vegetais dotados de propriedades curativas. Os objetos de aura verde são de uma autêntica fonte de positividade. Costumam apresentar esse tom depois de terem sido tocados por pessoas que estão de bem com a vida.
Amarela
Capacidade de dar e receber; ter esperanças; a saúde e a família desempenham um papel importante. Tem o dom de trabalhar em grupo harmoniosamente. O amarelo é uma das cores cinestésicas do espectro; isso significa que uma pessoa com aura desta cor tem uma reação física antes de ter uma resposta emocional ou intelectual. Quando ele entra numa sala cheia de gente, sabe de imediato se quer permanecer ou não. A predominância da cor amarela na aura das pessoas indica inteligência, facilidade para se comunicar e para aprender e supremacia da razão sobre a emoção. Nos animais, pode ser sinal de doença, debilidade física ou tristeza.
Nas plantas significa falta de vitalidade, especialmente se a tonalidade do amarelo for muito fraca. Já os objetos de aura amarela costumam ser dotados de pouca energia ou emitir vibrações ruins.
Azul:
Capacidade de cura através das próprias energias mentais e espirituais; age sobre os outros de modo agradável e calmante; altos ideais de vida; sinceridade. O Azul personifica as características do cuidado e do carinho. É a cor da aura que mais se preocupa em ajudar os outros. Predominância da cor azul na aura das pessoas indica paz interior, harmonia, saúde equilibrada. Bem estar, descanso e autoconfiança. Geralmente se manifesta com maior intensidade após um ato sexual satisfatório e durante o sono. Nos animais, a aura azul é sinal de felicidade e de satisfação com o tratamento que vêm recebendo do dono. Nas plantas, indica propriedades tranqüilizantes e analgésicas. Nos objetos, pode ser interpretadas como uma emanação de fluidos positivos.
Laranja:
Sua busca espiritual é, na verdade, uma busca de um sentido de vida além de si mesmo. A predominância da cor laranja na aura das pessoas indica capacidade de realização, sensualidade, boa saúde, versatilidade e dinamismo. Nos animais é sinal de manifestação dos instintos (fome, sede, desejo sexual). Nas plantas, indica a produção de sementes ou o nascer das flores. Nos objetos, expressa um grande potencial energético (é comum na aura de sinos e de objetos religiosos em geral).
Dourada:
Adora saber como e por que uma determinada coisa funciona, e lança mão de uma paciência infinita. A espiritualidade, para a pessoa de aura dourada, é o estudo da ordem superior do universo e de leis e princípios que o governam. Ele quer entender a organização mental, as leis ou as probabilidades que geraram a ordem no interior do caos espiritual. A predominância da cor dourada na aura das pessoas indica espiritualidade elevada e prosperidade. Ela surge com mais intensidade na região do tórax, pois está associada ao amor, qualidade inerente ao centro energético do coração. Nos animais, o dourado expressa felicidade. Nas plantas, simboliza suavidade e fluidos positivos. Nos objetos, mostra que foram tocados por uma pessoa bem intencionada.
Vermelha
Ênfase no modo de vida material; sucesso alcançado através da dedicação pessoal completa; saúde física estável; tendência à irritabilidade quando contrariada. A predominância da cor vermelha na aura das pessoas indica vitalidade, excitação coragem e forte energia sexual. Porém se estiver muito concentrada num determinado ponto, pode ser sinal de um distúrbio. Nos animais, exprime instinto e vigor, ao passo que nas plantas está associado ao crescimento. Nos objetos, indica que eles foram tocados por alguém que estava entusiasmado ou ansioso e que os deixou impregnado dessa energia.
Violeta:
Espiritualidade bem desenvolvida; inspirações criativas; capacidade de transformar os sofrimentos pessoais em fatores positivos para o próprio destino. O violeta é a cor do espectro mais próxima do equilíbrio psíquico, emocional e espiritual em vigor no planeta neste momento. A predominância dessa cor na aura das pessoas é expressão de poderes mediúnicos, capacidade de compreensão, saúde e mentes equilibradas.Quando surge nos animais, a aura violeta significa satisfação e fidelidade. Nas plantas, é sinal de uma força positiva tanto que as violetas e as flores de lótus que simbolizam a espiritualidade, costumam ter a aura dessa cor. Nos objetos, indica uma forte concentração energética, e, geralmente se manifesta depois que o objeto foi tocado por uma pessoa espiritualmente evoluída.
Prateada:
Um curandeiro, médium natural. Utiliza energia para transformar luz em raios que curam, seu maior desafio é aprender a se conhecer e descobrir seus dons especiais.
Anil Índigo:
A aguda perspicácia intelectual é um dos aspectos mais gratificantes e mais exasperantes, é brilhante e inquiridor, com uma inteligência que vai muito além dos conceitos mais tradicionais.
Cristal:
A predominância dessa cor (uma espécie de névoa brilhante e branca) na aura das pessoas indica dons telepáticos, poder de cura, para normalidade, pureza e bondade. Costuma se manifestar com maior força nas mãos de massagistas e outras pessoas que lidam com cura. Nos animais é sinal de capacidade de adaptação. Nas plantas, a aura cristal tanto pode significar positividade quanto falta de vigor e vulnerabilidade. E, nos objetos, a aura cristal, expressa o poder de receber e emanar energias.
Banho de água e sal
O banho de água e sal é excelente para você expandir sua aura.
Primeiramente, tome o seu banho de costume, deixando ao lado um balde com água morna e sal. De cócoras, jogue a água do balde do pescoço para baixo com ambas as mãos. Não é necessário jogar na cabeça, pois nada de ruim permanece nesse ponto do nosso corpo. Na moleira localiza-se o chackra (ponto energético) do astral.
Mentalize uma oração.
Oração para Limpeza Espiritual e Energética
Eu, ( ), solicito à Deus encarecidamente e humildemente,
que todos os trabalhos espirituais energéticos negativos, pensamentos sentimentos negativos, energias negativos, invejas, feitiços, encantamentos, magias, invocações ou conjurações feitos para minha pessoa (N.C.), sejam à partir
deste instante, desmagnetizados,desfeitos, destruídos, desmaterializados e desenergizados, em todos os tempos, todos os espaços e em todas as dimensões, se for da vontade de Deus.
Que Assim Seja!
Assim Será!
Assim É!
DEUS, LUZ, DEUS, LUZ, DEUS!
(Diga seu Nome completo ao fazer está oração)
Também não há necessidade de esfregar a água e o sal, já que o banho não atua no corpo físico, mas sim no corpo astral. Jogue a água com sal sobre o seu corpo, concentrando uma atenção toda especial em seu chackra solar, localizado no umbigo, por onde é absorvida maior quantidade de energia negativa. 
Após jogar a água em seu corpo, permaneça mais um pouco de cócoras. Depois, abra a torneira do chuveiro e tome um segundo banho normalmente. Para se enxugar, dê batidinhas de leve com a toalha e se vista preferencialmente com roupas claras.

A aura é um campo de energia que envolve o corpo humano. Qualquer alteração nesse campo reflete no corpo físico, podendo ser a origem de doenças. 

Ela é constituída de sete camadas, cada uma delas ligada a uma glândula e um órgão que é responsável por uma função.


            
A primeira camada é a camada emocional, regida pela glândula tireóide. Seu desequilíbrio pode levar à ansiedade, à compulsividade e ao desequilíbrio de outras glândulas.
            
A segunda camada é a camada astral, ligada às amígdalas e aos sentidos, interage na frquência espiritual. Desequilibrada faz com que a pessoa absorva pensamentos e vibrações negativas, que podem se aderir à aura.
            
A terceira camada é responsável pelo corpo físico, ligada ao pâncreas. Lida com as reações químicas do corpo e capta a ressonância da primeira camada, trazendo ao físico as doenças de origem emocional.
            
A quarta camada trata dos processos extrafísicos e é ligada ao apêndice. Lida com a projeção extrafísica, mental e com a compatibilidade para a comunicação com inteligências de outras dimensões e mundos.
            
A quinta camada lida com o campo eletromagnético, regida pela pituitária e pineal. Está ligada à consciência e razão, quando em equilíbrio atua em fenômenos de interação com a matéria e outras mentes,vibrações alquímicas e transmutativas.
            
A sexta camada lida com as polaridades (energias masculina e feminina), ligada à suprarrenal, trabalha a energia das glândulas e seus hormônios. É o último estágio evolutivo, sendo o mais complexo.
            
A sétima camada é a camada da transmutação. Regida pelo fígado, está ligada à proteção, estabilização, magnetismo, transmutação e evolução.
            
As seis primeiras camadas formam o campo interno e a sétima, o campo externo, visível à cerca de dois palmos do corpo. Através da última camada pode-se perceber a personalidade, o grau evolutivo e o estágio de vida da pessoa.
            
De acordo com a sétima camada, as auras podem apresentar as seguintes cores:

- Dourada – característica de pessoas que possuem habilidades desenvolvidas no grupo psigama (percepção extrassensorial);
            
- Azul – cor que se desestabiliza facilmente, trazendo oscilação à vida, primeiramente, no plano financeiro, sentimental e por último no físico, na saúde;
            
- Lilás – cor que traz sucesso em projetos, desenvolvimento profissional e financeiro;
            
- Violeta – é a cor da energia vibracional ativa. Favorece a alquimia e a atuação na matéria;
            
- Prata – é a cor da estabilização geral. Possui todas as qualidades das outras cores, exigindo-se controle ao usá-la. É excelente para estabelecer contato com inteligências de outras dimensões e mundos. As pessoas nascidas a partir de 27 de março de 1971- época em que foi implantado o GNA- já têm a camada externa na cor prata. Aqueles que nasceram antes dessa data, devem desenvolvê-la.
            
O ideal é que se tenham as seis camadas internas vermelhas e a sétima na cor prata.
            
Cada camada varia em espessura de um a três centímetros, de acordo com o desenvolvimento individual pessoal. Acima de três centímetros pode ser considerado um ótimo grau de desenvolvimento evolutivo.

A Aura Humana e o Duplo Etérico




Somos conforme já sabemos de natureza eletromagnética, e por isso possuímos um campo magnético próprio, poderíamos até em formas didáticas, considerar como se fosse uma lâmpada acesa, com um campo luminoso formado pelos fótons irradiados ao seu redor.

Este campo, conforme dissemos, que se assemelha a uma lâmpada acesa, contém, realmente, a irradiação luminosa de nossa individualidade espiritual, de nosso próprio espírito, a refletir as irradiações de nosso corpo físico, de nosso perispírito e de nosso corpo mental, de nossa identidade eterna, formando assim, este conjunto que chamamos de AURA. 

Em síntese, são emanações de nossas células orgânicas e de nosso perispírito em uma simbiose comandada por nossa onda mental. Se localizarmos em rápidas palavras o envolvimento do perispírito sob o corpo somático poderemos de uma forma mais profunda analisar estes detalhes:

Corpo (“Considerando-se toda célula em ação por unidade viva, qual motor microscópico, em conexão com a usina mental, é claramente compreensível que todas as agregações celulares emitam radiações e que essas radiações se articulem, constituindo-se tecidos de forças” André Luiz, em Evolução em Dois Mundos, p´g. 129)

Duplo etérico (“O perispírito ao se colar às organizações somáticas, faz às expensas de zona energética bem definida, chamada o Duplo – Etérico, cujas efusões, de mistura com aquelas da organização física, determinam um halo energético em volta do corpo; halo este , de configuração ovóide em seu todo, variável de indivíduo a indivíduo, não só com suas expansões, mas também de múltipla coloração”- Jorge Andréa Psicologia Espírita Vol II - parte do perispírito mais grosseira e próxima do corpo). 

Reservatório de vitalidade, necessário, durante a vida física, à reposição de energias gastas ou perdidas. Com a desencarnação, essa estrutura se desintegra com a própria organização física, perdendo, pois, o perispírito, em grande parte essa túnica de vitalidade, essencial para o equilíbrio Espírito-corpo.

O Duplo etérico forma-se com a encarnação do Espírito e não possui existência própria como o perispírito, desintegrando-se com a morte física como dissemos acima. 

É considerado o cerne da eletricidade biológica humana, por ter função de absorver energias vitais do ambiente distribuindo-as equitativamente, envolvendo órgãos e sistemas em eflúvios próprios, permitindo, inclusive, o diagnóstico precoce de males que futuramente venham a acometer o indivíduo. Nos suicidas, o duplo ainda pleno de energias vitais, permanece ligado ao perispírito e ao cadáver fazendo com que o Espírito sinta uma espécie de repercussão daquilo que está a ocorrer na matéria, ou seja, a decomposição provocada pelos vermos na terra. 

Tudo indica, a propósito, que a carga de energia vital contida no duplo condiciona, basicamente, a maior ou menor longevidade do ser humano. Entende-se então, que os medianeiros curadores, em geral, e os aptos à produção de fenômenos ectoplásmicos particularmente ostensivos, já trazem, em seu duplo etérico, reserva maior de energia vital.

Compreendemos, também, como uma vida na carne pode, eventualmente, ser prolongada, como nos mostram inúmeros relatos, bem conhecidos, aliás, dos espíritas brasileiros. 

Em caso de prolongamento da vida física, por razões evidentemente especiais, avaliadas pelos Espíritos Superiores, surge o revigoramento fisiológico, graças a uma suplementação de recursos no duplo etérico da pessoa contemplada com tal benefício. Existe uma relação muito estreita do duplo etérico e o corpo físico, uma deficiência energética de um, repercute no outro com nítida queda de vitalidade.

O fenômeno da insensibilização poderá ser lembrado aqui, pois, a insensibilidade resultaria de um bloqueio induzido fisicamente, parcial ou não, localizado ou não, na passagem da energia do duplo etérico para o corpo, com a possibilidade inclusive, de um afrouxamento dos próprios liames perispirituais, que, no caso de anestesia geral, poderia ate’favorecer o seu desprendimento.

Nos caso de materialização completa, um outro efeito se verifica nessa circunstância quando por qualquer agressão ao corpo materializado repercute imediatamente no corpo denso do médium doador de recursos ectoplásmicos, através do duplo, chegando a produzir ferimentos no corpo do medianeiro. Pois o fluxo do ectoplasma, do duplo etérico do médium doador ao psicossoma do Espírito em materialização, revestindo-o e possibilitando-lhe expressão física. 

Efeitos esses lembram os fenômenos de estigmatização, em que o duplo etérico do médium é influenciado por tais ações mentais que a fisiologia se altera, tecidos podem se romper, feridas aparecer e o sangue fluir (dermografia), para passado o momento de influenciação, restabelecer-se o estado de normalidade.

Basicamente todos os fenômenos de efeitos físicos, definidos e muitos bem definidos no compêndio kardeciano, por dependerem basicamente do ectoplasma, guardam relação com o duplo etérico.

No desdobramento, visando a uma diminuição na sua densidade com conseqüente aumento da velocidade e na mobilidade, o perispírito devolve ao físico, largas cotas de energia com as quais se encontra impregnado quando justaposto a este, tal qual um balão, que para alçar maior altitude desvencilha-se do lastro que o torna lento.

No desdobramento em que se faz acompanhar do duplo etérico, ou eflúvios vitais, o perispírito não consegue um afastamento maior da organização terrestre, pois essa energia adensa um pouco mais o perispírito.



Fonte: http://www.espirito.org.br

Fontes:
Livros
Mãos de Luz – Um guia prático para a Cura através do Campo de Energia Humana” – Barabara
Ann Brennan
Reiki Essencial – Manual Completo sobre uma Antiga Arte de Cura” – Diane Stein
Reiki Universal” –  Johnny de Carli.
Sites:
   Este texto foi baseado nas experiências dos participantes do Projeto Portal, associação fundada pelo pesquisador e ufólogo Urandir Fernandes de Oliveira.