segunda-feira, 4 de abril de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - BAGUÁ DO FENG SHUI: COMO APLICAR

BAGUÁ DO FENG SHUI


O Feng Shui analisa a circulação de energia da casa, disposição dos móveis nos ambientes, o que rouba energia e as soluções para problemas encontrados. Para harmonizar a sua casa ou seu apartamento, é preciso aplicar o baguá na planta de sua residência.
Baguá, que em mandarim se pronuncia pa-kua, é como uma bússola com que você descobre e mapeia seus setores na casa. Ele tem forma octogonal para indicar os oito setores ou áreas energéticas do local. Cada lado da figura chama-se guá (kua) e cada um dos oitos lados do baguá, mais o centro, representam uma energia ou área de nossas vidas.

Quais são os guás?

- Trabalho e negócios
- Sabedoria e religião
- Família
- Prosperidade e riqueza
- Fama e sucesso
- Amor
- Filhos e sonhos
- Amigos
- Saúde, que é o centro do baguá
bagua
bagua
Cada área do baguá é uma fonte energética que emite um fluxo para todos os moradores do lar, melhorando estas energias em suas vidas ou ajudando a conseguir objetivos ou transformar pontos negativos em positivos. Vale salientar que a energia dos pontos do baguá em uma residência vai ajudar a energia de uma pessoa, se esta pessoa trabalhar suas energias pessoais.

Como aplicar o baguá na planta?

1. Desenhe a planta em um papel tamanho ofício, com todos os cômodos.
2. Imprima o baguá e recorte-o.
3. Coloque o baguá sobre a planta que você desenhou. Posicione o guá do trabalho sobre a parede da porta de entrada principal.
4. Após posicionar o guá do trabalho, comece a centralizar o baguá sobre a planta toda, até que todo o baguá se encaixe na planta.
5. Desenhe o baguá em outra planta seguindo o primeiro modelo.
6. Se sua casa tiver mais de um andar, é preciso seguir os passos anteriores para cada piso. A porta para nortear nos pisos superiores será a escada de acesso ao andar.
Veja exemplo de uma planta com baguá aplicado.
Como aplicar o baguá na planta?
Com o baguá aplicado, iremos descobrir em quais ambientes cada setor este localizado e, então, energizá-los.
Para atrair a energia de cada setor para as pessoas da casa, devemos usar símbolos, elementos e instrumentos de Feng Shui, como a esfera facetada, um dos objetos mais representativos do Feng Shui.
Veja elementos e cores de cada setor
- Trabalho e negócios - cores preta e azul; elemento água
- Sabedoria e religião - cores azul e amarela; elemento terra
- Família - cor verde; elemento madeira
- Prosperidade e riqueza - cor amarela e dourada; elemento madeira
- Fama e sucesso - cores vermelha e amarela; elemento fogo
- Amor - cores rosa, branca e vermelha; elemento terra
- Filhos e sonhos - cores branca, dourada e prata; elemento metal
- Amigos - cores branca, dourada e prata; elemento metal
O que fazer com banheiro e cozinha, os "ladrões de energia"?
Infelizmente, nem tudo é positivo na hora de mapear a residência pelo baguá. Existem armadilhas energéticas que afetam negativamente os setores. O banheiro é um exemplo, por ser “ladrão de energia” em uma casa, devido ao ralo. Assim, quando um setor do baguá cai no banheiro terá também sua energia roubada. Por isso, é necessário fazer algumas "curas" no ambiente: colocar plantas, cristais e usar a cor adequada na decoração. Um problema semelhante ocorre com a cozinha. Este ambiente é sinal de abundância e, portanto, precisa estar limpo, organizado e com alimentos e temperos à vista, integrados à decoração.cozinha_alimentos
Como resolver área faltante do baguá?
Especialmente em apartamentos pequenos e irregulares, podemos nos deparar com o problema área faltante num baguá. Refere-se à área não construída na planta da residência. A imagem mostra bem esse problema.
Como aplicar o baguá na planta?
Ao analisarmos o baguá, verificamos que o setor do amor está localizado em uma área não construída na planta do imóvel. Se não tem área construída, não temos o setor do baguá para atrair energia.
Veja o que fazer para compensar este problema e equilibrar as energias:
- Espalhe pelos ambientes da casa símbolos e imagens da área faltante. No caso do setor do amor faltante, ponha nos
ambientes: coração, flores vermelhas, foto do casal, cupido etc. Veja mais dicas para ativar o setor do amor aqui.
- Aplique o baguá nos ambientes separadamente e ative o setor faltante. Ou seja, faça o baguá do quarto, da sala e do
escritório. A ativação é feita com cores e imagens apropriadas. Confira quais aqui.
Boas energias!

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Ano do Macaco de Fogo Yang Conheça as Estrelas Voadoras Anuais de 2016 e veja as dicas do Feng Shui para harmonizar cada setor de sua casa este ano.

Ano do Macaco de Fogo Yang


2016 - Ano do Macaco de Fogo

Você sabia que é possível fazer previsões anuais para sua casa, com base no Feng Shui Tradicional Chinês? Nesta técnica, um imóvel é dividido em oito setores, cada um correspondendo a uma das oito direções da rosa dos ventos. A cada ano, uma Estrela diferente visita cada um desses setores. Mas, afinal, o que é uma Estrela para o Feng Shui?
Quando falamos “fulano tem uma Estrela!”, estamos querendo dizer que esta pessoa tem sorte ou um brilho especial. No Feng Shui, é mais ou menos essa a ideia. As Estrelas são os potenciais energéticos – favoráveis ou desfavoráveis – que ocupam os espaços. Veja abaixo quais são essas Estrelas, e como cuidar de cada uma delas, para que o seu ano de 2016 seja o máximo!
Temos, ao todo, nove Estrelas, que ocupam os oito setores de um imóvel, mais o centro. Mas antes de conversarmos sobre as Estrelas, precisamos conhecer as Cinco Fases da metafísica chinesa – também conhecidas como Cinco Elementos – pois é com elas que vamos trabalhar nos ambientes, fortalecendo as Estrelas benéficas e drenando a energia das Estrelas nocivas. Veja abaixo as Fases, assim como as cores, formatos e materiais que simbolizam cada uma.

As Cinco Fases Chinesas

Árvore

Cores: verde, azul claro
Formas: linhas verticais, retângulos, cilindros
Materiais: plantas

Fogo

Cores: vermelho, rosa forte, laranja, púrpura
Formas: triângulos, pirâmides, estrelas
Materiais: lâmpadas e velas acesas

Terra

Cores: amarelo, marrom, bege
Formas: quadrado, linhas horizontais
Materiais: pedras, vasos de argila e cimento

Metal

Cores: dourado, prateado, branco, cinza
Formas: círculos e arcos
Materiais: som de metal, cabaças

Água

Cores: preto, azul cobalto, azul marinho
Formas: formas sinuosas e irregulares
Materiais: não se aplica

No Brasil, o Ano Novo Solar Chinês começa em 4 de fevereiro de 2016

Nosso calendário ocidental, chamado de Gregoriano, é totalmente arbitrário, e não tem nenhuma relação com os ciclos do nosso querido planeta Terra. Os chineses usam dois calendários, um alinhado aos ciclos lunares, outro alinhado aos ciclos solares. O calendário aplicado ao Feng Shui é o Calendário Solar. Por ele, o novo ano no Brasil se inicia em 4 de fevereiro de 2016, às 7h46 (horário de verão). É a partir deste dia que você deve colocar em prática as recomendações que faço aqui.
Vamos começar? Primeiro você precisa preparar a planta baixa do seu imóvel. Depois, a partir do centro da sua casa ou apartamento, identifique as oito direções da rosa dos ventos. Para isso, fique no centro do seu imóvel e use uma bússola – ou um aplicativo no seu celular – para identificar o Norte e, em seguida, as outras sete direções. (Vale reforçar que aplicativos de celular para medir o Norte precisam estar bem calibrados. Caso contrário, a leitura pode sair muito errada. Siga as instruções do seu aplicativo pra calibrá-lo.) Inspire-se na imagem abaixo para dividir a planta do seu imóvel em oito “fatias” iguais, a partir do Norte.
Divisão da planta baixa em oito setores
Divisão da planta baixa em oito setores
Divisão da planta baixa em oito setores
Para informações mais detalhadas sobre a medição com a bússola e a divisão da planta baixa, veja nossosTutoriais.
Feng Shui - Estrelas Anuais 2016

Agora chegou a hora mais esperada! Vamos descobrir que sorte as Estrelas nos trazem e como aproveitá-las ao máximo. Observe no esquema abaixo o número da Estrela que cai em cada direção, e verifique em que ambiente da sua casa ela está. Depois, veja as dicas de como harmonizar cada uma delas.
Feng Shui - Estrelas Anuais 2016
Feng Shui – Estrelas Anuais 2016

Centro – Estrela 2

A Estrela que cai no centro do mapa é a que dá a tônica geral do ano. A Estrela 2 gosta de acumular. Então, ela vai nos ajudar a guardar dinheiro, e será um bom ano pra fazer nosso pé de meia. Mas esta Estrela também pode nos levar a acumular gordura, reter líquidos no corpo, entupir artérias e ainda trazer problemas digestivos. Sendo assim, esse será um ano para cuidar muito bem da alimentação e fazer aquele “checkup” de saúde há muito adiado.
Cabaça Dourada em nossa Loja Virtual
Pra dar um “jeitinho” nessa Estrela, nós precisamos usar, no centro da casa, uma cabaça dourada, que vai ajudar a remediar o potencial nocivo para a saúde. Quer saber mais sobre a cabaça dourada? Dá uma olhada aqui: www.alinemendes.com.br/textos/textos-feng-shui/cabaca. Se você não conseguir uma cabaça natural, use objetos com as mesmas características. E capriche nas cores e materiais da Fase Metal neste ambiente, decorando-o com elementos redondos, metálicos e brilhantes. É preciso ainda evitar aquelas Fases que podem agravar os potenciais nocivos do centro do imóvel. Neste caso, são elas: Fogo, Árvore e Terra.

Norte – Estrela 7

A Estrela 7 traz potencial para intrigas e conflitos. Há o risco de perda de dinheiro com acidentes, roubos ou cirurgias. A energia da direção Norte ajuda a suavizar um pouco os efeitos ruins desta Estrela. Para garantir que ela vai ficar “quietinha”, sem nos perturbar, é bom ter a Fase Água neste setor, durante o ano de 2016. Mas, atenção: não estou falando de água de verdade, viu? Neste caso, devemos usar somente formas e cores associadas à Água. Uma fonte, neste ambiente, pode até fazer você perder dinheiro.
As fases que devem ser evitadas no Norte, em 2016, são: Terra, Metal e Árvore, que podem piorar os conflitos. E você pode usar um pouco das cores e dos materiais simbolizados pelo Fogo, sem problemas, desde que não exagere.
Ah, e se você fica muitas horas nesse lugar, o conselho do Feng Shui é: desapega! Se você não se libertar dos excessos por vontade própria, a Estrela 7 vai fazer isso por você.

Nordeste – Estrela 5

A Estrela 5 pode trazer problemas sérios a qualquer setor onde se encontre. No Nordeste, isso pode significar problemas de saúde, principalmente no aparelho digestivo, no nariz e nos quadris. Fica mais difícil guardar dinheiro e as oportunidades de trabalho se tornam mais escassas. Tudo parece ficar mais estagnado para quem precisa passar longos períodos nesse local.
Sino Pin Grande
O melhor remédio para essa Estrela é o som de metal suave, ritmado, que pode vir de um piano, de um relógio de carrilhão ou de um aparelho de CD tocando música instrumental suave, de harpa, piano ou violão. Você pode usar também um sino do tipo pin tibetano, que emite um som agradável e com longa reverberação. Se essa Estrela estiver numa porta de entrada, use um sino pin para porta. Decore este cômodo com muitos objetos de tons metálicos (dourado, prateado) durante este ano.
Outra dica pra minimizar a nocividade Estrela 5 é usar essência de Alecrim, de preferência na forma de spray para o ambiente, ou em difusores de varetas. Não use difusores a vela ou elétricos, que estão associados ao Fogo. Esta Fase, assim como a Árvore e a Terra, podem agravar os potenciais desfavoráveis dessa estrela. A Fase Água pode estar presente, mas em pequena quantidade.

Leste – Estrela 9

Esta é uma Estrela muito dinâmica, que favorece acontecimentos felizes, riqueza e fama, além de estimular qualquer atividade desenvolvida no local. É preciso ter cuidado com suas atitudes e intenções, já que tanto os bons quanto os maus potenciais serão aumentados. No Leste, essa estrela fica ainda mais impulsiva, e pode também favorecer as viagens.
As Fases Árvore e Fogo podem ser usadas neste setor em 2016, com bons resultados. A Fase Terra diminui os ganhos financeiros e o dinamismo. O Metal e a Água criarão conflitos e, por isso, devem ser evitados.

Sudeste – Estrela 1

O Sudeste recebe em 2016 a Estrela 1, de natureza benéfica ligada à sabedoria, à riqueza e à fama. Esta Estrela tem especial influência sobre a vida acadêmica. É um bom local para quem precisa tomar decisões, e está buscando inspiração. Quando está no Sudeste, favorece especialmente o romance, os estudos e a criatividade.
O Metal, combinado à Água, pode ser usado para estimular a riqueza e a sabedoria. A Fase Árvore nessa direção em 2016 pode fazer você perder dinheiro, já a Terra e o Fogo podem bloquear novas oportunidades.

Sul – Estrela 6

A Estrela anual 6 favorece a autoridade e o crescimento profissional. É boa para construir uma carreira e uma boa reputação. Estando no Sul, ela não se torna muito favorável para a riqueza e ainda traz o risco de conflitos com figuras de autoridade e problemas judiciais.
A Fase Terra é a mais adequada para dar suporte à carreira, no Sul, em 2016. O Metal também pode estar presente, mas em menor quantidade. Evite o Fogo e a Árvore, que podem agravar conflitos e problemas judiciais. Já a Água pode fazer você perder dinheiro, então é melhor evitar cores e formatos associados a esta Fase.

Sudoeste – Estrela 8

Esta é uma Estrela extremamente benéfica, que pode atrair fama e riqueza estável, especialmente em assuntos ligados a imóveis. No Sudoeste, sugere que será fácil guardar dinheiro este ano. Só tome cuidado para não acabar sendo muito teimoso ou preguiçoso, pois tudo tende a ficar pacato e confortável na vida de quem passa muito tempo neste setor.
Aqui você deve usar objetos com características do Fogo, que irão estimular os bons potenciais. A Fase Água é permitida em pequena quantidade, e somente se houver cores e materiais associados ao Fogo no ambiente. Evite a Terra, que vai acabar trazendo estagnação. Árvore e Metal não são bons para o dinheiro no Sudoeste em 2016.

Oeste – Estrela 4

A Estrela 4 está ligada à criatividade, às atividades acadêmicas, à beleza e ao romance. Este será um bom lugar para inspirar estudantes e artistas em 2016. Quando esta Estrela está no Oeste, pode trazer complicações ao romance ou falhas em concursos, por exemplo. Há também o risco de problemas respiratórios.

aulas-gratis-feng-shui-15-bambu

Para minimizar os riscos, estimular a criatividade e favorecer o romance, o ideal é usar cores e formatos associados à Fase Água, nesta direção, durante o ano de 2016. Se o objetivo principal são os estudos e os concursos, use um bambuzinho em uma jarra de água próximo à mesa de estudos. Esse é o símbolo das conquistas acadêmicas em bases sólidas. Já se o que você busca é o romance, tenha lindas flores frescas em um jarro com água.
A Fase Árvore pode estar presente, mas a Terra, o Metal e o Fogo devem ser evitados nesta direção em 2016.

Noroeste – Estrela 3

A Estrela 3, que ocupa o Noroeste em 2016, está ligada à impulsividade e à competitividade. Ela traz potencial para acidentes, brigas, roubos, perda de dinheiro em disputas ou jogo. Quando ela está no Noroeste, aumentam as chances de conflitos, problemas com autoridades e ações judiciais. Para evitar estes possíveis problemas, devemos usar objetos com características da fase Fogo no local. Cores e materiais das Fases Terra e Metal na decoração deste local, em 2016, podem agravar os conflitos. A Água e a Árvore só podem estar presentes em quantidades bem pequenas, ou também causarão problemas.

Dicas Extras: Tai Sui, Sui Po, San Sha

2016 é o ano do Macaco de Fogo Yang na Astrologia Chinesa. Combinando esse estudo com o Feng Shui, podemos trazer mais algumas dicas baseadas na direção que o signo do Macaco ocupa na bússola do Feng Shui.
Aproveite a divisão das oito direções que você marcou em sua planta baixa e identifique nela as energias descritas na imagem abaixo.
Tai Sui, Sui Po e San Sha em 2016



Tai Sui, Sui Po e San Sha em 2016
Tai Sui, Sui Po e San Sha em 2016

Sino Pin para Porta GrandeNa direção de Tai Sui, que este ano está no Sudoeste, pertinho do Oeste, evite reformas, escavações ou excesso de barulho. Essa é a direção do Macaco, energia mais forte do ano, e perturbá-la pode trazer problemas sérios em todos os aspectos da vida. Se a sua porta de entrada estiver nessa direção, prenda a ela um sino do tipo pin durante todo o ano de 2016. Se o barulho for inevitável, use som de Metal suave durante o período de obras, bem na direção da fonte do barulho.
Ah, e não se deve ficar de frente para Tai Sui, encarando essa direção. Isso é considerado uma ofensa e a pessoa pode, como consequência, sofrer contratempos os mais variados,Pi Yaotais como acidentes, súbitos problemas de saúde ou perda de dinheiro. Sendo impossível evitar facear Sudoeste, os chineses recomendam usar a figura do animal mítico Pi Yao como um amuleto de proteção, entre a pessoa e a direção de Tai Sui. Estes animais andam sempre aos pares, e o ideal é usá-los na forma de escultura, mas a figura impressa também ajuda.
O ideal é que você fique de frente para Sui Po, a direção oposta a Tai Sui. Mas também não deve criar perturbações na direção Nordeste de sua casa.
Qi LinA direção dos três Shas (Jie Sha, Zai Sha, Sui Sha) está ligada a perdas, e fica no Sul, em 2016. É bom ficar de frente para essa direção, mas jamais de costas para ela. Para se proteger dessa energia nociva, posicione, no setor Sul de sua casa, um par de Qi Lin – outro animal mítico chinês de proteção.

Que as Estrelas possam lhe trazer muitas bênçãos este ano!


Este artigo foi publicado originalmente no portal Personare,
do qual Aline Mendes é colunista.
Ao citar ou reproduzir este artigo,você deve colocar o link completo para esta página:
www.alinemendes.com.br/textos/textos-feng-shui/previsao-anual-feng-shui