segunda-feira, 2 de maio de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - COMO LIDAR COM A DECEPÇÃO?

VENCENDO A DECEPÇÃO...



A decepção faz parte da vida. Afirmo perentoriamente que é necessário para o desenvolvimento humano. O desapontamento, na grande maioria das vezes é um impulso para a ação, fornece-nos motivação para crescer e ir ao encontro dos nossos objetivos. A decepção pode considerar-se sempre que identificamos um erro entre aquilo que desejamos alcançar ou que acontecesse e aquilo que realmente alcançámos ou que aconteceu. Sempre que identificamos esta discrepância, na grande maioria das vezes podemos ficar decepcionados, com os outros ou connosco mesmo.

Mas é extamente essa discrepância que nos permite avançarmos, que nos permite questionarmo-nos, que nos permite olhar a realidade de frente e progredirmos. A decepção é uma forma de frustração, e aprender a lidar com a frustração é uma habilidade necessária para conseguirmos lidar com as nossas emoções de forma funcional.

A DECEPÇÃO COMO PROMOTORA DO DESENVOLVIMENTO

decepção


Para promover o crescimento, a decepção precisa ser experimentada, pelo menos num primeiro momento, em pequenas doses controláveis​​. Aprender a gerir de forma “ótima” as decepções e frustrações na infância ajuda-nos a desenvolver a capacidade de lidar com as decepções mais dolorosas que encontramos ao longo de toda a vida. Por outras palavras, experimentar decepções toleráveis ​​quando somos jovens, enquanto os nossos pais estão lá para nos ajudar a lidar com elas, ajuda-nos a construir  “músculos” psicológicos, força emocional e habilidades para lidar com esses sentimentos.

Não pretendo passar a mensagem que os pais devem deliberadamente procurar formas de decepcionar os seus filhos. Nada disso. No entanto, é importante no desenvolvimento das crianças que não aja uma super proteção, devendo considerar-se normais pequenas frustrações e toleráveis algumas insatisfações. Este processo de viver as experiências menos boas sem alarmismos, por exemplo, não ser capaz de encontrar um brinquedo favorito, não ser satisfeito um pedido de doces no supermercado, ter que ficar com uma babá por algumas horas, e até mesmo ter que dividir algo com um irmão, faz parte do importante processo de construção de habilidades de enfrentamento.

decepção



Se você é pai, educador ou professor pense nisso por breves momentos. Pense numa forma de desenvolver força emocional na sua criança ou jovem. Por outro lado, se você já é adulto e sente que tem problemas em lidar com a decepção, muito provavelmente não desenvolveu determinadas habilidades chave quando era mais novo. Por esse motivo não julgue que algo de errado está acontecendo com você. O que necessita é entender os gatilhos que fazem disparar a sua decepção e as crenças que as suportam. Todos nós ao longo da nossa vida vamos construindo um conjunto de conceitos e ideias que nos servem de orientação e pela qual olhamos o mundo. Mas se essas crenças forem demasiado rígidas, podem causar-lhe problemas encaminhando-o para uma frustração recorrente, empurrando-o para uma decepção generalizada com a maioria da pessoas e/ou da visão que possa ter acerca do mundo.

Na vida adulta, muitas são as vezes que as coisas não acontecem de acordo com as nossas expetativas. Muitas são as vezes que as pessoas não agem de acordo com aquilo que esperamos. Por vezes infligem-nos sofrimento, falham connosco, são ingratas e injustas, levando-nos ao sentimento de decepção. Para lidar com este sentimento de forma a não sairmos denegridos, prejudicados e acima de tudo deprimidos, importa sermos flexíveis, importa acionarmos a aceitação da realidade.

Falei de forma mais aprofundada acerca do assunto, no artigo: Como abandonar o sofrimento, quando este é prejudicial?

ACEITAR A REALIDADE



Uma das chaves para lidar com a decepção dos outros, é perceber e tomar consciência que somos todos humanos, e os seres humanos são, por definição, seres imperfeitos. Todos nós, cada um de nós, decepciona alguém, em algum momento ou outro. Reconhecer este fato da experiência humana pode ajudar-nos a lidar com a dor da desilusão, quando se trata de aprofundar a nossa capacidade de amar e conetarmo-nos com a “imperfeição” dos outros.

Todos temos modelos pelos quais aprendemos a agir no mundo. Essas pessoas transmitem-nos algumas linhas de orientação que nos servem ao longo da vida. São pessoas que admiramos, que idolatramos e que acima de tudo respeitamos. No entanto, essas pessoas de referência também são humanas, cometem erros, deslizes e por vezes injustiças, direta ou indiretamente, acabando por decepcionar-nos. No processo de enfrentar as frustrações (processo de ruptura com o modelo), grandes e pequenas, quer em tenra idade quer na idade adulta permite-nos colocar à prova as nossas habilidade de enfrentamento, e com isso desenvolvermos a capacidade de nos ajustarmos à realidade das situações.

Este processo pode ser complicado, mas aplicando alguns passos você pode conseguir ultrapassar o sofrimento da sua decepção:

Fale sobre a sua decepção. Abordar o assunto pode parecer fazer piorar a dor no início. Mas, acredito que ao falar sobre os motivos e acontecimentos que o conduziram até à sua decepção pode ser promotor de esclarecimento e da procura de um atenuante. Conversando com amigos, parentes, ou um profissional pode ajudá-lo a processar os sentimentos e a restabelecer o equilíbrio emocional.
Lembre-se que existem sempre várias versões para uma história. Tente obter mais informações antes de tomar qualquer ação ou tomar qualquer decisão sobre como responder a uma situação.
Coloque-se no lugar da outra pessoa. Mesmo se você tenha uma opinião diferente, não diga, “Eu nunca faria isso.” Quem sabe, você até poderia fazer se estivesse na mesma posição.
Seja gentil com você mesmo. A raiva, que pode ser o seu sentimento primário, muitas vezes é uma reação à dor. Tente reconhecer o quão você se sente magoado e tenta amenizar a sua dor com gentileza e bondade. Esforce-se por não ficar demasiado ressentido ou rancoroso.
Converse com a pessoa que foi alvo da sua decepção, se for possível, pode ser útil, mas às vezes pode piorar as coisas. Então, seja claro sobre o que você pretende alcançar com essa possível conversa. Insultar ou atacar  provavelmente não vai ajudar. Procure envolver-se numa discussão realista sobre o que a outra pessoa fez, e o quanto isso tem perturbado você, pode ser útil.

O QUE PODE ACONTECER AO LIDAR DE FORMA DESTRUTIVA COM A DECEPÇÃO?




A decepção não é inerentemente algo mau. A decepção comporta em si um lado duplamente positivo. Uma das razões é porque ela representa a paixão a uma causa, a um valor ou a uma pessoa. A outra razão é que ela impulsiona-nos à resolução e à combatividade perante a frustração experienciada.  Quanto maior a sua decepção, maior o significado da sua paixão e consequentemente maior poderá ser o impulso para a solução. No entanto, nem sempre assim é. Nem sempre a pessoa canaliza essa enorme energia da melhor forma e na melhor direção.

Com estes dois lados positivos da decepção, a emotividade pode tomar conta da pessoa e os disparates serem o porta estandarte da estratégia de enfrentamento. Certamente esta não será uma forma funcional de lidar com a decepção.

Para aprofundar o assunto, leia: O lado positivo do desapontamento e da tristeza

Por exemplo, sempre que você tenta afogar a sua desilusão, negar os seus objetivos e sonhos ou mesmo desistir deles, você está realmente apenas rejeitando quem você é verdadeiramente. Ao subjugar os seus desejos, as suas vontades, os seus objetivos, os seus sonhos, as suas visões, o seu verdadeiro eu, você anula-se. Quando você tenta negar os seus desejos reais, você está apenas consumindo-se. Você pode tentar fingir que está tudo bem e continuar normalmente na sua vida quotidiana, mas você não pode enganar o seu subconsciente. Quando você se separa dos seus valores e daquilo que é significativo para si, a vida começa a ser vivida de forma vazia. Com o tempo, você corre o risco de ir-se afundado num estado de decepção e insatisfação que pode conduzi-lo para um estado de apatia geral. Você começa a viver todos os dias “sem vida”, sem paixão ou entusiasmo. Você passa a sentir-se estéril e vazio. Com alguma naturalidade você pode cair em depressão.

A boa notícia é que lidar com a decepção não tem de ser desta forma.  Você não está sozinho na sua desilusão. Todos nós somos susceptíveis à decepção e certamente em algum momento iremos ficar decepcionados. Seja com os amigos, familiares, professores, gestores, colegas de trabalho, enfrentar a decepção é uma realidade da vida. Não é um fenómeno exclusivamente seu. Ainda que na grande maioria das vezes a decepção possa ser disparada por um gatilho do qual você não tem plena consciência, você pode proativamente lidar com isso de uma maneira consciente. Desde que aprenda como lidar corretamente com as suas decepções, você pode levar a vida de forma funcional, em alinhamento com as suas paixões e desejos interiores.

LIDAR DE FORMA CONSTRUTIVA COM A  DECEPÇÃO



Coloque-se num estado mental mais claro sempre que você experimentar a decepção. Num estado de abatimento você é puxado para baixo, para um estado inferior, onde os seus pensamentos são predominantemente enraizadas no medo, tristeza, dor, ou até mesmo apatia. E, usualmente tudo este processo ocorre de forma subconsciente. Pode haver momentos em que o sentimento de decepção é tão avassalador que parece o fim do mundo.  A tristeza instala-se, com isso você aciona uma ponte para o seu passado, relembrando-se de mais acontecimentos de tristeza que comprovam a sua decepção. O ciclo de negatividade cresce de forma automática, dado que a tristeza alimenta a tristeza. Os seus níveis de energia diminuem podendo levar à resignação e à letargia.

Ficar preso num tal estado que o impede de pensar logicamente e com clareza, é desvantajoso. Ao lidar com a decepção, o seu primeiro foco deve ser tentar trazer a sua consciência para um nível mais neutro ou positivo, tentando colocar-se num estado de maior capacidade para reagir à sua situação.

Procure atividades positivas, onde possa energizar-se a si mesmo. Que atividades você mais gosta de fazer na sua vida? Identifique-as. Pode-se escrever isso numa folha de papel, jogar, andar no parque, assistir a um filme de comédia ou conversar com amigos divertidos. Se você acha que ler o seu livro favorito puxa por você, em seguida, pegue no livro e comece a lê-lo. Se dar um passeio à beira-mar ou à volta da sua casa torna-o mais descontraído, em seguida, saia de casa e desfrute da brisa lá fora. Se jogar pode fazê-lo sentir-se melhor, vá em frente e jogue. Faça tudo o que possa fazê-lo sentir-se melhor. Às vezes, simplesmente passar algum tempo sozinho pode ser a melhor maneira para você arrumar as suas ideias e recuperar a energia perdida.

Talvez todas estas recomendações possam parecer-lhe banais, coisas normais, coisas que você até já sabe que são úteis. No entanto digo-lhe que são muitos eficazes. Na grande maioria das vezes as coisas mais simples são as que funcionam, mas são igualmente aquelas às quais somos mais resistentes. Isto acontece porque julgamos precisar de um “milagre” para nos sentirmos melhor. E, também porque se você não sente vontade nenhuma para fazer algumas das coisas sugeridas, porque razão se vai propor a isso? Porque num estado de decepção, é benéfico que você seja proativo no restabelecimento do seu humor e do seu equilíbrio emocional. Certamente concorda? Acredito que sim. Então é lógico fazer coisas para voltar a sentir-se bem, certo? Volto a acreditar que concorda comigo. Perante este raciocínio, reforço a ideia de que uma das melhores formas para lidar com o seu estado de decepção é fazendo coisas para voltar a sentir-se bem.

lidar com a decepção
 

Acredito que aliado às estratégias referidas anteriormente para resolver a situação prática com a pessoa que foi alvo da sua frustração, uma combinação de atividades, incluindo o tempo sozinho, conversar com bons amigos, assistir aos seus programas favoritos e jogar os os seus esportes favoritos ajudam a recuperar-se para um estado de capacidade.

LIGUE-SE AO SEUS VALORES, DESEJOS, INTERESSES E NÃO AOS RESULTADOS

Quando você está desapontado, a sua fonte de decepção pode estar enraizada no seu apego excessivo a um determinado resultado. Quando um resultado não se manifesta do jeito que você imaginou, você fica decepcionado. Esta é uma resposta perfeitamente natural. No entanto, entenda que as suas expectativas no resultado, ou objetivos, são um reflexo ou projeção externa de um desejo subjacente que você tem. As expetativas podem ou não ser projeções precisas, porque são interpretações meramente subjetivas do que você pensa que é necessário para viver de acordo com o seu desejo subjacente.

Por exemplo, digamos que você foi a uma entrevista na empresa “A”. A Empresa “A” oferece um pacote de benefícios grande, você já ouviu elogios sobre o local. Você pretende fazer uma carreira na empresa “A”. No entanto, você é preterido por outro candidato a quem consideraram como tendo um melhor perfil para o cargo.  A empresa passa a ter uma política de apenas aceitar um candidato uma vez a cada dois anos. Não há nenhuma maneira de você tentar de novo nos próximos dois anos. O que você deve fazer a partir daqui?

O segundo passo para lidar com a decepção exige que você olhe para os seus desejos e objetivos e não propriamente para o seu resultado obtido. Comece por reconhecer que um emprego na empresa “A” é apenas uma projeção dos seus desejos internos. O seu desejo interior pode ser o de obter uma carreira desafiante e ter um emprego num ambiente de trabalho dinâmico. Se tentou e não conseguiu um bom resultado, há muitas maneiras para alcançar o seu desejo, como trabalhar na Empresa G, Empresa X, ou mesmo a criação do seu próprio negócio. Trabalhar na empresa “A” era apenas uma das muitas maneiras de você poder conseguir isso.

Neste exemplo, era importante não personalizar a decepção. Ou seja, era importante não ficar decepcionado consigo mesmo, nem atribuir descrédito às suas capacidades ou habilidades. Nestas situações, tal como referido anteriormente é importante encarar a realidade dos fatos, e não entrar num ciclo de negatividade. É importante perceber a razão do abatimento e da frustração, mas depois, com clareza tentar perceber que na base da desilusão está algo bom: os seus desejos. E esses desejos podem continuar a alimentar as suas ações no sentido de chegar onde pretende. A decepção só é prejudicial quando você a usa para o travar, para o imobilizar na sua frustração e impedir que continue em frente.

Angústia

LIBERTE-SE DA SUA ILUSÃO MENTAL

angústia

É importante trabalhar a sua capacidade de adaptação às circunstâncias da vida e à mudança, desenvolvendo a sua flexibilidade de pensamento.  Muitas pessoas permanecem num estado desapontado porque ficam enraizadas nas suas expectativas acerca de como a realidade deve ser. Se você está decepcionado com alguma coisa, muito provavelmente pode estar a alimentar certas percepções sobre como as coisas deveriam ser. Estas percepções não são a realidade, elas são invenções criadas por si na sua mente, não propriamente falsas, mas elaboradas nas suas crenças e formas de olhar o mundo. Nem verdadeiras, nem falsas. Mas se estão contribuindo para a sua decepção, merecem ser revistas, merecem um outro olhar.

Estas ilusões mentais são desencorajadoras porque mantêm-no preso num estado negativo. Algumas dessas ilusões são alimentadas por distorções do pensamento, impedindo-o  de progredir na direção para onde você pretende ir. Lidar de forma assertiva com o desapontamento requer que você fique ciente das suas ilusões mentais.

Quando você está desapontado, pergunte a si mesmo: “o que é que me está a fazer ficar preso neste sentimento? A que falsas percepções é que eu estou a agarrar-me ? Que ideias fixas da realidade eu estou a levar em consideração?

Procure essas ilusões, uma por uma. Pergunte-se como e quando você passou a ter essas ilusões. Consciencialize-se delas e liberte-se delas. Estas ilusões são o que lhe dá uma visão errada da realidade. Elas estão impedindo que você aja construtivamente sobre a sua situação ou viva a sua vida da maneira que pretende.

Leia: Distorções do pensamento, saiba porque causam problemas e como as mudar

ENTENDA QUE OS RESULTADOS INDESEJADOS PODEM NÃO SER RETROCESSOS

No artigo, o lado positivo do desapontamento e tristeza, expliquei que uma das razões pelas quais as decepções podem ser positivas é porque representam uma oportunidade de crescimento. Muitas pessoas decepcionam-se com algumas situações ou resultados, porque vêem isso como uma derrota ou um fracasso comparativamente ao que querem atingir. Sentem-se como se tivessem dado um passo para trás relativamente às suas expetativas.

Por exemplo, digamos que você investiu muito do seu tempo na preparação para os exames. Você tinha a crença de que essas ações, juntamente com o que você sabia (a sua realidade), resultaria num resultado positivo. No entanto, em vez de atingir esse resultado, você ficou aquém das suas expectativas.

Provavelmente perante uma situação como a descrita anteriormente você ficaria desapontado, essa experiência é realmente exemplificativa que existia um equívoco no seu pensamento. A apreciação inicial levou-o a concluir que o que fez e sabia era suficiente para alcançar o resultado pretendido, que na verdade não foi. Em vez disso, você pode precisar de aumentar os seus recursos ou mudar a sua abordagem para alcançar os resultados desejados. A sua decepção tem realmente como finalidade  ajudá-lo a mover-se em direção aos seus objetivos, e não conduzi-lo para longe como se pensava inicialmente.

Neste exemplo, e sendo abordado de forma construtiva, iria servir para a obtenção de novas lições, seja sobre si mesmo, a situação ou mesmo do mundo. Você ganhou alguma coisa que ninguém mais poderia fornecer-lhe. Como pode um resultado negativo ser um revés se lhe deu algo novo para aprender? Você chega a um novo nível de consciência e crescimento que nunca teve antes. A decepção serviu-lhe, promoveu-lhe novos entendimentos e formas mais funcionais para obter o que desejava

AVANCE: FOQUE-SE EM FAZER O MELHOR QUE PUDER

Lidar com a decepção não é definitivamente uma tarefa fácil, mas se você trabalhar focado nas etapas mencionadas acima, acabará por ajudar a retirá-lo do estado vazio e confuso que provavelmente se encontra. Ainda que alguns dos seus objetivos do passado possam ter culminado em decepção, isso pertence ao passado. Você agora tem a possibilidade de lidar com as frustrações de uma forma mais funcional e vantajosa para si. Mantenha-se focado nos seus desejos e nos seus sonhos de vida. Não olhe os resultados como fracassos usando a decepção como uma paralisia da ação. Com os seus desejos em mente, continue em frente.  Tal como como transmiti no artigo: Flexibilize-se, adapte-se e tire vantagem da mudança. No entanto, tome nota para não prender-se ao fracasso ou falha de alguns dos seus objetivos. Quando você faz isso, começa a cair na armadilha de associar a sua própria pessoa aos objetivos menos conseguidos. Isso não é sustentável, porque esses objetivos são apenas resultados externos, que são impermanentes. Você é muito mais que os seus resultado ou decepções. Você é aquele que pode aprender e crescer com isso.

“A vida não é apenas sobre como alcançar as metas, é sobre vivê-las ao máximo.”

Em cada situação que sabe poder conduzi-lo ao seu objetivo, escolha as ações que lhe permite viver em alinhamento com os seus desejos mais íntimos, de acordo com as suas habilidades, dentro dos seus contextos situacionais. À medida que você for fazendo isso, não há razão pela qual  possa sentir-se para baixo, porque tem feito tudo aquilo que pode fazer. Eu escrevi sobre este assunto no artigo: O poder da ação, fazer o que é necessário ser feito.

Quando você começar a fazer isso, vai perceber que é capaz de viver conscientemente e livremente em vez de sujeitar-se aos resultados. Você é capaz de canalizar construtivamente a paixão dos seus desejos mais íntimos para viver o tipo de vida que você quer.

Abraço

O PODER DAS AFIRMAÇÕES - O que você quer hoje em sua vida?

E O QUE REALMENTE VOCÊ PODE FAZER PARA 


CONSEGUIR O QUE DESEJA


 

O que você quer hoje em sua vida? 


Pense por um instante…

O que realmente quer agora?

O que quer hoje em sua vida?

Pense e, então, diga: Aceito para mim…………………….

(insira o que você quer).

Descobri que é nesse ponto que a maioria fica presa.

O resultado é a crença de que não merecemos o que queremos ter.

Nosso poder pessoal está na forma como vemos nosso merecimento.

E nosso desmerecimento vem de mensagens da infância. 

Repito, não precisamos crer na incapacidade de mudar por causa dessas mensagens. 

Muitas vezes, as pessoas vêm até a mim e dizem: “Louise, as afirmações não funcionam”. 

Na realidade, não tem nada a ver com as afirmações, mas com o fato de não acreditarmos que merecemos o bem.

O modo de descobrir se acredita merecer algo é fazer uma afirmação e notar os pensamentos que aparecem ao dizer. 

Em seguida, anote os porquês, quando os vir no papel, ficará muito claro para você. 

Tudo o que o impede de merecer e se amar é a crença ou opinião de outra pessoa que você aceitou como verdade.

Quando não acreditamos merecer o bem, derrubamos aquilo que nos sustenta, o que podemos fazer de inúmeras formas. 

Podemos criar o caos, perder coisas, nos magoar ou sofrer problemas físicos, como quedas  e acidentes.

Precisamos começar a crer que merecemos todo o bem que a vida nos oferece.

Para reprogramar a crença falsa ou negativa, qual seria o primeiro pensamento necessário para dar início à criação desse novo resultado na vida? 

Qual seria o alicerce ou a fundação necessária para ficar em pé?  

O que é preciso para conhecer? 

Acreditar? Aceitar?

Alguns bons pensamentos pra começar são:

Eu mereço
Eu me amo
Eu me permito ser pleno(a)

Esses conceitos formam a base das crenças sobre as quais se pode construir. 

Faça suas afirmações sobre esses alicerces para criar aquilo que quer.

Louise L. Hay

O PODER DA ORAÇÃO - ORAÇÃO PARA CURA DE TRAUMAS EMOCIONAIS E DECEPÇÕES - LIBERTANDO A ALMA

CURANDO OS TRAUMAS, AS DECEPÇÕES E AS DORES EMOCIONAIS


LIBERTANDO A ALMA


 
 
Pai, agradeço-te pelo teu Filho Jesus, que morreu na cruz, não apenas pelos meus pecados, mas também pelos meus sofrimentos e temores.
Agradeço-te porque Jesus é o mesmo ontem, hoje, e o será para sempre, e porque deseja que eu se­ja integralmente são: de mente, alma, corpo e espírito.

Senhor Jesus, peço-te que voltes ao meu passado e sondes cada segundo de minha vida, a fim de curar-me e tornar-me inteiramente são; que voltes até três ou quatro gerações atrás e rompas todos os laços genéticos que me possam ser prejudiciais.

Jesus, tu sabes de tudo que me diz respeito, até do que ocorreu antes de eu nascer. Agradeço-te pela tua presença ali, quando minha vida começou. 

Caso o medo ou qualquer outra força negativa me tenha sido transmitida quando eu me encontrava no ventre de minha mãe, peço-te que me libertes dessas coisas. 

Obrigado, Senhor, por tua presença, quando da ocasião de meu nasci­mento, e pelo teu amor por mim.

Senhor, volta ao meu passado e sonda cada segundo de minha vida nos primeiros anos. Senhor Jesus, penetra no passado e preenche cada vazio de meu ser.

Dá-me o amor que não tive. Remove de meu ser toda mágoa, e todos os sentimentos de rejeição. 

Tira de mim o medo: medo da escuridão, medo de cair, medo de animais, medo de me perder. 

Graças te dou, Se­nhor, por essa libertação e cura.

Peço perdão a todos pelas mágoas que Lhes causei e por qualquer falha para com eles, e os perdôo pelas mágoas que me causaram e pelas falhas para comigo.

Apresento diante de ti meus irmãos. 

E onde quer que haja sentimentos de ciúmes, competição ou ressentimentos, peço-te que o teu poder restaurador e o teu amor venha reatar os laços rompidos. 

Perdôo a todos os meus irmãos pelas mágoas que me causaram, e peço o perdão deles pelas vezes em que os magoei ou que falhei para com eles.

Graças te dou, Senhor, pela tua presença comigo durante os anos da adolescência, quando eu estava no colégio. 

Foram anos de novos temo­res e emoções. 

E, à medida que me vêm à memória cada uma daquelas recordações peno­sas, peço-te que tomes o apagador do Espírito, e removas de minha lembrança os sofrimentos aí gravados. 

Nas vezes em que brinquei com coisas perigosas, agradeço-te por teres estado presente com tua mão protetora.

Remove de mim qualquer sentimento de humilhação, vergonha, culpa, te­mor ou fracasso.

Quero sentir que tu me amavas e estavas comigo em cada uma daquelas situações penosas. , Senhor Jesus, restaures, consertan­do aquilo que foi lesado.

Tira de dentro do meu ser temores, frustrações e mágoas e decepções do passado.Cura -me por completo...

." Senhor Jesus, pelo teu di­vino amor, peço-te que reates qualquer laço rom­pido em meu relacionamento com aqueles que amo e apagues todas as recordações penosas, e sentimentos de culpa, de rejeição, amargura e 
so­lidão,remove, Senhor, essas forças negativas. 

Cura as feridas profundas e apaga as recorda­ções penosas. 

Senhor, dá a cada cônjuge um co­ração cheio de perdão, de amor e cura-os com teu poder renovador.)

Senhor, agradeço-te pela tua presença conos­co em momentos terríveis como de acidentes, doenças ou operações. 

Peço-te que removas todo o horror, o medo e a lembrança das dores. 

Liberta-me do trauma sofrido.

Agradeço-te pela tua presença conosco nesses momentos difíceis. 

Agradeço-te por teres segurado minha mão e atravessado o vale comigo; dou-te graças por teres removido o fardo que eu carregava; dou-te graças por tirares de mim as tristezas, sofrimen­to e pranto. 

Agradeço-te por tua alegria e paz.

E agora, Senhor Jesus, agradeço-te por teres penetrado em meu passado, voltando a cada segundo de minha vida desde o início até este exato momento. 

Obrigado pela cura de todos os meus sofrimentos, temores, recordações penosas e sentimento de culpa; graças te dou por me libertares.

Agradeço-te por encheres meu coração com teu amor. 

Ensina-me a amar a mim mesmo. Ensina-me a amar aos outros. 

Mas, acima de tudo, Senhor, ensina-me a amar-te como devo. 

Obriga­do pela alegria que me dás e pela paz. 

Obrigado, Jesus! Dou-te graças por haveres penetrado nos recessos de minha mente para curar-me. 

Agrade­ço-te por haveres restaurado minha mente, emo­ções e lembranças. 

Obrigado, Jesus, por me cura­res de tudo, tornando-me inteiramente são. Dou-te todo louvor e toda a glória. AMÉN !
 
 

do blog: http://rompendolimiteseampliandofronteiras.blogspot.com/2011/05/ora...
link do áudio : http://www.4shared.com/audio/F_ONokjy/oracao_de_cura_de_traumas_emo...