sexta-feira, 3 de junho de 2016

O PODER DE ABENÇOAR - Bênção Druídica do Lar

Bênção Druídica do Lar

 

O Druidismo é um caminho espiritual centrado na força da terra, que honra os espíritos da natureza, os seus ancestrais, os Deuses celtas e que respeita todas as criaturas vivas.

Os Druidas possuíam a função sacerdotal, exercendo também, a função de conselheiros e filósofos. Eram eles os responsáveis pelas cerimónias religiosas, pelos rituais em geral e por todos os julgamentos proferidos na tribo. 

Bênção ao Lar
  1. Encha uma taça de água e pegue num incenso apagado;
  2. Feche os olhos e imagine que está a ver a Terra do Espaço Sideral - consegue vê-la a flutuar na vastidão do Universo, com o Sol, a Lua e as Estrelas a brilharem;
  3. Desça até à região da terra onde mora e veja a área à volta da sua casa, enviando energia especial para a sua casa e para o circundante;
  4. Veja a sua própria casa e imagine um círculo de luz dourada em seu redor;
  5. Entre na sua casa, abra os olhos e olhe à sua volta, dizendo: "Oh Grande Espírito, eu peço as vossas bênçãos nesta minha casa, no meu lar, na minha família e na minha vida."
  6. Acender o incenso e diga: "Brighid, deusa do lar, eu peço para que este incenso seja abençoada em teu nome para que possa limpar e purificar este lugar"
  7. Espalhar o incenso pela casa toda
  8. Em torno do perímetro de cada divisão, no sentido do horário solar, pegue numa taça de água e diga: "Brighid, deusa da nascente e da chama, peço para que esta água seja consagrada em teu nome, que ela possa limpar, purificar e abençoar esta casa."
  9. Salpicar as divisões da casa com água, andando no sentido do horário solar, e dizer: "Brighid, peço que abençoes esta casa do sítio ao esteio, da vida à parede, de uma ponta à outra, do telhado à cava, da base ao topo e do topo à base"
  10. Ir para o local mais central da casa, o coração do lar, sente-se e leia em voz alta, imaginando que é Brighid que lhe está a responder:
"Uma bênção na tua casa,

Uma bênção no teu lar,
Uma bênção no teu bosque sagrado,
Uma bênção no teu espaço sagrado,
Uma bênção na mais alta das ervas,
Uma bênção nos teus amigos fiéis,
Uma bênção nos ajudantes do lar,
Uma bênção nos teus pais,
Uma bênção na tua profissão,
Uma bênção nos teus bens e rendimentos,
Uma bênção nos teus amigos e parentes,
Uma bênção neste lugar de magia,
Uma bênção no teu trabalho neste lugar,
Uma bênção em ti na luz ou na escuridão,

Em cada dia e noite da tua vida."
  1. Irradiar a bênção para a vizinhança e para o mundo e dizer alto: "Oh Grande Espírito, oh Brighid do lar, eu agradeço as tuas bênçãos".

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - FAÇA O TESTE PARA SABER SE ESTÁ ESTRESSADO

Conheça um teste eficaz para saber se está estressado





Infelizmente, o estresse se tornou extremamente comum no dia a dia das pessoas, especialmente aquelas que vivem em grandes cidades. Ainda que seja difícil, precisamos tentar evitá-lo o máximo possível, já que estar sempre estressado pode trazer consequências terríveis para a nossa saúde.

As consequências do estresse

Você sabe exatamente o que é o estresse? Trata-se de um desequilíbrio nervoso que ocorre quando algo nos causa angústia, preocupação ou nos mantém tensos de forma permanente. Como consequência, algumas funções vitais do organismo são afetadas. Podemos ter problemas digestivos, intestinais, estomacais, como úlceras e gastrite, insônia, espasmos musculares e hipertensão.

Conforme o período de estresse se estende, podem surgir ainda mais condições, como problemas na pele, alergias, sobrepeso ou perda de peso exagerada. Se você estiver muito estressado, saiba que seu risco de sofrer ataques cardíacos ou de desenvolver outras doenças cardiovasculares é maior do que o observado em um indivíduo saudável.

Como saber se você está estressado



A maioria das pessoas sabe que está estressada, mas às vezes precisamos que alguém nos diga esta dura verdade para que possamos começar a agir. A seguir, apresentaremos algumas frases para que você analise se elas se encaixam com o seu dia a dia. 
Assim, você poderá identificar se está passando por um momento muito estressante em sua vida.
  • Seus amigos e familiares falam que você não para nunca e que está sempre ocupado
  • Você costuma passar da alegria para a sensação de desânimo com muita facilidade.
  • Você está sem trabalhar ou gostaria de trocar o seu trabalho atual.
  • Você está preocupado com assuntos financeiros ou familiares.
  • Você sente que precisa de mais tempo para si mesmo.
  • Você sente culpa ou rancor por temas e assuntos passados.
  • Você consome com frequência refrigerantes, café, tabaco e/ou álcool.
  • Você gostaria de conseguir comer de forma mais balanceada.
  • Você é uma pessoa superprotetora e sofre pelo que acontece com os demais.
  • Você tem dificuldade para dormir bem e descansar durante a noite.
  • Você tem dores e espasmos musculares.
  • Você gostaria de mudar algumas coisas em sua vida.

O resultado do teste

Para obter o resultado e saber o seu nível atual de estresse, some um ponto para cada resposta afirmativa e meio ponto para cada frase que lhe deixou em dúvida ou que respondeu “às vezes”. As respostas negativas somam zero pontos.
Entre 9 e 12 pontos: você provavelmente já sabe que está vivendo um estresse muito alto em sua vida. É importante enxergar a gravidade da situação para poder enfrentá-la. Além de mudar a alimentação, praticar atividades físicas e eliminar os maus hábitos, talvez seja necessária uma grande mudança na sua vida como um todo.
Entre 6 e 8 pontos: certamente você passa por momentos de ansiedade, nervosismo ou irritabilidade que reduzem a sua qualidade de vida no dia a dia. Dê prioridade ao que o seu corpo lhe pede para evitar chegar a um ponto que traga consequências graves para a sua saúde.
Entre 3 e 5 pontos: seu corpo está começando a dar sinais de estresse, mas como tudo é inicial, há tempo de resolvê-lo. Priorize uma alimentação balanceada, pratique atividade física e não se esqueça de encontrar tempo para relaxar e se dedicar a você mesmo.
Entre 0 e 2 pontos: o estresse não é uma preocupação grande na sua vida atualmente. Pode-se dizer que você consegue manter um dia a dia saudável e com boa qualidade de vida.

Como reduzir o estresse

  • Tente, na medida do possível, não se preocupar tanto com coisas do dia a dia. Muitas vezes nos estressamos e sofremos com antecedência, pensando em problemas que podem nem chegar a ocorrer.
  • Estabeleça momentos na sua rotina que serão dedicados única e exclusivamente a você. Dedique algumas horas para fazer algo que você realmente goste; pode ser qualquer hobby ou atividade do seu interesse, como pintar, escrever, ler, passear, fazer algum trabalho manual, etc.
  • Além disso, tente manter uma alimentação balanceada e saudável, rica em frutas e vegetais. Evite alimentos muito pesados, ricos em gordura e industrializados. Reduza também o consumo de açúcar, sal e farinhas refinadas em geral.
  • Não se esqueça de praticar exercícios físicos regularmente. Escolha uma opção que você goste e tente fazê-la de forma consistente. Além de exercícios cardiovasculares e de força, tente também priorizar atividades que trabalhem a mente, como a ioga e a meditação, ótimos para diminuir os níveis de estresse.
  • Sempre que possível, tente sair um pouco da rotina. Faça algo diferente, visite um lugar novo, entre em contato com a natureza e respire um pouco de ar puro. Tudo isso vai contribuir muito para deixá-lo menos estressado.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - A ALIMENTAÇÃO PODE CURAR - Alimentos anti-estresse combatem a depressão e a ansiedade

VENCENDO O ESTRESSE E ANSIEDADE PELA ALIMENTAÇÃO



A ansiedade está mais presente em nossas vidas do que imaginamos. Ela vai do grau mais leve até os casos mais graves, os quais necessitam de tratamentos severos com a presença de psicoterapia e medicação. Os sintomas vão desde àquelas vontades incontroláveis de atacar a geladeira até as crises que envolvem nervosismo, tremores, tensão muscular, sudorese, palpitações, tonturas, medos e insônia.

O médico psiquiatra Marcelo Caixeta aponta que as pessoas incriminam o estresse da vida moderna como o grande vilão para doenças como a ansiedade, mas problemas nas substâncias químicas cerebrais conhecidas como neurotransmissores, que são formados também pela alimentação e influências físicas, são decisivos no processo do desenvolvimento da patologia.
“É inegável o aumento moderno do número de casos de transtornos afetivos. Mas, hoje em dia, consumimos coisas que há 100 ou 500 anos atrás, nunca tivemos acesso, e, pelo contrário, não consumimos coisas que há pouco tempo consumíamos. Tudo isto leva à enormes distorções em nossa neuroquímica cerebral”, explicou Caixeta ao portal Diário da Manhã.

Para evitar esses efeitos negativos nas emoções, nada melhor que conhecer alimentos que auxiliam no processo do combate à ansiedade. O EcoD listou 10 opções, conheça:
1. Banana
O Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas realizou uma pesquisa a qual afirma que a fruta auxilia no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade, devido ao alto teor de triptofano, que colabora com a produção de serotonina.
2. Frutas Cítricas
A vitamina C, presente nas frutas cítricas, reduz a secreção de cortisol, hormônio liberado pela glândula adrenal em resposta ao estresse e a ansiedade. Elas promovem o bom funcionamento do sistema nervoso e aumentam a sensação de bem-estar.
3. Ovos, leite e derivados magros
Eles são excelentes fontes de triptofano, um tipo de aminoácido que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, membro da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade. Uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade. Rosana indica o consumo diário de duas a três porções deste tipo de alimento.
4. Carboidratos
Proveniente dos cereais e integrais, os carboidratos elevam o nível de açúcar no sangue, ao fornecerem energia, disposição e bem-estar. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata e uvas fazem parte deste grupo alimentar.
5. Carnes e Peixes
Segundo a nutricionista, eles são as melhores fontes naturais de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, importante também no processo do sono.
Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado Gaba, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
6. Espinafre
O espinafre contém folato (ácido fólico), uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos como o espinafre começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso.
7. Maçã
As maçãs são ricas em fibras de carboidratos, vitaminas A, B1, B2, B6, C, minerais, zinco, magnésio e selênio. Além de combater a ansiedade, relaxa.
8. Mel
O mel auxilia o organismo a produzir uma maior quantidade de serotonina, neurotransmissor que está intimamente ligado às mudanças de humor.
9. Jabuticaba
A fruta, que também é rica em carboidratos, fornecendo energia para o reânico físico, possui vitaminas do complexo B, que agem como antidepressivos. A jabuticaba também contém ferro (que combate a anemia) e vitamina C (que aumenta as defesas do organismo).
10. Chocolate
A nutricionista explica que o chocolate “é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade”. São recomendados cerca de 30 gramas de chocolate por dia, de preferência amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.


Alimentos anti-estresse combatem a depressão e a 

ansiedade




Mulheres que são mães, donas de casa e profissionais, tudo ao mesmo tempo. Homens bem sucedidos e que praticam esportes como atletas. 
Crianças que além das provas, ainda possuem muitas atividades após as aulas. 
Adolescentes em fase de vestibular. Com essa vida corrida é inevitável sentir os efeitos da pressão. No entanto, existem maneiras de amenizar estes sintomas. 
Que tal aliviar o stress através da alimentação? Existem alguns alimentos que podem ajudá-lo!

Alface: substâncias encontradas principalmente nos talos das folhas como a lactucina e lactupicrina, atuam como calmantes naturais.

Espinafre e brócolis: previnem a depressão. Contêm potássio e ácido fólico, importantes para o bom funcionamento das células, assim como o magnésio, o fosfato e às vitaminas A e C e ao Complexo B, que garantem o bom funcionamento do sistema nervoso. 
Peixes e frutos do mar: diminuem o cansaço e a ansiedade, pois contêm zinco e selênio, que agem diretamente no cérebro. Cereais integrais e chocolate (com moderação) também são ótimas fontes de zinco. O selênio também pode ser encontrado no atum enlatado e na carne de peru.

Laranja: promove o melhor funcionamento do sistema nervoso. É um ótimo relaxante muscular, ajuda a combater o estresse e prevenir a fadiga. A fruta é rica em vitamina C, cálcio e vitaminas do Complexo B. A ingestão de vitamina C inibe a liberação de cortisol, principal hormônio relacionado ao estresse no corpo.

Castanha-do-pará: melhora sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. Também é rica em selênio, um poderoso agente antioxidante. Uma unidade ao dia já fornece a quantia diária recomendada de 350mg. 

Alimentos ricos em vitaminas do complexo B: Quando o estresse está presente, o corpo utiliza a glicose desordenadamente, consumindo então as proteínas do músculo como fonte de energia. O ideal então é se alimentar de alimentos ricos em carboidratos complexos e uma dose extra de proteína magra como: leite em pó, queijo minas, amêndoas e carne que contém vitamina B12; ovo, leite, banana, aveia, batata, ricos em vitamina B6.

Maracujá: Ao contrário do que diz a crença popular, a fruta não é calmante, mas sim suas folhas. As folhas contêm alcalóides e flavonóides, substâncias depressoras do sistema nervoso central (SNC), o conjunto do cérebro com a medula espinal, responsável pela sensibilidade e pela consciência. Por isso, elas atuam como analgésicos e relaxantes musculares.

Escrito por: Daniela Cyrulin

* Publicado originalmente no site EcoD.

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ESTRESSE: O ASSASSINO SILENCIOSO - 10 maneiras de afastar o estresse

ESTRESSE - PORQUE SOMOS TÃO ESTRESSADOS?





art by Marco Brambilla


E o que é estresse? Não há ainda uma definição para o mesmo nos compêndios de patologia médica. É o dicionário Aurélio que nos diz que o estresse (em bom português) é "o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa, e outras capazes de perturbar a homeostase" (equilíbrio).

Hoje o termo estresse é amplamente usado na linguagem atual e nos meios de comunicação. Designa uma agressão, que leva ao desconforto, ou as conseqüência desta agressão. É uma resposta a uma demanda, de modo certo ou errado.

Segundo a colocação dada ao estresse por este autor, num congresso realizado em Munique, em 1988, "o estresse é o resultado do homem criar uma civilização, que, ele, o próprio homem não mais consegue suportar". (...)


O Que Provoca o Estresse ?

São os grandes problemas da nossa vida que, de modo agudo, ou crônico, nos lançam no estresse. Diversos pesquisadores notaram que a mudança é um dos mais efetivos agentes estressores. Assim, qualquer mudança em nossas vidas tem o potencial de causar estresse, tanto as boas quanto as más. O estresse ocorre, então, de forma variável, dependendo da intensidade do evento de mudança, que pode ir desde a morte do cônjuge, o índice máximo na escala de estresse, até pequenas infrações de trânsito ou mesmo a saída para as tão merecidas férias.

Certos eventos em nossas vidas são tão estressantes, que caracterizam a situação de trauma (lesão ou dano) psíquico. Recentemente as ciências mentais reconheceram uma nova síndrome, batizada de Distúrbio de estresse pós-traumático, uma verdadeira doença, pertencente ao estudo da angústia.


(...) vejam-se os crescentes índices de violência urbana e as suas vítimas, que vivem quadros de desespero permanente, quando não atendidos adequadamente em serviço psiquiátrico de reconhecida competência na área. Bombas, acidentes automobilísticos ou aéreos, desabamentos, assaltos com extrema violência, sequestros prolongados, estupros, etc. são causas comuns do distúrbio de estresse pós-traumático. O tratamento costuma ser demorado, mas tende a um bom prognóstico.

(...) Assim, reconhece-se que o estresse tem três fases, que se sucedem quando os agentes estressores continuam de forma não interrompida em sua ação:

A fase aguda
Esta é a fase em que os estímulos estressores começam a agir. Nosso cérebro e hormônios reagem rapidamente, e nós podemos perceber os seus efeitos, mas somos geralmente incapazes de notar o trabalho silencioso do estresse crônico nesta fase.

A fase de resistência
Se o estresse persiste, é nesta fase que começam a aparecer as primeiras consequências mentais, emocionais e físicas do estresse crônico. Perda de concentração mental, instabilidade emocional, depressão, palpitações cardíacas, suores frios, dores musculares ou dores de cabeça frequentes são os sinais evidentes, mas muitas pessoas ainda não conseguem relacioná-los ao estresse, e a síndrome pode prosseguir até a sua fase final e mais perigosa:

A fase de exaustão
Esta é a fase em que o organismo capitula aos efeitos do estresse, levando à instalação de doenças físicas ou psíquicas.

Problemas Causados pelo Estresse
O estresse pode ser causador e/ou agravador de uma série de doenças, que vão da asma, às doenças dermatológicas, passando pelas alérgicas e imunológicas; todas elas relacionadas de alguma forma à ativação excessiva e prolongada do eixo hipotálamo-hipófise-adrenal.

Na área do sistema digestivo, é sabido por todos que o estresse pode desencadear desde uma simples gastrite, até uma úlcera: o famoso cirurgião Alípio Corrêa Neto, da USP e da Escola Paulista de Medicina (hoje Universidade Federal de São Paulo), dizia que se alguém afirmasse, há 20 anos atrás, que a úlcera péptica era psicossomática (leia-se somatoforme), ririam dele; hoje, se deixasse de dizê-lo, ririam dele.
Mas, é principalmente a nível de coração, ou mais precisamente, a nível das coronárias, que o estresse pode ser um matador silencioso. 




Outros sintomas


No campo clínico (somático) os distúrbios ainda ditos 'neuro-vegetativos' são comuns: quadro de astenia (sensação de fraqueza e fadiga), tensão muscular elevada com cãibras e formação de fibralgias musculares (nódulos dolorosos nos músculos dos ombros e das costas, por exemplo), tremores, sudorese (suor intenso), cefaléias tensionais (dores de cabeça provocas pela tensão psíquica) e enxaqueca, lombalgias e braquialgias (dores nas costas e nos ombros e braços), hipertensão arterial, palpitações e batedeiras, dores pré-cordiais, colopatias (distúrbios da absorção e da contração do intestino grosso) e até dores urinárias sem sinais de infecção.

O laboratório clínico fornece outros detalhes indicativos da intensa ativação patológica no estresse: aumento da concentração do sangue e do conteúdo de plaquetas (células responsáveis pela coagulação sangüínea), alteração do nível de cortisol, alterações de catecolaminas urinárias e alterações de hormônios hipofisários e sexuais, além dos aumentos de glicemia (açucar no sangue) e colesterol, este por conta do LDL, ou o 'mau colesterol'.

Sintomas psíquicos

Os problemas ansiosos com a sintomatologia clínica, além de irritabilidade, fraqueza, nervosismo, medos, ruminação de idéias, exacerbação de atos falhos e obsessivos, além de rituais compulsivos, aumentam sensivelmente. A angústia é comum e as exacerbações de sensibilidade com provocações e discussões são mais freqüentes.

Do ponto de vista depressivo, a queda ou o aumento do apetite, as alterações de sono, a irritabilidade, a apatia e adinamia, o torpor afetivo e a perda de interesse e desempenhos sexuais são comumente encontrados.
Existem também as "fugas", que todos conhecemos. Quando não se apela para a auto-medicação com ansiolíticos (um perigo!), a pessoa refugia-se na bebida e mesmo no consumo de drogas ilícitas de uso e abuso, além de aumentar a quantidade de cigarros fumados, quando for fumante.

São estas as condições da derrocada à qual o estresse leva a pessoa, principalmente quando esta tiver uma personalidade hiperativa.




Como Diminuir o Estresse ?

Em um excelente artigo sobre estresse, principalmente no trabalho (e a maior parte de nós trabalha), o psiquiatra Cyro Masci sugere medidas profiláticas iniciais, secundárias e terciárias. Mas, em resumo, quando possível, devemos parar para pensar; para nos darmos a liberdade de termos um tempo para refletir sobre cada um de nós e seus esquemas pessoais, familiares, sociais, de trabalho, de estudos e até econômico-financeiros. Devemos reformular a vida, procurando reduzir as áreas geradoras de estresse. Um bom psiquiatra pode nos ajudar nesta tarefa.



10 maneiras de afastar o estresse


O estresse é prejudicial não só para sua saúde, mas também afeta as relações com nossos entes queridos. Mas você pode deixá-lo de lado com atividades muito simples. Confira estas dicas.


Muitas vezes haverá a necessidade de uso concomitante de um tratamento medicamentoso, geralmente através dos modernos antidepressivos serotoninérgicos (ISRS) com ou sem ansiolíticos e/ou beta-bloqueadores por um tempo definido: começo, meio e fim.

Quando já existe um quadro orgânico instalado, desde uma simples gastrite a asma ou alteração cardiorrespiratória, a busca de atendimento clínico é fundamental. A correção da alteração clínica é imprescindível. E esta pode ir de um simples a complexo tratamento ou resumir-se somente às necessárias mudanças do modo de viver, incluindo lazer ou uma pequena prática esportiva constante (porque não uma caminhada diária?, que faz bem a qualquer um de nós).
Mas, a principal atitude ainda é um alerta ao modo de viver e de trabalhar com as vivências e com as emoções que a vida nos proporciona. E aí está verdadeira e milenar sabedoria.


  • Vivemos em um ritmo acelerado e parece que faltam horas no dia para podermos completar nossos afazeres. O trabalho, a casa, as tarefas das crianças, as finanças da família, a saúde e até mesmo fatores como o trânsito ou o clima, adicionam estresse a nossas vidas, o que afeta a saúde, pois há irritabilidade, cansaço e mau humor; danificando todo o tempo de qualidade que passamos com nossos entes queridos.
    Para evitar que a tensão arruíne sua vida, lhe ofereço dez conselhos superfáceis que irão lhe ajudar a relaxar:
  • Medite

    A meditação é uma série de exercícios que levam a um estado de concentração absoluta e a afastar qualquer pensamento, para nos concentrarmos na respiração, na contemplação de um objeto, uma imagem ou na repetição de uma frase positiva. Uma boa ideia é dar-se alguns minutos sozinha para meditar, seja no conforto de sua casa ou em um parque; inclusive você pode reservar alguns minutos no trabalho ou, se puder e preferir, matricular-se em uma aula de ioga ou meditação. Depois disso com certeza você irá se sentir muito mais tranquila.
  • Ouça música

    A música tem um grande poder, por isso, se você estiver à beira de um ataque de nervos, coloque suas músicas favoritas e você verá como a tensão diminui rapidamente. O melhor desta atividade é que você pode realizá-la praticamente em qualquer lugar, seja no carro, transporte público, em casa e até mesmo no trabalho, pois cada vez mais é comum ver os funcionários com fones de ouvido. Foi comprovado que a música melhora a produtividade. Então, coloque ritmo a sua vida.
  • Dance

    Além de ouvir música, dançar ao ritmo de sua música favorita é outra atividade para reduzir o estresse. Se você estiver em casa, aumente o volume e pratique seus melhores passos. O melhor é que, além de se acalmar, você com certeza irá contagiar os outros membros da família com sua energia, e isso irá acabar em um bocado de diversão.
  • Pratique exercícios

    Sim, é cansativo e dá trabalho ser constante, mas melhora sua saúde, ajuda você a entrar em forma e melhora seu estado de ânimo graças às endorfinas que você libera ao se exercitar. Então quando você estiver muito brava, triste ou estressada, pratique qualquer esporte, faça uma rotina simples ou saia para correr, e você verá como os pensamentos negativos vão embora com o suor.
  • Caminhe

    Se você se sentir estressada, dê um passeio tranquilo por algum parque ou uma área tranquila perto de sua casa. Às vezes, estar trancados quando estamos muito mal-humorados só piora o sentimento, mas ao dar um passeio e respirar ar fresco o desconforto desaparece, seja estando sozinha com seus pensamentos ou saindo com alguém para poder conversar.
  • Leia

    Os livros nos fazem esquecer os problemas diários e nos transportam para outros mundos nos quais não há crise econômica, não existe o chefe irritante, as crianças são uns anjinhos e os afazeres desaparecem. Portanto, sempre que tiver um tempinho, talvez no trajeto do trabalho e voltando para casa (se você utilizar transporte público), antes de dormir ou um pouco nos finais de semana, pegue seu livro favorito e desfrute de muitas histórias. Se tiver a oportunidade, acompanhe sua leitura com uma bebida quente e veja como sua tranquilidade volta magicamente.
  • Faça carinho no seu cachorro

    Acredite ou não, ter um animal de estimação ajuda a reduzir os níveis de estresse, pois, de acordo com alguns estudos, os cachorros podem servir como suportes emocionais, e ao acariciá-los ou ter contato direto com eles nossa tensão arterial diminui. É comum também que quem tenha animal de estimação converse com ele, sem medo de ser repreendido ou ouvir sermões, e talvez ao falar possamos encontrar a solução para os problemas ou desabafar e, além disso, demonstrar ao nosso bichinho o quanto o amamos.
  • Aprecie a paisagem

    Existe algo mais perfeito do que o que foi feito pela mãe natureza? A beleza de uma árvore, uma flor, um animal, um rio, pode ser extremamente tranquilizante e contemplá-los nos dará um alívio imediato.
  • Respire fundo

    Pode parecer um conselho muito simples, mas você deve tentar. Quando sentir o estresse em cada parte do seu corpo, pare, respire fundo durante um ou dois minutos, e pronto. Isto acontece porque ao encher os pulmões de ar, a pressão arterial diminui e o estresse é liberado.
  • Abrace seus entes queridos

    Não há melhor maneira de terminar o dia do que com carinho sincero de nossa família. Se algo lhe deprime, abrace-os ou demonstre a eles seu carinho. Esse contato fará com que os problemas pareçam menores do que são e os rostos irritados se tornem sorrisos, pois nada é tão forte e relaxante quanto o amor de sua família.
    Quando sentir que você não aguenta mais, pois teve um dia pesado, siga alguns desses conselhos simples e tudo voltará ao normal. Mas conte-nos, como você costuma relaxar?
    Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 10 Formas de alejar el estrés, de Lizette Morante.
DR. VLADIMIR BERNIK, Médico psiquiatra
Fonte: http://www.cerebromente.org.br/n03/doencas/stress.htm