quarta-feira, 27 de julho de 2016

POESIAS, PENSAMENTOS E PALAVRAS - ENCONTRANDO AS RESPOSTAS

S e n t i r



Apenas sinta....
Nu, sem artifícios.
A sinfonia calma da paz e a perfeita ordem divina.
Fora e dentro.
Apenas sinta.

Dispa-se do complicado, do supérfluo.
Vá para dentro de si, e lá, encontre todas as suas respostas.
Vá!


Ana Nave Mãe

DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - PRINCÍPIOS DIVINOS DO AMOR E SEXUALIDADE SAGRADA - SEXO ALÉM DO FÍSICO - TRANSCEDENDO A ENERGIA

PRINCÍPIOS DIVINOS DO AMOR E SEXUALIDADE SAGRADA


     Os taoistas foram os primeiros a debruçarem-se sobre a problemática de como aproveitar, direccionar e controlar a poderosa energia resultante da experiência sexual humana e aplicá-la na promoção da saúde, juventude, longevidade e imortalidade espiritual.
    Como todos sabemos a energia sexual é uma das mais poderosas do Universo e, considera-se ser, de certo modo, difícil de controlar.
    Porém, devemos ter presente que, além do controlo, a condução ou exploração desta energia, depende do nível de Consciência no ser humano, o que determina o modo como o desejo sexual se aplica e/ou se manifesta.

DESENCONTROS E BLOQUEIOS

    
Podemos considerar que a falta de amor existente, as dificuldades que se verificam nos relacionamentos entre pares, seja fruto de feridas ancestrais amorosas, de ressonâncias que perduram na actualidade. Não tendo sido ainda resgatadas, conservadas fechadas num ciclo involutivo, são até hoje mantidas e alimentadas pelo uso e abuso indevido da energia sexual.
    Existe porém uma necessidade urgente de mudança e de perceber que as dificuldades nos relacionamentos, com os parceiros de vida, estão em crise porque o dom, e receptividade feminina foram esquecidos. Tanto no homem quanto na mulher, é imprescindível resgatar o apaziguamento, a harmonia e a energia de candura e pureza que foram deixadas para trás. A separação entre os casais surge pela falta do entrelaçar das duas energias fundamentais e complementares, primordiais no equilíbrio do Universo.
    Naturalmente, as mulheres sentem a atracão pela união sexual como um desejo provindo do coração, ou em alguns casos, como um sentimento espiritual. Mas, durante a intimidade física, pode acontecer que a mulher, não consiga expressar livremente a sua sexualidade, não só porque talvez não se encontre com o par que corresponde aos seus desejos profundos, mas também devido a possíveis bloqueios de energia no primeiro e segundo chakras, uma vez ser nesses centros que ficam registadas, na memória da Alma, as sensações de toda a sexualidade mal vivida, imposta e humilhante.


    Já os homens sentem atracção pela união sexual como um desejo físico, menos emocional e mais mental. Na sexualidade masculina, a maioria dos bloqueios que ocorrem são registados no plexo solar e coração. O impedimento do fluxo energético pode ser devido ao medo da entrega sentimental, medo da intimidade emocional profunda, o que não se irá manifestar necessariamente no corpo físico. Assim, o homem pode estar sexualmente presente no nível físico, enquanto a sua natureza sentimental se encontra total ou parcialmente ausente. As suas emoções poderão estar presas devido ao medo de se abrir, pelo receio de se tornar vulnerável, frágil ou rejeitado. Também a sua alma conserva as antigas memórias de quando foi abandonado e ferido emocionalmente.
    Estando estes bloqueios ligados a um passado longínquo, pode-se dizer que praticamente todos nós temos bloqueios, o que nos impede de experienciar a sexualidade num sentido amplo e completo. É assim necessário compreender esta questão, perdoar a nós mesmos e aceitar a sexualidade com uma consciência clara, límpida e amorosa.

SEXO E AMOR
    Fazer amor nem sempre implica a tradução expressa por uma relação sexual, assim como um acto sexual nem sempre se expressa através de um conteúdo amoroso. Isto mostra-nos a versatilidade do amor e da própria relação sexual, pois nenhum deles se vincula a formas ou conteúdos.
    Então o que significa fazer amor?
    Para o comum das pessoas significa obter prazer, prazer esse que se conecta de imediato com a satisfação obtida numa relação sexual. Porém este pressuposto, apesar de certo, nem sempre é verdadeiro.
    O prazer e o êxtase sexual podem ser obtidos de formas diversas, através do simples toque, de um olhar, de um beijo, de um entrelaçar de mãos ou de um abraço, desde que em qualquer destes gestos se encontre ressonância, profundidade e comunhão amorosa. Não se pretende deste modo excluir o acto sexual, mas sim inclui-lo e envolvê-lo com o mesmo teor vibratório, pois sem isso, apenas a prática do acto em si, estará desprovido do sentido da Vida e estaremos alimentando com a nossa energia um acto desconectado da Origem.
    Consoante o nível de Consciência dos participantes, assim é incutida na relação o tipo de energia, se mais básica, ligada ao plano instintivo, ou mais elevada, conectada com o plano Divino. Quando nos reconhecemos como seres Divinos, quando percebemos esta verdade em nós e no outro, é-nos possível direccionar e “controlar”, através de uma vivência espiritual, amorosa e de entrega, o campo energético sexual.
    Sempre que dois seres se unem de forma completa e luminosa, o vórtice energético daí resultante é como uma dádiva, um impulso para a libertação da Alma individual e uma fonte de Amor para a Alma colectiva da Humanidade. Este será, sem dúvida, o melhor contributo de todos nós para a cura de uma antiga ferida colectiva, provinda das lutas de poder, de exploração e supremacia sexual entre homem e mulher. Urge assim o equilíbrio entre as energias, masculina e feminina, que se deverão voltar a unir numa simbiose de complementaridade impregnada de Verdade, Amor e Alegria.
    Para que haja plenitude, durante a relação, o sentir e gesto amoroso deve ser partilhado entre o casal, de modo suave e compassivo, levando os parceiros a fundirem-se num só sentimento. Uma relação terna e envolvente, onde é estimulada a Consciência da Alma o amante coloca num primeiro plano o seu par, nada esperando em troca, num profuso amor.
    Quando a Alma está presente na relação, cria-se um vínculo espiritual entre os pares, que não pode ser corrompido e o sexo não é mais vivenciado como uma satisfação de descargas hormonais, mas sim como um acto legítimo e verdadeiro de puro Amor. O nível de prazer aumenta, sendo incomparável ao sexo comum, podendo mesmo ser atingido o êxtase espiritual.
    O verdadeiro Amor, o que nos preenche e parte de nós para o outro, é fluído, expansivo, não se contém, pois não tem recipiente que o possa conter, vive-se porque é vívido e ama-se porque nós somos Amor. Deverá assim ser expresso em liberdade, em abrangência, em totalidade e União com a Terra (nós e o par) e com o Céu (ambos com o Divino).
    O caminho para uma experiência sexual plena e feliz pode ser longo e moroso mas, durante este percurso, abrem-se as portas do auto conhecimento, do amor-próprio e compaixão por si mesmo e pelo outro, o que é extremamente valioso e imprescindível para o usufruto da Nova Sexualidade.

SEXUALIDADE VERSUS ESPIRITUALIDADE

    Em essência, a sexualidade carrega um grande potencial de Luz onde a envolvência na matéria se eleva acima da matéria. Quando o coração se abre, quando se conecta a energia do coração com a energia sexual, a energia de amor e harmonia que o casal experiencia, retira-os do plano material para os reinos supra físicos. A sexualidade completa, a que integra todos os níveis do Ser abre um portal para uma realidade energética mais elevada e, tal como antes de encarnarem na Terra, os amantes sentem-se envolvidos por uma doce, suave e tranquila vibração. Nesse momento, no corpo físico, todos os chakras vibram em uníssono destruindo o abismo existente entre a matéria e o espírito.
    Este é o início da jornada sagrada, o êxtase silencioso que proporciona a descida de energias superiores, Paz, Harmonia, Felicidade e Bem-Aventurança, directamente do Cosmos sobre a Terra.
    Este é também um acto de Criação Divina que poderá ter como fruto o nascer de Novas Crianças. Quando uma criança é concebida deste modo, ela entra no reino terreno através de um túnel de Luz, envolta por um véu de Supremo Amor. Esta é a forma de recepção mais harmoniosa, acolhedora e querida que uma Alma pode ter ao descer sobre a Terra.

DEUSA MULHER

    O papel feminino da mulher, hoje sublimado, foi outrora enaltecido como se pode constatar através de antigos documentos e pinturas que revelam imagens e formas femininas que, no princípio, eram utilizadas para reverenciar a Grande Deusa. Assim, a magia e o encantamento, o culto ao Sagrado e Divino eram manifestados com amor e respeito, equilíbrio e harmonia. A sexualidade, o nascimento e a maternidade eram honrados e as mulheres eram respeitadas como as doadoras da Vida, da mesma forma que ainda hoje o são em culturas indígenas preservadas.
    Porém, a verdadeira Mulher, a Sacerdotisa, que cumpria a função de oráculo como voz da Deusa, a Mãe como portal da Vida, a Anciã da Sabedoria Ancestral, aquela que proporcionava ao homens a união sagrada, como Deusa do Amor e Fertilidade, essa Mulher não existe há muito.
    Tendo como meta o equilíbrio universal, o poder feminino ancorado no interior das mulheres, a sensibilidade e delicadeza feminina estão sendo convocadas a aflorar novamente, para soltar e diluir as grilhetas impostas por algumas civilizações que utilizam o poder masculino como força bruta sobre a Terra.
    É assim dada à mulher, a oportunidade de colaborar na liberação da energia de inteligência criativa sobre o planeta, matriz cósmica que se manifesta através da Consciência da Mãe do Mundo, aspecto feminino do Criador.
    A energia da Nova Terra pressupõe uma mudança de comportamento, movida por uma alteração do estado de Consciência, que nos remeta à Origem Sagrada. Restituir a dimensão feminina, elevar a sua essência, transformar a Mulher na Deusa-Mãe é o passo fundamental para a sacralização da energia sexual. Somente este aspecto feminino, este arquétipo adormecido a irá conduzir à liberação, em todo o seu esplendor. A Deusa, que com imensa sabedoria aparentou dormir, e que contínua e amorosamente foi tecendo o manto de Luz sobre os que a invocam, aguarda agora o raiar da Nova Aurora.

TRANSCENDÊNCIA
 
Esta é a Era em que os casais estão sendo convocados a compartilhar uma União Sagrada transcendendo o amor e prazer carnal, elevando as frequências vibratórias a patamares superiores de energia. Tanto o homem como a mulher estão designados a assumir os arquétipos, os símbolos e signos cósmicos, que lhes competem.
    A sexualidade vista à Luz da Espiritualidade, transmuta o acto sexual numa oferenda energética, numa dança sublime entre o belo e maravilhoso, onde dois seres se entrelaçam e comungam de uma só energia, a da Alma.
    O corpo da mulher, dignificado como um Templo, incorpora a energia da Deusa sempre que se entrega ao Amor com a Consciência do sentido sagrado desse acto.
    O homem, quando receptivo, recebe a vivificação desse aspecto feminino, que o impregna de sensibilidade e lhe amplia as sensações, fazendo com que o casal transcenda os limites da consciência humana.
    Num acto profundamente envolvente, todos os corpos, físico, psíquico emocional e anímico se unem num só. A união dos corpos, num só Fogo de Alma, gera um campo de alto teor energético, onde, num sussurro silencioso, o fruir do toque doce e suave, das mãos ou dos lábios, se assemelham à recepção eléctrica de um indelével formigar onde pode ser lido pelas células a informação estelar nelas contida.
    Uma relação sexual assim vivida, onde nada se pretende a não ser amar o Amor com que se ama, coloca o par como complementos divinos. Vibrando em êxtase, na unicidade de todos os seus corpos, ambos se redimensionam como um só, transcendendo o corpo físico, numa frequência intensamente vibrante e sublime que lhes permeia a Alma. O êxtase sexual desencadeia assim uma profunda expansão de Consciência e, num silêncio profundo, impregnado de reverência, o vínculo espiritual que se estabelece entre os amantes é então conectado aos Planos Superiores, onde os sentimentos aprendem uma nova linguagem.
    É nesse preciso instante, de perfeita comunhão e plenitude que pelo grande Sopro de Amor que abriga as Esferas, o campo energético que os une se verticaliza, formando o vórtice Céu-Terra através do qual traccionados pelo magnetismo divino acedem à Luz Suprema.
    E, por um tempo sem tempo, eis que se abrem os Portais da Consciência Cósmica. Envoltos por ténues fios dourados, tecidos pela efusão do Amor Divino, tendo como aliança Sentimentos Superiores, é reiterada a cerimónia do Matrimónio Celeste onde, agraciadas pela hegemonia cósmica, as Almas se unem Ad Eternum…
Por: *Exilys
SOBRE O SEXO TÂNTRICO 





O sexo tântrico é diametralmente oposto e diferente. Ele não se destina a aliviá-lo, a permitir que você ponha sua energia para fora. Ele significa permanecer no ato sem ejaculação, sem desperdiçar a energia. Permaneça no ato, funda-se nele, mas no início do ato, não na parte final. Isto muda a qualidade, que então se torna completamente diferente.

Tente compreender duas coisas. Existem dois tipos de clímax, dois tipos de orgasmo. Um tipo de orgasmo é conhecido; você atinge o cúmulo da excitação e não consegue seguir adiante. O fim chegou. A excitação chega a um ponto no qual ela se torna involuntária. A energia circula intensamente dentro de você e sai. Você se sente livre dela, aliviado. A carga foi lançada fora. Agora você pode relaxar e escapar. 

Você a está usando como um calmante. Trata-se de um calmante natural. Segue-se um sono reparador, se sua mente não estiver sob o peso da religião. Caso contrário, até mesmo o calmante é destruído. O sexo só poderá ser tranquilizante se sua mente não estiver sob o julgo da religião. Se você se sentir culpado, até mesmo seu sono será perturbado. 

Você sentirá depressão, começará a condenar-se, começará a jurar que daí em diante não se entregará mais àquilo. Mais tarde seu sono se tornará um pesadelo. Se você é uma pessoa natural não muito oprimida pela religião e pelo moralismo, então o sexo poderá ser usado como um calmante. 

Este é um tipo de orgasmo: chegar ao ápice da excitação. O Tantra no entanto está centrado em uma outra espécie de orgasmo. Se denominamos a primeira espécie de orgasmo de ápice, podemos chamar o segundo orgasmo (o tântrico) um orgasmo de planície. Nele você não chega ao ápice da excitação, mas ao profundo vale do relaxamento. 


A excitação tem de ser empregada para ambos, no início. 
É por isso que digo que no início elas são idênticos, mas no fim são totalmente diferentes. 
A excitação tem de ser usada para ambos; ou você caminha em direção ao primeiro, a excitação ou para o vale do relaxamento. 
Em relação ao primeiro, a excitação tem de ser cada vez mais intensa. Você tem que crescer nela, tem de ajudá-la a ir em direção ao ápice. 
E uma vez que o homem penetrou, ambos os amantes podem relaxar. 
Nenhum movimento se faz necessário. 
Podem relaxar em meio a um abraço amoroso. 
Quando o homem ou a mulher sentem que a ereção pode se perder, basta apenas um pouco de movimento e de excitação para que isto não aconteça, mas em seguida é preciso voltar a relaxar. 
Vocês podem prolongar este abraço profundo durante horas, sem ejacular, e então ambos poderão mergulhar em um sono profundo. Isto é um orgasmo de vale. 
Ambos estão relaxados e encontram-se como dois seres relaxados.

Livro: Tantra sexo e espiritualidade Osho

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Aprenda a fazer um creme caseiro que reduz a gordura na barriga em poucos dias

CREME CASEIRO PARA REDUZIR A BARRIGA

Este creme caseiro é um sucesso para a imensa maioria das pessoas que fizeram uso dele, PORQUE FUNCIONA!

Creme redutor de gordura - barriga - Cura pela Natureza

INGREDIENTES
Meio frasco pequeno de Vick Vaporub
1 colher (sopa) de cânfora (vende em farmácias)
1 colher (chá) bicarbonato de sódio
1 colher (chá) de álcool (o que você usa em casa para desinfetar as mãos)
MODO DE PREPARO
Em um recipiente, misture todos os ingredientes até obter uma pasta homogênea.
Aplique no abdome com massagens circulares, até que você sinta o frescor típico do Vick.
Deixe agir enquanto você realiza alguma atividade física dentro de casa ou na academia, como esteira, bicicleta, abdominais, flexões.
(Por precaução, recomendamos que você não se exponha ao sol quando estiver com o produto sobre a pele).
Você pode até fazer atividades diárias, como arrumar, lavar, varrer a casa...
Mas é importante algum movimento durante o tempo em que creme redutor estiver agindo.
Em 30 dias, você já notará os primeiros resultados: melhoras no aspecto da pele e diminuição da retenção de líquido.
Em torno de 45 dias, já será visível a diminuição da gordura.
Persista no tratamento e, em mais alguns dias, você terá uma nova barriguinha.
Durante o tratamento, beba bastante água pura.
E conserve o creme em um frasco de vidro bem fechado.
Antes da primeira aplicação, faça um teste de alergia: aplique um pouco do produto no cotovelo.
Espere alguns minutos e, se não ocorrer reação alérgica, o uso está liberado.
Por precaução, não use no período de amamentação.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Enxaquecas, a dor na sombra

VOLTANDO PRA LUZ , VENCENDO A DOR...



As enxaquecas não são simples cefaléias. Senti-las é ter que escolher a penumbra e o silêncio de um cômodo para sentir alivio, é suspirar na cama desejando que cesse essa dor pulsante alojada em metade da cabeça. Além disso, também implica sofrer a incompreensão de quem pensa que se está exagerando…

Quem padece desta doença de forma crônica sabe o que é o menosprezo social de quem não entende, por exemplo, que uma “dor de cabeça” pode impedi-lo de ir trabalhar. Por isso, e para reconhecer esta realidade que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a enxaqueca como uma doença incapacitante em 2012.

Uma enxaqueca não é uma dor de cabeça, é um pesadelo cerebral que me faz ter medo da luz, dos sons, dos cheiros… Que me obriga a procurar um lugar escuro onde me resguardar na escuridão e no silêncio.

Ninguém escolhe esse tipo de dor. Todos gostamos de desfrutar dos nossos dias com a máxima qualidade e bem-estar, mas o inimigo invisível das enxaquecas aparece ao longo do mês quase de forma regular para “fechar o nosso interruptor vital” e nos tornar seus prisioneiros. A enxaqueca é uma doença neurológica da qual queremos falar neste espaço.

Entendendo melhor as enxaquecas

menina-sentindo-enxaquecas

Como sempre costuma se falar nestes casos, não há nada melhor que conhecer o nosso inimigo para poder enfrentá-lo com mais recursos. No caso das enxaquecas cabe dizer, em primeiro lugar, que costumam ter um fator genético e afetam em maior grau o sexo feminino.

É muito comum lembrarmos de quando éramos crianças e nos obrigavam a falar baixinho e a não fazer barulho porque algum dos nossos pais tinha “isso” chamado enxaqueca. Pouco depois, nós também descobrimos na própria pele esse convidado obscuro que se aloja na cabeça para deter, durante algumas horas, a engrenagem das nossas vidas.

Uma enxaqueca tem um evidente fator orgânico, é uma coisa que precisa ser esclarecida acima de tudo para aqueles que pensam que a raiz pode estar em algum fator emocional. Agora, fatores como o estresse são frequentemente seus desencadeadores, mas nunca a causa, por isso é preciso ter em mente os seguintes dados.

Causas que dão origem às enxaquecas



A seguir mostramos algumas das características principais com relação às enxaquecas e suas causas:
A enxaqueca afeta 10% da população e, embora costume começar a se manifestar após os 20 anos de idade, as crianças também podem sofrê-las.

Antes de mais nada, é importante saber que existem vários tipos de enxaquecas. A mais comum é a que afeta a “meia cabeça” (incluindo um dos olhos e a testa) e que surge com uma dor pulsante. Além disso, costuma causar os primeiros sintomas através do que é conhecido como áurea.

A mais dolorosa e incapacitante é a enxaqueca neurálgica, ocasionada pela ativação ou irritação das fibras do nervo trigêmeo. Areteo de Capadocia, célebre médico do século I d. C., a descreveu como “a pior dor do mundo”.
É importante saber que o nervo trigêmeo é o que transmite a sensibilidade da cabeça, e que com suas fibras rodeia as meninges.

Quando o nervo trigêmeo é ativado ou sobrecarregado, aparece a inflamação e são liberadas substâncias que afetam também as próprias meninges. Por isso são sentidas essas pulsações persistentes na cabeça. Uma coisa terrível, sem dúvida.

menina-deitada-com-passarinhos

Como prevenir e enfrentar os dias de enxaqueca
Muitas pessoas passam por uma autêntica maratona pessoal em busca de tratamentos com os quais conseguir ter uma melhor qualidade de vida. O objetivo, ou o humilde desejo, é apenas poder evitar que a enxaqueca seja essa muralha persistente que interrompe o seu tempo, seus relacionamentos, seus dias de sol, sua produtividade no trabalho.

Por isso, e para ajudá-lo mais um pouco, sugerimos refletir sobre estes aspectos para enfrentar melhor os seus dias de enxaquecas e penumbra.

Conheça a sua doença
A sua enxaqueca NÃO é como a do seu colega de trabalho, nem como a da sua mãe. Os tratamentos não funcionam para todas as pessoas do mesmo jeito, por isso costuma-se recomendar o seguinte:

Faça um diário “da dor”. É sempre muito útil manter algum tipo de registro sobre a frequência da sua aparição e sobre os possíveis detonadores: o estresse, um tipo de alimento, dias de muito vento, a tensão pré-menstrual…
Experimente mais de um tratamento: existem diversos fármacos para tratar as enxaquecas. Sempre serão os seus médicos a lhe oferecer as melhores opções de acordo com as suas necessidades. Mesmo assim, não hesite em complementá-los com outras terapias como a ioga, o biofeedback, o relaxamento…
Conheça os detonadores
Tal como dissemos, fatores como o estresse podem agir como detonadores na hora de superexcitar o nervo trigêmeo. Por isso, é interessante que você conheça essas dimensões que podem ativar o início da enxaqueca.

O exercício físico intenso (a enxaqueca aparece quando relaxamos depois da atividade).
Os alimentos ricos em sal.
Os alimentos com estimulantes químicos ou naturais.
Os queijos curados, os laticínios.
O chocolate.
O café, o chá, o álcool.
As luzes ou os cheiros intensos.
As diferenças de temperatura.
Canalize a dor
Pode parecer curioso, principalmente sabendo como uma dor associada à enxaqueca é incapacitante. Contudo, aceitar a doença em si deve nos ajudar a encontrar também algum meio com o qual desviar levemente o foco do sofrimento.

Artistas como Salvador Dali, Debussy, Yakoi Kusama ou Lewis Carroll, padeciam de enxaquecas de forma corriqueira, e encontraram na arte, na música ou na escrita um canal para se expressarem. Vale a pena encontrar o seu próprio.

A dor nos faz cativos do nosso próprio corpo, prisioneiros de uma envoltória demasiadamente frágil. 
Encontre uma motivação cotidiana e não deixe que a enxaqueca o controle, que o transforme em alguém que você não é.

menina-floresta

SAÚDE EQUILÍBRIO - 16 Benefícios do Gergelim – Para Que Serve e Propriedades - DICAS TERAPÊUTICAS Gergelim reduz a barriga

16 Benefícios do Gergelim – Para Que Serve e Propriedades

Gergelim é um alimento extremamente saboroso e benéfico para o corpo humano, mas ainda é pouco consumido no Brasil. O seu uso mais popular são nos pães com gergelim, porém, ainda é pouco para a quantidade de propriedades que a semente tem. Além dos pães, as sementinhas são usadas em bolachas salgadas, bolos, sushis, para temperar saladas, entre outros. Mas para que serve o gergelim? Quais são os maiores benefícios do gergelim para nosso corpo?
As sementes de gergelim vem sendo cultivadas intencionalmente a mais de 3500 anos e utilizadas para remédio e alimento por várias civilizações. Elas podem ser consumidas cruas, como óleo ou manteiga. A manteiga de gergelim é conhecida como Tahine, muito popular na culinária árabe.
O gergelim tem propriedades tão benéficas porque está cheio de nutrientes como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, manganês, cobre, zinco, fibra, tiamina, vitamina B6, folato, proteína, e triptofano – muitos nutrientes para uma semente tão pequena.´
Os louros vão para a dupla cálcio e ômega-3, que inunda essa semente e, comprovadamente, diminui as células gordurosas 

Pode acreditar: incluir a pasta de gergelim no café da manhã todo dia dá uma bela ajuda para quem quer ver o ponteiro da balança lá embaixo. "Basta uma colher de sobremesa da pasta feita com essa semente em uma fatia de pão integral", sugere a nutricionista Vanderlí Marchiori, de São Paulo. Na culinária árabe, essa pasta é conhecida como tahine, muito apreciada também como tempero de saladas.
Estudos e mais estudos mostram que o cálcio não apenas interfere no desenvolvimento dos adipócitos, células de gordura, mas também breca a absorção da gordura. Então, quando falta o mineral, sobram barriga e pneus. Sem contar que ele também atua no aproveitamento da insulina, o hormônio que regula o metabolismo e a fome. Se essa substância fica dando sopa no corpo, o aumento do tecido adiposo é líquido e certo.
A atuação do ômega-3 no emagrecimento é menos conhecida. Sabe-se, porém, que uma das funções desse ácido graxo é reduzir processos inflamatórios. O que isso tem a ver com diminuição de adipócitos? É simples: quando um microorganismo dá uma de penetra, o corpo acumula gordura como um mecanismo de defesa. Claro, ele precisa estocar energia para conseguir dar cabo do visitante indesejado. No entanto, se o organismo está bem abastecido de ômega-3, o risco de uma inflamação é bem pequeno. Conseqüentemente, não será necessário armazenar gordura.

16 Benefícios do Gergelim – Para que serve e Propriedades

Entre os benefícios do gergelim está a prevenção da diabetes e do câncer, a melhora da saúde do coração e dos ossos, além de desacelerar o processo de envelhecimento do corpo como um todo e auxiliar no emagrecimento. Entenda para que serve o gergelim.

1- Pressão sob controle

Estudos mostram que o consumo de gergelim reduz a hipertensão e previne doenças cardíacas em geral. O magnésio presente nas sementes é um famoso aliado dos hipertensos e apenas uma mão cheia de sementes oferece 25% do magnésio necessário em um dia.
Um estudo publicado no Jornal de Medicina Biológica de Yale em 2006 mostrou que trocar outros óleos por óleo de gergelim diminui e pressão arterial diastólica e sistólica, além de diminuir a peroxidação lipídica (ranço corporal).

2- Ajuda na prevenção do câncer

Um dos minerais que mais previne o câncer é o magnésio, que, como falamos antes, o gergelim está cheio. Um estudo publicado no Jornal Americano de Nutrição Clínica mostra que o risco de tumores colorretais diminui 13% e o risco de câncer colorretais diminui 12% a cada 100 mg magnésio consumido.
Para completar, gergelim tem uma lenhina solúvel conhecida como sesamina, que tem sido objeto de muitos estudos e se mostrado eficiente na inibição de células cancerígenas como a da leucemia, câncer de cólon, próstata, mama, pulmão e pâncreas. Além disso, as sementes contém fitato que possui funções antioxidantes que tiram os efeitos dos radicais livres e evitam que células cancerígenas se desenvolvam.

3- Protege contra o envelhecimento da pele

Estes mesmo antioxidantes que previnem o câncer também desaceleram o envelhecimento da pele. Evitam os efeitos nocivos dos raios ultravioletas, que inclui rugas e pigmentação da pele.
Além disso, o zinco ajuda a produzir colágeno, dando mais elasticidade para a pele e ajudando a reparar os tecidos do corpo em geral. As sementes ainda são ricas em vitamina B, que mantém cabelo, pele e olhos saudáveis e bonitos.

4- Ajuda a digestão e emagrece

As sementes possuem muitas fibras, que são fundamentais para uma digestão saudável, evitando constipação, diarreia e mantendo o cólon saudável. Além disso, asfibras auxiliam na perda de peso, pois elas aumentam a sensação de saciedade. Isso acontece porque elas demoram para ser digeridas, então você fica satisfeito mais rapidamente e demora mais para sentir fome mesmo consumindo menos calorias.

5- Bom para quem faz exercícios e quer desenvolver a musculatura

Gergelim é extremamente rico em proteína (são 4,7 gramas de proteína a cada 28 gramas de sementes), além de ser uma boa alternativa para os vegetarianos, ela é ideal para quem faz atividade física e quer desenvolver a musculatura. As proteínas ajudam a aumentar força, a acelerar o crescimento celular, aumentam a energia e aceleram o metabolismo como um todo (o que também ajuda a emagrecer).

6- Remédio para diabéticos

O magnésio presente nas sementes também tem propriedades que reduzem a chance de desenvolver diabetes e ajudar a administrar os sintomas da doença. Uma pesquisa publicada em 2011 no Jornal de Nutrição Clinica mostrou que o óleo de gergelim aumenta o efeito do remédio glibenclamida em pacientes que sofrem com a diabetes tipo 2.

7- Ossos saudáveis

As sementes de gergelim são um pequeno coquetel para os ossos: elas são ricas em zinco, cálcio e fósforo. Uma porção de semente de gergelim tem mais cálcio que um copo inteiro de leite! Esses minerais são fundamentais para o corpo regenerar o tecido dos ossos e evitar osteoporose. Um estudo no Jornal Americano de Nutrição Clínica provou que consumir menos zinco que o necessário pode causar osteoporose no quadril e na espinha.
Apesar de osteoporose ser mais comum em mulheres pós menopausa, esta também é uma doença comum nos homens. Estudos mostram que um em cada oito homens acima de 50 anos terão uma fraturas por osteoporose.

8- Baixa o colesterol

Os fitoesteróis presentes no gergelim tem uma estrutura química muito similar a do colesterol e conseguem diminuir o nível de LDL (colesterol ruim) no sangue ao bloquear a sua produção. Sementes de gergelim tem o maior nível fitoesteróis da natureza (400-413 mg a cada 100g). A substância ainda potencializa o poder do sistema imunológico e diminui a chance de desenvolver câncer.
Além disso, o gergelim é rico em ácidos (como o oléico) que também diminui o LDL e aumentam o HDL (colesterol bom) no sangue. Portanto, baixar o colesterol é um dos benefícios do gergelim.

9- Alivia artrite

Gergelim é rico em cobre, que tem propriedades anti-inflamatórias, aliviando a dor nas juntas, ossos, músculos e diminuindo a dor causada pela artrite. O cobre ainda é conhecido por fortalecer os vasos sanguíneos e melhorar a circulação

10- Protege da radiação

As sementes de gergelim protegem o DNA dos efeitos nocivos da radiação – seja radiação de fontes acidentais ou de tratamentos como quimioterapia. Protegendo o corpo dos efeitos da radiação, o gergelim diminui a probabilidade de câncer por mutação celular.
Um estudo feito com ratos estendeu o tempo de vida dos animais que estavam sendo tratados com radiação ao incluir gergelim na dieta diária, prevenindo os danos causados pelo tratamento.

11- Saúde bucal

Os benefícios do gergelim são tão abrangentes que chegam até a saúde bucal. O óleo das sementes na boca tem um poderoso efeito antibacteriano, previne placa bacteriana e clareia os dentes. Mas para ter esses efeitos, é preciso deixar o óleo na boca até ele ficar grosso e esbranquiçado.

12- Alivia dores de cabeça e enxaqueca

Quem sofre com enxaquecas frequentemente pode usar gergelim para diminuir as dores. O magnésio presente no gergelim evita espasmos dos vasos sanguíneos que desencadeia crises de enxaqueca. Já o cálcio, previne enxaquecas e dores de cabeça em geral.

13- Melhora respiração e evita asma

Além de todos os benefícios do gergelim, o magnésio presente no gergelim também previne asma e outros problemas da respiração – tornando todo sistema respiratório mais saudável.

14- Diminui a ansiedade

Sim, a semente de gergelim ainda possui minerais que ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse como o magnésio e o cálcio. As vitaminas tiamina e triptofano, também presentes no gergelim, ajudam a produzir serotonina – o famoso hormônio da felicidade.

15- Ajuda na prevenção da esclerose múltipla

O óleo de gergelim evita o desenvolvimento da esclerose multipla ao diminuir a secreção de IFN-GAMA, um fator chave para iniciar inflamações e lesões no sistema nervoso. Estudos mostram também que gergelim é benéfico contra a doença de Huntington

16- Alivia anemia

As sementes, principalmente as pretas, são ricas em ferro, o que é fundamental para quem sofre com anemia.

Óleo de gergelim para quem deseja emagrecer


gergelim (também chamado de “sésamo“) é, muitas vezes, conhecido apenas por “enfeitar” os pães. Estasemente é um exemplo de alimento bem conhecido, mas com os benefícios “ignorados” pela grande maioria, que desconhecem suas diversas propriedades medicinais. As mulheres que estão em dieta, por exemplo, deveriam dar uma atenção especial ao gergelim, pois esta sementinha de origem oriental pode ajudá-las a conquistar um emagrecimento saudável, combinada a outros alimentos. Seu óleo, em especial, concentra todos os nutrientes que ela oferece e possui um efeito melhor sobre o organismo.

Propriedades e tipos de gergelim

Por ser tão pequeno, a gente nem imagina a quantidade de nutrientes que está presente no gergelim, é uma caixinha de surpresas maravilhosa! Para se ter uma noção: o gergelim é rico em proteínas, cálcio, ferro e ômega 3, possui as vitaminas E, B1 e B2, e é rico em fibras. É muita coisa para ser usado apenas sobre o seu pão, não é?!
O gergelim possui três tipos: o branco, o marrom e o preto. O que mais consumimos é o branco, mas os três possuem todo o valor nutricional apresentado acima, com exceção do fato de que o preto tem o potencial antioxidante maior do que o dos outros, pois possui mais óleo em sua composição.

Seus benefícios para quem deseja emagrecer

  • Ele aumenta a sensação de saciedade, pois possui muitas fibras que aumentam o tempo da digestão, fazendo com que o organismo pense que está bem alimentado por muito mais tempo.
  • Também diminui a vontade exagerada de comer doces e massas.
    Óleo de gergelim para quem deseja emagrecer
    Imagem: Reprodução
  • Possui ação anti-inflamatória, o que vai reduzindo a gordura corporal com o tempo.
  • Apresenta ácidos graxos insaturados que regulam o colesterol no organismo.
  • O cálcio em doses certas favorece o emagrecimento.
  • O ômega 3 diminui a inflamação dos tecidos gordurosos e consequentemente, nos ajuda a perder barriga.

Como consumir o gergelim

Os modos mais indicados de consumir o gergelim são nos pães e nas bolachas, mas sua trituração também é válida, para adicionar em sucos, saladas, molhos e frutas. O óleo de gergelim é um dos melhores modos de consumir esta sementinha, pois pode ser utilizado em várias receitas e vários alimentos; o óleo do gergelim preto é o melhor! Ainda existe uma pasta saborosa chamada de tahine, que pode ser consumida em pães.

Atenção

Porém, como tudo, o consumo em excesso pode ser um problema. As sementes podem irritar o estomago e o cólon, além de aparecer em teste de drogas devido a uma pequena quantidade de THC.
Revisão Geral pela Dra. Patrícia Leite - (no G+)
Referências: 
  1. Kamal-Eldin, Afaf, Ali Moazzami, and Sidiga Washi. “Sesame seed lignans: potent physiological modulators and possible ingredients in functional foods & nutraceuticals.” Recent patents on food, nutrition & agriculture 3.1 (2011): 17-29.
  2. Paddon-Jones, Douglas, et al. “Protein, weight management, and satiety.” The American journal of clinical nutrition 87.5 (2008): 1558S-1561S.
  3. Hirata, Fumihiko, et al. “Hypocholesterolemic effect of sesame lignan in humans.” Atherosclerosis 122.1 (1996): 135-136.
  4. Hyun, Taisun H., Elizabeth Barrett-Connor, and David B. Milne. “Zinc intakes and plasma concentrations in men with osteoporosis: the Rancho Bernardo Study.” The American journal of clinical nutrition 80.3 (2004): 715-721.
  5. Nakai, Masaaki, et al. “Novel antioxidative metabolites in rat liver with ingested sesamin.” Journal of Agricultural and food Chemistry 51.6 (2003): 1666-1670.
  6. Phillips, Katherine M., David M. Ruggio, and Mehdi Ashraf-Khorassani. “Phytosterol composition of nuts and seeds commonly consumed in the United States.” Journal of Agricultural and Food Chemistry 53.24 (2005): 9436-9445.