domingo, 23 de outubro de 2016

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Terapia Holística Conhecendo um pouco mais... Introdução

TERAPIA HOLÍSTICA UM CAMINHO PARA CURA E EQUILÍBRIO



Para entendermos o é Terapia Holística em primeiro lugar devemos entender o que é terapia. De origem grega, o termo thaerapia significa “Servir à Deus”, se voltarmos no tempo veremos que para nossos antepassados a saúde era algo sagrado e aqueles que se dedicavam ao seu estudo formavam uma espécie de casta sacerdotal.

Holístico (outro termo de origem grega), significa o Todo, o conjunto, porque dentro do conceito holístico as doenças não devem ser catalogadas de forma mecânica, mas devem ser analisadas dentro de um todo. O homem não é apenas o corpo físico e perecível, o homem sente, pensa, e tais processos interferem em sua constituição. Enfim, a Terapia Holística propõe um novo paradigma de saúde, utilizando métodos naturais e na maioria das vezes pouco invasivos, entre as técnicas mais conhecidas de abordagem holística temos a acupuntura, o reiki, a fitoterapia e a radiestesia.
Funciona?

Além do corpo físico, temos outros corpos mais sutis (emocional, mental e espiritual) que não vemos mas, sentimos. Os desequilíbrios gerados por pensamentos, emoções, sentimentos, intenções, pela permanência em estados negativos, provocam desequilíbrios nesses corpos que, por sua vez, “despejam” esses desequilíbrios no corpo físico, provocando sintomas (doenças) e, precipitando situações e acontecimentos desagradáveis em nosso cotidiano.

Por considerar os aspectos biofísico, psíquico, emocional, ambiental energético, como uma totalidade, a Terapia Holística, busca equilibrar esses aspectos do ser por meio de estímulos, os mais naturais possíveis, com o objetivo de despertar seus próprios recursos, para promover a auto-harmonização e ampliação da consciência.

A pessoa submetida às praticas de Terapia Holística, começa a aguçar sua sensibilidade para a percepção de sua própria vida e, a ser estimulada de maneira sutil a mudanças de atitudes e comportamento que levarão à maximização de oportunidades e minimização de condições adversas.

Resultado de imagem para TERAPIA HOLÍSTICA UM CAMINHO PARA CURA E EQUILÍBRIO

A Terapia Holística, também chamada de Terapia Complementar, uma vez que tem como objetivo, complementar (não substituir) os métodos de tratamentos tradicionais existentes no ocidente, atuam diretamente nos corpos sutis/energéticos, dando suporte para tratamentos médicos, auxiliando na prevenção de desequilíbrios e atuando diretamente na qualidade de vida de modo geral.
Por isso, a Terapia Holística ou, Alternativa ou, Complementar ou Vibracional, tem sido vista ,não só como uma alternativa de tratamento, mas também, como preventivo até mesmo de doenças que, aparentemente são de origem física, pois os padrões negativos mentais, emocionais e espirituais que possam gerar qualquer desequilíbrio, são modificados, corrigidos, transmutados.
Na verdade, dentro do contexto Holístico, “Um problema de saúde nunca é originado em apenas um aspecto do ser”

Exemplos:

A febre, por mais que saibamos não se tratar de uma doença, continua sendo tratada como tal, priorizando o sintoma e deixando a causa de lado. As inflamações são um outro exemplo de alerta do organismo, contudo as causas geralmente são ignoradas nos tratamentos convencionais, que se concentram no desaparecimento da inflamação em si, o que de acordo com a Terapia Holística, não resolve a causa, mas faz com que surjam novas manifestações da mesma, e cada nova manifestação tende a ser mais intensa que a anterior.
A Terapia Holística parte de uma outra abordagem, procurando as causas do problema ao invés de concentrar-se nos sintomas, ou seja, “trata o doente e não a doença”, buscando localizar os fatores emocionais, mentais e energéticos que criaram a condição para que a patologia tenha se instalado.

Método
Aparelho radiônico Órion

Mas como é feito isto? Onde estão estas informações?
Basicamente no campo vibracional da pessoa, na Aura, nos Chacras e na estrutura energética que compõe a totalidade do indivíduo, tais informações podem ser acessadas de várias formas diferentes, a Radiônica por exemplo utiliza aparelhos eletrônicos para este fim (um destes aparelhos pode ser visto a esquerda), analisando a atividade vibratória da pessoa para detectar possíveis anomalias.
Uma das vantagens da Terapia Holística é a inexistência de padronização dos tratamentos, cada caso é um problema com características próprias e que requer uma abordagem única, exatamente o contrário do que é feito comumente, em que uma doença é tratada mecanicamente com tratamentos padronizados que não levam em conta a individualização.

Nada do que expusemos até o momento é uma teoria nova, trata-se porém, de concepções milenares que antecederam algumas descobertas recentes da medicina, o papel das emoções e pensamentos na saúde humana por exemplo, é estudado a pouco tempo na medicina convencional e hoje abundam pesquisas indicando os efeitos terapêuticos do sorriso, bom humor, harmonia afetiva e contentamento sexual (para citar apenas alguns exemplos).

No oriente contudo, tais conhecimentos nortearam os últimos 4.000 anos de pesquisas na área da saúde com resultados fantásticos, no ocidente podemos encontrar rudimentos deste modo de ver entre várias civilizações, e também teorias muito refinadas entre povos antigos, como os nativos do Hawaí, que dentro de uma ciência milenar já descreviam processos avançados de Psicologia e Terapia.

Resultado de imagem para TERAPIA HOLÍSTICA UM CAMINHO PARA CURA E EQUILÍBRIO

Hipócrates (? 460- 377 AC), o pai da medicina, tinha sobre esta, ideias que muito destoam do que atualmente encontramos nas faculdades. Paracelso (1490-1541) falou sobre o impacto das emoções e pensamentos sobre a saúde humana há mais de quinhentos anos, Samuel Hahnemann (1785 – 1843) elaborou toda a teoria homeopática partindo da visão Holistica, para ele o menos importante era saber o nome da doença, sendo o ponto crucial conhecer o doente.

Para o terapeuta holístico é da máxima importância conhecer o “paciente”, seus hábitos, sua vida, alimentação, vida afetiva etc., cada informação tem o seu lugar dentro deste processo.
Percebemos, pelo exposto acima, que a Terapia Holística é parte de um conhecimento milenar, que antes de ser negado, dia a dia é confirmado por pesquisas ao redor do mundo.

Por estes e outros motivos recomendamos a todos que procurem um terapeuta holístico, ainda que não exista algum problema de saúde diagnosticado, as Terapias Holísticas são tanto preventivas quanto reparadoras, visando sempre a qualidade de vida do homem e o seu retorno aos hábitos saudáveis e naturais.

Ser Terapeuta Holístico é vivenciar o amor incodicional!!