quinta-feira, 3 de novembro de 2016

EQUILÍBRIO E HARMONIA - AUMENTANDO A AUTO-CONFIANÇA - Auto-estima elevada, comportamentos que aumentam a auto estima

Auto-confiança, Como amplificar

 




  Quando temos falta de auto-confiança, normalmente estamos totalmente focados no que queremos e esquecemos o que eu já conquistámos. Quando só pensamos no não temos ainda e no que queremos, a nossa mente cria explicações sobre o porquê não estaremos a conseguir. É a partir destas realidades internas que surgem os pensamentos negativos. Os fracassos do passado são generalizados e tidos como uma verdade recorrente, e as fraquezas pessoais inconscientes começam a dominar a mente. Todos estes processos subconscientes tem origem numa baixa auto-estima.


Verdade interna

Esta verdade interna começa a representar os outros como sendo melhores que nós e apresenta-los como concorrentes imbatíveis e assim começar a dar desculpas a si mesmo para não tentar lutar pelo que deseja. A pessoa começa antecipadamente a viver essa realidade de derrota, como se fosse já um facto e uma realidade adquirida.
Assumindo esta realidade interna, a pessoa tende a passar uma vibração negativa para o mundo que a rodeia, e também a assumir o pior sobre os outros. Perder a auto-confiança é como se estivessemos a usar o nosso poder e força interior para nos derrotar e minar todo o caminho que possamos percorrer. E muitas vezes nem sequer tentamos percorrer o caminho por determinarmos a derrota mesmo ante de iniciar os desafios.

Crenças limitadoras

A forma de sair deste padrão de pensamentos limitadores, libertar as crenças negativas e refazer a auto-confiança é focar-nos na gratidão. Reservar algum tempo para nos concentrarmos em coisas positivas, conquistas e momentos de felicidade na nossa vida. É importante fazer uma lista mental, ou escrita, dos pontos fortes, dos sucessos do passado, e das vantagens adquiridas. Há que libertar a tendência de tomar as forças nos debruçarmos sobre as nossas falhas e isso mina a auto-confiança. Ao fazer um “esforço” para nos sentirmos gratos por isso, e assim vamos ter melhor consciência e perceber o quanto somos competentes e bem sucedidos que já somos. Isso vai rejuvenescer a nossa confiança e motivar para construir o noss sucesso atual.

O poder das afirmações positivas

Pode parecer estranho mas repetir afirmações positivas relacionadas com o sucesso e confiança podem ajudar a reforçar o “musculo da positividade” e assim melhorar as crenças positivas, e é surpreendentemente eficaz. É impressionante como a mente distorce a realidade para confirmar o que quer acreditar. Quanto mais houver pensamentos negativos, mais a mente vai buscar os exemplos de derrota e mais a mente vai reforçar e confirmar essa crença negativa. Quando acreditamos realmente que merecemos o sucesso, a nossa mente irá criar todas as formas de alcançá-lo. A melhor maneira de trazer o sucesso é realmente amplificar aauto-confiança e o desejo de criar valor para nós e para o resto do mundo.

Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - AUMENTANDO A AUTO-CONFIANÇA

Texto original de Love Dolhpin para o site www.tratamentodadepressao.org
“Reprodução permitida desde que citada autoria e fonte com hiperligação (link


Auto-estima elevada, comportamentos que aumentam a auto estima


 Resultado de imagem para EQUILÍBRIO E HARMONIA - AUMENTANDO A AUTO-CONFIANÇA

Apresentamos a seguir seis comportamentos chave que caracterizam a auto-estima elevada. O facto de cada pessoa decidir melhorar a auto estima, amplificar a sua auto-confiança e estimular a sua motivação pessoal, podem melhorar substancialmente a forma como se vê a si mesma e a sua forma de agir perante os outros muda substancialmente. A auto estima elevada, traz um novo sentido à vida e consequentemente melhora o humor da pessoa de forma substancial. É possível que já seja do seu conhecimento como melhorar a sua auto estima e talvez já ponha em prática algumas destas formas de estar, e tenha atitudes inerentes a quem tem uma auto-estima elevada. Apesar de estes comportamentos já  fazerem parte naturalmente das suas interações com a vida, e com as outras pessoas, certifique-se se realmente existirá algo que poderá melhorar ainda mais a sua auto estima e aprimorar a sua atuação com o mundo que o rodeia . No entanto se ainda não aderiu a este tipo de comportamentos, talvez seja agora uma boa oportunidade de repensar a sua forma de estar, agir pensar e sentir. 
Libertar-se de toda a negatividade que a limita.

Para elevar e melhorar a auto-estima é essencial:

  1. Que desenvolva o auto-conhecimento
  2. Cuidar do corpo e manter a forma física (gostar da imagem refletida no espelho), assim como cuidar da alimentação é fundamental para melhorar a auto-estima.
  3. Observar e identificar também as qualidades e não só os defeitos
  4. Usar as experiências passadas como uma fonte de sabedoria e não como uma derrota
  5. Mimar-se, dar-se o que gostaria que outros lhe dessem ou fizessem torna-o mais seguro e assim melhorar a auto-estima
  6. Estar mais atento, escutar e dar mais importância  à intuição aprender a confiar na vida (o que aumenta a autoconfiança)
  7. Manter diálogo interno, e responsabilizar-se pelas suas escolhas. Pergunte-se o que quer mesmo
  8. Acreditar que merece ser amado(a) e é um ser muito especial
  9. Fazer diariamente algo o deixe feliz e orgulhoso do ser maravilhoso que é e por se permitir relaxar. Pode ser coisas simples como dançar, ler, descansar, ouvir música, caminhar.

Resultados da auto-estima elevada

 

  1. Gosto especial e à vontade para oferecer e receber elogios
  2. Facilidade em expressão o afecto pelos outro
  3. Melhora a comunicação e a forma de expressão
  4. Adquire maior flexibilidade e compreensão sobre os outros e sobre os acontecimentos
  5. Auto confiança elevada
  6. Amor-próprio aumenta e melhora a auto estima
  7. Sentimentos como a ansiedade e insegurança diminuem substancialmente
  8. Alcança uma harmonia entre o que sente e o que dia
  9. Diminuição da necessidade de aprovação torna-o menos dependente do exterior o que melhora muito a auto estima
  10. Satisfação pessoal
  11. Maior desempenho profissional
  12. Atrai relações saudáveis e harmoniosas
  13. Alcança paz interior

6 comportamentos para conquistar uma auto-estima elevada

  1. Cumprimentar os outros com um sorriso e olha-los directamente nos olhos. Um sorriso e o contacto visual directo transmite aos outros confiança, este é um comportamento que reflecte uma auto-estima elevada.
  2. Ao atender o telefone, faça-o de forma  agradável, seja no trabalho ou em casa, e ao fazer uma chamada, procure dar o seu nome antes de solicitar a pessoa que pretende. Apresentando o seu nome na sua apresentação, demonstra que é uma pessoa com auto-respeito, o que reflecte auto-estima.
  3. É importante mostrar sempre a apreciação real de um presente ou de um elogio. Não se deve desvalorizar nem minimizar ou contornar as expressões de afecto ou a honra que os outros nos dirigem. A capacidade de aceitar ou receber é uma marca universal de um indivíduo com auto-estima elevada.
  4. Não se gabar. É quase um paradoxo que a modéstia autêntica é realmente parte da capacidade de graça receber elogios. – As pessoas que se gabam das suas próprias façanhas, demanda especial ou atenção estão simplesmente a ter uma tentativa de se edificar aos olhos dos outros e  isso é porque eles não percebem como de facto já são dignos de respeito. Este comportamento demonstra uma enorme falta de auto-estima e cria alguma repulsa aos que escutam quem se auto-vangloria.
  5. Não fazer dos problemas o cenário central de sua conversa. Fale positivamente sobre sua vida e do progresso que você está tentando fazer. Esteja ciente de qualquer pensamento negativo, e tomar conhecimento de quantas vezes você se queixa.Quando você ouvir a si mesmo criticar alguém – e isso inclui auto-crítica – encontrar uma maneira de ser útil, em vez de críticas.
  6. Responder a momentos difíceis e momentos deprimentes, aumentando o seu nível de actividade produtiva. Quando a auto-estima é desafiada, não se sentam ao redor e ser vítima de “paralisia por análise.”
  7. Optar por ver os erros e rejeições como oportunidades para aprender e uma forma de alcançar sabedoria, logo mais proximidade de uma auto-estima elevada.
Mesmo que até ao dia de hoje tenha tido um comportamento muito negativa sobre si mesmo, é sempre possível começar uma nova etapa e decidir agora que quer obter o que acredita que merece e decidir ter novos comportamentos de auto-valorização que espelhem uma auto estima elevada. É necessário termos consciência que todas as experiências negativas e dolorosas, podem inegavelmente, ser o inicio de uma estrutura interna e ser a base sólida sobre a qual podemos construir um futuro sucesso e realizações.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - TRANSTORNO BIPOLAR, CAUSAS, SINTOMAS E TRATAMENTO

Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE


Resultado de imagem para Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE
O Transtorno Bipolar é um distúrbio psiquiátrico que é caracterizado por alternações de humor, entre depressão e euforia, esse último podendo ser chamado de mania ou hipomania. Esses períodos podem durar horas, dias, semanas ou meses e também podem variar na intensidade (moderada ou grave).
Esse distúrbio tem como principal público alvo homens e mulheres entre os 15 e 25 anos. Porém não se limita somente a esse público, atingindo também crianças e pessoas mais velhas.
Existem tipos diferentes de Transtorno Bipolar, sendo que cada um deles possui características distintas. São eles:
Tipo I: As fases de euforia (mania) duram em menos que as fases de depressão. Em ambas as fases os sintomas são sempre intensos, provocando mudanças de comportamento e conduta do paciente, e que podem afetar o relacionamento com familiares e amigos, além do desempenho profissional ou escolar. Na fase depressiva, o paciente pode tentar cometer suicídios, de acordo com o caso de gravidade do quadro clínico.
Tipo II: Uma alternância entre episódios de depressão e hipomania. A hipomania é um estado mais leve de euforia e excitação. Nesse tipo do transtorno não há prejuízo para o comportamento e as atividades do portador.
Misto: Os sintomas são característicos do Transtorno Bipolar, porém o tempo e o grau de intensidade que eles ocorrem não são suficientes para classificá-lo como tipo I ou II.
Ciclotímico: É um quadro mais leve, apresentando sintomas que são oscilações de humor entre hipomania e depressão leve. As alternâncias podem ocorrer durante um único dia, e os sintomas podem ser entendidos como temperamento instável.
Resultado de imagem para Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE
Causas
Não há ainda uma causa comprovada do Transtorno Bipolar, porém alguns fatores podem ser indícios ou dar início ao distúrbio em questão, como: fatores genéticos; alterações em áreas do cérebro que afetem os neurotransmissores; episódios frequentes de depressão ou estresse prolongado; remédios que inibem o apetite; hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
Resultado de imagem para Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE
Sintomas
O paciente para ser diagnosticado com o Transtorno Bipolar deve apresentar alguns sintomas, como:
Mania: estado de euforia; altoestima e autoconfiança em um nível elevado; perda do sono; agitação; desvio de atenção; aumento da libido; compulsão por falar; irritabilidade; impaciência; agressividade e etc. Em casos mais graves, o paciente apresenta delírios e alucinações nessa 
fase.
Hipomania: os sintomas são semelhantes ao da mania, porém em menor intensidade, não resultando em prejuízo para o paciente ou para as pessoas próximas a ele.
Depressão: humor deprimido; tristeza profunda; apatia; desinteresse; alterações de sono e apetite; redução da libido; cansaço; isolamento social; culpa excessiva; ideias suicidas.
transtorno bipolar é caracterizado por episódios radicais de mania ou depressão, que incluem sintomas de psicose. O humor dramático vão das elevações extremas e felicidade para níveis extremamente baixos e tristeza. 
Pessoas com transtorno bipolar estão em alto risco de suicídio. Eles podem abusar do álcool ou outras substâncias. Isso pode tornar os sintomas e risco de suicídio pior. Episódios de depressão são mais comuns do que episódios de mania. O padrão não é o mesmo em todas as pessoas com transtorno bipolar. Depressão e mania tem sintomas que podem ocorrer em conjunto. Isso é chamado de um estado misto. Os sintomas também podem ocorrer logo após o outro. Isso é chamado de ciclo rápido.

Exames e testes para o transtorno bipolar

Resultado de imagem para Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE


Para diagnosticar o transtorno bipolar, o médico pode fazer alguns ou todos os exames seguintes:
  • Perguntar se outros membros da família têm transtorno bipolar;
  • Perguntar sobre suas mudanças de humor recentes e por quanto tempo você teve elas;
  • Realizar um exame minucioso e solicitar exames de laboratório para procurar outras doenças que podem estar causando os sintomas que se assemelham ao transtorno bipolar;
  • Falar com os membros da família sobre os seus sintomas e saúde em geral;
  • Perguntar sobre quaisquer problemas de saúde que você tem e os medicamentos que toma;
  • Cuidados com o comportamento e humor.

Sintomas de mania

Um transtorno maníaco é diagnosticado quando o humor elevado é acompanhado com três ou mais dos outros sintomas em uma grande parte do dia, quase todos os dias, durante 1 semana ou mais. Se o humor for de irritação, podem estar presentes mais quatro sintomas. Um nível  suave de mania é denominado como hipomania. Com a  hipomania a pessoa pode-se sentir bem momentaneamente, e possivelmente pode ter um bom funcionamento e maior produtividade. Em todo o caso, se não tiver um acompanhamento adequado,a hipomania pode-se transformar em mania e possivelmente,  em algumas pessoas,  pode mudar para a depressão.

Sintomas mais comuns de um episódio maníaco do transtorno bipolar:

  • Euforia
  • Comportamento provocativo, intrusivo ou agressivo
  • Aumento da energia e vivacidade
  • Corrida de pensamentos, dificuldade de concentração e distração
  • Crenças exageradas e irrealistas em suas habilidades e competências
  • Julgamento pobre
  • Aumento da pulsão sexual

Tratamentos para o transtorno bipolar

Resultado de imagem para Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE


Embora o Transtorno Bipolar não tenha cura, ele pode ser controlado por uso de medicamentos, psicoterapia, mudanças de estilo de vida, eliminar consumo de substâncias como cafeína, anfetaminas, álcool, cocaína e etc.

O principal objetivo do tratamento é fazer os episódios de humor menos freqüentes e graves. Isso para que a pessoa seja capaz de funcionar bem e desfrutar de sua vida em casa e no trabalho, evitando a auto-mutilação ou até o suicídio.
Os medicamentos são uma parte fundamental do tratamento de transtorno bipolar. Na maioria das vezes , os primeiros medicamentos utilizados são chamados estabilizadores de humor Eles ajudam a evitar alterações de humor.
Com medicamentos, o paciente pode começar a se sentir melhor. Para alguns , os sintomas de mania podem deixá-los se sentindo bem. Ou efeitos secundários dos medicamentos podem ocorrer. Como resultado, você pode ser tentado a parar de tomar o medicamento ou alterar a maneira em como você estava tomando os medicamentos. Mas parar seus medicamentos ou tomá-los de forma errada pode causar sintomas a voltar ou tornarem-se muito piores.
Os membros da família ou amigos podem ajudá-lo a tomar medicamentos da maneira correta. Eles também podem ajudar a certificar-se de que os episódios de mania e depressão são tratados o mais cedo possível.
Outros medicamentos , como os antipsicóticos ou antidepressivos, podem ser tentados.
São necessárias visitas regulares com um psiquiatra para falar sobre seus medicamentos e efeitos colaterais. Os exames de sangue são muitas vezes necessários também .
A eletroconvulsoterapia (ECT) pode ser usada para tratar a fase de mania ou depressão, se a pessoa não responder à medicação. Pacientes que estão no meio de um episódio maníaco ou depressivo grave podem precisar de ficar no hospital até que seu humor fique estável e seu comportamento esteja sob controle.
Programas de apoio e terapia da conversa pode ajudar muito, já que muitas pessoas com transtorno bipolar não reconhecem quando estão se tornando mais deprimidos ou mais maníacos. Participar de um grupo de apoio pode ajudar você e seus entes queridos. Envolver os familiares e cuidadores em seus programas de tratamento pode ajudar a reduzir a possibilidade de regresso dos sintomas no paciente. Habilidades importantes que podem ser aprendidas em tais programas incluem:
  • Lidar com os sintomas que estão presentes mesmo quando tomar medicamentos;
  • Dormir o suficiente e ficar longe de drogas recreativas;
  • Tomar medicamentos corretamente e como gerenciar os efeitos colaterais;
  • Assistência para o retorno dos sintomas, e saber o que fazer quando eles retornam;
  • Descobrir o que desencadeia os episódios de humor e como evitar esses gatilhos;
  • Psicoterapia com um profissional de saúde mental pode ser útil para as pessoas com transtorno bipolar.

Prognóstico do transtorno bipolar

Os períodos de depressão ou mania retornam na maioria dos pacientes, mesmo com tratamento. Os pacientes também podem ter problemas com abuso de álcool ou drogas. Eles também podem ter problemas com relacionamentos, escola, trabalho e finanças.
O suicídio é um risco muito real durante mania e/ou depressão. Pessoas com transtorno bipolar que pensam ou falam sobre suicídio precisam de atenção de emergência imediatamente.
Resultado de imagem para Transtorno Bipolar Causas e Sintomas - CUIDANDO DA SAÚDE

Considerações Finais

O transtorno bipolar é uma das doenças mentais de mais difícil diagnóstico. Isto ocorre pois além de ser um transtorno relativamente novo, muitos profissionais da saúde mental confundem os episódios de mania e/ou depressão com outros problemas, iniciando um tratamento errado que pode até agravar o problema do transtorno bipolar. Não há cura ainda para o transtorno bipolar.
Por isso, o papel de familiares e amigos par ao acompanhamento e diagnóstico completo é extremamente importante, afim de ajudar no diagnóstico dos períodos de mania e depressão com maior facilidade.

O PODER DE DECRETAR - FORTALECENDO O ESPÍRITO - VENCENDO A DÚVIDA

FORTALECENDO O ESPÍRITO


Resultado de imagem para O poder de decretar - Instantes Sagrados - FORTALECENDO O ESPIRITO

Senhor protegei as nossas dúvidas,
porque a Dúvida é uma maneira de rezar.

É ela que nos fazem crescer,
porque nos obriga a olhar sem medo
para as muitas respostas de uma mesma pergunta.


E para que isto seja possível, 
Senhor protegei as nossas decisões,
porque a Decisão é uma maneira de rezar. 

Dai-nos coragem para, depois da dúvida,
sermos capazes de escolher entre um caminho e o outro.


Que o nosso SIM seja sempre um SIM,
e o nosso NÃO seja sempre um NÃO.

Que uma vez escolhido o caminho, jamais olhemos para trás,
nem deixemos que nossa alma seja roída pelo remorso.


E para que isto seja possível,

Senhor protegei as nossas ações,
porque a Ação é uma maneira de rezar.

Fazei com que o pão nosso de cada dia seja fruto
do melhor que levamos dentro de nós mesmos.

Que possamos, através do trabalho e da Ação,
compartilhar um pouco do amor que recebemos.
E para que isto seja possível, 
Senhor proteja os nossos sonhos,
porque o Sonho é uma maneira de rezar. 



Fazei com que, independente de nossa idade
ou de nossa circunstância, sejamos capazes de manter acesa no coração a chama sagrada da esperança e da perseverança.
E para que isto seja possível, 
Senhor dai-nos sempre entusiasmo,
porque o Entusiasmo é uma maneira de rezar.


É ele que nos liga aos Céus e a Terra,
aos homens e as crianças, e nos diz que
o desejo é importante, e merece o nosso esforço.

É ele que nos afirma que tudo é possível, desde que estejamos totalmente comprometidos com o que fazemos. 

E para que isto seja possível,
Senhor protegei-nos, porque a Vida
é a única maneira que temos
para manifestar o Teu milagre. 

Que a terra continue transformando a semente em trigo,
que nós continuemos transmutando o trigo em pão.

E isto só é possível se tivermos Amor portanto, nunca nos deixe em solidão. 
Dai-nos sempre a tua companhia, e a companhia de homens e mulheres que tem dúvidas, agem, sonham, se entusiasmam, e vivem como se cada dia fosse totalmente dedicado a Tua glória. 

Amém.