segunda-feira, 21 de novembro de 2016

PENSAMENTOS, POESIAS E REFLEXÕES - ENCANTADORES E ENCANTADO - POESIA VIVA - Caio

ENCANTADORES E ENCANTADO - POESIA VIVA





Eu sempre penso que somos uma poesia que está sendo escrita todos os dias.
E quando colocamos "AMOR" somos encantadores, encantando tudo que vivemos!!

Caio

EQUILÍBRIO E HARMONIA - CURANDO AS FERIDAS EMOCIONAIS

UM PROCESSO EFICAZ PARA A CURA DAS FERIDAS EMOCIONAIS

Resultado de imagem para CURANDO AS DORES EMOCIONAIS
Talvez, a longo prazo, nada nos retire tanta capacidade como as feridas emocionais. Podemos considerar feridas emocionais, todas as memórias que fazem disparar as mesmas emoções ou emoções equivalentes às que experienciámos no momento dos acontecimentos negativos e arrebatadores. É como uma tatuagem interna, que se faz sentir cada vez que um gatilho externo nos relembra o acontecimento indesejado, e nos altera o  nosso estado de espirito, provocando dor emocional e grande incómodo. Porque é que uma pessoa desencadeia reações emocionais negativas e dilacerantes? Porque é que determinados estímulos nos fazem perder as estribeiras ou nos fazem disparar emoções negativas que nos alteram o nosso estado de ser, prejudicando-nos ou levando-nos a fazer coisas que não queremos, nem gostamos? E, o que pode ser feito para deixarmos de ser atormentados por essas feridas emocionais?

O PROCESSO PARA NÃO REAGIR NEGATIVAMENTE AOS GATILHOS EMOCIONAIS

Imagem relacionada

Desenvolver a capacidade de perceber que estamos na presença de um determinado gatilho, que faz disparar emoções negativas em nós e conseguir não reagir de forma automática, evitando assim reagirmos negativamente, é o processo que pode permitir curar as feridas emocionais. É importante saber identificar a grande maioria dos gatilhos que temos dentro de nós (determinadas memórias, crenças, formas de interpretação, frustrações, expetativas, mágoas, rancores, ciúmes, medos) assim como os gatilhos exteriores (atividades, situações, cenários, acontecimentos, lugares, pessoas, compromissos, tarefas, conversas) que mexem connosco e que nos alteram o nosso estado de ser através da ativação de determinadas reações emocionais pejorativas (ansiedade, desânimo, irritabilidade, raiva, deceção, arrependimento, sentimento de culpa, angústia, nojo, vergonha, abatimento, injustiça).
No fundo, este processo, permite que se desenvolva a capacidade de sentirmos que o nosso corpo está a transformar-se internamente, que o nosso humor está a alterar-se negativamente. Para que, depois, conscientemente, consigamos dar indicações a nós mesmos para não seguirmos esses sentimentos e pensamentos negativos, e ativarmos um conjunto de estratégias que permitem regular esse mesmo estado, para um estado mais capacitador, e com isso agir em conformidade com os nossos objetivos.

MUDAR A FORMA DE INTERPRETAÇÃO DOS GATILHOS EMOCIONAIS

Resultado de imagem para CURANDO AS DORES EMOCIONAIS

Depois de sabermos identificar as principais fontes dos gatilhos emocionais, é importante implementar um nova forma de interpretar esses mesmos gatilhos que fazem “abrir” as feridas emocionais. Quando temos memórias de acontecimentos que facilmente são acionadas e nos remetem para o passado, ficamos vulneráveis, e as feridas emocionais tornam-se mais sensíveis às experiências do momento presente. Cada vez que esses gatilhos são acionados, é porque alguém, ou algo, cutuca você num desses pontos sensíveis. Quando você carrega o peso do passado, quando você não consegue libertar-se dos condicionalismos e reestruturar os pensamentos acerca desses acontecimentos arrebatadores, uma dor constante afeta inconscientemente a sua vida (como qualquer dor crónica). Quando alguém ou algum acontecimento faz disparar esses gatilhos, de repente você experimenta uma nova dor bastante intensa e real, no momento. Isso é o que acontece cada vez que as suas feridas emocionais abrem.
Um ponto interessante a considerar sobre os gatilhos é que qualquer um pode fazer disparar uma nova dor. A nova dor muitas vezes não tem nada a ver com a dor original. Se você realmente desconhece a dor original, assim como os gatilhos que a acionam, você pode realmente acabar culpando a pessoa ou a situação que apenas serviu de detonador para a sua dor. Você pode acabar ficando irritado, frustrado ou  magoado, dando espaço para a criação de uma nova dor emocional, agora associada a uma nova situação, pessoa ou acontecimento. O que pode conduzi-lo ao aparecimento de novas feridas em cima das antigas.
Quando você se debruça sobre a questão dos gatilhos emocionais, é muito importante levar em consideração que quando altera o seu estado de ser, e por exemplo, fica extremamente irritado, não tem necessariamente que estar ligado ao que está a viver no momento presente, mas que provavelmente está relacionado à sua ferida emocional infligida no passado. Afinal, se você não tivesse uma ferida incrustada no seu ser, provavelmente você não reagiria de forma negativa, nem iria sentir dor alguma. Esta ideia reflete-se na clássica anedota: “quando um casal está brigando sobre quem deve lavar os pratos, eles realmente estão brigando por algo mais.” Na verdade, a raiva do casal encontra uma forma para ser expressa no problema dos pratos sujos.
Quando você aprender a identificar os fatos geradores de dor emocional ligada ao passado, e perceber em que momentos e situações você fica vulnerável ao disparo dos seus gatilhos emocionais, então você deu o passo fundamental para ultrapassar o seu problema e começar a curar as feridas.
Então, como é que no dia a dia podemos desenvolver estratégias que nos permitam chegar ao ponto de já não desencadearmos reações emocionais negativas ligadas às feridas infligidas no passado?
feridas
O processo passo a passo: 

PASSO 1: IDENTIFICAÇÃO DAS FERIDAS EMOCIONAIS

O primeiro passo para a cura das suas feridas emocionais está no desenvolvimento do processo de identificação. Na prática o que você tem de fazer, é tomar consciência dos acontecimentos que originaram as suas feridas emocionais e, perceber a profundidade do incómodo e magnitude da dor.  Existem dois bons momentos para olhar para as suas feridas.
Durante a sua própria reflexão / tempo de introspeção
Diretamente no momento em que estão sendo acionadas
No tempo de introspeção, tudo o que vai fazer é procurar as memórias de momentos em que acionou ou desencadeou a dor emocional, por pensar em coisas que têm uma enorme reação emocional em você. (Por exemplo, em que momentos você reagiu com fúria, ou irritabilidade desmedida, e se arrependeu posteriormente). Assim, quando se dedicar ao processo de identificação das suas feridas emocionais, para que este seja eficaz, é importante registar as emoções que sentiu nesse momento e que tipo de comportamentos emergiram.
Uma vez que você comece a fazer isso em qualquer uma duas situações anteriores, (trabalhar nas emoções acionadas pelas memórias dos acontecimentos passados, ou enquanto os gatilhos emocionais estão a ser disparados e você apanha-se a iniciar o processo de reação emocional, tomando consciência do mesmo) você pode avançar para a segunda etapa.
Nota: A utilização de memórias poderá tornar-se muito valioso, pois você não tem que esperar que o processo seja desencadeado em acontecimento reais, podendo desta forma planejar as suas sessões de identificação das feridas emocionais com um pouco mais de facilidade.

PASSO 2: CHEGAR À RAIZ DO PROBLEMA

Agora que já tomou consciência das suas feridas emocionais e que gatilhos as fazem emergir (estímulos internos e externos) e que emoções se fazem sentir em todo o processo, o próximo passo é fazer  perguntas que permitam aprofundar a natureza  da ferida/gatilho emocional.
Pegando no exemplo acima: Porque sinto esta emoção quando “ele/ela me disse para lavar os pratos”?
Porque isso faz-me sentir como se ele/ela achasse que eu sou um inútil
Porque faz-me sentir como se eu o/a dececionasse
Porque isso faz-me sentir como se eu não fosse boa pessoa
A partir daqui você começa a repetir o processo de perguntar como se sente e porque é que se sente de uma determinada forma, a cada emoção, reação, comportament e novo gatilho que surge como uma resposta. Este parece ser um trabalho árduo, e é no começo, mas pouco a pouco você ficará muito eficiente no que faz, e não precisará continuar a registar as suas reações a cada episódio. Você também pode, eventualmente, descobrir que há um enorme conjunto de gatilhos que fazem abrir a mesma ferida emocional.

Resultado de imagem para um processo eficaz para a cura das feridas emocionais

É importante ter consciência que este processo pode ser demorado e necessitar da sua força de vontade e persistência. No caso de sentir-me demasiado oprimido e cansado na aplicação do processo e, caso os resultados demorem em aparecer, dê um tempo a si mesmo, recupere as suas energia e volte a tentar.
Voltando a usar o exemplo de cima: Quando ele/ela me diz para lavar os pratos eu reajo com raiva, porque isso me faz sentir menos homem/mulher, por causa de no passado, quando eu tinha 6 anos a minha mãe disse-me:
Para homens: Lavar pratos é tarefa de mulher
Para mulheres: As mulheres estão condenadas a este tipo de trabalho inferior
Um episódio desta natureza poderia ser o suficiente para imprimir uma resposta emocional de desagrado, revolta ou vergonha, prepetuando-se até à idade adulta e causando problemas no relacionamento.

PASSO 3: SUPERAÇÃO DAS FERIDAS EMOCIONAIS

O processo de identificação anteriormente descrito, contém uma grande parte do processo de cura das feridas emocionais. Segue-se a tomada de consciência dos sentimentos associados às feridas/gatilhos emocionais e as razões porque esses sentimentos se fazem sentir. 
Esta parte do processo permite que você deixe de alimentar a dor que tem carregado por tanto tempo.

Na fase final de cura das feridas emocionais, importa trabalhar na remissão. A aceitação e autocompaixão é o último passo a ser dado para terminar com êxito todo o processo. Para chegar a este ponto, você precisa perdoar em três áreas distintas:

Liberte-se do ressentimento gerado por terceiros (outras pessoas)
Perdoe a si mesmo pela responsabilidade que tem na sua dor
Perdoe a si mesmo por ter deixado perpetuar a sua dor demasiado tempo

Resultado de imagem para um processo eficaz para a cura das feridas emocionais

A – Libertar-se do ressentimento gerado por terceiros
Na grande maioria das vezes, o sentimento de injustiça, o rancor, ressentimento, raiva, nojo, que constituem a dor emocional de quem sofre, é acionada por essa mesma pessoa em nome das outras pessoas que contribuíram para o problema. As pessoas que participaram e podem ter sido responsáveis pela criação das feridas emocionais no momento passado, provavelmente, ainda continuam a machucá-lo no presente. Permita-se deixar de alimentar a ideia de que essas pessoas são responsáveis pela sua dor no momento. Claro que no passado contribuíram para isso, mas podem não contribuir mais no momento presente. Olhe para trás usando a sua memória, e perceba que isso aconteceu no passado, e que você pode resignificar o impacto dos acontecimentos, erguendo-se acima desses acontecimentos. Essas pessoas podem tê-lo magoado há muito tempo, mas você não vai mais permitir que continuem a machucá-lo no presente. Isso só é possível se você permitir. Não se deixe paralisar pelas suas barreiras emocionais.
Cada momento em que você reproduz as mesmas emoções e pensamentos que ficaram registadas e associadas a essas pessoas ou ao próprio acontecimento, não aceitando o que lhe sucedeu, você continuará a permitir que as pessoas envolvidas ou o acontecimento experienciado, continue a infligir-lhe dor emocional, prejudicando-o. Você não tem que gostar dessas pessoas, do acontecimento ou do que sofreu, apenas deve esforçar-se por distanciar-se do sucedido, libertando-se da sua carga emocional negativa e das amarras que ficaram e que avivam a sua memória do sofrimento passado.
cura
Volte ao passado. Para que isso seja possível, use a sua memória. Projete o cenário, a situação e as pessoas envolvidas. Visualize-se nesse momento passado. Construa um cenário, em que se veja a falar para essas pessoas, e que lhes diz, que não vai permitir que esses acontecimentos perturbem os seus objetivos e a sua vida em geral, no momento presente. Você irá dizer-lhes que não se permitirá deixar que o que aconteceu prejudique ainda mais a sua vida. Que as feridas sararam, e que quando a memória dos acontecimentos negativos surgir na sua cabeça, não irá fazer disparar os sentimentos negativos. Você não irá mais colocar o dedo na sua ferida emocional. Você irá olhar para essas imagens na sua mente, como se tivesse a olhar para um filme de terror na tela do cinema, mas com uma particularidade, esse filme não tem som. Esse filme já não lhe faz disparar as reações emocionais negativas. Você, passou a controlar os seus comportamentos em reação às imagens associadas aos acontecimentos passado. Você está livre. Você conseguir abandonar o sofrimento....

B – Perdoar a si mesmo pela responsabilidade que tem na sua dor
Muitas vezes, sem saber, culpamo-nos pela responsabilidade que tivemos na nossa própria dor ou trauma. É importante libertarmo-nos desse sentimento de culpa e perdoar a nós mesmos pelo que aconteceu. Podemos estar carregando connosco pensamentos como “Eu era tão estúpido para deixar isso acontecer“, ou “A culpa é minha por não ter contado a alguém“, ou “Eu mereci o que me fizeram“, ou “Porque deixei fazer isso comigo”?, ou “Como me deixei chegar a este ponto”?
Você reconhece algum dos pensamentos acima nos seus próprios gatilhos emocionais? Você tem esse tipo de pensamento quando são acionados no momento ou quando são desencadeadas pela lembrança dos acontecimentos?
Perdoe-se. Tente perceber que o que aconteceu naquela época não era de forma alguma sua culpa. Ou, mesmo que ache que realmente foi culpa sua, tenha compaixão por você, e tente entender que naquela altura, com a informação que tinha, com as crenças que desnvolveu e, devido ao que estava a enfrentar, pensou e agiu daquela forma. Você reagiu e agiu da melhor maneira que sabia naquele momento.  Provavelmente,  você fez o seu melhor e não tem nada de que se envergonhar por isso. Mas, caso hoje julgue que poderia ter feito melhor, não se recrimine, perceba que cresceu com a experiência, que hoje tem uma outra visão das coisas, e que isso é extraordinário. Você pode hoje fazer de forma diferente e de acordo com aquilo que valoriza e pretende alcançar.
Por outro lado, se você acha ter sido vítima, então você não é mais uma vítima. Abandone a mentalidade de vítima. É importante que atribua a responsabilidade a quem ela pertence, e deixe de carregar esse fardo. A única coisa que depende de você mesmo é perdoar-se a si mesmo pelo que passou. Acione a autocompaixão. O amor que tem por você é o que está alimentando o processo de aliviar-se da sua dor.

C – Perdoar a si mesmo por ter deixado perpetuar a sua dor demasiado tempo
Muitas vezes, sem saber, ruminamos em torno do sentimento de culpa ou embaraço por deixar as nossas feridas emocionais ou traumas passados terem-nos afetado por demasiado tempo. Às vezes, achamos que fomos ridículos por nos deixarmos afetar negativamente por algo que não valia a pena. Às vezes pensamos ser “fracos” por nos deixarmos influenciar negativamente pelo passado doloroso.
É extremamente importante que você saiba que nenhuma ferida emocional ou trauma é muito grande ou muito pequeno. Não podemos julgar os acontecimentos nas nossas vidas nestes termos. Se algo nos afetou negativamente e/ou ainda nos afeta, então é tão importante como qualquer coisa que se encaixe nesse critério (ferida emocional ou trauma), não importa o que é. Nós não somos menos ou mais “pessoas” com base nos acontecimentos nas nossas nossas vidas que nos infligiu dor ou trauma.
Permita dizer as mesmas coisas ao seu “Eu” atual que você disse no exercício anterior às pessoas responsáveis pelas suas dores infligidas no passado. Tente afirmar para você mesmo que não é culpa sua o fato de ter vindo a causar toda a dor emocional que tem vindo a sentir todo esse tempo. Você não sabia ou não conhecia uma forma de lidar com as suas feridas e gatilhos emocionais.

Provavelmente você tem vindo a reagir de forma prejudicial para a sua vida, porque ainda não tinha aprendido as habilidades para curar as suas feridas emocionais. Agora que você teve contato com o que pode ser feito, agora que está no caminho para aprender essas habilidades, certamente irá continuar a fazer o seu melhor para superar o seu problema e ajudar a si mesmo. Permita-se a saber e a aceitar que você está no caminho certo e que sempre tem estado, só não sabia o que fazer para melhorar. Perdoe-se por não saber isso antes.

CONCLUINDO

Gostaria de acrescentar que este tipo de perdão, aceitação e libertação pode ser feito a qualquer momento durante o processo descrito nos três passos. Quanto mais profunda a ferida emocional que você está tentando superar, mais efeito isso terá sobre a sua vida em geral. Ou seja, se você conseguir deixar de reagir de forma negativa aos seus gatilhos emocionais, isso poderá ter um efeito dominó, deixando de ser desencadeado por incidentes semelhantes. Descobrir o denominador comum dos seus gatilhos emocionais, é muitas das vezes um processo bastante longo e muito trabalhoso. Por exemplo, um trauma de infância pode ser extremamente doloroso e, muitas vezes, não é fácil de descobrir o denominador comum associado às feridas emocionais. Então, o processo de superação pode ser trabalhoso e necessitar de uma grande dedicação da sua parte. Certamente valerá o tempo e esforço empregue.
O perdão, aceitação e libertação são uma daquelas coisas que parecem fáceis, mas fica mais complicado quanto você pretende passar isso à prática. Por isso mesmo, você deve reunir o máximo de informação que lhe forneça formas e estratégias de implementar isso na sua vida. Para aprofundar este assunto, leia: Aceitação ao invés da resistência, encontre paz interior surfando os abalos a vida.
Boa sorte na sua busca por paz interior e felicidade através da cura das suas feridas emocionais.

“Redecore o seu interior,
Chegou a hora de deitar fora essas mágoas que o passado pintou nas entranhas do seu coração,
Coloque um pouco de luz, dê umas pinceladas de otimismo,
Passe o espanador no seu rancor,
Tire do baú a sua força esquecida,
Coloque a esperança ao peito,
E, saia à rua com o seu sorriso resplandecente,
Exiba a sua grandeza.”

- Miguel Lucas

DESPERTANDO CONHECIMENTO - ARCANJO JOFIEL - SEGUNDO RAIO AMARELO DOURADO

Segundo Raio: Jofiel e Constance

Resultado de imagem para Segundo Raio: Jofiel e Constance


Templo: Templo Dourado da Iluminação
Local: No plano etérico ao sul da Grande Muralha, no Norte da China Central
Chama: Dourada
Atributos: Sabedoria e Iluminação Divina
Música-chave: Serenata (Schubert)


Arcanjo Jofiel é o grande instrutor divino dos anjos, dos homens e dos seres elementais; de todos aqueles que desejam aumentar os conhecimentos das leis sagradas de Deus e da vida. Esses conhecimentos ampliam suas faculdades habilitando-o a servir numa classe superior. O grande Arcanjo Jofiel procurou servir totalmente a Deus como instrutor divino, no coração do universo e obteve o direito de ocupar o cargo, após efetuar os estudos e preparativos necessários para servir naquela área. O Templo da Iluminação de Jofiel localiza-se na esfera interior e tem a cor dourada do Segundo Raio; nele diversos Seres bondosos auxiliam o Arcanjo Jofiel instruindo as legiões de anjos a expandir os poderes do Amor e da Luz, a fim de estenderem suas bênçãos a um maior número de criaturas. Eles também instruem os homens que desejam progredir e exercer atividades na área do ensino, aqui na Terra. Essas instruções são ministradas à noite, enquanto o corpo físico está adormecido.

No Templo da Iluminação de Jofiel também são preparados os abnegados seres elementais. Os colaboradores do Arcanjo Jofiel empenham-se em desenvolver a compreensão de todo ser inteligente não importando o reino a que pertença, desde que necessite de ajuda.

Um dos misteres do Arcanjo Jofiel é insuflar na consciência de discípulos dedicados o gosto pelo trabalho; atuando juntamente com a Sua chama gêmea, de nome Constance (ou Constância ou Constantina), ambos irradiam a Virtude Divina – perseverança – animando a atividade da Chama Crística no coração humano, até ele alcançar o auge da perfeição! Na condição de instrutores do Templo, Jofiel e Constance enriquecem, com Seus ensinamentos, a consciência de todo aquele que procura auxílio e deseja refletir, com elevação, sobre os maravilhosos ideais Divinos.

Do Templo de Jofiel são expedidos Raios de Luz Dourada a todos os estabelecimentos de ensino e Templos aqui na Terra. Os anjos da Iluminação transmitem essas correntes de estímulo e inspiração aos professores, clérigos, escolas e templos. Os sábios que se interessam pelos diferentes aspectos do conhecimento, sejam espirituais, sejam científicos, são também contemplados com o benefício dessas energias. Oportunamente, os homens poderão dispor, aqui na Terra, de um instrutor invisível, cujo ensinamento lhes será ministrado em forma de intuição ou sonho.

Resultado de imagem para Segundo Raio: Jofiel e Constance


O Bem Amado Arcanjo Jofiel diz:

“De um Sol situado atrás do vosso, dos Pais do nosso sistema e dos Pais de cada galáxia, Eu vos trago Luz! Luz! Luz! para vossas almas e consciências! Experimentai o que a Chama da Iluminação poderá significar para vós. Algumas pessoas dizem: ‘Quando eu a alcançar, servirei ao Senhor...’ 

Mas o homem é avaliado pelo que faz AGORA. Todos os grandes empreendimentos, em todos os séculos e em todos os planetas, foram realizados por poucos. O projeto cujo resultado é medido em números não é duradouro. Nunca é a massa dos homens, mas somente uns poucos que, na esperança de realizarem um sonho, apresentam um projeto importante. Foi assim, também, com o vosso planeta; somente dois Seres do coração do Sol o visualizaram e os Sete Elohim o criaram. Existem Sete Arcanjos mas é através de Suas consciências, corpos e esferas que flui a energia total dos poderosos Sete Raios para alimentar a Natureza espiritual dos homens, dos seres elementais e angélicos. 

Ainda são sete os Diretores (Chohans) que regem, controlam, orientam e desenvolvem os dez bilhões de emanações de vida que ocupam o orbe (alternadamente) como campo de aprendizagem. 

Enquanto existir nesta Terra um único indivíduo que ainda necessite revelar a sua Presença ‘EU SOU’ (Deus Todo-Poderoso em seu coração), o planeta será mantido até que o retardatário alcance o seu propósito.

É Minha aspiração na vida ensinar à consciência humana a descobrir, em si mesma, o poder da Luz; nesta Segunda esfera é oferecida a todo ser das três evoluções, a instrução necessária para que se torne um mestre da sabedoria, e assim possa transmitir os ensinamentos àqueles que os buscam, de modo que possam obter o máximo de aperfeiçoamento na escala evolutiva.


Na segunda esfera, as idéias se cristalizam e tomam forma. É quase a mesma coisa em vosso mundo. Desponta-vos uma idéia e dizeis: ‘Quero fazer uma viagem’. Então intervém vosso intelecto, que aqui representa a segunda esfera: ‘Bem, vamos usar esta idéia e fazer algo. Tracemos um plano de viagem às Ilhas Canárias, ou à Inglaterra ou a algum outro lugar’. Ou pode surgir a idéia de uma nova casa, por exemplo. Vossa mente a visualiza e dizeis: 

‘Quero uma casa com oito compartimentos e um jardim de inverno’. Concebeis o plano de uma casa (de um presente ou de qualquer outra coisa) e trazeis a imagem para a segunda esfera. Como a idéia vos é agradável, nela flui vossa emoção que cumula essa forma de energia e a pressão de vossos sentimentos completa a realização”.

Imagem relacionada

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ARCANJO EZEQUIEL - INTUIÇÃO....

INTUIÇÃO....

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - ARCANJO EZEQUIEL - INTUIÇÃO....
“As intuições são a arma através da qual se faz possível destruir as animosidades da mente inferior, bem como dos sentimentos e dos pensamentos que possam ser influenciados apenas pelas percepções dos três corpos inferiores. (...) 

O adepto do Supremo Ensinamento, que está empenhado em avançar no Caminho que poderá conduzi-lo à Expansão da Consciência, jamais deverá se deixar enganar pelas incertezas do raciocínio inferior, que é produzido meramente pelo pensamento dos mais baixos graus da consciência do ser humano. 

Daí o porquê de se enfatizar o trabalho com o plano das intuições, dando-lhe este espaço privilegiado dentro do que propomos a oferecer-lhes. Uma das suas principais habilidades deverá ser o desenvolvimento pleno de sua visão etérica (Arcanjo Ezequiel)”.

Trecho do Livro da Ordem de Zadkiel, Editora Sétimo Raio, Rio de Janeiro, 2012.http://www.setimoraio.com.br/.

SAÚDE E EQUILÍBRIO - Seu Corpo Envia Sinais “Quando a boca cala, o corpo fala”…

Artigo interessante sobre Metafísica da Saúde. Ou seja, o quanto nossas emoções afetam nossa saúde e bem-estar.



Doenças – Seu Corpo Envia Sinais

A dor de garganta aparece quando não é possível comunicar as aflições e frustrações. Não engula desaforos, mágoas, reclamações. Saiba ter voz, seja uma pessoa assertiva, não precisa brigar! Aprenda a se comunicar e expressar seus pensamentos de maneira clara e objetiva, sem perder a paciência. 

Se você viver guardando seus sentimentos e pensamentos, uma hora, uma das duas coisas ocorre: pode ocorrer um problema sério na região da boca e garganta (saúde) ou você estoura e diz de uma vez só, tudo o que pensa, com raiva e ressentimentos e acaba magoando todos ao redor. 

Procure não acumular fatos. Assim que ocorrer algo que te desagrade, você pode chamar a pessoa que o magoou e dizer: eu admiro esta característica sua. Comece sempre com algo positivo daquela pessoa. E quando for “reclamar”, reclame de um fato, de uma atitude, não da pessoa. Diga: Não gostei quando você fez isso, pois me senti assim…  Um bom líder sabe se comunicar. Elogia pessoas em público e crítica fatos em particular.

comunicar. Elogia pessoas em público e crítica fatos em particular.

O resfriado escorre quando o corpo não chora. Chorar alivia, então chore sempre que sentir vontade. No passado, a pior crença repassada por nossos antepassados era: homem de verdade não chora. Então muitos homens guardaram tão profundamente suas dores e sofrimentos que acabaram cedo com sua saúde e morreram antes do tempo. Precisamos tirar um momento para rir, chorar, brincar, viajar, fazer exercícios físicos, dançar, curtir a vida. Equilíbrio! 

E lembre-se: chorar de vez em quando, é natural, faz bem e só mostra que você tem sensibilidade e não tem medo de mostrar suas emoções. O estômago arde quando as raivas não conseguem sair, quando algo acontece e você não aceita, não consegue digerir o fato. Ache uma válvula de escape, grite, dê soco no travesseiro, escreva tudo num papel e queime, pratique um esporte, lute boxe, ache uma maneira de extravasar as emoções, faça terapia. E se possível, elimine as pessoas “nocivas” na sua vida.

O diabetes invade quando a solidão dói. Mas estar sozinho é sempre uma escolha, então se abra para o mundo. Não espere receber amor primeiro, aprenda a dar e receberá de volta. Se todos pararem e esperarem o outro dar o primeiro passo, não haverá mais amor no mundo.



O corpo engorda quando a insatisfação com o mundo aperta. Aprenda a aceitar as coisas como elas são. Não seja exigente demais com você, nem com o mundo. Relaxe! Deixe a ansiedade desaparecer… 

O mundo é perfeito exatamente como é. E se sua frustração refere-se a resultadosobtidos, saiba que você pode estar bem mais próximo(a) dos seus sonhos do que imagina. Tenha paciência, nada é impossível e o amanhã pode ser bem melhor, dê mais uma chance para você e seus sonhos. 

Antes de comer algo, pergunte-se: estou com fome de que? Se não for uma fome física e sim algo emocional/espiritual, não tente resolver com a comida. Coma o que desejar, mas apenas quando estiver com fome e esteja presente quando mastigar – foque no agora. Ao invés de engolir desesperadamente na frente da TV, sem sentir o gosto da comida, saboreie cada mordida, sinta o sabor, cheire, feche os olhos, sinta a textura dos alimentos na sua boca e tenha gratidão a ele. Se você conseguir fazer isso, seu metabolismo funcionará perfeitamente e tudo que não for necessário, seu corpo expelirá.

A dor de cabeça aparece quando as duvidas aumentam e aparecem as críticas. Surge um desconforto como se você estivesse vivendo um problema sem saída. Relaxe, ore, medite, converse com alguém, peça ajuda! Confie mais em você e na vida. Acalme-se, tenha mais fé, creia mais em você e em Deus. Como dizem os orientais: se um problema tem saída, resolva! E se não tem, por que se preocupar tanto? Neste caso, aceite-o!


Problemas na coluna indicam que você tem a sensação de que há pessoas ao seu redor que dependem de você. É como se você não quisesse, mas sente que tem que carregar o mundo nas costas, pois acha que os outros são incapazes de resolver seus problemas sem a sua ajuda. Isso não é verdade! Todo mundo tem a capacidade para resolver as coisas. É você quem acha isso, então liberte-se desta crença. Acredite mais nos outros. Cada um tem o direito de viver a vida como deseja, não queira impor seu modo de viver a outros. Aceite as diferenças, afinal você também quer ser aceito(a) exatamente como é, não é mesmo?

O coração pára quando o sentido da vida parece terminar. Mantenha seu coração sadio, procure pontos negativos em fatos passados e atuais. Dê mais sentido aos fatos. Você já reparou que tudo tem seu lado positivo? Basta saber procurar… E sempre tenha planos ousados e divertidos para o futuro, isso o manterá vivo e “motivado”, com o coração leve e saudável.

A alergia aparece quando o perfeccionismo fica intolerável. Ninguém consegue manifestar perfeição, pois é impossível até mesmo defini-la. Quem poderia citar o que seria mundialmente considerado perfeito? Aceite-se e aceite o mundo exatamente como ele é. Pare de querer controlar tudo. São as diferenças e as pequenas imperfeições que fazem do mundo um lugar tão maravilhoso… Isso vale para seu corpo também. Aceite-se exatamente como é, seu corpo é o templo da sua alma. 

Se existir algo que queira mudar em seu corpo, faça; mas não deixe que sua felicidade e amor próprio dependam disso. Se você está num relacionamento e seu parceiro(a) não está satisfeito com seu corpo, mude de parceiro. Afinal, você é muito mais maravilhoso e especialdo que seu corpo físico. Você é a auto-manifestação de Deus na terra. E pode ter certeza: existem muitas pessoas que gostariam de estar com você! Para você ser completamente amado e aceito por alguém, comece se aceitando e se amando e isso ocorrerá naturalmente.


As unhas quebram, os cabelos e a pele perdem a força e o brilho quando as defesas ficam ameaçadas. E isso acontece quando você está se sentindo deprimido, sem vontade de seguir além… Se estiver com depressão, procure os amigos, familares e/ou ajuda médica. Deseje melhorar, leia bons livros, assista a programas divertidos, instrutivos e/ou inspiradores, tenha um tempo só pra você, faça coisas de que gosta,ria em frente ao espelho,  divirta-se! Insira mais diversão na sua vida, isso só depende de você!

O peito aperta quando o orgulho escraviza. Você não é vítima do mundo. Ninguém é, a menos que se coloque nesta posição. Para todo ditador, existe um ou vários submissos. Não tenha pena de você, pelo contrário, orgulhe-se de ser a pessoa que é. Encontre características positivas suas. Se estiver difícil, pergunte a amigos e familiares, pode ter certeza de que você ficará muito feliz com o feedback deles. E escreva num caderno para se lembrar e comece a fazer as suas anotações positivas sobre você, as pessoas e fatos ao redor.


A pessoa enfarta quando sente a ingratidão e estresse. Procure não exigir tanto das pessoas. Quando fizer algo pequeno, médio ou grande por alguém, não espere algo em troca. A pessoa pode não retribuir da maneira que você deseja e você envenena seu coração com raiva e sentimento de frustração e ingratidão. Na maioria das vezes a pessoa nem imaginava o quanto isso era importante pra você, é a sua visão que coloca este peso. Não deixe que suas exigências de como os outros devem se comportar atrapalhe a sua saúde e felicidade. Você pode ter feito coisas que magoaram muitas pessoas e você nem imagina. Perdoe SEMPRE! E perdoe-se!

A pressão sobe quando o medo aprisiona. Mas medo de que? Muitas vezes o medo é irracional. A menos que você esteja realmente numa situação perigosa (perdido em alto mar, sem socorro á vista, seu avião caiu no meio da Amazônia e você está perdido, sozinho e machucado, etc…) a menos que a adrenalina gerada seja algo que pode te ajudar a reagir corretamente numa situação de emergência, acalme-se! Faça a pergunta: E se este fato que eu receio realmente venha a ocorrer, qual é a pior coisa que poderia me acontecer? Faça as pazes com todas as possibilidades. 

Se você não tem controle sobre algum fato, solte-o! Entregue a Deus, ore, medite, relaxe… E entregue ao universo. Cuidado com os 15 minutos antes de dormir, não tenha medo do amanhã, confie de que tudo ocorrerá da melhor maneira, entregue o problema a Deus e durma bem. Muitas vezes ao acordar, o problema terá diminuído ou até desaparecido, pois muitos dos nossos medos são irreais.

As neuroses paralisam quando a”criança interna” tiraniza. Quando você repetidamente não consegue realizar sonhos e projetos importantes, acaba se frustrando, sente que não tem controle ou que o mundo está contra você. Neste momento, tudo parece ser um empecilho, você vê um mundo perigoso e injusto e se sente como uma criança sozinha e desamparada, despreparada para lidar com as situações. Mas você não é mais uma criança, é um adulto e tem força e capacidade para resolver e realizar qualquer coisa que deseja, procure ajuda, mude e seja feliz! Muitas pessoas procuram remédios físicos quando na verdade precisam mudar suas atitudes, pensamentos e sentimentos.


A febre esquenta quando as defesas detonam as fronteiras da imunidade. Se sua temperatura subiu, você está se sentindo sem forças para lidar com as situações. Não se compare com outras pessoas, não pense que só você tem problemas ou que existem pessoas sortudas e pra você, nada dá certo. Isso não é verdade! Todos temos problemas, o que muda é como os encaramos e resolvemos. Você é capaz de resolver qualquer situação.

 Dê uma chance para você e seus sonhos grandiosos… Não seja tão exigente, deixe que tudo ocorrerá no tempo de Deus. Equilibre seu organismo, equilibrando suas emoções. 

O câncer se instala quando a pessoa guardou mágoas e rancores por toda uma vida. É como se aqueles sentimentos estivessem comendo a pessoa de dentro pra fora. É por isso que não adianta curar apenas com remédios, é preciso aprender a perdoar as pessoas, principalmente a si mesmo e seguir em frente, vivendo no presente, com planos concretos para o futuro. Perdoar é um processo, pode levar tempo, mas nada é tão belo e transformador do que o perdão, ele liberta a alma, a pessoa se renova e se cura.

Para todos os casos acima, 15-20 minutos de oração/meditação
ou uma respiração profunda e lenta ao acordar podem fazer “milagres”…
Experimente começar o dia em paz e harmonia,
seu corpo agradece e você verá o resultado na sua vida em geral.
Tente, é de graça, e pode salvar a sua vida!