sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

SAÚDE E EQUILÍBRIO - OS 5 RITOS TIBETANOS EQUILIBRAM O CORPO - A MENTE - OS CHACRAS E O EMOCIONAL

O EQUILÍBRIO DA MENTE E O CORPO, PRODUZ UM EMOCIONAL EQUILIBRADO ESSE É SEGREDO DA JUVENTUDE

 

5 Ritos tibetanos: descubra o segredo da juventude

Se você ainda não ouviu falar, certamente ouvirá! Os 5 ritos tibetanos são umas séries de exercícios simples que promovem o equilíbrio dos chakras, favorecendo o fluxo da energia vital necessária para o perfeito funcionamento orgânico, mental e espiritual e, por esta razão é conhecido como fonte de juventude. Basicamente é uma sequência de exercícios baseados nas posturas do yoga e começou a ser divulgado pelo livro "A Fonte da Juventude", de Peter Kelder, com sua 1ª publicação em 1939.

É importante começar a fazer os exercícios diariamente para você criar o hábito, ao acordar, ou antes de dormir. Encontre o seu melhor momento e inicie, o efeito cumulativo é muito benéfico. Se possível, faça no inicio 3 repetições de cada rito e vá aumentando a cada semana até chegar a 21 repetições de cada movimento. Todo rito se inicia com inspiração e contração das nádegas, e após o ápice do movimento, vá soltando o ar, voltando a posição inicial. Todos os exercicíos devem ser feitos com muita concentração e consciência corporal e uma suave e boa música poderá ajudar-lhe com isso. A dor é sinal de que algum movimento está errado.



RITO 1
Fique em pé, com os braços na horizontal, e gire, num círculo completo, todo o corpo no sentido horário [sentido dos ponteiros de um relógio que estivesse nos seus pés. Para diminuir a tontura, procure fixar o olhar em um ponto fixo, o máximo que puder, durante o giro. Diminuir a velocidade de giro do corpo também ajuda a diminuir a tontura.





 

RITO 2
Deite de costas no chão, estenda os braços ao longo do corpo e vire as palmas das mãos para baixo, mantendo os dedos fechados. Então, erga a cabeça do chão, encostando o queixo no peito. Ao mesmo tempo, vá levantando as pernas, com os joelhos retos, até ficarem na vertical. Se possível, deixe as pernas descerem um pouco para trás, ficando sobre a cabeça, mas não dobre os joelhos. Depois, vagarosamente, abaixe a cabeça e as pernas, mantendo os joelhos firmes e retos, até voltar à posição inicial. Deixe os músculos relaxarem um pouco e depois repita o rito. Ao repeti-lo, vá estabelecendo um ritmo mais lento para sua respiração. Inspire profundamente quando estiver levantando as pernas e a cabeça, e exale ao descê-las. Inspire e exale sempre pelo nariz. Entre as repetições, no relaxamento, continue respirando no mesmo ritmo. Quanto mais profundas as respirações, melhor.


RITO 3
Ajoelhe-se no chão com o corpo ereto e os braços estendidos paralelamente ao corpo. As palmas das mãos devem ficar encostadas na lateral das coxas. Incline a cabeça para frente, até o queixo tocar o peito. Depois, atire a cabeça para trás, o máximo possível e, ao mesmo tempo, incline-se para trás, arqueando o corpo. Nesse movimento você se escorará nas mãos que se apóiam nas coxas. Feito isso, volte à posição original e comece de novo o rito. Como no Rito 2, você deve estabelecer uma respiração ritmada. Inspire profundamente quando arquear a espinha para trás e exale ao voltar à posição ereta. A respiração profunda é extremamente benéfica, por isso encha os pulmões o máximo que conseguir.


RITO 4
Primeiro, sente-se no chão com as pernas estendidas para frente, deixando uma distância de uns quarenta centímetros entre os pés. Mantendo o corpo ereto, coloque as palmas das mãos no chão, voltadas para frente, ao lado das nádegas. Depois, incline a cabeça, fazendo o queixo tocar o peito. Em seguida, incline a cabeça para trás o máximo possível. Ao mesmo tempo, erga o corpo de modo que os joelhos dobrem enquanto os braços permanecem retos. O tronco e as coxas deverão ficar retos e alinhados horizontalmente em relação ao chão; os braços e as canelas estarão em posição perpendicular ao chão. Então, tensione todos os músculos do corpo que puder. Por fim, relaxe ao voltar à posição inicial e descanse antes de repetir este rito. Uma vez mais, a respiração é importante. Inspire profundamente ao elevar o corpo, segure a respiração durante o tensionamento dos músculos e exale completamente enquanto volta à posição inicial. Continue respirando no mesmo ritmo no intervalo entre as repetições.


RITO 5
Deite-se de bruços no chão. Em seguida, erga o corpo, apoiando-se nas palmas das mãos e dedos dos pés, que deverão ficar flexionados. Durante todo o rito, mantenha uma distância de cerca de 40 centímetros entre os pés e entre as mãos. Mantendo pernas e braços retos, arqueie a espinha e leve a cabeça para trás o máximo possível. Depois, dobrando-se nos quadris, erga o corpo até ele ficar como um 'V' invertido. Ao mesmo tempo, encoste o queixo no peito. Volte à posição inicial e repita o rito. Tensione os músculos por um instante, tanto no ponto mais alto como no mais baixo. Siga o mesmo padrão de respirações profundas e lentas que usou nos outros ritos. Inspire ao erguer o corpo, em V, e exale quando o abaixar. Lembre-se de que você só volta à posição inicial - deitado de bruços no chão - quando tiver completado todo o ciclo de repetições.
 
 Enconctrei um link no Youtube que poderá ajudar http://www.youtube.com/watch?v=eceH74LwmVo.




DESPERTANDO A CONSCIÊNCIA - ESTAMOS SEMPRE RECEBENDO AS BENÇÃO DIVINAS EM NOSSAS VIDAS!!

ORAÇÃO DA PRESENÇA


Resultado de imagem para ESTAMOS SEMPRE RECEBENDO AS BENÇÃO DIVINAS EM NOSSAS VIDAS!!  ORAÇÃO DA PRESENÇA

Que jamais, em tempo algum,
o teu coração acalente o ódio.

Que o canto da maturidade
jamais asfixie a tua criança interior.

Que o teu sorriso seja sempre verdadeiro.
Que as perdas do teu caminho sejam sempre encaradas como lições de vida.

Que a música seja tua companheira
de momentos secretos contigo mesmo.

Que os teus momentos de amor contenham a magia de tua alma eterna em cada beijo.

Que os teus olhos sejam dois sóis olhando
a luz da vida em cada amanhecer.

Que cada dia seja um novo recomeço,
onde tua alma dance na luz.

Que em cada passo teu fiquem marcas luminosas de tua passagem em cada coração.

Que em cada amigo o teu coração faça festa
e celebre o encanto da amizade
profunda que liga as almas boas.

Que em teus momentos de solidão e cansaço esteja sempre presente em teu coração a lembrança de que tudo passa e se transforma, quando a alma é grande e generosa.

Que o teu coração voe contente nas asas da espiritualidade consciente,
para que você perceba a ternura invisível
tocando o centro do teu ser eterno.

Que um suave acalanto te acompanhe,
na Terra ou no Espaço e por onde quer
que o seu espírito lindo leve o teu viver.

Que o teu coração sinta a presença
secreta de tudo aquilo que é
impossível exprimir por palavras.

Que os teus pensamentos, os teus amores,
o teu viver e a tua passagem pela vida
sejam sempre abençoados por aquele amor
que ama sem nome,
aquele amor que não se explica,
só se sente.

Que esse amor seja o teu acalanto secreto, viajando eternamente no centro do teu ser.

Que esse amor transforme os teus
dramas em luz, as tuas tristezas em
celebração e os teus passos cansados
em alegres passos de dança renovadora.

Que jamais, em tempo algum,
você esqueça da presença que está
em você e em todos os Seres.

(Wagner Borges)