terça-feira, 7 de março de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - Ar, Fogo, Água e Terra; Os quatro Elementos da Magia. - ATIVANDO O SEU ELEMENTO DE PODER.

Ar, Fogo, Água e Terra; Os quatro Elementos da Magia.

Imagem relacionada
Presentes no nosso dia-a-dia, estas forças dão-nos acesso ás usas forças.
Ar, Fogo, Água e Terra são os quatro elementos básicos que se encontram comummente em vários sistemas de magia, e que se encontra muito no misticismo Ocidental, por exemplo na Astrologia. Em Alguns sistemas o numero de elementos varia entre os quatro, cinco, sete, nove, dez, onze, etc.
Na Magia ocidental para além destes quatro elementos básicos também temos o Quinto Elemento Nobre: o Éter ou Espírito.
Aqui serão analisados e dado a conhecer estes quatro e as suas características. Tanto que  são de mais fácil compreensão e já servem de apoio para o nosso trabalho magistico.
Ao sabermos as qualidades de cada elemento poderemos então elaborar formulas mágicas para fins mais direcionados para a verdadeira vontade e com elementos que promovam uma melhor ligação com essas forças. Certas Ferramentas Mágicas têm sempre uma ligação com um elemento, logo para podermos direcionar podemos fazer uso de determinada ferramenta, etc. Por exemplo: o mesmo elemento poderá ser usado para ativar essa força: água para activar a Água ou forças Aquáticas; Fogo para activar o fogo ou forças Ígneas; Ar para activar o Ar ou forças Eólicas; Terra para activar força Telúricas.
Também alguns Seres de outras dimensões/realidades estão associados a alguns elementos pois sua forma de ser emana caraterísticas vincadas em alguns elementos

ar_grandeAr ou elemento Eólico

Este elemento está ligado com as ideias, processos mentais, comunicação, mudança, o movimento, conhecimento/sabedoria/estudos, liberdade, etc. É masculino, seco, expansivo e activo. É o elemento que se sobressai nos locais de aprendizagem e nos quais ponderamos, pensamos e teorizamos.
O ar governa o Este pois esta é a direção da maior luz, a da luz da sabedoria e consciencialização. Cor que o representa é o amarelo do sol e do céu na aurora.
Representa também coisas que crescem, expansão, liberdade de movimento. Tirando o sumo e seus semelhantes, o Ar pode ser representa o Mental. Ao crescermos fisicamente nós aprendemos e a nossa mente se expande de igual forma, nos termos de conhecimento, personalidade e através das experiências de vida. Ar representa a respiração. Mental e emocionalmente representa uma “Mente Aberta” e sentimento de despreocupação. Pode ser associado à vontade, elusivo, evasivo, benevolencia, compaixão, sabedoria, electricidade.
Aconselhado para feitiços e rituais que direccionados para viagens, estudos, liberdade, obtenção do conhecimento, encontrar itens perdidos, descobrir mentiras e assim por diante. Pode ser usado para ajudar desenvolver de faculdades psíquicas. Alguns Feitiços com o elemento Eólico incluem o ato de deixar cair um objeto do alto de uma montanha ou outro lugar alto para que se conecte fisicamente com o elemento.
Pontos de forçaTopo de montanhas de serras, praias ventosas, edifícios altos, aeroportos, escolas, bibliotecas, escritórios, agências de viagem.
Aplicações Magisticas: processos mentais, intuitivos e psíquicos, o conhecimento e estudos, aprendizagem abstracta, o vento e a respiração, inspiração, a audição, harmonia, pensamento e crescimento intelectual, viagens, liberdade, verdade, encontrar coisas perdidas, telepatia, memória, desenvolver compreensão, conhecer os segredos de desencarnados, meditação, discussões, começos, iluminação, adivinhação, concentração, visualização, profecia, magia do vento, karma, velocidade, olfato, audição, etc.
Ferramentas MágicasIncenso e Óleos EssenciaisAthameEspadaDiário MágicoPênduloCartas e TarotLápis e CanetaRunas, visualização criativa.
Palavras Chaves: Intelecto, lógica, tecnologia e design
Estação: Primavera
Direcção: Este
Parte do dia: Amanhecer
Sentido: Tacto
Cor: amarelo do sol e do céu na aurora
ar governa a magia dos quatro ventos, de concentração e visualização e a maioria das magias adivinhatórias

fogo_grandeFogo ou Elemento Ígneo

Este elemento está ligado à força masculina, ao impulso da vida, à paixão, à transmutação, força de vontade, a sexualidade, da conquista, desporto, acção, destruidora, limpadora, energética, etc. Representa o fogo sagrado do sexo,  a faísca de divindade que brilha dentro de nós e de todas as coisas vivas.
O Fogo representa a energia, a Força, o que move o mundo. Animais ( em especial predadores) capazes de se moverem rapidamente e cheios de força é um bom exemplo de símbolos ígneos. Fisicamente o Fogo representa o nosso metabolismo e calor corporal. A nível mental e emocional representa as paixões e o que nos move. Fogo pode ser associado à motivação, desejo, intenção, ímpeto, espírito aventureiro.
A Magia do Fogo pode parecer assustadora porque os resultados manifestam-se de forma rápida e espectacular. O elemento Ígneo é uma força avassaladora e incrível. A sua força é chamada a Sul, pois é de lá que vem o Calor. Suas cores é vermelho e outras cores produzidas por chamas.
Pontos de ForçaDesertos, fontes termais, vulcões, fornos, lareiras, quarto de dormir (devido ao sexo), saunas.
Aplicações Mágicastempestade, tempo e estrela, queimar, magia com fumo ou derreter objetos, velas e pequenas fogueirasEnergia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, auto-conhecimento, poder, etc.
Ferramentas MágicasBastão, lamparina ou velas, ervas ou papéisqueimados.
Palavras Chaves: Emoção, Paixão, Inspiração, Criação
Estação: Verão
Direcção: Sul
Parte do dia: Meio-dia
Sentido: Visão
Cor: Vermelho

120px-Alchemy_water_symbol.svgÁgua ou Elemento Aquático

Este elemento está ligado à força feminina, intuição, magia, da mente subconsciente, do amor e todas as emoções, fluente, curadora, suave, amorosa, movimento. Assim como a água é fluida,  em constante mutação, fluindo, de um nível a outro, também são assim nossas emoções. A água é o elemento da absorção e germinação. O subconsciente é simbolizado por este elemento, pois está sempre em movimento, como o mar que nunca descansa quer seja noite ou dia. Será de grande proveito para o Mago apaziguar esse mar.
A Água representa a fluidez, as coisas sem forma. Fora das coisas obviamente ligadas à água (como rios e mares), plantas também estão associadas a este elemento, pois elas se adaptam ao meio em que estão inseridas, crescem e se movem consoante o Sol e a mudança das estações. Sangue e outros fluidos corporais estão também representados por este elemento. A nível mental e emocional a Água representa a adaptabilidade à mudança. A Água pode ainda ser associada ás emoções, adaptabilidade, flexibilidade, ao magnetismo, maeabilidade.
Pontos de Força: lagos, rios, fontes, poços, praias, banheiras, piscinas, chuveiros, o oceano e as marés.
Aplicações Mágicas: Magias com Mar, gelo, neve, neblina, espelho, imã, chuva, emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.
Ferramentas MágicasÁguaCálice, caldeirão, espelho, o mar.
Palavras Chaves: Alma, Espírito, Empatia e Aura
Estação: Outono
Direcção: Oeste
Parte do dia: Crepusculo
Sentido: Paladar
Cor: Azul

Earth-symbolTerra ou Elemento Telúrico

Este elemento está ligado à fertilidade, à criação, à estabilidade, harmonia, à solidez, ao lar, humidade, a gravidade é a manifestação desse elemento. Está ligado à dimensão que estamos conscientes, ao plano físico. Terra é o reino da abundância, da prosperidade e da riqueza. Ela é o mais físico dos elementos, pois sobre ela todos os três se apoiam. Sem a terra a vida como a conhecemos não existiria. Também é sustentadora das forças da natureza.
A Terra representa o que é rijo, o que é sólido neste plano de existência. O símbolo mais básico da Terra é as rochas. Rochas são muito difíceis de serem movidas e de serem modificadas. A nível físico representa os ossos, músculos, e tecidos orgânicos. Emocionalmente está associado à teimosia, estabilidade, ao culto do corpo, à gravidade das coisas. A nível mental está associado à confiança, resistência à mudança.
Pontos de ForçaCavernas, vales, florestas, abismos, campos cultivados, fazendas, jardins, parques, cozinhas, caves, minas, buracos, tocas, montanhas.
Aplicações Mágicas: Magias de enterrar, plantar, fazer imagens de argila ou areia, andar pela natureza e visualizar o que se deseja, para o corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, runas, sabedoria prática, força física, ensino.
Ferramentas Mágicas: Pentáculo, pentagrama, imagens, pedras, gemas e cristais, sal, giz e carvão, árvores, bússola, cordas.
Palavras Chaves: Corpos, Formas, Saúde e Necessidades Físicas
Estação: Inverno
Direcção: Norte
Parte do dia: Noite
Sentido: olfacto
Cor: Verde
Para que tenhas mais ferramentas para trabalhar com os elementos básicos tens o Reiki Elemental que te capacita a trabalhar melhor com estas energias.

ATIVANDO O SEU ELEMENTO DE PODER


Ativando o seu elemento:

Ao descobrir qual é o seu elemento, você de ativá-lo para que assim possa viver em harmonia com ele e usufruir de todo o pode que ele tem a lhe oferecer.

Elemento Ar:

Gêmeos
Libra
Aquário

Você deve ativá-lo virado para o leste, onde o sol nasce.

Acenda um incenso.

Sente-se respire profundamente, relaxe. Sinta o AR entrando e saindo pelas suas narinas, então dirija a sua consciência para este AR que está entrando e saindo do seu Ser, não pense em nada apenas sinta, após relaxar e sentir o valor e a necessidade que corpo tem deste elemento, eleve seus pensamentos ao seu terceiro olho, deixe que ele se abra e lhe mostre o caminho a seguir, deixasse então a imaginação fluir, e entre em contato com este elemento, visualize seus representantes (Silfos, fadas e elfos) converse com eles e lhes peçam para ativar-se em sua vida, se manifestando de forma agradável e gentil. Abra os braços e tome consciência do AR ao seu redor, agradeça a mãe natureza e retorne.

Benefícios: Sabedoria e discernimento.

Poder: Ativa a consciência divina e a clarividência.

Arcanjo regente: Uriel.

Instrumento de Poder: Espada.

Estação do ano: Primavera.

Manifestação: Manhã.

Portal mágico: Leste.

Elementais: Fadas, Silfos e Elfos.

Elemento Fogo:

Áries
Leão
Sagitário

Você deve ativá-lo virado para sul, sol do meio dia.

Acenda uma vela ou faça na luz do sol.

Sente-se, relaxe, acalme os seus batimentos cardíacos, sinta-o bater, respire de vagar, controle-se e permita sentir o fluxo do seu calor interno, sinta o calor que você gera, apenas sinta o poder do teu calor. 

Se entregue a ele e permita-se entrar em si, o seu sangue corre pelas suas veias, o seu coração bate incessantemente tudo em você é vida e calor, tenha esta consciência. Concentre-se no alto da sua cabeça, e receba a energia do sol, apenas deixe ela penetrar em você com um feche de luz que invade seu corpo lhe gerando calor e iluminação espiritual, receba a purificação do seu espírito através das sagradas chamas do elemento do FOGO, estando em contato com o divino, ative o seu Dragão interno e lhe peça o poder do equilíbrio e da coragem, serenamente deixe ele te responder com gestos calorosos e magnéticos, receba este dom, agradeça a Deus e retorne.

Benefícios: Equilíbrio e elevação do espiritual.

Poder: Magnetismo coragem.

Arcanjo regente: Miguel.

Instrumento de poder: Bastão.

Estação do ano: Verão.

Manifestação: Horário mais quente do dia (meio dia)

Portal mágico: Sul

Elementais: Dragões e Salamandras.


Elemento Água:

Câncer
Escorpião
Peixes

Encha uma bacia com água e coloque a sua frente.

Deve ser ativado virado para oeste onde o sol se põe.

Relaxe e sinta-se livre, respire profundamente e permita que seu corpo se solte, entre em contanto com o seu interior, e em suas entranhas, sinta a umidade do seu ser em tudo, o seu corpo é 70% ÁGUA (liquido), permita sentir estes líquidos, que estão por toda parte em você, comece pela boca, sinta a sua saliva, a umidade dos seus olhos e assim vá entrando dentro de si, e vendo o oceano que existe em você. 

Abra-se para a emoção e deixe toda a mágoa rancor irem embora, limpe-se das impurezas, visualize um riacho lindo e cristalino e entre nele, deixe tudo ir, renove-se, agora se permita falar com os seus elementais, peça à eles o amor, vida e alegria, peça gentilmente à manifestação delas, As Sereias, Ondinas e Ninfas a manifestação em sua vida. Agradeça a Deus e a mãe natureza, e volte serenamente.

Benefícios: Saúde, tranqüilidade mental.

Poder: O de curar com as mãos através do amor e consciência de vida ao seu redor.

Arcanjo regente: Rafael.

Instrumento de poder: Taça (representado pelo cálice sagrado).
Estação do ano: Outono.

Manifestação: Final da Tarde.

Portal mágico: Oeste.

Elementais: Sereias, Ondinas e Ninfas.


Elemento Terra:

Touro
Virgem
Capricórnio

Tenha algo que represente a terra, pode ser um cristal, pedra, jardim ou um vaso de plantas.

Deve ser feito virado para o Norte.

Após relaxar e sentir todo o seu corpo quieto, em uma meditação de paz e tranqüilidade, de preferência em um lugar natural e sentado ou deitado no chão.

Sinta a sua energia, sinta o seu corpo fisicamente, como ele faz parte de tudo que está ao redor dele, como ele se completa com toda a natureza com tudo que é físico e terreno, deixa essa energia sair pelo seu corpo e ir de encontro com a terra que te rodeia. 

Deixe ela ir e vir de volta para você. Apenas sinta a força do poder da matéria em sua vida. Entrando pela base da sua coluna no seu cóquis, permita se unificar com a TERRA. 

Por entre árvores dentro de uma floresta, entre em contato com os gnomos e converse com eles, peça gentilmente que libere o fluxo da natureza em sua vida. Agradeça a Deus e volte.

Benefícios: Aquisição de bens materiais e sorte.

Poder: Proteção natural e aumento do potencial físico.

Arcanjo regente: Gabriel.

Instrumento de poder: Escudo.

Estação do ano: Inverno.

Manifestação: Noite.

Portal mágico: Norte.

Elementais: Sereias, Gnomos e duendes.





Gislaine Coelho


Texto elaborado baseado em estudos e trabalhos de ativação dos elementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário