quinta-feira, 16 de março de 2017

DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que é Coaching?

O que é Coaching?

Coaching é  a mais moderna abordagem de assessoria pessoal e profissional!

“Todo mundo precisa de um Coach”.

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que é Coaching?

É um processo interativo que utiliza  metodologia específica , onde um Coach acompanha e estimula o Coachee a promover o aumento da  performance ou transformação pessoal para atingir resultados nas suas metas pessoais e profissionais.
É um processo com início, meio e fim, com um período de duração definido em comum acordo entre o coach (facilitador do processo) e o coachee (cliente) em sintonia com as metas desejadas por este.
Isso se dá através da identificação e uso de competências próprias da pessoa que até então estavam esquecidas ou pouco desenvolvidas, além do reconhecimento e superação de seus hábitos limitantes e de suas crenças disfuncionais.

O Coaching é recomendado à pessoas que:

Desejam aprofundar-se em suas questões pessoais ou profissionais;
Estão em posição de liderança e lidam com grandes desafios constantemente;
Estão passando por por qualquer fase de instabilidade pessoal ou profissional;
Ou processo de mudança na vida pessoal ou profissional (casamento, separação, mudança de carreira ou emprego, aposentadoria, vestibular, concursos);
Desejam se desenvolver em alguma área específica;
Estão em busca de desenvolvimento pessoal ou profissional.

Quais os tipos de Coaching?

- Coaching de Vida (Life ): fazer mais e melhor, concretizar sonhos, apoio em fases da vida como casamento, gravidez, separação, aposentadoria, provas, concursos, vestibular, questões de saúde, relacionamento, dificuldade em falar em público, comunicação…
- Coaching de Carreira: finanças, troca de cargo, mudança de carreira, abrir negócios, melhorar a performance, desenvolver habilidades, líderes, gestores, vendas, resolução de conflitos, comunicação…
- Coaching Times: esportivo, equipes de trabalho, vendas, comunicação, relacionamento, integração…
- Coaching Executivo e Bussiness: desenvolvimento de habilidades de liderança, foco, ação, resultados e melhorias.

Segundo a Revista Fortune, entre as empresas que aplicam a metodologia do Coaching:

77% desenvolvem melhor relacionamento de trabalho com subordinados
71% obtêm melhor relacionamento com chefe
63% aumentam o nível de satisfação com o trabalho
44% adquirem um aumento de comprometimento dos colaboradores.

Resultado de imagem para DESPERTANDO O CONHECIMENTO - O que é Coaching de vida (life)

O que é o Life Coaching?  

O principal objetivo do Life Coaching é auxiliar o Coachee (cliente) a tomar consciência de seu estado físico, emocional, mental e espiritual, e, através de ferramentas e perguntas poderosas de Coaching, ajudá-lo a realizar uma vida com mais equilíbrio entre as diversas áreas de atuação, para alcançar um estado de plenitude e satisfação nas situações diárias. Como em todo processo de Coaching, o coach também irá encorajar seu cliente a ir além dos limites autoimpostos e realizar o seu potencial total na vida, apoiando-o para que ele se torne a melhor pessoa que ele pode ser hoje.

Quais são os princípios que orientam um trabalho de Life Coaching?

1 – O primeiro princípio importante no Life Coaching é o Autocuidado Extremo, que propõe que o cliente se coloque em primeiro lugar e foque na criação de equilíbrio, vitalidade e qualidade de vida. O coach americano Thomas J. Leonard, fundador da Coaching University, alega que só é possível ser verdadeiramente generoso com os outros, após ter exercido extremo autocuidado, pois somente então seu copo transbordará e você terá o que dar, sem riscos ou danos às suas reservas. Além disso, maior bem-estar traz dividendos na capacidade de, mais facilmente, sustentar um alto nível de performance.

2 – O segundo princípio é a Lei da Atração, que apesar de ser conhecida de longa data no Human Potencial Movement e nos ensinamentos da espiritualidade moderna, foi transformada em uma elegante ferramenta de Coaching por Thomas J. Leonard, que despiu-a de qualquer misticismo, transformando-a em um princípio lógico e simples:

Quanto mais uma pessoa tiver vitalidade, satisfação, energia e bem-estar, mais atrativa ela se torna para todos ao seu redor; portanto, mais facilmente atrairá oportunidades para realizar seus objetivos. Tal pessoa está tão plena, que é naturalmente agradável e encantadora para os demais; por esse motivo, boas “coincidências”, sorte e ótimas oportunidades acontecem com frequência em sua vida.

 Os escritores que divulgam a Lei da Atração declaram que para atrair todas as coisas boas que desejamos, é necessário que nos sintamos plenos e realizados muito antes de já termos alcançado nossos objetivos, pois este estado de plenitude é o imã que atrai tudo que há de bom, belo, prazeroso e prospero. Mas a questão é: “Como nos sentirmos plenos, quando ainda não realizamos nossos desejos?” Como resposta, o Coaching criou um programa de treinamento com inúmeras ferramentas práticas, que auxiliam a criar o estado mental de plenitude independentemente de já termos atingido ou não nossos objetivos.

sucesso resultado
Coaching  ou terapia

Por falta de informações sobre as características e especificações deste processo, muitas pessoas confundem o Coaching com consultoria, mentoring e aconselhamento. Um consultor é um especialista em certa área. Ele é contratado para dar recomendações, apontar soluções, é focado no desempenho da organização. O mentor costuma ser um profissional mais velho com mais experiência que acompanha, aconselha e treina funcionários mais jovens, como mestre de um discípulo. Aconselhamento são diversas práticas que incluem orientar, ajudar, informar, amparar e tratar as situações.

O Coach, não dá conselhos, não fornece suas próprias respostas ao Cochee e nem tem uma relação de mentor com o cliente. A distinção básica entre Coaching e terapia, observa-se no foco, a terapia foca no passado e o Coaching no presente e no futuro. O Coach desenvolve o processo de Coaching através de metodologia e técnicas específicas com validação cientifica em que o Coachee encontra suas próprias respostas para os seus desafios, as coloca em ação para atingir suas metas e aprende a trilhar o próprio caminho.

 Equipe Sabbi

Nenhum comentário:

Postar um comentário